Está en la página 1de 59

ISSN 1984-7203

C O L E O

E S T U D O S

C A R I O C A S

Rio de Janeiro: uma cidade conectada por tneis


N 20040201 Fevereiro - 2004
Ronaldo Cerqueira Carvalho - UERJ

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Urbanismo Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos

EXPEDIENTE
A Coleo Estudos Cariocas uma publicao virtual de estudos e pesquisas sobre o Municpio do Rio de Janeiro, abrigada no portal de informaes do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos da Secretaria Municipal de urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro (IPP) : www.armazemdedados.rio.rj.gov.br. Seu objetivo divulgar a produo de tcnicos da Prefeitura sobre temas relacionados cidade do Rio de Janeiro e sua populao. Est tambm aberta a colaboradores externos, desde que seus textos sejam aprovados pelo Conselho Editorial. Periodicidade: A publicao no tem uma periodicidade determinada, pois depende da produo de textos por parte dos tcnicos do IPP, de outros rgos e de colaboradores. Submisso dos artigos: Os artigos so submetidos ao Conselho Editorial, formado por profissionais do Municpio do Rio de Janeiro, que analisar a pertinncia de sua publicao. Conselho Editorial: Ana Paula Mendes de Miranda, Fabrcio Leal de Oliveira, Fernando Cavallieri e Paula Serrano. Coordenao Tcnica: Cristina Siqueira e Renato Fialho Jr. Apoio: Iamar Coutinho CARIOCA Da, ou pertencente ou relativo cidade do Rio de Janeiro; do tupi, casa do branco. (Novo Dicionrio Eletrnico Aurlio, verso 5.0)

RIO DE JANEIRO: UMA CIDADE CONECTADA POR TNEIS Ronaldo Cerqueira Carvalho - UERJ

Agradecimentos Nestas passagens transmontanas a travessia difcil, mas h sinais de luz... A g r a d e o ao Criador; a minha esposa e a meus filhos; aos meus pais, a minha irm e ao meu padrinho; aos meus amigos queridos; Maria Claudia (estudante de Histria / UERJ); sra. Paula Pinto da Biblioteca da Associao Comunitria do bairro do Catumbi; aos professores Miguel Angelo Ribeiro e Zeny Rosendahl, participantes da banca examinadora da minha monografia de licenciatura, pelas crticas e sugestes, a maioria delas aplicadas nesta pesquisa; e ao professor Joo Baptista. Ao mestre Joo agradeo, particularmente, pela sugesto do tema, que considero especial, e por toda sua considerao e ajuda na materializao deste trabalho.

FEV -2004

Resumo Existe luz no final do tnel ... Existe luz no final do tnel. A imagem captada por esta tica se reflete na ris da prpria sociedade, com suas relaes, movimentos de expanso, perspectivas e transformaes. Este estudo procura vislumbr-la por uma lente constituda pelo conjunto dos tneis urbanos da cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa, ao trafegar por estes caleidoscpios de luzes fugidias, com sua gama de refraes e interaes, busca entrever a onda de influncias propagada pelo advento de cada um dos tneis cariocas, sob o prisma das relaes scio-econmicas, culturais e humansticas, espelhadas e catalisadas pelos fluxos que estas passagens viabilizam. Abstract Theres light at the end of the tunnel ... Theres light at the end of the tunnel. The image captured by this optic is reflected on the iris society, with its relationships, expansive movements, transformations and perspectives. This study attempts to dazzle one through a lense made up of the many urban tunnels in the city of Rio de Janeiro. The survey, as it travels these caleidoscopes of fleeting lights, with their gama of refractions and interactions, seeks to find a wave of influences expanded by the advent of each one of the carioca tunnels, on the prism of socio economics, cultures and humanists connections, mirrored and catalised by the flux that these passings make viable.

FEV -2004

Sumrio* Consideraes Iniciais Captulo 1 Da natureza exuberante de uma cidade s dificuldades impostas pelo meio para a expanso da urbe carioca. Captulo 2 Tnel da Rua Alice (1887) e Tnel Velho (1892) A marca do pioneirismo na execuo destes empreendimentos. 2.1 Tnel Rio Comprido-Laranjeiras (O Tnel da Rua Alice). Captulo 3 O Tnel do Leme, uma construo no bojo da Reforma Passos (1904 galeria Coelho Cintra, 1943 galeria Marques Porto). 3.1 Tnel do Leme 1a galeria Galeria Coelho Cintra. 3.2 Tnel do Leme 2a galeria Galeria Marques Porto. Captulo 4 O Tnel Joo Ricardo - um elo entre a rea central e a zona porturia (1919). Captulo 5 Os Tneis do Pasmado (1952), S Freire Alvim (1960) e Major Rubem Vaz (1963) galerias catalisadoras de fluxos na Zona Sul da cidade. 5.1 Tnel do Pasmado. 5.2 Tnel S Freire Alvim. 5.3 Tnel Major Rubem Vaz. Captulo 6 Tneis Santa Brbara (1964) e Rebouas (1967) Rompimento do macio da Tijuca, descaracterizando e destruindo os bairros que esto no meio do caminho, face apologia ao automvel. 6.1 Tnel Santa Brbara (tambm conhecido como Tnel Catumbi-Laranjeiras). 6.2 Tneis Andr e Antnio Rebouas (Tnel Rebouas).
FEV -2004

Captulo 7 Os tneis do complexo Lagoa-Barra: Zuzu Angel (1971), Jo (1971), So Conrado (1971) e Tnel acstico da PUC (1982) A expanso da cidade dos ricos. 7.1 Tnel Zuzu Angel (anteriormente chamado de Tnel Dois Irmos). 7.2 Tnel So Conrado (tambm conhecido como Tnel do Pepino) e Tnel do Jo. 7.3 Tnel acstico da PUC. Captulo 8 Tnel Martim de S (Tnel Frei Caneca - 1977): confirmando o papel do Catumbi de corredor de transportes. Captulo 9 Tnel Noel Rosa (1978): o primeiro a servir unicamente a Zona Norte. Captulo 10 Os tneis da Linha Amarela (1997): Tnel da Covanca, Tnel falso da Sua Carioca, Tnel Gelogo Enzo Totis e Tnel Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto. Consideraes finais Referncias bibliogrficas Anexos

FEV -2004

Consideraes iniciais Quem menos tem poder de movimento mais depressa v desvalorizar-se seu produto e seu meio de trabalho. (Milton Santos) Esta pesquisa se constitui em uma evoluo da monografia de Licenciatura intitulada Rio de Janeiro uma cidade conectada por tneis panorama at o final dos anos sessenta para o patamar de estudo com vistas a obteno de ttulo ao nvel de ps-graduao em Polticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, tornaram-se necessrias aprofundar algumas questes conceituais enveredando igualmente sobre os aspectos geolgico-geomorfolgicos relacionados formaaparncia da cidade e a utilizao dos tneis como conectores fundamentais das relaes e sobrevivncia no interior do tecido urbano. Alm disso, a pesquisa em tela procura fechar o ciclo destas dezenove passagens, reunindo um total de trinta e duas galerias, empreendidas at o limiar do novo milnio. A primeira delas o Tnel da rua Alice foi concluda em 1887. O Tnel Santa Brbara, ligando o bairro das Laranjeiras ao do Catumbi iniciou uma etapa tecnolgica significativa no bojo de tais construes, quando entregue ao trfego em 1964. Finalmente, com a inaugurao da Linha Amarela, juntamente com seu complexo de tneis em 1997, ocorre o incio da fase contempornea na qual existem em pauta algumas intenes de novas perfuraes. Para o seu empreendimento o estudo encontrou alguns obstculos em razo do tema carente de bibliografia especializada que se restringe exclusivamente cidade do Rio de Janeiro, considerando todo o conjunto dos seus tneis liberados a veculos automotores excluindo-se, portanto, as passagens subterrneas como as do metropolitano carioca, o mergulho da Praa XV e aquelas encontradas nas estaes das estradas de ferro. Neste contexto, o presente estudo monogrfico pode contribuir para mostrar o papel das polticas de segregao e do privilgio na distribuio de equipamentos urbanos no espao urbano carioca e da posterior disponibilidade dos tneis a todos os segmentos da cidade. Do mesmo modo, a pesquisa estabelece um histrico e aponta a tendncia dos fluxos ocorridos no Rio de Janeiro em decorrncia do incremento proporcionado a partir dos anos sessenta aps a Era JK (1956-1961), com a consolidao da indstria automobilstica nacional e o conseqente estmulo ao transporte individual, ao lado da retirada dos trilhos dos bondes que provocaram a necessidade de construo de viadutos e tneis.
FEV -2004

Para analisar a dinmica da abertura de tneis e a prpria serventia dos mesmos e o entendimento de como ocorreu o processo de espraiamento da cidade so utilizados conceitos explorados por autores como Roberto Lobato Corra nas obras O Espao Urbano, Interaes Espaciais e Trajetrias geogrficas porque permitem compreender a produo do espao urbano, seus movimentos de descentralizao e a interao entre suas reas e, neste conjunto, particularmente, a abertura de tneis e sua lgica neste ou naquele lugar; Milton Santos na medida em que contribui com seus conceitos de fixos e fluxos sociais, bem como forma, funo e processo registrados nos livros Metamorfoses do Espao Habitado, Por uma Geografia Nova e A natureza do espao e Maurcio de Abreu, sobretudo por sua publicao Evoluo Urbana do Rio de Janeiro, um consagrado ttulo sobre a sua organizao interna. Ao lado destes autores, outras obras contriburam para a elaborao da monografia at porque, em grande parte, se preocupam com a questo dos tneis na cidade. Dentre elas: O Rio de Janeiro e seus Prefeitos: evoluo urbanstica da cidade, sob a responsabilidade do Engenheiro Jos de Oliveira Reis, uma edio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro do ano de 1977; A Guanabara e seus Governadores (sem data), coordenao do engenheiro Reis, seqncia publicao anterior considerando as administraes do Rio de Janeiro a partir do momento no qual deixava de ser Distrito Federal, para se tornar estado da Guanabara. O elenco de artigos e livros no se fecha a este nicho. Pesquisadores estrangeiros como BAUMAN (1999) e TUAN (1980, 1983, 1986, 1998), juntamente com outros vrios pensadores nacionais e internacionais, so igualmente recorridos para a elaborao da monografia, afora fontes recolhidas em jornais e revistas, bem como em outras referncias de cunho geogrfico, cultural ou mesmo jornalstico. O presente estudo inicia seu curso atravs de um conjunto de dez captulos. O primeiro deles adentra em uma abordagem sobre a natureza exuberante da cidade do Rio de Janeiro e a necessidade da abertura de tneis para a sua conexo. O segundo captulo explora os dois primeiros caminhos perfurados nos morros cariocas, o Tnel da Rua Alice e o Tnel Velho. O captulo trs perpassa o Tnel do Leme, uma construo no bojo da Reforma Passos. O captulo quatro transita pelo Tnel Joo Ricardo, um elo facilitador das relaes no mbito da prpria rea central e a zona porturia. O captulo cinco trafega pelos catalisadores de fluxos localizados na Zona Sul da cidade, tais como os tneis do Pasmado, S Freire Alvim e Major Rubem Vaz. O captulo seis caminha pelos recnditos dos tneis Santa Barbara e Rebouas, marcos do rompimento do macio da Tijuca e seus prolongamentos. O captulo sete percorre
FEV -2004

pela trilha dos tneis do complexo da auto-estrada Lagoa-Barra, colaboradores para o espraiamento da cidade para o oeste litorneo. O captulo oito cruza os limites da periferia da rea central, enfocando o Tnel Martim de S, uma confirmao do papel do bairro do Catumbi como corredor de transportes. O captulo nove circula em meio s tradies do bairro de Vila Isabel frente ao Tnel Noel Rosa, servindo a Zona Norte e, finalmente, o captulo dez complementa o circuito da pesquisa ao vislumbrar a ultrapassagem das barreiras existentes entre a Zona Oeste, os chamados subrbios e a Zona Norte, com o advento dos tneis compreendidos no conjunto da Linha Amarela. Captulo 1 A natureza exuberante de uma cidade s dificuldades impostas pelo meio para a expanso da urbe carioca. Os processos geolgico e geomorfolgicos em consonncia com outros fatores fsicos e biolgicos legaram cidade do Rio de Janeiro diversas montanhas, brejos, charcos, lagoas, pntanos e floresta tropical, estando esta ltima em um estgio de mata secundria, desde o reflorestamento empreendido ps-ciclo da agricultura cafeeira, notadamente na rea do macio da Tijuca. Neste cenrio de rara originalidade, aonde a diversidade de formas e ambientes vem inspirando admiradores e estudiosos, ocorre o embate de concepes da realidade que variam do paraso idlico dimenso de uma paisagem indmita e de carter inslito. Desta forma, a viabilizao da expanso da cidade do Rio de Janeiro sempre esteve relacionada necessidade de superao das dificuldades impostas pela natureza. Ilustrando a idia de um paraso natural, recorre-se aos apontamentos de RUGENDAS (1941: 20), assim definindo a cidade do Rio de Janeiro: (...) Talvez no exista no mundo uma regio como o Rio de Janeiro, com paisagens e belezas to variadas, tanto do ponto de vista da forma grandiosa das montanhas, como dos contornos das praias. Em virtude da multido de enseadas e promontrios, h uma variedade infinita de panoramas, tanto para o lado da baa e das suas ilhas como para o mar alto. No so menores a riqueza e a variedade da vegetao. E pontuando a luta e o esforo despendido por todas as geraes que contriburam para a superao do paradigma do determinismo geogrfico, evoca-se conclamao de LAMEGO (1948: 116):
FEV -2004

