Está en la página 1de 15

CARACTERIZAO GEOMORFOLGICA DA ZONA COSTEIRA DO ESTADO DE SERGIPE CARVALHO, M.E.S.

1
1

Ncleo de Ps-Graduao em Geografia / Universidade Federal de Sergipe. e-mail: marciacarvalho@infonet.com.br

FONTES, A.L.2
2

Ncleo de Ps-Graduao em Geografia / Universidade Federal de Sergipe. e-mail: aracyfontes@yahoo.com.br

RESUMO
Partindo do pressuposto da potencialidade aplicativa do conhecimento geomorfolgico no diagnstico das condies ambientais, contribuindo para orientar a alocao e o assentamento das atividades humanas (CUNHA e GUERRA, 2004; ROSS, 2003; 2004), este trabalho objetivou a caracterizao dos segmentos litorneos da zona costeira do estado de Sergipe, visando fornecer subsdios para o ordenamento territorial deste recorte espacial. Para tal, os estudos foram conduzidos para a caracterizao fsica e biolgica dos segmentos litorneos da zona costeira do estado de Sergipe, sendo realizados levantamentos bibliogrficos, documentais e cartogrficos. O segmento litorneo sergipano compreende trs setores interface continental, plancie costeira e interface marinha. A interface continental est constituda, basicamente, pelos depsitos continentais do grupo Barreiras, e de forma secundria por rochas sedimentares mesozicas da Bacia Sedimentar e do Complexo Cristalino do pr-Cambriano. Corresponde ao domnio geomorfolgico dos tabuleiros costeiros, modelados nos sedimentos do grupo Barreiras que se superpem ao embasamento cristalino e aos sedimentos mesozicos da Bacia Sedimentar SE/AL. A plancie costeira que integra a zona costeira do estado de Sergipe segue o modelo clssico das costas que avanam em direo ao oceano, em decorrncia do acrscimo de sedimentos mais novos, em que cada crista de praia representa depsito individualizado associado a uma antiga linha de praia. Neste segmento litorneo so tpicos os ambientes estuarinos do estado So Francisco, Japaratuba, Sergipe, Vaza Barris, Piau/Real, que se formaram durante a transgresso do mar no Holoceno e encerram em seus limites inferiores a interface marinha. Na interface marinha, a plataforma continental interna, entre os rios So Francisco e Real, apresenta grandes variaes de largura devido a presena dos canyons do So Francisco, Sapucaia, Japaratuba, Vaza Barris e Real. Constatase que o patrimnio natural contido na zona costeira do estado de Sergipe de relevante valor ambiental, apresentando recursos valiosos, tanto do ponto de vista ecolgico como socioeconmico. Da a importncia de estudos sobre a geomorfologia costeira visando o gerenciamento integrado do segmento litorneo sergipano. Palavras-chave: Caracterizao Geomorfolgica Interface Continental Plancie Costeira Interface Marinha

INTRODUO A zona costeira um espao formalmente definido como resultante da interao do continente, com a atmosfera e o meio marinho. De acordo com Polette (1997), h o predomnio de paisagens geologicamente novas, sendo um espao de alto valor natural ao combinar potencialidades tursticas, habitacionais e de ocupao humana, contrastando com a baixa potencialidade agrcola.

Por constiturem ambientes de formao geolgica recente e de grande variabilidade natural, a zona costeira apresenta ecossistemas em geral fisicamente inconsolidados e ecologicamente imaturos e complexos. Essas circunstncias lhe conferem caractersticas de vulnerabilidade e fragilidade que, aliadas a um consumo de recursos sempre crescente e com impactos previstos de mudanas climticas, tendem a uma situao de desequilbrio. Seguindo o padro internacional de elevada densidade e produtividade no litoral, Sergipe apresenta significativa concentrao populacional e de atividades produtivas na zona costeira, destacando-se na atualidade o cultivo de camaro em cativeiro nos esturios. Considerando estes aspectos e partindo do pressuposto da potencialidade aplicativa do conhecimento geomorfolgico no diagnstico das condies ambientais, contribuindo para orientar a alocao e o assentamento das atividades humanas (CUNHA e GUERRA, 2004; ROSS, 2004), este trabalho objetivou a caracterizao dos segmentos litorneos da zona costeira do estado de Sergipe, visando fornecer subsdios para o ordenamento territorial deste recorte espacial.

