Está en la página 1de 8

20/07/13

LEI COMPLEMENTAR N 140/11: PRIMEIRAS IMPRESSES

LE I C OM P LE M E NT AR N 140/ 11: P RIM E IRAS IM P RE S S E S


Detalhes Escrito Por Maurcio Carneiro Paim

Graduado em Direito (UCSAL). Especialista em Direito Pblico (Juspodvm/Unyahna). Coordenador de Fiscalizao Ambiental do CRA/atual INEMA-BA (2002-2006). Professor de Direito Ambiental da FTC (2006-2009) e da UEFS (20072011). Assessor jurdico da Organizao de Conservao de Terras do Baixo Sul da Bahia - OCT/Fundao Odebrecht. Advogado e Consultor Jurdico Ambiental. mauricepaim@pop.com.br

1 INTRODUO

Baseada em um modelo de federalismo cooperativo, a Constituio Federal de 1988, estabeleceu, em seu art. 23, III, VI e VII, a competncia comum entre Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios para a atuao em matria ambiental, reservando lei complementar a fixao de normas de cooperao entre os mesmos, tendo em vista o equilbrio do desenvolvimento e do bem-estar em mbito nacional (art. 23, pargrafo nico).

Nesse sentido, no exerccio do poder de polcia administrativa, todos os entes federados, por intermdio de seus rgos ambientais, estariam aptos a fiscalizar e licenciar atividades e empreendimentos, utilizadores de recursos naturais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradao ambiental. A falta de regulamentao do mencionado dispositivo constitucional e a ausncia de regras claras sobre a repartio de competncias administrativas sempre geraram dvidas e incertezas quanto ao rgo ambiental competente para o exerccio de determinadas aes, especialmente, no tocante as atividades de fiscalizao e licenciamento. Os princpios constitucionais da predominncia de interesses e da eficincia administrativa que, especialmente, ante a ausncia da referida regulamentao, deveriam nortear a atuao dos rgos incumbidos de promover a defesa e proteo do meio ambiente no se revelaram suficientes para evitar aes dplices, desperdcio de recursos pblicos, nem para oferecer sociedade a segurana jurdica necessria.

Na tentativa de regular a matria e eliminar as infindveis discusses na doutrina e conflitos na prxis administrativa e nos Tribunais, a Resoluo n 237/97 do CONAMA estabeleceu critrios e parmetros para a repartio de competncias entre os entes federativos para fins de licenciamento ambiental.

Ocorre que, alm de no tratar de outros temas relativos atuao administrativa ambiental da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, ao disciplinar matria reservada a lei complementar revelou-se a Resoluo CONAMA n 237/97, nesse particular, inconstitucional pela forma.

Nesse sentido, a Lei Complementar n 140 de 08 de dezembro de 2011 veio a suprir uma importante e imensa lacuna legislativa existente no Brasil at ento. O presente artigo tem como objetivo analisar alguns aspectos desse importante diploma legal.

2 ASPECTOS GERAIS

A Lei Complementar n 140/11 fixa normas para a cooperao entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios nas aes administrativas decorrentes do exerccio da competncia comum em matria ambiental, regulamentando o art. 23, pargrafo nico, da Constituio Federal, no que concerne ao temas previstos nos incisos III, VI e VII do caput desse artigo. Tem por objetivos fundamentais (art. 3):

a) proteger, defender e conservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado, promovendo gesto


www.intertox.com.br/index.php/toxicologia-em-manchete/312-lei-complementar-n-140-11-primeiras-impressoes?tmpl=component&print=1&layout=default&p 1/8

20/07/13

LEI COMPLEMENTAR N 140/11: PRIMEIRAS IMPRESSES

descentralizada, democrtica e eficiente; b) garantir o equilbrio do desenvolvimento socioeconmico com a proteo do meio ambiente, observando a dignidade da pessoa humana, a erradicao da pobreza e a reduo das desigualdades sociais e regionais; c) harmonizar as polticas e aes administrativas para evitar a sobreposio de atuao entre os entes federativos, de forma a evitar conflitos de atribuies e garantir uma atuao administrativa eficiente; d) garantir a uniformidade da poltica ambiental para todo o Pas, respeitadas as peculiaridades regionais e locais. (LEI COMPLEMENTAR N 140/11).

