Está en la página 1de 94

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM CINCIAS SOCIAIS

O PROGRAMA DE ACELERAO DO CRESCIMENTO (PAC) NO COMPLEXO DO ALEMO: um campo de disputas.

Ricardo Moreira Migon

Dissertao apresentada Programa de Ps-graduao em Cincias Sociais (PPCIS) do Depto de Cincias Sociais do Instituto de Filosofia e Cincias Humanas da UERJ, requisito para obteno do ttulo de mestre em Cincias Sociais.

Orientadora: Sandra de S Carneiro Co-orientadora: Mrcia Pereira Leite

Fevereiro - 2011

NDICE Resumo Introduo Captulo 1: O que O PAC? 1.1. 1.2. 1.3. O PAC no Complexo do Alemo. Histrico do PAC das comunidades. O trabalho tcnico-social. 3 4 9 15 26 33 45 52 59 63 67 77 88 91

Captulo 2: A comunidade do Complexo do Alemo. Captulo 3: Os Agentes Sociais. 3.1. 3.2. 3.3. Os Intelectuais Orgnicos da favela. As Associaes de Moradores. O Estado.

Captulo 4: Disputas e Controvrsias. Captulo 5: Concluso. Bibliografia

3 Resumo: Nesta dissertao analiso o Programa de Acelerao do Crescimento denominado PAC das Favelas (ou PAC das comunidades), a partir de um caso emprico, ou seja, da sua execuo no Complexo do Alemo, no Rio de Janeiro. Compreendo que diversas obras estruturantes do espao urbano esto sendo executadas no Complexo do Alemo com recursos do PAC, verificando-se assim as aes de ao menos trs atores sociais no contexto analisado: Estado, Associaes de Moradores e ONGs locais. Cada um destes sujeitos coletivos se utiliza de discursos, estratgias e concepes polticas particulares associadas e construdas em torno do PAC das favelas. Nesta medida, procurei analisar comparativamente como estes discursos so construdos e quais as estratgias utilizadas, percebendo os pontos convergentes ou divergentes, no processo de negociao constante. Alm disso, procurei verificar se h possibilidade de compatibilizao entre o sentido dado a Biopoltica e a participao popular, neste contexto especfico e, se o desenho institucional do PAC se aproxima ou no dos ideais participativos expressos no Estatuto das Cidades. O material emprico analisado foi obtido atravs do privilegiamento do mtodo qualitativo, a partir da observao de reunies do Comit Social do PAC e do Comit de Desenvolvimento Local do Complexo do Alemo, bem como atravs de entrevistas com integrantes de Associaes de Moradores, ONGs locais e de agncias estatais diretamente envolvidas no programa. No entanto, sempre que disponveis utilizamos tambm fontes secundrias, particularmente, documentos que expressavam a posio dos diferentes atores envolvidos. Palavras-chave: PAC Participao Estado Associaes de Moradores ONGs

4
Pero sabemos que en cualquier campo encontraremos una lucha, cuyas formas especficas habr que buscar cada vez, entre el recien llegado que trata de romper los cerrojos del derecho de entrada, y el dominante que trata de defender su monopolio y de excluir a la competencia.

Pierre Bourdieu (Bourdieu, 2002, p.120).

Introduo: No final da dcada de 1980, ainda durante o perodo de transio do regime democrtico no Brasil, o Partido dos Trabalhadores (PT) adquiriu uma feio ideolgica bastante crtica que, no que diz respeito adeso aos ideais democrticos e participativos, foi mantida ao longo das duas dcadas seguintes. Podemos dizer que, j no sculo XXI, em pese a opinio de muitos de seus crticos, o partido empreendeu uma guinada direita, para realizar um ambicioso projeto de poder. A fora ideolgica e de massas que o partido havia acumulado ao longo da dcada de 1980, resultou numa expressiva votao nas eleies de 1988 e 1989, esta ltima para presidente da repblica. Naquele momento, o PT se tornava um partido que acreditava que uma soluo para o pas viria da composio de um bloco alternativo forjado na luta de massas e na participao crtica nos processos institucionais, o que representava, na ocasio, a possibilidade de uma transformao democrtica radical (SADER, 1998)1. Nas duas dcadas seguintes o partido se transformou, afastou-se - segundo seus crticos - de suas bases na sociedade civil e burocratizou-se. Ao chegar ao poder no executivo federal no realiza, contudo, a esperada por muitos - transformao democrtica radical. Entretanto, aps dois mandatos do presidente Lula e atravs da recente eleio da presidente Dilma Roussef, o PT se consolida enquanto fora poltica hegemnica, alicerado em uma ampla coalizo de centro-esquerda - na qual se destaca o apoio do PMDB (Partido do Movimento Democrtico Brasileiro).

Sader, Emir. A esquerda brasileira frente ao Estado. In: Desorganizando o consenso: nove entrevistas com intelectuais esquerda. Haddad, Fernando (org.). Petrpolis, RJ : Vozes, 1998.

5 A fora desta coalizo permitiu que o PT mantivesse ao menos uma de suas bandeiras principais, a saber: o incentivo participao crtica da sociedade civil nos processos institucionais. Em outras palavras, o PT, apesar das mudanas que sofreu em sua atuao nos ltimos anos, posio classificada por muito de seus crticos como pragmtica, manteve sua luta histrica de transformao e democratizao do Estado Brasileiro. A tarefa de democratizar o Estado e socializar o poder no foi abandonada, apesar das alianas que fez com as velhas oligarquias que governam o pas. Diversas conferncias e conselhos deram origem a uma srie de leis, entre elas o Estatuto das Cidades, que induzem os agentes pblicos a levarem em conta as vozes da sociedade civil organizada e tambm da desorganizada - na elaborao, implementao e avaliao das polticas pblicas de mbito federal, executadas em larga medida em parceria com estados e municpios, que acabam sendo induzidos a se abrirem para prticas participativas e democrticas. O PT, alm de outros partidos de esquerda (como o PCdoB) e centro-esquerda, parece ter tido assim um papel importante na formulao de polticas deste novo tipo, na mobilizao da sociedade civil, na organizao de conselhos e conferncias, na capacitao de movimentos sociais, aes estas que resultaram em mudanas institucionais democratizantes e socializantes em polticas pblicas nas reas da sade, da educao e do desenvolvimento social e urbano, entre outras. Neste trabalho, analiso o PAC (Programa de Acelerao do Crescimento) no Complexo de favelas do Alemo, na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo perceber como se desenrola o processo participativo ao longo do ciclo de vida (elaborao, implementao e avaliao) desta poltica particular de desenvolvimento econmico, social e urbano, executada em um bairro popular de uma grande metrpole brasileira. Uma das principais inovaes do PAC - ao menos do chamado PAC das favelas ou PAC das comunidades que a liberao dos recursos pblicos passa a depender de dois fatores: do andamento das obras e do grau de execuo do trabalho tcnico-social exigido para a fase da obra que est em execuo. Nos programas tradicionais, a liberao de recursos dependia apenas do andamento das obras. A institucionalidade do PAC passa a exigir, para alm do cumprimento do cronograma das intervenes urbanas, que seja cumprido e executado o cronograma do trabalho tcnico-social previsto para cada etapa das intervenes. O trabalho tcnico-social, nada mais do que um levantamento de dados scio-econmicos das comunidades beneficiadas pelo programa e representa, alm disso, a institucionalizao da

6 participao popular nas polticas de desenvolvimento social e urbano . o instrumento atravs do qual, teoricamente, a populao impactada pela interveno urbana pode mostrar sua cara e expressar suas demandas, alm de fornecer dados ao Estado e aos agentes sociais envolvidos que seriam capazes de otimizar a eficincia das aes executadas. O trabalho tcnico-social, portanto, procura levar para dentro do programa, como varivel indispensvel, as vozes do pblico-alvo do programa, ou seja, dos moradores das comunidades afetadas. Este, pelo menos, era o objetivo inscrito nos diversos documentos analisados sobre a implementao do programa2. Como procurarei mostrar ao longo desta dissertao, a institucionalizao de prticas democrticas e socializantes em polticas pblicas - ao menos esta uma das concluses deste estudo de um caso concreto - no garante a democratizao das instituies envolvidas, nem a democratizao do Estado e muito menos a participao efetiva da sociedade civil. Isto ocorre em virtude de resistncias dos agentes pblicos s prticas participativas; ao carter de Biopoltica que o PAC assume ao ser implementado no Complexo do Alemo; falsificao do trabalho tcnico-social; s dificuldades enfrentadas pelos atores locais para terem acesso a informaes transparentes sobre os equipamentos e as aes que seriam efetivamente executadas na localidade; aos interesses poltico-eleitorais; cooptao de parte das lideranas dos movimentos sociais, em especial daquelas vinculadas s associaes de moradores (interlocutores da sociedade civil privilegiados pelo Estado); mentalidade autoritria e s prticas violentas adotadas pelos dirigentes das associaes de moradores, bem como s prprias dificuldades que as ONGs locais (a vanguarda intelectual, tcnica e democrtica no Complexo do Alemo) enfrentam para conseguirem se inserir ativamente nos espaos consultivos e deliberativos e nos processos decisrios. Como irei discutir e apresentar, para alm das j esperadas resistncias estatais aos processos participativos - e esta talvez seja a concluso mais importante parece que setores retrgrados dentro sociedade civil local, ao trabalharem contra a participao popular efetiva, atuam decisivamente contra a organizao social e poltica da cidadania e na contramo de diversas aes adotadas com o objetivo de transformar os habitantes do Complexo do Alemo em sujeitos reais de direitos.

Os documentos analisados so: os projetos bsicos da prefeitura e do governo do estado do Rio de Janeiro, o estatuto das cidades, as diretrizes do ministrio das cidades, o projeto de trabalho tcnico-social e os relatrios do trabalho tcnico-social propriamente dito, alm dos diversos balanos do PAC divulgados pelos governos federal e estadual, a cada quadrimestre.

7 Dessa forma, o PAC no Complexo do Alemo revela que o ideal participativo e democrtico, um dos traos ideolgicos que o PT conservou aps sua chegada ao poder central, encontra fortes resistncias no s na estrutura do Estado, mas tambm na prpria sociedade civil, algo inesperado pelos que acreditavam que a participao direta da sociedade civil na vida poltica seria capaz de resolver boa parte dos problemas brasileiros. Parece que a recuperao da centralidade do Estado na conduo da poltica social e na induo do desenvolvimento dentro do PT e da coalizo que o sustenta se sobrepe pragmtica e ideologicamente a qualquer outra concepo da vida social, em particular aos ideais da democracia participativa. A hegemonia desta viso estatizante, atravs da qual o governo petista recupera a centralidade do Estado em termos sociais e econmicos, no se constri, contudo, sem encontrar resistncias na vida social. As polticas pblicas em geral, e o PAC no Complexo do Alemo em particular, constituem-se em verdadeiros campos de disputa, onde so travadas lutas e negociaes cotidianas em torno de idias, valores, smbolos, vises de mundo e interesses. No Complexo do Alemo, Estado, Associaes de Moradores e ONGs locais constituem um campo de disputa em torno do programa e das intervenes prticas que acontecem naquela localidade. Estes atores disputam posies de poder e lutam entre si pela representao de interesses dos moradores da regio. Este campo apresenta-se ao pesquisador como solo frtil para obteno de dados e anlises. Segundo Bourdieu los campos se presentan para la aprehensin sincrnica como espacios estructurados de posiciones (o de puestos) cuyas propiedades dependen de su posicin en dichos espacios... (BOURDIEU, 2002, p. 119). O que emerge destas disputas em termos ideolgicos e prticos decorre da estrutura do campo, do capital especfico acumulado por cada um dos atores envolvidos no programa, das relaes de fora entre eles, e de suas respectivas capacidades de convencimento e de formao de consensos e alianas.
La estructura del campo es un estado de la relacin de fuerzas entre los agentes o las instituciones que intervienen en la lucha o, si ustedes prefieren, de la distribucin del capital especfico que ha sido acumulado durante luchas anteriores y que orienta las estrategias ulteriores. Esta misma estructura, que se encuentra en la base de las estratgias dirigidas a transformarla, siempre est en juego: las luchas que ocurren en el campo ponen en accin al monopolio de la violncia legtima (autoridad especfica) que es caracterstico del campo considerado, esto es, en definitiva,, la conservacin

8
o subversin de la estructura de la distribucin del capital especfico (BOURDIEU, 2002, p. 120-121).

Boa parte deste trabalho gira em torno da observao e anlise deste campo de disputa especfico, da anlise de sua estrutura, dos atores que o constituem, de suas vises de mundo, suas estratgias de luta, seus discursos e das controvrsias que afloram no cotidiano da poltica local. a partir desta anlise que procuro compreender a dinmica da vida social e poltica local e realizar, na medida do possvel, algumas generalizaes. Em primeiro lugar, no entanto, so necessrios alguns esclarecimentos a respeito do Programa de Acelerao do Crescimento e de um dos seus desdobramentos, o PAC das Favelas. Dessa forma, no primeiro captulo fao uma breve apresentao do PAC, apresentando seus objetivos e linhas de atuao. No segundo captulo procuro situar a comunidade do Complexo do Alemo, fazendo uma descrio de seu processo de constituio, de suas caractersticas e problematizando a prpria noo de comunidade. No captulo trs apresento a perspectiva dos principais agentes sociais envolvidos no campo de disputa da implementao da poltica pblica em questo: as ONGs locais e os intelectuais orgnicos da favela, as associaes de moradores e as posies de sua principal liderana; e o Estado, pelo menos em sua face pblica, apresentada na relao com a comunidade estudada. No ltimo captulo apresento e discuto casos e situaes concretas atravs das quais foi possvel perceber o processo de negociao entre os diferentes agentes no campo de disputa em torno da implementao do programa analisado. Finalmente, saliento as principais concluses deste estudo.

9 Captulo 1: O que o PAC?

O Programa de Acelerao do Crescimento (PAC, sigla que ser utilizada daqui pra frente) um projeto de desenvolvimento econmico-social para o pas. Durante o perodo de redemocratizao do pas e da posterior consolidao do regime democrtico, os governos que se sucederam no poder central e seus respectivos chefes de Estado (Jos Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, e Fernando Henrique Cardoso) foram sistematicamente acusados pela oposio em particular pelo PT e por boa parte dos intelectuais brasileiros, de no possurem um projeto para a nao. No incio do seu segundo mandato, o presidente Lula consegue colocar na agenda poltica a necessidade da formulao de um projeto de desenvolvimento econmico-social capaz de produzir crescimento econmico com distribuio de renda. Em relao ao projeto desenvolvimentista do governo militar, que na dcada de 1970 havia produzido o chamado milagre econmico, o PAC apresenta uma diferena fundamental. Enquanto o ministro da fazenda (entre 1967 e 1974) Delfim Neto propugnava a necessidade de fazer a economia (ou, como ele prprio dizia, o bolo) crescer primeiro, para depois dividir a renda, o PAC, por outro lado, procura aliar crescimento econmico com distribuio de renda, colocando em prtica antigas teses do pensamento econmico brasileiro que sempre sustentaram a importncia do fortalecimento do mercado interno como fator de sustentao do crescimento e de superao da dependncia externa3. Contudo, talvez o maior mrito do presidente da repblica tenha sido colocar na agenda temas aos quais o Estado brasileiro havia abdicado de procurar solues nas dcadas anteriores: o dficit habitacional, as carncias de infra-estrutura urbana, a gerao de emprego e renda para a populao mais pobre, os gargalos no setor de transportes, as deficincias dos portos, a falta de saneamento bsico e o problema das favelas, entre outros. Quando digo que este foi um mrito do presidente refiro-me ao seu extraordinrio poder de agenda, expresso esta consagrada na cincia poltica brasileira atravs de diversos autores que tratam das relaes entre os poderes, principalmente daquelas entre o poder executivo e o legislativo (FIGUEIREDO e LIMONGI, 1999,
3

Entre outros defensores da tese do mercado interno forte destaca-se Celso Furtado, economista ao qual o presidente Lula sempre se referiu e a quem foi visitar aps sua vitria nas eleies presidenciais de 2002. Outro defensor da tese do mercado interno forte Paul Singer, economista ligado ao PT, com trabalhos sobre desenvolvimento local e empreendedorismo.

10 2007, 2008; SANTOS, 2001; PEREIRA e MULLER, 2002; FIGUEIREDO, 2004; AMORIM NETO, 2006; ALMEIDA e SANTOS, 2008). O poder de agenda do presidente capacidade que ele tem de colocar determinadas questes de seu interesse na pauta do legislativo e de aprovar os projetos de lei e as medidas provisrias que encaminha. Todos estes trabalhos, apesar de algumas diferenas, apontam que, no caso brasileiro, os poderes executivo e legislativo passam a funcionar, depois de 1988, como se houvesse uma fuso entre eles. Ao invs do conflito o que se observa, no ps-1988, o incremento da cooperao entre os poderes. O Presidente da Repblica conta com meios para induzir os parlamentares cooperao, entre elas o poder de veto sobre as emendas oramentrias dos parlamentares individuais. Se o parlamentar no vota de acordo com os interesses do presidente da repblica ele pode impedir que este parlamentar receba verbas para executar seus projetos individuais. Alm disso, no contexto da Cmara dos Deputados, a centralizao decisria nos lderes partidrios retira relevncia poltica dos parlamentares individuais, que so obrigados a seguir os lderes nas votaes, algo que confere aos partidos uma robustez antes no verificada. Neste cenrio, o Executivo capaz de obter apoio partidrio consistente, o que garante a governabilidade e a aprovao das polticas pblicas propostas pelo executivo. Ao que tudo indica justamente este poder de agenda do presidente que explica a rapidez com que foi aprovado o PAC e, mais ainda, a aceitao pelo legislativo de um projeto que procura recuperar a centralidade do Estado na resoluo dos problemas sociais e na induo do desenvolvimento econmico, apesar da oposio exercida pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e pelos Democratas (DEM). De acordo com o segundo relatrio do PAC4:
O PAC um programa de desenvolvimento que visa promover a acelerao do crescimento econmico, o aumento do emprego e a melhoria das condies de vida da populao brasileira. Consiste em um conjunto de medidas destinadas a incentivar o investimento privado, aumentar o investimento pblico em infra-estrutura e remover os obstculos (burocrticos, administrativos, normativos, jurdicos e legislativos) ao crescimento. O PAC depende da participao do Executivo, Legislativo, dos trabalhadores e dos empresrios.

Alm disso, entendido como um novo modelo de planejamento, gesto e realizao do investimento pblico. Segundo o documento o programa tem ainda como
4

Comit Gestor do PAC. 2 Balano Nacional do PAC. Setembro de 2007. Disponvel em: http://www.brasil.gov.br/pac/relatorios/nacionais/2o-balanco Acesso em 07/01/2010.

11 meta articular projetos de infra-estrutura pblicos e privados e medidas institucionais para aumentar o ritmo do crescimento da economia. Para isso, definem-se prioridades e metas, monitora-se a execuo dos empreendimentos e presta-se contas a cada quadrimestre. O documento previa ainda que as aes e obras do PAC gerariam empregos que garantiriam renda e consumo para milhares de trabalhadores e suas famlias. Nesta medida, ao lado de outros programas sociais, como o Bolsa Famlia, e da futura explorao da camada pr-sal, o PAC seria um instrumento estratgico de incluso social e de promoo do desenvolvimento. De acordo com o Balano dos primeiros dois anos do PAC 5, incentivos fiscais e financeiros para os investimentos residenciais (habitao para famlias de baixa renda) estavam sendo formulados. Segundo o documento, essas medidas mostravam que o Estado utilizaria todos os instrumentos disponveis para manter o ritmo dos investimentos. O ponto central da minha discusso neste estudo seria mostrar como, de certa maneira, os planos de investimento social do governo central, alocados no corpo do PAC, no foram ainda tirados do papel, ou seja, postos em prtica e, discutir quais foram ou tem sido os principais entraves neste processo. interessante para o governo federal; em virtude da sua vontade de realizao, de seus interesses poltico-eleitorais e da necessidade perseguida por todo governante de obter aprovao por parte da opinio pblica; que o PAC seja um sucesso. Portanto, de um lado, temos o governo federal desejoso de que seu projeto de desenvolvimento seja eficaz e consiga atingir os fins a que se prope e, por outro as dificuldades enfrentadas no cotidiano junto s comunidades para que os objetivos almejados sejam alcanados. Por outro lado, em relao ao tema deste trabalho - que o PAC nas favelas cabe dizer que a partir do Estatuto das Cidades definiu-se que as populaes atingidas por projetos de desenvolvimento urbano, precisavam ser ouvidas ao longo do ciclo de vida (formulao, execuo e avaliao) da poltica pblica, na medida que isto implicava na prpria garantia da construo da cidadania. A questo central na construo de meu objeto de pesquisa tem a ver com dois aspectos fundamentais: Em primeiro lugar, meu duplo papel profissional me permitiu
5

Comit Gestor do PAC 6 Balano Nacional do PAC - 2 anos. Fevereiro de 2009. Disponvel em: http://www.brasil.gov.br/pac/relatorios/por-balanco/balanco-2-anos/parte-1-apresentacao-quadromacroeconomico-medidas-institucionais-gestao-do-pac-e-investimentos-em-infraestrutura Acesso em 07.01.2010.

12 acompanhar de perto a implementao de uma poltica pblica com as mesmas caractersticas do PAC em uma determinada localidade, a Cidade de Deus, o que discuti em minha monografia de final de curso de Cincias Sociais. Em segundo lugar, a partir deste primeiro estudo e dada a necessidade e o aguamento intelectual que este primeiro estudo me proporcionou, resolvi investir no acompanhamento de outra localidade. Mas as perguntas que orientaram este estudo seriam: em que medida possvel compatibilizar os interesses governistas - que desejam rapidez, cumprimento de cronogramas, realizao de investimentos em obras concretas - com os interesses da sociedade civil - que deseja expressar suas demandas, apontar prioridades, participar dos processos decisrios? Ser que a prpria idia da construo de cidadania acaba por se constituir em obstculo aos interesses governistas? Em que medida, na prtica, a cidadania se constitui num empecilho aos interesses dos governos? Como se constri o campo de negociao entre os diversos atores sociais envolvidos na disputa do controle e implementao do programa em pauta? Como se estabelecem as relaes sociais entre estes diferentes atores sociais? Aqui analiso o PAC no perodo compreendido entre 2007 e 2010. Nesta fase estavam previstos investimentos de R$ 503,9 bilhes em infra-estrutura, sendo que destes, R$ 170,8 bilhes estavam previstos para serem investidos em infra-estrutura social.6 Devo desde j esclarecer que no me interessa avaliar se o PAC efetivamente representa a retomada do papel do Estado, muito menos em que nvel se encontra a execuo oramentria do programa. Existem dados, embora eu no v discuti-los, que indicam que embora o PAC represente um processo de retomada do papel do Estado, no pode ser atribuda a ele a guinada observada nas taxas de crescimento do PIB e de investimento, j que a conjuntura internacional teria favorecido, em muito, a elevao das taxas de crescimento do PIB7. Meu interesse foi observar como se desenrola o processo participativo em um caso especfico, ou seja, minha inteno foi verificar se a sociedade civil, ou melhor, se determinadas comunidades beneficiadas participam efetivamente do ciclo de vida do programa, e se tm voz ativa ao longo do processo decisrio, tal como estava previsto nos relatrios iniciais.
6 7

DIEESE. PAC Programa de Acelerao do Crescimento. Verso resumida Governo. Janeiro de 2007. De Franco Ribeiro, Daniela M. Programa de Acelerao do Crescimento: marco na construo da agenda ps-reformas liberalizantes? http://observatorio.iuperj.br/observador.php Acesso: 07.03.2010

13 necessrio, portanto, estudar a execuo do programa em processo, em situao. Com este objetivo analiso neste trabalho o PAC no Complexo de favelas do Alemo, no Rio de Janeiro, onde est sendo executado um desdobramento do programa nomeado pelo discurso oficial como PAC das Favelas ou PAC das Comunidades. Considero que polticas pblicas voltadas para as classes subalternas podem ser vistas, nos termos de Foucault, como Biopolticas. Por isso, gostaria de destacar que o emprego deste conceito foi fundamental na compreenso do objeto em pauta. Particularmente, nos significados que o programa assume nas favelas cariocas, em especial no Complexo do Alemo. Quero dizer com isso que o PAC das favelas representa um esforo do Estado para gerir populaes. No caso, o Complexo de favelas do Alemo, segundo entrevistas que realizei e notcias veiculadas na imprensa, foi selecionado para ter o programa implementado em virtude do local se constituir como o Quartel General do Comando Vermelho na Cidade do Rio de Janeiro. Todo o programa est servindo como uma preparao para a instalao, em futuro prximo, de uma UPP (Unidade de Polcia Pacificadora), que ir devolver ao Estado o monoplio do uso da fora sobre o territrio 8. A Biopoltica, atravs do PAC, procura resolver por meio de tcnicas racionalizadas o problema da cidade e a questo da criminalidade na cidade do Rio de Janeiro. O Estado, ao fazer uso das tecnologias do governamental (estatsticas, censos, trabalho tcnico-social, etc), atua sobre a populao-alvo do programa segundo uma lgica perversa que determina quem vai fazer viver e quem ir deixar morrer 9. O processo de escolha e identificao da populao beneficiada pelo PAC das favelas foi pautado por critrios de segurana pblica, como ficar claro ao longo deste trabalho. O carter de Biopoltica do PAC representa mais uma dificuldade para a efetiva participao da sociedade civil. O Estado usa o PAC para, entre outros objetivos, controlar as populaes-alvo do programa. Segundo Das y Poole, o estudo das margens da sociedade no nosso caso as favelas - permite-nos compreender as tecnologias especficas de poder atravs das quais os estados buscam manejar e pacificar estas populaes, tanto atravs da fora quanto atravs da pedagogia da converso, com o objetivo de transformar estes sujeitos rebeldes em sujeitos legais do Estado (DAS y
8

Em novembro de 2010 as foras de segurana retomaram o controle dos territrios dos Complexos da Penha e do Alemo, devolvendo ao Estado o monoplio do uso legtimo da fora fsica naquela regio da cidade do Rio de Janeiro. A UPP est prevista para ser inaugurada no segundo semestre de 2010 e dever contar com um efetivo de cerca de dois mil homens. 9 FOUCAULT, Michel. Em defesa da Sociedade. So Paulo: Ed. Martins Fontes, 2002.

