Está en la página 1de 34

A UTILIZAO DE TEORIAS E MTODOS DA SOCIOLOGIA DO CURRCULO EM PESQUISAS SOBRE ENSINO DE SOCIOLOGIA1 Alexandre Jeronimo Correia Lima2

RESUMO: Este artigo a apresentao de uma proposta de pesquisa que busca experimentar a utilizao de conceitos e mtodos de anlise da Sociologia do Currculo para uma pesquisa de prticas pedaggicas cotidianas. Partindo de concepes de conhecimento e de discurso, prprios de uma linha de pensamento da Sociologia do Conhecimento, esta experincia objetiva esclarecer um pouco mais a respeito da formao do processo dinmico de estruturao do discurso sociolgico - produzido atravs da realizao da disciplina de Sociologia no ensino bsico. Neste momento sero tratadas as questes que dizem respeito viabilidade da utilizao desta teoria no ambiente escolar. O principal terico que orienta as formulaes deste trabalho Basil Bernstein. Palavras-chave: currculo; Sociologia do Conhecimento; teorias e mtodos

INTRODUO

O problema de se entender os mecanismos do processo de transmisso e aquisio de conhecimento no apenas um tema dos tratados cientficos, mas uma questo poltica-social, que se fosse esclarecida poderia contribuir para um melhoramento, ou pelo menos, um refinamento das polticas pblicas do sistema educacional. Isto, tanto no sentido de reduzir as grandes desigualdades na distribuio de conhecimento do universo escolar, como tambm no mbito de auxiliar os agentes do campo escolar a planejarem melhor suas aes no que se refere s relaes ensino-aprendizagem.
1

Orientadora: Profa. Dra. Ileizi Luciana Fiorelli Silva

Graduado em Cincias Sociais pela UEL. Mestrando em Cincias Sociais pela UEL. Contato: ajcl@gmail.com

1 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

Este trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades e os meios de se utilizar teorias e mtodos de pesquisa e reflexo da Sociologia do Currculo, em pesquisas sobre o Ensino de Sociologia.O alvo deste projeto, em construo3, a formao do processo dinmico de estruturao do discurso sociolgico - produzido atravs da realizao da disciplina de Sociologia no ensino bsico. Isto , procura-se saber um pouco mais sobre a realidade do ensino de Sociologia no universo escolar, pensando em quais so as fronteiras que esto se formando em relao aos demais discursos cientficos, recontextualizados e re-codificados em disciplinas escolares. Em 2009, foi realizado um exercciode anlise com uma proposta curricular para o ensino de Sociologia4.Osentido daquele trabalho era localizar, no documento, as relaes de poder e controle que determinavam a posio e a realizao do discurso sociolgico tal como o texto do documento o sugeria. Apresenta-se aqui parte desta anlise, no sentido de verificar a possibilidade de aproveitamento - para pesquisas no documentais- de alguns fundamentos terico-metodolgicos pertinentes anlise do currculo. Tais fundamentos, alm de proporcionarem uma viso diferenciada do discurso em textos curriculares, podem auxiliar em anlises decarter mais profundo das relaes pedaggicas discursivas, tanto no campo escolar, quanto no cientfico.

O presente artigo um relato parcial de uma pesquisa de mestrado em andamento com o ttulo: Teorias e Mtodos na pesquisa sobre ensino de sociologia: modelos da sociologia da currculo. (2010-2012).

4CORREIA-LIMA, Alexandre J. Modelo de anlise de proposta curricular para o ensino de Sociologia: A Sociologia do Conhecimento como instrumento para anlise da Proposta Curricular para o Ensino de Sociologia no 2 grau PR/1994. 2009. 85. Trabalho de Concluso de Curso de Cincias Sociais Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009

2 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

O exerccio teve como objeto referencial uma proposta curricular para o ensino de Sociologia do Estado do Paran5. O cerne da questo trabalhada residia na ideia de que a Sociologia do Conhecimento de Bernstein e de Mannheim poderiam fornecer instrumentos teis para perceber a cartografia das posies de poder e os mecanismos e processos de controle das relaes sociais discursivas. Atravs de uma incurso mais profunda nessas reas do currculo (poder e controle) combinada com uma criteriosa anlise histrica e estrutural, um tanto prxima do que Sahlins chamaria de estrutura da conjuntura6, visualizava-se a possibilidade de identificar traos relevantes sobre a natureza criada das relaes discursivas que se materializam no texto curricular: a orientao para a ao utpica transformadora, revolucionria, destruidora; ou a orientao para a ao ideolgica, conservadora, reacionria, defensora do que houver de estrutural nas relaes de poder.

ESTRUTURA TERICA DA PESQUISA

Precedendo qualquer discusso mais densa sobre o assunto, dois termos devem ser esclarecidos a fim de facilitar a localizao do ponto de partida deste texto. Um que diz respeito Escola e outro que diz respeito ao Conhecimento:

PARAN, Estado do. Proposta Curricular de Sociologia para o Ensino de 2 Grau . Secretaria de Estado da Educao, Curitiba, 1994. A proposta curricular paranaense de 1994 no chegou a ser implantada, pois, quando houve a transio do governo de Requio (1991-1994) para o de Jaime Lerner (1995-2003), no Paran, e Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), no Brasil, o Ministrio da Educao eas polticas educacionais adotaram orientaes diferentes. A partir da Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, denominada Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), o antigo 2 grau, ou ensino secundrio, foi substitudo pelo Ensino Mdio que compreendem os ltimos trs anos da formao bsica.
6

Sahlins define essa estrutura da conjuntura como: a realizao prtica das categorias culturais, em um contexto histrico (especfico), expressas nas aes interessadas dos agentes histricos incluindo a microsociologia da sua interao. (SAHLINS, 1990, p.15)

3 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

1 - Ainda que se proponha aqui que mtodos de pesquisa fundamentados em teorias da Sociologia do Currculo possam auxiliar na percepo e apreenso de dados do cotidiano da prtica pedaggica escolar; o campo de estudo fim a Escola e os agentes protagonistas envolvidos so os atores deste campo - alunos, professores e funcionrios, compreendidos como toda a equipe pedaggica. E no se deve pensar a Escola apenas como o lcus de aplicao do currculo, o espao neutro de transmisso de conhecimento oficial, ou mesmo, a instituio reprodutivista conservadora; 2 - A discusso da Sociologia do Currculo pressupe uma discusso anterior, que a da Sociologia do Conhecimento. Isto porque a Sociologia do Conhecimento entende o documento no como a expresso de ideias individuais, mas sim como a materializao das relaes sociais. Um olhar sociolgico sobre o conhecimento no documento procuraria desvelar o universo social por trs da produo de discursos e conhecimentos. Somente desta perspectiva, acredita-se ser possvel a utilizao de tcnicas de anlise de currculo para anlises de prticas sociais. J que tanto os conhecimentos cunhados no papel oficial do currculo, como os vocalizados pelo professor fazem parte de processos discursivos em relaes sociais, sendo assim objetos de interesse da Sociologia.