REA DE ESTUDO A zona costeira do estado de Sergipe possui uma linha de costa com extenso de 163km entre os rios So Francisco, ao norte e o Piau/Real, ao sul, apresentando diversidade de aspectos fsicos, biolgicos e socioeconmicos. Esse espao geogrfico de interao do ar, do mar e da terra, incluindo seus recursos renovveis ou no, abrange uma faixa martima e outra terrestre. O recorte espacial deste trabalho est inserido na Mesorregio do Leste Sergipano compreendendo os municpios costeiros de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Pacatuba, Estncia e Itaporanga dAjuda e os municpios estuarinos de Santo Amaro das Brotas, So Cristvo, Indiaroba e Nossa Senhora do Socorro. As coordenadas geogrficas limites dessa rea de transio so as latitudes de 10o 30 e 11o 25S e longitudes 36o 25 e 37o 20W, sendo interrompida apenas pelos esturios dos rios So Francisco (ao norte), Japaratuba, Sergipe, Vaza-Barris, Piau e Real (ao sul) (Figura 01).

N
Rio So Fra n ci sc o

AL

AG

AS
1000`S
3630`W

Rio

Se rg ip

BAH I A

io
r pa Ja
at u

Pacatuba

Brejo Grande Ilha das Flores

ba

Rio

Japaratuba
a

a B za-

r ris

N. S. do Socorro Zona costeira associada foz do rio So Francisco Zona costeira associada foz do rio Sergipe

Rio
Ri
1130`S
3800`W

Pi

So Cristvo

Re

Santa Luzia do Itanhi


al

Indiaroba

au

Zona costeira associada foz do rio Vaza-Barris Zona costeira associada foz dos rios Piau/Real

BRASIL LOCALIZAO DE SERGIPE

10

20

30 40km

Fonte: Mapa hidrogrfico de Sergipe, 1974. Adaptado de Amncio, 2001. FIGURA 01 Localizao da rea de estudo.

Segundo a classificao de AbSaber (2001), a zona costeira do estado de Sergipe pertence ao Litoral Leste brasileiro, estando includo no contexto da unidade geotectnica Bacia Sedimentar Sergipe/Alagoas e na feio estrutural rasa denominada Plataforma de Estncia. Nestes domnios so encontrados os seguintes conjuntos litolgicos: a) rochas do Complexo Granultico de idade Arqueana; b) rochas do grupo Estncia de idade

Proterozica; c) rochas da Bacia Sedimentar de Sergipe de idade Mesozica, pertencentes formao Serraria e aos grupos Baixo So Francisco e Sergipe; d) sedimentos do grupo Barreiras de idade Pliocnica e Pleistocnica; e) sedimentos marinhos, fluviomarinhos, elicos, fluviolagunares, alvio-coluvionares e halomrficos de mangue, de idade Quaternria. Em relao s condies climatolgicas, o estado de Sergipe, localizado na poro oriental da regio Nordeste, est sob a influncia das massas de ar Tropical Atlntica (mTa) e Equatorial Atlntica (mEa) e de sistemas frontolgicos que se individualizam na Frente Polar Atlntica (FPA) e nas Correntes Perturbadas de Leste (Ondas de Leste) que so decisivas na manuteno de um regime pluviomtrico caracterizado por chuvas mais abundantes no perodo outono/inverno. Segundo Frana (1998), o litoral norte menos mido apresentando, anualmente, de trs a cinco meses secos, j no litoral sul ocorre um ou dois meses secos.

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS Os estudos foram conduzidos para a caracterizao fsica e biolgica dos segmentos litorneos da zona costeira do estado de Sergipe, levantamentos bibliogrficos, documentais e cartogrficos. Os dados temticos foram extrados dos seguintes documentos: mapa sendo realizados

geolgico/geomorfolgico do estado de Sergipe na escala de 1:250.000 (1998) e de 1:50.000 (1975), ambos do Departamento Nacional de Produo Mineral (DNPM); mapa de solos do estado de Sergipe na escala de 1:400.000 (EMBRAPA, 1975); mapa da Mata Atlntica e seus ecossistemas associados elaborado pela CODISE/DRM/CEPES (SERGIPE, 1997), alm da utilizao de documentao aerofotogrfica do estado de Sergipe na escala e 1:25.000 (SEPLANTEC/UNITUR, 2003).

