Está en la página 1de 11

FACULDADE ASSIS GURGACZ - FAG ROBERTO NOGUEIRA DE LIMA

PROPOR A RECUPERAO DE UMA REA DE PASTAGEM DEGRADADA

CASCAVEL 2007

FACULDADE ASSIS GURGACZ - FAG ROBERTO NOGUEIRA DE LIMA

PROPOR A RECUPERAO DE UMA REA DE PASTAGEM DEGRADADA

Pr projeto do Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Departamento de Agronomia da Faculdade Assis Gurgacz de Cascavel, como requisito obteno do ttulo de Engenheiro Agrnomo.

Prof. Orientadora: Vivian Fernanda Gai

CASCAVEL 2007

SUMRIO

1. ASSUNTO .....................................................................................................04 2. TEMA.............................................................................................................04 3. OBJETIVOS...................................................................................................04 3.1 Objetivo Geral..............................................................................................04 3.2 Objetivo Especfico......................................................................................04 4. PROBLEMAS.................................................................................................04 5. JUSTIFICATIVA.............................................................................................04 6. FUNDAMENTAO TORICA.....................................................................05 7. REFERENCIAL TERICO ............................................................................08 8. ENCAMINHAMENTO METODOLGICO......................................................09 9. CRONOGRAMA DE TRABALHO...................................................................10 10.REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ..............................................................11

1. ASSUNTO Reforma de pastagem.

2. TEMA Propor a recuperao de uma rea de pastagem degrada.

3. OBJETIVOS: 3.1 Objetivo Geral Realizar um estudo sobre a vantagem da reforma de pastagens em uma pequena propriedade produtora de leite, localizada no municpio de Quedas do Iguau Pr.

3.2 Objetivos Especficos Sensibilizao de produtores. Manejo das pastagens Comparao de espcies forrageiras Vantagem Econmica da reforma

4. PROBLEMA possvel sanar o dficit ocasionado pelo manejo errado da pastagem atravs da conscientizao do produtor rural ?

5. JUSTIFICATIVAS O presente trabalho referente proposta de um modelo de reforma de pastagem, sendo a produo de animais a pasto a base da pecuria nacional, este

sistema deveria se sustentar pela interao entre solo, planta e animal, sem o beneficiamento de um em detrimento do outro, porm a realidade outra, visto os processos de degradao do solo e das pastagens, aliados uma alimentao de m qualidade, ofuscam a expresso gentica do animal. Considera se como produo de leite a pasto, aquela em que a maior parte do alimento necessrio para a produo vem das pastagens, ou seja colhida diretamente pelos animais atravs do pastejo. Tendo uma forragem com melhor qualidade temos maior ganho de peso animal, maior produo de leite, economia nos gastos com adubao nitrogenada, recuperao de reas degradadas, maior cobertura de solo e melhor proteo, alm da garantia de um processo no poluente e ambientalmente correto. Estas so algumas das vantagens do uso de tcnicas adequadas para pastagens em pequenas propriedades. No se trata de nenhuma novidade para o pequeno produtor, embora o emprego destas tcnicas, anteriormente, tenha implicado em limitaes at pela prpria falta de tradio e conhecimento dos produtores.

6. FUNDAMENTAO TORICA. A quantificao precisa e exata do grau de degradao de uma pastagem num dado ponto do tempo pode permitir o diagnstico precoce de uma situao desfavorvel, alm de fornecer subsdios para tomada de deciso, de forma econmica e solucionando as causas reais da degradao e no somente suas conseqncias. ( Pedreira, Moura, Faria, 2004). A produo de leite como negcio vem exigindo cada vez mais a profissionalizao dos produtores, isto fora o produtor a conhecer mais

profundamente os aspectos ligados a produo, a reduo dos custos tem sido feita atravs do uso de alimentos mais baratos e, principalmente, daqueles produzidos dentro da propriedade. ( Muehlmann, 2000). Em pastagens tropicais, bem manejadas, h um elevado potencial de produo por unidade de rea, mesmo sendo baixa a produo por vaca, a alta lotao permite expressivas produes por hectares. ( Muehlmann, 2000). As pastagens do Brasil apresentam as seguintes caractersticas basicamente, so formadas por plantas pertencentes principalmente a famlia das gramneas e leguminosas e podem ser nativas e cultivadas, anuais ou perenes, de acordo com a adaptao climtica, relativa a temperatura, as pastagens naturais ou nativas, em maior extenso, ocupam aproximadamente 70% do territrio utilizado, com a tendncia de cederem lugar para a agricultura e para pastagens