CONSIDERAES IMPORTANTES A RESPEITO DA ESCOLA

O fato de existir uma Sociologia dos Estabelecimentos Escolares e toda uma Cincia da Educao que trabalham com a escola como objeto central de reflexo, j previne qualquer tentativa de reduo do tema a mero reflexo, ou reproduo de conflitos polticos, econmicos, histricos, culturais etc. Atualmente, entende-se a escola como um verdadeiro microcosmo que interage com o todo, sendo possuidora de particularidades que demandam
4 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

uma incurso profunda no que j fora teorizado sobre o assunto. Como referncia para iniciar a discusso sobre o assunto um bom caminho seria procurar fontes em Leila de Alvarenga Mafra (2003) A sociologia dos estabelecimentos escolares: Passado e presente de um campo de pesquisa em re-construoin: Itinerrios de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educao. L, a respeito das discusses mais recentes, Mafra diz:

Ao longo das duas ltimas dcadas, cresceu a necessidade de superar os impasses tericos e metodolgicos dos estudos que focalizam as instituies escolares, (...) Aprofunda-se nessa dcada [1990] o entendimento de que as instituies escolares no podem ser analisadas fora do tempo e do lugar onde atuam, pois expressam um lento processo de construo social e cultural, no qual influem tanto as necessidades e interesses da sociedade, quanto aes, significados, desejos, experincias coletivas e individuais daqueles que passam pelas escolas. Se as instituies escolares cumprem, por um lado, funes sociais determinadas, elas igualmente se modificam independentemente dessas determinaes, pois so moldadas e construdas pela histria sociocultural e profissional de seus personagens, de suas vivncias, de suas realizaes, de seus sonhos e de suas possibilidades. (MAFRA, 2003, p.124-125)

De toda forma, o ponto aqui que para pensar na formao e transformao de discursos sociais, a Escola deve ser encarada como uma agncia recontextualizadora (BERNSTEIN, 1996). E, ainda que no seja a agncia oficial, seria um engano desastroso ignorar o poder descomunal da Escola em orientar prticas sociais para manuteno ou para a transformao da realidade. Basta pensar em seu papel histrico nos ltimos trs sculos. De uma perspectiva histrica, AndrChervel, 1990, em Histria das disciplinas escolares: reflexes sobre um campo de pesquisa , diz que o estudo da escola se v confrontado em parte com o estudo das disciplinas. Supe que em determinadas pocas da histria a sociedade e suas instituies, Famlia, Religio, Estado, experimentaram, (...), a necessidade de delegar certas
5 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

tarefas educacionais a uma instituio especializada(1990, p. 187). A escola moderna deve sua origem ao objetivo de constituir identidades nacionais. Se invertidos os fatores tem-se que: a constituio das identidades nacionais deve sua origem escola moderna. Na formao moderna das naes, o papel da escola semelhante ao da burocracia, mas pode-se pens-lo em maior escala, preparando uma parcela maior da populao para a vida nacional e para a vida no capitalismo. Benedict Anderson, 2008, em Comunidades Imaginadas, faz longa descrio do caso indonsio, demonstrando como as populaes saiam de suas localidades para cumprir a jornada escolar. Partiam dos pequenos centros indo em direo aos grandes, despertando, durante a trajetria escolar, o sentimento de camaradagem horizontal para com seus colegas, outrora pertencentes s vrias culturas distantes das suas, depois apenas indonsios como eles.Neste ponto, Anderson demonstra a escola como longo ritual de passagem que transforma homens tribais em homens nacionais.

CONSIDERAES IMPORTANTES A RESPEITO DA SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO

Entende-se por Sociologia do Conhecimento o estudo das relaes sociais da produo do conhecimento. Cabe, entretanto, lembrar que as relaes sociais no apenas influenciam a produo do conhecimento, mas o conhecimento uma relao social. Segundo Mannheim em Ideologia e Utopia, conhecer fundamentalmente um conhecer coletivo (1968, p.58), portanto, trata-se de uma Sociologia preocupada com os processos de cognio no somente do indivduo, mas tambm da sociedade. Caracteriza-se no por investigar como o pensamento se realiza nos tratados de lgica, mas como ele realmente funciona na vida pblica e na poltica como instrumento de
6 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

ao coletiva (MANNHEIM, 1968, p.29). De um modo geral, ela diz que no h como entender, nem como aceitar qualquer pensamento sem que se entenda a origem histrico-social dos indivduos que, em grupo, defendem suas formas de pensar. Norbert Elias sintetiza o que trata a Sociologia do conhecimento:

Em sua forma tradicional, as suposies tericas comuns das teorias sociolgicas do conhecimento so bastante simples. Elas podem ser condensadas na afirmao de que a estrutura da conscincia, das idias, do conhecimento, do pensamento, da percepo ou de qualquer que seja o ngulo que possamos escolher , primordialmente determinada pela estrutura dos grupos humanos pelos quais so produzidas, no pelos objetos da conscincia ou pela prpria conscincia, chamemos a isso lgica, razo ou o que quer que seja. (ELIAS, 2008, p. 516).

A manifestao individual realizada com os instrumentos intelectuais recebidos socialmente. O indivduo inconscientemente coagido a realizar determinados tipos de ao de acordo com o que existe em seu meio. (MANNHEIN 1968), (BOURDIEU, 1996).

Somente num sentido muito limitado o indivduo cria por si mesmo um modo de falar e de pensar que lhe atribumos. Ele fala a linguagem de seu grupo; pensa do modo que seu grupo pensa. Encontra sua disposio somente certas palavras e seus significados. (MANNHEIM, 1968, p.30-31) Eu diria que enquanto se pensa em termos de conscincia, falsa conscincia, inconscincia etc, no se consegue captar os principais efeitos ideolgicos, que na maioria das vezes so transmitidos pelo corpo. O principal mecanismo de dominao opera atravs da manipulao inconsciente do corpo. [...] que funciona de maneira muito mais sutil atravs da linguagem, atravs do corpo, atravs de atitudes para com coisas que esto abaixo do nvel de conscincia. (BOURDIEU, 1991, p. 269 270)

Diante do atual momento da histria da Sociologia, no apenas como disciplina escolar, mas tambm como rea do conhecimento, a discusso sobre o currculo desperta imediato interesse quando abordada pela Sociologia
7 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

do conhecimento porque remete ao prprio exerccio de autocrtica da Sociologia. Tal esforo revela que os meios de se entender como os grupos de interesse influenciam e determinam a composio curricular da disciplina de Sociologia so semelhantes aos meios de se entender a existncia e legitimidade da prpria Sociologia na sociedade. Isso porque os

empreendimentos dos grupos de interesse nas disputas na rea do currculo so lutas pela manuteno de saberes, pela consolidao de teorias, pela confirmao de mtodos, que validam, ou nulificam suas formas de viver e pensar. Enfim, somente depois de tratadas algumas ponderaes centrais sobre a Escola e sobre o Conhecimento, com o devido cuidado, possvel trabalhar com as abordagens alternativas pretendidas.

A SOCIOLOGIA DE BERNSTEIN DA ANLISE CURRICULAR PARA AS PRTICAS ESCOLARES. TEORIA E MTODO.

Entre os critrios tericos-metodolgicos com os quais se pautam esta anlise, no h nfase alguma em separar os modos de comunicao escrita e falada no que tange a formao dinmica do discurso sociolgico impactado pela disciplina escolar de Sociologia. Portanto, acredita-se que os efeitos discursivos da prtica do ensino da Sociologia nas escolas produto ao mesmo tempo do que h formalmente escrito em currculos, propostas, planos de aula e mesmo livros didticos, quanto o de prticas pedaggicas cotidianas em salas de aula. Em resumo, a imagem social da Sociologia que corre na dinmica do universo social produto de documentos vivos em constante relao com as prticas escolares em um movimento cclico de produo, transmisso, resposta.