14 POOLE, 2008). Neste sentido, me parece que o PAC e as UPPs podem ser entendidos como tecnologias e pedagogias da converso. Por outro lado, a cidadania no deseja teoricamente - ser controlada, muito menos convertida. Sua vontade participar dos processos decisrios. Temos aqui solo frtil para o aparecimento de controvrsias e disputas entre os atores envolvidos no PAC no Complexo do Alemo.

15 1.1. O PAC no Complexo do Alemo. As obras do PAC (2007/2010), na cidade do Rio de Janeiro, chegaram s cifras de R$ 1,14 bilho (R$ 838,4 milhes em recursos federais) e atingiram grandes complexos (Alemo, Manguinhos e Borel); favelas de grande porte ou visibilidade vizinhas de reas nobres da cidade (Rocinha e Pavo/Pavozinho) e ainda comunidades de menor porte tais como Vila Rica de Iraj (Acari), Morro do Turano, Parque Joo Paulo II e Parque JK (Andara)10. Os investimentos do PAC no Complexo do Alemo, segundo diversas fontes, que informam nmeros divergentes, situam-se entre 500 e 827 milhes de reais11.
No complexo, j foram entregues 728 unidades habitacionais, o Colgio Estadual Jornalista Tim Lopes, um centro de educao tecnolgica e profissionalizante, o Complexo de Atendimento Sade com uma Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas e obras de infraestrutura na comunidade12.

O Estado tambm inaugurou em 2009 um Centro de Educao Tecnolgica e Profissionalizante (CETEP), uma rea esportiva e de lazer e um Centro de Gerao de Renda no local. Nos prximos anos, est prevista a inaugurao de mais obras do Programa de Acelerao do Crescimento. Alm a implantao completa da rede de gua, esgoto e drenagem, est prevista a construo de mais de trs mil unidades habitacionais. O PAC prev ainda a reforma de cerca de cinco mil casas, regularizao fundiria de todos os imveis do Complexo do Alemo e implantao de equipamentos comunitrios, escolas, creches, centro comercial, posto policial, agncia dos correios e salas para capacitao profissional. E ainda a recuperao total do Parque da Serra da Misericrdia. Uma das obras mais emblemticas do PAC no Complexo do Alemo o telefrico, que est em fase de testes e foi inaugurado em dezembro de 2010 pelo presidente Lula, embora no tenha comeado a operar. O projeto considerado pelo governo do estado como fundamental para a urbanizao da comunidade do Complexo do Alemo e deve entrar em operao a partir de janeiro de 2011. Segundo o governo do Estado, o projeto vai ajudar a assegurar o pleno direito de locomoo dos
10
11

Fonte: O Globo 29.12.2008. Segundo dados do IPEA os recursos do PAC no Complexo chegam a R$ 827.721.089,17. 12 http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=58625 notcia de 03/09/2010. acesso em 09/11/2010.

16 cidados, resgatar a cidadania das pessoas e garantir o direito de ir e vir dos moradores da comunidade. Segundo o depoimento de um representante da ONG local Verdejar 13, o projeto de um equipamento similar ao telefrico j havia sido protocolado pelas ONGs locais na prefeitura. Na poca, j existia uma mobilizao de entidades locais para a construo de um projeto de desenvolvimento local. O que ocorre que os governos federal, estadual e municipal capitalizaram para si a concepo do telefrico, sem dar crdito aos movimentos sociais da regio. R: Ento vocs j tinham um projeto de Desenvolvimento Local? E: No, havia uma mobilizao para a construo de um projeto de Desenvolvimento Local. Mas em 2001, ns entregamos na prefeitura, fizemos uma cerimnia na Lona Cultural de Vista Alegre, foi entregue a Carta da Serra da Misericrida, com 27 propostas, inclusive a maioria das intervenes que esto acontecendo agora j estavam nessa Carta. R: mesmo? E: A maioria, inclusive at posso te arrumar este documento depois. E antes de 2001, em 2000, o Verdejar protocolou uma proposta de Parque Ecolgico aqui, com telefrico. R: (SURPRESO) mesmo cara? (risos) E: Telefrico, movido por energia elica..., a a gente protocolou o documento, solicitando isso, mas isso, dentro da rea da pedreira. A idia era fazer no exatamente um telefrico e sim um (dvida)... R: Plano inclinado? E: No, acho que era Veculo leve sobre trilhos, VLT, um que tem em Curitiba, no VLT? R: Sim. E: que o cara que fundou o Verdejar morou em Curitiba, ento trouxe esta idia, que era mais barata que o telefrico, s que essas coisas morreram, a gente acabou no tendo perna pra tocar
13

Como reza a tradio antropolgica, optei, algumas vezes, por no revelar os nomes dos entrevistados com o objetivo de preserv-los. Em alguns casos, o compromisso assumido de no revelar a identidade do informante, foi o condio para a realizao da entrevista.

17 essas coisas, porque a gente tentava, tentava, tentava, no abria, no abria, no abria, e a a vida voc sabe como que , n!!! Contudo, preciso lembrar que a inspirao deste telefrico, proposta pelo governo, um equipamento similar que existe na cidade de Medelln, na Colmbia, o que parece indicar a existncia de critrios ancorados em questes de segurana pblica ao longo do ciclo de vida do PAC no Complexo do Alemo. Neste caso em particular, este critrio foi utilizado pelos governos ainda na fase de formulao do PAC das comunidades. Alm disso, o telefrico nunca foi considerado prioritrio pelos moradores, at por que consome 32% de todo o oramento do projeto. Segundo entrevistas que realizei com moradores da comunidade, ativistas e lideranas locais, a escolha das comunidades beneficiadas pelo PAC das favelas, entre elas o Complexo Alemo, bem como dos equipamentos a serem construdos e das intervenes a serem realizadas, foi feita de cima pra baixo, ou seja, sem consulta aos moradores. O seguinte trecho de uma destas entrevistas ilustra e confirma este fato.

R: E nesse momento [ano de 2007, quando comeou a ser ventilada a possibilidade da realizao de intervenes em favelas no Rio de Janeiro] vocs j estavam buscando espaos nas reunies em que se discutia o PAC. I: No, ainda no estou nesse momento da ida s reunies. Ainda no. Mas nesse momento se abre a possibilidade da execuo de intervenes em outras comunidades. Quando comeo a ir nas reunies, os territrios onde haveriam as intervenes do PAC j estavam definidos. R: Ento podemos dizer que a escolha dos territrios que seriam objeto de interveno do PAC Manguinhos, Rocinha e Complexo do Alemo - foi feita de cima pra baixo? I: De cima pra baixo. De cima pra baixo. A sim, uma vez aceita a idia, no vai se fazer a mesma coisa que o favela-bairro, vai se fazer uma coisa original. Ento, na verdade a gente est misturando um pouco fatos e anlise. R: Tudo bem, vai em frente. I: Ento [o governo do Estado] foi buscar exemplos de intervenes em favelas bem sucedidas. A, nesse momento, vamos fazer em favela, vamos fazer em favela, vamos fazer em favela, nesse burburinho de discusses sobre projetos urbansticos bem sucedidos surgiu a histria de Medelln.

18 Caracterstica de Medelln no Rio de Janeiro: Complexo do Alemo. R: Pera a, voc diz semelhana entre Medelln e Complexo do Alemo o fato da violncia e do trfico de drogas? I: [Com nfase] Do ponto de vista governamental. R: Aquela idia do telefrico, onde as estaes formam novas centralidades nas quais o Estado coloca disposio da populao local diversos servios pblicos... I: Isso tambm, o problema que Medelln tem todo um lado nefasto que no tratado nem divulgado. L se exterminou uma grande parcela da populao. Foi brabo. R: Mas aqui est acontecendo isso? I: Por enquanto no, mas h uma apreenso muito grande com relao a isso, sobretudo a partir de agora em 2010, at em virtude dessas Unidades de Polcia Pacificadora (UPPs). Hoje mesmo no Globo saiu uma notcia dizendo que at o ano que vem as UPPs sero levadas pra 43 favelas. Saiu hoje no Globo. R: Ento a gente pode dizer que a questo da violncia foi uma temtica central na escolha do Complexo do Alemo para ser objeto das intervenes do PAC? I: Foi, foi. Foi baseado no modelo de Medelln. Por exemplo, esta idia deste tipo de telefrico em favela s tem uma no mundo (Medelln). Depois que descobri que na Venezuela, em favela de Caracas tambm tem14. importante dizer que a apreenso dos moradores e dos ativistas locais15 em relao ao concreta das foras de segurana no Complexo acabou se transformando num sentimento de surpresa. A esperada matana que era aguardada pela comunidade no se confirmou quando da retomada do territrio pelo Estado, ocorrida em novembro e dezembro de 2010. O Comit de Desenvolvimento Local da Serra da Misericrdia, instituio que une diversas entidades comunitrias locais publicou uma nota pblica em 30 de novembro de 2010 onde afirma a necessidade da formulao de uma agenda propositiva para a resoluo das demandas scio-ambientais da localidade, ao mesmo tempo em que demonstra sua satisfao pela forma como foi feita a ocupao do territrio pelas foras de segurana, privilegiando a inteligncia ao invs da represso truculenta:
14 15

Entrevista com ativista local realizada em outubro de 2009. O conceito de ativista local trabalhado captulo 4 deste estudo.

19
Por outro lado, apesar dos casos de posturas inadequadas de alguns policiais, importante destacar que as aes dos ltimos dias divergem daquilo que se viu nas ltimas duas dcadas no que diz respeito ao policial, ao menos nas favelas do Alemo. notvel que a inteligncia foi privilegiada em detrimento da represso desmedida. Se h relatos de abusos, muitos so tambm os relatos que reconhecem uma postura por parte dos policiais da maneira que se espera deles: com respeito aos direitos dos cidados. No cabe elogiar aquilo que, na verdade, a conduta correta das foras que representam o estado, mas foroso destac-la uma vez que historicamente no foi esta a realidade experimentada pela comunidade16.

Isto, contudo, no altera o fato de que o critrio segurana pblica parece ter sido o que prevaleceu no processo de escolha das comunidades beneficiadas pelo PAC das comunidades. Entendo que talvez o maior problema da utilizao deste critrio seja a possibilidade de criminalizar os moradores de reas de favela, ou seja, culpar a vtima. A violncia e o trfico de drogas so questes que precisam ser enfrentadas pelo poder pblico e a retomada do monoplio do uso da fora pelo Estado no Complexo do Alemo, atravs de aes que privilegiaram a inteligncia em detrimento da represso truculenta e com respeito aos direitos humanos, algo que precisa ser comemorado por todos. O que no se pode correr o risco de esvaziar o debate em torno dos problemas scio-econmicos enfrentados por moradores de reas de favela e muito menos reduzir o debate questo da segurana pblica, como, alis, afirmam as prprias entidades que formam o Comit de Desenvolvimento Local da Serra da Misericrdia:
Reconhecer o quo significativo a ocupao do estado em reas que antes eram dominadas por grupos ligados ao varejo de drogas no pode significar uma interpretao equivocada do contexto de violncia e ilegalidade da cidade. Resumir a poltica de segurana pblica a esta ocupao militar ou mesmo creditar s aes dos ltimos dias uma triunfal derrubada do trfico - o miditico dia D - apenas contribui para a criminalizao das reas de favelas e esvaziamento do debate. Essa interpretao pode gerar uma superficial e limitada cortina de fumaa sobre as causas reais que levaram a esta grave situao assim como camuflar as razes histricas que levaram ao abandono deste territrio e de sua populao que vive h dcadas em precrias condies de vida, e sem acesso a direitos elementares. Consideramos que para alm das manchetes sensacionalistas que buscam induzir a sociedade e, principalmente, os moradores que vivem nas favelas cariocas a crerem que com a ao militar do Alemo o problema estaria superado e que nossa cidade estaria livre do crime de maneira definitiva,
16

Nota pblica de instituies comunitrias atuantes no Complexo do Alemo. 30/11/2010. Disponvel em http://raizesemmovimento.blogspot.com/ . Acesso em 02/12/2010.

20
preciso fazer uma anlise profunda para comprovar que isto no se sustenta. A ao de combate ao varejo de drogas tem seus mritos, no entanto, no se pode associar toda a violncia que assola a cidade apenas ao territrio das favelas dominadas pelo trfico. Diversas variveis interferem nesse contexto, muitas delas de amplo conhecimento da populao e das autoridades pblicas: corrupo policial, trfico de armas, narcotrfico internacional, fortalecimento dos grupos milicianos, desigualdades sociais, ausncia do Estado em grande parte da cidade , entre outras. preciso, portanto, ressaltar os avanos presentes nos fatos dos ltimos dias sem deixar de apontar as muitas frentes onde ainda precisamos atuar 17.

Segundo Ruth Jurberg, da Secretaria de Estado de Assistncia Social e Direitos Humanos, o telefrico do Complexo do Alemo baseou-se no modelo da cidade de Meddellin, na Colmbia:
Todo o projeto inspirado no modelo da cidade de Medelln, na Colmbia, onde os telefricos funcionam desde 2004 ligando a periferia ao centro da cidade. Normalmente os telefricos so usados em estaes de esqui, ou para turismo, no como meio de transporte, como so os de Medelln. Por isso ser necessrio um perodo de adaptao18.

A apreenso dos moradores, ativistas e lideranas do Complexo do Alemo com relao ao momento em que as foras de segurana resolvessem invadir as favelas da regio era algo, portanto, perfeitamente justificvel. A poltica de segurana de Medelln, exaltada por diversas autoridades, principalmente pelo governador Srgio Cabral, por ter conseguido reduzir drasticamente os ndices de criminalidade numa cidade at ento dominada por cartis de drogas, apresentava uma outra faceta pouco comentada pela grande mdia e por estas mesmas autoridades. O lado nefasto daquela poltica havia sido o extermnio de moradores de favela que tinham ligaes com o crime organizado. Alm disso, no podemos esquecer que a ltima grande operao realizada pelas foras de segurana no Complexo do Alemo, ocorrida em meados de 2007, tinha deixado marcas naquela populao e um saldo de dezenas de mortos19. Por outro lado, a construo do telefrico justificada pelas autoridades como importante fator de garantia de direitos civis em especial o direito de ir e vir - aos
17 18

Idem. Disponvel em http://raizesemmovimento.blogspot.com/ acesso em 02/12/2010. Fonte: http://www.observatoriodefavelas.org.br/observatoriodefavelas/home/index.php Acesso: 11/01/2010. 19 Naquela operao a polcia foi acusada por moradores e por parte da imprensa de entrar no Complexo do Alemo para matar, o que foi negado pelo secretrio de segurana Jos Mariano Beltrame. O saldo deixado foi de cerca de 20 supostos traficantes mortos, um policial ferido e 6 moradores atingidos por balas perdidas. Fonte: http://rizzolot.wordpress.com/2007/06/29/secretario-nega-excessos-da-policiano-complexo-do-alemao/ acesso em 06/01/2011.

21 moradores da regio. O telefrico contar com 152 gndolas com capacidade para 10 pessoas, sendo 8 sentadas e 2 em p. A viagem de pouco mais de 2 km, que costuma ser feita em at 1 hora e meia a p, vai durar cerca de 20 minutos. O projeto prev que 60 jovens moradores da regio iro trabalhar como monitores nas estaes, ajudando os passageiros a embarcar nas gndolas. Sero selecionados jovens estudantes a partir de 16 anos, preferencialmente at 24, e que tenham participado do projeto do Programa Nacional de Segurana com Cidadania (PRONASCI). A faixa etria destes futuros monitores refora ainda mais a tese de que o critrio segurana pblica pauta a grande maioria das aes do PAC no Complexo do Alemo. Sabe-se da vulnerabilidade dos jovens nesta faixa etria e do risco de serem cooptados por grupos criminosos e/ou serem vtimas de homicdios por arma de fogo. Algumas entidades que atuam no Complexo do Alemo acreditam, contudo, que seria importante ampliar esta faixa etria para baixo, j que na regio os jovens se encontrariam em situao de vulnerabilidade social j a partir dos doze anos de idade. Uma moradora revela que o transporte (atravs do telefrico) no vai conseguir atender demanda dos habitantes. Pode ajudar para quem mora no alto do morro, mas quem mora nas partes baixas vai continuar usando os mesmos meios de transporte: moto-txi e kombi, afirma.
O percurso ter seis estaes: comeando na Fazendinha, passar por Itarar/Alvorada, Morro do Alemo, Morro da Baiana, Morro do Adeus e chegar estao de trem de Bonsucesso. A populao do Alemo vai participar da escolha dos nomes das estaes, assim como da construo de mosaicos que vo enfeit-las, num projeto do artista plstico Valmir Vale. Morador de Vigrio Geral, Vale vai capacitar os jovens para a produo artstica20.

Um dos principais problemas enfrentados pelo PAC no Complexo do Alemo e nas demais favelas atingidas pelo programa diz respeito questo das realocaes e remoes de famlias que vivem em localidades onde so realizadas as obras. A revista Caros Amigos fez uma matria sobre o assunto que ajuda a ilustrar esta problemtica: Por outro lado, apesar do largo apoio s obras [segundo os jornalistas responsveis pela matria, dos cem moradores entrevistados nos Complexo do Alemo, 81 se disseram a favor e 19 contra as obras], os moradores dos trs conjuntos habitacionais (Alemo, Rocinha e Manguinhos) fizeram uma
20

Fonte: http://www.observatoriodefavelas.org.br/observatoriodefavelas/home/index.php Acesso: 11/01/2010.

22 srie de crticas maneira como as intervenes esto sendo tocadas. As principais reclamaes so com relao s constantes e prolongadas quedas de energia eltrica h quem tenha ficado at cinco dias sem luz , falta de gua e os famigerados despejos. Esses, conduzidos pelo governo estadual, seguem a velha lgica da presso psicolgica. Diarreia, alteraes na presso arterial, distrbios psiquitricos, descontrole emocional e at suicdio so as consequncias identificadas por Wagner Souza, agente de sade que atua na regio pelo Programa de Sade da Famlia. Vrios moradores comentaram o despreparo para lidar com as pessoas que precisam ser remanejadas de suas casas. Essa funo est a cargo da Empresa de Obras Pblicas do Rio de Janeiro (EMOP), cujo objetivo abrir o caminho para os tratores do Consrcio Rio Melhor, composto por Odebrecht, OAS e Delta. O presidente da EMOP, caro Moreno Jnior, declarou: Agimos de forma extremamente democrtica, num trabalho de convencimento feito por equipes especializadas de Diagnstico Social, para obter a compreenso da populao atingida O morador est sendo tratado como um estorvo, disse D. Emlia, uma pequena comerciante. Sua venda est h 19 anos na metade da Av. Central, no Morro do Alemo. Ela disse que o valor do ponto no est sendo considerado. Seu imvel, de p, contrasta com os restos das casas derrubadas para o alargamento da via. No estou com pressa, diz ela, mal conseguindo disfarar o incmodo com a presso para que saia. Ela tambm opinou a respeito das intervenes, discordando da prioridade definida pelo governo. Devia jogar o dinheiro do telefrico nos hospitais. Outro dia no Getlio Vargas (hospital de referncia mais prximo) no tinha nem seringa pra dar injeo. A essa crtica se somam outras, como a de David da Silva, que tambm criticou a prioridade dada ao telefrico. David, que um dos coordenadores do Instituto Razes em Movimento, organizao fundada e dirigida por pesquisadores que vivem no Alemo e que atua h dez anos na regio, comentou que um belo dia acordou com uma retroescavadeira na sua porta. Estava demolindo uma casa vizinha e levantou enorme quantidade de poeira, prejudicando a filha, que sofre de problemas respiratrios. Tinham que ter avisado com antecedncia, ponderou.21 Em maro de 2010, ou seja, a nove meses do prazo previsto no cronograma, pouco menos da metade das obras o correspondente a 48% - ainda no havia sido entregue. Segundo o Ministrio das Cidades, o principal entrave para a realizao das
21

Fonte: Revista Caros Amigos. Fevereiro de 2009. Disponvel http://www.pactopelacidadania.org.br/index.php/artigos/205-esperanca-medo-e-criticas. Acesso 19/03/2010.

em em

23 obras foram as desapropriaes de casas, que exigiram a realocao de 2.000 famlias do complexo. Agora, como esse processo j foi superado (segundo o ministrio), a previso de que as obras entrem num ritmo mais acelerado. De acordo com caro Moreno, presidente da Empresa de Obras Pblicas do Estado (EMOP), responsvel pelo gerenciamento das obras do PAC no Alemo, faltava entregar, em maro de 2010, mais de 500 unidades habitacionais, uma escola, um complexo esportivo e o telefrico. Ainda segundo o presidente da EMOP: As obras terminam em dezembro [de 2010]. Ns estamos dentro do cronograma. As dificuldades nossas foram justamente as realocaes por causa do telefrico. J fizemos 95% das realocaes [grifo meu] e agora vamos continuar trabalhando.22 Atravs da declarao do presidente da EMOP fica evidente a preocupao com o cumprimento do cronograma das obras. A mesma preocupao aparece quando o Ministrio das Cidades aponta a superao de um entrave para a execuo das obras dentro dos prazos previstos: as remoes de famlias de reas por onde passariam as intervenes urbansticas. No Complexo do Alemo foram removidas cerca de 2 mil famlias. O cumprimento do cronograma de obras uma prioridade das agncias governamentais por diversas razes: a eficcia do programa, a fiscalizao da imprensa, os interesses poltico-eleitorais, etc. Um dos principais motivos da presso dos governos pelo cumprimento dos cronogramas a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que estabelece, dentre outras determinaes, a execuo total das obras em andamento, impedindo a realizao de novos investimentos sem que aqueles que esto em andamento sejam concludos. O que fundamental para os fins deste trabalho que, como irei mostrar, a presso dos rgos pblicos e privados - no caso o Consrcio Rio Melhor - que recebe os recursos segundo o cumprimento de determinadas etapas das obras e a obsesso pelo cumprimento de metas previstas nos cronogramas de obras, acaba criando outro tipo de entrave um entrave efetiva participao popular e ao atendimento de demandas dos moradores - ao impactarem negativamente na qualidade do trabalho tcnico-social e, principalmente, por colocarem em segundo plano o dilogo com a sociedade local. evidente que o dilogo entre o poder pblico, as empresas privadas e a sociedade civil local feito em fruns coletivos e se constitui atravs de processos consultivos, deliberativos e decisrios, que levam tempo. O tempo da ao
22
Disponvel em: http://noticias.uol.com.br/especiais/pac/ultnot/2010/04/06/lula-inauguraobras-do-pac-no-complexo-do-alemao-metade-ainda-aguarda-conclusao.jhtm . Acesso em 06/04/2010.

24 poltica diferente do tempo requerido por estes debates e as vozes das comunidades beneficiadas pelo programa muitas vezes no se alinham aos discursos e interesses do Estado e das empresas executoras das obras. No debate surgem controvrsias e prioridades que divergem daquelas estabelecidas pelos rgos de Estado. A acomodao destes conflitos leva tempo, o que teoricamente provocaria o atraso nas obras, no fossem alguns artifcios utilizados pelos governos e grupos polticos ligados a ele, entre as quais, o uso da violncia e ao falseamento do trabalho tcnico-social. No Complexo do Alemo essas disputas surgem muito mais em funo das posies assumidas por ativistas vinculados s ONGs locais do que ao ou ao discurso das lideranas ligadas s associaes de moradores. Estas ltimas encontram-se alinhadas com o governo e o partido (PMDB) do governador Srgio Cabral e, ao invs de assumirem posies crticas, procuram agilizar os processos, trabalhando muito mais em favor dos interesses governamentais dos que dos interesses das comunidades que deveriam representar. Um exemplo radical desta postura por parte das associaes de moradores o caso de um lder comunitrio, um dos mais importantes presidentes de associaes de moradores da regio, que constituiu um bando armado e, se dizendo portador do apoio dos traficantes que dominavam a regio, compareceu a uma das localidades onde os moradores no queriam deixar suas casas antes de obterem garantias concretas do governo do Estado de que seriam realocadas em unidades habitacionais previstas pelo PAC, e intimidou os moradores, dizendo que estavam atrasando as obras e que deveriam se retirar imediatamente, pois estariam prejudicando o resto da comunidade. Este fato criou um conflito entre as associaes de moradores, principalmente entre este presidente, e as ONGs locais, que valorizam o dilogo a mobilizao da sociedade civil e, ao invs de adotarem prticas violentas e subservientes em relao a interesses que no so necessariamente os da comunidade local, pautam suas aes pela idia da construo de sujeitos reais de direitos 23. Este conflito foi solucionado atravs do desmascaramento deste presidente de associao, principalmente por no haver sido confirmado o alegado apoio que teria dos traficantes de drogas. O PAC, alm das obras e das intervenes no territrio, tambm realiza aes de gerao de emprego e renda nas comunidades beneficiadas pelo programa. Conforme j foi dito, o PAC pretende ser um projeto de desenvolvimento scio-econmico com
23

Essa informao foi obtida atravs do relato de vrios habitantes do Complexo do Alemo com os quais conversei. Reservo a eles o direito de permanecerem no anonimato, por razes bvias.

25 distribuio de renda. Neste sentido, as empresas que realizam as obras so orientadas a contratarem mo-de-obra preferencialmente local. Contratar mo-de-obra local , portanto, uma diretriz importante do programa, j que gera renda para a comunidade beneficiada, fortalece o mercado interno destas regies e, teoricamente, eleva o nvel e a qualidade de vida da populao-alvo. No Complexo do Alemo, a contratao de mo-de-obra para os projetos de construo civil ficou a cargo, por determinao do governo do Estado, de um dos presidentes de associaes de moradores, o mesmo que ameaou as famlias que no queriam se retirar de suas casas para dar passagem s obras. Segundo diversos relatos que obtive, este presidente, para contratar um empregado para as obras do PAC, exigia que o primeiro salrio fosse pago diretamente a ele. Alm disso, com medo de ser denunciado pelos moradores, ao invs de seguir a diretriz do programa de contratar mo-de-obra local, preferiu contratar sistematicamente moradores de fora do Complexo do Alemo, o que sem dvida diminuiu os impactos positivos que a contratao de trabalhadores que vivem na regio produziria sobre a qualidade de vida, o comrcio e o setor de servios local24. Apesar disso, 70% (setenta por cento) da mo de obra contratada para as obras do PAC originria do Complexo do Alemo. Os trinta por cento de mo-de-obra de fora podem ser explicados pela venda de vagas e pela insuficincia da oferta de trabalho qualificado na regio.

24

dem.