RESULTADOS E DISCUSSES O segmento litorneo sergipano compreende trs setores interface continental, plancie costeira e interface marinha que correspondem a divises transversais linha de costa.

INTERFACE CONTINENTAL A interface continental est constituda, basicamente, pelos depsitos continentais do grupo Barreiras, e de forma secundria por rochas sedimentares mesozicas da Bacia Sedimentar e do Complexo Cristalino do pr-Cambriano. Esta interface de relevo plano a ondulado com declive regional na direo leste, corresponde ao domnio geomorfolgico dos tabuleiros costeiros, modelados nos sedimentos do grupo Barreiras que se superpem ao embasamento cristalino e aos sedimentos mesozicos da Bacia Sedimentar SE/AL. Os tabuleiros apresentam um nvel mais conservado, referente superfcie tabular, que apresenta altitudes cimeiras de 100 a 200m, onde mais incisivos so os efeitos da eroso linear pelos rios e riachos que drenam esta unidade geomorfolgica. Em decorrncia da presena da estrutura calcria exposta ou coroada pelo grupo Barreiras e, ainda, das condies climticas, os tabuleiros localmente esto dissecados em colinas de topos convexos e planos, eventualmente aguados. O contato dos tabuleiros costeiros com a plancie costeira processa-se atravs de linha de falsia fssil de altitude varivel definindo, assim, sua condio de borda de tabuleiro entalhada. A litologia e os processos morfoclimticos atuais e pretritos condicionaram os processos de esculturao das encostas, no excluindo o efeito dos falhamentos e basculamentos que ocorreram na rea da Bacia Sedimentar. As condies gerais do relevo e o substrato sedimentar favoreceram a formao de solos minerais, no hidromrficos, onde dominam o latossolo vermelho-amarelo de baixa fertilidade natural, o argissolo vermelho-amarelo que se destaca pelo horizonte B textural e o neossolo quartzarnico, com predominncia de quartzo na sua composio mineralgica. De modo geral, os solos so porosos e cidos, de baixa fertilidade natural e textura varivel, com dominncia arenosa.

PLANCIE COSTEIRA Desenvolvendo-se a leste dos tabuleiros costeiros esculpidos no grupo Barreiras, a plancie costeira que integra a zona costeira do estado de Sergipe segue o modelo clssico das costas que avanam em direo ao oceano, em decorrncia do acrscimo de sedimentos mais novos, em que cada crista de praia representa depsito individualizado associado a uma antiga linha de praia (DOMINGUEZ, et.al, 1992).

Este segmento litorneo ocupa uma faixa descontnua, assimtrica e alongada no sentido NE SE ao longo do litoral e tem maior expresso areal na dependncia do recuo dos tabuleiros costeiros. Ao norte do estado mais ampla, condicionada pela feio deltaica do rio So Francisco. Os domnios ambientais terraos marinhos, dunas costeiras e esturios refletem as influncias dos processos de origem marinha, elica e fluviomarinha em decorrncia das condies ambientais variveis durante o Quaternrio. Ocupando a parte mais interna da plancie costeira so encontrados os terraos marinhos pleistocnicos, associados a um importante episdio transregressivo do mar, denominado por Martin et al (1980) de Penltima Transgresso. Esses terraos apresentam, na superfcie, vestgios de cordes litorneos, remanescentes de antigas cristas de praia, parcialmente retrabalhados pela ao elica ou semifixados pela vegetao herbceo-arbustiva de restinga. A granulomtrica dos sedimentos que constituem esses terraos de 6 a 8 m de altitude est representada em funo de trs componentes: areias mdias, finas e muito finas, de intervalos 1-2, 2-3 e 3-4 , respectivamente (FONTES, 1987, 1988, 1990a e 1998; MENDONA FILHO, 1998). Esta superfcie arenosa expande-se lateralmente, chegando a alcanar os vales dos rios Japaratuba, Sergipe, Vaza Barris e Piau, sendo ocupada por coqueirais produtivos. Em alguns locais os terraos so interrompidos por cursos de gua sazonais que sulcam os flancos dos tabuleiros, indo alimentar as lagoas e a baixada pantanosa adjacente. Seccionando esses terraos mais antigos so encontrados ainda paleocanais de mar parcialmente colmatados, onde atualmente predomina a vegetao de pntano. Os terraos holocnicos, com altitudes variando de alguns centmetros at cerca de 4 metros acima do nvel mdio atual do mar, formam uma faixa praticamente contnua na margem ocenica, interrompendo-se apenas nas desembocaduras dos rios e riachos que drenam a plancie costeira. Muito embora os cordes litorneos ocorram nesta formao holocnica, sua continuidade interrompida pela mobilidade das dunas litorneas ativas que avanam para o interior em faixas de largura varivel e pela ao antrpica. Apoiados na plataforma continental, os cordes litorneos mostram progressivo desenvolvimento que conduz ao alargamento dos perfis longitudinais dos rios, criando problemas para a drenagem da plancie costeira.