Estabelece, em seu art. 4, que os entes federativos podem valer-se, entre outros, dos seguintes instrumentos de cooperao institucional:

a) Consrcios pblicos; b) Convnios, acordos de cooperao tcnica e outros Instrumentos similares com rgos e entidades do Poder Pblico; c) Comisses Tripartites Nacional, Estaduais e Municipais, formadas, paritariamente, por representantes de todos os entes federativos; d) Fundos pblicos e privados e outros instrumentos econmicos; e) Delegao de atribuies e de aes administrativas de um ente federativo a outro. (LEI COMPLEMENTAR, N 140/11).

A delegao de aes administrativas ser feita mediante convnio, devendo para tanto, o ente federativo destinatrio da delegao, conforme o art. 5, dispor de:

a ) Conselho de Meio Ambiente; e b) rgo ambiental capacitado, considerado aquele que possua tcnicos prprios ou em consrcio, devidamente habilitados e em nmero compatvel com a demanda das aes a serem delegadas. (LEI COMPLEMENTAR, N 140/11)

A Resoluo CONAMA N 237/07 ao descrever os requisitos para que o rgo ambiental pudesse licenciar se referia a tcnicos prprios ou contratados. Para fins especficos de delegao de aes administrativas, a Lei Complementar n 140/11 , nesse sentido, bem mais restritiva, privilegiando e, de certa forma, estimulando a criao de consrcios pblicos. de se notar que os municpios, por meio de consrcios pblicos por eles formados, podero contribuir sobremaneira para tornar mais eficiente a gesto ambiental no Brasil. Alm do aumento de sua capacidade tcnica para atendimento de demandas de sua competncia originria, a instituio de consrcios pblicos, poder facilitar a delegao pelos estados aos mesmos, visando a realizao do licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto regional, desafogando os primeiros, abarrotados de processos, otimizando o uso de recursos pblicos e tornando os processos mais cleres. Imprescindvel para o alcance desses objetivos a constituio pelo consrcio pblico de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais qualificados experientes, preferencialmente, concursados para a atuao na rea ambiental.

3 COMPETNCIAS

No Captulo III, foram estabelecidas as aes de cooperao entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, com vistas a atingir os objetivos previstos no art. 3, bem como garantir o desenvolvimento sustentvel, harmonizando e integrando todas as polticas governamentais.
www.intertox.com.br/index.php/toxicologia-em-manchete/312-lei-complementar-n-140-11-primeiras-impressoes?tmpl=component&print=1&layout=default&p 2/8

20/07/13

LEI COMPLEMENTAR N 140/11: PRIMEIRAS IMPRESSES

Nesse particular, buscou o legislador disciplinar a repartio de competncias entre os entes federados para o desenvolvimento de diversas atividades administrativas, destacando-se, entre elas, o licenciamento, a fiscalizao ambiental e a autorizao para supresso e aprovao de manejo vegetal, cujas competncias para o seu exerccio sero a seguir analisadas.

3.1 LICENCIAMENTO AMBIENTAL

3.1.1 Unio

De acordo com o art. 7, XIV compete a Unio promover o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades:

a) localizados ou desenvolvidos conjuntamente no Brasil e em pas limtrofe; b) localizados ou desenvolvidos no mar territorial, na plataforma continental ou na zona econmica exclusiva; c) localizados ou desenvolvidos em terras indgenas; d) localizados ou desenvolvidos em unidades de conservao institudas pela Unio, exceto em reas de Proteo Ambiental (APAs); e) localizados ou desenvolvidos em 2 (dois) ou mais Estados; f) de carter militar, excetuando-se do licenciamento ambiental, nos termos de ato do Poder Executivo, aqueles previstos no preparo e emprego das Foras Armadas, conforme disposto na Lei Complementar n 97, de 9 de junho de 1999; g) destinados a pesquisar, lavrar, produzir, beneficiar, transportar, armazenar e dispor material radioativo, em qualquer estgio, ou que utilizem energia nuclear em qualquer de suas formas e aplicaes, mediante parecer da Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN); ou h) que atendam tipologia estabelecida por ato do Poder Executivo, a partir de proposio da Comisso Tripartite Nacional, assegurada a participao de um membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), e considerados os critrios de porte, potencial poluidor e natureza da atividade ou empreendimento. (LEI COMPLEMENTAR, N 140/11)