26

1.2. Histrico do PAC das comunidades25.

O segundo turno da campanha eleitoral de 2006 para Governador do Estado do Rio de Janeiro foi disputado pela Deputada Federal Denise Frossard (PPS) e pelo ento Senador Sergio Cabral Filho (PMDB). Num dos debates na televiso, enquanto Cabral anunciava que, se eleito, iria executar obras de infra-estrutura na favela da Rocinha, Denise Frossard rebatia argumentando que realizar obras em favelas-vitrine como Cidade de Deus, Rocinha e Pavo-Pavozinho - todas prximas a bairros nobres da cidade - era fcil. Queria ver o candidato Sergio Cabral fazer obras deste tipo no Complexo do Alemo, territrio com muito menos visibilidade do que as supostas favelas-vitrine e com ndices alarmantes de violncia. Mas a temtica que efetivamente colocava a favela no centro do debate polticoeleitoral naquela ocasio era a segurana pblica. Ambos os candidatos possuam projetos de segurana pblica que criminalizavam os moradores de favela e tratavam estes territrios como lcus primordiais da violncia urbana no Rio de Janeiro. Era possvel perceber que os dois discursos associavam os moradores de favelas s violncias praticadas cotidianamente na cidade do Rio de Janeiro, ou seja, os dois candidatos viam os moradores de favela como classes perigosas26, responsveis por todo o mal que afligia os moradores da cidade. Comea a o debate recente sobre a realizao de projetos estruturantes em favelas cariocas. Ao mesmo tempo em que se travava o debate na eleio para o governo do Estado do Rio de Janeiro, acontecia a campanha para presidente da Repblica. Lula reeleito e no incio do seu segundo mandato, mais precisamente no dia 28 de janeiro de 2007, lana o Programa de Acelerao do Crescimento (PAC):
Com o objetivo de acelerar o crescimento econmico do Brasil, prevendo investimentos totais de R$ 503,9 bilhes at 2010, sendo uma de suas prioridades o investimento em infra-estrutura, em reas como saneamento, habitao, transporte, energia, recursos hdricos, entre outros27.

25

Este histrico foi escrito a partir de entrevistas com moradores, ativistas e lideranas locais, notcias de jornais e atravs de pesquisas na internet. 26 GUIMARES, Alberto Passos. As classes perigosas na Inglaterra e As classes perigosas na Frana, As classes perigosas: banditismo urbano e rural. RJ: EdUFRJ, 2008 (pp. 21/111). 27 http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_de_Acelera%C3%A7%C3%A3o_de_Crescimento Acesso em 12/10/2009, s 20:45 hs.

27 Embora ainda no houvesse nenhuma diretriz do Governo Federal que sugerisse a realizao de um PAC das Favelas, algumas caractersticas do programa favoreceram a opo futura pela realizao de obras estruturantes nestas localidades, em especial em favelas cariocas. O PAC era claramente um projeto de desenvolvimento que procurava fugir da lgica neoliberal dominante e recolocar o Estado como centro indutor do desenvolvimento econmico e social. Seguindo um vis keynesiano, os investimentos estatais em infra-estrutura deveriam ser capazes de criar o maior nmero possvel de empregos. Neste sentido, a construo civil, por ser um setor da economia fortemente trabalho-intensivo, alm de no requerer grande qualificao da mo-de-obra subalterna, surgia como principal eixo de um projeto de desenvolvimento econmico com incluso social e distribuio de renda. Um PAC das favelas era portanto algo plenamente possvel e coerente com a proposta do PAC, pois mais do que simplesmente significar a construo de moradias, de redes de esgoto e de obras estruturantes do espao urbano, poderia tambm gerar milhes de empregos para grupos e classes sociais at ento alijadas do processo de desenvolvimento econmico e, por consequncia, - de acordo com uma viso elitista que correlaciona pobreza com criminalidade - reduzir a violncia urbana, criar oportunidades para as classes populares e angariar milhares de votos para o Partido dos Trabalhadores e os partidos da base aliada do Governo Federal. Chama ateno, contudo, o fato de no existir nenhum documento oficial - a no ser as licitaes para execuo das obras e os projetos bsicos do governo do estado do Rio de Janeiro e da prefeitura - que formalize e institucionalize o PAC das favelas. Este fato, aliado resistncia do Estado em mostrar para as comunidades de favelas atingidas pelo programa, quais os projetos de obras que efetivamente seriam executadas nestas localidades e quais equipamentos pblicos seriam construdos, dificultam a participao popular. Este ponto ser aprofundado no captulo 3. Os debates sobre o PAC se consolidaram ao longo de 2007. Segundo alguns depoimentos que obtive atravs das entrevistas realizadas com alguns participantes de movimentos sociais locais, os interlocutores da comunidade com o Estado, naquele momento, j estavam pr-concebidos: seriam as associaes de moradores as interlocutoras legtimas - segundo a tica do Estado - para realizarem a intermediao entre os interesses da comunidade e o Estado. Em virtude disso, algumas ONGs locais do Complexo do Alemo com idias polticas bastante diversas em relao s associaes de moradores - comearam a buscar espao nas reunies que aconteciam no Palcio Guanabara, no gabinete do vice-governador Pezo e na Caixa Econmica

28 Federal. Segundo um dos meus informantes, eles literalmente invadiam aquelas reunies para poderem participar das discusses em torno das intervenes urbansticas que seriam realizadas no Complexo do Alemo. I: Ento em 2007 se define isso at junho e no segundo perodo o perodo das reunies. No segundo semestre so essas reunies, QUE A GENTE INVADIA as reunies. INVADIA. Por que a gente no era convidado! E j estavam discutindo participao popular!!! A gente invadia aqueles espaos al. Teve vez de eu entrar na sala e estarem os dois presidentes de associao (de moradores), s. Mais ningum, e a gente entrava. R: Associao de moradores? I: do Alemo. R: Ento existiam outros atores do Alemo? I : Existiam dois presidentes, ponto. R: S eram convidados eles? I: J tavam l dentro. Naquele momento se iniciava uma forte tenso entre as associaes de moradores do Complexo do Alemo e as ONGs locais, em virtude das diferentes formas com que estas entidades abordam a questo da participao, do protagonismo local e do que efetivamente seria uma gesto democrtica do PAC no territrio. Comea a uma disputa de poder entre ONGs locais e associaes de moradores, disputa esta que gira em torno da legitimidade da representao dos interesses da comunidade. O ano de 2008 foi fundamental para a formatao do PAC das favelas, quando se consolidaram os debates em torno das intervenes urbansticas a serem executadas. Alm disso, em 2008 tivemos eleies para prefeito em todo o pas, ao mesmo tempo em que aconteciam trs tipos de intervenes anteriores ao PAC, em favelas do Rio de Janeiro. Na eleio para prefeito do Rio de Janeiro, inicialmente, o presidente Lula apoiava o candidato Marcelo Crivella do Partido Republicano Brasileiro (PRB), que tinha como principal bandeira de campanha um projeto denominado Cimento Social, que com apoio do Exrcito e recursos do Ministrio das Cidades, buscava revitalizar fachadas e telhados de 780 casas no Morro da Providncia, no centro do Rio de Janeiro. Em maro de 2006, o Exrcito ocupou o Morro da Providncia para recuperar dez

29 fuzis que haviam sido roubados de um quartel. A presena de militares no local foi motivo de tiroteios entre soldados e traficantes28. A partir de um cenrio que tinha a favela como lcus da violncia e seus moradores as classes perigosas - como os responsveis pelo crime e pela violncia urbana, o senador Marcelo Crivella elabora o programa Cimento Social. Este projeto, baseado em obras de infra-estrutura voltadas para moradores de uma favela especfica e emblemtica - por ser considerada a primeira favela a se constituir no Rio de Janeiro possua, poca, um carter simblico muito forte que, aliado a outras estratgias de campanha, colocavam o senador Crivella em primeiro lugar nas pesquisas de inteno de voto para aquela eleio. Ao mesmo tempo em que se desenvolvia o projeto Cimento Social no morro da Providncia, outras duas intervenes urbanas em favelas estavam em andamento na cidade do Rio de Janeiro. A primeira era o Programa Favela-Bairro, implementado pelo prefeito Csar Maia, que, contudo, era executado pontualmente em poucas favelas da cidade e no tinha mais o mesmo peso poltico que havia alcanado alguns anos antes. A terceira era uma interveno do Governo Estadual que acontecia desde 2007 no Complexo Pavo/Pavozinho Cantagalo. Portanto havia trs tipos de interveno anteriores ao PAC em andamento no Rio de Janeiro. A partir deste cenrio, podemos dizer que o presidente Lula vislumbrou um mote que poderia gerar, alm de benefcios para a cidade e para seus habitantes, enormes dividendos eleitorais, o que o levou a implementar o PAC das Favelas. Esta minha impresso, reforada pelas entrevistas que realizei, ganha ainda mais fora na medida em que no existe nenhum documento oficial que institua o PAC das Favelas. Neste sentido, a deciso de implementar um PAC para as favelas no Rio de Janeiro, pode ser atribuda a uma escolha realizada de cima para baixo. Neste momento tambm foram escolhidas as favelas que seriam beneficiadas pelo PAC, tambm num processo que no ouviu a sociedade civil e que, portanto, ocorreu de cima para baixo. S ento as populaes beneficirias - mais especificamente algumas associaes de moradores dos territrios que seriam objeto das intervenes - comearam a ser chamadas para participar de audincias com o poder pblico, onde se procurava discutir quais seriam as intervenes e como se daria a gesto das polticas e dos equipamentos que seriam
28

Projeto prev revitalizao de casas em favela do Rio de Janeiro. ABDALA, Vitor. Agncia Brasil. Reportagem de 12 de dezembro de 2007. http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/12/12/materia.2007-12-12.3183916564/view acesso em 12/10/2009, s 21:10 hs.

30 construdos nas favelas escolhidas. Neste contexto, as ONGs locais do Complexo do Alemo decidiram abrir caminho para poderem participar do processo, j que no foram convidadas a participar. Por razes polticas, houve neste momento uma aliana do Governo Federal com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, e, o projeto que j estava em andamento no Pavo-Pavozinho-Cantagalo se transforma, no meio do caminho, em PAC. Com isso, os outros dois projetos perdem fora na medida em que o Senador Marcelo Crivella no consegue chegar no segundo turno da eleio 29 e em que a estratgia poltica do presidente Lula e do Governador Srgio Cabral inviabilizava qualquer tipo de apoio a iniciativas da gesto do ento prefeito Csar Maia. Com a vitria do candidato a prefeito Eduardo Paes - aliado de ltima hora do Governo Federal e candidato do governador Srgio Cabral - chegamos ao momento em que se definem as favelas que viriam a ser alvo do PAC. Neste momento, as reunies sobre o assunto j vinham ocorrendo periodicamente no gabinete do vice-governador vinham ocorrendo periodicamente e, ao que tudo indica, j se tinha conhecimento de que haveria recursos para obras em favelas. Segundo os documentos que tive acesso , o objetivo era realizar algo original, diferente do programa Favela-Bairro, que era fortemente vinculado figura do ex-prefeito Csar Maia, que no era aliado poltico nem do governo central nem o governo estadual, sendo do campo dos chamados Democratas. Foi dentro deste contexto que Pavo/Pavozinho-Cantagalo foi transformado em palco de implantao do PAC e a escolha das demais comunidades beneficirias do PAC das Favelas, em especial do Complexo do Alemo e do Complexo de Manguinhos, seguiu a lgica dos projetos de interveno em favelas implementados na cidade de Medelln, na Colmbia; lgica esta que procura, atravs da interveno em reas fortemente marcadas pela violncia e dominadas pelo trfico de drogas, reduzir os ndices de criminalidade nestas localidades e na cidade como um todo. Neste sentido, entendo que os critrios primordiais que orientaram o poder pblico a escolher as favelas da Rocinha, Manguinhos e do Complexo do Alemo como beneficirias dos recursos do PAC foram os ndices de violncia verificados nestes territrios, seguidos pela proximidade de um bairro de classe alta no caso da Rocinha e da proximidade
29

Um dos principais motivos da queda do senador Crivella nas intenes de voto para aquela eleio foi a notcia de que militares do exrcito, que patrulhavam o morro da providncia, haviam entregue alguns jovens moradores daquela favela suspeitos de envolvimento com o trfico de drogas para serem mortos por traficantes rivais do morro da Mineira.

31 no caso de Manguinhos - com duas das mais importantes vias de acesso cidade do Rio de Janeiro: a Avenida Brasil e a Linha Amarela. No caso do Complexo do Alemo ainda h o fato das caractersticas daquele territrio serem muito parecidas com as de algumas favelas de Medelln e de que as foras de segurana pblica identificam as favelas que formam este Complexo como o lcus de todo o mal e de toda a criminalidade que aflige a cidade do Rio de Janeiro, principalmente por ser este territrio, poca, o quartel general da faco criminosa Comando Vermelho na cidade. A associao realizada pelo poder pblico entre as caractersticas locais do Complexo do Alemo e as dos bairros pobres e favelas da cidade de Medelln gerou, como j foi dito, uma grande apreenso na comunidade do Alemo quanto possibilidade de instalao de uma UPP (Unidade de Polcia Pacificadora) na regio. A expectativa da comunidade era que a UPP seria implantada em 2010. O medo dos moradores do Complexo do Alemo, em especial daqueles que participam das ONGs locais, deve-se poltica de extermnio que foi executada em Medelln, fato este que est ausente do discurso oficial sobre o PAC das favelas. Felizmente, o medo de uma invaso truculenta pelas foras de segurana acabou no se confirmando, quando da retomada do territrio pelo Estado no final de 2010. Em dezembro de 2007 os governos estadual e municipal apresentam o projeto bsico de interveno nas quatro favelas escolhidas. O projeto foi apresentado aos poucos que participavam das reunies no gabinete do vice-governador. O projeto tinha que ser feito e apresentado por que os recursos federais s eram liberados mediante a apresentao dos projetos. Logo em seguida o projeto foi encaminhado Braslia. A comunidade conheceu o projeto bsico depois do governo federal. Na verdade, portanto, o projeto foi feito pelos governos estadual e municipal, sem participao popular ampla. As reunies foram utilizadas para justificar e legitimar o projeto, j que por lei a comunidade beneficiada tem que ser ouvida. Formalmente, uma vez que alguns poucos presidentes de associaes de moradores participavam das reunies, estado e municpio cumpriam a lei, j que, para todos os efeitos, a sociedade local havia sido consultada atravs de seus representantes legtimos. A justificativa dos governos estadual e municipal para apressar o processo e no realizar consultas amplas s comunidades locais que no havia tempo para discutir o projeto. O governo convenceu algumas lideranas e ativistas locais de que precisava dos recursos federais e que se no encaminhasse o projeto at a data limite de 27 de fevereiro de 2008, no seria possvel liberar os recursos j previstos no oramento de

32 2007, o que atrasaria o incio das intervenes em um ano. O objetivo era fechar a rubrica restos a pagar do oramento de 2007, e com isso, no haveria tempo para discutir amplamente o projeto. As lideranas e os ativistas concordaram com isso quando estado e prefeitura se comprometerem que, aps aprovado o projeto bsico pelo governo federal, sentariam novamente com os representantes comunitrios, reorganizariam internamente as discusses e a sim a comunidade ampla poderia propor mudanas no projeto bsico, promessa esta que no foi cumprida at hoje. Em maro de 2008 estava tudo aprovado e a comunidade do Complexo do Alemo no pde fazer as mudanas que desejava. O depoimento de um integrante de uma ONG local ajuda a esclarecer como se deu este processo. I: Legitimaram. Todos al apostaram, inclusive eu, no vou negar, demos um crdito pra depois tentar ficar ali bastante colado pra depois avanar. S que os outros atores locais so atores que estabelecem uma relao muito de serem interlocutores privilegiados. No tm um histrico de construo, de crtica, muito mais com o propsito de disputar quem o interlocutor do governo no territrio. muito mais querer esse espao do que estar trabalhando em nome da comunidade. So muito mais as ONGs que trabalham em prol da comunidade, que fazem isso no territrio. Conforme j foi dito e confirmado pelas aes de um dos atores locais - no caso das remoes e da contratao de mo-de-obra - a atuao da maioria dos lderes comunitrios locais, ligados s associaes de moradores, est mais de acordo com seus interesses pessoais e com os interesses das trs instncias de governo do que com as aspiraes da comunidade. Cabe ressaltar que o chamado projeto bsico era, na verdade, dividido em dois projetos: um da prefeitura e outro do governo do Estado. A prefeitura atua em uma mancha no territrio do complexo. O restante de responsabilidade do governo estadual. Fevereiro e maro de 2008 so meses de assinatura de contratos e resoluo de questes burocrticas. As intervenes no Complexo do Alemo comeam em abril de 2008, ms em que, de fato, iniciam as obras e as aes sociais no territrio.

33 1.3. O trabalho tcnico-social. Juntamente com os projetos bsicos, os projetos de trabalho de cunho tcnicosocial (um da prefeitura e outro do governo do Estado do Rio de Janeiro) tambm foram encaminhados Braslia. O PTTS (projeto de trabalho tcnico-social) indica como devero ser feitos os trabalhos de levantamento de dados scio-econmicos (diagnstico) nas comunidades beneficiadas por programas de desenvolvimento social e urbano e o modo como deveria se dar a participao popular ao longo do ciclo de vida programa. uma espcie de carta de intenes nas quais ficam estabelecidas, de forma terica, as diretrizes que balizaro o trabalho tcnico-social propriamente dito. Como j foi relatado, um dos grandes diferenciais do PAC em relao aos programas de desenvolvimento urbano tradicionais que a liberao de recursos pelo governo federal acontece somente aps a aprovao dos projetos de obras (projeto bsico) e dos respectivos projetos de trabalho tcnico social (PTTS). Depois disso, a liberao dos recursos vai sendo realizada de acordo com o cumprimento dos cronogramas de obras e do trabalho tcnico-social. Aps aprovados os projetos bsico e tcnico-social, que tiveram incio, em 2008, as intervenes no Complexo do Alemo. O trabalho tcnico-social (TTS), propriamente dito, do PAC no Complexo do Alemo, supervisionado pela Caixa Econmica Federal e executado por uma empresa contratada atravs de licitao. No caso, a empresa vencedora foi a Agncia 21. O objetivo do TTS produzir dados - qualitativos e quantitativos - a respeito das comunidades-alvo de programas de desenvolvimento social e urbano, alm de induzir a participao popular em todas as fases do ciclo de vida do programa. A realizao do TTS segue diretrizes do Ministrio das Cidades que balizam atualmente todos os programas de desenvolvimento urbano do governo federal e que esto ancoradas no Estatuto das Cidades, que estabelece, entre outras coisas, a gesto democrtica por meio da participao da populao na formulao e na execuo de projetos de desenvolvimento urbano [grifo meu]. As diretrizes do Ministrio e o Estatuto das Cidades so amplamente conhecidas pelos movimentos sociais que atuam em favelas do Rio de Janeiro. Estes movimentos, principalmente os mais crticos, acionam estes dispositivos legais quando percebem que suas vozes no esto sendo levadas em considerao pelos governos e pelas entidades privadas e estatais responsveis pela execuo dos programas. No Complexo do Alemo, as ONGs locais acionam sistematicamente os dispositivos mencionados

34 acima, nas discusses pblicas que travam com o que eles chamam de outro campo poltico (as associaes de moradores) e com os representantes dos trs nveis do Estado. Esse ponto ser aprofundado quando estiver tratando dos diversos atores que participam do processo poltico no Complexo do Alemo (captulo 3). Por ora, gostaria de discorrer sobre alguns aspectos do trabalho tcnico-social no Complexo do Alemo que considero extremamente relevantes para os fins que persigo por meio desta dissertao. Como ficar claro ao longo deste trabalho, principalmente nos captulos 3 e 4, o campo poltico no Complexo do Alemo polarizado e disputado por dois grupos opostos: as ONGs locais, capitaneadas por indivduos a quem chamo de ativistas ou intelectuais orgnicos da favela e as associaes de moradores, interlocutores privilegiados pelo Estado e liderados por presidentes alinhados com os objetivos dos governos estadual e municipal. Neste sentido, digo que o jogo poltico no Complexo do Alemo estruturado como um campo de disputas entre grupos que possuem estratgias e valores em sua maioria conflitantes. As aes do PAC na regio contriburam em muito para trazer tona estas divergncias e acirrar as lutas internas entre os grupos polticos que disputam, entre outras coisas, a representao de interesses das comunidades locais e a hegemonia de seus respectivos projetos polticos. O trabalho tcnico-social na regio aumentou as tenses entre estes grupos, a partir do momento em que um representante das ONGs locais foi escolhido pela Agncia 21 para ser o gestor do local do PAC. Em 1 de abril de 2008, quando o PTTS elaborado pela Agncia 21 para a prefeitura e o governo do Estado j havia sido aprovado em Braslia, faltando apenas alguns detalhes para ser definitivamente aprovado pela Caixa Econmica Federal, o diretor de uma das mais influentes ONGs locais, Alan Brum, do Instituto Razes em Movimento, foi chamado sede daquela empresa e convidado para ser o gestor local do PAC. Segundo ele, dois fatores pesaram para a escolha do seu nome. Em primeiro lugar, seu histrico de luta ao longo de todo o ano de 2007, quando brigou para poder participar, juntamente com as demais entidades que formam o grupo poltico ao qual est vinculado, dos debates sobre as intervenes que iriam ser realizadas na regio. Segundo suas prprias palavras, sua luta para abrir o campo, retirando dos presidentes de associaes de moradores o monoplio da representao dos interesses da populao local, contribuiu decisivamente para que se tornasse conhecido. Este fato representou,

35 em termos do projeto poltico das ONGs locais, uma vitria sobre o projeto das associaes de moradores. Segundo o coordenador do Instituto Razes em Movimento: Foi uma conquista. E se tornou uma conquista tambm em relao a essa polaridade que existe internamente. Quem t no status quo no quer mudana das relaes de representao e de dilogo da comunidade com outras esferas. Ento, nosso grupo aqui saiu fortalecido nesse primeiro momento. Em segundo lugar, parece ter pesado sua suposta capacidade tcnica. Quando questionei sobre a no escolha de um integrante do outro grupo poltico, o que seria mais lgico, j que estaria teoricamente alinhado com o governo, obtive a seguinte resposta: R: E a no foi ningum das associaes de moradores? A: No. Primeiro por que pra ser Gerente do TTS tem que ter uma qualificao tcnica e a, modstia a parte, eu tinha todos os requisitos exigidos pelos critrios. Tenho formao, tenho experincia nessa rea de conduo de trabalhos, gerenciei uma instituio nacional, coordenei a parte tcnica social de uma instituio durante sete anos; na verdade, nos cinco anos finais dessa relao, era coordenador nacional de projetos, tinha experincia de conduo de equipes, de trabalho social, etc. Conheo muito bem o territrio, milito no territrio, conheo a atuao, (...), tinha acompanhado todo o processo de interveno inicial do PAC, aquela fbrica do processo, a ficou tranqilo. De acordo com entrevistas que fiz com tcnicos da Caixa Econmica Federal, pude apurar que um terceiro fator pesou na escolha deste intelectual orgnico da favela para ocupar o cargo de gestor do PAC no Complexo do Alemo. A chancela ao seu nome efetivada por um renomado tcnico da Caixa Econmica Federal e por um conhecido membro do Ibase (Instituto Brasileiro de Anlises Scio-econmicas). Na opinio de pessoas que entrevistei para este estudo, ambos teriam confirmado Agncia 21 de que se tratava de uma tima escolha. O PTTS e as diretrizes do Ministrio das Cidades se tornaram armas das mos das ONGs locais, que as chamam carinhosamente de bblia. Esta bblia acionada por integrantes deste grupo poltico sempre que, segundo eles, as associaes de moradores tentam embarreirar o processo, fechar as discusses, reprimir a participao popular:

36 A: Bom, existem diretrizes do Ministrio das Cidades, existe PTTS aprovado, ns temos a bblia debaixo do brao. Ento assim, esse PTTS atende nossos anseios? Nossas brigas, nossas lutas de participao? R: Atende? A: No papel atende. Ento vamos entrar no jogo e vamos fazer valer o que est l escrito. J temos o projeto aprovado pela Caixa! Bom, temos um aliado. Temos um documento aliado, e assim a gente se props a trabalhar. Aceitei. Fui. Com relao ao suposto embarreiramento das discusses realizado pelas associaes de moradores, o relato seguinte bastante esclarecedor: A: O outro grupo poltico embarreirava, na verdade esse outro grupo poltico no quer essas discusses. Esse outro grupo quer manipular, quer monopolizar as relaes, no quer fazer discusso nenhuma, no quer abrir a discusso. Mas como a gente tinha uma bblia debaixo do brao, fomos seguindo a bblia e planejando em cima da bblia. De acordo com o PTTS. O PTTS no Complexo do Alemo possui dois grandes eixos. Um de gesto do impacto e outro de desenvolvimento sustentvel. Gesto de impacto referente s questes mais imediatas. Trata do gerenciamento dos impactos que a interveno urbanstica causa na vida e no cotidiano dos moradores. O objetivo do trabalho nesta dimenso amenizar os impactos negativos e potencializar os positivos. No caso das remoes e realocaes de moradores, por exemplo, so previstas aes de minimizao dos impactos causados s famlias reassentadas. na dimenso desenvolvimento sustentvel que se articulam aes de mobilizao e incentivo participao da sociedade local. O objetivo realizar reunies, discusses, debates, enfim, estimular a comunidade, debater o plano, discutir a gesto compartilhada, debater o que se quer fazer, no futuro, com os equipamentos construdos e a partir da iniciar discusses para alm dos equipamentos. Ao assumir o comando da gesto do PAC na regio, as ONGs locais comearam a se preocupar com que o PAC no fosse s mais uma obra, no fosse s cimento, mas que representasse a possibilidade de um desenvolvimento efetivo para a comunidade. Moradores, comerciantes, ativistas e at alguns membros de associaes de moradores com quem conversei reconhecem que a indicao de A.. para gestor do PAC na regio representou uma virada nas expectativas da comunidade em relao ao programa. At aquele momento, a maioria dos meus entrevistados entendia que o PAC

