Está en la página 1de 14

GEOMETRIA GRFICA / 2011

01. O preenchimento do plano com polgonos, de mesma ou diferente natureza,


gera malhas que possuem propriedades particulares. Uma dessas propriedades a obteno da malha dual. A malha dual gerada ao se relacionar, para cada regio poligonal da malha de origem, um ponto, vrtice do polgono dual, cujos lados so os segmentos determinados por dois vrtices localizados em polgonos adjacentes. A figura 1 ilustra esta propriedade para uma malha regular. A respeito desta propriedade, qual a malha que tem para dual a representada no diagrama 2?

(1)

(2)

0-0) 1-1) 2-2) 3-3) 4-4)

Uma malha de quadrados. Uma malha de hexgonos irregulares. Uma malha de tringulos retngulos. Uma malha de quadrados e octgonos regulares. Uma malha de tringulos retngulos e hexgonos regulares.

Resposta: FFFVF Justificativa: O candidato no precisar, necessariamente, usar os instrumentos de desenho. A malha de origem constituda apenas por tringulos retngulos, o que pode levar o candidato a, sem aplicar a propriedade, escolher a alternativa (2-2). No entanto, a malha possui dois tipos de ns, o que leva, obrigatoriamente, existncia de dois tipos de polgonos na malha dual. Um dos ns, vrtice de 4 tringulos e o outro, de 8. Logo, a malha dual ser constituda por quadrilteros e octgonos, que sero quadrados e octgonos regulares, quando os vrtices forem os centros dos tringulos retngulos. 0-0) FALSA. A dual de uma malha de quadrados outra malha de quadrados. Por possuir dois tipos de ns, a malha dual requerida dever apresentar dois tipos de polgonos. 1-1) FALSA. A dual de uma malha hexagonal uma malha triangular, j que apenas possvel agrupar 3 hexgonos em um n, formando uma malha. 2-2) FALSA. Uma malha de tringulos retngulos a malha proposta na questo, e que tem por dual, a alternativa 3-3. 3-3) VERDADEIRA. A malha ser gerada tendo como vrtices os centros dos tringulos retngulos agrupados em 4 e 8, nos dois tipos de ns, conforme ilustrado no diagrama abaixo.

4-4) FALSA. A soluo para o problema a apresentada acima.

02. A figura a seguir o contorno de um polgono obtido pelo agrupamento de


polgonos regulares, de lados adjacentes dois a dois, em torno de um vrtice comum a todos. Quais so estes polgonos?

0-0) 1-1) 2-2) 3-3) 4-4)

Um losango, um tringulo e dois quadrados. Um pentgono e dois tringulos. Um pentgono e dois trapzios. Trs tringulos e dois quadrados. Um tringulo e dois trapzios.

Resposta: FFFVF Justificativa: O candidato dever estar seguro quanto medida dos ngulos da figura, que podem ser lidas com o auxlio do transferidor ou com o auxlio do par de esquadros, e dos lados, que podem ser verificados com o auxlio do compasso ou da escala. 0-0) FALSA. O losango no polgono regular. 1-1) FALSA. Esta conformao no atende solicitao quanto ao agrupamento em torno de um ponto. Alm disso, os polgonos no so regulares. 2-2) FALSA. Nesta conformao os polgonos no so regulares. 3-3) VERDADEIRA. O contorno poligonal apresentado na questo, com suas respectivas medidas angulares e lineares, admite uma soluo.

4-4) FALSA. Esta conformao no atende solicitao quanto ao agrupamento em torno de um ponto. Alm disso, os polgonos no so regulares.