No que se refere s alneas a, b, c, e e g no houve qualquer alterao de cunho material. As hipteses ali previstas j eram assim disciplinadas pela Resoluo CONAMA n 237/07. Nota-se que foi suprimida a hiptese prevista no art. 4, III da Resoluo CONAMA n 237/97, qual seja, cujos impactos ambientais diretos ultrapassem os limites territoriais do Pas ou de um ou mais Estados.

A extenso do impacto direto da atividade ou empreendimento jamais poderia, no entanto, ser desconsiderada pelo legislador, pois corolrio lgico do princpio constitucional da predominncia de interesses. Empreendimentos ou atividades cujos impactos diretos atinjam mais de um estado ou ultrapassem as fronteiras do pas, atingindo outras naes, no podem, evidentemente, deixar de ser licenciados pelo rgo ambiental federal, no caso, o IBAMA. Qualquer tentativa na prtica administrativa nesse sentido pode representar sria ofensa a Constituio Federal. O critrio da dominialidade do bem para fins de licenciamento ambiental adotado para a hiptese da alnea b, que tambm constava da Resoluo CONAMA n 237/97, sempre foi objeto de questionamento por parte da doutrina e da jurisprudncia que frequentemente argia a sua inconstitucionalidade. (MILAR, 2005).

Registre-se, todavia, que, neste particular, houve um pequeno avano com o advento da Lei Complementar sub examine. Segundo o art. 8, Pargrafo nico:

O licenciamento dos empreendimentos cuja localizao compreenda concomitantemente reas das faixas terrestre e martima da zona costeira ser de atribuio da Unio exclusivamente nos casos
www.intertox.com.br/index.php/toxicologia-em-manchete/312-lei-complementar-n-140-11-primeiras-impressoes?tmpl=component&print=1&layout=default&p 3/8

20/07/13

LEI COMPLEMENTAR N 140/11: PRIMEIRAS IMPRESSES

previstos em tipologia estabelecida por ato do Poder Executivo, a partir de proposio da Comisso Tripartite Nacional, assegurada a participao de um membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e considerados os critrios de porte, potencial poluidor e natureza da atividade ou empreendimento. (LEI COMPLEMENTAR, N 140/11)

Em outros termos, nesses casos, a regra geral no sentido de que o licenciamento passa a ser de competncia dos estados ou municpios, sendo da Unio apenas excepcionalmente. A hiptese prevista na alnea d, referente a empreendimentos ou atividades localizados em unidades de conservao federais tambm j era considerada pela referida Resoluo CONAMA como de competncia da Unio. A grande novidade trazida pela Lei Complementar n 140/11 diz respeito s APAs que passaram a ter regramento prprio, conforme adiante especificado.

O licenciamento de empreendimentos militares, que tambm j era de competncia da Unio (art. 4, inciso V da Resoluo CONAMA n 237/ano), no sofreu qualquer alterao. Houve apenas uma atualizao da regra anterior, incorporando na alnea f a exceo prevista na Lei Complementar n 97, de 9 de junho de 1999. A inovao mais significativa est prevista na alnea h. Consiste na possibilidade de o Poder Executivo, a partir de proposio da Comisso Tripartite Nacional, estabelecer outras hipteses de licenciamento ambiental no mbito federal, assegurada a participao de um membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), e considerados os critrios de porte, potencial poluidor e natureza da atividade ou empreendimento.

No restou claro que autoridade ou rgo do Poder Executivo ser responsvel pelo ato que poder criar novas hipteses de licenciamento federal, a partir de proposio da Comisso Tripartite Nacional. Caberia essa tarefa ao Presidente da Repblica, ao Ministro do Meio Ambiente, ao presidente do IBAMA ou ao prprio CONAMA, por ser rgo integrante do Poder Executivo Federal?