37 seria apenas mais uma obra, como tantas outras que j haviam ocorrido na regio. O relato de E., ativista ligado ONG local Verdejar, que realiza trabalhos nas reas de meio-ambiente e desenvolvimento sustentvel, uma evidncia desta afirmao: E: Antes dele entrar a descrena era total. A expectativa que seria mais uma obra que no ia dar em porra nenhuma, que o processo ia ficar nas mos dos doze mesmo [doze presidentes de associaes de moradores], e ponto. Que ia (e vai) ser usada eleitoralmente, e ponto. Quando ele entra, a acende uma esperana dos grupos locais que esto atuando efetivamente, de que haveria uma possibilidade de abertura nesse processo. Quando esse cara entra. E a ele consegue fazer essa abertura pra que minimamente houvesse dilogo: bom, ningum aceita vocs aqui, mas a gente t aqui e quer dialogar. Ento ele conseguiu fazer essa abertura, o que d a possibilidade de hoje a gente chegar e ser minimamente reconhecido como instituies atuantes locais que em algum momento o governo vai ter que sentar pra conversar. O acirramento da tenso entre os dois projetos antagnicos locais, decorrente da nomeao de Alan Brum para gestor do PAC, traz tona as diferentes concepes destes grupos polticos com relao ao sentido que atribuem participao e gesto compartilhada dos equipamentos do PAC. O que participao efetiva para as associaes de moradores? O que participao efetiva para as ONGs locais? Os presidentes das Associaes so eleitos pelo voto direto dos moradores das comunidades que representam. Como poucos moradores participam ativamente do dia-a-dia destas associaes, acabam delegando poderes aos presidentes e no exercem nenhum tipo de fiscalizao sobre suas atividades. As associaes acabam se tornando corpos burocrticos fechados e tendem a perpetuar no poder os membros que se dispe a realizar este tipo de trabalho comunitrio. Teoricamente, os presidentes de associaes de moradores so representantes legtimos das populaes que os elegem. Contudo, dado o baixo grau de participao da populao local no cotidiano das associaes de moradores e do alto nvel de absteno nos processos eleitorais, sabe-se que estes presidentes acabam atuando muito mais em defesa de seus interesses particulares do que na defesa dos interesses dos moradores. Alm disso, ao menos no Complexo do Alemo, os presidentes de associaes de moradores jogam ao lado dos interesses poltico-eleitorais do governo. Em troca da lealdade ao governo recebem a gesto de alguns equipamentos do PAC, so tratados como interlocutores legtimos da comunidade pelo poder pblico e se tornam, muitas vezes, responsveis por atividades

38 com alto potencial de obteno de vantagens pessoais, como, por exemplo, a contratao de mo-de-obra para as obras do PAC. Dada a natureza da representao realizada atravs das associaes de moradores, percebe-se que no interessante para os presidentes abrir o campo de discusses em torno das intervenes do PAC. A manuteno do seu capital poltico depende de sua capacidade de concentrar poder. Como, teoricamente, representam, cada um, uma das doze comunidades do Complexo do Alemo, se sentem no direito e, legalmente, tm esse direito - de falar pelas comunidades, sem a necessidade de realizar consultas. Uma das estratgias das quais se utilizam para atingir o objetivo de concentrar poder a reteno das informaes que so repassadas pelas trs esferas de governo, fato este que cria barreiras entrada dos moradores nas discusses do PAC. No interesse deles divulgar informaes e muito menos incentivar a participao popular, pois isso, na viso deles, enfraqueceria suas posies de poder e, em alguns casos, impediria a obteno de vantagens pessoais (como na venda de postos de trabalho na construo civil). A participao popular e a gesto compartilhada, na viso dos presidentes de associaes de moradores, deve ser realizada pelo prprio presidente, uma vez que ele o representante legitimamente eleito pela comunidade. Ao participar o presidente segundo esta perspectiva estariam participando, junto com ele, todos os moradores da comunidade que ele representa. As ONGs locais tm como principais bandeiras de luta, no que concerne participao popular no PAC, a conquista de melhorias efetivas na qualidade de vida da populao e a transformao dos moradores do Complexo do Alemo em sujeitos reais de direitos. Nessa lgica, os ativistas locais atuam como mobilizadores da comunidade e, diferentemente dos presidentes das associaes de moradores, no devem ser chamados de lderes comunitrios, pois, ao invs de comandarem os moradores, procuram traz-los para o debate, compartilhando idias, buscando construir solues conjuntas e construir coletivamente aes concretas. As ONGs locais privilegiam as aes coletivas e concebem a poltica participativa como o instrumento capaz de garantir a melhoria das condies de vida da maioria da populao da regio, em detrimento das antigas prticas associadas ao dos presidentes de associaes de moradores que buscam o benefcio prprio, ou, no mximo, o benefcio de poucos. Uma grande diferena entre as ONGs locais e as associaes de moradores o nmero de moradores que participam efetivamente do dia-a-dia destas organizaes.

39 Todas as vezes em que estive na sede de alguma ONG local, o espao estava sempre cheio de gente, moradores ou no. Comparativamente, a freqncia de pessoas nas sedes das associaes de moradores bem menor. Pelo menos foi isso que observei. Aps a nomeao, o ento gestor do PAC comeou a trabalhar no sentido de induzir a mobilizao do maior nmero possvel de moradores. O objetivo era abrir o campo a todos que desejassem participar. As aes desenvolvidas pelo gestor do PAC estavam previstas no PTTS, dentro do eixo desenvolvimento sustentvel e embora contrariassem os interesses dos presidentes de associaes de moradores, foram implementadas, j que estavam respaldadas pela bblia das ONGs locais. As disputas e controvrsias entre ONGs locais e associaes de moradores entre elas as que giraram em torno da gesto do PAC e do TTS sero mais aprofundadas no captulo 4. O trabalho de mobilizao realizado pelas ONGs locais, sob a liderana do gestor do PAC, foi feito da seguinte forma: Primeiro foi montada a equipe de trabalho, que deu origem ao Canteiro Social do PAC. A escolha dos nomes procurou obedecer preferencialmente critrios tcnicos e a experincia de atuao na regio. Em alguns poucos casos, houve indicao do gestor. A equipe do Canteiro Social realizou reunies nas doze comunidades do Complexo do Alemo e conseguiu mobilizar ao menos 934 pessoas, das quais sobraram cerca de setenta que participam ativamente das discusses e debates que acontecem uma vez por semana no Canteiro Social: A: A primeira pessoa contratada fui eu, claro, e comecei a montar a equipe aos poucos. Montei uma equipe de 23 pessoas, a ltima vez que eu contei tinha 23, que o Canteiro Social, fica aqui perto, analogia com as obras, Canteiro Social, al que se desenvolve todo o trabalho social do PAC. uma sede, um galpo, um ponto de trabalho onde a equipe do trabalho social desenvolve o seu trabalho. Montamos a equipe, puxei algumas pessoas (...). Montei a equipe de 23, e dentro da nova perspectiva de desprendimento de trabalho, dos 23 eu nomeei apenas trs. Pro restante foi processo seletivo, anlise de currculo. Para desenvolvimento sustentvel, a gente j vinha num histrico, o verdejar tem 10 anos de militncia, de trabalho de construo de propostas dentro do territrio, o Edson formado em gesto Ambiental, nada mais justo do que puxar o Edson como supervisor de desenvolvimentos sustentvel. Aqui no Razes a gente trabalha com comunicao o tempo todo, audiovisual, fotografia, tem dois integrantes da coordenao do Razes que comearam o processo como beneficirios e hoje so

40 coordenadores da instituio formados na rea de comunicao, e trabalham com comunicao dentro do Razes, seria hipocrisia minha eu querer fazer um processo seletivo pra rea de comunicao do PAC se eu j trabalhava com comunicao e tinha as pessoas em quem eu tinha confiana. R: Comunicao pra que, pra mobilizar? A: Comunicao em todas as reas do PAC. O que eu estou querendo dizer que nomeei apenas 3 pessoas. R: Mas voc tem direito de fazer isso, de querer trabalhar com quem voc confia. A: Sim, mas tambm no poderia entrar na mesma lgica que estava estabelecida, que usa o poder de botar os seus e vem puxando. Assumidamente os trs eu puxei. Os outros vinte, presidente de associao, as ONGs, todo mundo mandou o currculo, eu mandava o perfil pra todo mundo, eles mandavam os currculos, a gente fazia a anlise e a seleo, e constru a equipe dessa forma. Tem muita gente da equipe que foi indicada pelo outro movimento poltico daqui, sem problema nenhum. Fizemos anlises tcnicas, do perfil de pessoas que esto dentro do territrio, e que querem desenvolver projetos, vamos l. Enfim, montamos a equipe, uma equipe muito boa, a grande maioria de tcnicos da prpria comunidade, tivemos achados ali muito interessantes, pessoas que a gente no conhecia da prpria comunidade, pessoas assim competentes pra cacete, com capacidade, que j vinham realizando at trabalhos aqui dentro e a gente no conhecia. Ento isso possibilitou a gente ampliar os compromissos, conhecer mais pessoas, trocar mais idias, ampliar mais o mbito e isso talvez seja o que est fortalecendo o Comit agora, o Comit de Desenvolvimento Local. Ento a gente montou a equipe e comeamos a trabalhar, nesse trabalho, a parte de desenvolvimento sustentvel, a gente comeou a trabalhar com o propsito da participao, levando em conta todo histrico de no participao nos momentos em que isso deveria ter sido feito. A questo era: como que a gente tira esta defasagem? E como que a gente quebra qualquer forma de embarreirar, j que o outro grupo poltico embarreirava, na verdade esse outro grupo poltico no quer essas discusses. Esse outro grupo quer manipular, quer monopolizar as relaes, no quer fazer discusso nenhuma, no quer abrir a discusso. Mas como a gente tinha uma bblia debaixo do brao, fomos seguindo a bblia e planejando em cima da bblia. De acordo com o PTTS. A fizemos: reunies nas 12 comunidades, discusses de grupos focais, oficinas de viso de futuro, planificao do processo, assim que fica pronto o Plano de Desenvolvimento Sustentvel. Das reunies nas 12

41 comunidades, 934 participantes do Complexo do Alemo. Que assinaram a lista de presena!!! Fora os que no assinaram. A gente tem registrado, em algumas comunidades fizemos as reunies em praa pblica. Em outras fizemos em locais fechados, mas grandes. R: Vocs conseguiram mobilizar bastante a comunidade, A: Exato, exato, ns decidimos abrir o campo. Nessas reunies se apresentava a proposta inicial de participao popular, tirava representantes de cada uma das 12 comunidades do Complexo do Alemo para as outras etapas, e da foram cento e poucos, no sei o nmero exato, cento e quarenta e alguma coisa, que participaram de todos os grupos temticos. Dos 934 que escutaram, cento e poucos participaram de todo o processo. R: Vocs quiseram deixar as comunidades o tempo todo mobilizadas. A: Isso. E: Na hora de abrir essas discusses dos GTs a gente tinha me parece que 6 grupos temticos e as pessoas se disponibilizavam a discutir aqueles temas independentemente do nmeros, uma mdia de 10 pessoas por comunidade, da a gente tirou mais quatro representantes que iriam participar da viso de futuro e da construo do plano. Quatro por comunidade. A gente foi tirando um supra-sumo que hoje, j estamos no final, estamos fechando o plano. Nesse momento a gente t com setenta e poucas pessoas envolvidas no processo. Aqui, no final. Dos 934 chegamos a setenta e poucas pessoas que esto finalizando esse processo. Naturalmente so aquelas pessoas que se colocam com mais compromisso de acompanhamento do processo. A: Porque essas setenta pessoas no so quaisquer coisa no. So setenta pessoas que representam 934 muito facilmente. E: So pessoas do tipo que vo s reunies no sbado e, faa chuva ou faa sol, vo ficar na reunio o dia inteiro pra debater e discutir esse plano. A: Ento assim, a gente induz a participao nesse processo, o que legtimo, t l no PTTS. As diferenas entre os projetos polticos e as formas de atuao entre os dois grupos acabou levando renncia de Alan do cargo de gestor do PAC local, um ano e meio aps ter sido nomeado. A presso que sofreu foi muito forte, s vezes violenta. Este ponto ser tratado no captulo 4.

42 Outro fator que contribuiu para o pedido de demisso do gestor do PAC foi, segundo ele, a constatao de que havia se tornado um sub-contratado do Estado. Embora j soubesse dos riscos que corria quando aceitou o cargo, o conflito de interesses e uma espcie de crise de conscincia, acabou impossibilitando sua continuidade. A. abriu mo de um salrio que girava em torno de R$ 5.000,00 para, segundo ele, no ceder s tentativas de cooptao realizadas pelo Estado e para no desvirtuar o projeto-poltico de seu grupo. O risco de perda de autonomia e de independncia foi decisivo para esta tomada de posio: A: A a gente veio tocando o PTTS, com esse grupo aqui, e foi avaliando, se valia a pena, como que era isso, eu tive que decidir se ia entrar, se no ia entrar, como que isso ia influenciar na nossa independncia, na nossa autonomia, eu pelo menos avaliei todos esses riscos, antes de aceitar a gerncia, mas essa deciso era minha!!! A a gente achou que valia a pena, a gente no, eu no vou dividir isso, eu achei. Eu consultei o nosso grupo por princpio, mas a deciso eu sei que foi minha. E a assim: na melhor das hipteses eu queria abrir esse campo, no posso deixar ele fechado. Se eu no aceito, vem um tcnico que no conhece o territrio e logo dominado por esse grupo poltico que est alinhado com o governo. Se eu entro, eu posso pelo menos tentar abrir esse campo. E fui pro jogo, entrei. Recebi porrada, porrada, sofri pra cacete, trs abaixo assinados durante um ano e meio, eles tentaram de tudo para me tirar. Mas o que me sustentava eram todas as minhas especificidades. No existe nenhuma pessoa aqui dentro que tenha essa qualificao, nem esses atributos que eu acabei reunindo durante todo esse histrico. E a eu me encaixo perfeitamente na figura de um gerente tcnico social. Tanto que tem dois meses oficialmente, trs meses de fato que eu estou afastado e no tem substituto at hoje. No tem substituto, n. Eles fragmentaram tudo. R: Foi uma deciso poltica sua? A: Minha. Eu dei aviso prvio de dois meses e sa. No dia 15 de julho de 2009 eu pedi as contas de forma irrevogvel, dando dois meses de aviso prvio pra que no tivesse ruptura, porque apesar de eu ter minhas posies polticas, mas ali eu tambm estava como profissional e eu no iria nunca sair de uma hora pra outra, sabendo o que eu representava naquela estrutura. Dois meses de aviso prvio, trabalhei mais um, a a coisa j comeou a desmoronar, j me viram comeando a me enveredar para reestruturar um outro campo, a eles que me pediram pra eu ficar em casa no ltimo ms. Era melhor eu nem estar l. R: Mas voc pode falar o porqu, o que te levou a isso?

43 A: Foi exatamente isso, enquanto eu vinha tocando o PTTS, a gente vinha avanando, o trabalho estava afinado. R: Mas voc continuava achando que o PAC tinha condies de gerar benefcios para a comunidade para alm das obras? A: Sim, e ainda tem. Ns estamos trabalhando nisso, s que em um outro campo. E a no h da minha parte nenhum tipo de arrependimento da participao direta, de ter entrado no governo pra trabalhar. Eu sabia que era um sub-contratado do prprio governo. No h arrependimento nenhum porque ns conseguimos efetivamente abrir o campo e digamos acender conscincias. O que no ficou explcito nas entrevistas que fiz com A., foi a conquista pelo Instituto Razes em Movimento - que ele coordena - de um substancial apoio da Petrobrs, o que permitiu a ele abrir mo do salrio que recebia como gestor e construir uma estrutura qualificada para o Instituto, estrutura esta que tambm usada pelo grupo poltico ao qual est vinculado. No trecho acima, quando ele diz que j me viram comeando a me enveredar para reestruturar um outro campo, sobre este processo de reestruturao do Instituto e do recebimento do apoio da Petrobrs que ele est falando. Para fechar este ponto, importante dizer que, mesmo aps a sada de A., o restante da equipe foi mantida. E., do Verdejar, continua sendo o responsvel pelo desenvolvimento sustentvel. As reunies no Canteiro Social continuaram acontecendo no segundo semestre de 2009 e durante todo o ano de 2010, com poucas interrupes. A. continua participando ativamente das reunies no Canteiro Social, discutindo o programa e articulando estratgias coletivas de ao. O interesse de pesquisadores, inclusive estrangeiros, s fez aumentar durante este perodo e o Instituto Razes em Movimento tem sido sistematicamente procurado para abrir as portas da comunidade para pesquisadores independentes e instituies de pesquisa. O IPEA realizou no segundo semestre de 2010 um amplo levantamento de dados, utilizando a metodologia de grupos focais. O espao usado pelos tcnicos do IPEA foi a sede do Razes em Movimento. Em conversas com alguns destes pesquisadores pude perceber que h um consenso entre eles no que diz respeito s aes reacionrias, violentas, conservadoras e por vezes criminosas das lideranas das associaes de moradores. Exemplo disso a figura de B., presidente da associao de moradores da Grota, que temido e execrada, tanto por moradores e comerciantes quanto por pesquisadores. Diante de tudo isso, a tenso entre ONGs locais e associaes de moradores continua

44 presente e talvez ainda mais forte, devido ao maior grau de autonomia conquistado pelas ONGs aps a renncia de A., e a maior visibilidade alcanada por este grupo poltico.

45 Captulo 2: A comunidade do Complexo do Alemo30. O termo comunidade utilizado por ONGs e intelectuais (ativistas) locais e tambm pelas associaes de moradores do Complexo do Alemo, quando falam de si mesmos. Os moradores e comerciantes tambm se valem do termo ao falarem de si prprios. Por outro lado. o Estado se apropria deste conceito para gerir as populaes que habitam o territrio e implementar as polticas pblicas inseridas no PAC. O fato que o termo comunidade serve muito mais como uma tentativa de homogeinizar grupos sociais distintos, entre os quais no existe necessariamente coeso e solidariedade social o que facilita, em parte a implementao de polticas pblicas e a ao poltica local do que para expressar uma realidade concreta. Na verdade, falar em comunidade, no singular, no caso em questo muito mais um exerccio terico, que serve a determinados fins, do que um dado emprico. Neste sentido, adaptando o conceito de comunidade em Anderson, mais adequado falarmos em uma comunidade imaginada (ANDERSON, 2008) pelos agentes sociais que atuam e vivem no territrio, do que de um grupo social coeso que envolveria toda a populao das diversas favelas que compem o Complexo. Alis, o termo complexo indica a heterogeneidade entre as populaes que vivem nas 12 favelas que formam o Complexo do Alemo. O Complexo uma espcie de federao de favelas. De fato, h diferenas marcantes entre os diversos grupos sociais que habitam o territrio. Complexo uma denominao que parece ter surgido do discurso policial e penitencirio Complexo de Bangu I; Complexo de Frei Caneca, etc o que indica o vis de controle social utilizado pelo Estado na execuo da sua biopoltica31. R: O Estado trata tudo como Complexo do Alemo. A: Tudo como Complexo do Alemo, o que est completamente equivocado. Quando colocam Vila Cruzeiro no Complexo do Alemo. No Complexo do Alemo. Complexo do Alemo

30

Parte dos dados aqui apresentados est no diagnstico do Complexo do Alemo elaborado pelo Instituto Razes em Movimento em 2008 e em artigo do IPEA sobre o PAC na regio. A outra parte obtive atravs da observao do cotidiano local, por meio de conversas informais e/ou entrevistas. 31 Essa interpretao do termo complexo como tendo origem no linguajar policial foi uma sugesto da Prof. Dr. Patrcia Birman, que carece, contudo, de confirmao atravs de pesquisa. O tema, no entanto, extrapola o objetivo deste artigo.

46 termina aqui (apontando para a rua que d acesso ao Morro do Alemo). Aqui a penltima favela. R: E o PAC na verdade est no territrio que vocs chamam de Complexo do Alemo. A: Isso. Tendo em vista esta definio nativa, podemos dizer que a comunidade do Complexo do Alemo composta por doze favelas distintas: Morro do Adeus, Morro da Esperana, Morro dos Mineiros/Matinha, Grota, Itarar/Alvorada, Nova Braslia, Fazendinha, Palmeiras, Morro do Alemo, Morro da Baiana, Casinhas e Reservatrio de Ramos. O Complexo se localiza na Serra da Misericrdia, parte central da Regio da Leopoldina, abrangendo uma rea compreendida por cinco bairros: Inhama, Bonsucesso, Ramos, Olaria e Penha. A comunidade existe h aproximadamente 60 anos. Seu mito de origem remonta ao perodo posterior 1 Guerra Mundial, quando um polons chamado Leonard Kaczmarkiewicz deixou sua terra natal fugindo da guerra e adquiriu lotes de terra na Serra da Misericrdia, mais especificamente onde hoje se localiza o Morro do Alemo. A ocupao teria se iniciado em 1951, quando Kaczmarkiewicz comeou a dividir todo o terreno para vend-lo em lotes. Por suas caractersticas fsicas e por seu sotaque, Kaczmarkiewicz ficou conhecido como alemo, dando origem ao nome atual do territrio.
Quando foi reconhecido oficialmente como bairro, em 1993, envolvia uma rea de 186 hectares, ocupados por 56 mil pessoas, com densidade de 302 habitantes por hectare, 6 vezes superior densidade mdia do municpio do Rio de Janeiro, de 49 habitantes por hectare, segundo o Instituto Pereira Passos. Dados do Censo das favelas (2008/2009), realizado pelo Escritrio de Gerenciamento de Projetos do Governo do Estado do Rio de Janeiro (EGPRio), estimam que a populao do Complexo do Alemo supere as 85 mil pessoas32.

A populao dos Complexos do Alemo e do Complexo da Penha est estimada em cerca de 250 mil pessoas. No Complexo do Alemo existem 26.634 imveis domiciliares, sendo 94,4% compostos de casas e 3,4% de apartamentos. O material predominante da construo
32

O IPEA sobe o morro. Revista Desafios do Desenvolvimento. IPEA. Outubro/Novembro de 2010. Disponvel em: http://desafios2.ipea.gov.br/003/00301009.jsp?ttCD_CHAVE=14758 acesso em 10/01/2010.

47 dos imveis a alvenaria (93,3%). 1,4% das moradias feita de madeira. A grande maioria dos imveis prpria (81,4%) e 12,4% so alugados. 38,6% da documentao (termos de posse) dos imveis prprios foram emitidos pelas associaes de moradores locais. Apenas 13,1% tm escritura definitiva e 31,2% no possui qualquer documento. A comunidade apresenta dficits em relao a diversos servios pblicos. H carncia de escolas e creches, sendo comum encontrarmos crianas sem matrcula vagando pelo territrio em situao de quase abandono. As grandes festas populares que acontecem na comunidade so os bailes funk, que so realizados nas praas e quadras espalhadas pelo territrio e que representam uma das pouqussimas formas de lazer da populao local. Alm dos pagodes e bailes praticamente no existem outras opes de lazer. Eles so organizados pelas associaes de moradores em parceria com equipes de som. Tambm existem os forrs, que ocorrem s sextas e sbados (na maioria dos casos) e que so freqentados por moradores - em sua maioria de origem nordestina - e por poucos jovens. Os centros culturais do bairro esto todos fora dos limites do complexo de favelas e so muito pouco freqentados pelos moradores, em parte por no atendem s expectativas dos jovens, que optam por outros tipos de lazer. Alguns shows musicais tm sido realizados na comunidade e vo se constituindo em alternativas aos bailes funk, principalmente para os jovens. J se apresentaram na comunidade Caetano Veloso, O Rappa, Cidade negra, Gabriel o pensador, entre outros. O cantor Belo tambm se apresentou em recente evento organizado pelo AfroReggae (segundo semestre de 2010). A Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense est situada nas proximidades do Morro do Alemo, mas como h cobrana de ingresso s freqentada por pessoas da comunidade quando a entrada franca ou quando se aproxima o Carnaval. Existem cinco campos de futebol espalhados pelas comunidades onde acontecem algumas peladas e campeonatos anuais. Os campeonatos so organizados pelos prprios times da comunidade. O Complexo do Alemo no dispunha de nenhum cinema ou teatro. Os mais prximos encontravam-se nos shoppings Nova Amrica e Norte Shopping. O preo dos ingressos, contudo, afasta os moradores da comunidade. No final de 2010 foi inaugurado um centro de udio-visual, com salas de cinema, equipamento este que foi construdo com recursos do PAC. A poltica de preos dos ingressos neste equipamento est sendo adequada realidade local.

48 As bibliotecas atendem a uma minoria de moradores e localizam-se no SESC Ramos e na Regio Administrativa, fora dos limites dos morros e favelas. Entre as obras do PAC est prevista a construo da biblioteca pblica, espao multifuncional de 1540 metros quadrados de rea construda. A previso atender cerca de 600 pessoas por dia, com dois pavimentos para artes cnicas, salas para estudo de msica e teatro e sala de informtica com cem computadores e videoteca33. Existem aproximadamente 38 igrejas, evanglicas e catlicas, e tambm centros espritas no contabilizados. A freqncia dos moradores a estes centros religiosos enorme e servem, para alm dos motivos espirituais, como opo de lazer, encontro e entretenimento. A renda per capita no Complexo do Alemo era (em 2002) R$ 177,31, superior apenas renda per capita de Acari e de Costa Barros, comunidades da zona norte da cidade do Rio de Janeiro. A renda per capita dos moradores do bairro da Gvea, na Zona Sul da cidade, no mesmo perodo, era R$ 2.139,56, o que caracteriza uma cidade partida em termos de renda. Alis, importante dizer que o Complexo do Alemo um bairro oficial da cidade do Rio de Janeiro desde 1993, algo que s sabido pelos membros mais informados da comunidade: A: Complexo do Alemo um bairro desde 1993. bairro da cidade. No existe esse negcio que as pessoas falam: Complexo do Alemo fica ali em Ramos, fica em Olaria, fica na Penha. (Com nfase) O Complexo do Alemo fica no Complexo do Alemo!!! um bairro. Ento a gente vem pensando a identidade desse bairro. uma coisa que a gente vem trabalhando por dentro, pra tentar aproveitar essa interveno, a possibilidade discusso, pra fortalecer o sentimento de bairro entre os moradores do complexo do Alemo. A mdia do decl mais rico do Complexo do Alemo era R$ 562,66 em 2002. Ricos to pobres s so encontrados em Acari, Costa barros, jacarezinho e Mar. Entre os bairros do Rio de Janeiro, o Complexo do Alemo tem o maior percentual de pobres (29,2%). O coeficiente de Gini, que mede a desigualdade, de 0,463, ou seja, no h grande desigualdade para dentro do Complexo do Alemo: praticamente todos os habitantes so pobres, o que revela a quase inexistncia de estratificao social - em termos de renda entre os moradores.
33

O IPEA sobe o morro. Revista Desafios do Desenvolvimento. IPEA. Outubro/Novembro de 2010. Disponvel em: http://desafios2.ipea.gov.br/003/00301009.jsp?ttCD_CHAVE=14758 acesso em 10/01/2010.