Completam a paisagem dos terraos marinhos pleistocnicos e holocnicos as dunas sub-atuais mantidas por uma vegetao psamfila, que obstaculariza os efeitos da defleo elica e as dunas sub-recentes, ainda ativas, respectivamente. Na aba sul da feio deltaica do rio So Francisco e no litoral sul do estado os campos de dunas costeiras so mais notveis. Os solos mais caractersticos desses subambientes so o neossolo quartzarnico e o espodossolo, que so excessivamente drenados, extremamente cidos e de baixa fertilidade natural. Neste segmento litorneo so tpicos os ambientes estuarinos do estado So Francisco, Japaratuba, Sergipe, Vaza Barris, Piau/Real, que se formaram durante a transgresso do mar no Holoceno e encerram em seus limites inferiores a interface marinha.

Sistema Estuarino-Lagunar do rio So Francisco em Sergipe Ocupando a faixa litornea com largura de 5km e extenso de 25km entre a desembocadura do rio So Francisco e a localidade de Ponta dos Mangues (municpio de Pacatuba), parte da plancie costeira holocnica constituda por uma sucesso de ilhas destacadas do continente por canais de mar (FONTES, 1990a). No interior das ilhas so visualizados testemunhos antigos de pontais arenosos (spits), imobilizados pela propagao da linha de costa, que abrigam nas pores mais internas solos halomrficos sob a influncia das mars, com vegetao caracterstica de mangue. Flanqueando os canais de Parapuca e Poo ocorre maior desenvolvimento dos manguezais, que ocupam uma rea de 21,68km2. A Rhizophora mangle a espcie dominante, adaptando-se bem a este ambiente por possuir razes-escora que permitem a sua fixao em sedimentos fisicamente inconsolidados (FONTES, 1999b). Parcela significativa dos manguezais desta regio vem sendo desmatada para construo de viveiros (piscicultura e carcinicultura) e salinas, resultando em mudanas no padro hidrodinmico do manguezal.

ESTURIO DO RIO JAPARATUBA De acordo com os eventos geolgicos e geomorflogicos que ocorreram durante a sua formao, o tipo fisiogrfico do esturio o construdo por barra, segundo a classificao de Miranda et al. (2002).

O sistema hidrogrfico do rio Japaratuba, desenvolvido em rochas do complexo cristalino e da bacia sedimentar Sergipe/Alagoas, que alimenta esse esturio, apresenta descarga varivel de acordo com as estaes do ano, ocasionando alteraes sazonais na geometria da entrada (barra), entre os municpios de Barra dos Coqueiros e Pirambu. A regio estuarina, onde se inclui o canal do Pomonga que foi construdo no sculo XIX, est colonizada pela vegetao arbrea e/ou arborescente composta pelas angiospermas Rhizophora mangle, Laguncularia racemosa, Avicennia germinans e Conocarpus eretus, que ocupam rea de 10,33km2 (FONTES, 1999b). A tenso antrpica no manguezal resultante da sua converso para agricultura, estradas vicinais, habitaes, aqicultura como observado ao longo do Canal do Pomonga (povoados Touro e Canal) e poluio das guas pelas descargas de efluentes qumicos.