cultivadas.(Andriguetto, 1983). O manejo racional de uma pastagem bastante complexo, pois uma serie de fatores devero ser considerados, como aqueles relacionados ao CLIMA, PLANTA, SOLO e ANIMAL, e que influem diretamente sobre o mesmo. Destes fatores, alguns podem ser economicamente manejados pelo homem, outros podem e devem ser adequadamente utilizados, a fim de melhorar a produtividade das pastagens, o manejo racional visa a obteno de rendimentos mximos das plantas forrageiras aliando se ao valor nutritivo para um maior ganho de peso vivo dos animais, o manejo da pastagem influencia o seu rendimento e durao e, quando mal manejado responsvel pela degradao da mesma, reduzindo a sua produtividade e capacidade de lotao. (Andriguetto, 1983). A viabilidade econmica da adubao de pastagem frequentemente tem sido questionada, contudo a degradao de pastagem, o maior obstculo para o

estabelecimento de uma pecuria bovina sustentvel, esta quase sempre associada a deficincia de nutrientes no solo, dessa maneira para recuperar a produtividade dessas pastagem necessrio corrigir a deficiencia nutricional por meio da calagem e da adubao. Tem sido demonstrado que o uso racional de corretivos e fertilizantes uma soluo efetiva, em termos biolgicos e econmicos, para a recuperao de pastagens degradadas, preveno da degradao e manuteno da produtividade animal.(Yokoyama, Barcellos, 1994). O capim Mombaa, foi lanado no Brasil em 1993, pela EMBRAPA, no Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte um cultivar de alta produtividade, apresenta elevada porcentagem de folhas, principalmente na seca, destacando-se tambm por apresentar menor estacionalidade de produo do que o cultivar Colonio. (Jank, 1995). Como grande parte dos "colonies", o capim-mombaa cresce formando touceiras com cerca de 1,65 m de altura. recomendado para solos frteis ou corrigidos, e exige bom nvel de fertilidade para um rpido estabelecimento. Comparado ao capim-colonio, o mombaa produziu 130% mais de matria seca foliar. Avaliado em pastejo rotacionado por quatro anos, suportou 2,6 e 1,0 UA/ha, durante o perodo das guas e da seca, respectivamente, apresentando ganho mdio de 700 kg de peso vivo/ha/ano, revelando-se medianamente resistente cigarrinha-das-pastagens. ( Jank, 1995). Uma necessidade de se buscar em formas de utilizao mais racionais deste recurso forrageiro e de integr-lo nos diferentes sistemas de produo agropecurios com alternativas que possam complement-lo, como o uso de pastagens cultivadas. (Maraschin, 1997).

7. REFERENCIAL TERICO.

Segundo Kichel (2001), para cada propriedade existe uma espcie mais adaptada e produtiva. Quando da escolha dessa espcie, os seguintes procedimentos devem ser observados:

Diagnstico da rea: realizado por meio da anlise qumica e fsica do solo, tipo de solo, clima, topografia, pragas, invasoras, impedimentos fsicos ou mecnicos, histrico da rea e outros.

Associado ao diagnstico, devem ser ainda considerados a produtividade desejada, o nvel tecnolgico a ser adotado, o objetivo da produo e a poca de utilizao da espcie.

Segundo Vitti e Luz ( 1997), os critrios para a recomendao de calagem em pastagens so bastante complexos, pois dependem em muito da espcie forrageira, bem como da regio do Brasil. As pastagens, como qualquer outra atividade de produo em uma propriedade rural, so passveis de depreciao, ou seja, nos clculos para viabilidade econmica da atividade pecuria, alm dos gastos com a manuteno da planta forrageira, se houver, deve ser considerado os gastos de sua degradao. (Luz, Herling, 2002).