49 Segundo informaes disponveis no site do Instituto razes em Movimento, 11,3% do total da renda do bairro provem de transferncias governamentais (aposentadorias, penses, programas sociais) e 67,18% da renda obtida por intermdio do trabalho. O nvel de vida dos moradores, portanto, depende fundamentalmente de sua insero ou excluso do mercado de trabalho (formal e informal), j que apenas 8% dos moradores tm mais de 50% de sua renda proveniente de transferncias governamentais, um dos percentuais mais baixos encontrados nos bairros do Rio de janeiro : o mais baixo o da Rocinha, seguido por Vidigal, Jacar, Recreio dos Bandeirantes, Mar e Gardnia Azul.
Como evidncia dessa situao desfavorvel o ndice de desenvolvimento social (IDS) calculado para o complexo de 0,474, deixando-o na 149 posio dentre os 158 bairros cariocas. Este um indicador que abrange as dimenses: acesso a saneamento bsico, qualidade habitacional, grau de escolaridade e disponibilidade de renda. Em relao s condies de sade, a esperana de vida no Complexo de 65 anos, enquanto a mdia para a cidade do Rio de Janeiro de 72 anos34.

O acesso dos moradores justia precrio. O Estado no oferece nenhum tipo de servio jurdico aos moradores. Aps a retomada pelo Estado do monoplio do uso da fora na regio, no final de 2010, o poder judicirio vem realizando aes com o objetivo de aumentar o acesso da populao aos servios jurdicos. Existem nas proximidades do Complexo do Alemo alguns postos de sade que atendem precariamente os moradores: O PAM (Posto de Atendimento Mdico) de Ramos, o PAM de Del Castilho e o PAM do Engenho da Rainha. O Clube de Adolescentes Nasci Bem oferece atendimento em sade sexual e reprodutiva e em preveno de doenas sexualmente transmissveis. Quanto infra-estrutura, h fornecimento de luz eltrica em todo o territrio do Complexo do Alemo. Contudo, devido aos gatos e precariedade das instalaes a luz s vezes fraca e, s vezes, a transmisso de energia interrompida, o que provoca falta de luz. A gua chega em quase todas as moradias atravs de uma rede de gua encanada. No vero costuma faltar gua. Ainda h alguns moradores que utilizam poos artesianos. Existem tambm algumas nascentes no territrio, em um total de doze. O esgotamento sanitrio extremamente precrio: em alguns pontos encontramse valas negras a cu aberto. A populao despeja boa parte do esgoto diretamente nos
34

O IPEA sobe o morro. Revista Desafios do Desenvolvimento. IPEA. Outubro/Novembro de 2010. Disponvel em: http://desafios2.ipea.gov.br/003/00301009.jsp?ttCD_CHAVE=14758 acesso em 10/01/2010.

50 rios e canais, que passam muitas vezes na frente de algumas moradias. A populao e as crianas que brincam ao redor dessas valas correm srios riscos de contaminao por algum tipo de doena. Os lixes, apesar de poucos, ainda existem na regio. O problema do lixo s no maior por conta do programa garis comunitrios, implementado pela prefeitura atravs da Comlurb, empresa responsvel pela coleta do lixo. Mesmo aps a pacificao do territrio, a populao ainda sofre com a precariedade da coleta de lixo. Os caminhes da Comlurb costumam passar apenas uma vez por semana em cada rua. Basta caminhar pelos becos e vielas que deparamos com grande quantidade de lixo acumulado e mau cheiro. Restam poucas reas verdes na regio, apesar dos esforos preservacionistas empreendidos por algumas instituies locais, a principal delas o Verdejar. Nas poucas reas de mata encontram-se as nascentes, que servem para abastecer de gua algumas residncias. Contudo, logo abaixo das nascentes, os rios se transformam em imensos vales de esgoto. Boa parte da Serra da Misericrdia, onde est assentado o Complexo de favelas do Alemo, foi destruda pelas pedreiras, muito comuns na regio a partir da segunda metade de sculo XX. Atualmente as pedreiras so proibidas na regio, considerada rea de Proteo Ambiental (APA), embora algumas ilegais ainda estejam em atividade. De acordo com o site do Instituto razes em Movimento, a regio concentra cerca de 40% dos crimes cometido no Rio de Janeiro. Com relao aos transportes, existem oito empresas de nibus que cobrem a regio e que s funcionam at s 00:00 hs (no tenho dados a respeito de como ficou o servio de transporte depois da pacificao). Aps esse horrio o acesso ao Complexo ou a outras regies da cidade s pode ser feito atravs de Kombis. As Kombis e Vans esto na maioria das vezes em situao irregular, mas so extremamente importantes para a populao local, pois alm de suprirem a demanda - o que no feito pelos transportes legalizados - fazem parte do sistema de economia informal, que gera renda e oferece emprego para pessoas da comunidade. H tambm os servios de moto-taxi, que levam os usurios a qualquer parte do Complexo de favelas. Quem no utiliza esses servios obrigado a caminhar por longas distncias at suas casas, tendo de subir ladeiras bastante ngremes. Os moradores que possuem carros utilizam este meio de transporte e so acionados por vizinhos quando algum passa mal de madrugada, o que revela a existncia de redes de solidariedade e proteo informais.

51 O sistema ferrovirio oferece quatro estaes comunidade local (Olaria, Ramos, Bonsucesso e Penha), o que permite a conexo da comunidade com a Central do Brasil. O sistema ferrovirio muito utilizado pela populao local. Quanto ao tema da segurana pblica posso afirmar que evitado pelos moradores locais, algo que j havia sido verificado por mim em pesquisa em outra favela carioca, a Cidade de Deus35. Um dos aspectos positivos do PAC na regio , segundo A., coordenador do Instituto Razes em Movimento, que alguns moradores acabam preferindo trabalhar nas obras em vez de continuar no trfico.36 Portanto, trata-se de um territrio que apresenta carncias de diversos tipos. O PAC surge como provvel soluo para dficits estruturais e de servios pblicos. O que importa, para os objetivos deste trabalho, verificar se os equipamentos e servios que o Estado est implantando correspondem s prioridades identificadas pelos moradores e se a populao local consegue ou no participar da gesto destes equipamentos e servios. Como ser visto, o PAC, apesar de sua proposta inovadora, na qual a participao popular obrigatoriamente levada em conta - inclusive para que possa haver liberao de recursos - termina por se constituir, ao menos no Complexo do Alemo, como mais uma poltica de interveno urbana realizada de cima pra baixo. Em conversas que tive com tcnicos do IPEA, todos foram unnimes em relatar a necessidade da ampliao da participao popular no programa.

35

A segurana pblica como tabu e o silncio como estratgia poltica j haviam sido observados por mim em outra pesquisa, que realizei na Cidade de Deus e que deu origem monografia Cidade de Deus e de Direitos: do protagonismo social ao protagonismo local, de 2007 [no publicado]. Disponvel em: http://www.scribd.com/doc/46261313/Cidade-de-Deus-e-de-Direitos
36

O IPEA sobe o morro. Revista Desafios do Desenvolvimento. IPEA. Outubro/Novembro de 2010. Disponvel em: http://desafios2.ipea.gov.br/003/00301009.jsp?ttCD_CHAVE=14758 acesso em 10/01/2010.

52 Captulo 3: Os agentes sociais. Historicamente, a poltica habitacional para as classes populares, no Brasil e em especial na regio metropolitana do Rio de Janeiro, marcada por um carter autoritrio, fundamentado na remoo forada das populaes faveladas e na instalao destas coletividades em conjuntos habitacionais afastados dos centros urbanos. Segundo Mike Davis, entre 1965 e 1974, foram removidas de favelas no Rio de Janeiro 139 mil pessoas (DAVIS, 2006). Os favelados do Rio de Janeiro, dentre todas as cidades brasileiras, foram os que mais sofreram com a poltica de remoo de favelas:
No Rio de Janeiro, onde atingiu nveis inigualveis em todo o pas, a erradicao de favelas iniciou-se com a construo de parques proletrios no incio da dcada de 1940, durante o governo Vargas, mas s veio a se firmar como poltica sistemtica de remoo de favelados para conjuntos habitacionais na dcada de 60, durante o governo Carlos Lacerda (ZALUAR, 1985).

Por outro lado, ao mesmo tempo em que as polticas habitacionais para as classes populares eram implementadas, os moradores de favelas do Rio de Janeiro comearam a se organizar. A histria dos movimentos sociais urbanos de favelas comea na dcada de 1950 e est intimamente ligada interveno do Estado e da Igreja Catlica nas comunidades faveladas37:
Os conselhos de moradores foram criaturas da Fundao Leo XIII, que na dcada de 50 comeou a fund-los a partir da favela da Praia do Pinto no Leblon. Naquela poca, o projeto assistencialista da Fundao tinha por finalidade promover a elevao moral e cultural dos favelados atravs da participao organizada e do prprio esforo do favelado, buscando finalmente integr-lo sociedade (Valla, 1981). Ao conselho cabia a organizao dos grupos para o trabalho cooperativo, bem como o controle e a proteo do local contra os marginais. Poucos anos mais tarde, o SERPHA, rgo estadual, encarregou-se de incentivar a formao de associaes de moradores cujos dirigentes e lderes passariam a ser orientados para uma ao mais independente, cabendo ao SERPHA a incumbncia de dar informao legal e financeira aos favelados. Extinto em 1962, o SERPHA foi substitudo pela Secretaria de Servios Sociais, rgo criado no governo Lacerda que veio a coordenar e preparar as remoes de favelas atravs de suas associaes. Em 1974, a Fundao Leo XIII foi vinculada Secretaria de Servios Sociais, ambas atuando junto aos Centros Sociais Urbanos que passaram ento a funcionar nos conjuntos. At pelo
37

Um histrico da poltica habitacional e dos movimentos sociais de favelas no Rio de Janeiro pode ser visto em Burgos (1999), Valladares (2005) e Zaluar (1985).

53
menos 1982, as associaes de moradores abriam-se tutela do Estado atravs de suas ligaes com os Centros Sociais Urbanos e com os polticos clientelistas, intermedirios do governo estadual. Em 1980, o COMOCID no tinha, por norma de atuao, vnculos com quaisquer polticos clientelistas, adeptos que eram da mobilizao participativa. Mas as suas atividades estavam, de fato, muito prximas s do CSU, por onde, alis, haviam passado seus jovens lderes. Os empreendimentos culturais destes peas de teatro, exibies de jud e carat, exposies, etc. eram feitos em colaborao com o CSU, mas no com as agremiaes recreativas locais (ZALUAR, 1985).

As Associaes de Moradores de favelas conviveram, desde seus primrdios, com o problema da independncia/dependncia em relao ao Estado. Em alguns perodos - principalmente ao longo das dcadas de 1950 e 1960 - suas prticas foram mais autnomas. Em outros como no perodo do regime autoritrio ps-1964 - foram marcadas pela heteronomia e dependncia. O regime militar ps-1964 interrompeu o processo democratizante das intervenes pblicas em favelas - que estava sendo operado pelas organizaes de favelas desde as dcadas de 1950 e 1960 - o que se constituiu em um grande obstculo luta dos pobres urbanos pelo direito cidade. Este processo democratizante havia se desenrolado apesar da tutela do Estado e da Igreja sobre as populaes faveladas. O cenrio torna-se ainda mais complexo com a emergncia, na dcada de 1980, da tirania dos traficantes de drogas, que passam a dominar os territrios de favelas no Rio de Janeiro, criando novos limites participao dos excludos na arena civil e poltica. Segundo Burgos,
O que o exame dessas intervenes pblicas em favela autoriza a concluir que o obstculo central sua soluo foi a interrupo, pelo regime militar, da luta democratizante que vinha sendo desenvolvida por organizaes de favelas entre os anos 50 e incio dos 60. Como sabido, a modernizao conservadora promovida no perodo militar no dispensou esforos no sentido de abolir a luta por direitos dos excludos da ordem social e poltica. Anlogo ao que se fez com a estrutura sindical e partidria, tambm as organizaes de favelas seriam desmanteladas nesse perodo. Contudo, ao contrrio do que ocorreu com as organizaes operrias, o mundo dos excludos no conheceu um processo de reorganizao capaz de inseri-lo no contexto da transio democrtica em curso nos anos 80. No Rio de Janeiro, onde a presena dos excludos na cena poltica assumira importncia indita nas dcadas de 50 e 60, a questo tornase dramtica, uma vez que a tiranizao das favelas e conjuntos habitacionais pelo trfico inibe a retomada da comunicao de seus interesses com a nova

54
institucionalidade construda com a redemocratizao do pas. Assim, mais do que o dficit de direitos sociais, so os dficits de direitos civis e polticos que permanecem como principais obstculos integrao da cidade, e so eles que ainda fazem do Rio de Janeiro uma cidade escassa, na arguta metfora utilizada por Maria Alice Rezende de Carvalho (BURGOS, 1999).

A emergncia da tirania dos traficantes de drogas coloca em xeque a representatividade das associaes de moradores. Ao longo da dcada de 1990, a maioria delas, localizadas em favelas do Rio de Janeiro, foi cooptada pelo Estado e/ou dominada por lideranas ligadas ao trfico de drogas:
Em meados da dcada de 1980, as principais associaes de moradores nas favelas do Rio de Janeiro tornaram-se alvo do interesse dos chefes do trfico, passando a maioria delas para o controle dos grupos de traficantes e assaltantes, especialmente os vinculados ao Comando Vermelho. O efeito principal da presena indesejada dos grupos de txico foi tornar irrealizveis as atividades rotineiras e as funes administrativas mais simples, tais como pagamento da gua que coletivizada em quase todas as favelas, bem como outras despesas coletivas. O desalento tomou conta dos militantes do movimento, que viram os moradores deixarem a associao. Eles j no conseguiam mais mobiliz-los para suas atividades conjuntas (Peppe, 1992). Isso facilitou, por sua vez, a participao cada vez maior dos traficantes na poltica local e seu ingresso nas associaes, em algumas delas atravs do voto. Anteriormente, em algumas favelas, traficantes j exerciam o papel de segurana, eliminando ou afastando os que molestavam os trabalhadores e suas famlias, No final da dcada, eles passaram no s a oferecer seus servios como coletores de taxas, o que podia ser feito sem problemas devido ao medo que inspiravam nos moradores, mas tambm a financiar projetos comunitrios, como praas de esportes. A ameaa ao movimento que rene os trabalhadores pobres residentes em tais locais evidente e extremamente desagregadora. Nenhuma resposta a esses problemas pode ser simples ou unilateral. H que considerar os aspectos institucionais, polticos, culturais, sociais e econmicos da questo, os males a combater (Zaluar, 2004).

Ao mesmo tempo, a dcada de 1990 foi marcada pela proliferao de ONGs pelo mundo todo. No Brasil no foi diferente. Nesse perodo verifica-se a disseminao do trabalho voluntrio e das organizaes no-governamentais. Por parte dos governos, grandes lideranas foram cooptadas principalmente aquelas ligadas s associaes de moradores - ao mesmo tempo em que houve a partidarizao dos movimentos comunitrios, intensificando ainda mais as disputas internas. Dada a crise de representatividade pela qual passaram as associaes de moradores de favelas no Rio de Janeiro, no mesmo perodo, era de se esperar que se constitussem ONGs. Este fenmeno adentrou os anos 2000, induzido, em parte, pela aprovao do Estatuto das Cidades.

55 Os agentes sociais envolvidos no PAC do Complexo do Alemo so basicamente: o Estado (em nvel federal, estadual e municipal), as ONGs locais (dirigidas por indivduos a quem chamo de intelectuais orgnicos da favela ou ativistas , baseado no conceito de Gramsci de intelectual orgnico 38) e as Associaes de Moradores. Os traficantes de drogas, pelo poder que exerciam em todo o territrio at o final do ano de 2010, tambm influenciavam as dinmicas polticas locais e os processos do PAC. Contudo, o foco deste trabalho incide sobre o jogo de poder travado entre Estado, Associaes de Moradores e ONGs locais. De certa forma, todos estes trs atores tinham que dialogar com os traficantes para implementarem suas aes no territrio, ao menos at o final do ano de 2010. A diferena que as Associaes de Moradores utilizavam o suposto apoio que diziam receber dos traficantes explicitamente para poderem impor sua vontade. As ONGs eram foradas ento a dialogar com os traficantes para poderem participar do debate pblico em p de igualdade com as associaes. As ONGs, portanto, utilizavam o contato com traficantes de forma reativa s aes truculentas (segundo elas) promovidas pelas Associaes. Como praticamente todos os integrantes de ONGs e Associaes de moradores foram socializados desde a infncia no territrio do Complexo do Alemo, a possibilidade de dilogo com traficantes estava aberta a ambos os grupos polticos. Estes integrantes cresceram junto com os boa parte dos indivduos que se tornaram traficantes na localidade. Os conflitos entre as ONGs locais e as Associaes de Moradores, ao menos em dois episdios, foram solucionados atravs da mediao do chefe do trfico local. J o Estado, ao implementar polticas num territrio dominado por uma determinada facco criminosa o Comando Vermelho teve que necessariamente obter a autorizao dos chefes do trfico local para poder realizar as intervenes do PAC, embora isto no seja assumido. O Estado se apresenta no territrio atravs das agncias governamentais envolvidas no processo, entre elas a EMOP, as diversas secretarias estaduais e municipais, os ministrios federais, a Caixa Econmica Federal e a Agncia 21, empresa contratada para executar o trabalho tcnico social. O Estado tambm aparece atravs dos interesses poltico-eleitorais dos governantes e da ao das foras de segurana. A configurao do campo poltico no Complexo do Alemo no qual Estado, ONGs locais e Associaes de Moradores disputam posies de poder, no interior das
38

O conceito intelectual orgnico e sua adaptao para o caso abordado neste estudo tratado no item 3.1.

56 polticas e aes concretas desenvolvidas no mbito do PAC estrutura o que Pierre Bourdieu denomina de campo de lutas ou campo de disputas. Para Bourdieu (Campo de Poder, Campo intelectual, 2002.), campos so espaos estruturados de posies cujas propriedades dependem das posies nestes espaos. Para que um campo funcione, entende Bourdieu, preciso que haja objetos de disputa e pessoas prontas para disputar o jogo, dotadas de habitus que impliquem no conhecimento e reconhecimento das leis imanentes do jogo, dos objetos de disputas, etc. Dentro dessa relao de foras, os agentes que monopolizam o capital especfico, mais ou menos completamente, tendem a estratgias que visem a manuteno da ordem estabelecida, freqentemente, com intransigncia em relao a mudanas no status quo (no caso, as Associaes de Moradores). Os agentes que possuem menos capital, inversamente, tendem a estratgias de subverso e rompimento com o status quo, dentro de certos limites (no caso, ONGs locais). Outro fator considerado relevante por Bourdieu a conservao do que se produzido dentro do campo. Essa conservao ocorre, normalmente, ligada apario de um corpo de conservadores do passado e do presente (no caso, as Associaes de Moradores) e serve, aos detentores do capital especfico, para conservar e se conservar conservando. O autor considera tal estratgia com o passado e com o presente, como um dos ndices mais seguros da constituio de um campo. O campo de disputa em questo neste trabalho o substrato poltico, social, econmico e simblico sobre o qual se desenrola o jogo poltico local. Conforme irei demonstrar, o Estado procura impor suas posies e fazer valer seus interesses; as Associaes de moradores cooperam com o Estado e as ONGs locais apresentam posies crticas sobre o PAC, contrariando alguns interesses dos outros atores que formam o campo, embora sua autonomia em relao ao Estado e s polticas pblicas direcionadas s favelas do Complexo precise ser relativizada. Um dos fatores que dificulta e at impede a participao direta dos moradores nos processos do PAC a disputa pela representao de interesses e por posies de poder travada entre as Associaes de Moradores e as ONGs locais. Mais do que isso, parece que os fatores que dificultam a participao popular so: 1) o perfil das Associaes de Moradores, em particular o perfil do presidente da Associao de Moradores da favela da Grota, B., figura temida por moradores e comerciantes locais e que em ltima instncia quem fala em nome de todas as 12 (doze) Associaes de Moradores do Complexo; 2) o alinhamento entre Estado e Associaes de Moradores no

57 que tange as polticas executadas no territrio; 3) o carter de biopoltica das intervenes levadas a cabo atravs do PAC; 4) a opacidade das informaes e documentos relativos ao PAC na regio e 5) a impermeabilidade do Estado s prticas participativas. As Associaes de Moradores so os interlocutores privilegiados pelas agncias estatais no dilogo da comunidade com o Estado. O Estado define estas instituies como portadoras legtimas das vozes da comunidade. Ocorre que o perfil da principal liderana das Associaes de Moradores do Complexo do Alemo extremamente autoritrio, segundo moradores, comerciantes e integrantes de ONGs locais com quem conversei. B. utiliza-se da violncia e da intimidao para alcanar seus objetivos. Isso pude perceber em conversas e entrevistas com moradores, comerciantes e membros de ONGs locais. Alm disso, B., segundo informaes que obtive, ligado ao PMDB, partido do governador Srgio Cabral, e atua, portanto, para facilitar a execuo das obras e garantir votos para seu grupo poltico. Portanto, B., e por conseqncia, as 12 associaes de moradores locais que se submetem ao seu poder, no tm nenhum interesse em abrir o campo de debates em torno do PAC, muito menos em mobilizar a comunidade e cham-la para participar dos processos decisrios. Conforme apurei, o perfil de B. extremamente autoritrio, violento e centralizador. Por outro lado, as ONGs locais, tambm em nmero de 12 (doze), apresentam lideranas de perfil totalmente diverso. So indivduos em sua maioria apartidrios, capacitados, com formao tcnica, s vezes de nvel superior pelo menos em trs casos que entendem que a gesto e a participao da comunidade local nas polticas publicas em andamento deve se dar de forma compartilhada, transparente e democrtica. Incentivam o acesso de toda comunidade s informaes sobre o PAC, estimulam a participao do maior nmero possvel de moradores, enfim, trabalham no sentido de mobilizar a populao. Ou seja, trabalham como eles mesmos dizem, para abrir o campo. Conforme uma vasta literatura nos mostra (OFFE, 1989; BOSCHI, 1987; AVRITZER, 1997; MACHADO DA SILVA e RIBEIRO, 1985; DAGNINO, 2000; TOURAINE, 1978, 1988, 2006), h uma grande diferena entre as antigas formas de liderana comunitria e o novo tipo de liderana forjado nas ltimas dcadas. Os novos movimentos sociais e seus lderes possuem perfis muito diferentes daqueles que antes existiam e continuam existindo - nas favelas e bairros populares (CARDOSO, 1983,1987; DOIMO, 1995; LANDIM, 1993; TEIXEIRA, 2002). O presidente da

58 associao de moradores, por exemplo, costuma apresentar perfil, viso de mundo e modo de encarar a poltica bem diferente das lideranas a que chamo de intelectuais orgnicos da favela. Portanto, as pesquisas sobre o tema corroboram os dados e impresses que obtive em campo. Arrisco dizer que as Associaes de Moradores apresentam perfis conservadores/passivos. Por outro lado, as ONGs apresentam perfis modernizantes/crticos/transformadores. Lia de Mattos Rocha (2009), descrevendo e analisando a atuao de Associaes de Moradores e ONGs na favela do Pereiro, no Rio de Janeiro, demonstra a diferena de perfis entre aquelas instituies locais. Para a autora, as ONGs estariam muito melhor ajustadas ao que Boltanski e Chiappello (1999) chamam de novo esprito do capitalismo. J as Associaes de Moradores estariam marcadas por prticas antiquadas, conservadoras e ineficientes. A meu ver isso se repete no Complexo do Alemo, embora neste caso as associaes tenham muito mais fora e capital poltico do que no Pereiro39. Como j foi dito, as Associaes de Moradores do Complexo do Alemo procuram embarreirar os processos participativos, pois a participao popular se faria, muitas vezes, contra os interesses de suas lideranas e do Estado. J as ONGs locais possuem viso de mundo e estratgias de ao muito mais flexveis e ajustadas lgica de uma cidade por projetos, que parece ser uma das concepes seguidas no PAC das favelas. Contudo, no pode deixar de ser dito que a autonomia das ONGs locais em relao ao Estado relativa, j que so financiadas por empresas pblicas como a Petrobrs, recebem recursos do Ministrio da Cultura ao se constiturem como pontos de cultura (Razes em Movimento e Oca dos Curumins), e no conseguem desvencilhar sua atuao poltica da poltica estatal para as favelas e bairros populares. Alm disso, apesar do ajustamento das ONGs locais lgica institucionalizada do PAC, o Estado, em sua prtica cotidiana no Complexo do Alemo, tem se mostrado refratrio atuao crtica e participativa das ONGs locais.

39

Digo isso baseado nas informaes sobre a associao de moradores do Pereiro disponveis na tese de Lia de Mattos Rocha.

59 3.1. Os intelectuais orgnicos da favela. Os ativistas do Complexo do Alemo so indivduos que atuam politicamente atravs das ONGs locais. Embora haja 12 (doze) ONGs atuando ativamente nos debates em torno do PAC, os ativistas no se resumem aos doze coordenadores de cada uma dessas instituies. Uma das caractersticas dessas entidades ter sempre um grupo relativamente grande de ativistas engajados nas lutas e debates e na ao coletiva concreta. Alm disso, atravs da mobilizao que realizaram a partir do trabalho tcnico-social, essas ONGs conseguiram incentivar para participarem das discusses sobre o PAC, em torno de uma centena de ativistas independentes, que participam regularmente das discusses. As principais ONGs que participam dos debates do PAC so: Instituto Razes em Movimento, Verdejar Proteo Ambiental e Urbanismo, Oca dos Curumins, Comit de Desenvolvimento Local da Serra da Misericrdia, Movimento de Integrao Social feta, Ncleo da Terra, NasciBem, Comunidade em Ao, PSF Alemo e Observatrio das Favelas. Com exceo do Observatrio de Favelas que realiza trabalhos em parceria com as instituies locais - todas as demais so ONGs locais, a maioria com mais de 10 anos de atuao no territrio e formadas em grande parte por moradores do prprio Complexo e adjacncias, realizam trabalhos sociais na rea da cultura, educao infantil, educao sexual, ecologia, desenvolvimento sustentvel, gerao de renda, integrao e participao popular, luta pela moradia digna e acesso a terra, etc. Chamo de ativistas ou intelectuais orgnicos da favela a um tipo de liderana comunitria que possui um perfil especfico. Segundo Gramsci (apud GRUPPI, 1978) os intelectuais orgnicos ligados s classes populares teriam o papel histrico de atuar como uma vanguarda esclarecida, capaz de comandar, conscientizar e mobilizar a classe trabalhadora. Essa vanguarda intelectual e revolucionria no atuaria apenas no campo das idias. preciso lembrar que em Gramsci o conceito de prxis aparece com fora: os intelectuais orgnicos so lideranas que pensam, comandam, conscientizam e agem. Teoria e prtica andam lado a lado, ou seja, os intelectuais so ao mesmo tempo ativistas. Quando falo em intelectuais orgnicos da favela fao uma adaptao do conceito gramsciano, trazendo-o para os dias de hoje, mais especificamente para o cotidiano da atuao das ONGs locais no Complexo do Alemo. H, contudo, ao menos duas diferenas fundamentais entre o conceito gramsciano e o que utilizo aqui.