Esturio do rio Sergipe Encontra-se definido em funo dos nveis mdios de penetrao da mar e ocorrncia de manguezal, abrange uma extenso de 44km a partir da confluncia com o rio Jacarecica, no esturio superior, at a desembocadura, entre as cidades de Aracaju e Barra dos Coqueiros. Em decorrncia da troca eficiente entre as guas do rio e a do mar, devido ao processo de difuso turbulenta, a estratificao de salinidade diferente do tipo cunha salina em que esse processo desprezvel. A estrutura do manguezal predominante a de bosque ribeirinho, ocupando rea de 54,96km2 (FONTES, 1999b), constitudo pelas espcies Rhizophora mangle, Laguncularia racemosa e Avicennia germinans. Dentre os impactos que possam estar comprometendo o ecossistema manguezal do rio Sergipe, destacam-se o desmatamento e os aterros para projetos imobilirios e de turismo, agricultura, aqicultura (piscicultura e carcinicultura), salinas, estradas, dentre outros. Considerada como uma rea inspita colonizada por manguezais, a Coroa do Meio, denominao atribuda ao conjunto de solos criados em antigas coroas de depsitos fluviomarinhos no esturio inferior, a partir de 1975 sofreu alteraes significativas no seu quadro ambiental a fim de ser integrada a cidade de Aracaju. No entanto, a urbanizao planejada para o novo bairro no conseguiu harmonizar a interveno humana e o meio ambiente estuarino.

ESTURIO DO RIO VAZA BARRIS A bacia costeira do rio Vaza Barris abrange partes dos municpios de Itaporanga dAjuda, So Cristvo e Aracaju, num total de 115km2. Em relao geologia, cobre o extremo sul da fossa tectnica que define a bacia Sergipe/Alagoas e o extremo nordeste da Plataforma de Estncia. A falha de Itaporanga separa as duas feies estruturais e constitui, localmente, a mais forte evidncia de tectonismo que afetou a regio no Cretceo Inferior. O esturio possui cerca de 20km de extenso e ao longo da bacia estuarina, o comportamento morfolgico modifica-se caracterizando zonas distintas. As diferenas topogrficas relacionadas com a largura, profundidade e a forma dos canais mostram diferentes nveis de atuao dos mecanismos dinmicos do ambiente costeiro. No esturio inferior, onde se faz marcante a influncia marinha, o vale bastante amplo, ocupando toda a seo estuarina. A hidrodinmica, com a ao das ondas e das correntes litorneas presentes nesta poro mais aberta do esturio, inibe o desenvolvimento dos manguezais, acarretando uma mobilidade significativa dos bancos arenosos e eroso na sua desembocadura. Nas pores mediana e superior do esturio os canais vo ficando mais estreitos e rasos, adquirindo formas mais estabilizadas em resposta ao maior preenchimento sedimentar tpico de um padro tidal, assemelhando-se a um delta estuarial. Nesse ecossistema mixohalino ocorrem os manguezais em ambiente de plancie de mar inferior (slikke), ocupando rea de 59,37km2 (FONTES, 1999b) e o apicum, presente na plancie de mar superior (shore), compreendido entre o nvel mdio das preamares de sizgia e o nvel mdio das preamares equinociais. Dentre as atividades antrpicas verificadas no sistema estuarino, chama a ateno a existncia de viveiros e tanques para o cultivo de camaro nas franjas dos mangues e os desmatamentos ao longo das margens e no interior das ilhas, relacionados com os empreendimentos imobilirios, locaes da Petrobrs, construo de acessos como os que ligam as terras altas formadas pelo grupo Barreiras e as terras baixas constitudas pelos terraos marinhos.

O SISTEMA ESTUARINO PIAU/REAL

O rio Piau, com 132km de extenso, abrange reas das microrregies geogrficas do Agreste de Lagarto e Litoral Sul sergipano, desaguando entre os municpios 9

de Estncia (Sergipe) e Jandara (povoado Mangue Seco/Bahia), aps a confluncia com os rios Fundo, pela margem esquerda, e Real, pela margem direita. O complexo estuarino Piau/Fundo/Real abrange partes dos municpios de Itaporanga dAjuda, Estncia, Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba e Jandara.

