Está en la página 1de 17

ESCOL A P OL ITC N IC A D A UN IVERS IDA DE DE S O P AUL O

PEA
Departamento de Engenharia de Energi a e Automao Eltricas

Eletrotcn ica Geral

DISPOSITI VOS DE C OM A NDO

PEA - Eletro tcn ica Gera l

Disp o sitivo s d e Co ma n do

ndice
1 Objeti vo ... ... ... ... ... ... ... .. 1 2 Dispositi vos de Com ando ... ... ... ... 1 2.1 Ge ner alidades .. ... ... . . ... ... . 1 2.2 Contatores ... ... ... .. 3 2.2.1 Ge ner alidades .. ... 3 2.2.2 Aplic a es e Funciona me nto do Cont ator .. .. 4 2.2.3 Contator com El em ento de Controle ... . 6 2.2.4 Contator Associ ado a Tem poriz ador .. ... 7 2.2.5 Contator com El em ento Trmi co .. ... . 8

3 Exe mplos .. ... ... 9 4 Exer ccios . ... ... ... 11 5 Refer ncia s Bi bliogr fic as .. ... ... 15

PEA - Eletro tcn ica Gera l

Disp o sitivo s d e Co ma n do

1. OBJETIVO Es ta exper incia tem por finalidade a familiar izao com dis pos itivos e chaves de comando a dis tncia, com poss ibilidade de efetuar acionamentos s equenciais pr determinados ou des locados em relao ao tempo.

2. DISPOSITIVOS DE COMANDO 2.1 GENERALIDADES Todo acionamento elt r ico alm de contar com proteo adequada deve ter ainda dis pos it ivos que permitam a s ua ligao e des ligamento, s em ris co para o operador. Os dis pos itivos de comando, de acionamento e controle s o cons titu dos por chaves , algumas aptas a interromper ou ligar c ircuitos com carga (dis juntores ), outras perfazendo ess as funes somente s em carga (s eccionadoras ). So fatores determinantes na es colha de dis juntores e s eccionadoras s uas tens es e correntes nominais , s endo que naqueles impres cind vel a cons iderao de s ua capacidade dis ruptiva, is to , o valor mximo da intens idade de corrente que a chave cons egue interromper. Em muitas aplicaes deve-s e executar o comando automat icament e ou dis tncia. Es s as duas funes s o executadas pelos "contatores ", objeto da pres ente exper inc ia. Um as pecto de relevant e importncia no mbito dos s is temas elt r icos, onde es to ins eridos os dispos it ivos de comando, que coexis tem us ualmente 3 t ipos de circuitos , cada qual com s ua funo, quais s ejam: - circuito de potncia ou principal; - circuito de comando e proteo; - circuito de s inalizao ou s upervis o. O circuito de potncia geralmente tr if s ico e alimenta a carga pr incipal, apres enta us ualmente, correntes relat ivamente alt as e portanto condutores com grandes bitolas .
1

PEA - Eletro tcn ica Gera l

Disp o sitivo s d e Co ma n do

O circuito de comando e proteo independente do circuito de potncia, no obs tante utilize fr equentemente a mes ma fonte de tens o. O circuito de comando e proteo tem como carga os elementos (us ualmente bobinas ) que acionam mecanis mos que permitem que chaves (contatos ), associadas aos dispos it ivos de comando, mudem de es tado (abrir /fechar ). Es s as chaves podem es tar ins er idas em circuitos de potncia, de s inalizao e no prprio circuito de comando e proteo. Os circuitos de comando e proteo incluem chaves (em s r ie) que interrompem es s e circuito (cortando a aliment ao das bobinas ) quando dis pos itivos de proteo ass im determinar em. Os circuitos de s inalizao e s upervis o fornecem indicaes e informaes (us ualment e luminos as ou sonoras ) s obre o es tado do circuito princ ipal como por exemplo, s e es t operando ou no, s e h s obrecarga etc..
CIRCUITO DE POTNCIA

