Está en la página 1de 16

19-11-2010

Mdulo: Instituies de Apoio Familiar e Comunidade

Formadora: Carla Marques

19-11-2010

A partir do sculo V, a cultura judaico-crist comea a desenvolver uma preocupao com questes como a F, a Salvao, a Providncia e Revelao divina.

Quem incitava a caridade? O Clero! (foi o primeiro e principal grupo a incitar a caridade)

19-11-2010

Porque razo que o Clero promovia a caridade? A doena, o sofrimento, a pobreza e a morte eram vistas como a vontade de Deus e aceites como necessrias.

A assistncia e o apoio a grupos socialmente desfavorecidos eram uma virtude crist e uma manifestao da misericrdia de Deus.

Sculo XV (1498) Fundao da primeira Irmandade da Misericrdia, em Lisboa.

Inspirao crist Materializao do ideal cristo Dar aos pobres emprestar a Deus

19-11-2010

At ao sculo XVI surgem vrias irmandades em todo o territrio, com responsabilidade pela administrao hospitalar. Viviam essencialmente da caridade ostentatria dos ricos, preocupados em conseguir a salvao eterna atravs das boas obras prestadas em vida aos pobres.

Entre o sculo XVI e XVII (Idade Moderna) viviase segundo a ideologia auxlio aos pobres, como irmos em Cristo.

As pessoas no eram auxiliadas por haver uma conscincia social, mas sim porque a caridade era um valor moral da ideologia crist.

19-11-2010

Sculo XVIII (1789) Idade Contempornea / Iluminismo

Revoluo Francesa Coloca em causa a autoridade do clero e da nobreza, proclamando os princpios universais Liberdade, Igualdade e Fraternidade . Novos conceitos de beneficncia e de assistncia pblica, havendo a clara tentativa de responsabilizar o Estado pela proteco social dos indivduos.

19-11-2010

Em Portugal, o primeiro sinal de assistncia social pblica surge com a criao da Casa Pia de Lisboa (1780).

No dia 3 de Julho de 1780, no reinado de D. Maria I, no contexto dos problemas sociais decorrentes do terramoto que devastou a cidade de Lisboa, foi fundada a Casa Pia de Lisboa () recebe crianas pobres, rfs e abandonadas a quem so aplicados os mais modernos e audaciosos mtodos pedaggicos, transformando-se a Casa Pia no primeiro estabelecimento de educao popular do Pas e na mais significativa instituio de assistncia a menores.

19-11-2010

Sculo XIX Nos grandes centros urbanos industrializados, surge um importante movimento mutualista que levou ao rpido aumento do nmero de associaes de socorros mtuos e dos respectivos associados, que tinham como objectivos:

Prestao de cuidados mdicos; Fornecimento de medicamentos; Atribuio de prestaes pecunirias em situaes de incapacidade temporria ou permanente para o trabalho; Atribuio de subsdios de funeral.

Tentativa de dar resposta questo social vivida na poca pelos trabalhadores.

19-11-2010

Sculo XX - Estado-Novo (de 1933 at 1974) Tentativa de organizar a previdncia/assistncia social, procurando castrar este esprito associativo e de iniciativa dos trabalhadores. Sistema de seguros sociais obrigatrios, que abrangiam os trabalhadores com baixos rendimentos (os trabalhadores independentes no estavam abrangidos).

Comrcio Indstria Servios Casas do Povo

Doena Invalidez Velhice Morte Encargos familiares Doena (cuidados mdicos e subsdios) Morte

Agricultura

Casas dos Pescadores

Pescadores

Assistncia mdica Subsdio de doena Subsdio de nascimento Penses de invalidez e reforma Subsdio por morte Abono de famlia

19-11-2010

Ainda assim, o Estado tinha um papel complementar na aco assistencialista, cabendo este apoio essencialmente ao nvel local: Misericrdias. Porqu?

As Misericrdias adquirem um estatuto privilegiado, pois partilham com o Estado a mesma ideologia religiosa (Deus, Ptria e Famlia).
Sistema poltico corporativista, tradicionalista e autoritrio. conservador,

Aumento do patrimnio das Instituies atravs de financiamentos pblicos.

19-11-2010

Contnua desresponsabilizao do Estado face proteco social

Cada vez maiores incentivos e apoios s actividades das Instituies (Assistencialismo).

Aps Abril de 1974 Reestruturao das polticas de proteco social - Servio Nacional de Sade - Sistema Integrado de Segurana Social

10

19-11-2010

Maior dinamismo da sociedade civil em relao aos grupos socialmente desfavorecidos - Por todo o pas surgem organizaes dedicadas a questes sociais mais especficas.

O forte movimento de insero da mulher no mercado de trabalho (emancipao feminina) deixa um vazio no seio familiar, no que respeita ao cuidado das crianas, jovens e idosos.

11

19-11-2010

Prestam servios ao cidado, que a Constituio da Repblica Portuguesa consignou ao Estado

Preenchem lacunas deixadas pelo Estado no que diz respeito s respostas sociais, na proteco de crianas, jovens, pessoas portadoras de deficincia e idosos, bem como na proteco de pessoas em situao de carncia econmica e/ou social.

Desresponsabilizao constante do papel do Estado em relao aos problemas de proteco social


AS INSTITUIES RESULTAM DA CONJUGAO DE DIFERENTES FACTORES

Incentivo e apoio concedido s actividades desenvolvidas por estas instituies. Crescente responsabilizao da sociedade civil face aos problemas de excluso social.

12

19-11-2010

() as IPSS enquadram-se na funo de solidariedade ou redistributiva, em que se accionam mecanismos de transferncias sociais que tm como intuito responder a situaes de carncia, incluindo a preveno ou reparao de situaes de pobreza ou excluso social.

O Estado reconhece: O contributo das IPSS para alcanar os objectivos ao nvel da proteco social O apoio prestado s IPSS atravs de Acordos com os Centros Regionais de Segurana Social

13

19-11-2010

Apoio financeiro; Comparticipaes para equipamentos e instalaes; Verbas decorrentes do Programa Nacional de Luta Contra a Pobreza; Isenes e regalias fiscais provenientes do seu estatuto de utilidade pblica.

Esta excessiva dependncia financeira do Estado pode colocar em causa a autonomia das Instituies! Os acordos com os Centros Regionais de Segurana Social, constituem a mais importante fonte de receitas financeiras para as IPSS!

14

19-11-2010

Outras fontes de financiamento das Instituies: Quotas dos scios; Mensalidades dos utentes; Rentabilizao do patrimnio; Donativos.

5. O Estado apoia e fiscaliza, nos termos da lei, a actividade e o funcionamento das instituies particulares de solidariedade social e de outras de reconhecido interesse pblico sem carcter lucrativo, com vista prossecuo de objectivos de solidariedade social (...).
Art. 63 da CRP

15

19-11-2010

Evoluo das Polticas Sociais em Portugal Segurana Social; Valrio, Miguel ngelo; cadeira de Poltica Social da Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro Histria das Misericrdias Portuguesas; Graa, L.; Graa, J.; 2002 Metodologia de Desenvolvimento de um Sistema de Informao para uma Instituio Particular de Solidariedade Social; Romo, Fernanda Maria Lopes; Dissertao de Mestrado Solidariedade e Mutualismo; Mouro, Helena; Editora Quarteto; Coimbra, 2001

16

También podría gustarte