(...) mister atacar os paludes e os alagadios. Da o incio de ruas transversais (...). Todo o bairro central do Rio de Janeiro vai assim nascer desta ofensiva contra o pntano, contra a lagoa e contra o mar, por meio de aterros colossais que duram at os nossos dias. Hodiernamente, a viso cientfica abandonou o mote da luta contra a natureza. Ao contrrio, a tnica do momento faz meno busca da harmonizao, preservao dos mananciais e encostas, ao reflorestamento, e ao conceito do desenvolvimento sustentvel1. No entanto, inegvel que a expanso vivenciada pela cidade do Rio de Janeiro s foi possvel mediante s reas conquistadas custa do desmonte de morros, dos aterros e das drenagens saneadoras. Este esforo propiciou a edificao de um cone urbano sui generis que alia a exuberncia natural com o trao metropolitano. No mbito da abordagem natural, cumpre expor os principais aspectos geomorfolgicos do modelado carioca e caracterizar o seu substrato geolgico. Em referncia ao primeiro, COELHO NETTO (1992: 109) assim descreve: A cidade do Rio de Janeiro possui dois domnios fisiogrficos principais: o relevo montanhoso representado pelos macios da Pedra Branca, da Tijuca e Gericin e as zonas de baixadas circundantes denominadas localmente de Santa Cruz, Jacarepagu e Fluminense. Na faixa litornea, os cordes de restingas individualizam formaes lagunares de pequena profundidade (2,5m), destacando-se as lagoas de Jacarepagu, Tijuca, Camorim e Rodrigo de Freitas. Cerca de 11% da rea total das lagoas cariocas esto ocupados por manguezais. E quanto a gnese geolgica, a autora complementa: A origem dos sistemas de montanhas e das terras baixas do Rio de Janeiro tem sido associada (...) a falhamentos paralelos costa ocorridos por volta dos 65 milhes de anos atrs (Tercirio Inferior). Os blocos

Expresso oriunda de um relatrio elaborado pela ONU, atravs da Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Dentre as vrias interpretaes da expresso tem-se a de um estgio de desenvolvimento no qual so respeitadas as necessidades das presentes e futuras geraes.

FEV -2004

soerguidos constituram as montanhas, as quais, desde ento, tm fornecido sedimentos para a formao dos depsitos mais recentes, parte dos quais preencheu as reas mais baixas circundantes. Como resultado do trabalho erosivo e deposicional, tanto nas encostas montanhosas como nas reas mais baixas e fundos de vales fluviais, tem-se a configurao atual do relevo (...). Neste cadinho se encontra a mistura dos elementos que ao atingirem o ponto de ebulio e com a sucessiva expanso e ocupao humana da cidade, no bojo do processo histrico, vo engendrar a necessidade da construo de tneis, ligando os diversos pontos da cidade, alm de propiciar, com os mesmos, a incorporao de reas perifricas, anteriormente isoladas. BERNARDES (1990: 21) espelha o argumento em tela: Longe de apresentar nos anos recentes um crescimento em faixas perifricas, maneira das principais metrpoles, o Rio uma cidade que cresceu em pontas, aumentando consideravelmente as distncias do centro. Da a necessidade de freqentes retomadas de crescimento no ncleo primitivo, onde os morros vo sendo arrasados, o mar aterrado e a montanha perfurada para se diminurem as distncias. O processo de organizao espacial do Rio de Janeiro revela pginas marcantes, particularmente, quanto aos desmontes de morros e sucessivos aterros postos em prtica na cidade. Faz-se inicialmente destaque remoo do morro do Senado, ao longo sculo XIX, o que permitiu o aterro das proximidades do Canal do Mangue, no centro da cidade, e parte da rea da Gamboa, Sade e Santo Cristo, na zona porturia. Posteriormente, em 1920, o prefeito Carlos Sampaio iniciou o arrasamento do morro do Castelo, pondo abaixo o stio e os valores histricos nele contidos, propiciando a construo do Aeroporto Santos Dumont, alm de ganhar outras reas da Baa de Guanabara, tambm por meio de aterros, no trecho em frente ao Calabouo e a praia de Santa Luzia, at alcanar a avenida Beira-Mar no Obelisco da avenida Central, atual Rio Branco (AMADOR, 1992: 234). Ainda no Centro, a partir da administrao do prefeito Dulcdio Cardoso (1952-1954), so iniciadas as obras de demolio do morro de Santo Antnio, outro acidente geogrfico de importncia histrica por abrigar o secular convento de mesmo nome e no qual surgiu em suas encostas, em 1893, a primeira favela do Rio de Janeiro (ABREU,1993). Com o material
FEV -2004

proveniente do seu arrasamento seria iniciada na administrao Alin Pedro (19541955) e concluda pela SURSAN (Superintendncia de Urbanizao e Saneamento), o aterro de uma rea de 2 km2, tendo novamente como palco a Baa de Guanabara, ligando o Aeroporto Santos Dumont ao Morro da Viva e depois Praia de Botafogo. O Aterro do Flamengo, como ficou conhecido, foi iniciado visando acolher o Congresso Eucarstico Internacional, mantendo a tradio de grandes aterros da baa para comemorar eventos. Para a sua finalizao, entretanto, foi necessrio apelar para outros recursos, recorrendo-se a aterros de diversas origens, inclusive hidrulico (AMADOR, 1997). A concluso desta obra faranica de apologia ao transporte individual e de grande beleza esttica, vide o ajardinamento primoroso de Burle-Marx, seria completada com a implantao de autopistas, fazendo a ligao rpida do Centro-Zona Sul. Com o aterro do Flamengo, estava consumado um processo que eliminou da geografia carioca as antigas praias do Boqueiro, Catete, Glria, Flamengo, Botafogo e Saudade (AMADOR, 1992: 242). Captulo 2 Tnel da Rua Alice (1887) e Tnel Velho (1892) A marca do pioneirismo na execuo destes empreendimentos. Dentro do esprito das alteraes mencionadas no captulo anterior,

provenientes dos desmontes e aterros, a sanha transformadora do espao urbano carioca lanou mo de escavaes que principiaram o empreendimento dos primeiros tneis urbanos, o Tnel da Rua Alice inaugurado em 1887 e o Tnel Velho em 1892, abordados a seguir. 2.1 Tnel Rio Comprido-Laranjeiras (O Tnel da Rua Alice). O Tnel da Rua Alice, alm de marco temporal inicial da parte substantiva desta pesquisa, simboliza apesar do carter modesto o incio da superao da grande barreira natural configurada pelo macio da Tijuca, um dos elementos contribuintes para as dicotomias scio-econmicas existentes entre a Zona Norte e Zona Sul da cidade. Conhecido oficialmente como Tnel Rio Comprido-Laranjeiras, o Tnel da Rua Alice liga o bairro nobre das Laranjeiras (Zonal Sul da cidade), rua Baro de Petrpolis, no Rio Comprido (Zona Norte), atravessando o macio da Tijuca, mais

FEV -2004

10

exatamente o morro dos Prazeres. O mesmo sofreu reforma iniciada na administrao do Prefeito Mendes de Morais e concluda no ano de 19521. 2.2 Tnel Alaor Prata (popularmente chamado de Tnel Velho). O Tnel Velho, por seu turno, cumpre, tambm de forma pioneira, a funo de agente facilitador na incorporao e integrao de reas isoladas. Sobre isso, declara ABREU (1987: 47-48): Com efeito, desde meados da dcada de 80 que a Companhia Jardim Botnico pretendia estender suas linhas ao pitoresco arrabalde de Copacabana(...). A companhia solicitou (...) permisso para prolongar seus trilhos (...), para o que teria que ser construdo um tnel no Morro do Barroso. Neste contexto, Copacabana fruto da ao conjunta dos grandes agentes sociais envolvidos na sua criao, constitudos pelo Estado, proprietrios fundirios e promotores imobilirios. Neste mister, no havia limites rgidos de papis, filiao ou interesses, dentro de cada um dos grupos envolvidos. Como se sabe, muitos representantes pblicos eram proprietrios de terrenos do arrabalde de Copacabana e, ao mesmo tempo, scios das empresas particulares, que exerciam mltiplas operaes vinculadas aos setores fundirio e imobilirio, em atuao no bairro despontante (CORRA, 1989: 32-35, citando CARDOSO). relevante destacar o papel do Tnel Velho (e mais adiante, como veremos, tambm o do Tnel do Leme) para a consolidao do bairro de Copacabana. O advento do tnel, associado ao bonde, teve grande importncia para a viabilizao da Zona Sul, dentro do escopo da criao de uma poro da cidade voltada para os grupos de elite que ansiavam por amenidades como a vida junto ao mar. Trata-se de um novo perfil, nos primeiros momentos, encontrando resistncia em razo da distncia e da idia despropositada, na poca, do banho de mar em uma cidade voltada para os ideais copiados da Frana. Posteriormente, a incorporao do bairro tornou-se positiva, tendo em vista os valores de status, no cerne da esfera de aspiraes da nossa sociedade. No tocante designao Tnel Velho, sabe-se que esta foi utilizada, popularmente, para fazer-se distino do ento Tnel Novo (Tnel do Leme),

De acordo com o livreto Os Tneis da Guanabara, publicado pelo Governo Carlos Lacerda, sem data.

FEV -2004

11

incorporado ao circuito dos tneis da cidade no incio do sculo XX. O Tnel Velho, na realidade, guarda outras denominaes cultivadas ao longo do tempo: Tnel do Barroso, Tnel Real Grandeza e, a oficial, Tnel Alaor Prata (REIS, 1977: 9). Esta passagem, inaugurada em 15 de maio de 1892, sob os morros da Saudade e So Joo, liga as ruas Siqueira Campos e Real Grandeza, situadas respectivamente em Copacabana e Botafogo. Neste bairro o tnel encontra-se junto ao Cemitrio de So Joo Batista. Sua perfurao foi efetivada pelo Engenheiro Jos Cupertino Coelho Cintra, ento gerente da Companhia do Jardim Botnico. Vale ressaltar que, nos seus primrdios, sua utilizao estava franqueada passagem apenas dos carros de bonde, sem a possibilidade de trfego por outros veculos ou por pedestres. Todavia, na dcada de vinte, o mesmo sofreu alargamento; acabando por passar em 1970 por uma reforma radical, quando foi duplicado pela superposio de pistas, contando, para tal, com o rebaixamento de seu piso (REIS, sem data: 38). Captulo 3 O Tnel do Leme, uma construo no bojo da Reforma Passos (1904 galeria Coelho Cintra, 1943 galeria Marques Porto). A administrao do prefeito Pereira Passos (1902-1906) estava inserida em uma poca de grandes mudanas, motivadas, sobretudo, pela necessidade em se adequar a forma urbana s necessidades reais de criao, concentrao e acumulao de capital (ABREU, 1987: 59). As reformas da Prefeitura, conhecidas pela populao como o bota abaixo, empreenderam uma srie de transformaes radicais em um curto perodo de tempo na fisionomia da cidade. Neste sentido, ABREU (1987: 67) sintetiza com propriedade: (...) o perodo Passos, verdadeiro perodo Haussmann la carioca, representa, para o Rio de Janeiro, a superao efetiva da forma e das contradies Capitalista. Nestas circunstncias, assistiu-se ao rpido crescimento da cidade em direo Zonal Sul em decorrncia, dentre outros aspectos, do aparecimento do automvel como novo meio de transporte e da eletrificao do bonde, face importncia que o Rio de Janeiro adquiria no cenrio internacional. Os bairros de Copacabana e Ipanema,
FEV -2004