A degradao dos pastos evidente e marcante, basta observarmos as condies de significativas reas de nossas pastagens, havendo, em muitos casos, a necessidade de sua reforma (replantio ou substituio da planta forrageira aps o devido preparo de solo). (Luz, Herling, 2002).

Para que o pecuarista opte pelo preparo do solo, partimos das seguintes suposies: reforma de reas degradadas onde as prticas de manejo para recuperao das pastagens se tornam ineficientes e inviveis; mudana da espcie forrageira, com o cultivo de plantas mais adaptadas ao clima da regio e com melhores ndices de produtividade. (Luz, Herling, 2002).

8. ENCAMINHAMENTO METODOLGICO. O experimento ser conduzido na propriedade do Sr. Jorge Ricacheski, localizada na Linha Planalto a 6 km do municpio de Quedas do Iguau Pr, propriedade com 20 ha, sendo 5 ha destinados a reserva permanente, 8 ha para cultivo de culturas anuais e 7 ha para pastagens perenes. O experimento vai ser conduzido com o objetivo de avaliar as vantagens trazidas pela reforma feita em uma rea de pastagens degradada, a rea usada vai ser de 1 ha, dos 7 ha que so formados com a grama tipo jesuta Axonopus affinis Chase, Com a reforma desta rea de pastagem, e a troca da cultivar Jesuta pela espcie capim monbaa (panicum maximum), ser efetuado analise bromatologica das duas espcies afim de analisar a composio e vantagens que uma traz sobre a outra na produo de leite. As amostra sero obtidas por meio do corte da forragem em quadradosamostra de 1x1 m, ao nvel do solo, alocados ao acaso. Estas amostras sero divididas em duas partes, utilizando-se apenas uma para formar amostras compostas (uma composta a cada cinco amostras), que sero separadas manualmente em folha (lmina), colmo (colmo + bainhas), material morto e

10

inflorescncia, e secas em estufa a 65C, pesadas, modas e acondicionadas em vidros para posteriores anlises qumicas. O delineamento experimental utilizado ser inteiramente casualizado.

9. CRONOGRAMA DE TRABALHO
Atividade/ms M J J A S O N D

Definio do Tema

Reviso Bibliogrfica

Entrega do pr projeto

Instalao do Experimento

Coleta Dados

Tabulao dos Dados

Redao da Monografia

Entrega da Monografia

Defesa

11

10. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ANDRIGUETTO, J.M. et al. Nutrio Animal v2, So Paulo; Nobel 1983. JANK, L. Melhoramento e seleo de variedades de Panicum maximum. In: SIMPSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM, 12., Piracicaba, 1995. Anais. Piracicaba: FEALQ, 1995. p.21-58.

LUZ, P.H DE C.; HERLING V. R .; PREPARO DO SOLO PARA FORMAO DE PASTAGENS; Pirassununga. FZEA/USP, 2002.

MARASCHIN, G.E.; Grande do Sul

Potencial produtivo de uma pastagem nativa do Rio a nveis de oferta de forragem. Cienc.

submetida

Rural v.32 n.1 Santa Maria jan./fev. 2002. MUEHLMANN, L.D et al. Produo de Leite a Pasto, Curitiba, 2000. PEDREIRA, C.G.S; MOURA,J.C; FARIA,V.P. Fertilidade do Solo para Pastagens Produtivas Piracicaba, FEALQ, 2004. VITTI, G. C.; LUZ, P.H DE C. Calagem e uso de gesso agrcola em pastagens, In: SIMPOSIO SOBRE ECOSSISTEMA DE PASTAGENS, 3.

Anais...Jaboticabal: UNESP,1997. p 63 - 111 . KICHEL, A. N.; Escolha da espcie cultivar forrageira. Campo Grande: Embrapa Gado de Corte, 2001.( Embrapa Gado de Corte.Circular Tcnica, 5). YOKOYAMA, L.P; BARCELLOS, A.G. et al. Avaliao econmica de tcnicas de recuperao de pastagens, Pesquisa Agropecuria Brasileira, v34, n8, Braslia, ago, 1994.

También podría gustarte