Tal resposta no foi dada pelo legislador. Se o seu intuito foi no sentido de que fosse o Chefe do Poder Executivo Federal a autoridade competente a redao deveria ter sido mais precisa, evitando interpretaes diversas. A criao desse novo rgo colegiado seria completamente desnecessria, considerando que Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) poderia realizar essa atividade sem qualquer prejuzo. Dentre outros, so titulares desse Conselho representantes dos Estados e dos Municpios.

Alm das hipteses supracitadas algumas atividades e empreendimento que causem ou possam causar impacto nacional, mesmo no tendo sido explicitamente mencionadas no referido dispositivo legal, continuam sendo de competncia da Unio. o caso, por exemplo, das atividades que envolvam Organismos Geneticamente Modificados OGM (Lei n 8.974/95), da licena para uso da configurao de veculos ou de motor (Lei n 8.723/93) e do registro de agrotxico e seus componentes (Lei n 7.802/89).

Nos termos do art. 18, 1 e 3 da Lei Complementar tais normas continuam vigentes. A sua aplicao somente se iniciar a partir da entrada em vigor do ato previsto no art. 7, XIV, h relativo proposio da Comisso Tripartite Nacional. Destarte, ainda que inexistisse disposio expressa no seriam tais normas revogadas por essa lei, mesmo que posterior. Prevaleceria, nesse caso, a aplicao do princpio da especialidade. Tm as mesmas total amparo constitucional por se inspirarem no princpio da predominncia de interesses, devendo a sua disciplina permanecer inalterada.

3.1.2 Estados

A competncia para o licenciamento ambiental dos Estados foi definida no art.8, XIV e XV. Alm da hiptese de licenciamento de atividade ou empreendimentos localizados em unidade de conservao
www.intertox.com.br/index.php/toxicologia-em-manchete/312-lei-complementar-n-140-11-primeiras-impressoes?tmpl=component&print=1&layout=default&p 4/8

20/07/13

LEI COMPLEMENTAR N 140/11: PRIMEIRAS IMPRESSES

expressamente prevista, com a mesma ressalva referente s APAs, a competncia dos Estados para o licenciamento ambiental passou a ser residual. Em vez de a lei tentar enumerar todas as hipteses de licenciamento estadual, optou por elencar os casos de licenciamento federal e municipal (art. 7 e 9), sendo estadual o licenciamento de todos os empreendimentos e atividades que ali no se enquadrarem. A prevalncia do licenciamento ambiental no mbito estadual que j era uma tendncia na legislao vigente (Lei n 6.938/81), ao que parece, no sofrer grandes alteraes, em que pesem os esforos para o licenciamento no mbito local.

3.1.3 Municpios

Nos termos do art. 9, XIV compete aos Municpios o licenciamento de atividades ou empreendimentos:

a) que causem ou possam causar impacto ambiental de mbito local, conforme tipologia definida pelos respectivos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente, considerados os critrios de porte, potencial poluidor e natureza da atividade; ou b) localizados em unidades de conservao institudas pelo Municpio, exceto em reas de Proteo Ambiental (APAs). (LEI COMPLEMENTAR, N 140/11)

