Está en la página 1de 13

CENTROS DE ATENDIMENTO S FAMLIAS CAF

A assistncia solicitada comunidade catlica em favor das famlias que se encontram em situaes de especial ateno tem por objetivo eliminar ou minimizar o mais possvel as causas profundas de seu mal-estar. Essas situaes familiares sejam elas de cunho econmico, poltico, cultural ou mesmo religioso j foram bem conceituadas e descritas acima. O servio dos Centros de Atendimento s Famlias (CAF) visa a promover a sade familiar e ser um instrumento de evangelizao e de atendimentos prestados pela comunidade paroquial a todas as famlias que estejam passando por situaes de crise. Dessa forma, toda a comunidade paroquial ser convocada a ser um instrumento de evangelizao e servio, dando o seu testemunho evanglico de preocupao e misericrdia para com o irmo que sofre. Os CAF pretendem ser um espao fsico oferecido a esses casais ou famlias, para expressarem seus sofrimentos, conflitos e crises. Neles, pessoas treinadas e com formao especifica se prontificaro a desenvolver atividades de escuta, aconselhamento e encaminhamento de cada caso, a fim de minimizar o sofrimento dessas famlias. Os CAF so um servio de promoo do relacionamento familiar e tambm fortalecem a famlia em perodos de dificuldades. Podem, ainda, disponibilizar Consultrios Familiares e cursos de formao de agentes de promoo da famlia saudvel, de acordo com as possibilidades de cada dioceses ou parquia. Esses Consultrios tem como finalidade oferecer atendimento a todos os membros das famlias conjuntamente, ao casal, aos adultos ou aos adolescentes que necessitam de orientao. Depois de divulgada a criao do CAF, a famlia interessada devera ser informada dos servios oferecidos por ele. Para isso, fundamental que a secretaria da parquia possua os telefones do CAF e dos seus respectivos responsveis. A triagem de cada caso, ou seja, a primeira entrevista, ser realizada por um casal ou por um sacerdote, ou por outra pessoa abalizada que

preencher a ficha de identificao. O objetivo dessa ficha entender a demanda da pessoa ou da famlia que busca o servio. Feita a triagem, apresenta-se a proposta de atendimento do CAF.

Estratgia de Atendimento

O trabalho desenvolvido pelo CAF no tem caractersticas de terapia nem de atendimento psicoterpico. Apenas sero oferecidos os seguintes servios: aconselhamento psicolgico; assistncia e promoo social; orientao sexual e planejamento familiar; orientao espiritual; orientao na educao dos filhos; orientao para adolescentes; orientao vocacional e profissional; atendimento a grupos de adolescentes; atendimento a grupos de casais; atendimento a grupos de adultos; atendimento de Servio Social; atendimento jurdico e mediao familiar.

Visando promoo da sade da famlia, o CAF ter como meta prioritria implementar solues para as dificuldades situacionais apresentadas pelos casais e famlias. Utilizaro, para esse fim, recursos da prpria comunidade. Dessa forma, sero utilizados espaos fsicos da parquia, tais como: salas, ptio, jardins, etc., para o atendimento dos casais e famlias. A,

os profissionais treinados ouviro e orientaro as pessoas que buscarem o Centro. Os profissionais que compem a equipe treinada do CAF recebero suporte tcnico por meio de reunies, discusses de casos, superviso e orientao espiritual do sacerdote, a fim de adquirirem aprimoramento tcnico. Todos os atendimentos sero registrados em relatrio e estaro sob sigilo absoluto.

Espaos Fsicos

A parquia escolhida dever disponibilizar uma sala para ser a sede do CAF. Da sala constar mesa, cadeiras, arquivos e material de escritrio. Cada CAF poder abranger vrias parquias ou apenas uma. Caso haja necessidade de atendimento psicoterpico, indica-se o encaminhamento para profissionais previamente cadastrados.

Recursos Humanos

Para o atendimento no CAF, de acordo com a disponibilidade dos recursos humanos existentes, necessrio formar ao menos uma equipe multidisciplinar. Para tanto, os participantes da comunidade paroquial que tenham formao acadmica em Psicologia, Servio Social, Medicina, Enfermagem, Direito e Pedagogia, entre outras, podem ser convocados. Tambm necessrio convidar um sacerdote que ser o orientador espiritual e outras pessoas preparadas. Alm desses profissionais j formados, podemse admitir, ainda, alunos do ultimo ano da formao acadmica nessas reas (estagirios). Para a capacitao e aprimoramento nos trabalhos, todos recebero a devida formao por meio de cursos especficos. Todo o trabalho ser voluntrio, e no haver qualquer tipo de remunerao financeira.