8 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

SegundoBasilBernstein, clssico autor da Sociologia do Currculo, o processo pelo qual os conhecimentos em forma de discursos materializados em textos, em falas, em imagens, em msica, em cinemaetc, viajam do campo intelectual at os campos de reproduo dentro do sistema educacional, e, depois escolar, composto por uma cadeia de contextos e re-contextos. E, ao longo de uma jornada de reinterpretaes e at re-codificao, o discurso (texto) sofre uma transformao ou reposicionamento adicional na medida em que se torna ativo no processo pedaggico (BERNSTEIN, 1996, p. 92). Porm, isso no caracteriza uma deformao do verdadeiro conhecimento, mas representa a prpria sntese do conhecimento coletivo. O caminho que percorre dinmico, mutvel e carregado de mltiplas presses oriundas de diversos campos. Bernstein afirma em A estruturao do discurso pedaggico: classe, cdigos e controle (1996) que ao entender melhor o processo pelo qual os discursos passam do campo intelectual de produo e se materializam nas prticas pedaggicas, sejam da escola, da famlia, ou do trabalho, compreende-se melhor como e em que est baseada a distribuio de poderes e direitos em sociedade.

importante compreender os princpios sociais que regulam a recontextualizao das teorias nos campos de prtica. Isso exige o estudo tanto das agncias recontextualizadoras quanto dos agentes. A fim de compreender atravs de quais formas as teorias se tornam dominantes compreender as modalidades de cdigo que so dominantes. (BERNSTEIN, 1996, p.72)

No processo de produo, transmisso e resposta da mensagem contida em qualquer conhecimento oficial seja de currculo disciplinar, ou no, encontram-se, aomenos, trs tipos de sujeitos do discurso passveis de anlise: a agncia (campo de produo e distribuio de discursos), os agentes do controle simblico (produtores e reguladores dos discursos) e o pblico adquirente (sujeitos que recebero e respondero s mensagens dos
9 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

discursos) (BERNSTEIN, 1996). Utilizando estes conceitos classificatrios para pensar uma orientao curricular: as agncias seriam representadas por rgos pblicos do governo e conselhos da sociedade (MEC; CNE; Secretarias de Educao, Ncleos Regionais, no caso do Estado do Paran, etc), os agentes seriam representados pelos autores (Cientistas Sociais de carreira, acadmicos, aqueles que so convidados para redigir as propostas, aqueles que escrevem os livros didticos, ou mesmo aqueles que pelanotoriedade de suas publicaes inspiram as propostas); e o pblico adquirente,os professores do ensino bsico.7 Isto apenas pensando no primeiro momento do discurso relacionado aodocumento, j que na prtica, quando ele atinge o seu fim, que chegar s salas de aula, os sujeitos se alteram, passando os professores a serem os agentes do controle simblico e os alunos tornam-se parte ativa/passiva do processo.Enquanto no primeiro momento os alunos so referidos, citados, pensados, mas no participam diretamente do processo, no segundo eles passam a interferir diretamente no discurso.De fato, em um momento crucial da transmisso da mensagem, o aluno, em sala de aula, deixa de ser alvo do currculo e passa a ser produtor de conhecimento e em uma relao pedaggica com o professor e com a Escola, novas prticas sociais so forjadas. Diante da perspectiva aqui empregada, os conceitos chaves de cdigo e discurso pedaggico do referido autor so instrumentos indispensveis. Bernstein entende que o conhecimento produzido e transmitido nas relaes sociais atravs de discursos pedaggicos, orientados e conduzidos por um cdigo. E na perspectiva dele, um discurso pedaggico pode ser analisado atravs da ideia de como est distribudo o poder e como

Seria conveniente ressaltar o caso do Estado do Paran no qual os professores da rede pblica foram convidados para participar da confeco do livro didtico e tambm foram parte integrante na produo da proposta curricular vigente. Diretrizes Curriculares Da Educao BsicaSociologia Pr/2008.

10 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

se d o controle da relao.Sua proposta analisar as gramticas especficas de acordo com a classe social e com os campos da prtica, atravs da ideia de cdigo. No processo de aquisio de cdigos especficos, adquirem -se princpios de ordem, mas tambm, ao mesmo tempo, princpios tcitos de desordenamento dessa ordem. (BERNSTEIN, 1996, p.14) Trabalhando esta perspectiva no universo escolar, trata-se, portanto, do discurso produzido a partir da disciplina de Sociologia como um discurso pedaggico criado e tambm criador de um cdigo especfico, em relao umbilical com o cdigo escolar, que pode ser pensado de acordo com suas regras de localizao e de realizao. De acordo com a teoria de Bernstein, um cdigo especfico pode ser visualizado em relao ao todo social como uma estrutura mais aberta transformao, ou mais fechada e mais ou menos autnoma em relao aos campos poltico e econmico. A percepo da localizao e da realizao de um discurso pedaggico conduz possibilidade de relacion-lo com as estruturas mais rgidas do processo social. A partir da possvel pensar a formao do discurso sociolgico da disciplina de Sociologia sob a influncia dos dispositivos pedaggicos j existentes que surgem (das, produzem e reproduzem) as relaes de classe. Para Bernstein, atravs dos mecanismos de controle das prticas pedaggicas e da localizao dos sujeitos que as realizam que se estabelece a diferenciao entre os cdigos em carter especficos e a ideologia responsvel pela manuteno do poder a quem detm em carter universal.

Mas especificamente, os cdigos regulados de acordo com a classe social posicionam os sujeitos relativamente s formas dominantes e dominadas de comunicao e s relaes entre elas. A ideologia constituda nesse (e atravs desse) processo de posicionamento. Dessa perspectiva, a ideologia inerente s formas de relao, regulando-as. A ideologia no tanto um contedo quanto uma forma de relao para a realizao dos contedos. (BERNSTEIN, 1996, p. 28)

11 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

Seus exemplos clssicos de prticas pedaggicas so as relaes entre pais e filhos, mdicos e pacientes, professores e alunos etc. Na verdade, a comunicao entre os homens em sociedade se faz atravs de discursos pedaggicos. A ideia central a de que no discurso pedaggico existe um esqueleto, o dispositivo pedaggico, que, por sua vez, caracterizado pelo cdigo que lhe estrutura, tal como o DNA, e lhe faz fluir. E assim, um cdigo um princpio regulativo, tacitamente adquirido, que seleciona e integra significados, realizaes e contextos (BERNSTEIN, 1996, p. 29). Na tentativa de traduzir este conceito em uma linguagem mais simples, pode-se pensar da seguinte maneira: um cdigo um conjunto de normas (princpio regulativo) adquirido socialmente, de forma implcita e coercitiva, tal como um fato social (tacitamente adquirido). Ele responsvel pela escolha dos significados relevantes (seleciona significados); pela forma como esses significados so utilizados (seleciona realizaes); e pela localizao no espao/tempo (seleciona contextos) em que so selecionados e utilizados, tudo de forma integrada (integra). Atravs do processo cclico de transmisso, aquisio e resposta de mensagens o cdigo socializado, por sua vez, o cdigo regula o que e o como dos significados: quais significados podem ser legitimamente postos juntos e como esses significados podem ser legitimamente realizados. (BERNSTEIN, 1996, p. 54) Para totalizar a ideia, acrescenta-se quando e onde em relao ao seu poder de selecionar e integrar contextos. Resum indo, os cdigos selecionam de forma integrada o que, como, quando e onde se realiza a ao e a comunicao. O grande objetivo das pesquisas de Bernstein foi buscar meios de decifrar esses cdigos, atravs da revelao das presses externas e internas que moldam e so moldadas por este conceito totalizante. Portanto, o fundamental seria compreender como as prticas pedaggicas funcionam, e,

12 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

tambm entender como podem ser modificadas. (BERNSTEIN, 1996, p. 66) Ainda na introduo de sua obra ele expe claramente este objetivo:

Este conjunto de ensaios pode hoje parecer um tanto incomum, j que os trabalhos lidam com formulaes altamente abstratas e pouco se referem s investigaes empricas que eles pressupem e que os inspiram, apresentando escassos exemplos. (...) Os textos representam um esforo contnuo para compreender os limites exteriores e os constrangimentos internos das formas de comunicao pedaggica, suas prticas de transmisso e aquisio e as condies de sua mudana, de tal modo que a distribuio de poder e os princpios de controle pressupostos por tal comunicao possam ser modelados, descritos e pesquisados. (BERNSTEIN, 1996, p.24)

