Está en la página 1de 4

Ateno ao que voc espera de 2013 Na nsia de mudana, muitas resolues acabam sendo efmeras ou exageradas

Comentar0CorrigirImprimirDiminuir fonteAumentar fonte Itamar Melo itamar.melo@zerohora.com.br Quando o ano muda, o ser humano acha que tambm pode mudar. Na emoo do espocar dos f ogos, promete a si mesmo: agora vou emagrecer, vou me exercitar, vou guardar din heiro, vou aprender ingls. O que essas resolues de Ano-Novo tm de mais notvel a efemeridade. Grande parte delas est abandonada antes de janeiro chegar ao fim. Mas no precisa ser desse jeito. Ne sta reportagem, especialistas consultados por ZH indicam como possvel chegar ao d ia 31 de dezembro com a satisfao do dever cumprido. Eles oferecem orientao especfica para persistir em algumas das resolues mais frequent es, mas h certas dicas que servem para os mais variadas promessas de Ano-Novo. Em primeiro lugar, importante ter foco. Deve-se definir um objetivo e aferrar-se a ele. - Nesta poca, as pessoas fazem listas gigantescas do que querem mudar, sem dar-se conta de que toda mudana difcil. Elas mantm a resoluo nos primeiros dias, mas acabam abandonando. Por isso, no se deve fazer muitas exigncias de uma vez s - diz a prof essora Tania Marques, professora de Psicologia da Educao da Universidade Federal d o Rio Grande do Sul (UFRGS). Alm de se concentrar em um objetivo, importante ter bem claro que objetivo esse. Quem faz uma resoluo deve ter uma meta quantificvel e um prazo para atingi-la. Para no perder o nimo, aconselha-se que essa meta seja subdividida em objetivos menore s, alcanveis no curto prazo.

Um aspecto que no deve ser negligenciado at que ponto a resoluo tem p na realidade. N se deve estabelecer um objetivo irrealizvel. Essa a receita certa para o fracass o e a desistncia. Para definir um alvo realista, o segredo conhecer as prprias cap acidades e limitaes. - Reconhea seus pontos fortes e fracos, o cenrio sua volta e, ento, defina onde que r chegar - defende Adir Ribeiro, presidente da Praxis Business, empresa de consu ltoria e educao corporativa. itamar.melo@zerohora.com.br

> Confira exemplos de metas (e o que fazer para cumpri-las): > PERDER PESO Tenha convico Decidir iniciar uma dieta depois das comilanas de Natal e Ano-Novo a mais clssica das resolues da virada. Para uma dieta dar certo, no entanto, necessrio estar deter minado a segui-la. No adianta tomar a resoluo apenas porque Ano-Novo. Tenha um objetivo Para que a dieta funcione, importante ter um objetivo definido. Defina quantos q uilos quer perder e estabelea um prazo. Para no desanimar no meio do caminho, crie

metas menores, quinzenais ou mensais. Valorize cada vitria obtida. Estabelea gradaes Uma mudana radical nos hbitos alimentares difcil de ser mantida ao longo do tempo. Estabelea uma estratgia, como aumentar dia a dia o consumo de gua ou de frutas. D recompensas a si mesmo Voc vai ter de seguir uma dieta para emagrecer, mas no precisa se privar do que ma is gosta. Estabelea um ou dois dias da semana em que poder comer um fritura, sabor ear um chocolate ou beber um par de taas de vinho. No compre o que no deve comer Se voc tiver alimentos engordantes na geladeira, ser mais difcil resistir tentao. Se comprar algo calrico, opte por pequenas pores, como uma barra de chocolate pequena, em lugar da grande. No relaxe Um situao frequente, entre as pessoas que atingem seu objetivo, descuidar da dieta e recuperar peso. Quando alcanar a meta que traou, estabelea uma nova, que pode se r a de manter-se como est.

> PRATICAR EXERCCIO FSICO Escolha a modalidade certa Para manter a prtica regular, ser fundamental fazer algo de que se goste. Experime nte diferentes modalidades para saber a qual voc se adapta melhor. Trace objetivos Um estmulo para manter a prtica estabelecer uma meta, como conseguir correr ou nad ar uma determinada distncia, por exemplo. Essa meta deve ser algo realista. Para defini-la, importante buscar orientao de um educador fsico. No cometa exageros A prtica deve ser gradual, conforme a capacidade. comum o iniciante lesionar-se p orque fez um esforo maior do que o indicado ou porque tentou compensar no sbado e no domingo a ociosidade de toda a semana. Essas leses geram longos perodos de inat ividade, com regresso da condio fsica. Consultar um profissional auxilia a estabelec er uma estratgia. Reserve horrios para o exerccio importante organizar a rotina e reservar horrios para a prtica do exerccio. Esses h orrios devem ser sagrados. O momento de exercitar-se deve ser encarado como um co mpromisso importante, e no como uma hora livre na agenda. Acompanhe sua evoluo Para manter-se estimulado, pode ser interessante manter um registro das conquist as. Anote o quanto a mais voc correu ou nadou a cada semana, por exemplo.