A equipe multidisciplinar ser constituda por 1 educador(a), 1 mdico(a), 1 advogado(a), 1 assistente social, 3 psiclogos e 1 orientador espiritual. Cada CAF poder ter vrias equipes multidisciplinares, dependendo da populao-alvo a ser atendida. Cada equipe ter um coordenador. E cada CAF ter um diretor, que ser responsvel pelo funcionamento geral do Centro, bem como pela execuo das seguintes tarefas: coordenar a(s) equipe(s) de atendimento; organizar as agendas de atendimento; coordenar os cursos para formao, como tambm a promoo dos encontros de superviso; manter em dia os registros dos casos atendidos.

Responsabilidade

O CAF estar vinculado ao Setor de Casos Especiais da Comisso Diocesana da Pastoral Familiar. a ela que cabe a tarefa de orientar a implantao do(s) Centro(s) na diocese. Tambm est sob a responsabilidade dessa Equipe a orientao da doutrina, a superviso e escolha das equipes de profissionais treinados que iro desenvolver os trabalhos no(s) Centro(s).

Destinatrios

Os servios do CAF destinam-se: a todas as famlias, casais adultos e adolescentes que necessitam de orientao, quando em perodos de sofrimento e situaes de crises. a todas as famlias a que a Familiaris Consortio faz referncia em seus pargrafos de 77 a 85.

Levantamento dos Recursos Humanos

Os membros da Equipe de Coordenao do Setor de Casos Especiais da Pastoral Familiar disponibilizaro um servio de ajuda solcita ao casal, famlia ou s pessoas com dificuldades em seu relacionamento. Para tanto: daro encaminhamento adequado aos casos que requeiram ajuda de profissionais ou grupos especializados; oferecero acompanhamento aos casais atendidos; promovero encontros para a formao, seminrios e cursos, a fim de treinar a equipe de coordenao do Setor de Casos Especiais; divulgaro na comunidade paroquial os servios que oferecem, bem como o respectivo endereo e horrio; formaro equipes com as pessoas interessadas em prestar servios voluntrios e gratuitos s famlias ou s pessoas que necessitarem de ajuda.

O atendimento s pessoas ou famlias que procurarem o Setor Casos Especiais poder se dar da seguinte forma: Equipes de Planto Paroquial: sero formadas por casais ou pessoas que, mediante escala, atendero as pessoas que procurarem ajuda na parquia; Equipes de Acompanhamento: sero convocadas nos momentos em que a solicitao de ajuda requeira a presena de um profissional ou especialista; Equipes de Especialistas: compostas por casais ou pessoas disponveis, prestaro ajuda s equipes acima citadas, quando estas necessitarem substituir algum agente.

Equipes de Planto Paroquial

Sero constitudas por pessoas que: possuam uma vivencia crist slida e coerente; conheam bem a Doutrina da Igreja Catlica Apostlica Romana; tenham boa formao prtica sobre relacionamentos familiares e interpessoais; sejam capazes de guardar sigilo das partilhas feitas nos atendimentos; tenham capacidade de ouvir; sejam fiis tica e moral crists; possuam sensibilidade para com a dor alheia; procurem conhecer as orientaes da Pastoral Familiar, sobretudo em relao aos Casos Especiais.

Equipes de Acompanhamento

Essas equipes acompanharo as pessoas e as famlias atendidas pelo Setor Casos Especiais, por meio de: visitas domiciliares; articulao com o Setor Ps-Matrimnio da Pastoral Familiar paroquial ou diocesana; contatos telefnicos;

Equipes de Especialistas

Constituem-se de especialistas de diferentes reas ou grupos que realizam servios especiais, pertenam ou no Pastoral Familiar ou parquia. So eles: sacerdotes, diconos, religiosos e orientadores espirituais; mdicos, psiclogos, assistentes sociais, advogados, pedagogos e enfermeiros; associaes e grupos de ajuda: AA, Alanon, Pastoral da Sobriedade, Amor Exigente, etc; outras pastorais: Pastoral Carcerria, Pastoral da Criana, Pastoral da Sade, Catequese, Campanha da Me Peregrina, Vicentinos, etc; Casas de Abrigo para idosos, para mes adolescentes, para gestantes, etc.