Em relao s caractersticas externas e internas do cdigo, Bernstein elaborou categorias precisas que tendem a dar conta de suas implicncias. Contudo, antes de estabelec-las, ele deixou claro que sua tese sobre o entendimento do cdigo e dos discursos pedaggicos uma tese sobre o poder e o controle em relao comunicao. Sendo que o poder apontado pela diviso social do trabalho e o controle se manifesta nas relaes sociais, o exerccio do controle a manifestao do poder. No sentido de reproduzir de forma mais direta a ideia, pode-se pensar em dois grandes aspectos da comunicao: a voz (que caracteriza quem detm o poder) e a mensagem (na qual se expressam os mecanismos de controle). A partir da delimitao, ou localizao da voz, e, portanto, do poder conferido voz, e da revelao dos mecanismos controle da mensagem, entende-se todo o aparato terico de Bernstein. A comentadora Lucola Licino Santos faz uma espcie de sntese, traduzindo o autor de forma mais didtica:

Para responder a esta questo, o autor se volta para a anlise do poder e do controle social. Do ponto de vista terico e do ponto de vista analtico, o autor afirma que poder e controle so considerados elementos distintos, apesar de estarem mutuamente inter-relacionados nos estudos empricos. Por 13 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

meio das relaes de poder, de acordo com sua perspectiva, estabelecem-se, legitimam-se e reproduzem-se fronteiras entre diferentes categorias de grupos, como, por exemplo, classe e gnero, assim como entre diferentes categorias de discursos e de agentes. O poder est, portanto, relacionado ao espao, delimitando fronteiras e colocando pessoas, discursos e objetos em diferentes posies. Por sua vez, o controle estabelece formas de comunicao apropriadas para as diferentes categorias, ou seja, o controle estabelece a comunicao legtima para cada grupo, de acordo com as fronteiras estabelecidas pelas relaes de poder, buscando socializar as pessoas no interior destas relaes. Neste sentido, o poder constri relaes entre e o controle de relaes dentro de dadas formas de interao (BERNSTEIN apud SANTOS, 1990, p.27) (SANTOS, 1990, p.27)

A partir da, Bernstein prope a seguinte questo: como perceber o poder e o controle em uma comunicao? O caminho trilhado pelo autor foi pensar nas relaes entre e nas relaes dentro do discurso. O que ele faz se aprofundar na anlise dos aspectos desses dois momentos do discurso. Bernstein estabelece a ideia de regras de reconhecimento e princpio de classificao para discutir as relaes entre; e regras de realizao e enquadramento para discutir as relaes dentro.
As regras de reconhecimento criam os meios que possibilitam efetuar distines entre os contextos e, assim, reconhecer a peculiaridade daquele contexto. As regras de realizao regulam a criao e produo de relaes especializadas internas quele contexto. Ao nvel do sujeito, diferenas no cdigo implicam diferenas nas regras de reconhecimento e nas regras de realizao. (BERNSTEIN, 1996, p. 30)

O princpio da classificao, como fundamento bsico das regras de reconhecimento, est relacionado com o posicionamento do sujeito, ou do discurso em um determinado lugar, por isso a noo de reconhecimento. Tratase do reconhecimento do posicionamento. Atravs deste reconhecimento se faz a possibilidade de voz e de silncio (SANTOS, 1990, p. 29). O princpio classificatrio localiza os sujeitos do discurso, determinando quem possui a
14 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

voz. Mas, alm disso, tambm estabelece o grau de isolamento desta voz, determinando assim, a especificidade conferida a determinados discursos. reas do conhecimento, tanto humanas, quanto exatas, dependem de certa classificao. Por exemplo, o que Sociologia depende do que Histria, Economia, Geografia, Psicologia. (BERNSTEIN, 1996, p.55). De acordo com o arranjo social estabelecido, aquele caracterstico do pensamento

bourdiesianode agentes em conflito dentro de campos em busca de capitais (BOURDIEU, 2007 p. 82-83; 108 - 109), a Sociologia deve possuir forte classificao em relao s demais disciplinas para garantir espao para seu discurso. O que Bernstein faz aqui aprimorar e permitir uma espcie de qualificao mais exata da ideia de Karl Mannheim, em Ideologia e Utopia, 1968, na qual para a sustentao de determinadas formas de pensar, grupos de interesse devem argumentar em favor de sua especialidade (MANNHEIM, 1968, p. 30-31) Se a classificao estabelece as vozes,e,desta forma, est relacionada com a distribuio de poder em sociedade, o enquadramento responsvel pela mensagem, especificamente, pela forma como a mensagem pode e deve ser passada entre os agentes estabelecidos, de acordo com as regras de localizao (classificao). Bernstein explora a ideia de graus de controle da mensagem do transmissor e do adquirente como forma de analisar esse aspecto do discurso.

Enquadramento diz respeito realizao do discurso, uma vez que se relaciona com a forma pela qual os significados so encadeados e se tornam pblicos. Nesse sentido, enquadramento se refere natureza do controle sobre seleo e comunicao, sequncia, ao ritmo esperado para a aquisio e a base social na qual a transmisso ocorre. (SANTOS, 1996, p.29) Quando o enquadramento forte, o transmissor tem um controle explcito sobre a seleo, sequncia e ritmos da prtica pedaggica. No caso de o enquadramento ser fraco, o aprendiz tem um controle mais aparente no processo de comunicao. Quando o enquadramento forte, os alunos so 15 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

rotulados em termos de ateno, interesse, cuidado e esforo, enquanto no caso de um fraco enquadramento, os aprendizes so vistos a partir de seu interesse em ser criativos, interativos e autnomos. (BERNSTEIN apud SANTOS, 1990, p. 30)

Atravs das ideias de forte, ou fraca classificao; e forte, ou fraco enquadramento de uma prtica pedaggica, so estabelecidos vrios modelos de currculos e de pedagogias. Currculo integrado, currculo de coleo, pedagogia invisvel, pedagogia visvel.

EXERCCIO REALIZADO COM A PROPOSTA CURRICULAR

No exerccio anteriormente realizado (CORREIA-LIMA, 2009), os referidos conceitos de Bernstein foram utilizados para a anlise do documento Proposta Curricular de Sociologia para o Ensino de 2 grau de 1994. Atravs deste trabalho foi possvel testar um mtodo baseado na teoria desteautor para a anlise do discurso contido no texto do documento. Foram analisados no texto, os graus de classificao e enquadramento sugeridos no documento a respeito da sociologia como disciplina escolar. Quando o documento foi tratado desta forma, pde-se pensar em forte classificao da rea do saber quando o cdigo elaborado (como a sociologia,no caso) era apresentada com alto grau de especificidade e limites bem claros em relao s outras reas.A forte classificao pode contribuir para a legitimao de uma rea do conhecimento dependendo da hierarquia dos valores sociais dado aos conhecimentos. E quando tem fraco grau seus limites so invisveis ou frgeis. Na proposta,estes graus de classificao foram reconhecidos como currculo de coleo (com contedos e autores especficos), quando forte, e currculo integrado (disposto por temas), quando fraco. Em um sentido mais amplo, pensando em todo o texto do documento,foipossvel supor que havia inteno de fortalecer a classificao da
16 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