03. Com relao aos slidos redondos podemos afirmar que:


0-0) Um cone de revoluo tem uma elipse como seo quando o ngulo entre o plano de seo e a diretriz (eixo) do cone for menor que 90 e maior do que o ngulo entre a diretriz (eixo) e a geratriz reta do cone. 1-1) Um cone de revoluo admite duas esferas inscritas, tangentes a um plano que secciona todas as posies da geratriz reta do cone. Os pontos de tangncia entre as esferas e o plano de seo so os focos da curva cnica resultante da interseo. 2-2) Um cilindro oblquo tem como seo de base uma circunferncia. Para se obter sees planas que sejam circunferncias, os planos de seo devem ser, necessariamente, paralelos seo de base. 3-3) Um cone de revoluo apenas admite como seo a circunferncia, a elipse, a parbola ou a hiprbole. 4-4) A seo plana em uma superfcie esfrica circunferncia quando o plano de seo perpendicular ou paralelo ao seu dimetro e elipse em qualquer outra posio do plano de seo. Resposta: VVFFF Justificativa: O candidato no precisar usar instrumentos de desenho, mas poder fazer esboos para formular as conjecturas. 0-0) Teorema de Apollonius: A seo feita em cone por um plano qualquer uma elipse, uma parbola ou uma hiprbole, conforme o plano secante determinar com o eixo do cone um ngulo superior, igual ou inferior ao semi-ngulo no vrtice do cone. Quando o ngulo entre o plano secante com o eixo do cone maior do que o ngulo da geratriz com o eixo e menor que 90o, a seo uma elipse. 1-1) Teorema de DandelinQuetelet: A seo de um cone circular, por um plano tangente a uma esfera inscrita nesse cone, uma cnica que tem foco no ponto de contato e para diretriz correspondente a interseo do plano secante com o plano da circunferncia de contato da esfera e do cone. 2-2) Um cilindro que tem por seo de base uma circunferncia ter circunferncia como seo quando o plano secante for antiparalelo ao plano seo de base. 3-3) Quando o plano secante contm o vrtice do cone as sees, ditas degeneradas, resultam em duas retas concorrentes, caso o plano secante tambm contenha a diretriz reta (eixo) do cone, ou um ponto, caso seja perpendicular. 4-4) As sees planas em uma superfcie esfrica resultaro, sempre, em circunferncias.

04. Para um tronco de pirmide reta de bases paralelas, correto afirmar sobre a
relao entre essas bases e a forma das faces da superfcie lateral: 0-0) 1-1) 2-2) 3-3) As bases so congruentes e as faces so retngulos. As bases so iguais e as faces so trapzios issceles. As bases so semelhantes e as faces so trapzios. As bases so polgonos com nmero de lados distintos e suas faces variam dependendo da posio do plano seo. 4-4) So homotticas e as faces so tringulos.

Resposta:FFVFF Justificativa: O candidato no precisar usar instrumento, mas pode fazer um esboo para formular as conjecturas. 0-0) FALSA. As bases de um troco de pirmide no podem ser congruentes; consequentemente, as faces no so retngulos. 1-1) FALSA. As bases de um troco de pirmide no podem ser iguais e as faces laterais no vo ser necessariamente trapzios issceles; isto s ocorre se a pirmide for regular reta. 2-2) VERDADEIRA. As bases de um troco de pirmide so semelhantes porque existe uma relao de homotetia entre sees paralelas; as faces laterais so trapzios por possurem dois lados paralelos. 3-3) FALSA. As bases so semelhantes e as faces so todas iguais. 4-4) FALSA. As faces no podem ser tringulos j que a pirmide truncada.

05. No tendo disponvel um compasso e nem um transferidor, quais justificativas o


aluno Ricardo pode utilizar para desenhar a bissetriz de um ngulo? m

r V n 0-0) Ricardo pode usar a escala para construir uma curva de erro, e determinar dois pontos de inflexo da bissetriz, sendo um deles na regio do ngulo oposto pelo vrtice ao ngulo dado. 1-1) Ricardo pode utilizar o princpio da simetria no plano e usar uma escala para construir dois tringulos simtricos que tenham um vrtice em comum e os outros dois nos lados do ngulo. 2-2) Ricardo pode aplicar a propriedade das retas reversas dos quadrilteros em geral e determinar, com o auxlio do par de esquadros, um ponto da bissetriz na interseo das suas diagonais. 3-3) Ricardo pode fazer a correspondncia entre os pontos inversos das retas (lados do ngulo) para determinar um ponto de interseo sobre a bissetriz, usando o par de esquadros. 4-4) Ricardo pode utilizar a propriedade da bissetriz como lugar geomtrico e traar feixes de retas paralelas a igual distncia dos lados do ngulo, usando uma escala e um par de esquadros.