A hiptese prevista na alnea a parece ferir frontalmente o princpio da autonomia municipal, sendo de inconstitucionalidade manifesta. Salvo melhor juzo, no compete a rgo estadual, ainda que colegiado e representativo, a definio das hipteses de impacto local, limitando de forma impositiva o exerccio da competncia ambiental municipal. Deveria ser no mnimo garantida a participao dos municpios na tomada dessa deciso. Conforme j mencionado, a definio de novas hipteses de licenciamento no mbito federal passa pela anlise da Comisso Tripartite Nacional. No se compreende por que razo essa atividade no foi estabelecida como de competncia das Comisses Tripartites Estaduais. Em se tratando de uma lei complementar que, regulamentando assunto de competncia comum, tem por objetivo a fixao de normas de cooperao mtua, no parece lgico o estabelecimento de regra de cunho autoritrio como a contida no referido dispositivo. Na Bahia, o Conselho Estadual de Meio Ambiente da Bahia (CEPRAM), antes mesmo da vigncia dessa lei complementar, j havia editado a Resoluo n 3.925/09, definindo as atividades de impacto local para fins de licenciamento ambiental municipal. Registre-se que o mesmo no possui em sua composio representante do poder pblico municipal. A referida Resoluo do CEPRAM dispe tambm sobre o Programa Estadual de Gesto Ambiental Compartilhada com fins ao fortalecimento da gesto ambiental, mediante normas de cooperao entre os Sistemas Estadual e Municipal de Meio Ambiente. Para apoio s aes de descentralizao da gesto ambiental com o objetivo de implantao, implementao e fortalecimento do Sistema Municipal de Meio Ambiente prevista a celebrao de termo de cooperao tcnica entre o Estado e o Municpio. importante frisar, no entanto, que o exerccio da competncia ambiental originria dos municpios independe da celebrao do referido termo de cooperao ou de qualquer outro instrumento com o estado ou de reconhecimento de sua competncia por parte do CEPRAM (art. 8 da referida Resoluo). A sua competncia decorre da prpria Constituio Federal, da recente Lei Complementar ora em estudo e de outras normas pertinentes.

3.1.4 Distrito Federal

Ao Distrito Federal, com fulcro no art. 10, compete o licenciamento de atividades ou empreendimentos de competncia dos Estados e dos Municpios.

www.intertox.com.br/index.php/toxicologia-em-manchete/312-lei-complementar-n-140-11-primeiras-impressoes?tmpl=component&print=1&layout=default&p

5/8

20/07/13

LEI COMPLEMENTAR N 140/11: PRIMEIRAS IMPRESSES

3.1.5 reas de Proteo Ambiental (APAs)

O licenciamento ambiental de atividades ou empreendimentos localizados em APAs passou a ter regramento prprio, no se aplicando o critrio do ente federativo instituidor da unidade de conservao para a definio de competncia, conforme art. 12 da Lei Complementar. Devero, no caso, serem observados os critrios previstos nas alneas a, b, e, f e h do inciso XIV do art. 7, no inciso XIV do art. 8 e na alnea a do inciso XIV do art. 9 para fins da delimitao da competncia, j tratados anteriormente. Desse modo, a competncia do ente que ir proceder ao licenciamento ambiental em rea de rea de Proteo Ambiental (APA) ser definida, em regra, pelo grau de impacto da atividade, independentemente se a APA federal, estadual ou municipal. Entretanto, para as demais categorias de Unidades de Conservao, entende-se que o ente federativo responsvel pela criao da respectiva UC, a princpio, ficar tambm responsvel pelo licenciamento ambiental da atividade ou do empreendimento a ser instalado.

3.2 AUTORIZAO DE SUPRESSO VEGETAL E APROVAO DE MANEJO.

3.2.1 Unio

Compete Unio, com fundamento no art. 7, XV, aprovar o manejo e a supresso de vegetao, de florestas e formaes sucessoras em: a) florestas pblicas federais, terras devolutas federais ou unidades de conservao institudas pela Unio, exceto em APAs; e b) atividades ou empreendimentos licenciados ou autorizados, ambientalmente, pela Unio. (LEI COMPLEMENTAR, N 140/11)

3.2.2 Estados

Aos Estados compete, de acordo com o art. 8, XVI, aprovar o manejo e a supresso de vegetao, de florestas e formaes sucessoras em: a) florestas pblicas estaduais ou unidades de conservao do Estado, exceto em reas de Proteo Ambiental (APAs); b) imveis rurais, observadas as atribuies previstas no inciso XV do art. 7; e c) atividades ou empreendimentos licenciados ou autorizados, ambientalmente, pelo Estado. (LEI COMPLEMENTAR, N 140/11)