sociologia no s pelo seu contedo especfico, mas tambm pela constante afirmao da necessidade da mesma como disciplina. Em relao ao enquadramento, quando este forte, os controles da relao so bem ntidos e existe uma clara distino entre quem passa a mensagem e quem arecebe.O caso de uma relao mdico e paciente, por exemplo, ou o caso dos currculos cientficos clssicos no qual o professor detentor exclusivo do conhecimento oficial e o aluno no o possui de forma alguma. Quando h um fraco grau de enquadramento, os controles no so to ntidos e ambos os sujeitos participam da construo do conhecimento sem se saber direito quem o transmissor e a quem a mensagem se direciona. Quando se traduz isto para o universo escolar,tm-se as ideias de pedagogia visvel e invisvel. Pde-se notar, na proposta, uma predominncia da indicao para uma pedagogia invisvel. Supe-se que isso teria a ver com as caractersticas dos discursos mais fortes da poca que dialogavam com a questo da transio democrtica e pautavam sua retrica no sentido de devolver populao o poder de expresso . O problema que a radicalizao da pedagogia invisvel somada aos novos arranjos econmicos levaria a ideia de currculos por competncia dos anos 1990, desautorizando o professor como intelectual transformando-o, to somente em um show-man da motivao, contribuindo em parte para a situao de precarizao dos professores, acentuada naquela dcada. Ainda assim,puderam-se notar aspectos que apontavam para uma pedagogia visvel, quando se esperava do aluno de sociologia algum desempenho em relao ao contedo sugerido. O currculo integrado, o currculo coleo, a pedagogia visvel e a pedagogia invisvel foram elaborados para facilitar da aplicao dos conceitos em pesquisas especficas da rea do currculo e da pedagogia. Quando Bernstein elaborou esta srie derivada de conceitos que dizem respeito aos graus de classificao e enquadramento, no os limitou aos estudos da Educao. Possivelmente, estes termos podem se encaixar em textos de
17 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

diversas naturezas, mas que tratem de encaminhamentos curriculares, ou seja, que tratem de orientaes, ordens para o que fazer e quais caminhos tomar. Os modelos de pedagogias e currculos propostos pelo autor serviram de critrios para a leitura do documento. O quadro conceitual a seguir descreve os conceitos e seus graus de forma mais clara:
Conceitos para analisar relaes entre categorias Forte grau Fraco grau Em relao ao contexto

Classificao

Forte isolamento entre as categorias. Discurso como singular, criado no campo da produo do conhecimento. Ex. fsica e qumica. Currculo coleo partindo de operaes simples para conhecimentos mais abstratos.

Fraco isolamento entre as categorias. Discurso como regio, criado no campo da prtica. Ex. arquitetura e engenharia. Currculo integrado com conhecimento interdisciplinar. Adquirente com controle mais aparente no processo de comunicao. Pedagogia invisvel com regras dos discursos implcitas. Preocupaes com o estudante: interesse em ser criativos, interativos e autnomos

Se relaciona com as regras de reconhecimento. Aponta o que e quem deve discutir seguindo uma hierarquia externamente determinada. Se relaciona com as regras de realizao. Aponta o que e como deve ser discutido, proporcionando meios para a produo do texto legtimo.

Transmissor com controle explcito sobre a seleo, seqncia e ritmos da prtica pedaggica. Pedagogia visvel Enquadramento com regras dos discursos claras. Preocupaes com o estudante: ateno, interesse, cuidado e esforo,

Quadro 1- Graus de Classificao e Enquadramento (Quadro adaptado dos conceitos de BERNSTEIN, 1996)

Em diversos trechos da proposta foi possvel localizar o que se entendeu como indicaes destes tipos conceituais de Bernstein. Ainda que houvesse predominncia de algumas caractersticas em relao a outras, todos os tipos conceituais foram encontrados na proposta.

Currculo Integrado: A opo pela problematizao do contedo constitui-se num recorte metodolgicodapresente proposta, pois permite atravs da reflexo, construir em conjunto alunos/professor, os contedos e os conceitos que os perpassam atravs de diversas atividades - dramatizao, jornal, maquetes, etc, e linguagens - msica, poesia, filmes, etc - que possibilitem "visualizar"o contedo selecionado a ser estudado. (p.22) (CORREIA-LIMA, 2009, p. 69) (grifo nosso) Currculo Coleo: Na presente proposta, a preparao para o trabalho, enquanto meta, perpassa a seleo e organizao dos contedos, e vai alm do adestramento das tcnicas produtivas. Pelo 18 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

conhecimento sociolgico deve-se propiciar ao aluno o acesso aos fundamentos cientficos da diversidade tcnica utilizada no processo de produo, que historicamente produzida e constantemente modificado. Nessalinha de raciocnio, a especificidade do conhecimento sociolgico deve promover uma outra concepo de democracia, de formao profissional e de cidadania. (p.10-11) (CORREIA-LIMA, 2009, p. 69) (grifo nosso) Pedagogia Invisvel: Assim, a relao Cincia/Programa/Sociedade se articula evidenciando que esta proposta, ao refletir a dinmica da sociedade onde se insere, no exterior a ela, mas acompanha seu movimento (GUELFI, 1994). Nesse sentido, a diversidade das experincias existentes no interior da sala de aula deve ser considerada enquanto matria prima do seu prprio "fazer-se". (p.15) (CORREIA-LIMA, 2009, p. 76) (grifo nosso) Pedagogia Visvel: Este conhecimento deve ser trabalhado pela escola - nico espao possvel do saber formal e sistematizado. Na medida que esse trabalho for sendo viabilizado, um outro conhecimento poder ser construdo, permitindo ao aluno que: - extrapole sua experincia individual, percebendo-se no coletivo - no todo social; - desvele as relaes entre diferentes culturas - perceba-se no interior da dinmica capitalista - articule fenmenos sociais aparentemente desarticulados - supere a viso de mundo como um dado natural, harmonioso, homogneo e fragmentado. (p.10) (CORREIA-LIMA, 2009, p. 76) (grifo nosso)

Seguem-se aqui trechos das consideraes finais que fazem referncia a como a presena ou no dos termos e conceitos de classificao e enquadramento encontrados no texto foram utilizados para a anlise final da proposta curricular.

Ao procurar entender os mecanismos de funcionamento do cdigo especfico criado pelos elementos que compem a produo desse texto, encontram-se contradies que no so claramente justificadas. Como a inteno de, ao mesmo tempo, dar forte e fraca classificao Sociologia e de buscar diminuir o enquadramento atravs de pedagogia invisvel. (CORREIALIMA, 2009, p. 87) O fato que ao focar os olhos com as ferramentas de Bernstein como os princpios de enquadramento e de 19 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

classificao, percebe-se a complexidade de elementos que compem um dispositivo pedaggico. E, principalmente, percebe-se que na formao de um cdigo especfico, existem elementos que no so completamente determinados pela coero macro-social, revelando a autonomia relativa das agncias e dos campos de contextualizao. Viu-se que mesmo dentro de um discurso, se no hegemnico, tendencioso de quebra da ideia de disciplina, havia a inteno de solidificar a especialidade da Sociologia. (CORREIA-LIMA, 2009, p. 87)

Com essa anlise foi possvel identificar algumas questes sobre a proposta. Sendo que o que ficou mais evidente foi aintenode conciliar os interesses em solidificar a sociologia como disciplina escolar, destacando o poder de abstrao de seus instrumentos, mas, ao mesmo tempo, propor uma pedagogia que respeitasse os conhecimentos originais dos alunos em relao ao mundo, realidade e aos problemas sociais. A proposta no chegou a ser posta em prtica para verificar se isso era possvel. Mas, se fosse,os resultados maiores dessa ambio seriam interessantes objetos de anlise. O mais peculiar sobre aquela proposta, o fato de que no atual momento, em que a sociologia acabou de voltar aos currculos escolares como disciplina obrigatria, as ideias conflituosas encaradas naquela situao voltam a ser pauta do dia. Com os instrumentos utilizados no referido exerccio, foi possvel fazer algumas consideraes a respeito daquela proposta que no estavam imediatamente visveis em uma primeira abordagem. por isso, que, guardadas s suas limitaes, acredita-se que o mtodo exposto possa ser til em uma pesquisa que v alm da anlise textual. Isto, se o mtodo for empregado em combinao com outras fontes de referncia, especialmente, aquelas que digam mais a respeito da escola. Atravs de conceitos relacionados aos mltiplos elementos que compem uma disciplina no ambiente escolar, prope-se que seria possvel criar um mtodo capaz de identificar o grau de autonomia da disciplina e o
20 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

quanto sua realizao favorece ou desfavorece a manuteno das estruturas que caracterizam as desigualdades scio-educacionais.