Resposta: FVFFV Justificativa: 0-0) FALSA. Inexistem pontos de inflexo na bissetriz de um ngulo. 1-1) VERDADEIRA. A bissetriz equidista dos lados do ngulo e funciona como eixo de simetria. possvel construir, usando inicialmente uma escala e depois os esquadros, dois tringulos (VBC) e (VAD) simtricos. Na ilustrao, os lados (AD) e (BC) se interceptam em um ponto da bissetriz do ngulo.

m B A r

V C D n

2-2) FALSA. Os quadrilteros so figuras planas; logo, no possuem retas reversas. 3-3) FALSA. Inexiste a propriedade de pontos inversos das retas. 4-4) VERDADEIRA. A bissetriz o lugar geomtrico dos pontos que eqidistam de duas retas fixas do seu plano. Um par de esquadros e uma escala, certamente possibilitam o traado de feixes de paralelas a igual distncia dos lados do ngulo, para a determinao de quantos pontos se deseje, da bissetriz.

06. ABCD um quadriltero, tal que os pontos A, B, C e D so seus vrtices,


nomeados consecutivamente e no sentido horrio. O lado BC paralelo ao lado DA, o vrtice D equidistante dos lados AB e BC, os lados AB e CD so congruentes e o ngulo entre o lado BC e a diagonal BD 30. Sobre o quadriltero ABCD podemos afirmar que: 0-0) 1-1) 2-2) 3-3) 4-4) O quadriltero ABCD pode ser um trapzio escaleno A diagonal BD coincide com a bissetriz do ngulo ABC. O quadriltero ABCD pode ser um losango O vrtice A equidistante aos lados BC e CD. O quadriltero ABCD pode ser um paralelogramo

Resposta: FVFVF Justificativa: O quadriltero possui, no mnimo, dois lados opostos paralelos. Logo, um trapzio ou um paralelogramo. Da anlise dos dados, o candidato deve concluir que o ngulo no vrtice B mede 60, j que o ngulo entre o lado BC e a diagonal BD vale 30 e que D equidistante dos lados AB e CB. Desta concluso, logo se tem que a diagonal BD coincide com a bissetriz do ngulo ABC. Como o lado AB congruente ao lado CD, a soluo um trapzio issceles (ABCD), como ilustrado abaixo:

A D

30 30 30 C
0-0) FALSO. O quadriltero possui dois lados paralelos (BC e DA) e dois lados congruentes (AB e CD); logo, no se trata de um trapzio issceles.

30

1-1) VERDADEIRO, pois o lugar geomtrico de equidistncia entre duas retas a bissetriz do ngulo entre elas e D equidistante aos lados AB e BC; ento, D pertence bissetriz do ngulo ABC e a diagonal BD coincide com a bissetriz do ngulo. 2-2) FALSO. O quadriltero que pode ser construdo a partir dos dados fornecidos o trapzio. 3-3) VERDADEIRO. ABCD um trapzio issceles; logo, a diagonal AC tambm ser a bissetriz do ngulo DCB; do mesmo modo que a diagonal BD bissetriz do ngulo ABC, de acordo com os dados fornecidos. 4-4) FALSO. O quadriltero um trapzio.