da

cidade

colonial-escravista,

incio

de

sua

transformao em espao adequado s exigncias do Modo de Produo

12

ainda pouco habitados, foram saneados, e muitas ruas de Copacabana e do Leme foram caladas com macadame betuminoso (BRANDO, 1992: 151-152). 3.1 Tnel do Leme 1a galeria Galeria Coelho Cintra. A expanso e a acessibilidade da Zona Sul tinham pressa. Especialmente, a histria da integrao de Copacabana ao espao urbano carioca, propriamente dito, ganhou avano graas intimao promovida pelo poder pblico, apresentada Companhia de bondes do Jardim Botnico para acelerar a obra de perfurao do Tnel do Leme (ABREU, 1987: 63), primeiramente contando com a galeria Coelho Cintra. Neste aspecto, chama-se ateno novamente para as fortes alianas do capital privado e transportes, com companhias imobilirias e loteadoras. Em meio disputa existente para se fazer a cidade as empresas aquinhoadas destes negcios buscavam preservar as concesses e os privilgios j conquistados na explorao das linhas de bonde, circunscritas a determinadas zonas de atuao (SILVA, 1992: 42). Finalmente em 4 de maro de 1906 inaugurado o ento Tnel Novo (atualmente ainda tratado assim por muitos). Oficialmente, a primeira galeria do Tnel do Leme chamada de Tnel Engenheiro Jos Cupertino Coelho Cintra, homenageando o gerente da Companhia de Bondes do Jardim Botnico. Com efeito, a conjugao do trinmio bonde, Tnel Velho, Tnel Novo veio consolidar a ocupao de Copacabana, propiciando a sua incorporao, definitiva, malha urbana carioca. O Tnel Coelho Cintra conta, no presente, com quatro faixas de rolamento, ligando a Avenida Princesa Isabel em Copacabana Avenida Lauro Sodr, em Botafogo. 3.2 Tnel do Leme 2a galeria Galeria Marques Porto. O projeto da segunda galeria do Tnel do Leme maturou-se trinta anos aps a inaugurao da primeira, devido aos congestionamentos de trfego (REIS, 1977: 113). A mesma foi inaugurada em 1943 e o seu nome evoca Joo Gaulberto Marques Porto, engenheiro responsvel pelas obras de duplicao e alargamento do tnel. Ambas as galerias possuem dimenses semelhantes. No entanto, um fato digno de meno diz respeito disposio dos fluxos de trnsito de cada uma. A galeria Marques Porto, identificada por sinalizao existente em sua entrada serve, principalmente, como soluo de continuidade ao fluxo de veculos proveniente do
FEV -2004

13

Tnel do Pasmado (abordado mais adiante) e, em seguida, Avenida Lauro Sodr, situada no bairro de Botafogo. Por outro lado, a galeria Coelho Cintra, cuja boca de sada fica prxima Igreja de Santa Terezinha, ao Shopping Center Rio Sul e casa de espetculos Caneco, se caracteriza pelo sentido Copacabana - Botafogo. Exceo esta disposio verificada nas manhs dos dias teis, quando a galeria Marques Porto passa a funcionar em regime de mo-dupla, fazendo parte de um grande esquema de trfego que objetiva facilitar o acesso ao centro, concentrador da maioria das oportunidades de trabalho na cidade. Captulo 4 O Tnel Joo Ricardo - um elo entre a rea central e a zona porturia (1919). No espao compreendido entre a rea central, especificamente, entre a estao de Trens da Central do Brasil e a zona porturia, situa-se o Tnel Joo Ricardo que corta o Morro da Providncia, com vistas ao acesso avenida Rodrigues Alves, que margeia os armazns atualmente em desuso, pelo deslocamento das atividades porturias para a rea revitalizada do Caju e adjacncias. Volvendo no tempo, verificase que o tnel, desde sua inaugurao, desempenhava um papel estratgico no deslocamento entre o centro da cidade e a rea do porto, concentrada nos bairros da Gamboa, Sade e Santo Cristo, fazendo parte integrante do universo de relaes que conferiam importncia e personalidade ao lugar. A iniciativa da construo do Tnel Joo Ricardo passou por diversos planejamentos e intenes polticas. No entanto, sua efetivao somente tornou-se vivel com a abertura ocorrida em 1919, na administrao do prefeito S Freire (REIS, 1977), praticamente trinta anos depois. Este cenrio propcio para a construo do tnel no se coadunou com a presena de cortios1 e casas de cmodos2 em sua rea. Os cortios foram durante o transcurso do sculo XIX um dos viles no bojo da insalubridade, na chamada Era Higienista, quando no Rio de Janeiro grassavam diversas epidemias. O caso mais notrio, no tocante s casas de cmodos, remonta ao famoso Cabea de Porco, provavelmente de propriedade do Conde DEu, cuja existncia passou a ser um caso de polcia, na medida em que chegou a abrigar quatro

Cortio: construo com vistas ao aluguel de quartos, circundando o permetro do terreno, contendo um tanque para a lavagem de roupa no centro do mesmo. 2 Casas de Cmodos: propriedade segmentada, geralmente em bairro outrora de prestgio, na qual so alugados os seus cmodos.

FEV -2004

14

mil habitantes em suas dependncias e em seu terreno na subida do morro da Providncia. Quanto ao registro das especificaes sobre o tnel, o levantamento de dados, traz tona seu nome oficial, tendo em vista que o mesmo liga a rua Bento Ribeiro antiga Rua Joo Ricardo rua Rivadvea Correia (antiga rua 10 e rua da Gamboa) e se estende por 293 (duzentos e noventa e trs) metros, com duas faixas de trfego, em um s sentido (Central Cais do Porto). Hodiernamente funciona nas circunvizinhanas de um movimentado entroncamento metro-rodo-ferrovirio, no complexo que rene a Gare Dom Pedro II, ponto inicial da Estrada de Ferro Central do Brasil, uma estao do metropolitano carioca e o Terminal Rodovirio Amrico Fontenelle. O tnel se constitui na principal via de sada dos nibus intermunicipais que partem da periferia da rea Central com destino Baixada Fluminense. Captulo 5 Os Tneis do Pasmado (1952), S Freire Alvim (1960) e Major Rubem Vaz (1963) galerias catalisadoras de fluxos na Zona Sul da cidade. Uma das funes precpuas dos tneis a viabilizao de fluxos, auxiliando sobremaneira o fluir do trnsito e, por conseguinte, de outros fluxos derivados dos deslocamentos de pessoas e mercadorias que circulam a bordo dos diversos veculos automotores liberados para a circulao no interior das galerias. Assim, so facilitados e impulsionados direta ou indiretamente pelos tneis, os fluxos de alguns tipos de matrias-primas (na maior parte dos casos vedado o seu transporte por estas vias), pessoas, idias, bens e servios em geral (dentro da dinmica de distribuio e consumo), informaes, capitais etc. Contribuindo para compor a temtica, recorre-se orientao de SANTOS (1996), na qual este autor citando um de seus trabalhos passados (1978) resgata o conceito desenvolvido sobre fixos e fluxos sociais. Em trabalhos subseqentes assiste-se o burilar dos seus fundamentos, conforme o texto que se segue: Os elementos fixos, fixados em cada lugar, permitem aes que modificam o prprio lugar, fluxos novos ou renovados que recriam as condies ambientais e as condies sociais, e redefinem cada lugar. Os fluxos so um resultado direto ou indireto das aes e atravessam ou se instalam nos fixos, modificando a sua significao e o seu valor, ao

FEV -2004

15

mesmo tempo em que, tambm, se modificam (SANTOS, 1982: 53; SANTOS, 1988: 75-85). Nestes termos, o presente trabalho tem a liberdade de conceituar os tneis categoria de fixos, os quais so geradores de diversos fluxos que incorrem no dia a dia da cidade. E seguindo uma diretriz anloga, tenciona-se aludir aos tneis outro enfoque, complementar ao primeiro conceito. Ao definir o espao como um sistema de objetos correlacionado a sistemas de aes em um conjunto de interaes mtuas, SANTOS acrescenta (1996: 51-52): De um lado, os sistemas de objetos condicionam a forma como se do as aes e, de outro lado, o sistema de aes leva criao de objetos novos ou se realiza sobre objetos preexistentes. assim que o espao encontra a sua dinmica e se transforma. Deste modo, semelhana de outros objetos considerados pelos gegrafos como objetos geogrficos, os tneis tambm podem ser inseridos no cerne deste mesmo rol a semelhana de um porto, de uma estao de estrada de ferro, de uma usina hidroeltrica e at mesmo de uma cidade. Este significado transcende a idia bsica de MOLES (1969 e 1971), citado tambm por SANTOS (1996), que atribui aos objetos aspectos de independncia e mobilidade. Com efeito, as definies conceituais acima so de grande valia no s para o entendimento da importncia dos tneis na gerao de fluxos urbanos, como tambm abordado em outras partes desta pesquisa para a compreenso do seu efetivo papel na gerao de novos espaos e na poltica de segregao scio-espacial, concretizada ou facilitada por sua implantao. O efeito positivo na catlise de fluxos, exercido pela atividade de tneis como o Pasmado, S Freire Alvim e Major Rubem Vaz, se faz comprovar, com se ver a seguir, por intermdio da anlise da situao-problema que motivou a conduo de cada um destes empreendimentos, concentrados na Zona Sul da cidade. 5.1 Tnel do Pasmado. Dos trs tneis, o Tnel do Pasmado foi o primeiro a ser inaugurado, em 1952, no transcurso da gesto do prefeito Joo Carlos Vital. A abertura da sua concorrncia foi efetivada, anteriormente, na administrao Hildebrando de Ges (1946-1947),
FEV -2004

16

concretizando o plano de encurtamento da distncia Centro-Zona Sul atravs da ligao direta da Avenida Beira Mar (na praia de Botafogo) Avenida Atlntica em Copacabana, buscando o aumento da fluidez do trnsito no bairro de Botafogo. Na presente pesquisa foram observadas evidncias de alterao do nome oficial de Tnel do Pasmado para Tnel Engenheiro Andr dos Santos Dias Filho, um dos executores de suas obras (de acordo com o Jornal do Brasil de 12 de maio de 1977), sem correspondncia, na atualidade, com a placa informativa mantida pela Prefeitura, junto entrada do tnel. O Tnel do Pasmado permite a transposio do pequeno morro de mesmo nome e, tal e qual, como acontece com o Tnel do Leme, sua galeria integra o mesmo esquema de trfego com vistas a um melhor desempenho quanto ao deslocamento de veculos para o centro da cidade, mantendo regime de mo-dupla, em seu interior, excepcionalmente durante as manhs dos dias teis, objetivando o aumento do nmero de faixas de rolamento disponibilizadas no sentido Sul-Centro. O estado de conservao dos tneis cariocas sempre deixou a desejar, devido ao nus e a complexidade na sua manuteno e poltica de abandono praticada pelos responsveis por sua administrao ao longo das dcadas. Periodicamente, entretanto, o ciclo de descaso rompido nas ocasies em que a cidade torna-se sede de eventos de monta como feiras internacionais ou encontros de estadistas e de organizaes mundiais. Tradicionalmente a poro da cidade dos ricos passa por uma faxina, aproveitando a vontade poltica externada sobre a forma da liberao de verbas at ento amarradas. Como se sabe, nos momentos nos quais o Rio de Janeiro se torna palco de grandes eventos nacionais e internacionais a cidade recebe um turbilho de obras, seja no incio do sculo com a abertura de vias como a Avenida Beira Mar ou neste final de milnio com a efetivao da Linha Vermelha. Ao mesmo tempo a cidade assistiu um empreendimento inmeros aterros tradio no seu processo de configurao - como o do Parque do Flamengo (concludo as vsperas do Congresso Eucarstico Internacional) e a edificao ou reforma de pavilhes, necessrios para o abrigo dos eventos. Alguns monumentos, a posteriori, ganharam novas funes, como a atual sede da Academia Brasileira de Letras e o Museu da Imagem e do Som. O pretexto da arrumao contribuiu tambm para a remoo da populao indesejvel dos lugares valorizados da cidade, sem que o poder pblico se importasse com a necessidade dos menos favorecidos em residir prximo s oportunidades de trabalho, a fim de continuar desenvolvendo suas estratgias de sobrevivncia. Dentro do assunto e volvendo ao
FEV -2004