OBSERVANDO PRTICAS PEDAGGICAS DE SITUAES COTIDIANAS DO UNIVERSO ESCOLAR COM OS INSTRUMENTOS.

Quando se pensa em escola, antes de qualquer coisa, necessrio lembrar que h na escola um cdigo especfico escolar com suas regras, formas, contedos, tempo e espao. Quando a disciplina de Sociologia passa a compor esse cdigo, ou em outra perspectiva, passa a fazer interseco com o cdigo, uma cadeia de reaes acionada e o cdigo remodelado. O que significa dizer que alguma coisa muda no ambiente escolar. Pensa-se aqui tanto em determinadas escolas como tambm em toda cultura escolar. Nesse sentido, tal como as propostas curriculares em forma de texto, as prticas pedaggicas realizadas em sala de aula poderiam ser analisadas de acordo com critrios semelhantes aos que se utilizam para analisar os fatores que determinam um cdigo especfico.Ou seja, limites exteriores (classificao) e constrangimentos internos (enquadramento), j que, em suma, asrealizaes da proposta por curricular, determinados atravs sujeitos das sociais

prticaspedaggicas,soconduzidas

(cientistas, pedagogos e professores) e so recebidas por outros sujeitos sociais (alunos). Tal processo produz uma relao pedaggica com um cdigo especfico. Quando os olhos da pesquisa esto interessados nos princpios de classificao no estudo das prticas pedaggicas no interior de uma escola, determinado conhecimento, ou disciplina so dotados de caractersticas especiais que acabam modelando o cdigo, e consequentemente, alteram a distribuio de poder e a forma de controle da prtica pedaggica e, portanto, o
21 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

discurso. O que se buscaria aqui seria a cotao, a especialidade, o lugar dos discursos disponveis nas escolas. Quem est habilitado para falar, ou tratar do que.Um exemplo elucidativo seria a questo da violncia. Quem est, na escola, mais habilitado para tratar este assunto? Isso pensando tanto em disciplinas, quanto em agentes. A Sociologia? A Biologia? A Histria? O diretor? Os alunos? Os pedagogos? Quando o tema facilmente localizvel dentro de uma rea de um determinado discurso, sabe-se que o mesmo possui forte classificao em relao ao tema e consequentemente forte classificao em relao aos demais discursos. Procurar o grau de classificao dos agentes e dos discursos dentro do cdigo especfico da escola seria a misso em uma empreitada desta natureza. Em relao ao enquadramento, isso se traduziria em reconhecer como as orientaes curriculares tratam a didtica a ser utilizada, e, principalmente como se desenvolvem as relaes entre professor e aluno em sala de aula. O que aponta para a necessidade de uma incurso a campo. Quando existem regras muito claras que opem professor e aluno em relao ao conhecimento, o enquadramento forte, se a situao for o oposto, o enquadramento fraco. Ao participar de experincias de atividades escolares em Londrina-PR no ano 2010, tendo como ambiente de reflexo sobre o assunto trs escolas parceiras do projeto LENPES/UEL (Laboratrio de Ensino Pesquisa e Extenso de Sociologia)8, foi possvel perceber como algumas relaes com esta teoria podem ser apreendidas no cotidiano das escolas. A Sociologia vem realmente se consolidando como disciplina escolar. Seu nome, j no causa mais o estranhamento que causava h alguns anos atrs, suas formas e seus conceitos j comeam a fazer parte do repertrio do
8

O LENPES um projeto de extenso do departamento de Cincias Sociais da UEL, na poca, financiado pela SETI/PR e pelo programa Universidade Sem Fronteiras. Ele integra, de forma articulada, aes de ensino, pesquisa e extenso,que,voltadas ao ensino de Sociologia na educao bsica, buscam entender e modificar os grandes problemas da educao bsica no Brasil; Alm disso, o LENPES trabalha na formao inicial e continuada de professores.Mas, sobretudo, sua principal misso pesquisar, analisar e discutir problemas gerais da educao bsica envolvendo e estimulando a sociedade para que cada vez mais sujeitos participem das discusses cientficas, polticas, morais etc.

22 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

cdigo escolar. Vulgarizados, mas no completamente descolados de suas fontes autorais, conceitos como: classe social, burguesia, fato social, luta de classes, campo econmico, campo cientfico, cultura (esse ainda com muitas ressalvas), etnia, socialismo, capitalismo, diversidade, alteridade, capital podem ser escutados no ambiente escolar, dentro e fora das salas de aula, tanto por alunos de Sociologia, como por professores de outras disciplinas, diretores, pedagogos e funcionrios. Mas, o ponto principal que seus

recursos comeam, timidamente, a serem requisitados por cada vez mais setores da sociedade. Se antes era incomum buscar referncias nas Cincias Sociais para tratar de assuntos como drogas, violncia, juventude, sexo etc, hoje, pode-se dizer que isso vem se alterando, ao menos nos casos locais. O que demonstra certa conquista no sentido de aumento do grau de classificao da disciplina em conjunto com um maior reconhecimento social do seu campo de interesse e especialidade. Nos cursos de formao de professores, oferecido pelo LENPES, os professores aparentam reconhecer o domnio da Sociologia, demonstrando a existncia de algum grau de classificao da disciplina. Embora isso no queira dizer que atribuam aos socilogos maior pertinncia do que a um jornalista que trate dos mesmos assuntos. Trata-se de um tema polmico, mas

diferentemente de outras disciplinas estabelecidas a mais tempo de formas diferentes, a Sociologia e a Filosofia travam uma batalha muito grande com uma corrente de pensamento que classifica seus objetos e, principalmente, seus mtodos como territrio livre para amenidades, debates do senso comum. Esse debate no exclusivo da Sociologia como disciplina escolar. Ele remonta discusses, do comeo do sculo XIX, que esto na origem do pensamento das Cincias Sociais e reflete sua caracterstica de estar entre as verdades da cincia oficial sistematizadora, emprica, comprovadora de dados e fatos; e a literatura hermenutica, fictcia, interpretadora de fatos e dados.
23 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

O problema da sociologia est no fato de que ela pode sem dvida imitar as cincias naturais, mas no pode efetivamente tornar-se uma cincia natural da sociedade. Se renunciar, porm, sua orientao cientfica, ela retorna a uma perigosa proximidade com a literatura. Essa situao precria da sociologia como uma espcie de terceira cultura entre as cincias naturais, de um lado, e as cincias humanas e a literatura, de outro, acentuada pelo fato de que as tradies de pensamento da Ilustrao e da ContraIlustrao competem entre si pelo destino da sociologia. (LEPENIES, 1996, p.17)