07. Temos na figura a vista frontal e a vista superior de um recipiente de vidro. A


sua espessura desprezvel. A aresta da sua base mede 10cm. A respeito desse recipiente podemos afirmar:

0-0) 1-1) 2-2) 3-3) 4-4)

Suas vistas esto desenhadas na escala 1/10. Seu volume total de 2,25 l. 3 Quando cheio at a metade da altura, acumula mais de 1 dm de gua. Com gua a 1/3 da altura, conter 1200 ml do lquido. A 2/3 da altura, seu volume no atinge 2000 cm3.

Resposta: VVVFV Justificativa: A questo testa o conhecimento sobre volume de prismas, escala linear e medidas de volume. 0-0) VERDADEIRA, pois cada 1 cm do desenho representa 10 cm do objeto real. 1-1) VERDADEIRA, pois o volume total ser 1 (da base) + 0,75 (do segundo tero) + 0,5 (do terceiro tero. 2-2) VERDADEIRA, pois no 1 tero o volume j 1 dm3. 3-3) FALSA, pois o volume ser de 1000 ml. 3 4-4) VERDADEIRA, pois de 1.750 cm .

08. A primeira figura a representao de um edifcio em isometria. Sobre a


segunda figura podemos afirmar: 0-0) 1-1) 2-2) 3-3) 4-4) Representa o mesmo edifcio em cavaleira. Representa a imagem do edifcio refletida em espelho plano. As alturas no tm a mesma proporo. As bases no podem ter a mesma forma. As faces visveis no so as mesmas, nas duas representaes.

Resposta: VFFFV Justificativa: Trata da interpretao da isometria atravs da cavaleira. 0-0) 1-1) 2-2) 3-3) 4-4) VERDADEIRA, com o edifcio girando 90 em torno do seu eixo. FALSA, em decorrncia do item 0-0. FALSA, em decorrncia do item 0-0. FALSA, em decorrncia do item 0-0. VERDADEIRA, pois toda uma face visvel na isometria no aparece na cavaleira.

09. Deseja-se projetar uma luminria em forma polidrica. A condio exigida que
ela, pendurada por um dos vrtices, fique com uma das diagonais desse vrtice em posio vertical. Os seguintes poliedros podem ser usados: 0-0) 1-1) 2-2) 3-3) 4-4) O hexaedro regular. O octaedro regular. O dodecaedro regular. O icosaedro regular. Um prisma regular com qualquer nmero de lados na base.

Resposta: VVVVF Justificativa: O centro de gravidade do slido deve coincidir com seu centro de simetria. Somente falsa a ltima alternativa, pois somente os prismas regulares de nmero par de lados na base possuem centro de simetria. 0-0) 1-1) 2-2) 3-3) 4-4) VERDADEIRA. VERDADEIRA. VERDADEIRA. VERDADEIRA. FALSA.

10. Para embalar uma bola cheia, perfeitamente esfrica, procura-se armar uma
caixa polidrica que se ajuste completamente bola, cuja superfcie deve ficar tangente a todas as faces do poliedro. Para isso, servem os seguintes poliedros: 0-0) Um tetraedro regular. 1-1) Um cubo. 2-2) Um octaedro regular.

3-3) Um prisma regular, com a altura escolhida adequadamente. 4-4) Um tronco de pirmide regular, com a altura escolhida adequadamente. Resposta: VVVVV Justificativa: Todas as alternativas so verdadeiras. A esfera inscritvel em qualquer dos poliedros platnicos. Nos prismas regulares e nos trocos de pirmides regulares, depende da escolha da altura adequada s dimenses das bases. 0-0) 1-1) 2-2) 3-3) 4-4) VERDADEIRA. VERDADEIRA. VERDADEIRA. VERDADEIRA. VERDADEIRA.

11. Um terreno tem forma triangular ABC. O lado AB mede 60 m. O vrtice C dista
30 m do ponto mdio de AB, e a menor distncia desse vrtice C ao lado AB mede 25 m. Podemos afirmar que: 0-0) 1-1) 2-2) 3-3) 4-4) ABC um tringulo retngulo. A rea de terreno mede 7,5 a. O permetro de ABC superior a 1,25 hm. O circuncentro de ABC se situa no interior do tringulo. O ortocentro de ABC exterior ao tringulo.