FONTE

Chaves com comando a distncia

CARGA

FONTE FONTE CIRCUITO DE SINALIZAO CIRCUITO DE COMANDO E PROTEO OPERADOR

PEA - Eletro tcn ica Gera l

Disp o sitivo s d e Co ma n do

2.2 CONTATORES 2.2.1 GENERALIDADES So cons titu dos por um conjunto de contactos fixos , A , e outro de contatos mveis , B , que s o acoplados mecanicament e e comandados por ncleo de ferro que s e encontra no inter ior de uma bobina. Us ualmente os contatores poss uem um conjunto de contatos normalmente fechados (NF) que quando a bobina acionada "abrem"; s imultaneamente poss uem um conjunto de contatos normalment e abertos (NA) que quando a bobina acionada "fecham". Um contator utilizado, por exemplo, no comando de um motor, poss ui pelo menos : - 3 contatos principais NA - 1 contato auxiliar NA - 1 contato auxiliar NF poss vel acoplar outros contactos auxiliares no contator, conforme as neces s idades . Es te tipo de contator poss ui os 3 contatos NA de "potncia" dimens ionados para uma carga com corrente relat ivamente alta. Enquanto os contatos auxiliares s o dimens ionados para uma corrente auxiliar de comando bem menor. Os contatores aplicados especialmente em circuitos de controle geralmente s e apres entam com 10 contatos de baixa capacidade de corrente, combinando 5 NA e 5 NF e, podendo haver outras variaes conforme a aplicao. O comando do contator realizado pela energizao da bobina, quando o ncleo de ferro atra do, ocas ionando o des locamento dos contatos mveis que ness as condies s e jus tapem ou s e afas tam dos fixos . Em outras palavras , os contatos s o mant idos abertos ou fechados conforme circule ou no corrente pela bobina.

PEA - Eletro tcn ica Gera l

Disp o sitivo s d e Co ma n do

A corrente que circula pela bobina a corrente do circuito de comando, s endo portanto muito menor de que aquela que circula pelo circuito princ ipal. Cons egue-s e as s im ligar ou des ligar correntes de intens idades relat ivament e grandes atravs da ligao ou int errupo de corrente de pequena intens idade. Nes s as condies fcil concluir pela economia, que advm do emprego do contator s empre que s eja exigido comando a dis tncia.
B Circuito de Comando Contatos Principais (mveis)

Contatos Principais (Fixos)/(Entrada)

U
Contatos Principais (Fixos)(Sada)

S
FONTE

V
CARGA

W AS1
ACOPLAMENTO

AE1

AE2

AS2

Figur a 2.1 - Es quema de Contator. 2.2.2 APLICAES E FUNCIONAMENTO DO CONTATOR 2.2.2.1 COM BOTO LIGA-DESLIGA Em muitas aplicaes necess ita-s e comandar o contator por meio de um par de botes liga-des liga, um de ligar, NA em pos io de repouso, outro de des ligar, NF na pos io de repous o. O circuito da figura 2.2 cons titui o comando do contator atravs do par de botes liga-des liga (B1/C1 e B2/C1) res pectivamente.

PEA - Eletro tcn ica Gera l

Disp o sitivo s d e Co ma n do

Ao s e fechar o boto B1/C1 ( liga) aplicada a t ens o de linha ( VRT ) na bobina do contator que a energiza mudando o es tado de todos os contatos do contator. Ass im, os contatos NA s e fecham e os NF s e abrem, em particular, os contatos principais s e fecham, o que ocorre tambm com o contato S1/C1 que permit e que o circuito continue energizado, independente do es tado (em repous o ou no) do boto liga. Qualquer elemento s r ie que abra o c ircuito que alimenta a bobina, a des energizar e os contatos voltaro ao es tado anter ior. o caso de B2/C1 que corresponde ao boto "des liga" ou do contato auxiliar Rb/C1 que abre comandado por dis pos itivo de proteo. O circuito da f igura 2.2, mos tra a atuao na rede de carga ao ligar os terminais RST aos terminais U-V-W, as s im como o elemento Rb de deteco de sobrecarga.

R S T
LIGA S1 C1 B2 C1 Rb C1 C1 BOBINA

C1
U V

S2,3,4 C1
W

DESLIGA

Rb
CARGA

Figur a 2.2 - Chave magnt ica com boto liga-des liga.

PEA - Eletro tcn ica Gera l

Disp o sitivo s d e Co ma n do

2.2.3 CONTATOR COM ELEMENTO DE CONTROLE Muit as vezes necess rio condicionar a ao de acionar um process o (por exemp lo ligar um motor), ao fato de um outro proces so j es tar em andamento. Cons ideremos por exemplo, o cas o de uma es teir a de carga que trans porta areia, que deve s er elevada para um s ilo atravs de um elevador de caambas. Ness e processo, a correia trans portadora s poder s er ligada depois que o elevador es tiver func ionando, pois caso contrrio, a correia enterrar a caamba na areia, impedindo o bom funcionamento do s is tema. Is to s e obtm, a partir de convenient e arranjo de contatos auxiliares , de forma que s e iniba a operao do motor que move a correia, quando o motor que aciona as caambas no es tiver operando. A f igura 2.2.3 mos tra uma for ma de s e cons eguir es s e efeito, onde s e obs erva que o circuito de comando do contator que energiza o motor da caamba, apres enta um contato NA ins er ido no circuito de comando do motor da es teir a. As s im, s s er poss vel energizar a bobina do contator do motor da es teira, s e o circuito de comando do motor de caamba es tiver energizado e, portanto a caamba operando. Note que de modo geral, poder haver mlt iplas pos s ibilidades de condicionar process os atravs do enlace lgico de circuitos de comando, ut ilizando-s e contatos auxiliares comandados pelo contator de um processo porm, ins er idos no circuito de comando de outro processo.