17

tnel em pauta, nos deparamos com a crnica do dramaturgo e ator Miguel Falabella no jornal O Globo de 1o de julho, narrando as observaes do tambm ator, Luiz Gustavo: impressionante! T tudo lindo! Vocs acreditam que eu cruzei o Tnel do Pasmado e fiquei de boca aberta. Eu nunca soube que o Pasmado era branco, minha Gente! O Pasmado branco! Os efeitos da maquiagem urbana que embranqueceu o Pasmado se fizeram sentir nas proximidades da Cimeira do Rio de Janeiro, a Primeira Reunio entre os Chefes de Estado e Governo da Amrica Latina (e Caribe) e da Unio Europia que se desenrolou ao final de junho de 1999, com o objetivo oficial de promover parcerias estratgicas entre as naes envolvidas. Assim, diversos tneis que se encontravam no trajeto das comitivas estrangeiras receberam uma srie de cuidados at ento inditos como a reformulao total do sistema de iluminao, limpeza, pintura e troca dos revestimentos de acabamento; recapeamento e sinalizao das pistas; dentre outras melhorias que os tornaram irreconhecveis1. O esprito crtico da populao carioca no deixa de perceber esta preocupao na manuteno das aparncias e a crnica acima Um Corao Urbano retrata a situao, referenciada pelo citado ator e registrada pela imprensa na crnica do dramaturgo Falabella. Do Tnel do Pasmado, o texto se dedica s prximas pginas com os outros tneis mencionados anteriormente, quais sejam S Freire Alvim e Major Rubem Vaz. Os projetos de execuo de ambos os tneis remontam poca do prefeito Francisco de S Lessa (1955-1956) e foram englobados pelo Plano de Tneis de Copacabana, cuja viabilizao teve origem no Plano de Realizaes e Obras do ento prefeito do Distrito Federal, Francisco Negro de Lima (1956-1958). O plano, que contribuiu para o boom das transformaes urbanas que se intensificaram nos anos sessenta, foi custeado pelo Fundo Especial de Obras Pblicas (administrado pela SURSAN - Superintendncia de Urbanizao e Saneamento) e lastreado pela venda dos terrenos urbanizados e pela arrecadao da receita de um adicional sobre os impostos de Vendas, Consignaes, Territorial, Indstria e Profisses e Transmisses Intervivos (REIS, 1977).

Enquanto algumas obras acontecem, a esttica anrquica teima em se fazer presente. Ao trmino deste trabalho, constatou-se, em tempo, que a ao dos vndalos grafiteiros voltou carga principalmente nas paredes do Tnel S Freire Alvim.

FEV -2004

18

5.2 Tnel S Freire Alvim. O Tnel S Freire Alvim (homenagem ao prefeito que o concluiu), inaugurado em 31 de janeiro de 1960, proporcionou Copacabana uma terceira via paralela praia. Com sua abertura solucionou-se, na ocasio, o congestionamento do trfego no trecho da avenida Nossa Senhora de Copacabana, entre as ruas Miguel Lemos e S Ferreira, intensificado anteriormente pela obrigatoriedade da mo dupla no local. Permitiu-se, deste modo, imprimir um sentido nico, para as pistas da avenida, voltado para o Centro da cidade (REIS, 1977 e Os Tneis da Guanabara, sem data). O traado do Tnel S Freire Alvim atravessa o macio do morro do Cantagalo, ligando a rua Barata Ribeiro rua Raul Pompia em sentido nico, voltado para o Posto 6, rea nobre da cidade nos limites dos bairros de Copacabana e Ipanema. 5.3 Tnel Major Rubem Vaz. Com a entrega ao trfego do Tnel Major Rubem Vaz, em 21 de abril de 1963, Copacabana ganhou uma outra via contnua, paralela praia, ligando as ruas Tonelero e Pompeu Loureiro (vide Os Tneis da Guanabara, sem data), facilitando, assim, o acesso pelo Corte de Cantagalo (Avenida Henrique Dodsworth) aos bairros situados ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas. Na travessia do macio do Morro dos Cabritos seus 220 (duzentos e vinte) metros de extenso e 18 (dezoito) metros de largura so servidos por quatro faixas de trfego (sentido Tonelero - Pompeu Loureiro). A construo foi executada em tempo recorde, durante apenas seis meses por iniciativa do Governo Carlos Lacerda (19601965). A denominao oficial do tnel homenageia o Major da Aeronutica Rubem Vaz, morto em atentado contra o ento deputado Carlos Lacerda em agosto de 1954 (de acordo com o jornalista Bruno Thys, Dupla Exposio, Jornal do Brasil, 29 de junho de 1988). Finalmente, convm ressaltar que Copacabana possui diversos tneis atravessando ou permitindo acesso ao seu espao por estar o bairro situado em uma faixa estreita de terra entre as montanhas e o mar e ainda por ser um bairro densamente habitado que por vrias pginas da histria encarnou o iderio de beleza e sonho de moradia de geraes, um legtimo cone de Brasil no mundo afora. Copacabana se constitui, igualmente, em um relevante subcentro comercial e de servios e um ponto de atrao turstica por excelncia.
FEV -2004

19

Captulo 6 Tneis Santa Brbara (1964) e Rebouas (1967) Rompimento do macio da Tijuca, descaracterizando e destruindo os bairros que esto no meio do caminho, face apologia ao automvel. A estruturao do pensamento com vistas execuo desta monografia reconhece o macio da Tijuca, e os seus alinhamentos rochosos junto ao litoral, como um marco espacial, delimitando a pesquisa em antes e aps sua capitulao, ocorrida no auge da grande expanso da rede urbana de transportes nos anos sessenta. A transposio diametral do acidente geogrfico, na sua poro leste, veio a ocorrer com a inaugurao do Tnel Santa Brbara em 1964 e do Tnel Rebouas em 1967. Este macio, dotado de imponncia e beleza, guarda nas nascentes de seus rios a origem dos primeiros mananciais de gua potvel da ento colnia, que tambm buscava, no alto, em suas matas, a proteo contra os ataques dos inimigos, juntamente com a lenha e a pedra, bens fundamentais para o seu crescimento. De suas montanhas, pode-se dizer que foi acompanhado o nascer e o espraiar do Rio de Janeiro. Alm disso, em decorrncia da influncia marcante do macio da Tijuca, a cidade assumiu uma forma caracteristicamente linear, o que vem dificultando at os nossos dias o provimento de infra-estrutura bsica (ABREU, 1992). Estes fatores colaboram, em parte, para a ecloso do grmen responsvel pelas dicotomias reais e simblicas existentes entre a Zona Norte (industrial e concentradora de alguns bairros de classe mdia, afora os suburbanos) e a Zona Sul (de privilegiada orla martima e repleta de bairros nobres), obrigando tambm a passagem pela rea Central em se tratando da comunicao entre as referidas partes da cidade e o centro de negcios. Os Tneis Santa Brbara e Rebouas so tambm marcos tecnolgicos de uma poca na qual o problema virio justificou os macro investimentos que garantiram tais execues. A questo se principia antes mesmo dos anos trinta, intensificando-se a partir desta dcada. O incremento do fluxo migratrio somado ao da industrializao, bem como a expulso da populao do Centro promovida pelas reformas urbanas, resultou em um processo de ocupao dos subrbios, ocorrendo tambm o remanejamento, para este segmento da cidade, das fbricas antes localizadas na rea central (BRANDO, 1992). 153, 155) assim desenvolve: A Segunda Guerra Mundial acelerou o processo de evoluo demogrfica e industrializao, moldando o quadro que BRANDO (1992:

FEV -2004

20

O crescimento tentacular da cidade, em parte determinado por fatores geogrficos, passou a exigir deslocamentos da populao cada vez maiores entre o local de trabalho e o de moradia, gerando crises dos transportes. (...) porm a partir da dcada de 50 que se agravam profundamente as grandes questes urbanas da rea metropolitana do Rio de Janeiro: os carros tomam conta das ruas, o solo urbano tem seu preo altamente valorizado, e enormemente intensificado o crescimento vertical da cidade. (...) tambm a partir da dcada de 50 que os problemas de deslocamentos urbanos se agravam cada vez mais, exigindo tanto a melhoria dos sistemas de transportes, como das vias de circulao. Esse problema era mais srio nos deslocamentos Centro-Zona Sul, em funo do crescente uso dos automveis, que congestionavam as vias de acesso ao Centro e Zona Norte da cidade (...). O auge desta situao se passa na dcada de sessenta com a indstria automobilstica auferindo recordes em sua produo, voltada para as classes mais abastadas, residentes no Rio de Janeiro, principalmente na Zona Sul. Em vista destas imposies oriundas da chamada Era JK, consubstanciada com a mitificao do automvel, levou-se concentrao dos investimentos pblicos na busca desenfreada em renovar-se o sistema virio, visando a catlise do transporte individual, privilgio das minorias dominantes e de parte da classe mdia. Em relao a isso, em entrevista concedida ao Jornal do Brasil em 14 de maro de 1999, o professor Milton Santos tece comentrios sobre a gesto, nos ltimos decnios, dos investimentos pblicos, na sua inteno de produzir uma determinada ordem poltico-econmica. No entanto, de forma inversa, segundo o pesquisador, estas aes malogradas vm contribuindo para provocar ainda mais desordem no padecente caos urbano brasileiro. Seguindo a mesma linha de raciocnio, infere-se que a utilizao de verbas para a melhoria do sistema virio, em detrimento da necessidade premente de incentivo ao transporte de massa, estimulou, em contrapartida, as montadoras a produzirem ainda mais carros particulares. Neste aspecto, fica patente o jogo de conivncia entre governo e empresariado, em detrimento aos interesses majoritrios da populao.

FEV -2004

21

6.1 Tnel Santa Brbara (tambm conhecido como Tnel Catumbi-Laranjeiras). A abertura de um tnel conectando os bairros de Laranjeiras (Zona Sul da cidade) e Catumbi (localizado entre a periferia da rea Central e a Zona Norte) foi assentada no Plano Agache, do urbanista francs Alfred Agache, em 1928. Anos aps, em 1948, ocorreu o incio das obras de perfurao, quando na prefeitura Mendes de Morais o Servio Tcnico de tneis da cidade abriu concorrncia para execuo deste importante tnel urbano (REIS, 1977: 125), contando atualmente com 1357 (mil trezentos e cinqenta e sete) metros de comprimento por 18 (dezoito) metros de largura (nove metros para cada sentido), atravessando o macio do Morro da Nova Cintra, popularmente denominado Morro da Coroa, em sua vertente norte, no bairro do Catumbi. As escavaes arrastaram-se por, praticamente, dois decnios e, apesar do projeto estar includo no Plano de Realizaes e Obras do Prefeito Negro de Lima em 1957, somente foi efetivamente retomado e finalizado no decorrer da gesto Carlos Lacerda (estado da Guanabara, 1960-1965), seguindo a esteira da chamada febre viria, comentada anteriormente. Sobre este tpico ABREU (1987: 132-133) ilustra: O Governo Lacerda (...) representa o exemplo mais marcante da interveno direta do Estado na soluo do problema virio, um problema que era na verdade um falso problema, posto que derivava da crescente concentrao de renda nas mos de uma minoria da populao. A execuo desta poltica foi patente na administrao Lacerda, consagrada pela implantao de uma grande quantidade de vias que, apesar de no solucionarem o problema, contriburam para minor-lo. Como um dos exemplos marcantes da obra de Lacerda na cidade/estado, ABREU cita a concluso do Tnel Santa Brbara. E continuando sua anlise (1987: 134) expe: (...) a busca de melhor acessibilidade interna e externa ao ncleo metropolitano trouxe de volta a antiga prtica da cirurgia urbana, cujos efeitos se fizeram sentir principalmente nos bairros que estavam no caminho das novas vias expressas, tneis e viadutos.