Todo o trabalho das equipes dever ser realizado em esprito de orao. Os agentes da Pastoral Familiar do Setor Casos Especiais faro de sua ao pastoral um momento oportuno para a evangelizao: Estive nu e me vestiste....50 Nessa ao pastoral deve estar refletida a Pessoa de Jesus misericordioso, de Jesus Bom Pastor. Para isso, os agentes precisam estar sempre em orao e ter claro que o atendimento s famlias em situaes conflitivas e irregulares deve sempre ser feito em nome de Deus e da Igreja. O agente da Pastoral Familiar depende da graa de Deus, para que a ajuda concreta s famlias necessitadas se efetive. Existem dioceses que j possuem esse servio implantado com sucesso.

Recursos Materiais

A equipe dos Casos Especiais precisa contar com algum apoio material para que possa desempenhar de maneira satisfatria seu atendimento s pessoas e famlias que a buscarem na parquia. Assim, necessrio que a Equipe disponha de uma sala que propicie, queles que a procuram, privacidade e conforto para partilharem com confiana suas dificuldades. A sala deve possuir mobilirio prprio: cadeiras, mesas, telefone, arquivo, etc. Tambm ser necessrio material de escritrio, como fichas, canetas e outros itens, para a anotao dos dados pessoais das pessoas que procuram o atendimento. Por fim, conveniente que se possa dispor, ainda, de outros materiais de apoio, como livros, fitas de vdeo, Cds e outros subsdios adequados atividade de ajuda e orientao dos atendidos. Ressaltamos que tudo dever ser bem adequado situao e disponibilidade da comunidade.

Sugestes de Atividades

Seguindo as orientaes do planejamento pastoral de cada diocese, o Setor da Pastoral Familiar para os Casos Especiais dever montar as suas estratgias de atuao. Cada diocese tem suas necessidades peculiares e seu carisma prprio. Na sua atuao, o agente de Pastoral Familiar para os Casos Especiais utilizar os instrumentos de identificao das necessidades prprios de cada parquia. Assim, por exemplo, se uma parquia est inserida em uma comunidade de pescadores, o plano de ao pastoral ser estruturado de maneira a atender s dificuldades das famlias que estejam em situaes

conflitivas ou irregulares que decorrem dessa condio de vida dos paroquianos. A Equipe trabalhar com situaes reais, procurando acolher misericordiosamente as famlias que sofrem. A Pastoral Familiar tem como meta prioritria uma adequada e exaustiva evangelizao da famlia e quer atingi-la em todos os seus aspectos. Visa abranger todos os seus integrantes, nas suas diferentes idades. Acolhe a todos os tipos de famlia. Aquelas que so bem constitudas, as que esto em situaes especiais e tambm os separados, divorciados e recasados. Os Evangelhos mostram que Jesus veio salvar a todos, que esta a vontade de Deus, sem discriminao de ningum. Deus quer que todos os homens se salvem.52 As atividades de acolhida e de evangelizao dos casais em segunda unio so de competncia da Pastoral Familiar, e nela devero estar inseridas, por meio de seu Setor Casos Especiais; no podem, portanto, se constituir em uma pastoral separada, isolada, nem um movimento fechado. Para a ao pastoral com os casais em 2 unio prope-se prosseguir nas aes concretas e realizar um outro Encontro Nacional. Este seria um momento forte de reflexo com os contedos sugeridos nas presentes Orientaes e Diretrizes. O objetivo despertar os casais para a proposta de retorno caminhada de vida crist que a Igreja lhes oferece. Isso, segundo o Evangelho de Jesus Cristo, com uma vida de orao, participando da Santa Missa, da adorao ao Santssimo, da Mesa da Palavra e praticando a Comunho Espiritual. Inserindo-os nas atividades da comunidade paroquial, podero participar da vida e da misso da Igreja e implorar, dia a dia, a salvao. Aps esse primeiro passo, prope-se um acompanhamento desses casais em pequenos grupos, a fim de poderem refletir, crescer, amadurecer e continuar a caminhada que iniciaram e complement-la com reunies de reencontro na comunidade

