Está en la página 1de 8

Acentuao Grfica: Exerccios Resolvidos

Exerccios e Gabarito
1) CESPE - 2012 - TJ-AC - Conhecimentos Bsicos As palavras negligncia, reservatrios, espcie e equilbrio apresentam acentuao grfica em decorrncia da mesma regra gramatical.

Certo

Errado

2) CESPE - 2012 - PRF - Classe A Padro I As palavras Polcia, Rodoviria e existncia recebem acento grfico porque so paroxtonas terminadas em ditongo crescente.

Certo

Errado

3) CESPE - 2012 - ANAC - Tcnico Administrativo As palavras incio e srie recebem acento grfico com base em regras gramaticais distintas.

Certo

Errado

4) CESPE - 2012 - ANATEL - Tcnico Administrativo Nas palavras anlise e mnimos, o emprego do acento grfico tem justificativas gramaticais diferentes.

Certo

Errado

5) CESPE - 2012 - IBAMA - Tcnico Administrativo As palavras p, s e cu so acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuao grfica.

Certo

Errado

6) CESPE - 2012 - ANCINE - Tcnico Administrativo Os vocbulos indivduo, diria e pacincia recebem acento grfico com base na mesma regra de acentuao grfica.

Certo

Errado

7) CESPE - 2012 - MPE-PI - Cargos de Nvel Superior De acordo com a ortografia oficial vigente, o vocbulo rgos segue a mesma regra de acentuao que o vocbulo ltimos.

Certo

Errado

8) CESPE - 2012 - MPE-PI - Cargos de Nvel Mdio Os verbos comunicar, ensinar e comandar, quando complementados pelo pronome a, acentuam-se da mesma forma que constat-las, design-las e elev-las.

Certo

Errado

9) CESPE - 2012 - TJ-RR - Nvel Mdio - Conhecimentos Bsicos Os vocbulos jurdicas, econmicas e fsico recebem acento grfico com base em regras gramaticais diferentes.

Certo

Errado

10) CESPE - 2011 - EBC - Conhecimentos Bsicos Levando-se em considerao o que est previsto na ortografia oficial vigente, correto afirmar que: o vocbulo txtil, que segue o padro de flexo do vocbulo pnsil, acentuado tambm na forma plural; obsolescncia vocbulo que segue o padro do vocbulo cincia, no que se refere ao emprego de sinal de acentuao; a acentuao

grfica do vocbulo dspotas tambm empregada quando o vocbulo grafado na forma singular.

Certo

Errado

11) CESPE - 2007 - TCU - Tcnico de Controle Externo

A palavra tm (L.5) acentuada porque est no plural para concordar com moradores (L.4).

Certo

Errado

12) CESPE - 2006 - DATAPREV As palavras contedos e inteis so acentuadas com base na mesma regra de acentuao grfica.

Certo

Errado

13) CESPE - 2011 - TJ-ES - Conhecimentos Bsicos Os vocbulos pases e reas so acentuados de acordo com a mesma regra de acentuao grfica.

Certo

Errado

14) CESPE - 2009 - MMA - Agente Administrativo O emprego do acento agudo nos vocbulos pas e a justifica-se pela mesma regra de acentuao grfica.

Certo

Errado

15) CESPE - 2010 - Caixa - Tcnico Bancrio O acento que distingue a forma verbal '' da conjuno 'e' estabelece diferena morfolgica, grfica e fontica, tal como ocorre com pr e por.

Certo
16) CESPE - 2009 - ADAGRI-CE

Errado

Nas palavras "fitoterpico" (L.2), "lquido" (L.3) e "lcool" (L.5), foi empregada a mesma regra de acentuao grfica.

Certo
17) CESPE - 2008 - Banco do Brasil

Errado

O acento circunflexo em "pde" indica que, alm de a pronncia da vogal ser fechada, como em ovo, por exemplo, o verbo est no pretrito.

Certo
18) CESPE - 2004 - Instituto Rio Branco

Errado

A palavra "ordem" no recebe acento grfico, assim como seu plural tambm no. Isso ocorre porque as palavras paroxtonas terminadas em -em/-ens no se acentuam, regra da qual a palavra hfens exceo.