FEV -2004

22

O bairro do Catumbi era um deles. O Governador Lacerda solucionou, localmente, a problemtica das devastadoras enchentes, comuns ao bairro, efetivando diversas obras em suas galerias pluviais. Todavia, o sacrifcio imposto comunidade do Catumbi, disfarado sob a chancela da necessidade de progresso e saneamento causou muita dor sua populao, como aponta MELLO (1993: 15): Diversos imveis, logradouros e a capela de Nossa Senhora da Conceio foram lenta e dolorosamente atingidos, mutilados ou, para usar a consagrada expresso popular, riscados do mapa. Deste modo, os proprietrios de estabelecimentos comerciais e prdios residenciais, que estavam no caminho das obras, foram contemplados com indenizaes irrisrias, restando aos inquilinos, afora a amargura do despejo, reter as lembranas do antigo universo vivido (op. cit.). O Catumbi, dos dias atuais, alm de servir como rea de passagem plena de tneis e viadutos, est conformado em meio a casas comerciais, ao Sambdromo (palco dos Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) e ao cemitrio So Francisco de Paula que guarda popularmente o nome de cemitrio do Catumbi. O Tnel Santa Brbara foi o primeiro tnel construdo nos domnios do bairro1, compondo uma parte de um conjunto de vias que foram projetadas para ligar a Avenida Brasil (principal eixo rodovirio da cidade) Zona Sul, evitando assim a passagem pelo centro de negcios ou ainda permitindo uma conexo mais rpida rea Central. Neste mosaico virio, destacam-se o Viaduto Engenheiro Antonio Alves de Noronha, no cruzamento da Rua das Laranjeiras com a sada sul do tnel e o Viaduto Dr. Agra, prximo sua boca norte (REIS, sem data). A implantao do Tnel Santa Brbara promoveu um grande impacto no bairro do Catumbi, gerando imensas transformaes guiadas pelos interesses de diversos agentes sociais, encabeados pelo Governo do Estado, permitindo o estabelecimento de uma srie de aes articuladas que visavam agilizar o fluxo de veculos sem preocupao com a preservao da estrutura urbana preexistente. O discurso governista daquele tempo, ao contrrio, se autoproclamava como responsvel pela promoo de um verdadeiro renascimento do bairro. Propagandeava-se o vo da Fnix, ressurgida das cinzas, ou melhor, do escoar das guas; um Catumbi saneado e
Mais tarde, em 1977, foi inaugurado um segundo tnel, nas cercanias do primeiro, denominado Martim Francisco de S, analisado mais adiante por esta pesquisa.
FEV -2004
1

23

livre das inundaes que, at ento, constantemente castigavam aquela parte do Rio de Janeiro2. Contudo, o advento do tnel e das respectivas vias de acesso transformaram o Catumbi, de bairro tradicionalmente vivido pelas comunidades das colnias portuguesa, espanhola e italiana (com seus cortios e casas de cmodos, afamados blocos carnavalescos e significativas manifestaes religiosas, notadamente em suas ruas sob a forma de procisses) em um bairro que se proletarizou acentuadamente nas ltimas dcadas. Como tambm assinalado por MELLO, dos laos de amizade, o Catumbi passou a viver sob laos de concreto e s no foi totalmente dizimado em razo da fora e do empenho da Associao de Moradores do bairro e dos padres da Igreja de Nossa Senhora da Salete. Tal resistncia propiciou a manuteno dos testemunhos materializados na paisagem, hoje rugosidades expressas atravs de seu velho casario, ao lado de modernas vias. Como se sabe, SANTOS (1978), recorrendo a um conceito da geografia fsica, transpe para a geografia humana a questo da rugosidade entendida como restos de um momento materializado no espao no curso da histria do mundo. revelia das transformaes radicais operadas no bairro, grosso modo, no houve ocorrncia do fenmeno da refuncionalizao no citado casario remanescente. Ainda com base em SANTOS (1978 e citado por CORRA, 1986), que advoga a utilizao da interpretao dialtica entre estrutura, processo, funo e forma para a compreenso da totalidade social em sua espacializao, verifica-se que estes imveis continuam, em sua maioria, servindo de residncia, pequeno comrcio e marmorarias, no tendo sido detectadas grandes mudanas de atividade aps a reurbanizao. No cmputo geral do empreendimento, tm-se um Catumbi segregado socialmente versus Laranjeiras e Cosme Velho, bairros nobres, nos quais os impactos resultantes da construo da via e do seu funcionamento foram de menor monta. Acima do tnel, no Catumbi, diversas favelas como a do Morro da Coroa, encontram-se margem do processo, excetuando o perodo da construo, quando muitos barracos foram condenados ou afetados sob o efeito de exploses e das escavaes. No entanto, seus perfis arquitetnicos transmutaram-se com o tempo. Como nas outras favelas da cidade, os barracos de madeira e zinco cederam espao, na encosta do morro, s casas de alvenaria. Quanto ao tnel, propriamente dito, pode-se afirmar que o mesmo nasceu sob a gide das inovaes tecnolgicas de seu tempo. O Tnel Santa Brbara foi
2

Veja-se no Jornal O Globo de 30 de julho de 1963 a publicao de trechos do discurso do Governador Carlos Lacerda e de simpatizantes presentes cerimnia de entrega ao trfego do Tnel Santa Brbara.

FEV -2004

24

considerado em sua inaugurao, ocorrida a 22 de abril de 1964, como o mais moderno da Amrica Latina sendo, por excelncia, um marco na evoluo tcnica e histrica dos tneis na cidade. A partir dele, novas metodologias de perfurao e manuteno de tneis passaram a ser aplicadas. Foi o primeiro a demandar a criao de equipes de operao, monitoramento e cuidados especiais na sua administrao; o que foi estendido, anos depois, a outros tneis de igual complexidade. Em vista das inovaes apresentadas destacava-se o fato de ser o primeiro a contar com sistema de ventilao e exausto, aparelhagem de radar, contagem de veculos, sinalizao luminosa3, recebimento independente de eletricidade, geradores de emergncia, bem como circuito fechado de televiso para monitoramento de enguios e acidentes4, dentre outras facilidades. Entretanto, face ao grande fluxo de veculos, o Tnel Santa Brbara tornou-se o primeiro a sofrer srios problemas relacionados com a qualidade do ar, tendo a circulao de nibus sido restringida, em sua galeria, por diversas vezes, como medida atenuadora. Da mesma forma, se a concentrao de monxido de carbono ameaasse atingir um ndice intolervel dentro dos padres internacionais5, cumpria-se por procedimento limitar o fluxo de automveis ou interrompia-se temporariamente o funcionamento do tnel e vias de acesso. Assim, a despeito de seu aparato tecnolgico, por dispor to somente de uma galeria, o tnel passou a ser o mais poludo do Rio de Janeiro. Em decorrncia do recorde negativo, no ano de 1990, a FEEMA exigiu que a Secretaria Municipal de Obras apresentasse um projeto para a reduo da poluio6. Como resposta, em janeiro de 1992 findou-se a instalao de uma parede dividindo a galeria do Santa Brbara; soluo prtica que se utilizava da simples passagem dos veculos para que o ar poludo fosse expelido de maneira significativa para alm de seus limites. Neste processo tambm foi contemplada a instalao de um sistema de iluminao e novos ventiladores, controlados por computadores, para complementar a exausto. Esses melhoramentos foram entregues, oficialmente, em 3 de maio de 1992. A reforma, financiada pela Light, permitiu a esta empresa passar pelo teto falso do tnel doze cabos de alta tenso7. Afora esta verso dos fatos recolhida das fontes jornalsticas, sabe-se que a despoluio do Tnel Santa Brbara era, h muito, ansiada por usurios, porm sem a devida correspondncia por parte das autoridades responsveis. Contudo, diante da ameaa de uma mancha na
Desativada e substituda por placas tradicionais aps a ltima reforma. Implantado em 1972, logo depois caindo em desuso devido problemas com a inadequao do equipamento e a dificuldades com a sua manuteno. 5 ndice obtido a cada minuto por intermdio de equipamento importado que testa a densidade de monxido de carbono no ar interno do tnel. 6 Veja-se na edio do Jornal O Globo de 2 de janeiro de 1992. 7 O Globo, edio de 16 de janeiro de 1992.
4 3

FEV -2004

25

imagem internacional do Rio de Janeiro, em tempos nos quais a cidade preparava-se para sediar a Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO-92, a previso do inevitvel deslocamento das comitivas de participantes estrangeiros pela passagem plena de gases intoxicantes colaborou para a acelerao de um desfecho positivo, favorecendo a execuo da reforma. Cabe finalmente frisar a elucidao de um questionamento digno de meno, no que se refere invocao do nome do Tnel Catumbi-Laranjeiras ao de Santa Brbara. A alcunha oficial, Santa Brbara, decorre da tradio crist, advinda das Minas Gerais do tempo da colnia, na qual a santa era cultuada como a protetora dos mineiros e dos trabalhadores em galerias subterrneas8. A devoo padroeira reafirmou-se, especificamente no Tnel Santa Brbara, aps a ocorrncia de um acidente, quando o desabamento de um bloco, entre a abboda rochosa do tnel e o teto falso, criou um vo no qual o governo Lacerda construiu uma capela para homenagear os dezoito operrios mortos ao longo da sua construo9. Seus nomes foram inscritos em lpide, contendo, textualmente, os dizeres: Tu, que passas por ste caminho que a nossa morte abriu no seio da pedra pede a Santa Brbara que tenhamos a vida no seio de Deus10. No interior da gruta os anos guardaram um tesouro escondido: um painel de cento e vinte metros quadrados criado pela pintora Djanira, realizado em cermica esmaltada, reproduzindo a imagem da santa. So desenhos abstratos e decorativos, coloridos suavemente em tons de roxo, azul e branco. No centro faz-se ntida a imagem de Santa Brbara vestida com uma tnica, envolta em manto. Em uma das mos carrega um clice, na outra uma pluma de pavo ou palma simbolizando o martrio. Ao seu lado, aparece uma torre com trs janelas e um anjo segurando clice e hstia. No painel de Djanira esto representadas, ainda, figuras de operrios com britadeiras mescladas a anjos com instrumentos musicais11. Praticamente inacessvel, por vinte anos, por ser o tnel uma passagem sem acesso pedestres e na qual os veculos no podem parar, o mural foi intensamente castigado pela umidade, pelo calor
Fonte: Dirio de Pernambuco de 19 de julho de 1996. A exceo de diversas publicaes pesquisadas sobre o assunto, a edio do Jornal O Globo de 16 de abril de 1985 relaciona o desabamento morte dos dezoito operrios, hiptese descartada por este estudo. 10 Transcrito do Jornal do Brasil de 12 de dezembro de 1982. 11 Veja-se nas edies de 3 de junho de 1985 do Jornal do Brasil e 19 de julho de 1996 do Dirio de Pernambuco.
9 8

FEV -2004

26

e, principalmente, pela poluio que queimou a cor de muitos azulejos, cobrindo de fuligem a obra. Por iniciativa do ento presidente da extinta FUNARJ, professor Darcy Ribeiro, o painel foi retirado do tnel para ser recuperado em 1985, permanecendo encaixotado e com destino incerto. Em 1996 foi submetido a uma nova restaurao por uma equipe de profissionais do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, onde permanece decorando o ptio interno do museu12. 6.2 Tneis Andr e Antnio Rebouas (Tnel Rebouas). No incio dos anos vinte j havia a inteno por parte do Prefeito Carlos Sampaio em construir um tnel conectando, por trem, a Lagoa Rodrigo de Freitas Zona Norte/Centro da cidade. Este tnel s viria a ser concretizado, quarenta anos depois, na administrao do governador da Guanabara Carlos Lacerda (ABREU, 1987), destinado, especificamente, ao transporte rodovirio. Sua materializao constitui-se em uma das insgnias do espao urbano carioca: o afamado Tnel Rebouas. Durante muito tempo a referida passagem figurou como o maior tnel viriourbano do mundo, posio perdida em 1997 com a inaugurao do Tnel da Covanca no bojo do trajeto da Linha Amarela. O esforo empreendido em sua construo tem justificativa calcada em uma srie de fatores dentre os quais, os aspectos histricos e geomorfolgicos da cidade, comentados no primeiro captulo da monografia e na apresentao do presente. Ainda neste sentido, acentuam-se os conceitos expostos, retomando-se a MELLO (1993: 35) quando este resume a evoluo histrica do Rio de Janeiro: A cidade, fundada no Sculo XVI, junto aos morros Cara de Co e Pode-Acar, foi, pouco tempo depois, transferida para o morro do Castelo. Mas a presena de vrios acidentes geogrficos como morros, brejos, mangues, lagos, rios e o prprio mar impedia o seu espraiamento. Por conseguinte, o homem passou a empreender diferentes retoques urbansticos para tornar a cidade saudvel, aprazvel e funcional, logo, humanizada.

12

Informaes comprovadas em visita ao local e disponveis na revista Veja Rio de 25 de setembro de 1996.