paroquial. Assim sero motivados para a insero na parquia, com encontros de formao e retiros de espiritualidade, a fim de desenvolverem uma mstica prpria para a sua situao. Essas atividades devero estar baseadas na verdade clara e explcita do Evangelho e nas orientaes do Magistrio da Igreja sobre a indissolubilidade do Matrimnio-Sacramento, dos impedimentos para a recepo dos Sacramentos da Penitncia e da Eucaristia, e a prtica da Comunho Espiritual. A Pastoral Familiar, com o seu Setor Casos Especiais, almeja preparar-se bem para poder desenvolver a organizao proposta para o atendimento aos casais em 2 unio, com vistas implantao desse trabalho nas Dioceses e Parquias, de acordo com as diretrizes deste Guia. Diante dos critrios e princpios j mencionados, este trabalho dever ser norteado no sentido de uma acolhida misericordiosa (desenvolvida mediante o amor misericordioso de Deus), aberta, sem discriminao, discernidora, compreensiva, imagem do Bom Pastor.

Consideraes Importantes

A realidade do matrimnio e da famlia nos fala de um crescimento surpreendente de circunstncias difceis que ameaam a instituio familiar, e de situaes irregulares em que vivem tantas famlias. Isso acontece to amide que chega ao ponto de, em geral, as situaes irregulares serem mais freqentes que as situaes regulares. A Igreja, Esposa de Cristo, reconhece na atitude do Senhor Jesus a norma suprema que a Pastoral da Famlia deve seguir nesses casos, e que Ele sempre defendeu e props, sem nenhum regateio, a verdade e a perfeio moral, mostrando-se, ao mesmo tempo, acolhedor e misericordioso para com os pecadores. Assim, a Igreja, desenvolve sua ao pastoral com caridade e exigncia nos princpios e, ao mesmo tempo, com compreenso e misericrdia nas situaes concretas. Para que a Pastoral Familiar possa desenvolver-se na caridade e na verdade, preciso ter clareza e firmeza para propor os contedos e os princpios intocveis da mensagem crist. Deve ser consciente de que a indissolubilidade do matrimonio um bem do qual a Igreja no pode dispor ao seu arbtrio e, ao mesmo tempo, afirmar a pertena Igreja da parte dos cristos que vivem em situao irregular, porm, deve-se mostrar os caminhos de santificao que a Igreja tem para eles. Para atender os casais em situaes irregulares, a Pastoral Familiar trabalhe em ntima relao com os Tribunais Eclesisticos, a fim de no somente lhes dar a Doutrina do Magistrio da Igreja, mas tambm as orientaes pastorais e o acompanhamento eficaz, para que no se separem da vida eclesial.53 O fenmeno sociolgico do divrcio e dos divorciados que voltam a se casar chegou a ser, para os pastores da Igreja Catlica, um problema que exige solues improrrogveis. A Igreja Me, portanto, atende, compreensiva e misericordiosamente, a seus filhos, tanto aos sos como aos enfermos; mas tambm Mestra, tendo uma doutrina para ensinar, para difundir e defender, por fidelidade a Cristo e para o bem comum da Igreja. Concretamente, em relao a esse problema, deve transmitir integralmente a lei de Deus sobre o carter indissolvel do matrimnio sacramental vlido. Por parte dos fiis e dos pastores, deve haver uma acolhida cheia de caridade e

compreenso, para os que estiverem em situaes irregulares, que reflita a atitude de Cristo para com os pecadores; para alguns, haver a necessidade de um acolhimento prolongado, individual ou grupal, que os leve paz interior e a um santo dinamismo cristo no seio de sua comunidade eclesial. Isso significa, na histria da Igreja Catlica, uma mudana de mentalidade e de atitude notvel, que tem sua mais explcita expresso nas concluses dos recentes documentos sobre os casais que levam uma vida marital sem haver recebido o Sacramento do Matrimnio, os chamados matrimnios em situaes irregulares; antes os chamava de pecadores pblicos, infames e adlteros, e os considerava excomungados, ao menos extra-oficialmente. Esta expresso posta aqui para significar que a Igreja no quer prejulgar ningum. Os divorciados que voltam a se casar so batizados, filhos de Deus. Podem (e Cristo os chama na sua difcil situao) esforar-se, sua maneira, para viver seu batismo.54

También podría gustarte