PEA - Eletro tcn ica Gera l

Disp o sitivo s d e Co ma n do

R S T
B1/C1 S1 C1 B1/C2 B2 C1 Rb C1 C1
BOBINA DO MOTOR DA CAAMBA

S2 C1 S1 C2 B2 C2 Rb C2 C2
BOBINA DO MOTOR DA

ESTEIRA

Figur a 2.2.3 - Caso C1 no for energizado S2/C1 no fechar no permit indo o comando de C2. 2.2.4 CONTATORES ASSOCIADOS A TEMPORIZADORES Entende-s e por temporizador, um dis pos it ivo que compos to por um contador de tempo regulvel e, uma ou mais chaves que podem s er ut ilizadas em circuitos de comando ou de s inalizao. Quando energizado o temporizador inverte o es tado de s uas chaves aps um certo intervalo de tempo pr-es tabelec ido. A as sociao de temporizadores com contatores permite por exemplo, ligar um c ircuito depois de um certo tempo que um primeiro circuito foi acionado. Para tanto, neces s rio que a ener gizao do temporizador s eja feita por um contato auxiliar do contator que aciona o primeiro circuito e, um contato NA do temporizador energiza a bobina do contator do s egundo circuito, depois de decorrido o tempo pr-es tabelecido.

PEA - Eletro tcn ica Gera l

Disp o sitivo s d e Co ma n do

2.2.5 CONTATORES COM ELEMENTOS TRMICOS O contator pass ar a integr ar tambm a funo de proteo, s e for acoplado a aces srio provido de elementos trmicos montados de modo conveniente. Emprega-s e, como nos dis juntores , lminas bi-metlicas em s rie, no circuito de potncia. As s im a corrente de carga, s e s uperado um determinado valor, aquece es s as lminas deformando-as . A lmina acoplada por s is tema mecnico (gatilho), com um interruptor ligado em s rie no circuito de comando da bobina de modo que quando a lmina s e deforma, a chave acionada e a bobina des energizada. O int erruptor tem de s er rearmado a f im de per mit ir a nova ligao do contator, exis tindo para is s o um boto especial (Res et), conforme apres entado na figur a 2.2.4.

R S T
RESET

ELEMENTO TRMICO

a) diagrama completo

LIGA
L1 L2 L3

DESLIGA L1
F1

LIGA

K1 K1

DESLIGA K1

b) circuito de potncia
F1 CARGA N K1 N1

c) circuito de comando e energizao

Figur a 2.2.4 - Contator com elemento tr mico


8

PEA - Eletro tcn ica Gera l

Disp o sitivo s d e Co ma n do

3. EXEMPLOS 3.1 Um porto deve s er acionado, para abertura e f echamento, por um motor de induo trif s ico. O s is tema deve apres entar as s eguintes caracter s ticas : a) O motor comandado por um boto de "abre", um de "fecha" e um de "para". b) Quando o porto es tiver totalmente aberto ou fechado,o motor deve s er des ligado, atravs de chaves de fim de curs o. c) Lmpadas s inalizadoras de cores dis tintas devem s er ligadas quando o porto es tiver abr indo (verde) ou fechando (amarela). d) Na ocorrncia de s obrecarga, um elemento trmico dever des ligar o motor, e uma lmpada s inalizadora vermelha dever s er ligada.