Geologicamente est localizado, sobretudo, na feio estrutural rasa denominada Plataforma de Estncia. Essa estrutura capeada por delgado pacote sedimentar do Cretceo, Tercirio e Quaternrio corresponde a uma extenso do embasamento cristalino em posio estrutural alta em relao fossa tectnica que caracteriza a Bacia Sedimentar Sergipe/Alagoas. O ecossistema manguezal, com rea de 75,53km2 (FONTES, 1999b), ocorre ao longo da bacia estuarina, com maior desenvolvimento no sistema hidrogrfico Piau/Fundo. O ecossistema mixohalino, particular da plancie de mar inferior, individualizado pela associao vegetal haloftica, onde so encontradas as espcies Rhizophora mangle, Laguncularia racemosa e Avicennia germanis, sem uma zonao definida. Os manguezais desse sistema estuarino esto sujeitos a tensores naturais e antrpicos com conseqncias imediatas para a zona costeira. Dentre os principais tensores destaca-se o desmatamento dos bosques de mangue e a sua converso para agricultura, infra-estrutura habitacional, viveiros para aqicultura (piscicultura e carcinicultura), estradas etc, que causam mudanas no padro hidrodinmico do manguezal, com

diminuio da produtividade e qualidade de vida da populao dependente deste ecossistema.

INTERFACE MARINHA As margens continentais, que correspondem interface marinha, representam a zona de transio entre os continentes e as bacias ocenicas e, do ponto de vista geolgico, fazem parte do continente, embora situem-se abaixo do nvel do mar. Na zona costeira do estado de Sergipe, a plataforma continental interna, entre os rios So Francisco e Real, apresenta grandes variaes de largura devido a presena dos canyons do So Francisco, Sapucaia, Japaratuba, Vaza Barris e Real (COUTINHO, 1995). Segundo Van Berckel (1976), a presena de correntes fluviais de reconhecida competncia e capacidade e o rebaixamento do nvel do mar, so os dois fatores-chave para a formao dos canyons submarinos.

10

Em decorrncia do conjunto dessas feies erosivas, a plataforma continental interna do estado alarga-se de 22km, ao sul do rio So Francisco, para 35km e logo em seguida fica reduzida a 12km devido a presena do canyon do Sapucaia, voltando a alargar-se para 28km defronte a Aracaju. A partir da foz do rio Vaza Barris, at as proximidades de Salvador, a largura mantm-se em torno de 20km. Os valores mnimos da profundidade da linha de quebra da plataforma correspondem s frentes dos canyons. A declividade mdia alcana o valor de 1:100 (10m/km) ao longo da zona costeira de Aracaju. A sedimentao na plataforma reflete a geologia da parte emersa adjacente, clima, drenagem e arcabouo estrutural. Os sedimentos terrgenos so relquias oriundas da sedimentao continental em regime subareo com nvel eusttico abaixo do atual, exceto ao longo do rio So Francisco, onde ocorre a sedimentao moderna at 10km da costa (COUTINHO, 1995). Os processos morfodinmicos que atuam na linha de costa representados por aes naturais fsicas so basicamente gerados pela ao das ondas, correntes costeiras e mars. As ondas constituem um dos processos marinhos mais efetivos no selecionamento e redistribuio dos sedimentos depositados nas regies costeiras e plataforma continental interna. A forma de arrebentao das ondas na zona costeira do estado depende do gradiente do fundo prximo praia e da relao entre a altura e o comprimento da onda, conhecida como esbeltez da onda. As ondas de tempestade apresentam uma arrebentao progressiva em fundos com gradientes baixos (menor que 3o). Quando as ondas aproximam-se da costa segundo um ngulo oblquo, uma corrente paralela costa desenvolve-se entre a praia e a zona de arrebentao e estabelece o transporte de sedimentos litorneos paralelamente linha de costa, conhecido como deriva litornea. Por sua vez, as ondas ao aproximarem-se paralelamente linha da costa, formam as correntes paralelas ou longitudinais (correntes longshore) e de retorno (rip), que se tornam perpendiculares ao litoral, nos locais onde as alturas das ondas so menores ou devido as irregularidades batimtricas do fundo. Essas correntes de retorno so responsveis pelo transporte de sedimentos da praia para a regio submarina adjacente. Outro processo efetivo de transporte de sedimentos paralelamente costa ocorre diretamente na face de praia, pela ao do fluxo e refluxo das ondas (swash e backwash) em um padro de zig-zag. Segundo o trabalho desenvolvido por Viana (1972), 11