3.2.3 Municpios

Aos municpios, conforme o art. 9, XV, compete aprovar: a) a supresso e o manejo de vegetao, de florestas e formaes sucessoras em florestas pblicas municipais e unidades de conservao institudas pelo Municpio, exceto em reas de Proteo Ambiental (APAs); e b) a supresso e o manejo de vegetao, de florestas e formaes sucessoras em empreendimentos licenciados ou autorizados, ambientalmente, pelo Municpio. (LEI COMPLEMENTAR, N 140/11)

3.2.3.4 Distrito Federal

www.intertox.com.br/index.php/toxicologia-em-manchete/312-lei-complementar-n-140-11-primeiras-impressoes?tmpl=component&print=1&layout=default&p

6/8

20/07/13

LEI COMPLEMENTAR N 140/11: PRIMEIRAS IMPRESSES

Ao Distrito Federal compete as aes de competncia estadual e federal.

3.2.3.5 Aspectos relevantes

Com a edio dessa lei as competncias para autorizao de supresso vegetal e aprovao de manejo passaram a ser tratadas na legislao infraconstitucional de forma clara. A competncia para a emisso desses atos de consentimento estatal torna-se, em regra, do ente competente para o licenciamento ambiental ou daquele que instituiu a unidade de conservao onde ser realizada a interveno. A mesma ressalva referente ao licenciamento de atividades ou empreendimentos localizados em APAs aplica-se para autorizao de supresso vegetal e aprovao de manejo, devendo ser tambm observados os critrios previstos nas alneas a, b, e, f e h do inciso XIV do art. 7, no inciso XIV do art. 8 e na alnea a do inciso XIV do art. 9 para fins da delimitao da competncia. Privilegiou-se a autorizao de supresso vegetal e aprovao de manejo pelo estado, j que, em regra, a este ente competir concesso desses atos no que se refere a imveis rurais. Tendo em vista que grande parte dos estados e a maioria dos municpios no esto devidamente estruturados para a atuao na rea florestal, a excluso da competncia do IBAMA pode, em muitos casos, representar graves riscos para a conservao da biodiversidade, em especial, na floresta amaznica, caatinga e cerrado. Conforme o art. 11, a lei poder estabelecer regras prprias para atribuies relativas autorizao de manejo e supresso de vegetao, considerada a sua caracterizao como vegetao primria ou secundria em diferentes estgios de regenerao, assim como a existncia de espcies da flora ou da fauna ameaadas de extino. No caso da Mata Atlntica, considerada patrimnio nacional pela Constituio Federal (art. 225, 4) j existe lei (a Lei Federal n 11.428/06), disciplinando a utilizao e proteo da vegetao nativa desse bioma e prevendo claramente a repartio de competncias entre os entes federados para a autorizao de manejo e supresso de vegetao, afastando a incidncia das regras gerais da lei complementar ora em anlise. Com base no princpio da especialidade a referida lei continuaria sendo aplicada ainda que inexistisse a regra estabelecida no art. 11. Alm disso, nas disposies finais e transitrias, prev a lei complementar, em seu art. 19, que o manejo e a supresso de vegetao em situaes ou reas no previstas nesta Lei Complementar dar-se-o nos termos da legislao em vigor.

3.3 FISCALIZAO AMBIENTAL

Por disposio expressa, a competncia para a fiscalizao ambiental passa a ser, a priori, do ente licenciador (art. 7, XIII, art. 8, XIII, art. 9, XIII, art. 10 e art. 17, caput) o que no impede, todavia, o exerccio da fiscalizao pelos demais entes federativos, prevalecendo o auto de infrao ambiental lavrado por rgo que detenha a atribuio de licenciamento ou autorizao (art 17 3). Nos casos de iminncia ou ocorrncia de degradao da qualidade ambiental, o ente federativo que tiver conhecimento do fato dever determinar medidas para evit-la, fazer cess-la ou mitig-la, comunicando imediatamente ao rgo competente para as providncias cabveis. (art 17 2 ).