Resposta: VVVFF Justificativa: A questo procura incentivar o uso de instrumentos de desenho. Algumas alternativas so imediatamente percebidas pelo candidato. Mas, a resposta completa exige alguns clculos, que podem ser evitados com um rpido traado grfico do tringulo. Tambm necessrio o conhecimento das unidades de comprimento e de rea. 0-0) VERDADEIRO, pois a mediana mede a metade do lado, o que s acontece nos tringulos retngulos. 1-1) VERDADEIRO, pois dada a medida de AB e a altura relativa a um lado, 2 acarretando em S=750 m =7,5 a. 2-2) VERDADEIRO, pois BC (em torno de) = 52,86 m e AC (em torno de) = 28,37 m. O permetro ser (em torno de) = 141,24 m. 3-3) FALSO, pois o circuncentro de um tringulo retngulo o ponto mdio da hipotenusa. 4-4) FALSO, pois o ortocentro do tringulo retngulo ABC o vrtice C.

12. Um edifcio tem como contorno em planta a figura CDHG. IC um arco de


circunferncia de centro B e JD um arco de centro A. Sua cobertura um telhado com faces de igual inclinao. Tais faces se interceptam em linhas cujos pontos eqidistam do contorno. Ento podemos afirmar que:

0-0) 1-1) 2-2) 3-3) 4-4)

GF e FH so bissetrizes dos ngulos em G e H. EC um arco de parbola. ED um arco de hiprbole. KE um arco de elipse. FK paralelo a IG e JH.

Resposta: VVFVV Justificativa: uma questo de lugar geomtrico de eqidistncia. A nica alternativa falsa a 2-2, pois ED um arco de parbola, cujos pontos eqidistam de uma reta (CD) e de uma circunferncia (centro A e raio AD). 0-0) VERDADEIRA. Bissetriz GF: LG dos pontos que eqidistam de IG e GH Bissetriz HF: LG dos pontos que eqidistam de GH e HJ. 1-1) VERDADEIRA. Parbola: LG dos pontos que eqidistam de CD e do arco de circunferncia IC. 2-2) FALSA. ED um arco de parbola, LG dos pontos que eqidistam de CD e do arco de circunferncia JD. 3-3) VERDADEIRA. Elipse: LG dos pontos que eqidistam dos arcos de circunferncia JD e IC. 4-4) VERDADEIRA. FK como o LG dos pontos que eqidistam de IG e JH (paralelas).

13. A figura dada uma representao cavaleira de uma caixa. As figuras


seguintes podem representar essa mesma caixa, em vistas ortogonais, mesmo que tenham mudado de posio. 0-0) 1-1) 2-2) 3-3) 4-4) A figura A. A figura B. A figura C. A figura D. A figura E.

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

Resposta: VFVFV Justificativa: Interpretao de uma cavaleira para vistas ortogonais, testando a visomotricidade do candidato. 0-0) 1-1) 2-2) 3-3) 4-4) VERDADEIRA. a vista frontal, em outra posio. FALSA. No corresponde a nenhuma vista. VERDADEIRA. a vista lateral, em outra posio. FALSA. No corresponde a nenhuma vista. VERDADEIRA. a vista superior, em outra posio.

14. O mapa do Rio Grande do Norte est desenhado em escala 1/3.200.000.


Usando seus instrumentos de desenho, voc pode concluir que:

Mossor

Natal

2 0-0) A rea daquele estado superior a 60.000 km . 1-1) O permetro de seu litoral menor que a extenso da sua divisa com a Paraba. 2-2) Na direo leste-oeste seus pontos mais afastados distam de aproximadamente 400 km. 3-3) Na direo norte-sul seus pontos mais prximos distam de 200 km. 4-4) Em linha reta, as cidades de Natal e Mossor distam entre si, aproximadamente, 150 km.