o transporte de sedimentos litorneos ao longo da costa sergipana de 790.000m3/ano, com cerca de 658.000 m3/ano no sentido NE-SW e 132.000 m3/ano no sentido inverso. Esse processo efetivo de transporte de sedimentos paralelamente costa desenvolve-se melhor ao longo da linha de costa retilnea, como o caso do estado de Sergipe, sendo de fundamental importncia no planejamento do uso e ocupao do espao costeiro. A interrupo da deriva litornea atravs da construo de estrutura fixa, como o molhe na desembocadura do rio Sergipe (municpio de Barra dos Coqueiros) tem causado problemas de desequilbrio ambiental em funo do aprisionamento dos sedimentos montante do molhe, causando a progradao artificial da plancie costeira, e conseqente dficit sedimentar a jusante, ocasionando eroso costeira na praia da Coroa do Meio. As mars que so observadas nas zonas costeiras resultam do empilhamento e amplificao das mars ocenicas, medida que estas se movem sobre a plataforma continental e para o interior dos esturios e baas. Nestas reas, movimentos horizontais da coluna dgua, na forma de correntes de mar, causam mudanas no nvel das guas, resultando na inundao peridica das plancies de mars e manguezais. As mars do litoral de Sergipe so semidiurnas, com dois picos de mars altas e baixas em um perodo de 24 horas e 50 minutos, e com amplitude entre 2 e 4m (mesomars). A mxima amplitude ocorre nos equincios de maro e setembro.

CONSIDERAES FINAIS A zona costeira do estado de Sergipe possui uma linha de costa com extenso de 163km entre os rios So Francisco, ao norte e o Piau/Real, ao sul, apresentando diversidade de aspectos fsicos, biolgicos e socioeconmicos. Esse espao geogrfico de interao do ar, do mar e da terra, incluindo seus recursos renovveis ou no, abrange uma faixa martima e outra terrestre. O segmento litorneo compreende trs setores interface continental, plancie costeira e interface marinha que correspondem a divises transversais linha de costa. A interface continental est constituda, basicamente, pelos depsitos continentais do grupo Barreiras, e de forma secundria por rochas sedimentares mesozicas da Bacia Sedimentar e do Complexo Cristalino do pr-Cambriano. A plancie costeira ocupa uma faixa descontnua, assimtrica e alongada no sentido NE SE ao longo do litoral e tem maior expresso areal na dependncia do recuo 12

dos tabuleiros costeiros. Ao norte do estado mais ampla, condicionada pela feio deltaica do rio So Francisco. Os domnios ambientais terraos marinhos, dunas costeiras e esturios refletem as influncias dos processos de origem marinha, elica e fluviomarinha em decorrncia das condies ambientais variveis durante o Quaternrio. Neste segmento litorneo so tpicos os ambientes estuarinos do estado So Francisco, Japaratuba, Sergipe, Vaza Barris, Piau/Real, que se caracterizam por serem ricos em vegetao de manguezal, embora na atualidade encontrem-se em processo de degradao, face a crescente urbanizao da regio litornea e a ascenso de empreendimentos de carcinicultura. Com relao a interface marinha, os processos morfodinmicos que atuam na linha de costa esto representados por aes naturais fsicas, basicamente gerados pela ao das ondas, correntes costeiras e mars, que exercem influncia na modelagem costeira, seja atravs da ao destrutiva (eroso) em determinados locais ou da ao construtiva em outros (deposio), como observado na orla martima do estado. Diante do exposto, constata-se que o patrimnio natural contido na zona costeira do estado de Sergipe apresenta recursos valiosos do ponto de vista ecolgico, geomorfolgico e socioeconmico. Na atualidade, a localizao litornea do estado adquire transcendente importncia, sendo a base de variadas atividades econmicas que, quando no so orientadas por programas de ordenamento territorial, podem gerar fatores de degradao ambiental e de destruio dos recursos naturais. Da a importncia de estudos sobre a geomorfologia costeira visando o gerenciamento integrado da zona costeira.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABSABER, Aziz Nacib. Litoral do Brasil. So Paulo: Metavdeo SP Produo e Comunicao LTDA, 2001. AMNCIO, Suely Gleyde. Influncia da evoluo costeira holocnica na ocupao da costa do estado de Sergipe por Grupos Sambaquieiros. Salvador: IGEO/UFBA, 2001 (Dissertao de Mestrado). 13