4 LICENCIAMENTO POR UM NICO ENTE FEDERATIVO

A Lei Complementar n 140/11, seguindo a mesma orientao da Resoluo CONAMA n 237/97 imps que o licenciamento ambiental seja realizado em nica esfera federativa (art. 13). Retrocedeu, todavia, no tocante a manifestao dos demais entes interessados ao dizer que seria a mesma uma mera faculdade (art. 13, 1). A legislao vigente at ento exigia que a realizao do licenciamento ambiental pelo rgo competente fosse precedida do exame tcnico dos demais entes interessados (art. 4, 1 e art. 5, pargrafo nico da Resoluo CONAMA n 237).

www.intertox.com.br/index.php/toxicologia-em-manchete/312-lei-complementar-n-140-11-primeiras-impressoes?tmpl=component&print=1&layout=default&p

7/8

20/07/13

LEI COMPLEMENTAR N 140/11: PRIMEIRAS IMPRESSES

5 ALTERAES NA LEI N 6.938/81

Foram tambm realizadas algumas modificaes nos arts. 10 e 11 da Lei da Poltica Nacional do Meio ambiente visando adequ-la a nova sistemtica proposta pela Lei Complementar n 140/11 com relao ao licenciamento e fiscalizao ambiental. Ressalte-se que mesmo antes dessa alterao deveria ser feita uma releitura de alguns dos dispositivos ali constantes luz da Constituio Federal de 1988 que estabeleceu a competncia administrativa comum em matria ambiental. Houve tambm uma pequena inovao, no que concerne a publicidade no licenciamento ambiental. Admitiu-se a possibilidade de a publicao de pedidos de licenciamento, sua renovao e concesso ser realizada em meio eletrnico de comunicao mantido pelo rgo ambiental competente, como alternativa ao jornal peridico regional ou local de grande circulao.

6 COMENTRIOS FINAIS

Passados mais de vinte anos da promulgao da Constituio Federal de 1988, finalmente, foi editada a Lei Complementar n 140/11, regulamentando o art. 23, pargrafo nico, no que diz respeito matria ambiental. Em que pesem as suas evidentes imperfeies, poder essa lei nortear as aes administrativas, possibilitando uma reduo dos conflitos de competncia entre os diversos rgos ambientais e o aumento da segurana jurdica para os empreendedores, bem como contribuir para o desenvolvimento e aperfeioamento da gesto ambiental no mbito municipal e consequente fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente SISNAMA.

REFERNCIAS

BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Disponvel www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiao.htm>. ltimo Acesso: 10 de fevereiro de 2012 _____.Lei Complementar n 97, de 9 de junho de www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp97.htm>. Acesso: 08 de fevereiro de 2012. 1999. Disponvel 2011.

em: em:

< < em:

_____.Lei Complementar n 140, de 8 de dezembro de <www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp140.htm >. Acesso: 08 de fevereiro de 2012.

Disponvel

_____. Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, Disponvel em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938.htm>;. Acesso em: 08 de fevereiro de 2012. _____. Lei 7.862, de30 de outubro de 1989, Disponvel em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7862.htm>. Acesso em: 08 de fevereiro de 2012. _____. Lei 8.723, de 28 de outubro de 1993, Disponvel em: < www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8723.htm>. Acesso em: 08 de fevereiro de 2012. _____. Lei 11.105, de 24 de maro de 2005, Disponvel 2006/.../lei/l11105.htm>. Acesso em: 08 de fevereiro de 2012. em: < www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-

_____. Ministrio do Meio Ambiente. Resoluo CONAMA 237/97. Disponvel em: <www.mma.gov.br/port/conama/res/res97/res23797.html>. Acesso em: 08 de fevereiro de 2012. BAHIA. Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia. Resoluo CEPRAM n 3.925 de 30 de janeiro de 2009. Disponvel em:< www.seia.ba.gov.br/legislacao-ambiental/.../resolu-o-cepram-n-3925>. Acesso em: 10 de fevereiro de 2012. MILAR, E. Direito do Ambiente: doutrina, jurisprudncia, glossrio. 4. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

www.intertox.com.br/index.php/toxicologia-em-manchete/312-lei-complementar-n-140-11-primeiras-impressoes?tmpl=component&print=1&layout=default&p

8/8

También podría gustarte