CIRCUITO DE FORA L1 L2 L3

K1

K2

F1

MOTOR

PEA - Eletro tcn ica Gera l

Disp o sitivo s d e Co ma n do

Soluo:
L1 TRMICO F1

DESLIGA K1 K2 F1

ABRE PORTO K1 SELO

FECHA K2 PORTO FIM DE CURSO INTERTRAVAMENTO SELO

K2

K1

K1

K2

verde

amarela

vermelha

Circuito de comando e s inalizao 3.2 Fornecer o circuito de comando para um motor de bomba que deve s er ligado e des ligado atravs de duas chaves . Obs ervao: A chave de bia opera como uma botoeira, comandada pelo n vel de gua no res ervatr io. Simbologia:
Q> Chave de bia abre quando o nvel e ultrapassado

Q<

Chave de bia abre quando o nvel menor que o mnimo

10

PEA - Eletro tcn ica Gera l

Disp o sitivo s d e Co ma n do

Soluo:

4. EXERCCIOS 4.1 - Um s is tema de bombeamento de gua com com dois conjuntos motor-bomba de recalque, um pr inc ipal e outro de res erva. O recalque feito de um poo para um res ervatr io elevado. O n vel de gua no res ervatr io de s er mantido entre o valor mximo e um valor m nimo, porm havendo falta de gua no poo, o conjunto motor bomba deve s er des ligado. Fornecer o circuito de comando par es te s is tema.

4.2 Fornecer os circuitos de fora e de comando para um s is tema cons titu do de trs motores de induo trifs icos que acionem es teir as trans portadoras de areia, com as s eguintes caracters ticas :

11

PEA - Eletro tcn ica Gera l

Disp o sitivo s d e Co ma n do

a) a part ir de um nico comando (botoeira ), os motores devem s er ligados , automaticament e, na s equncia M1, M2, M3. b) na ocorrncia de sobrecarga em um dos motores, devem s er des ligados, alm do prprio motor, todos os outros que acionam as es teiras anteriores , no s entido de des locamento da carga trans portadora. c) uma lmpada s inalizadora verde deve s er ligada ind icando que todos os motores es to ligados. d) quando um ou mais motores forem des ligados devido a s obrecarga em um deles , uma lmpada s inalizadora deve s er ligada ind icando em que motor tal s obrecarga ocorreu.

4.3 O s is tema apres entado a figura a s eguir, ut ilizado para o des locamento de carga indus trial, conta com trs motores de induo trif s icos , com as s eguintes funes : - motor M1 : des locamento do conjunto s uporte-has te mvel par a a direita ou para a esquerda; - motor M2: des locamento da carga para cima ou para baixo; - motor M3: moviment ao da has te mvel no s entido horrio ou antihorrio. Pede-s e o circuito de fora e de comando, com as s eguintes caracter s ticas : a) O motor M1 deve s er comandado por um boto de "DIREITA" e um boto de "ESQUERDA", e des ligado automat icamente pela atuao de chaves de fim de curso. b) O motor M2 deve s er comandado por um boto de "SOBE" e um boto de "DESCE", e des ligado automat icament e pela atuao de chaves de
12

PEA - Eletro tcn ica Gera l

Disp o sitivo s d e Co ma n do

fim de curs o. Es te motor conta com freio elet romagnt ico. Quando o motor ligado, a bobina do freio deve tambm s er ligada, e o freio s olta imediatamente. c) O motor M3 deve s er comandado por um boto de "HORRIO" e um boto de "ANTI-HORRIO" e des ligado automat icamente pela atuao de chaves de fim de curso. d) Na ocorrncia de sobrecarga devero s er des ligados , e uma motor que foi s obrecarregado. em qualquer um dos motores, todos lmpada s inalizadora dever indicar o

4.4 Des creva o funcionamento do circuito apres entado a figur a a s eguir. Introduzindo um outro contador, com um contato invers or, uma buzina deve s er acionada, quando houver falta de tens o na rede. A condio normal de operao deve s er indicada por uma lmpada s inalizadora.

Acionamento trmico

resistor inversor

buzina

bateria

13

PEA - Eletro tcn ica Gera l

Disp o sitivo s d e Co ma n do

ELEMENTO Fusvel

ABNT/IEC

OUTROS

Ccontato normalmente aberto (NA) Contato normalmente fechado (NF) Comutador

Contato temporizado no fechamento Contato temporizado na abertura Comando de fechamento manual Comando de abertura manual Contator ou rel com acionamento eletromecnico Contator com contato NA Contator com retardo para operar Rel trmico Comando por temperatura de fechamento Lmpada de sinalizao Comando NA de rel trmico Comando NF de rel trmico

Simbologia

14

PEA - Eletro tcn ica Gera l

Disp o sitivo s d e Co ma n do

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

(1) E.J.Robba, Dis pos it ivos de Proteo e Comando para Ins talaes Elt r icas . Apos tila, EPUSP. (2) D.L. Guerr ini, Eletrotcnica Ap licada e I ns talaes Eltr icas Indus triais . Ed. rica. (3) F. Papenkort, Esquemas Eltr icas de Comando e Proteo. Ed. E.P.U. (4) Manuais de catlogos de fabricantes .

15

También podría gustarte