60 Para Gramsci o lcus da conscientizao e da mobilizao das classes trabalhadoras era o partido. Os intelectuais orgnicos da favela, por outro lado, tm nas ONGs e no territrio da favela o espao privilegiado para a discusso, mobilizao e esclarecimento das classes subalternas. No esto necessariamente vinculados a partidos polticos. Alm disso, o trabalho, nos dias de hoje, perdeu a centralidade que tinha poca de Gramsci. As demandas populares so novas e mltiplas. As lutas das classes subalternas contemporneas podem se dar em diversas frentes - lutas por reconhecimento, por exemplo (FRASER, 2002). Portanto, os meus intelectuais orgnicos so ativistas oriundos das classes populares, possuem nvel universitrio (em ao menos 3 casos), conhecem tcnicas de gesto de projetos sociais, sabem elaborar, avaliar e implementar projetos sociais, so dinmicos, flexveis ou seja, so capazes de realizar mltiplas tarefas, algumas vezes ao mesmo tempo - enfim, so profissionais que parecem ajustados a um novo esprito do capitalismo, novo esprito este que representa uma nova forma de fazer poltica social, algo que a literatura sociolgica denomina de cidade por projetos. Estes ativistas profissionais possuem uma forma especfica de fazer poltica, trabalham em ONGs, buscam atuar como protagonistas nas comunidades em que executam projetos, esto voltados para a realizao de aes coletivas apoiadas por agncias financiadoras de projetos sociais, buscam captar recursos junto a empresas pblicas e privadas, migram de um projeto para outro, enfim, so portadores de um habitus que parece estar ajustado s exigncias do mercado de financiamentos de projetos sociais. Atualmente h um mercado de projetos sociais pujante no Rio de Janeiro. Empresas pblicas, privadas e agncias de fomento financiam projetos pontuais que tm por objetivo solucionar determinados problemas nos centros urbanos. Muitos destes projetos so executados em favelas. Abre-se cada vez mais um mercado para profissionais que conhecem o cotidiano das favelas e que possuem conhecimento de gesto de projetos deste tipo. Boltanski e Chiappello (1999) identificam um tipo novo de cidade onde habitariam valores como a flexibilidade, a polivalncia, a comunicao, a capacidade de se desligar de objetos e pessoas e de se conectar rapidamente a outros, etc. valores que modelariam um novo esprito do capitalismo. Assim os autores constroem o conceito de cit par projet, que seria a justificao do capitalismo contemporneo e definiria os critrios de grandeza nesta ordem social em construo.

61 Lia de Mattos Rocha (2009), escrevendo sobre a favela do Pereiro, avalia em sua tese de doutorado que,
Tal conceito particularmente importante para a anlise aqui pretendida, pois acredito que as organizaes no-governamentais esto ajustadas gramtica moral da cit par projet, a qual articula o repertrio das polticas pblicas que tm sido executadas nas favelas cariocas, especialmente as polticas sociais. atravs das ONGs, ajustadas a essa nova cit, que essas polticas so executadas e se tornam concretas e reais. importante recuperar, rapidamente, a idia de ajustamento j apresentada anteriormente: o conceito de justesse, tal como proposto por Boltanski e Thvenot, significaria bom (ou mal) funcionamento tanto de coisas quanto de pessoas (1999).

Segundo a autora, a ONG que tem sucesso em suas atividades aquela que consegue executar diferentes projetos, que sempre consegue financiamento, e que, assim, capaz de comear outro projeto quando o primeiro est em vias de acabar. As ONGs locais que estudei no Complexo do Alemo me parecem ser deste tipo. Alm disso, esse ajustamento das ONGs locais se choca com o desajustamento das Associaes de Moradores. As diferenas culturais entre os membros destes grupos antagnicos, suas diferentes viso de mundo e estratgias de ao, acabam por acirrar as disputas no campo poltico local. Alguns trabalhos criticam a execuo de polticas sociais atravs de ONGs. Werneck Vianna (2009) critica as polticas focalizadas em indivduos e grupos sociais especficos, que so executadas em detrimento de polticas sociais universalistas. Para Leite (1999), o Estado exime-se de sua responsabilidade de promover o bem-estar social, separa cidadania e justia social e, dessa forma, enfatiza uma concepo individualista de cidadania, focada no indivduo como proprietrio e consumidor (1999: 9). J Teixeira (2002), ressalta que a grande maioria das ONGs apenas executa os projetos sociais que so formatados (em termos de seu pblico-alvo e aes principais) pelos financiadores desses configurando-se um encontro prestao de servios (2002: 111). O PAC se apresenta dentro da perspectiva de ser uma poltica universalista de desenvolvimento econmico e social. Pretende tambm recuperar a centralidade do Estado na conduo das polticas econmica e social. Por outro lado, no foge da lgica da cidade por projetos. Como j foi dito, sem projeto especfico no h liberao de recursos. Percebe-se, dessa forma, que a lgica particularista da cidade por projetos se choca com as pretenses universalistas do PAC enquanto um projeto de nao. As ONGs locais portanto, acabam tendo que atuar nesses dois eixos, particularista e

62 universalista, o que se torna relativamente simples para elas, dada sua flexibilidade e poder de ajustamento. Ao receberem recursos pblicos para a execuo de projetos sociais particulares, contudo, acabam se tornando menos autnomas do que se imaginam. Creio que este fato reduz a autonomia das ONGs locais, embora sejam capazes de propor diretrizes universais para a ao do poder pblico na favela que no esto necessariamente ligadas aos seus interesses mais imediatos.

63 3.2. As Associaes de Moradores. O Complexo do Alemo formado por doze favelas: Morro do Adeus, Morro da Esperana, Morro dos Mineiros/Matinha, Grota, Itarar/Alvorada, Nova Braslia, Fazendinha, Palmeiras, Morro do Alemo, Morro da Baiana, Casinhas e Reservatrio de Ramos. Cada uma delas possui sua Associao de Moradores. Portanto, no Complexo existem 12 (doze) Associaes de Moradores e, consequentemente, 12 presidentes de Associaes. Dentre estes presidentes, B., da Associao de Moradores da favela da Grota, constitui-se na liderana mais forte. ele que acumula o maior capital poltico entre todos os demais lderes comunitrios. Possui forte ascendncia sobre comerciantes da regio, impe o pagamento de taxas de associao aos moradores, controla a contratao de mo-de-obra para as obras do PAC, indica pessoas para ocuparem cargos de gesto nos equipamentos que vo sendo entregues pelo estado, ligado ao partido (PMDB) do governador do estado, enfim, o principal lder comunitrio do Complexo e aquele que controla os votos e opinies dos demais presidentes de associaes especialmente quando precisam opinar sobre alguma questo relativa ao PAC, durante as reunies que acontecem semanalmente no Canteiro Social. Dito isto, necessrio abordar, ainda que de maneira geral, a questo da representatividade e da legitimidade das Associaes de Moradores de Favelas, tanto no caso do Complexo do Alemo, quanto nas favelas cariocas em geral. Segundo Rocha (2009), o domnio de traficantes de drogas em favelas representa dificuldades ao coletiva naqueles territrios. Por um lado, os traficantes muitas vezes controlam e cerceiam a ao das associaes de moradores; por outro, os lderes so desqualificados pela opinio pblica, por serem identificados como porta-vozes de interesses criminosos, o que abre espao para o surgimento de novos atores locais, especialmente as ONGs.
Denncias de corrupo, de uso dos recursos da associao para interesses pessoais e at de envolvimento com o trfico tm afastado os moradores da participao nos movimentos de base principalmente as associaes de moradores - e desacreditado a atuao de seus representantes (Zaluar, 1985; Leeds, 2003; Machado da Silva e Leite, 2004). Porm, neste contexto surgem outros atores sociais que apresentam novas credenciais para participar da discusso pblica sobre as favelas, e que entram na disputa sobre a imagem dessas localidades e tambm sobre quem pode falar de forma legtima pelos moradores (ROCHA, 2009).

64 De acordo com a autora,


O estigma que envolve todos os moradores de favela torna-se um obstculo especialmente para as lideranas comunitrias que pretendem falar pelos moradores de favela. Para esses, apresentar-se no espao pblico, seja frente ao governo, financiadores de projetos sociais ou mdia, exige que primeiro eles provem no falar pelos traficantes que habitam suas localidades. A limpeza moral torna-se condio para sua legitimidade enquanto representantes dos moradores de bem das favelas. Todavia, a contigidade que vivenciam com os traficantes muitas vezes acionada por essas organizaes supralocais quando sua entrada nas favelas necessria, como, por exemplo, nas situaes em que a prefeitura confirma com as associaes de moradores a autorizao para a realizao de obras e servios, exigindo que a associao demande aos traficantes de drogas pela autorizao e eximindo-se assim do contato com eles (Miranda e Magalhes, 2004). Assim, ao mesmo tempo em que se exige o afastamento das lideranas em relao s quadrilhas de trfico de drogas, essa mediao requisitada em diversos outros momentos, o que traz grandes dificuldades para as associaes que so frequentemente identificadas como coniventes e cmplices dos traficantes (ROCHA, 2009).

Dessa forma, podemos afirmar que a atuao dessas lideranas limitada, particularmente no que diz respeito denncia das violncias sofridas pela populao e a interveno no debate a respeito da segurana pblica. Contudo, segundo o depoimento de algumas pessoas que entrevistei, o presidente de associao de moradores que tem mais influncia (B.) no se preocupava em apresentar-se como algum afastado dos chefes do trfico. Ao contrrio, sistematicamente utilizava seus contatos com traficantes como forma de impor sua vontade e alcanar seus objetivos pessoais. Isso ficar claro no captulo 4. Ou seja, seu contato com o trfico parecia lhe dar mais poder e ele frequentemente usava esta relao no sistema de correlaes de foras internas. De acordo com Rocha (2009), todos aqueles que se colocam contra a opresso exercida pelos traficantes so vistos como inimigos e correm o risco de serem assassinados. Esse no parece ser o caso de B.. Como no tem interesse em defender os interesses dos moradores, para ele no importa se a presso dos traficantes afasta os moradores da vida associativa cotidiana. Sua atuao de um cooptado, algum que est ali para defender interesses pessoais e estatais. Segundo Rocha (2002), as associaes de moradores possuem hoje menor capacidade de publicizao de temas e demandas que as organizaes nogovernamentais, e isso se deve a diversas variveis, entre elas o baixo ajustamento

65 das associaes de moradores atual configurao do problema da favela, i.e., ao debate atual sobre segurana pblica e sobre qual o papel que essas localidades desempenham dentro da discusso sobre violncia urbana e formas de combat-la. Pelas minhas observaes e entrevistas percebo que B., e os demais presidentes de associaes de moradores, mostram-se muito pouco preocupados com questes tericas ou ideolgicas. Atuam muito mais no sentido pragmtico da ao poltica, buscam inibir a mobilizao e a participao popular efetiva. So mediadores das relaes entre o Estado e as populaes que representam e exploram este papel de mediador at as ltimas consequncias. Contudo, nem sempre a comunidade mais geral acredita na legitimidade deste papel de intermedirio ou mediadores. Diante da falta de legitimidade para falar em nome dos moradores e da perda de espao para as ONGs locais, B. construiu uma estratgia de ao muito interessante e inteligente, no sentido de acumular poder poltico, rebater as acusaes das ONGs locais e legitimar sua atuao no territrio da Grota e do Complexo do Alemo como um todo. A partir de negociaes que tiveram incio no segundo semestre de 2009 e que se consolidaram ao longo do ano de 2010, as associaes de moradores do Complexo do Alemo se aproximaram de uma famosa ONG que atua em diversas favelas no Brasil e no exterior: o AfroReggae. B. amigo pessoal de Jos Junior, presidente e fundador do AfroReggae, instituio que possui reconhecida expertise no trabalho social e na recuperao de traficantes de drogas, alm de um reconhecido trabalho no campo da cultura e na mediao de conflitos. O AfroReggae possui grande visibilidade na mdia, recebe apoio financeiro e institucional de grandes empresas, alm de contar com o apoio de diversos artistas e intelectuais brasileiros. Essa aproximao permitiu o encontro das associaes de moradores com a juventude local, que passou a contar com as oficinas realizadas pelo AfroReggae. Alm disso, a sede da Associao de Moradores da Grota, transformada pelo PAC em centro cultural - que seria compartilhado pelas diversas instituies locais do Complexo - foi transformado em sede do AfroReggae no territrio (compartilhada com a associao de moradores da Grota), fato este que gerou polmica entre os grupos polticos locais. A sede da Grota de fcil acesso. Est localizada prximo a uma das principais vias que cortam o Complexo, a estrada do Itarar, e o equipamento que ser construdo pelo Estado para compensar as demais instituies locais fica em uma regio no alto do morro e de difcil acesso. Alm disso, as ONGs locais se sentiram preteridas pelo Estado em favor do AfroReggae, que no originrio da localidade. Ouvi da boca de diversos ativistas locais que tinham que ser privilegiadas

66 as instituies que nasceram no Complexo, algumas delas com mais de dez anos de atuao no territrio. preciso dizer ainda que Jos Junior e o AfroReggae contam com a simpatia e o apoio financeiro e institucional do governo do Estado do Rio de Janeiro. Sergio Cabral Filho e Jos Junior so muito amigos conforme afirmao do prprio Junior em entrevista concedida REDE TV em 10/12/2010. No esqueamos que B. ligado ao partido do governador e portanto a unio de foras com das associaes com o AfroReggae parece ser algo natural dentro da estratgia poltica do estado e das associaes de moradores para o territrio. Esta aproximao funcionou como uma jogada de mestre de B., que embora continue enfrentado resistncia de moradores, comerciantes e das ONGs locais, conseguiu renovar a gramtica da associaes de moradores, reinventar seu discurso e se aproximar de uma linguagem poltica mais moderna, que vinha sendo monopolizada at ento pelas ONGs locais, das quais o Instituto Razes em Movimento a mais expressiva. No momento em que se preparava a invaso do Complexo do Alemo pelas foras de segurana, no final de novembro de 2010, por exemplo, Jos Junior foi convidado por B. para mediar a rendio dos traficantes e evitar o temido banho de sangue que era esperado pela maioria da populao local, e tambm por boa parte da opinio pblica. Este fato teve grande repercusso na mdia, e embora a mediao no tenha sido bem sucedida, j que a maior parte dos traficantes no se rendeu, a retomada do territrio de forma pacfica pelo estado, com poucos mortos e feridos ao menos pelo que foi noticiado na imprensa proporcionou maior visibilidade e legitimidade para as associaes de moradores locais. A partir da unio de foras com a AfroReggae, ao menos no discurso, as associaes de moradores se aproximam da forma de atuao das ONGs locais e tornam o campo de disputas mais complexo.

67 3.3. O Estado. Ao tratar do Estado, em nvel terico, sigo algumas sugestes de Veena Das e Deborah Poole (DAS y POOLE, 2008) e tambm utilizo o conceito de biopoltica elaborado por Michel Foucault (FOUCAULT, 2002). Segundo Das e Poole, uma antropologia do Estado requer o estudo das margens. As margens, de acordo com as autoras, so lugares privilegiados para se compreender o Estado atravs do olhar antropolgico e seu estudo deve ser feito atravs de etnografias incrustradas en prcticas, lugares y lenguajes que son consideradas en los mrgenes del estado ncion. Neste sentido, trato o Complexo do Alemo como margem do Estado. No livro Anthropology in the Margins of the State (DAS y POOLE, 2004), tanto as organizadoras quanto diversos outros pesquisadores entre eles Talal Asad, Pradeep Jeganathan e Marianne Ferme utilizam uma estratgia analtica e descritiva que procura se distanciar da imagem do Estado como estrutura administrativa de organizao poltica racionalizada, que tende a debilitar-se ao longo de suas margens territoriais e sociais, e prope, em troca, uma reflexo sobre como as prticas e polticas de vida nestas reas moldam as prticas polticas de regulao e disciplinamento que constituem o que chamamos de estado. De acordo com essa concepo, as prticas e polticas de vida no Complexo do Alemo seriam capazes de moldar, dentro de determinados limites, as polticas pblicas implementadas pelo Estado naquele territrio. Me parece que essa seria uma das funes desempenhadas pelo participao popular no PAC. De acordo com as autoras, a antropologia tem sido frequentemente entendida como a disciplina que fala por aquelas populaes que tm sido marginalizadas das estruturas polticas e econmicas e a etnografia, por ser uma forma de produo do conhecimento que privilegia a experincia, permite introduzirmo-nos nos domnios do social que no so de fcil acesso quando se seguem os protocolos formais de que se servem outras disciplinas. As etnografias das margens ofereceriam, neste sentido, uma perspectiva nica sobre as prticas do estado nas margens sociais e permitiriam repensar os limites entre centro e periferia, entre pblico e privado, entre o legal e o ilegal. Para as autoras, uma antropologia das margens sugere que estas margens so pressupostos necessrios do estado, de la mesma forma que la excepcin es la regla. Pensar o Complexo do Alemo como margem permite-nos romper com a viso dualista de cidade que tem caracterizado boa parte da reflexo dos cientistas sociais brasileiros sobre favela, livrando-nos de pr-noes tais como cidade partida e apartheid social, ao

68 mesmo tempo em que nos permite vislumbrar a coexistncia e as negociaes, nos territrios de favela, da cidade formal e da cidade informal, do legal e do ilegal, do centro e da periferia, da ordem e da desordem. Das y Poole afirmam que, at bem pouco tempo, em funo das origens histricas da antropologia ligadas ao estudo dos povos primitivos se considerava que seu objeto de estudo era as sociedades sem estado. Por outro lado, se pensarmos nos primrdios da antropologia com Montesquieu, Maine e Evans-Pritchard, a busca por encontrar ordem ou razo entre os primitivos nos leva a utilizar uma linguagem da ordem herdada do estado moderno europeu. Mesmo que isso no seja reconhecido por alguns antroplogos, a linguagem e a figura do estado sempre estiveram presentes na antropologia, o que de certa forma nos permitiria dizer que a antropologia sempre produziu conhecimento sobre o estado, mesmo quando seus objetos eram pensados como excludos ou opostos s formas de racionalidade administrativa, poltica e de autoridade atribudas ao estado.
Desde esta concepcin de prctica antropolgica, el primitivo es pensado como un sitio nostlgico para el descubrimiento de la forma estatal como operador cultural universal (aun cuando no estuviera presente, era percibido como si lo estuviese, como esperando en el umbral de la realidad). (DAS y POOLE, 2008)

Pierre Clastres, por exemplo, reivindicava que a racionalidade e as formas de vida, prprias dos povos primitivos, podiam ser entendidas como expresso de um desejo coletivo de evitar a emergncia iminente do Estado. De acordo com as autoras, toda investigao etnogrfica deve levar em conta como o duplo efeito de ordem e transcendncia foi considerado para reconhecer a presena do estado. Em um primeiro nvel, toda reflexo sobre o estado parece tratar do problema da ordem. Assim, na hora de reconhecer os efeitos e a presena do estado na vida local, os antroplogos buscam os signos de racionalidade administrativas e hierrquicas que aparentemente provm vnculos ordenados com os aparatos polticos e reguladores de um estado burocrtico centralizado. Este o enfoque de diversos trabalhos recentes escritos por antroplogos. Nesta perspectiva, a tarefa do antroplogo consistiria em perceber primeiro as instncias do estado tal como existem em nvel local para depois analisar as manifestaes locais da burocracia e do direito, tanto como

69 interpretaes culturais quanto como apropriaes das prticas e das formas que constituem o estado liberal moderno. Outra forma de olhar o estado que tem sido utilizada por antroplogos pensar as margens como espaos de desordem, locais onde o estado no tem conseguido instaurar a ordem. A pergunta que as autoras se fazem , dado que hoje em dia impossvel pensar os sistemas polticos compreendidos por qualquer forma de sociedade sem estado, o que estamos observando so formas de estado incompletas, ou, por acaso so as formas de ilegalidade, pertencimento parcial e desordem, que parecem habitar as margens do estado, que constituem as condies necessrias para o estado enquanto objeto terico e poltico. As autoras sugerem que a segunda pergunta que deve ser respondida. A relao entre a violncia e as funes ordenadoras do estado , para as autoras, a chave para a compreenso do problema das margens. As autoras citam Weber para comear a tratar desta questo.
Una organizacin gobernante ser considerada poltica en tanto y cuanto su existncia y orden sobre un territrio este continuamente salvaguardada por la amenaza y la aplicacin de la fuerza fsica por parte se su personal administrativo. Una organizacin poltica obligatoria con operaciones continuas ser llamada estado en tanto y cuanto su aparato administrativo mantenga para si, cn xito, el monoplio del uso legtimo de la fuerza en la aplicacin del orden por l establecido (WEBER, 1978).

A partir desta concepo foram criados limites entre aquelas prticas e espaos que eram vistos como parte do estado e aqueles que estavam excludos dele. Outras formas de violncia, por exemplo, que parecem imitar a violncia do estado ou desafiar seu controle, passaram a ser consideradas ilegtimas. Nesta perspectiva, o estado concebido como um projeto sempre incompleto que deve ser constantemente enunciado e imaginado, invocando o selvagem, o vazio e o caos que no somente encontram-se fora dos limites de sua jurisdio, mas tambm constituem ameaas a partir de dentro. As autoras sugerem que Hobbes, Locke e Rousseau, os pais fundadores da teoria do estado moderno, pensaram o estado de natureza a partir da imagem da Amrica como uma regio de selvageria real, e tambm como um lugar idealizado. Sugerem que pensemos as margens do estado, localizadas no terreno da linguagem e da prtica, como sendo os lugares reais que concedem fora idia de estado de natureza e onde podemos encontrar as origens mticas e filosficas do estado.

70
Situados siempre en los mrgenes de lo que se acepta como incuestionable control del estado, los mrgenes (...) son simultneamente stios en donde la naturaleza puede ser imaginada como salvaje y descontrolada y donde el estado est constantemente redefiniendo sus modos de gobernar y de legislar. Estos stios no son meramente territoriales: son tambim (y quizs sea este su aspecto ms importane) stios de prctica en los que la ley y otras prcticas estatales son colonizadas mediante otras formas de regulacin que emanan de las necesidades apremiantes de las poblaciones, con el fin de asegurar la supervivencia poltica y econmica (DAS Y POOLE, 2008).

Segundo Das y Poole existem trs conceitos de margem: O primeiro prioriza a idia de margem como periferia, onde esto contidas aquelas pessoas que so consideradas insuficientemente socializadas nos marcos da lei. O papel do Estado, neste caso, seria reduzir os dficits de cidadania entre as populaes perifricas - que habitam as margens e as populaes plenamente socializadas nos marcos da lei - que habitam o centro:
Como etngrafos, estbamos interessados en comprender ls tecnologias especficas del poder a travs de las cuales los estados intentam manejar y pacificar a estas poblaciones, tanto a travs de la fuerza como a travs de la pedagogia de la conversin intentando transformar a estos sujetos rebeldes en sujetos legales del estado (DAS y POOLE, 2008).

O segundo enfoque relacionado com o conceito de margem gira em torno dos temas da legibilidade e da ilegibilidade. A maior parte do estado moderno est constudo a partir de prticas escritas. Contudo, apesar das autoras reconhecerem que as prticas de levantamento documental e estatstico do estado estarem a servio do controle estatal sobre os sujeitos, as populaes, os territrios e as vidas por serem aes do estado no sentido de tornar as populaes legveis para si - elas so contra a noo que vincula diretamente estado e legibilidade (escrita). Para elas existem diferentes espaos, formas e prticas atravs das quais o estado est constantemente sendo experimentado e desconstrudo mediante a ilegibilidade de suas prprias prticas, documentos e palavras. No caso do PAC no Complexo do Alemo, uma das principais reivindicaes das ONGs locais diz respeito a falta de informaes sobre os projetos de interveno e opacidade ou inexistncia de documentos formais sobre as polticas a serem implementadas no territrio. O Estado experimentado pelas ONGs locais como um ente que segura e esconde a informao, quando na viso delas deveria fazer justamente o contrrio, ou seja, socializar e divulgar a informao para todos os interessados.

71
Entre el tipo de prcticas que consideramos se encuentran las economas de dezplazamientos, las falsificaciones y las interpretaciones alrededor de la circulacin y el uso de la documentacin de identificacin personal. Se destaca aqu el puesto de control com espacio lleno de tensin en el que los supuestos acerca de la seguridad de la identidad y de los derechos pueden ser repentinamente y, a veces, violentamente negados (DAS y POOLE, 2008). [grifo meu]

Um terceiro enfoque se concentra nas margens como sendo o espao entre os corpos, a lei e a disciplina. A produo de um corpo biopoltico a atividade originria do poder soberano. Muitos antroplogos, segundo as autoras, tm utilizado a noo de biopoder para rastrear as formas pelas quais o poder extende seus sustentculos pelas tramas capilares do social. Sob este enfoque podemos pensar o poder que o estado possui de patologizar certas populaes e indivduos e sua ao no sentido de produzir sujeitos e populaes normais, atravs do que chamam de uma pedagogia da converso. Este o caso da poltica de segurana pblica, da poltica educacional, da poltica habitacional e de desenvolvimento urbano e tambm da poltica cultural dirigida s populaes de favelas. Todas estas polticas visam ajustar os indivduos e grupos sociais que vivem em favelas a um padro considerado pelo estado como normal. Segundo as autoras as margens no so inertes e nos processos da vida diria que podemos ver como o estado reconfigurado nas margens. As margens no so inertes nem homogneas. Seu carter indeterminado ajuda a derrubar a solidez geralmente atribuda ao estado. Nas margens, o estado ao mesmo tempo temido e desejado (as duas faces do estado) pelas populaes locais. Percebe-se isso claramente quando pensamos na poltica de segurana pblica. Ao mesmo tempo em que os moradores dizem que desejam vever em paz, temem a ao truculenta das foras de segurana. Mesmo as intervenes programadas pelo PAC, como a instalao do telefrico, por exemplo, por interferirem no cotidiano e na vida social, so vivenciados em seus aspectos positivos e negativos pela populao, que deseja a melhoria dos servios e dos equipamentos disponveis mas, por outro lado, desconfia das prioridades definidas pelo estado e da forma como os projetos so executados. No caso das remoes, fica evidente que, ao mesmo tempo em que as famlias beneficiadas pelas casas populares que esto sendo construdas desejam morar em condies mais satisfatrias, temem que o estado no cumpra suas promessas de realocao posterior.