> GUARDAR DINHEIRO Faa um planejamento No adianta guardar R$ 100 em um ms, R$ 50 no outro, de forma desorganizada. Estabe lea o valor final que voc quer poupar e defina uma quantia mnima a ser reservada a cada ms, dentro das suas possibilidades. Economize com um motivo Para a resoluo de Ano-Novo dar certo, importante que haja um objetivo para a poupa na, como trocar de apartamento, pagar por um curso ou manter uma reserva para mom entos difceis. Saiba onde voc gasta O primeiro passo para o plano de poupar ter sucesso conhecer as prprias finanas. A note cada despesa que fizer, para saber para onde est indo seu dinheiro. Nesse pr ocesso, comum ter surpresas. Quando voc tiver o diagnstico, vai saber onde poder fa zer cortes. Planilha eletrnicas ajudam no controle. Elas podem ser baixadas gratu itamente em sites como www.semprecomdinheiro.com.br. No compre por impulso Os projetos de economizar muitas vezes vo para o ralo por causa de compras impens adas. Antes de qualquer compra, pergunte a si mesmo se ela necessria e se precisa ser feita naquele momento. Nunca compre nada sem realizar pesquisa de preos. Deixe o cheque e o carto em casa Quando for ao shopping, leve apenas o dinheiro necessrio para o transporte e algu m lanche. Dessa forma, voc no ter despesas no planejadas. Caso encontre um produto d e que realmente precise, voc poder adquiri-lo depois, de maneira refletida.

> APRENDER UMA LNGUA ESTRANGEIRA OU INICIAR UM CURSO Escolha um mtodo e um horrio adequados Depois que deixa a escola, o adulto se desacostuma ao ritmo de estudos. Toda ret omada difcil. Algumas aulas parecem chatas, e os compromissos acabam motivando au sncias e abandono. Por isso, para prosperar, importante selecionar um curso que s eja adequado ao estilo pessoal e um horrio em que no surjam outras demandas. Use o que aprender no dia a dia Quem faz algum curso tem expectativa de que ele seja til no futuro. Mas se no houv er utilidade tambm no presente pode-se abrir uma porta para a desistncia. Por isso , necessrio colocar em prtica imediatamente o que est sendo estudado. Se for um idi oma estrangeiro, deve-se procurar filmes e livros em que ele falado, para que o aprendizado ganhe significado e relevncia. Outra estratgia que serve de incentivo planejar uma viagem at um pas onde a lngua falada ou fazer amizades na internet com pessoas que a usam. Procure um parceiro Frequentar o curso na companhia de um amigo ou familiar pode fazer toda a difere na. Por um lado, alivia o constrangimento com os erros, por tratar-se de uma pess

oa no mesmo nvel. Alm disso, quando um estiver tentado a faltar ou a desistir, pod er ser estimulado pelo outro a se manter estudando.

> PARAR DE FUMAR Pare de vez Reduzir o consumo de cigarro aos poucos no funciona bem. Quando v, a pessoa est fum ando de novo como antes. Marque um data e, a partir da li, no chegue perto do cig arro outra vez. Interrompa hbitos relacionados ao cigarro Se o chimarro, o caf ou o lcool, por exemplo, eram comportamentos que estavam assoc iados ao hbito de fumar, abandon-los temporariamente vai ajudar a manter a resoluo. Mude o ambiente do lar Tire de sua casa tudo o que lembra o cigarro. Ponha no lixo cinzeiros e isqueiro s. Um ex-fumante que os mantm por perto como uma pessoa que quer parar de beber e conserva garrafas de cerveja em casa. Oriente os visitantes a no fumar em sua ca sa. Fique atento aos momentos de estresse Em momentos difceis, o cigarro usado como refgio. Esse o principal gatilho para as recadas. Por isso, quem parou de fumar deve aferrar-se sua fora de vontade durant e situaes estressantes, como divrcio, perda do emprego ou morte de um familiar. Mantenha um registro das conquistas Contabilizar o tempo de abstinncia algo que d fora para o ex-fumante resistir s tent aes. Ele pode manter um calendrio dando conta dos meses sem fumar. Quanto mais temp o passar, menos ele desejar voltar estaca zero. Procure ajuda especializada O tabagismo uma doena, e s 5% dos fumantes conseguem abandonar o cigarro sozinhos. Por isso, acompanhamento mdico, com medicao se for o caso, fundamental. Participar de grupos de ex-fumantes tambm ajuda muito. Procure um companheiro de empreitada Uma coisa que funciona parar de fumar junto com uma pessoa prxima. Se os dois tom arem a resoluo juntos, vo apoiar um ao outro e fiscalizar-se mutuamente. A recada se r ainda mais indesejvel porque significar decepcionar o parceiro.

FONTES: Juliana Barcellos Colman, nutricionista clnica e esttica, Luciano Castro, diretor da Faculdade de Educao Fsica da Pontifcia Universidade Catlica (PUCRS), Evert on Lopes, economista e educador financeiro, Tania Marques, professora de Psicolo gia da Educao da UFRGS, Gustavo Chatkin, mdico pneumologista, coordenador do ambula trio de auxlio ao abandono do tabagismo do Hospital So Lucas

También podría gustarte