Certo
19) CESPE - 2007 - TCU

Errado

A retirada do acento circunflexo na forma verbal "vm" (L.7) provoca incorreo gramatical no texto porque o sujeito a que essa forma verbal se refere tem dois ncleos: "compreenso" (L.7) e "necessidade" (L.9).

Certo
20) CESPE - 2008 - Banco do Brasil

Errado

O sinal de acentuao grfica em "mantm" (L.3) marca o plural do verbo, que assim acentuado para concordar com "trocas" (L.2).

Certo

Errado

GABARITO 1) 2) 6) Certo Trata-se de uma das regras de acentuao mais cobradas em provas do CESPE. Essas palavras so acentuadas por serem paroxtonas terminadas em ditongo, seguidas ou no de "s". 3) ERRADO Ambas so acentuadas segundo a mesma regra: paroxtonas terminadas em ditongo. 4) 9) ERRADO Ambas so acentuadas segundo a mesma regra: proparoxtonas. 5) ERRADO Segundo o velho acordo, as palavras p e s pertencem regra dos monosslabos tnicos e a palavra cu dos ditongos abertos. No novo acordo, ambas esto nas regras das oxtonas; mas em subitens diferentes. 7) ERRADO

ltimos = proparoxtonas (acentuam-se todas). rgos = paroxtona terminada em ditongo seguida ou no de (s). 8) CERTO Quando verbos, ao se combinarem com PRONOMES OBLQUOS, produzem formas OXTONAS, ou monossilbicas, terminadas em a(s), e(s), o(s) devem ser acentuados, pois esto na regra das oxtonas. 10) CERTO Txtil/txteis e Pnsil/Pnseis: Paroxtonas terminadas em L ou ditongo oral so acentuadas; Obsolescncia e cincia: So paroxtonas terminadas em ditongo oral, por isso, so acentuadas. Dspota ou dspostas: proparoxtonas, todas so acentuadas. 11) CERTO "ao aproximar moradores urbanos e rurais, que falam dialetos variados, mas que tm apenas um tipo de..." O pronome que relativo, logo, moradores tm apenas.... Os verbos TER, VIR e derivados escreve-se com M na 3 pessoa do plural do Presente do Indicativo (regra de acentuao diferencial). As demais pessoas desses verbos ficam sujeitas regra das oxtonas e dos monosslabos. 12) ERRADO com.te..dos: O "i" e "u" quando estiverem na slaba tnica, sozinhos ou acompanhados de "s", no seguidos de "nh" e formarem hiato sero acentuados. i.n.teis: Toda palavra paroxtona terminada em ditongo (com ou sem "s") acentuada. 13) ERRADO pa..ses: O "i" e "u" quando estiverem na slaba tnica, sozinhos ou acompanhados de "s", no seguidos de "nh" e formarem hiato sero acentuados. .reas: Toda palavra paroxtona terminada em ditongo (com ou sem "s") acentuada. 14) CERTO A regra que a questo pede a do hiato. Acentuam-se, via de regra, o "i" e "u" em hiato formando slaba sozinhos ou com s, no seguidos de nh. 15) ERRADO Os vocbulos "e" e "" so distinguidos quanto morfologia, grafia e fontica. Os vocbulos pr e por so distinguidos quanto morfologia e grafia, mas no em relao fontica. 16) CERTO Esto na regra das proparoxtonas: fi.to.te.r.pi.co l.qui.do l.co.ol

17) CERTO O acento circunflexo utilizado para distines como, por exemplo, entre o verbo pr e a preposio por, e ainda entre o verbo poder na terceira pessoa do presente do modo indicativo (pode) e o mesmo verbo na terceira pessoa do pretrito perfeito do modo indicativo (pde). 18) ERRADO As paroxtonas terminadas em "n" so acentuadas (hfen), mas no as que terminam em "ens". Ex: hifens, jovens etc. 19) ERRADO O sujeito composto da orao est posposto ao verbo. Ento, nesse caso, o verbo concorda com ambos os ncleos, ou com o ncleo mais prximo, sendo possvel a utilizao do termo "vem" sem acentuao. 20) CERTO Os verbos TER, VIR e derivados escrevem-se com M na 3 pessoa do plural do Presente do Indicativo, segundo regra de acentuao diferencial. As demais pessoas desses verbos ficam sujeitas regra das oxtonas e dos monosslabos.
s 10:32

También podría gustarte