72 As margens no so apenas espaos de excluso e exceo, so espaos criativos onde formas alternativas de ao econmica e poltica so institudas. Apesar de certas populaes serem patologizadas atravs de vrias prticas de saber-poder ellas no se someten pasivamente a estas condiciones (DAS y POOLE, 2008). As ONGs representam bem esta caracterstica das margens sociais, principalmente se pensarmos suas aes na rea da cultura, do grafite, da educao e da gerao de emprego e renda. Segundo Talal Assad, a noo de estado no pensamento contemporneo lhe confere vida prpria, distinta tanto dos governantes quanto dos governados. Por conta desta abstrao, o estado pode reclamar lealdade de ambas as partes. Quando a relao entre o estado e a populao governada imaginada como aquela na qual o estado encarna a soberania independentemente da populao, este fica autorizado a manter certos espaos e populaes como margens, atravs de suas prticas administrativas. Por outro lado, uma concepo de estado como aquela na qual o poder delegado, embora seja alienado dos sujeitos, permitiria ao estado pensar a si mesmo como margem do corpo de cidados. Isso revela, segundo o autor que:
Las concepciones de soberania pueden desplazar las posiciones relativas del centro u periferia: los mrgenes se mueven, entonces, tanto en el interior como fuera del estado.(...) La indeterminacin de los mrgenes no slo da lugar a formas de resistencia sino que, de modo ms transcendente, permite estrategias de atraccin del estado hacia ciertos tipos de mrgenes del cuerpo de ciudadanos (DAS y POOLE, 2008).

As margens, portanto, no so espaos inertes, nem tampouco populaes que simplesmente tem que ser dirigidas. Estas populaes e espaos se sentem insatisfeitas com uma vida que tem que ser dirigida, ao mesmo tempo em que suas vidas escapam do controle do estado. De acordo com esta caracterstica das margens, a participao popular em polticas pblicas sobre o territrio do Complexo do Alemo faz todo o sentido, pois atravs da participao que as populaes podem expressar suas insatisfaes, propor medidas concretas para a melhoria de suas vidas. Os habitantes das margens entendem que sabem melhor que o estado o que bom para suas vidas. Neste sentido, podemos compreender melhor a luta de entidades e moradores para que o estado respeite o saber fazer local. Segundo Foucault:
El referente negativo de la biopoltica paracera ser el punto en el cual se produce un corte entre aqullos cuyas vidas son administradas y valoradas, y

73
aquellos cuyas vidas son juzgadas com sin valor; aqullos que, por tanto, se dejan morir (DAS Y POOLE, 2008).

A pergunta : como um estado cuja funo organizar a vida produz uma categoria de gente que pode ser considerada assassinvel? Os debates pblicos sobre favelas construram uma imagem patologizada do favelado. O favelado visto como algum que crdulo, antihiginico, irracional e necesitado de disciplina. O objetivo do estado , ento, normalizar estes sujeitos, atravs da adoo de prticas administrativas sobre suas vidas.
Las poblaciones (...) pueden existir en el imaginario del estado slo como entidades a ser administradas, pero los habitantes de estos mrgenes no son objetos inertes: las formas de gobierno, las relaciones sociales alrededor de distintas zonas de experiencia, y los gneros culturales dentro de los cuales el lenguaje adquiere vida, generan modos de encarar el estado biopoltico, a los cuales no se pueda llegar a travs de la especulacin metafsica (DAS y POOLE, 2008).

De acordo com Foucault, um dos fenmenos fundamentais do sculo XIX, foi uma tomada de poder sobre o homem enquanto ser vivo, uma espcie de estatizao do biolgico (FOUCAULT, 2002). Para melhor explicar este fenmeno, Foucault recorre teoria clssica da soberania, na qual o direito de vida e de morte era um dos principais atributos do soberano.
Em certo sentido, dizer que o soberano tem direito de vida e de morte significa, no fundo, que ele pode fazer morrer e deixar viver, em todo caso, que a vida e a morte no so desses fenmenos naturais, imediatos, de certo modo originais ou radicais, que se localizariam fora do campo do poder poltico (FOUCAULT, 2002).

Neste sentido, porque o soberano pode matar que ele exerce o direito sobre a vida.
Eu creio que, justamente, uma das mais macias transformaes do direito poltico do sculo XIX consistiu, no digo exatamente em substituir, mas em completar esse velho direito de soberania fazer morrer ou deixar viver com outro direito novo, que no vai apagar o primeiro, mas vai penetr-lo, perpass-lo, modific-lo, e que vai ser um direito, ou melhor, um poder exatamente inverso: poder de fazer viver e de deixar morrer. O direito de soberania , portanto, o de fazer morrer ou de deixar viver. E depois, este novo direito que se instala: o direito de fazer viver e de deixar morrer (FOUCAULT, 2002).

74 Contudo o direito de soberania apresenta uma contradio interna, pois, quando se realiza o contrato social, ou seja, quando os indivduos se renem para constituir um soberano, para delegar a um soberano um poder absoluto sobre eles, eles o fazem porque esto premidos pelo perigo e pela necessidade; o fazem portanto para proteger suas vidas. Ora, se a proteo da vida e a necessidade de segurana so as fontes do poder soberano, pode o soberano ter o poder de vida e de morte sobre seus sditos? Segundo Foucault, nos sculos XVII e XVIII, surgiram tecnologias de poder que eram essencialmente centradas no corpo, no corpo individual. Eram todos aqueles procedimentos pelos quais se assegurava a distribuio espacial dos corpos individuais, a organizao em torno destes corpos de todo um capo de visibilidade. Eram tambm as tcnicas que tentavam aumentar a fora til desses corpos, atravs dos exerccios, do treinamento. A toda essa tecnologia Foucault chama de tecnologia disciplinar. Ela se instala no final so sculo XVII e no decorrer do sculo XVIII.
Ora, durante a segunda metade do sculo XVIII, eu creio que se v aparecer algo de novo, que uma outra tecnologia de poder, no disciplinar dessa feita. Uma tecnologia de poder que no exclui a primeira, que no exclui a tcnica disciplinar, mas que a embute, que a integra, que a modifica parcialmente e que, sobretudo, vai utiliz-la implantando-se de certo modo nela, e incrustrando-se efetivamente graas a essa tcnica disciplinar prvia. Essa nova tcnica no suprime a tcnica disciplinar simplesmente porque de outro nvel, est em outra escala . Ao que essa nova tcnica de poder no disciplinar se aplica diferentemente da disciplina, que se dirige ao corpo a vida dos homens, ou ainda, se vocs preferirem, ela se dirige no ao homem-corpo, mas ao homem vivo, ao homem ser vivo; no limite, se vocs quiserem, ao homem-espcie. Mais precisaqmente eu diria isto: a disciplina tenta reger a multiplicidade dos homens na medida em que essa multiplicidade pode e deve redundar em corpos individuais que devem ser vigiados, treinados, utilizados, eventualmente punidos. E, depois, a nova tecnologia que se instala se dirige multiplicidade dos homens, no na medida em que eles se resumem em corpos, mas na medida em que ela forma, ao contrrio, uma massa global... (FOUCAULT, 2002).

A essa nova tecnologia Foucault chama de biopoltica. A biopoltica se realiza atravs de um conjunto de processos como a proporo dos nascimentos e dos bitos, a taxa de reproduo, a fecundidade de uma populao, etc. So esses processos que, na segunda metade do sculo XVIII, juntamente com uma poro de problemas econmicos e polticos constituram os primeiros objetos de saber e os primeiros alvos

75 de controle dessa biopoltica. nesse momento, em todo caso, que se lana mo da medio estatstica desses fenmenos com as primeiras demografias. Para os objetivos deste trabalho, a biopoltica encarada enquanto um processo de interveno no meio urbano, polticas que visam solucionar problemas em um ambiente que no natural. Polticas que repercutem na populao. A biopoltica busca resolver o problema da cidade e o problema das favelas. atravs de diagnsticos sobre as populaes que habitam determinados territrios da cidade, das carncias de infra-estrutura, de moradia, de saneamento, dos problemas educacionais e sociais e econmicos que a biopoltica vai extrair seu saber e definir o campo de interveno do seu poder. A biopoltica, portanto, faz surgir um novo personagem: a populao; sobre a qual ser exercido seu poder. As teorias da soberania s conheciam o indivduo e a sociedade. A biopoltica ir lidar no com o indivduo-corpo, nem tampouco com a socieadade, e sim com a noo de populao. Os problemas populacionais e urbanos passam a ser tratados como problema poltico, como problema a um s tempo cientfico e poltico, como problema biolgico e como problema de poder. A biopoltica, portanto, lida essencialmente com fenmenos coletivos, que s se tornam pertinente no nvel da massa. Para lidar com esses problemas coletivos, nos mecanismos implantados e utilizados pela biopoltica iremos encontrar as previses, as estimativas estatsticas, as medies, os relatrios, diagnsticos, pesquisas, etc. Atravs destes mecanismos da biopoltica o Estado procura ler as populaes onde sero realizadas intervenes. Alm disso, a biopoltica, enquanto saber-poder, trata sobretudo de estabelecer mecanismos reguladores sobre estas populaes, de gerir populaes, assegurar compensaes, etc. A biopoltica vai alm da disciplina e estabelece uma regulamentao sobre a vida das populaes. A biopoltica, para ser exercida enquanto saber-poder, requer a criao de rgos complexos de coordenao e de centralizao. Requer portanto a ao racionalizada do Estado. A biopoltica procura produzir uma normalizao na vida, dos comportamentos, etc. A norma se aplica tanto ao homem-corpo (indivduo) quanto ao homem-espcie (populao). Como se articula com o poder disciplinar, a biopoltica produz efeitos a um s tempo disciplinares e regulamentadores.

76 A soberania fazia morrer e deixava viver. E eis que agora aparece um poder que eu chamaria de regulamentao e que consiste, ao contrrio, em fazer viver e em deixar morrer (FOUCAULT, 2002).
claro, por tirar a vida no entendo simplesmente o assassnio direto, mas tambm tudo o que pode ser assassnio indireto: o fato de expor morte, de multiplicar para alguns o risco de morte ou, pura e simplesmente, a morte poltica, a expulso, a rejeio, etc (FOUCAULT, 2002).

Nos processos de identificao e escolha de comunidades beneficiadas pelo PAC: a quem o Estado vai fazer viver e deixar morrer? J mostrei que o processo de escolha das favelas beneficiadas pelo PAC esteve ancorado no critrio segurana pblica. Ao escolher o Complexo do Alemo e outras favelas como objeto do PAC, ou seja, ao fazer viver os moradores das favelas escolhidas, o estado deixa morrer inmeras outras populaes do Estado do Rio de Janeiro que vivem em favelas. claro que isso pode ser justificado pela restrio oramentria do programa, mas a escolha de algumas favelas e no de outras evidencia que o programa privilegia determinadas regies da cidade onde a resoluo dos problemas sociais seria capaz de produzir efeitos positivos no caso a reduo da violncia que se propagariam pelas demais regies da cidade, no apenas as favelas. Ao pacificar e gerenciar populaes de grandes complexos de favelas dominados por traficantes de drogas- o estado, de acordo com esta lgica, geraria resultados satisfatrios para um grande nmero de moradores da cidade como um todo. Outra lgica seguida pelo PAC no Complexo do Alemo, alm da biopoltica, a concepo de que os problemas estruturais e scio-econmicos se resolvem, na modernidade, por projetos. A cidade por projetos a forma que a poltica social assume nos dias de hoje. Conforme mostra Rocha (2009) neste tipo de poltica para a cidade o estado se utiliza primordialmente das ONGs, que so as executoras dos projetos sociais em favelas. Ao mesmo tempo, no Complexo do Alemo, observo que so justamente nas ONGs locais que impe resistncias ao estatal, resistncias estas que dificultam a implementao da biopoltica nas margens sociais.

77 Captulo 4: Disputas e Controvrsias. A primeira grande disputa no campo poltico analisado, e que foi motivada pela possibilidade da realizao de intervenes no territrio estudado, intervenes estas que depois vieram a constituir o PAC das comunidades, diz respeito luta travada entre as ONGs locais e as associaes de moradores do Complexo do Alemo pelo direito de falar em nome da populao local. Enquanto as associaes buscavam monopolizar as informaes e o direito de atuarem como interlocutores entre o estado e as comunidades, as ONGs locais buscavam abrir o campo, ou seja, lutavam para serem reconhecidas como atores sociais relevantes nas discusses iniciais em torno do programa. Esta luta, segundo Bourdieu, tpica de qualquer campo. Nela, enquanto o dominante busca conservar suas posies de poder, os nefitos (ou recm chegados) lutam para romper o cerceamento do direito de entrada. Neste caso, o campo de disputas comea estruturado de uma forma na qual as associaes de moradores so consideradas pelo estado como as nicas interlocutoras legtimas para depois reestruturar-se sob uma nova configurao, onde o estado forado a reconhecer a existncia de outros atores sociais no territrio do Complexo do Alemo. Esta disputa culmina na nomeao de A. como gestor do PAC local, fato este que fortalece a posio das ONGs locais em detrimento das associaes de moradores. A partir da nomeao de A. como gestor do PAC, a disputa comea a se dar em duas frentes: o formato e a relevncia do trabalho tcnico-social e atravs de aes de bastidores executadas pelas associaes, visando enfraquecer a posio das ONGs locais e a desqualificar seu principal ativista. Com relao ao trabalho tcnico-social, a disputa se deu em relao ao sentido atribudo pelos dois grupos polticos questo da participao popular ao longo do ciclo de vida do programa. Esta disputa revela a diferena entre duas vises de mundo antagnicas. De um lado, as associaes de moradores atuavam no sentido de restringir a participao popular ampla, uma vez que se consideravam representantes legitimamente eleitos e, portanto, tinham o direito de falar pelas comunidades sem realizar consultas prvias. Alm disso, para as associaes, a participao popular poderia atrasar as obras, o que contrariava seus interesses e os do estado. Do outro, as ONGs locais, capitaneadas por A., que entendiam o trabalho tcnico-social dentro do eixo desenvolvimento sustentvel - como o instrumento a ser usado no sentido de mobilizar o maior nmero possvel de moradores para participarem ativamente das

78 discusses em torno do PAC do Complexo do Alemo. A capacidade associativa e de formatao de aes coletivas demonstrada pelas ONGs locais acabou se impondo sobre as prticas conservadoras e restritivas das associaes de moradores, acabando por se tornarem hegemnicas dentro das discusses travadas no Canteiro Social, embora o estado continuasse privilegiando as associaes de moradores ao longo das discusses em torno do programa. Por estarem, internamente, perdendo espao poltico para as ONGs locais, as associaes de moradores, lideradas por B., passaram a atuar estrategicamente para derrubar o gestor do PAC e dessa forma recuperarem suas posies de poder. As associaes de moradores fizeram trs abaixo assinados ao longo de um ano e meio para tentar derrubar o gestor do PAC. As discusses no Canteiro Social foram se tornando cada vez mais acaloradas, at que B. resolveu agir de maneira violenta. Durante uma reunio no Canteiro Social do PAC em 2009, local onde as associaes de moradores, as ONGs locais e a comunidade travam os debates, um documento enviado pelo governo do Estado, onde constavam algumas propostas na rea da segurana pblica, foi usado por B. para colocar A. em um posio extremamente delicada. B. acusou A. de estar querendo levar a polcia para o Complexo, atribuindo a ele a autoria do documento. B. foi at os chefes do trfico de drogas local e acusou Alan de ter sido o idealizador do documento, omitindo o fato de se tratar de um documento oficial do governo do Estado do Rio de Janeiro. A. teve que sair s pressas da reunio, aps receber telefonemas de amigos e parentes dizendo que os traficantes estavam se dirigindo ao Canteiro Social. Temendo pela prpria vida os traficantes teriam dito que no iriam mat-lo, que iriam apenas quebrar suas pernas - teve que se esconder por trs dias at conseguir um mediador um tio dele - que conseguiu marcar uma reunio com o principal chefe do trfico, Pezo. Nesta reunio conseguiu esclarecer os fatos, provar que o documento tinha sido idealizado pelo governo do Estado e enviado para ser debatido pela comunidade e que o prprio B. havia assinado a ata da reunio na qual o documento seria discutido. Um outro fato, referente s realocaes de moradores no trabalho de obras realizadas para dar passagem ao telefrico, ilustra bem o aparente desrespeito de B. s vozes da comunidade e sua inteno de atuar alinhado aos interesses estatais. B. foi com um bando armado, at uma localidade por onde iriam passar as obras do telefrico. Algumas famlias no queriam aceitar a remoo antes de obterem garantias concretas de que teriam acesso ao aluguel social e de que, depois de terminadas as obras, seriam

79 beneficirias de algumas unidades habitacionais construdas com recursos do PAC e previstas para serem entregues no futuro prximo. Como a obra estava atrasada, o que contrariava interesses poltico-eleitorais do governo do Estado e os interesses econmicos do Consrcio Rio Melhor40, B. foi at a localidade onde a populao resistia remoo, em companhia de um grupo armado, e ameaou as famlias para for-las a sair do local. B. disse s famlias que tinha apoio dos traficantes, fato este que no foi confirmado por membros de ONGs que apuraram a denncia. Os traficantes foram contatados por integrantes de ONGs locais e se mantiveram neutros em relao ao conflito, o que acabou garantindo o direito das famlias permaneceram no local at a obteno de garantias concretas do estado. Em ambos os casos, mesmo que indiretamente, o poder do trfico foi usado pelos dois grupos polticos para que o conflito fosse solucionado, ou seja, os dois conflitos foram mediados pelos traficantes locais. importante dizer que, nesses dois casos especficos, alguns dos outros presidentes de associaes de moradores locais, entre eles o do Morro da Baiana, se colocaram contrrios s aes de B., tendo se aproximado do outro grupo poltico em algumas posies, embora no tenham em nenhum momento rompido com o presidente da associao de moradores da Grota. As ONGs locais por um lado, saram fortalecidas aps estes dois episdios, j que a figura de B. foi desqualificada. Por outro lado, A. no suportou a presso pela sua sada e acabou pedindo demisso do cargo de gestor do PAC, o que colocou os conflitos temporariamente em suspenso. importante lembrar que outros fatores tambm influenciaram a sada de A., entre eles sua luta para reestruturar e fortalecer o Instituto Razes em Movimento (atravs de apoio financeiro da Petrobrs) e a busca por maior autonomia em relao ao estado, pois, no fundo, sabia que estava atuando como um sub-contratado dos interesses oficiais. Por outro lado, a principal proposta de seu grupo poltico, que era abrir o campo, foi executada, segundo ele, com sucesso, durante sua gesto. Outra disputa entre os grupos polticos locais, e principalmente entre as ONGs e o estado, se refere falta de transparncia e de qualidade nas informaes sobre as intervenes do PAC no Complexo do Alemo.

40

Consrcio vencedor da licitao realizada pelo governo do estado do Rio de Janeiro para execuo das obras do PAC no Complexo do Alemo. formado pelas empresas de construo civil Delta, OAS e Odebrecht.

80 Chama ateno o fato de no existir nenhum documento oficial - a no ser as licitaes, realizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para execuo das obras e os projetos bsicos do estado e da prefeitura - que institucionalize o PAC das favelas. Isto permite que o estado no seja nunca responsabilizado por no cumprir suas promessas. Este fato, aliado resistncia do Estado em mostrar para as comunidades de favelas atingidas pelo programa, quais obras efetivamente seriam executadas nestas localidades e quais equipamentos pblicos seriam construdos, dificultam a participao popular e aumentam a sensao de impotncia dos movimentos sociais. Este fato nos permite pensar em uma sugesto dada por Das y Poole41. A no existncia de documentos formais e a falta de transparncia das informaes sobre as obras executadas nas favelas, permite que o Estado atue nestes territrios sem levar em considerao a voz dos atores locais, atuando, neste sentido, na fronteira entre o legal e o ilegal, entre o formal e o informal. Esta me parece ser uma estratgia utilizada deliberadamente pelo Estado para poder atuar nestas comunidades sem sofrer presso das classes populares, numa tentativa de inibir a participao popular e assim agir de forma arbitrria sobre estes territrios. A tcnica em planejamento e pesquisa do IPEA, Rute Rodrigues, destaca a necessidade de aumentar a participao social no programa. Segundo ela, os setores mais organizados do Complexo do Alemo deveriam ter sido informados mais detalhadamento sobre todo o projeto, e lembra que algumas ONGs locais redigiram um documento demandando mais acesso s informaes.
A falta de envolvimento no processo pode levar a atrasos das obras, sobretudo no caso das realocaes. Alm disso, sem informao sobre o projeto no h como as pessoas cobrarem que ele seja executado da melhor maneira possvel.42

A inexistncia de documentos oficiais transparentes, e a opacidade das informaes que chegam, dificultam a participao e o envolvimento da populao nos processos do PAC. Esta estratgia acaba tendo um efeito no antecipado pelo estado. O estado utiliza a ocultao de informaes como tcnica que visa acelerar as obras.
41

DAS, Veena y POOLE, Deborah. El estado y sus mrgenes. Etnografias Comparadas. In: Poltica, Estado y Gobierno. Etnografia de los Processos Polticos. Cuadernos de Antropologia Social, N 27. Buenos Aires. 2008.
42

O IPEA sobe o morro. Revista Desafios do Desenvolvimento. IPEA. Outubro/Novembro de 2010. Disponvel em: http://desafios2.ipea.gov.br/003/00301009.jsp?ttCD_CHAVE=14758 acesso em 10/01/2010.

81 Contudo, a ausncia de informaes impede que a populao, principalmente aquela que sofre com as remoes, tenha confiana para aceitar as propostas de realocao do estado, o que termina atrasando as obras, j que os moradores acabam se recusando a sair de suas casas. O valor das indenizaes, por exemplo, objeto de controvrsia entre o estado e a populao removida. A falta de transparncia em relao aos critrios adotados para avaliar os imveis leva a uma situao de insegurana que atrapalha o andamento das obras. Ao mesmo tempo, a luta das ONGs locais para abrir o campo se torna mais rdua, da a importncia atribuda por A., enquanto gestor do PAC, para a comunicao social. Ele nomeou dois comunicadores de sua confiana para serem seus assessores, sem consultar suas bases. A informao qualificada um elemento fundamental para a eficcia da participao popular em polticas pblicas. Para as associaes de moradores, quanto menos acesso os envolvidos tiverem s informaes, maior ser sua capacidade de manter suas posies de poder. Por estarem alinhados com o governo do estado e obterem informaes privilegiadas, tm sua ao poltica facilitada, se antecipam aos acontecimentos e manipulam a divulgao da informao. A unio entre as associaes de moradores, o estado e o AfroReggae, por exemplo, s foi divulgada quando j estava definido que o futuro centro cultural seria, na verdade, a sede daquela ONG no Complexo do Alemo. Embora a informao tenha vazado e as ONGs locais tenham tido acesso a ela, pouco puderam fazer para recuperarem a gesto compartilhada de um equipamento pblico que havia sido previsto para atender a outros fins. Outro problema que acabou se transformando em motivo de disputa, para alm da inexistncia de documentos e da opacidade das informaes que chegam comunidade, foi o falseamento do trabalho tcnico-social. Ao longo da realizao do trabalho tcnico-social, que mobilizou ao menos 934 moradores das 12 favelas que formam o Complexo, a Agncia 21 comeou a forar a barra para que o trabalho caminhasse com mais rapidez. Isso s seria possvel se a consulta popular fosse negligenciada, o que contrariava as propostas das ONGs locais e se alinhava aos interesses das associaes e do estado. Ao mesmo tempo, aumenta a presso direta das associaes de moradores contra a atuao das ONGs locais, que segundo eles estariam travando o andamento do PAC. Com a sada de A. do cargo de gestor, o caminho fica aberto para que estado e associaes de moradores formalmente finalizem o trabalho tcnico-social, embora, segundo as ONGs, ainda houvesse muito trabalho a ser feito. A

82 finalizao formal do TTS permite que a liberao de recursos seja feita, simplesmente, a partir do cumprimento do cronograma de obras. Fica subentendido que a populao foi formalmente ouvida, como determinam as diretrizes do ministrio e do estatuto das cidades. Contudo, na prtica, observa-se que boa parte da populao local ainda tinha e tem muito a dizer sobre o programa. O falseamento do TTS cerceia a voz das comunidades e serve aos interesses poltico-eleitorais do estado e das associaes de moradores. A presso da Agncia 21, inclusive, foi um dos fatores que contribuiu para o pedido de demisso de A. do cargo de gestor do PAC. Quando perguntado sobre os motivos que o levaram a abrir mo de um salrio que girava em torno de R$ 5.000,00, ele disse: eles queriam que agssemos como meros empregados deles. A linha de ao seguida pelas ONGs locais foi elaborada no sentido de avanarem nas discusses para alm das propostas do Estado. Dentre as alternativas que se apresentavam ao coletiva no territrio, s era possvel fomentar a participao a partir do que j estava estabelecido pelo estado. Se havia a previso de construo de uma escola tcnica, a pergunta inicial que se faziam era: Esta escola atende aos nossos anseios e necessidades? Se no atende, o que pode ser feito para melhorar o projeto? possvel articular esta escola tcnica com outras escolas da regio para, por exemplo, ampliar o nmero de vagas? Quais sero os cursos tcnicos oferecidos? Podemos incluir outros? Quais? A definio de critrios claros e objetivos no foi sequer discutida com a comunidade. Segundo E. da ONG Verdejar, se houve discusso foi em algum frum fechado, ao qual no tiveram acesso. A estratgia de ao das ONGs locais, na prtica, segue o seguinte formato: em primeiro lugar feito um diagnstico dos pontos positivos e negativos de cada projeto (isso quando o estado abre o acesso s informaes). A partir da, comeam a pensar as aes concretas que iro empreender. No entanto, com relao aos equipamentos que seriam construdos, o estado no abriu nenhuma discusso. A partir dos equipamentos impostos pelo estado, as ONGs locais passaram a discutir como deveria ser a gesto de cada um deles. Como no so convidadas pelo estado a participar, as ONGs locais organizam reunies paralelas. Com o pedido de demisso de A. do cargo de gestor e com a finalizao do TTS pronto, partiram para a presso. Segundo A., um dos principais motivos de sua sada do cargo de gestor do PAC foi o desrespeito ao TTS. As associaes de moradores continuariam participando

83 ativamente como agentes do governo na localidade. Enquanto ele, A., abria os debates, as associaes trabalhavam para fechar as discusses. Um exemplo de embarreiramento dos debates por parte das associaes diz respeito questo da energia eltrica no territrio. As ONGs locais discutiam a poltica energtica para a comunidade e sonhavam em deixar os avanos neste setor como um legado do PAC para a comunidade. No entanto, essa iniciativa foi barrada pelas associaes de moradores, embora no tenha ficado claro quais seriam os interesses das associaes em barrar este processo. E., da ONG Verdejar, contesta o papel desempenhado pelos presidentes de associaes nos debates em torno do PAC na localidade. Segundo ele: as verdadeiras lideranas comunitrias so os quase cem moradores que participam ativamente das discusses paralelas. S que eles so barrados pelas associaes. Alm dos embates relatados acima, reproduzo abaixo sete controvrsias entre ONGs, Associaes de moradores e Estado. 1 controvrsia: Em junho de 2009, o presidente Lula entregou as primeiras 96 casas na parte baixa do Morro do Adeus, o centro de gerao de trabalho e renda, um campo de futebol e uma quadra esportiva. Na ocasio, as ONGs locais lutavam para influrem na definio da poltica de gerao de trabalho e renda no territrio. B., presidente da Associao de Moradores da Grota, conseguiu nomear uma tia dele - que (segundo integrantes das ONGs locais) no tem nem o ensino fundamental completo - para gerir o centro de gerao de trabalho e renda. As ONGs questionaram o porqu de no haver discusso sobre a poltica de gerao de trabalho e renda e sobre a gesto compartilhada dos equipamentos do PAC. Esse fato pegou as ONGs de surpresa. Quando queriam obter informaes sobre a possvel construo do centro de gerao de trabalho e renda, o estado informava que no tinha previso de construir este centro. S que, de fato, o estado construiu, e quando entregou, j veio com tudo pronto, inclusive com a nomeao da tia do B. para gestora. As ONGs locais reconhecem este fato como o limite, a gota dgua em suas relaes com o estado e com as associaes de moradores. A partir da, partiram para o enfrentamento, pois no aceitavam mais o embarreiramento promovido pelas associaes e pelo prprio estado. Segundo o integrante de uma ONG local: at poderia ser a tia dele, contanto que tivesse havido discusso e que ela tivesse qualificao tcnica.