FEV -2004

27

Em termos de superao dos desafios naturais, a barreira constituda pelo macio da Tijuca se afigura com destaque superlativo. A necessidade de intercmbio, conjugada saturao do trfego no Centro, demandava a perfurao de um tnel atravessando o macio. A histria de sua construo comea efetivamente em 1955, quando a ento Secretaria de Viao e Obras elaborou projeto para o empreendimento de um tnel entre a Avenida Paulo de Frontin, no Rio Comprido, e a Rua Frei Veloso, na Lagoa, contando com um traado praticamente igual ao atual. O mesmo chegou a ter concorrncia pblica e as obras s no foram iniciadas por causa do seu oramento, poca, considerado elevado. Os planos permaneceram arquivados durante seis anos, at que, em 1961, foi promovida concorrncia para a construo do trecho Cosme Velho Lagoa, de acordo com as especificaes originais. Os trabalhos foram iniciados em abril de 1962 e em 1965, em carter experimental, era possvel a passagem de veculos pelo tnel. Inaugurado oficialmente, no governo seguinte ao de Carlos Lacerda, pelo Governador Negro de Lima, em 3 de outubro de 1967, somente passou a utilizar, sem interrupes, duas pistas, funcionando em ambos os sentidos, no dia 9 de novembro de 197213. Em termos de especificaes, de acordo com a Coordenadoria de Vias Especiais (ligada Secretaria Municipal de Trnsito da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro), o Tnel Rebouas possui 5.600 (cinco mil e seiscentos) metros de galerias, medindo cada uma 9 (nove) metros de largura, com trs pistas de rolamento em ambos os sentidos. Atravessa o macio da Tijuca em duas sees de galerias duplas: uma, do Rio Comprido ao Cosme Velho, com 760 (setecentos e sessenta) metros de extenso e a outra, do Cosme Velho Lagoa, apresentando o comprimento de 2040 (dois mil e quarenta) metros. De forma a facilitar o fluxo foram construdas diversas vias auxiliares, tais como: o Viaduto Saint Hilaire (recentemente em obras de recuperao estrutural), passando transversalmente por sobre a Rua Jardim Botnico, no acesso Lagoa; os viadutos Machado de Assis e Jos de Alencar, no intervalo entre as sees de galerias no bairro do Cosme Velho, cruzando em elevado a rua de mesmo nome; o elevado situado sobre a Avenida Paulo de Frontin, no bairro do Rio Comprido, oficialmente conhecido como Elevado Engenheiro Freyssinet; alm de outros acessos menores. O Tnel Rebouas facilita o fluxo direto de veculos entre a Lagoa e bairros vizinhos (como Humait e Jardim Botnico) e os bairros de Cosme Velho e depois Laranjeiras. Conjugado com o Elevado da Avenida Paulo de Frontin, no Rio Comprido

13

Veja-se na edio do Jornal O Globo de 15 de outubro de 1980.

FEV -2004

28

(Zona Norte da cidade), cumpre a ligao com a Avenida Francisco Bicalho, recebendo e conduzindo as correntes de trfego para a Tijuca, Avenida Brasil, Centro e Cais do Porto, reas estas, com exceo do citado bairro de classe mdia da Zona Norte, de onde procede, praticamente, todo o abastecimento da Zona Sul. O tnel permite ainda ligaes mais rpidas com os subrbios da Central e da Leopoldina, seja atravs de logradouros para veculos automotores ou pelas estaes ferrovirias Lauro Muller e Baro de Mau, respectivamente. Por outro lado, convm registrar que o gerenciamento, a manuteno e a operao das galerias so centralizados em um prdio prximo ao acesso Lagoa, pelo qual alm do funcionamento da mesa para controle de monxido de carbono, so acionadas as estaes de energia eltrica que, em caso de interrupo da fora, ativam duas subestaes em regime de emergncia. A referncia aos nomes oficiais do tnel, Andr e Antnio Rebouas, remonta ao tempo do Imprio e a estes dois irmos e engenheiros. Negros e filhos de famlias de poucos recursos, do interior da Bahia, os irmos Rebouas formaram-se na Escola Politcnica do Rio de Janeiro. Andr Rebouas foi o autor dos projetos dos portos do Maranho, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, destacando-se ainda como defensor da campanha abolicionista. Dentre as realizaes de Antnio Rebouas esto a construo da subida da Serra do Mar, no Paran, e as docas da Alfndega do Rio de Janeiro14. Observa-se, atravs de placas da prefeitura, que Andr Rebouas empresta o nome dupla de galerias envolvidas na trajetria da Lagoa ao Rio Comprido, cabendo a Antnio Rebouas denominar o sentido inverso. Em linhas gerais, durante a perfurao do Tnel Rebouas, associou-se a idia da sua concluso ao fim dos problemas ligados ao intrincado quebra-cabeas do ir e vir no trnsito carioca. De fato, seu funcionamento relevante para a manuteno do nvel de circulao de veculos na cidade. Este diagnstico pode ser aferido no histrico das vezes nas quais deixou de funcionar por diversos motivos; o que fez com que naqueles momentos o trnsito da cidade do Rio de Janeiro se apresentasse bastante comprometido. Atualmente, no entanto, sua parcela de colaborao, apesar de significativa, vista como a de mais um componente articulado ao conjunto das macro vias da cidade. Dentre as principais tem-se o Tnel Santa Brbara, as Linhas Vermelha e Amarela, a Avenida Brasil e as grandes artrias suburbanas, todas conjugadas frota de coletivos e ao Metropolitano carioca.

O Globo, op. cit. Baseado tambm na biografia existente no livreto, sem data, publicado pelo Governo Carlos Lacerda, divulgando aspectos gerais sobre a construo do Tnel Rebouas.

14

FEV -2004

29

O aprontamento de um tnel trs em seu rastro uma srie de conseqncias. Uma via especial da envergadura do Tnel Rebouas no foge regra pois trouxe consigo investimentos de grande vulto e, por conseguinte, impactos e transformaes espaciais notadamente, como verificado, em sua boca norte, situada no Rio Comprido. Neste bairro, o seu logradouro outrora mais nobre, a Avenida Paulo de Frontin, sofreu uma mudana radical em razo da construo do Elevado Engenheiro Freyssinet, afixado sobre toda a extenso de seu espao coletivo. Por conseguinte, o segmento de renda abastada, que residia nos casares que ladeavam a citada artria, migrou para outras reas da cidade. Da mesma forma, os seus prdios de alguns pisos desvalorizaram-se em decorrncia da poluio intensa do ar, do barulho provocado pelos veculos, bem como pelo ensombreamento causado pelo elevado. Atenuando as circunstncias, e diante da ampla acessibilidade do lugar a custos menos onerosos, um segmento do empresariado passou a se utilizar dos prdios que ladeiam a avenida investindo e transformando-os em fixos sociais como clnicas, laboratrios, instituies de ensino, sedes de empresas, dentre outras formas de comrcio e servios. Trata-se de uma soluo e redesenho que caracteriza o fenmeno da refuncionalizao. Na verdade, as casas e prdios pouco mudaram em suas formas, sendo recuperadas por fora das atividades acima mencionadas, ou seja, foram adaptadas, frente necessidade do cumprimento um novo papel. Ainda no que concerne Avenida Paulo de Frontin no poderia deixar de ser citado o trgico acidente, em novembro de 1971, envolvendo vtimas na queda de um trecho do elevado justamente na confluncia com a Rua Hadock Lobo. Fatos como este provocam um grande temor entre a populao, notadamente entre aquelas pessoas que desenvolvem algum tipo de fobia. Conforme aponta MELLO (1993: 39): na reorganizao do espao vrias obras construdas de acordo como os empreendedores das polticas pblicas para minorar o sofrimento do povo e trazer o progresso ensejam conflitos e, depois de prontas, continuam a ser rejeitadas por outros motivos. Os claustrfobos se recusam a cortar caminho atravessando os tneis cavados nas bases dos morros ou a viajar de Metr debaixo da terra, no que so acompanhados pelas pessoas temerosas de algum tipo de desabamento. Isto posto, convm lembrar que tanto em lugares abertos ou fechados, os indivduos esto a merc de algum perigo. Por conseguinte, desenvolvem sensaes
FEV -2004

30

de agorafobia, o medo de lugares abertos, e/ou, ao inverso, de claustrofobia. Nos nossos tempos ps-modernos, devido aos chamados medos urbanos, a tecnologia avanada e visando a neutralizao no permetro das cidades das aes do inimigo interior (na pele dos concidados indesejados), so identificadas verdadeiras ondas de manifestao de claustrofilia, ou seja, o amor, a afeio ou a afiliao a lugares fechados (TUAN, 1980), cuja a expresso mais significativa ultimamente ocorre no bojo do chamado home office ou centralidade de casa, conceituada entre outros pelo urbanista Manuel Castells (1999). Assim sendo, em funo da violncia e da amplificao das suas mazelas pelos veculos de comunicao, assiste-se proliferao da freqncia aos shopping centers e ao incremento de um estilo de vida baseado no recesso dos condomnios fechados, dos prdios gradeados e do encasular-se a vidros lacrados nos automveis particulares. Sob este ngulo, divisase uma situao paradoxal, que foge da concepo fundamental de uma cidade: construda originalmente em nome da segurana, para proteger de invasores mal intencionados (...) (BAUMAN, 1999: 55). No entanto, e a despeito dos claustros de pertencimento e de excluso (MELLO, 2000) a cidade dos bairros, do centro e dos subcentros tradicionais, bem como na verso de metrpole encapsulada em seus domos protetrios: alguns sobre rodas, outros imveis, como as modernas ilhas de lazer, moradia e consumo precisa se comunicar. Os tneis, aliados s vias de acesso ao intra-urbano e a outras reas do pas, viabilizam tais conexes. Captulo 7 Os tneis do complexo Lagoa-Barra: Zuzu Angel (1971), Jo (1971), So Conrado (1971) e Tnel acstico da PUC (1982) A expanso da cidade dos ricos. A exemplo do que ocorreu em Copacabana, os tneis, desta feita, associados a outras vias, servem outra vez como elementos integradores de novas reas cidade do Rio de Janeiro. Os grandes espaos da plancie de Jacarepagu eram a alternativa natural para o crescimento da urbe. A construo da auto-estrada Lagoa-Barra, neste sentido, foi a obra pioneira responsvel pelo seu fomento, trazendo consigo um rastro de muita polmica, alm de marcar a histria das relaes da cidade, em seus movimentos de expanso. Sua origem remonta do Plano Rodovirio do antigo Estado da Guanabara, elaborado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-GB), que objetivava propiciar a ampliao dos domnios do estado, com o deslocamento do eixo do
FEV -2004

31

complexo industrial e residencial para as Baixadas de Jacarepagu, Campo Grande e Santa Cruz, a poca, ainda pouco habitadas e de grande potencialidade em recursos econmicos (REIS, sem data). Tambm conhecido como Anel Rodovirio, o projeto ficou sob jurisdio do Estado at fevereiro de 1993, quando passou responsabilidade municipal. O Anel Rodovirio se subdivide em duas asas: a Asa Norte, correspondente Avenida Brasil, e a Asa Sul, relacionada via litornea, ligando a Zona Sul regio de Jacarepagu (REIS, op. cit.). As obras da auto-estrada Lagoa-Barra, pertencentes ao ramo Sudoeste do Anel Rodovirio, foram concludas somente vrios anos depois de iniciadas as primeiras escavaes. Ao longo de todo o processo de ocupao da plancie, trava-se uma verdadeira marcha para Oeste e, de igual forma ao que havia ocorrido com a Zona Sul, v-se o campear de um movimento de intensa especulao imobiliria (ABREU, 1987) que determinou a expanso da parte rica da cidade em direo aos bairros nobres de So Conrado (contando com uma das cobranas mais caras da taxa de IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano) e a Barra da Tijuca (nova Meca das classes mdia e alta, portando ares de uma Miami ou de uma Los Angeles tupiniquim). Desde o incio dos anos oitenta o boom imobilirio tambm atingiu o bairro de Jacarepagu, um dos recordistas na oferta de novos imveis, ajudando a compor, em menor escala, o novo Eldorado da classe mdia do Rio de Janeiro. Novamente constata-se a manuteno do conluio entre as foras do Estado e do capital privado, vislumbrando o enorme potencial para as oportunidades de negcios. Como sempre, os investimentos em infraestrutura e equipamentos urbanos na rea vieram a beneficiar de forma acentuada as classes sociais mais abastadas, passando frente dos investimentos socialmente mais urgentes e necessrios que poderiam ter sido realizados na periferia metropolitana (ABREU, op. cit.). Retomando ao tema principal dos tneis, no contexto da grande via, a autoestrada Lagoa-Barra, recorre-se mais uma vez aos assentamentos de REIS (sem data: 39-40) para enunciar o conjunto da obra: Do Anel Rodovirio h vrios trechos que merecem destaque. Entre eles avulta pela importncia e grandiosidade a Auto-Estrada Lagoa-Barra que consta de vrias obras de arte: tneis, viadutos, pontes, elevados (...) liga a Lagoa Rodrigo de Freitas, junto ao Jockey Clube, vasta plancie litornea de Jacarepagu (Praa Euvaldo Lodi, na Barra da Tijuca), numa extenso de 10,5 km, com duas pistas independentes, com duas faixas
FEV -2004