COUTINHO. Paulo da N. (coord.). Programa REVIZEE. Oceanografia Geolgica da regio Nordeste. MMA/SMA, 1995-2000. CUNHA, S.B.; GUERRA, A.J.T. Degradao Ambiental. In: GUERRA, A.J.T e CUNHA, S.B. Geomorfologia e Meio Ambiente. 5ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUO MINERAL. Mapa geolgico do estado de Sergipe, na escala de 1:250.000, 1998. ______________. Mapa geolgico do estado de Sergipe, na escala de 1:50.000, 1975. DOMINGUEZ, Jos M.L.; BITTENCOURT, Ablio C.S.P.; MARTIN, Louis. Sobre a validade de utilizao do termo delta para designar plancies costeiras associadas as desembocaduras dos grandes rios brasileiros. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 32., 1992, Salvador. Anais... Salvador: AGB, 1992, p.49-58. EMBRAPA. Levantamento exploratrio reconhecimento dos solos do estado de Sergipe. Braslia: EMBRAPA, 1975. FONTES, Aracy Losano; ALMEIDA, Maria do Carmo B. Evoluo geomorfolgica da bacia inferior do Mangue Seco (rios Piau-Fundo-Real). Sergipe/Bahia. In: CONGRESSO DA ASSOCIAO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO QUATERNRIO, 1., 1987, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Associao Brasileira de Estudos do Quaternrio, 1987. FONTES, Aracy Losano. O Cenozico na bacia inferior do rio Vaza Barris (SE) estudo geomorfolgico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, Belm. Anais... Belm: AGB, 1988. __________. Aspectos da geomorfologia costeira no norte do estado de Sergipe. In: SIMPSIO DE ECOSSISTEMAS DA COSTA SUL E SUDESTE BRASILEIRA, II., guas de Lindia, 1990. Anais... guas de Lindia, 1990a. __________. O Baixo So Francisco Sergipano e o aproveitamento de suas potencialidades tursticas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TURISMO COM BASE LOCAL, 1998, Fotaleza. Anais... Fortaleza: UFCE, 1998. p. 48. __________. Distribuio dos manguezais no litoral sergipano. Informao verbal. 1999b. __________. Processos erosivos na desembocadura do rio So Francisco (SE). In: XXXV., 1988,

CONGRESSO DA ABEQUA, VIII., 2001, Imb. Anais... Imb: ABEQUA, 2001. FRANA, A.M.C. Geomorfologia da margem continental brasileira e da bacia ocenica adjacente. Rio de Janeiro. Projeto REMAC, v.7, 1998. p.93-127. GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE. Companhia de Desenvolvimento Industrial e dos Recursos Minerais de Sergipe CODISE. Centro de Pesquisas Espaciais de Sergipe CEPES. Mapeamento da mata atlntica em Sergipe. Aracaju: CODISE, 1997. 20p. 14

MARTIN, L.; SUGUIO, K.; FLEXOR, J. M. et.al. Le quaternaire Marin brsilien (litoral pauliste, sud fluminense et bahianais). Paris: Cah. ORSTOM, v.11, n.1, 1980. p. 96-125. MENDONA FILHO, C. J. M. Anlise ambiental da plancie costeira entre as desembocaduras dos rios Sergipe e Vaza Barris (SE). So Cristvo: DGE/UFS. 1998. MIRANDA, Luiz B.; CASTRO, Belmiro M. de; KJERFVE, Bjrn. Princpios de oceanografia fsica dos esturios. So Paulo: Editora da USP, 2002. POLETTI, M. Gerenciamento costeiro integrado: proposta metodolgica para a paisagem litornea da microbacia de Mariscal municpio de Bombinhas (SC / BR). Universidade Federal de So Carlos. So Paulo. 1997, 499p. (Tese de Doutorado). ROSS, J.L.S. Geomorfologia aplicada aos EIAs/RIMAs. In: GUERRA, A.J.T e CUNHA, S.B. Geomorfologia e Meio Ambiente. 5ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. SERGIPE. Cobertura aerofotogrfica do estado de Sergipe na escala de 1:25.000. Aracaju: SEPLANTEC/UNITUR, 2003. VAN BERCKEL, F.L. On the origin of submarine canyons. Geologie en Mijnbonw. Culember, 55 (1/2): 7-17, 1976. VIANA, J.B. Estimativa do transporte litorneo em torno da embocadura do rio Sergipe. Belo Horizonte: Instituto de Pesquisas Hidrovirias, 1972.

15

También podría gustarte