Exemplificando melhor a questo, qualquer matemtico sente-se, ou pelomenos, tacitamente considerado preparado para falar de desigualdades sociais, enquanto nenhum socilogo que no tenha alguma especializao em matemtica deve se considerar apto a discorrer sobre o teorema fundamental da aritmtica. Isso pode ser encarado como problema, se pensado de acordo com as regras de localizao (classificao). Mas, pode at ser uma vantagem, dependendo do projeto de sociedade a que a Escola objetiva. neste mbito que entraria outra fonte terica de uma discusso mais profunda da Sociologia do conhecimento, que seria a propenso para a orientao utpica, ou ideolgica de uma prtica discursiva (MANNHEIM, 1968). A ideia consiste na afirmao de que os indivduos no conhecem nem agem no mundo atravs de seus tratados de lgica, mas sim, atravs de suas orientaes inconscientes no sentido de conservar (orientao ideolgica) ou de destruir (orientao utpica) a realidade tal como ela se apresenta, utilizando, para tanto, seus instrumentos intelectuais, (inclusive as regras da lgica) adquiridos ao longo de suas trajetrias de vida. (MANNHEIM, 1968, p. 68). O forte ou fraco enquadramento, a forte, ou fraca classificao dos discursos pedaggicos, podem contribuir para a reduo ou a ampliao na desigualdade da distribuio do conhecimento. Dependendo do contexto comunicativo (tanto da escola, quanto da sociedade em sua
24 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

totalidade),diferentes prticas pedaggicas podem remeter a uma orientao ideolgica, ou utpica. De toda forma, na situao presente, de acordo com o que pde ser percebido nas aulas ministradas, nas palestras com os professores da rede de ensino, em conversas com os colegas e alunos, o grande desafio para os cientistas sociais, constituindo um dos primeiros passos mais turbulentos na passagem das Cincias Sociais acadmica para a escolar: trabalhar no sentido de esclarecer uma ideia paradigmtica, fundamental para qualquer raciocnio sociolgico, que a de que existem fatores sociais que so determinantes para as condutas individuais; que para problemas coletivos, no interessa Sociologia (praticamente de qualquer filiao terica) respostas individuais. Isto , certamente, um problema terico e didtico, mas no deixa de ser um problema de classificao e de enquadramento da disciplina. Em pesquisa realizada nos trs colgios parceiros do LENPES, alguns dados chamaram a ateno para como o espao escolar e a disciplina de Sociologia esto sendo percebidas pelos alunos. No colgio A, 3% dos alunos tm a Sociologia como disciplina favorita, o que a coloca como a 12 preferncia, entre 14 possveis. No colgio P, 9% dos alunos tm a Sociologia como disciplina favorita, neste caso ela a 11, entre 15 possveis, e no colgio V, ela a 7 sendo a escolha 17%, entre 15 possveis. A despeito dos mritos pessoais dos professores que provocam essa mudana de posio da disciplina de colgio para colgio, neste quesito, em todos os colgios, a disciplina favorita a Educao Fsica. O que acontece, como possvel ver nos dados a seguir, que as disciplinas escolares no so objeto de apreciao dos alunos, j que estes at reconhecem o valor e gostam da escola, porm no como local de apreenso de capitais cientfico e simblico relacionados aos conhecimentos propostos pelas disciplinas escolares pautadas em suas respectivas cincias de referncia.
25 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

Dados do colgio V O que os alunos acham da escola muito ruim Ruim Regular Boa muito boa TOTAL Frequncia Percentual 99 49 402 400 112 1062 9% 5% 37% 37% 10% 98%

Relao com os amigos/ colegas muito ruim Ruim Regular Boa muito boa TOTAL

Frequnci Percentua a 16 23 144 414 473 1070 l 1% 2% 13% 38% 44% 99%

Dados do colgio P O que os alunos acham da escola muito ruim Ruim Regular Boa muito boa Frequnci Percentua a 59 57 264 156 62 l 9% 9% 41% 24% 10%
26 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

TOTAL

598

93%

Relao com os amigos/ colegas muito ruim Ruim Regular Boa muito boa TOTAL

Frequncia Percentual 11 15 91 197 297 611 2% 2% 14% 31% 46% 95%

Dados do colgio A Todos os O que os alunos acham da escola a) muito ruim b) ruim c) regular d) boa e) muito boa pesquisados 6% 2% 35% 38% 17%

Todos os Do que mais gosta na escola a) dos amigos b) das aulas tericas c) das festas d) dos professores e) das aulas prticas mais de uma opo/ no pesquisados 51% 2% 17% 27% 37% 31%
27 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

respondeu

De acordo com o referencial terico referido neste texto, possvel formular uma hiptese a respeito das razes dos dados apresentados, nos quais os alunos gostam da escola apenas como espao de socializao. Tal hiptese s poderia ser razoavelmente discutida com um acompanhamento mais detalhado dos espaos escolares, sendo, mais uma vezindispensvela ideia de se aliar pesquisas escolares e trabalhosetnogrficos.De toda forma, supe-se que os agentes sociais (alunos aqui), independentemente de sua formao, ou dos instrumentos intelectuais dos quais dispem para atingir o texto legtimo imposto pelo grau de enquadramento da relao pedaggica, so capazes de reconhecer a classificao dos discursos, dos conhecimentos e dos capitais dispostos em um espao social. Tal caracterstica inerente a todos em sociedade.Aquele que incorpora um habitus9 (Bourdieu, 2003), ou apreende um cdigo (Bernstein, 1997), o faz de forma semelhante a como se apreende uma lngua me. No como fazer um curso de portugus, incorporar tacitamente, coercitivamente, do nascimento ao tmulo gramticas especficas da vida em sociedade, aprender as regras do jogo, jogando. Dentre essas gramticas h um conjunto delas responsveis pelo reconhecimento da distribuio de poder em sociedade. Em algum grau, ou nvel de conscincia, todos sabem o que est em jogo e quem est ganhando, mesmo que nem todos possuam, dominem, ou conheam os recursos necessrios para galgar o poder, j que estes recursos so hereditariamente passados pela diviso de classes.A professora

(...) elhabitus como sistema de lasdisposiciones socialmente constituidas que, encuantoestructurasestructuradas y estructurantes, sonel principio generador y unifcadordel conjunto de lasprcticas y de lasideologas caractersticas de un grupo de agentes. Tales disposicionesencuentran una ocasin ms o menos favorable para traducirseenactoen una determinada posicin o trayectoriaen El interior de un campo intelectual, que a su vez ocupa una posicin precisa enlaestructura de laclase dominante. (BOURDIEU, 2002, p. 107)

28 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

Lucola Santos apresenta um exemplo prtico de como essa caracterstica de reconhecimento tcito dos graus de classificaopode ser verificada:

Muitas crianas das camadas populares podem ter domnio das regras de reconhecimento, ao perceberem as relaes de poder nas quais esto envolvidas e sua posio nestas relaes. Contudo, podem no dominar as regras de realizao, pois no conseguem produzir o que considerado texto legtimo. Dessa forma, so as regras de reconhecimento que permitem ao estudante identificar que significados so relevantes e as regras de realizao permitem saber como utilizar esses significados para produzir o texto legtimo. (SANTOS, 1990, p.30)

Nota-se nessa situao, comum ao ambiente escolar, que o cdigo elaborado apresentado sob fortes regras de enquadramento, o que acaba limitando o acesso ao mesmo. Entretanto, os alunos, sabem tacitamente e explicitamente seus lugares na diviso social. O que significa dizer que os princpios de classificao so facilmente reconhecveis em uma relao pedaggica de poder. Neste caso, a autora estava fazendo referncia s pesquisas de Bernstein na Inglaterra dos anos 1970 e 1980. O caso brasileiro, atual, possui diferenas muito significativas. A comear, percebe-se logo uma nfase no forte enquadramento da prtica pedaggica escolar naquela pesquisa. O que no se encontrou, ao menos diretamente, nas experincias vivenciadas no curso de licenciatura de 2010. Mas, de toda forma, o fato de haver um reconhecimento nos princpios de classificao tanto l como aqui parece apontar para algo muito interessante na teoria sociolgica de Bernstein. Os alunos sabem o que vale e o que no vale, na escola. E assim, sabendo da disposio dos elementos que esto ofertados no ambiente escolar e no reconhecendo nos conhecimentos escolares poder simblico de barganha em outros mercados do espao social, alguma espcie de impulso