32

de trfego em cada sentido. Foi dividida em trs trechos: 1o trecho, LagoaRocinha; 2o trecho, RocinhaSo Conrado; 3o trecho, So ConradoBarra da Tijuca. O terreno dos mais acidentados em tneis e elevados a meia encosta. 1o trecho: LagoaRocinha, com aproximadamente 4 km, parte da Lagoa at alcanar a Rocinha atravs do Tnel Dois Irmos1. Pode ser subdividida em trs subtrechos: I) LagoaPraa Sibelius, de 800 m; II) Praa SibeliusTnel Dois Irmos, com 1,1 km (..); III) Subtrecho do Tnel Dois Irmos Rocinha (Gvea), com 21, 1 km de extenso (...). 2o trecho: RocinhaSo Conrado, com extenso aproximada de 2,3 km at a praia do Pepino, constitudo de pistas de superfcie atravessando o Gvea Golf. 3o trecho: So ConradoBarra da Tijuca, constando de 5 subtrechos. O 1o consta do Tnel do Pepino e seus acessos (...) extenso total de 860 m (...). O 2o subtrecho: elevado da encosta do Jo com extenso de 1,1 km, em pistas elevadas sobrepostas (...). O 3o subtrecho, Tnel do Jo e seus acessos. (...). Alm do Tnel do Jo, constam os acessos pela encosta do Jo em estrutura e, pelo lado da Barra da Tijuca, pista em estrutura e em superfcie. O 4o subtrecho: Ponte sobre o canal da Lagoa da Tijuca, com a extenso de 620 metros, dos quais 120 m so destinados ponte propriamente dita (...). O 5o subtrecho, Ponte sobre o Canal da LagoaPraa Euvaldo Lodi. Este subtrecho, com 960 m de extenso, compreende as pistas paralelas de superfcie e pistas elevadas sobre o viaduto (...). O aprontamento dos tneis ocorreu em 1971, apresentando somente no ano seguinte registros de um funcionamento precrio. Dentre os problemas surgidos com o incio de atividade dos tneis, encontrou-se, em matrias de jornais de grande circulao, a notcia de desabamentos na segunda galeria, naquela poca ainda inacabada, do Tnel Zuzu Angel, deficincias de iluminao e ventilao e denncias de infiltraes, comuns tambm aos tneis do Jo e So Conrado (O Globo de 28/12/1972).

Nota do autor: Atualmente com o nome oficial de Tnel Zuzu Angel

FEV -2004

33

Aps o transcorrer de uma dcada, mais precisamente em 22 de janeiro de 1982, a auto-estrada Lagoa-Barra pode ser, finalmente, inaugurada oficialmente, com a incumbncia de aprimorar o trnsito no corredor Barra da Tijuca - Lagoa Rodrigo de Freitas -Tnel Rebouas - Avenida Brasil (vide jornal O Globo da mesma data). Contou-se na ocasio com as presenas do ento presidente Joo Figueiredo e do governador Chagas Freitas. O novo trecho, ento incorporado aos j existentes, compreendia a ligao entre o Tnel Zuzu Angel e a Praa Siblius, no bairro da Gvea. Dentre as solues adotadas pela obra que eliminava a passagem pela arborizada rua Marqus de So Vicente optou-se pela criao de um tnel acstico, passando pelos fundos da PUC (Pontifcia Universidade Catlica). Atravs de uma inusitada soluo de engenharia, fez-se com que o traado da via atravessasse, literalmente, um quadrante de um conjunto habitacional nas cercanias da universidade. O macro projeto da auto-estrada foi concludo em 1995 com o trmino do trecho com pouco mais de 800 metros em duas novas pistas, conectando a rua Mrio Ribeiro, na Lagoa Rodrigo de Freitas Avenida Padre Leonel Franca (passando pela praa Siblius, na Gvea). Nos planos originais havia a previso da construo de um elevado, por sobre a rua Mrio Ribeiro, com cerca de 800 metros, ligando a Praa Siblius Lagoa, o que, em tese, eliminaria os cruzamentos problemticos do caminho que dificultam a circulao geral do trnsito naquela rea, ainda hoje. No entanto, a idia foi engavetada devido ao alto custo e ao forte impacto negativo no mbito esttico e ambiental que a via causaria em uma rea valorizada da cidade e de grande representao e fora nos meios pblicos. Alguns comentaristas afirmavam tambm que o elevado apenas mudaria o gargalo no trnsito de lugar, passando-o para as pistas da Lagoa, limitando-se transferncia do problema. Com efeito, hodiernamente, as solues para a circulao urbana comeam a abrir mo da construo desenfreada de tneis e viadutos. O assunto polmico. Existem ainda os partidrios das chamadas vias especiais, como a prefeitura em seu projeto para a perfurao de um tnel na base da Pedra Dois Irmos, prximo ao encontro da avenida Delfim Moreira (que margeia a praia do Leblon) com subida da avenida Niemeyer (caminho primitivo para So Conrado e Barra da Tijuca). Este novo tnel, em conjunto com outras vias e acessos, se constituiria em mais uma opo paralela Lagoa-Barra, diante da saturao desta ltima, principalmente nas horas de rush. O outro grupo que se poderia chamar de progressista abomina a prxis da construo de supervias, defendendo o incremento do transporte de massa que tem como alternativa mais eficaz, a expanso do metropolitano. A prefeitura, por seu turno,
FEV -2004

34

alega no dispor de verbas para o metropolitano, carecendo o assunto de uma soluo imediata, vista pelo poder municipal pela tica do projeto do tnel. No obstante s questes polticas, na seara da logstica dos sistemas de transporte, os subcaptulos, a seguir, descrevero outros enfoques sobre os tneis pertencentes ao conjunto da auto-estrada Lagoa-Barra. 7.1 Tnel Zuzu Angel (anteriormente chamado de Tnel Dois Irmos). O Tnel Zuzu Angel liga Gvea ao bairro nobre de So Conrado, nas proximidades da ex-favela da Rocinha. Este tnel atravessa a Pedra Dois Irmos, contando com um comprimento de 1590 (mil quinhentos e noventa) metros, distribudos em duas galerias paralelas. Inicialmente Tnel Dois Irmos, passou oficialmente a se chamar Tnel Zuzu Angel como forma de resgate memria da estilista Zuleika Angel Jones, morta em um atentado poltico, reconhecido como tal pelo governo em 1998 (segundo o Jornal do Brasil de 26 de maro do mesmo ano). Zuzu Angel, quando dirigindo sada do tnel em pauta, no sentido So Conrado, foi supostamente atingida por outro veculo, vitimando-se fatalmente. O motivo do acidente teria sido gerado pela campanha empreendida pela estilista para esclarecer a morte do filho, Stuart Jones, preso e morto durante o regime militar. Circunstncias por ela denunciadas, no exterior, atravs dos desfiles de moda alegricos, apontando para a instituio da tortura, dentre outras arbitrariedades, no Brasil da ditadura ps 64. 7.2 Tnel So Conrado (tambm conhecido como Tnel do Pepino) e Tnel do Jo. Ambos os tneis se encontram bastante prximos um do outro, em um stio de excepcional beleza que segue o padro esttico da natureza carioca de mar e montanha. O Tnel So Conrado, tambm conhecido como Tnel do Pepino, conta com a extenso de 260 (duzentos e sessenta) metros, localizando-se sob macio da Pedra da Gvea. Este tnel liga a praia de So Conrado (Pepino) ao Elevado das Bandeiras, apresentando suas pistas dispostas em dois andares sobrepostos. Na continuao, o elevado das Bandeiras, popularmente conhecido como elevado do Jo, forma um dos conjuntos arquitetnicos mais extraordinrios da Cidade
FEV -2004

35

Maravilhosa, um marco de engenharia, referncia a um perodo de fausto e grandiosidade de obras do Perodo Militar. Incrustado na rocha macia, possibilita uma rara panormica sobre o oceano Atlntico, com a sensao de se estar flutuando por sobre o mar. No passado, devido a forte oxidao no interior dos pilares que o sustentam, houve ameaa integridade deste verdadeiro tabuleiro de duas camadas sobrepostas, encravado na encosta do Jo serpenteando o macio da Gvea, e como j referido, junto ao mar. Por muito tempo, restringiu-se a circulao de veculos pesados por suas pistas, enquanto as providncias para a sua recuperao sempre morosas, se arrastaram, estimulando o medo e a insegurana de quem as utilizava. Durante todo o tempo da reforma, no havia outro remdio para os nibus que rumavam para a Barra da Tijuca, a no ser o de seguir viagem pelo demorado caminho alternativo da estrada do Jo. esvaecessem com o tempo. Em seqncia, aps o elevado, chega-se ao Tnel do Jo que possui 350 (trezentos e cinqenta) metros de extenso. Suas galerias atravessam de igual forma o macio da Pedra da Gvea, sob o morro do Jo, servindo de ligao entre a encosta do Jo (elevado das Bandeiras) e a entrada da Barra da Tijuca (Avenida Ministro Ivan Lins), contando tambm com a disposio em dois pavimentos sobrepostos. Vale destacar, no Tnel do Jo, o pioneirismo neste tipo de soluo de engenharia, aplicada tambm em outras construes espalhadas pela cidade como na reforma do Tnel Alaor Prata, em 1970, no viaduto de Mangueira e nos, a pouco, citados Tnel So Conrado e elevado das Bandeiras. 7.3 Tnel acstico da PUC. O Tnel acstico da PUC difere dos demais, na medida em que se constitui em uma proteo artificial de concreto, envolvendo, acima e lateralmente, um segmento de pistas da auto-estrada Lagoa-Barra e ainda por atravessar literalmente uma seo de um prdio de apartamentos. Este falso tnel foi entregue ao pblico em 1982, coincidindo com a inaugurao oficial da auto-estrada Lagoa-Barra. Trata-se de um recurso tcnico sob a forma de uma cobertura para abafamento sonoro, fechando as partes superiora e lateral das pistas no trecho de 400 metros que fica na encosta, junto Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, a PUC. A preocupao na reduo da poluio sonora foi
FEV -2004

A recuperao do elevado, aparentemente bem

sucedida, fez com que os justos temores manifestados pela opinio pblica se

36

diretamente proporcional ao interesse do poder pblico em contornar as objees da instituio de ensino para a liberao da construo da estrada que, para prosseguir, precisava contar com a desapropriao de parte da rea situada nos fundos da universidade. No entanto, o jogo de foras compreendendo a manuteno do bem estar da comunidade do prdio e os interesses da universidade catlica foi vencido por esta ltima. Neste sentido, o andamento da construo foi cercado por uma srie de discusses, permutas de terrenos e divergncias de toda a ordem. As obras em suas cercanias foram embargadas pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal devido ao desmatamento nas proximidades da universidade. O empreendimento tambm encontrou resistncia dos moradores do Conjunto Habitacional Marqus de So Vicente, conhecido como Minhoco, situado ao final da avenida Padre Leonel Franca na Gvea, uma exceo no bairro muito arborizado e reduto de classes de estratos de renda mdia e alta. O conjunto foi projetado pelo arquiteto premiado no exterior Augusto Reidy, sendo construdo em 1965, contando com 308 apartamentos interligados em oito blocos para abrigar famlias de funcionrios pblicos. Os moradores do conjunto, desde a inaugurao da auto-estrada at hoje, vm sofrendo com a poluio, trepidao e rachaduras, causadas pela circulao dos veculos que seguem pela auto-estrada, atravessando, diretamente, o prdio por um espao obtido a custa da demolio de um grupo de apartamentos, anteriormente localizados nos andares inferiores. Captulo 8 Tnel Martim de S (Tnel Frei Caneca - 1977): confirmando o papel do Catumbi de corredor de transportes. Da mesma forma em que os tneis S Freire Alvim e Major Vaz foram construdos, com vistas ao desafogo do trnsito de Copacabana, eliminando desvios e passagens por vias em regime de mo dupla, o Tnel Martim de S tambm foi concebido para minorar os problemas de circulao de veculos em uma rea especfica da cidade. Em termos de localizao espacial, a galeria do Tnel Martim de S est disposta em posio transversal do seu vizinho, o Tnel Santa Brbara, encontrando-se mais adiante da sada deste ltimo para o Catumbi, na periferia da rea central da cidade. A implantao de ambos os tneis, conjugados a um sistema de viaduto e vias complementares, transformou o bairro do Catumbi, conforme comentado no captulo abordando o Tnel Santa Barbara, em uma rea de passagem, expulsando antigos moradores, descaracterizando o modus vivendi dos sobreviventes,
FEV -2004