84

2 controvrsia: A Agncia 21, empresa contratada pelo estado atravs de licitao para executa o trabalho tcnico-social, apresenta uma estrutura capenga e no disponibiliza computadores para o trabalho no Canteiro Social no canteiro. Embora receba 2,5% de todo o oramento do PAC no territrio (mais ou menos 17 milhes de reais), no transforma essa receita em benefcios para a comunidade, no constri infra-estrutura para o TTS, alm de atrasar sistematicamente os salrios da equipe (era para receberem todo dia 5 e s recebem no dia 20). As ONGs querem abrir o balano e exigir a prestao de contas da agncia 21. 3 controvrsia: As ONGs redigiram um documento demonstrando o desrespeito ao TTS e o protocolaram na secretaria de governo do estado, no gabinete do governador, na prefeitura, na Caixa e na secretaria da presidncia da Repblica. Segundo as ONGs, a promoo de trabalho e renda foi esquecida. Alm disso, a questo ambiental, prevista no projeto bsico, tambm foi esquecida pelo estado. O projeto urbanstico da serra da misericrdia tambm teria sido negligenciado pelo estado. O prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, declarou em outubro de 2009 que toda obra na cidade teria ciclovia. As ONGs questionam por que no Complexo no tem, j que segundo elas as ciclovias teriam um grande impacto positivo no territrio. A partir desse documento as ONGs locais partem para o embate com o governo, no sentido de mostrar que o estado estaria perdendo uma tima oportunidade de fazer algo diferente. Segundo as ONGs o governo no respeita TTS, chega at mesmo a ignor-lo. Mas oficialmente finge que se preocupa. Oficialmente, no papel, o TTS est impecvel, o que permite que o governo continue recebendo verbas federais e dando andamento s obras. Uma evidncia de que o estado ignora o TTS o fato de no existir ningum, em nenhum rgo do estado, escalado para dialogar com a comunidade. A partir da entrega do documento protocolado, todo o coletivo do Comit desautoriza a utilizao do nome das instituies do coletivo pelo estado. Deste momento em diante, a expectativa das ONGs era de que o estado no pudesse mais utilizar o nome de nenhuma instituio do coletivo pra justificar que houve participao

85 popular. Se utilizasse, o coletivo ameaava entrar na justia, o que caracterizaria uma judicializao de suas lutas. O objetivo final era mostrar que a participao popular no estava sendo respeitada e que a gesto compartilhada no estava sendo cumprida. 4 controvrsia: Foi realizado um mapeamento pelos movimentos sociais do Complexo do Alemo. Associaes de moradores, ONGs, creches, igrejas, etc. tudo est mapeado. Sabe-se com que trabalha cada um desses atores, qual a expertise de cada um. As ONGs propuseram fazer um trabalho coletivo, conjunto. As ONGs querem articular todos os movimentos sociais que existem na regio. Por outro lado, as associaes trabalham para barrar essa iniciativa. As ONGs desejam a gesto compartilhada dos equipamentos. As associaes de moradores, no. Ocorre que a gesto compartilhada dos equipamentos construdos com recursos do PAC est prevista por todas as secretarias de governo, e est sendo desrespeitada. Alm disso, o conceito de gesto compartilhada orienta o trabalho tcnico-social. 5 controvrsia: As ONGs querem informaes de todos os equipamentos previstos de serem construdos com recursos do PAC no territrio. De acordo com A.: No sabemos, oficialmente no tem. Alm de no termos participado, essas decises foram tomadas em porta fechada no gabinete. A partir de critrios polticos eles foram aprovando. 6 controvrsia: O Centro de referncia da juventude, que deveria ficar localizado onde era a antiga fbrica da Poesi, em um local que poderia abrigar todas as instituies locais que trabalham com essa temtica, foi deslocado pro alto do morro. Em seu lugar, o estado construiu trs prdios e disponibilizou pro Afroreggae, que atua na localidade desde 2008. E o estado fez isso por baixo dos panos, sem assumir, pois sabe que enfrentaria fortes resistncias por parte dos movimentos sociais locais. Este fato evidencia que o poder das 12 associaes de moradores e de seus respectivos presidentes muito maior do que o das ONGs. As ONGs no aceitam o fato do Afroreggae, por ser privilegiado pelo estado, aparecer como representante do social no Complexo. Ainda mais por que tudo foi feito sem transparncia e sem debate.

86

7 controvrsia: Uma das aes mais complicadas do PAC no Complexo do Alemo tem a ver com as remoes e realocaes. Para evitar arbitrariedades foi formado um Comit de acompanhamento das realocaes. S que o estado fechou a porta pro coletivo de ONGs do Complexo do Alemo. Isso teria acontecido, segundo integrantes das ONGs, em virtude dos 12 presidentes de associaes trabalharem dentro do estado. No Complexo do Alemo o estado dizia que os moradores estavam dificultando as remoes. A insegurana dos moradores deveria ser tratada, segundo o TTS, dentro do eixo gesto do impacto, que visa, como j foi dito, alavancar os impactos positivos e reduzir os negativos. S que as associaes no deixam os moradores participarem do acompanhamento. Segundo integrantes de ONGs locais, as associaes de moradores trabalhavam, em relao s realocaes, da seguinte forma: uma gang (liderada por B.) pegava a lista dos moradores que estariam dificultando as remoes e batia na porta deles para amea-los e intimid-los. Segundo relatos que obtive, o trfico nem tinha autorizado isso. Os moradores foram ao canteiro social e formalizaram a denncia. Depois foram ao trfico, reclamaram e confirmaram que aquela postura no era referendada pelos traficantes. Este fato tambm motivou a sada de A. do cargo de gestor do PAC, segundo ele: A.: Cheguei no limite. Isso ameaava a mim e ao coletivo a que perteno. Os presidentes de associaes querem cargos no governo, querem facilidades, querem dinheiro. E o governo quer que eles facilitem tudo no territrio. E a eles podem ser candidatos mais frente, com apoio do governo.

Para terminar, cabe dizer que a idia do coletivo de ONGs do Complexo do Alemo sempre foi de discutir e abrir os processos do PAC na regio. No fundo, h uma disputa entre modelos diferentes de gesto de polticas pblicas no territrio. Segundo E., da ONG Verdejar: E.: No uma disputa nossa pela administrao de um equipamento. O que a gente quer que seja discutido. Pra gente no interessa administrar um espao. No isso, a gente quer

87 discutir as polticas. A gente gosta muito do conceito de conselho gestor, como na sade.

Segundo A., a idia do coletivo tambm era de ampliar as discusses pra fora, trazer atores externos, como a Caixa, a secretaria de cultura, o ministrio pblico, etc. E isso se baseia, segundo ele, em algumas experincias pontuais bem sucedidas, onde a secretaria de cultura abriu para a participao do Verdejar e do Razes em Movimento. A secretaria de cultura do municpio do Rio de Janeiro convidou o Razes em Movimento, por exemplo, para trabalhar em ncleos de cultura em 2 escolas municipais na regio. De acordo com A.: A.: Adriana Rattes, da prefeitura (secretria de cultura), chegou, olhou e viu que j tinha grafite, fotografia com o observatrio, percusso com a Imperatriz (e no com o Afroreggae), escolinha de mestra-sala e porta-bandeira com a Maria Helena. As associaes no tm nada disso, no trabalham com isso. No fundo, o que o coletivo de ONGs do Complexo do Alemo quer construir um modelo novo de gesto de polticas pblicas. Segundo E., o conceito de conselhos de gesto, como os da sade agrada muito ao coletivo. Eles tm conscincia da dificuldade que a implementao deste modelo representa. Admitem que se as prprias secretarias (municipais e estaduais) tm dificuldade de se articularem entre si, mais difcil ainda a articulao delas com os movimentos sociais. O fato que o coletivo de ONGs conseguiu se articular muito mais com as secretarias estaduais e municipais ligadas ao social (cultura, educao), que so secretarias do PT dentro de um governo do PMDB. Conforme foi relatado por diversos integrantes de ONGs locais, so as secretarias do PT que esto mais interessadas nesse tipo de proposta de gesto e de participao. O PMDB no est nem a. Alm da disputa por modelos de gesto de polticas pblicas entre ONGs e associaes de moradores, existe uma disputa entre modelos diversos de gesto dentro do prprio estado.

88 Captulo 5: Concluso. A poltica no Complexo do Alemo no consegue se desvincular das polticas para o Complexo do Alemo. Tanto associaes de moradores quanto ONGs locais encontram-se atreladas estrutura do estado e sobrevivem graas ao repasse de recursos efetuados pelas trs instncias de governo. A participao da sociedade civil em polticas pblicas e a criao de espaos consultivos e deliberativos, onde a cidadania poderia expressar sua vontade e suas demandas - iderio que fez parte do pensamento e da ao poltica das esquerdas brasileiras nas ltimas dcadas e que costuma ser apresentado como soluo para os problemas e assimetrias da democracia brasileira tem, na prtica, conseguido resultados que esto aqum das expectativas daqueles que defendem a criao de instrumentos de democracia deliberativa e direta como forma de aprimorar a democracia representativa. A poltica no Complexo do Alemo me parece ser um exemplo emblemtico das dificuldades que a sociedade civil e em especial as classes populares encontram para poderem ter suas vozes ouvidas pelo estado. Algumas razes contribuem para manter a estrutura autoritria do estado brasileiro e impedir a democratizao das instituies, principalmente daquelas que so responsveis pela poltica social e urbana. As polticas estatais apresentam, de maneira geral, um carter de biopoltica. O estado, ao executar suas polticas, procura quase sempre controlar, manejar e tutelar populaes e indivduos. A estrutura estatal e o desenho das polticas pblicas, em geral produzem fortes resistncias s tentativas da sociedade civil organizada de penetrarem naquelas estruturas e expressarem suas demandas. Portanto, enquanto as polticas pblicas continuarem sendo pensadas como instrumentos que o estado tem de realizar o controle da sociedade, dificilmente teremos a formao de um novo cenrio poltico, no qual as vozes da sociedade civil sejam efetivamente levadas em considerao pelos agentes pblicos. De fato, a anlise da poltica no Complexo do Alemo nos permite perceber que existe uma grande dificuldade de se compatibilizar a biopoltica com a participao popular. Alm disso, o estado se apresenta nas margens sociais de maneira muito contraditria. Sua atuao ambivalente. Essa ambivalncia gera nos cidados sentimentos de amor e dio em relao ao estado. Como j foi dito, o estado ao

89 mesmo tempo temido e desejado pela populao. Parece que o estado ser tanto mais desejado e menos temido quanto menos ele quiser se impor sobre a vontade da sociedade civil e dos cidados e quanto mais espao abrir para a efetiva participao popular. Por outro lado, a f da esquerda brasileira na democracia participativa como soluo dos problemas nacionais, parece encontrar, ao menos no caso analisado neste estudo, resistncias na prpria sociedade civil. Setores retrgrados do Complexo do Alemo, no caso as associaes de moradores, resistem aos ideais participativos e democrticos e levantam barreiras contra a entrada de novos atores no cenrio poltico local. Esse setor da sociedade civil local, formado por lideranas cooptadas pelo aparato estatal, se mostram capazes de utilizar at mesmo a violncia fsica e psicolgica para atingirem seus objetivos. Esto mais interessados em fazer valer os interesses do estado do que em lutar pela concretizao da vontade das comunidades que representam. A aproximao deste setor poltico local com o Afrorregae, muito mais do que uma tentativa de modernizao do discurso e da ao poltica, me parece se constituir numa estratgia de fachada. A velha prtica de mudar para continuar o mesmo. J as ONGs locais, embora apresentem perfis coletivos e individuais muito mais modernos e democrticos do que as associaes de moradores e seus lderes, continuam tendo que enfrentar barreiras entrada nas discusses sobre as polticas implementadas no Complexo do Alemo. Tm dificuldades de se fazerem reconhecer pelo estado como atores importantes no contexto local. Disputam o mesmo espao poltico que as associaes de moradores e, em parte por isso, so boicotadas por elas. Dessa forma, no conseguem ou ao menos no conseguiram at agora - influenciar decisivamente as polticas que chegam ao Complexo do Alemo atravs da PAC. Isso fica claro quando A. responde uma pergunta que fiz a ele a respeito da eficcia da ao poltica das ONGs locais em relao ao PAC na localidade:

R: Eu estava perguntando quais efetivamente foram as alteraes que vocs conseguiram realizar a partir de demandas da comunidade? A: At o momento nada. A participao dos intelectuais orgnicos e das ONGs de que fazem parte nos processos consultivos e deliberativos que se estabelecem em torno do PAC barrada tanto pelo estado quanto pelas associaes de moradores. As tentativas de abrir o

90 campo so dificultadas pela opacidade das informaes que o estado disponibiliza e pela falta de transparncia em relao aos projetos de obras e ao legado social do PAC no territrio. As tentativas de se transformarem em protagonistas na cena poltica local, juntamente com os moradores que conseguiram mobilizar ao longo da execuo do trabalho tcnico social, tm sido constantemente travadas pelas associaes de moradores, que no querem perder o monoplio da representao dos interesses da comunidade local e muito menos o papel que desempenham enquanto interlocutores privilegiados pelo estado. Ao mesmo tempo, embora os integrantes das ONGs locais do Complexo do Alemo evitem a partidarizao do movimento, o fato de serem financiadas pelo estado retira uma parte de sua autonomia e atrela o trabalho dessas instituies s polticas estatais. Alm disso, o estado recorre ao falseamento do trabalho tcnico-social para impor seus interesses poltico-eleitorais. Para o estado mais importante que as obras sejam executadas no prazo do que ouvir as demandas dos moradores. Dessa forma, aquele que deveria ser o instrumento capaz de levar para dentro do PAC as vozes dos moradores do Complexo do Alemo, acaba sendo usado pelo estado para legitimar aes que se constituem de cima para baixo o que contraria os ideais participativos e as diretrizes do Estatuto e do Ministrio das Cidades. A prpria coligao de partidos polticos que sustenta o poder executivo federal estadual e municipal - impe limites participao popular no PAC e revela a ambivalncia com a qual o estado se apresenta nas margens sociais. As diferenas programticas e ideolgicas entre os principais partidos da coalizo PT e PMDB produz uma disputa entre modelos de gesto dentro da estrutura do estado. Enquanto os ministrios e secretarias comandados pelo PMDB realizam uma gesto mais tradicional e autoritria, os ministrios e secretarias ligados diretamente ao PT procuram praticar a gesto compartilhada. As disputas entre associaes de moradores, ONGs locais e o estado, no Complexo do Alemo, demonstram que a institucionalizao da participao popular em polticas pblicas ainda tem um longo caminho a ser percorrido para ser efetivada. O estado continua pouco permevel prticas participativas, o que diminui os potenciais impactos positivos de programas voltados para as classes populares, em particular o PAC das favelas.

91 6. Bibliografia: ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas. Reflexes sobre a origem e a difuso do nacionalismo. Companhia das Letras. 2008. FOUCAULT, Michel. Em defesa da Sociedade. So Paulo: Ed. Martins Fontes, 2002. AVRITZER, L. (2007), Sociedade Civil e Participao no Brasil Democrtico, in C. R. Melo e M. A. Sez (eds.), A Democracia Brasileira: Balano e Perspectivas para o Sculo XXI. Belo Horizonte, Editora UFMG.
BOLTANSKI, L. e THEVENOT, L (org). Justesse et justice dans le travail. Cahiers du centre d'tudes et de l'emploi. Paris: PUF, 33, 1989. ______ e ______. De La Justification Les Economies des Grandeurs. Paris: Gallimard, 1991. ______ e CHIAPELLO, E. Le Nouvel esprit du Capitalisme. Paris, Gallimard, 1999.

BOSCHI, R. (1987), A Arte da Associao Poltica de Base e Democracia no Brasil. So Paulo/Rio de Janeiro, Vrtice/IUPERJ (caps. 2 e 3). BOSCHI, R. (org.). (1991), Corporativismo e Desigualdade: A Construo do Espao Pblico no Brasil. Rio de Janeiro, Rio Fundo/ IUPERJ (cap. 1).
BOURDIEU, P. O Poder Simblico. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2004.

. Campo de Poder, Campo intelectual. Itinerrio de un concepto. Montressor. 2002. BURGOS, Marcelo Baumann. Dos Parques Proletrios ao Favela-Bairro: as polticas pblicas nas favelas do Rio de Janeiro. Um Sculo de Favela. ZALUAR, Alva e ALVITO, Marcos (orgs.). 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999. CARDOSO, R. C. L. Movimentos sociais urbanos: Balano crtico. In: SORJ, B. e TAVARES DE ALMEIDA, M. H. Sociedade e Poltica no Brasil Ps-64. So Paulo: Brasiliense, 1983. ______. Movimentos Sociais na Amrica Latina. In: Revista Brasileira de Cincias Sociais. Vol. 1, no.3, 1987. Disponvel em: <http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_03/rbcs03_02.htm>. Acessado em: <06 de abril de 2009>.
DAGNINO, E. Cultura, Cidadania e Democracia: a transformao dos discursos e prticas na esquerda latino-americana. In: ALVAREZ, S; DAGNINO, E, ESCOBAR, A (org.). Cultura e Poltica nos Movimentos Sociais LatinoAmericanos: Novas leituras. Belo Horizonte, Editora UFMG: 2000.

92 DAS, Veena y POOLE, Deborah. El estado y sus mrgenes. Etnografias Comparadas . In: Poltica, Estado y Gobierno. Etnografia de los Processos Polticos. Cuadernos de Antropologia Social, N 27. Buenos Aires. 2008. DAVIS, Mike. Planeta Favela. So Paulo: Boitempo, 2006. 272 p. DOIMO, A. M. A vez e a voz do popular: movimentos sociais e participao poltica no Brasil ps-70. Rio de Janeiro: Relume-Dumar: ANPOCS, 1995. FOUCAULT, Michel. Em defesa da Sociedade. Curso no Collge de France (19751976). So Paulo, SP: Martins Fontes, 2002. . Vigiar e punir. Nascimento da Priso. Petrpolis, Vozes, 1987. FRASER, Nancy. Redistribuio ou reconhecimento? Classe e status na sociedade contempornea. Intersees Revista de Estudos Interdisciplinares, UERJ, RJ, ano 4, n. 1, p. 7-32, jan./jun. 2002 GRUPPI, Luciano. O Conceito de hegemonia em Gramsci. Graal Editora. 1978 HADDAD, Fernando (org.). Desorganizando o consenso: nove entrevistas com intelectuais esquerda. Petrpolis, RJ : Vozes, 1998. LANDIM, L. A inveno das ONGS: do servio invisvel profisso sem nome. Rio de Janeiro: Tese de Doutorado PPGAS Museu Nacional/UFRJ, 1993. ______. Associaes no Brasil: comentrios sobre dados oficiais recentes. Democracia Viva n. 28, agosto e setembro, 2005. LEITE, M. P. Entre o Individualismo e a Solidariedade: dilemas da poltica e da cidadania no Rio de Janeiro. In: Revista Brasileira de Cincias Sociais, vol. 15, no. 44, outubro, 2000. ______ . As mes em movimento. In: BIRMAN, P. e LEITE, M. P. (orgs.). Um Mural para a Dor: movimentos cvico-religiosos por justia e paz. Porto Alegre: Editora UFRGS/Pronex-MCT/CNPq, 2004. ______. Miedo y representacin comunitaria en las favelas de Rio de Janeiro: los invisibles exilados de la violencia. In: REGUILO, R. GODOY, M. A. (Org.). Ciudades translocales: espacios, flujo, representacin. Perspectivas desde las Americas. Guadalajara/N.York, ITESO/SSRC: Editorial ITESO/Social Sciences Research Council, pp. 365-392, 2005a. ______. Violncia, insegurana e cidadania: reflexes a partir do Rio de Janeiro. In: Observatrio da Cidadania, 2005b, pp. 66-70. ______ e OLIVEIRA, P. P. Violncia e insegurana nas favelas cariocas: o ponto de vista dos moradores. Praia Vermelha (UFRJ), ESS/UFRJ, Rio de Janeiro, v. 2, n.

93 13, 2006, p. 14-42. MACHADO DA SILVA, L. A. A poltica na favela. Cadernos Brasileiros, Ano IX, n 41, maio/junho de 1967, pp. 35-47. ______ e RIBEIRO, A. C. T. Paradigma e movimento social: por onde andam nossas idias? In: Cincias Sociais Hoje, n. 2, Anpocs, 1985, pp. 318-336. ______. Um problema na interpretao da criminalidade urbana violenta. Sociedade e Estado, vol. X, nmero 2, Julho Dezembro, 1995. ______. A Continuidade do Problema da Favela. In: OLIVEIRA, L. L. Cidade: Histrias e Desafios. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2002. ______. Sociabilidade Violenta: Por Uma Interpretao da Criminalidade Contempornea no Brasil Urbano. In: RIBEIRO, L. C. Q. (Org.). Metrpoles: entre a coeso e a fragmentao, a cooperao e o conflito. So Paulo: Ed. Perseu Abramo, 2004a, v. I, pp. 291-351. ______. Sociabilidade Violenta: uma dificuldade a mais para a ao coletiva nas favelas. In: IBASE. Rio: a democracia vista de baixo. Rio de Janeiro: IBASE, 2004b. ______. Violncia urbana, sociabilidade violenta e agenda pblica. In: ______ (org.). Vida sob cerco: violncia e rotina nas favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira/FAPERJ, 2008a, pp 35-45. ______. Introduo. In: ______ (org.). Vida sob cerco: violncia e rotina nas favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira/FAPERJ, 2008b, pp. 13-26. ______ (org.). Vida sob cerco: violncia e rotina nas favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira/FAPERJ, 2008c. ______ e LEITE, Mrcia Pereira. Favelas e democracia: temas e problemas da ao coletiva nas favelas cariocas. In: MACHADO DA SILVA, L. A. et alii (orgs.), Rio: a democracia vista de baixo. Rio de Janeiro, Ibase, 2004. ______ e ______. Violncia, crime e poltica: o que os favelados dizem quando falam desses temas? In: MACHADO DA SILVA, L.A. (org). Vida sob cerco: violncia 183 e rotina nas favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira/FAPERJ, 2008, pp. 47-76. MARSHALL, T.H. Cidadania, Classe Social e Status. Zahar Editores, 1967. OFFE, C. Trabalho: a categoria-chave da sociologia? In: Revista Brasileira de Cincias Sociais. So Paulo, v.4, n.10, janeiro de 1989, p. 5-19.
PANDOLFI, D. e GRYNSZPAN, M. Poder Pblico e Favelas: uma relao delicada. In: OLIVEIRA, L. L. Cidade: Histrias e Desafios. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2002.

PANDOLFI, D. C. (Org.) ; GRYNSZPAN, M. (Org.) . A favela fala. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2003. ROCHA, Lia de Mattos. Uma favela diferente das outras?: Rotina, silenciamento e ao coletiva na favela do Pereiro, Rio de Janeiro. Tese de Doutorado apresentada ao Iuperj. 2009.

94 SOUZA, Jess. A construo social da subcidadania. Para uma sociologia poltica da modernidade perifrica. Belo Horizonte: Editora UFMG. Rio de Janeiro: IUPERJ, 2003. ZALUAR, Alba. A Mquina e a Revolta: as organizaes populares e o significado da pobreza. So Paulo. Brasiliense, 1985. . Integrao perversa: pobreza e trfico de drogas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. 440p.

También podría gustarte