29 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

inconsciente, pragmtico10 e utilitarista de grande parte dos alunos, leva-os a rejeitar o que no lhes serve de moeda de troca nos mercados que lhes interessam. Saber quais so os tipos de ao social de Weber, ou o que Fato Social no vai proporcionar ao aluno a mesma satisfao de ostentar um tnis de marca, ou um celular de ltima gerao, muito menos arm-lo com recursos teis no doloroso empreendimento adolescente de conquistar algum

reconhecimento atravs de capital social. Se tal impulso pragmtico realmente existe, ele poderia perfeitamente se encaixar com o que Mannheim chamaria em Ideologia e Utopia (1968) de orientao ideolgica ou conservadora. Mas, se existe, ele no de forma alguma algo como uma natureza humana, e sim aspectos de um tempo e de uma sociedade determinada. Diante disto, as escolas passam a ser muito mais valorizadas pelos alunos como espao de socializao do que como fonte de conhecimento. Neste sentido, os alunos no esto interessados em socializar com os professores, diretores e equipe pedaggica. Seus interesses dizem mais respeito aos relacionamentos entre eles. Os dispositivos de controle, bem como os espaos ocupados pelas disciplinas escolares esto atrapalhando o alcance dos objetivos destes agentes sociais do espao escolar. O que ocorre com os conhecimentos ofertados nas escolas em relao aos conhecimentos requisitados no mercado de trabalho e nos crculos eruditos a existncia de um desequilbrio: Primeiro, os mercados de trabalho esto requisitando cada vez mais especializaes que se encontram fora dos currculos escolares. Segundo, o reconhecimento social dado ao conhecimento escolar no se compara ao reconhecimento dos considerados verdadeiros conhecimentos elaborados que do explicaes legitimadas sobre o mundo. Estes ltimos se encontram
10

Aqui, tanto pragmtico como utilitarista em um sentido vulgarizado, mais distante de suas razes filosficas e lingusticas. Que toma o valor prtico como critrio da verdade que procura em suas escolhas alcanar o maior prazer possvel com o menor dano necessrio.

30 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

em nichos cada vez mais especializados de crculos acadmicos e institutos de pesquisa, no tanto pelo desenvolvimento dos graus de complexidade e profundidade de suas elaboraes, mas sim por partilharem de um sistema econmico e poltico que demandam esta diversificao, classificao e hierarquizao. Em Bernstein este contexto produto da complexificao da Diviso Social do Trabalho de Controle Simblico. Para fazer o estudo das prticas pedaggicas nos processos de comunicao, Bernstein teve que distinguir e destacar aspectos especiais de seu objeto, o contexto comunicativo. (BERNSTEIN, 1996, p.66) Isso acabou se revelando uma tarefa muito densa de interao, mas ao mesmo tempo, de separao entre o mundo material e o mundo simblico, o que faz dele um socilogo do conhecimento e da comunicao. Ao empenhar-se em entender o discurso pedaggico, dentro da educao, Bernstein se deparou com uma assustadora realidade complexa do regime de produo capitalista das ltimas dcadas do sculo XX. O que ele pde ver que existe uma verdadeira cadeia de relaes sociais, com inmeras profisses, funes e especificidades de funcionamentos e lgicas baseadas no campo do controle simblico. Para entender melhor a situao ele elaborou o conceito de diviso social do trabalho de controle simblico:

Entretanto, a noo de uma diviso social do trabalho de controle simblico pode no ser to bem conhecida, embora todos ns tenhamos alguma ideia sobre o que ela se refere: as novas profisses que regulam a mente, o corpo, as relaes sociais, seus contextos especiais e suas projees temporais. (BERNSTEIN, 1996, p.187)

Ou seja, ao se debruar nos estudos para entender o que acontecia no mago das escolas e do processo educacional, se deparou inevitavelmente com agncias e agentes que se especializam nos cdigos discursivos que dominam. Esses cdigos de discurso, de formas de se relacionar, de pensar e
31 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

de sentir, especializam e distribuem formas de conscincia, relaes sociais e disposies. (BERNSTEIN, 1996, p.190) Isso representou entrar em contato com os meios de comunicao, as agncias de propaganda, as secretarias de educao, os programas de incentivo cultura etc, todos aqueles meios chamados de formadores de opinio. Bernstein pde perceber que dentro deste campo, figuravam, atravs de um empenho enorme, como os sujeitos mais importantes, ou dominantes, as mesmas peas que outrora dominavam o mundo da produo material: o Estado, as grandes empresas e os bancos, s que agora com mais ateno ao campo simblico. Diante destas revelaes, ele lanou uma polmica hiptese: Quanto mais abstratos os princpios das foras de produo, mais simples ser a diviso do trabalho, mas mais complexa a diviso social do trabalho de controle simblico. (BERNSTEIN, 1996, p. 187) Partindo de uma perspectiva semelhante utilizada para analisar a proposta curricular, acredita-se que uma pesquisa de prticas sociais pedaggicas pode ser instrumentalizada dos conceitos de classificao e enquadramento. Se a proposta pretende realizar uma anlise crtica da situao da disciplina de Sociologia nos ambientes escolares, os recursos tericos no devem ser limitados. Se os produtos das disputas no campo do currculo dizem muito sobre os problemas encontrados nas escolas, os instrumentos para a anlise do currculo quando aplicados para analisar prticas escolares podem dizer tambm. A proposta aqui trabalhada a de que: utilizando instrumentos da Sociologia do Conhecimento, da Sociologia dos Estabelecimentos Escolares e da Sociologia do Currculo seria possvel localizar traos do discurso sociolgico, ou, ao menos, os efeitos de sentido dele, em meio s relaes de poderes discursivos do universo escolar. Isto, tanto em uma anlise curricular, quanto em uma anlise de prticas pedaggicas. Pois, as mensagens,
32 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

materializadas no texto curricular, depois nas falas de professores e nas respostas de alunos, fazem parte do mesmo processo discursivo turbulento e malevel, mas possuidor de certas singularidades que o caracterizam como cdigo especfico. Neste sentido, supe-se ser tambm possvel indicar se as orientaes para os pensamentos e para as aes -derivadas do processo discursivo sociolgico - tendem mais para a manuteno ou transformao do pensamento social, no que diz respeito s estruturas simblicas mais slidas do mundo social.A escolha por este tipo de abordagem se fundamenta na suposio de que os mesmos meios utilizados para analisar, discutir e teorizar sobre as relaes de poder e controle em uma materializao textual de discursos pedaggicos em relaes de comunicao (currculo, proposta curricular, programas curriculares, diretrizes, orientaes) possam ser

aproveitados em uma anlise sociolgica de prticas discursivas pedaggicas no textuais.

REFERNCIAS

ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: reflexes sobre a origem e a difuso do nacionalismo. Companhia das Letras: So Paulo, 2008. BERNSTEIN, Basil. A estruturao do discurso pedaggico: classe, cdigos e controle. Petrpolis, RJ: Vozes, 1996. BOURDIEU, P. El sentido prctico. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2007. _________. Campo de Poder Campo Intelectual: Itinerario de un concepto. Editorial Montressor, 2002. CHERVEL, Andr. Histria das disciplinas escolares: reflexes sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educao, n. 2, p. 177-225, 1990. CORREIA-LIMA, Alexandre J. Modelo de anlise de proposta curricular para o ensino de Sociologia: A Sociologia do Conhecimento como instrumento para anlise da Proposta Curricular para o Ensino de Sociologia no
33 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

2 grau PR/1994. 2009. 85. Trabalho de Concluso de Curso de Cincias Sociais Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009. LEPENIES, Wolff. As trs culturas. EDUSP: So Paulo, 1996. MANNHEIM, Karl. Ideologia e Utopia. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1968. MAFRA, Leila de Albuquerque, A Sociologia dos Estabelecimentos Escolares: Passado e Presente de Um Campo em Re-Construo in: Itinerrios de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educao, DP&A, Rio de Janeiro, 2003. PARAN, Estado do. Proposta Curricular de Sociologia para o Ensino de 2 Grau. Secretaria de Estado da Educao, Curitiba, 1994. SANTOS, Lucola Licino de C. P. Histria das disciplinas escolares: perspectivas de anlise. In: Teoria & Educao, 2, 1990.

34 Edio N. 1, Vol. 1, jan-jun. 2012.

También podría gustarte