Resposta: FVVVV Justificativa:

Trata-se de questo onde possvel avaliar, utilizando quadrculas, a capacidade do aluno para estimar distncias e calcular rea, alm dos seus conhecimentos na converso de escalas numricas e grficas. Com a escala fornecida (1/3.200.000), aps medir o lado da quadrcula o candidato deve concluir que a rea de cada quadrcula corresponde a 1024km2 da rea do Estado do Rio Grande do Norte. Obviamente se faz necessrio verificar a quantidade de quadrculas completamente preenchidas e/ou bem aproximadas, aquelas que esto parcialmente preenchidas, etc.

Mossor

Natal

0-0) FALSA. Para estimar esta rea, basta contar quantas quadrculas inteiras cabem no interior da representao, assim como o nmero de quadrculas que contm parte da representao, e multiplicar pela rea total e parcial de cada quadrcula. Para melhor aproximao, possvel estimar com valores prximos a , 1/3, da rea da quadrcula preenchida. 1-1) VERDADEIRA. Uma rpida observao dos dois permetros fornece resposta imediata sem necessidade de qualquer medio ou clculo. A no ser, que o candidato tenha dvida em Geografia. 2-2) VERDADEIRA. Pela escala fornecida, o lado de cada quadrcula mede 32 km. 3-3) VERDADEIRA. Pela escala fornecida, o lado de cada quadrcula mede 32 km. 4-4) VERDADEIRA. Basta que o candidato uma os pontos representativos das cidades de Nata e Mossor e aplique o fator de escala. A distncia oficial, em linha reta, de Natal te Mossor de 152, 616 km.

QUESTES DE CORREO VISUAL

15. A figura, formada por trs crculos concntricos, a vista ortogonal de um vaso,
projetado na direo de seus eixos. Na folha de respostas, desenhe outra vista deste mesmo vaso. A soluo no nica, exigindo-se apenas a compatibilidade com a vista dada, em forma e dimenses. Justifique a sua resposta.

Justificativa: uma questo de traado grfico, testando a representao de slidos no sistema mongeano. H uma infinidade de solues, pois uma s vista no determina o objeto representado.

Solues mais provveis.

16. No projeto de uma leiteira, o perfil curvo do seu bico deve ser um arco de
circunferncia. Para tra-lo, transfira para a folha de respostas o segmento de reta que passa pelo ponto A e a circunferncia de centro B, tendo o cuidado de conservar suas dimenses e posio relativa entre eles.

B +

A+

Use seus instrumentos de desenho para traar um arco de circunferncia nas seguintes condies:

Justificativa: uma questo de traado grfico. Testa os princpios de tangncia e concordncia entre segmentos de reta e arcos de circunferncia. A soluo mais elegante, sem dvida, por Lugar Geomtrico de eqidistncia; embora, por este raciocnio, tambm tenhamos outro caminho, que no o apresentado a seguir. O mais simples LG, suporte do centro do arco de circunferncia procurado, pertence a uma reta, perpendicular ao segmento dado, no ponto A. Qualquer circunferncia traada com centro nesta reta e raio determinado pela distncia at o ponto A, ser tangente ao segmento. Para atender a condio de o arco ser tambm tangente circunferncia de centro B, podemos considerar. a) A reta suporte do segmento e a circunferncia: tem por soluo uma parbola e uma reta perpendicular reta suporte no ponto B e uma parbola, de foco B e para diretriz, uma reta paralela reta suporte de A, distante dela da medida do raio da circunferncia em B. O ponto A e a circunferncia: uma hiprbole de focos A e B, e circunferncia diretora a circunferncia de centro B.

b)

Esta foi a soluo escolhida.

B +

+ P

A+

C+

Reta perpendicular ao segmento em A Arco de hiprbole

También podría gustarte