Está en la página 1de 3

CARDITA, ngelo: O Mistrio, o Rito e a F: Para uma reconduo antropolgica da teologia litrgico-sacramental. Lisboa: Quimera, 2007. 574 pp.

, 23 X 16 cm. ISBN 978-989-8060-04-4. Eis que aparece finalmente uma grandiosa obra de teologia litrgicosacra-mental escrita originariamente em portugus. Trata-se de uma tese de dou-torado em teologia sacramentria apresentada no prestigioso Ateneu de Santo Anselmo, de Roma. A obra, revisada pelo prprio autor, no se preocupa em apresentar um tratado de cada sacramento e outras aes litrgicas individualmente, mas em elaborar uma teologia geral daquilo que compe o sacramento, ou seja, o Mistrio manifestado no evento fundante, o Rito em que celebrado e a F que o celebra. Assim fazendo, o A. abre um dilogo com os demais campos das cincias ditas humanas, especialmente a antropologia e a filosofia. O subttulo, Para uma reconduo antropolgica da teologia litrgicosacramental, sugere o fulcro da investigao do autor. De fato, na segunda parte da obra, ele abre um dilogo com Karl Rahner e Odo Casel, que j tinham realizado a tarefa de reconduzir a teologia pelos caminhos da antropologia. Cardita, porm, supera esses autores ao completar o pensamento de ambos, ao mesmo tempo em que deles faz uma boa sntese. Enquanto Casel se move no mbito da histria das religies visando as aes rituais e, a partir disso, afirma a presena mistrica de Cristo nas aes rituais, e Rahner prope Cristo como realizao plena do homem e real smbolo de Deus e uma noo de liberdade ao nvel da conscincia do sujeito transcendental, Cardita chega descrio do smbolo ritual como um transcendental situado num corpo csmico, histrico-cultural, pessoal e comunitrio. O smbolo, para o A., , portanto, a situao transcendental, onde o homem de f encontra sua realizao pela fora do sacramento, e a sua identidade.

437

Antes, porm, na introduo, o A. j coloca as bases para a sua pesquisa, ao que se segue um Preldio, em que ele mostra as exigncias de retomar as provocaes mais recentes e as reaes em ambiente portugus a essas provocaes, tais como a reao de Manuel Pinto provocao de Antnio Coelho. O A. leva ainda em considerao a contribuio do Brasil apresentando a Cincia Litrgica da Libertao na obra de Ione Buyst. Termina esse preldio, fazendo uma boa aproximao relao liturgia e teologia, pois se trata de pensar a liturgia e os sacramentos, isto , abord-los teologicamente e, portanto, reflexivamente.
A primeira parte intitulada Ruptura epistemolgica est subdividida em trs captulos, no primeiro dos quais ele apresenta o ncleo terico e a expanso prtica da questo litrgica. Guiado por Hans Urs von Balthasar, o A. expe a reduo antropolgica imposta pela modernidade f crist e, portanto, sua expresso litrgica, segue apresentando o ncleo terico da atual questo litrgica, as dificuldades na transcrio do problema, e uma retrospectiva sobre a questo litrgica, o que vem a reforar e confir-mar a reduo antropolgica j diagnosticada. O segundo captulo trata a participao litrgica mediao ativa e contemplativa, em que se pretende demonstrar que o acesso ao evento fundante da f crist o evento Cristo, nico mediador s possvel pelo rito, neste e deste acon-tecimento Cristo; disso o rito tira o seu sentido, exatamente porque atravs do gesto ritual no evento fundante que se participa, de tal modo que tambm o rito passa a fazer parte do mesmo, conseguindo com ele uma verdadeira unidade ontolgica (p. 131). Por participao ativa na reali-dade litrgica, o A. entende o aspecto prtico e terico, fundo mstico e contemplativo. No terceiro captulo, trata-se a relao entre cristologia e antropologia sob a reconsiderao teolgica da mediao litrgica. Aqui o que est em jogo a dificuldade antropolgica, prpria do homem moder-no, diante do agir ritual, que se encontra na origem da investigao sobre o sentido teolgico da liturgia (p. 183). Tentando resolver esta dificuldade, o A. parte da investigao do sentido teolgico de Vagaggini, para quem ao mesmo tempo em que da funo mediadora de Cristo recebe o seu sentido, a liturgia aparece como forma concreta de, por conaturalidade, perceb-la e nela viver (p. 183) e chega a formular a questo que conduzir este terceiro captulo: a liturgia reclamada pela f como condio de acesso ao acontecimento cristolgico ou atravs dele que acedemos ao sentido do rito eclesial? (p. 184). Ao tentar responder a essa pergunta, imediatamente o A. percebe que a questo mais de fundo a relao entre o valor universal da mediao cristolgica e o valor de uma particularida-de religiosa ritual, o que o leva a formular uma outra questo, a de saber qual o valor da mediao ritual na sua particularidade para a universa-lidade da mediao cristolgica (p. 184). Inevitavelmente ser obrigado a entrar na questo do dilogo inter-religioso. Ainda neste captulo o autor no se descuida da questo pneumatolgica que, embora j surgindo alhu-res, aqui ganha um excursus e, antes de concluir, trata a questo da

438

inculturao, o que se tornou imprescindvel em uma boa obra de teologia litrgico-sacramentria que venha a surgir em nossos dias. A segunda parte da obra, em que o A. dialoga com Rahner e Casel, ns j mencionamos mais acima. Na terceira e ltima parte, Cardita trata do smbolo como situao transcendental e o faz a partir do confronto entre Rahner e Casel. Esta terceira parte est composta dos captulos VI ao VIII. No VI, o A. trata o smbolo ritual e os seus percursos de integrao teol-gica. Ao confrontar teologia sacramental e hermenutica simblica, ele dialoga com Jos Maria Castillo (Smbolos de Liberdade) e com LouisMarie Chauvet (Smbolo e sacramento); para a integrao do smbolo-ritual na teologia fundamental, com Joo Duque (Destino doxolgico do Rito) e Pierangelo Sequeri (Salvaguarda da transcendncia de Deus). No stimo captulo, confronto interdisciplinar, o A. apresenta o interesse da filosofia pela liturgia e o rito na antropologia. O VIII e ltimo captulo surge como uma aplicao ao sacramento da eucaristia de tudo o que foi dito at aqui, a saber, como os sacramentos cristos podem ser entendidos como situa-es simblico-transcendentais, por isso ele verifica as possibilidades an-tropolgicas de aproximao eucaristia, o que se volta para o sentido humano do comer e beber. Este sentido, entretanto, remete para a vida e para a relao do ser humano no s com os demais seres humanos (par-tilha, convivialidade, festa), mas tambm com o mundo e o cosmos, do qual se descobre parte integrante e dependente (p. 505). Disso decorre a questo tica da eucaristia, pois vem a tocar a questo da ecologia e da fome da qual padecem tantos seres humanos. Num segundo momento, Cardita trata a eucaristia como sacrifcio e comida ritual, mostrando a resistncia de alguns autores em aproximar a eucaristia aos ritos das reli-gies pags por colocarem mal a questo. Por fim, ele prope uma releitura simblico-hermenutica do rito eucarstico. Se a teologia um caminho, ao ler este livro, v-se que ngelo Cardita deu um grande passo. Sua obra se tornou um passo obrigatrio para todos os que se interessam pela teologia, no s a teologia litrgicosacramental, mas a teologia em geral. Marco Antonio Morais Lima SJ

439

También podría gustarte