37

frente s transformaes radicais empreendidas em um bairro onde outrora vivia uma comunidade repleta de tradies culturais e religiosas. Com a incluso do Tnel Martim de S, em 15 de maro de 1977, no rol dos tneis cariocas, ligando a rua Frei Caneca (cujo nome identifica popularmente o tnel) avenida Henrique Valadares e a rua do Riachuelo, possibilitou-se a criao de um trajeto alternativo, de acesso de bairros da Zona Norte como a Tijuca (concentradora de uma expressiva camada de populao da classe mdia), para o Centro de Negcios, em itinerrio paralelo concorrida avenida Presidente Vargas. O preo pago pelo empreendimento foi onerado pela demora de oito anos para a sua finalizao, devido, em parte, problemas geolgicos causados pela predominncia no terreno de rocha decomposta e pela presena de infiltraes de gua, instabilizando a rea construda. O cenrio de adversidade, por outro lado, obrigou iniciativa pblica a promover o emprego de modernas tcnicas de perfurao e de sustentao da estrutura interna da galeria; circunstncias que acabaram por conferir ao Tnel Martim de S o ttulo de o primeiro do pas escavado inteiramente em terra solta (jornal O Globo de 16 de maro de 1977). A obra tambm foi encarecida por uma srie de desapropriaes e indenizaes de casas, afetadas por rachaduras, situadas, acima do nvel da abbada do tnel, na Rua Paula Matos, na confluncia com o bairro de Santa Teresa. Este ltimo, se caracterizou, no passado, como um local de tradicional refgio de classes mais abastadas e de emigrantes que temiam o contato direto com as epidemias que pairavam principalmente nas reas mais baixas e alagadias da cidade. Atualmente, em contraponto com problemas de segurana e favelizao de suas encostas, ainda persistem conservados em Santa Teresa muitos de seus encantos, ligados aos vnculos do bairro com a preservao da memria urbana. Como ilustrao, na seara dos transportes coletivos, destaca-se no lugar a sobrevivncia do nico sistema de bondes ainda existente na cidade. A viso do ir e vir dos antigos carros ainda preservados sobre os trilhos traz de volta, dos recnditos da memria, um Rio de Janeiro no qual este meio de transporte esteve presente por dcadas, servindo tambm como fonte de inspirao de compositores de msica popular, em um perodo de romantismo, no qual foi alimentada, em parte, a mstica a respeito do bom humor e da espirituosidade atribudos ao carioca at os dias de hoje. Ao se retornar ao tema principal do captulo, vale mencionar que o Tnel Martim de S possui um comprimento de 350 (trezentos e cinqenta) metros, contando com trs faixas de trfego em sentido nico, e que a escolha do seu nome presta

FEV -2004

38

homenagem Martim de S, que exerceu o posto de governador do Rio de Janeiro em trs perodos distintos no sculo XVII. Captulo 9 Tnel Noel Rosa (1978): o primeiro a servir unicamente a Zona Norte. A inaugurao em 1978 desta passagem de 1.187 (mil cento e oitenta e sete) metros, contando com duas galerias sobrepostas de nove metros de largura cada, tem uma significncia que vai alm da ligao, em ambos os sentidos, do bairro de Vila Isabel ao do Sampaio, sob a serra do Engenho Novo, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Na realidade, existe uma ntida concentrao de tneis servindo a Zona Sul e a Barra da Tijuca, que em geral abrigam a maior parte da populao de alto poder aquisitivo da cidade. Em oposio a este perfil que refora a segregao espacial, tambm no momento da distribuio e implantao de equipamentos urbanos, o Tnel Noel Rosa se apresenta como o nico tnel cujo funcionamento veio a atender exclusivamente a Zona Norte, propiciando uma nova ligao entre as reas de influncia da Tijuca e do Mier, (subcentros comerciais de expresso), alm de ser parte integrante da Linha Verde, um conjunto de vias que se conecta rodovia Presidente Dutra, uma das principais referncias em matria de estrada de rodagem no Brasil, ligando o Rio de Janeiro a So Paulo. No obstante a deferncia Zona Norte, existiu um projeto que no saiu das pranchetas, incluso no Plano Rodovirio Estadual de 1976 (de acordo com O Globo de 26 de maio de 1980), complementando o traado da Linha Verde (de forma diferente do atual) com a construo de um tnel que ligaria a rua Uruguai na Tijuca (Zona Norte) at a Gvea (na Zona Sul), seguindo o fluxo de veculos pelo atual Tnel Zuzu Angel at a Barra da Tijuca. O plano foi abandonado, dentre vrios motivos, devido ao seu oramento ser excessivamente dispendioso, previso na concentrao do trnsito local, versus a baixa eficcia prevista para a sua operao e ao forte impacto ambiental a que seriam submetidas determinadas reas verdes da Zona Sul, protegidas e valorizadas, como o Horto Florestal, o prprio Jardim Botnico e as cercanias da praa Santos Dumont no bairro da Gvea. Ao se abordar o Tnel Noel Rosa, faz-se necessrio a concesso de um parntesis neste estudo para a lembrana da obra daquele a quem empresta o nome. Noel de Medeiros Rosa nasceu em 1911 em Vila Isabel, bairro da Zona Norte carioca, sendo considerado um dos seus filhos mais ilustres. Noel Rosa vem sendo homenageado at hoje atravs das inscries contidas nas caladas do boulevard 28 de Setembro principal logradouro do bairro sob a forma de uma pauta musical,
FEV -2004

39

contendo trechos musicais compostos pelo chamado poeta da vila. A associao entre o marco de engenharia representado pelo Tnel Noel Rosa e por suas vias auxiliares e o famoso compositor, de vida meterica, cujo cancioneiro refletiu a crnica social de uma cidade que se urbanizava com rapidez, trazem destaque para a Zona Norte, rea densamente povoada, carente de reas verdes, se comparada com a Zona Sul, e posta em segundo plano nos projetos de melhoria na qualidade de vida da cidade, mas que, no entanto, sempre contribuiu do mbito econmico ao cultural na construo e no incremento da chamada Cidade Maravilhosa. Captulo 10 Os tneis da Linha Amarela (1997): Tnel da Covanca, Tnel falso da Sua Carioca, Tnel Gelogo Enzo Totis e Tnel Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto. Por ltimo, fechando o ciclo desta pesquisa e mantendo a seqncia cronolgica pautada pela data de inaugurao, considera-se, a seguir, as galerias compreendidas no trajeto da Linha Amarela (avenida Carlos Lacerda), inauguradas oficialmente em conjunto com a via expressa em 13 de dezembro de 1997. Assim como no caso da Linha Verde e da Linha Vermelha, a Linha Amarela tambm faz parte do projeto, idealizado nos anos sessenta, de linhas policrmicas, plano este destinado a dotar o ento estado da Guanabara de vias que proporcionassem sua integrao. A criao da Linha Amarela, inserida no contexto do Plano Piloto da Baixada de Jacarepagu, objetivava a adequao viria para o crescimento previsto para a rea, auxiliando tambm na sua integrao com o restante do estado, a igual exemplo da sua antecessora, a auto-estrada Lagoa-Barra. Neste sentido, vale a constatao de que o crescimento da Barra da Tijuca tem origem no desenvolvimento do sistema virio. Com efeito, nos primrdios, se alcanava o balnerio, considerado distante, por intermdio da avenida Niemeyer e da morosa travessia pela estrada do Jo, em terra firme. Posteriormente, com a auto-estrada Lagoa-Barra, incorreu-se no grande passo para a efetiva integrao da Barra da Tijuca ao Rio de Janeiro, tendo o processo se consolidado em 1997 com a inaugurao da Linha Amarela, um corredor expresso, sul-norte, transversal s principais vias da cidade, unindo Barra da Tijuca e Jacarepagu, na Zona Oeste, at a Linha Vermelha, na altura da Ilha do Fundo, e por meio desta ltima via at o Centro. Pelo seu caminho se descortinam diversos bairros do subrbio e Zona Norte como gua Santa, Encantado e o grande Mier, proporcionando aos moradores das vizinhanas um
FEV -2004

40

verdadeiro ganho em termos de mobilidade, dinamizando e expandindo as possibilidades de lazer e trabalho, na medida em que, por exemplo, foi encurtada a distncia que separava estes locais do subcentro da Barra da Tijuca, pleno em oportunidades de trabalho no setor de servios e de possibilidades de lazer, concentradas, sobretudo, ao longo da orla martima que acompanha a baixada de Jacarepagu, repleta de encantos e amenidades. Em face ao enfoque do pargrafo anterior, depreende-se que o processo de aglutinao das classes mais favorecidas nos limites da Barra da Tijuca, adicionado ao avano tcnico no campo da engenharia e ao estmulo angariado pelo crescimento da demanda por facilidades de comunicao, contribuiu para a consolidao de um quadro no qual o adensamento das redes geogrficas, e de seus respectivos ns locais, propiciou o incremento das interaes espaciais em todas as direes (CORRA: 1997a). Esta conjuntura, permeada pelo contumaz jogo poltico, compem o pano de fundo responsvel pela materializao do projeto da Linha Amarela, rompendo o estigma da inrcia na qual vinha se configurando a conjuntura viria do Rio de Janeiro ps dcada de sessenta. No escopo da descentralizao (CORRA: 1997b) urbana do Rio de Janeiro, depreende-se que o povoamento da baixada de Jacarepagu vem se desenvolvendo em conformidade com o caminhado trilhado no incio do sculo XX, com a criao dos bairros de Copacabana, Ipanema e Leblon, polarizando as atenes dos agentes sociais sobretudo aps a dcada de setenta para a nova rea, mantendo-se a mesma ttica especulativa do passado, na qual o histrico de ocupao da plancie apresentou uma fase inicial, com o lugar ainda esparsamente habitado, em que o poder pblico, em associao com capital privado investiu grandes somas na sua preparao (abertura de estradas e ruas pavimentadas, iluminao pblica, instalao de infraestrutura, etc.), objetivando a sua valorizao com vista aos chamados usos nobres de moradias e atividades do setor tercirio da economia (ABREU: 1987). A construo da Linha Amarela se iniciou efetivamente no final de 1994, sendo a obra dividida em trs lotes, conforme detalhado a seguir (as informaes tcnicas abaixo e as subseqentes foram condensadas de informaes fornecidas por diversas reas administrativas da prefeitura do Rio de Janeiro): O Lote 1 possui 2,1 quilmetros de extenso com duas pistas de trs faixas de trfego cada, canalizando o rio Banca da Velhas ao longo de todo o trecho, dentro da faixa de domnio da linha, ligando a rea da Cidade de Deus avenida Geremrio Dantas em Jacarepagu.
FEV -2004

41

O Lote 2 possui 6,9 quilmetros de extenso, contando com duas pista de trs faixas de trfego cada, quatro viadutos (Geremrio Dantas, Pau Ferro em estrutura metlica e ainda Pedreira e Borja Reis); quatro tneis: Tnel Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto (158 metros), Tnel Gelogo Enzo Totis (266 metros), Tnel falso da Sua Carioca (130 metros) e Tnel Engenheiro de Paula Soares (2.197 metros), sob o macio da Covanca, Praa do Pedgio em gua Santa. Liga a avenida Geremrio Dantas em Jacarepagu rua Pernambuco no Encantado. O Lote 3 conta com seis quilmetros de extenso com duas pistas, tambm com trs faixas de trfego cada, cinco grande viadutos (Amaro Cavalcanti, Suburbana, Automvel Clube, Estrada Velha da Pavuna e Democrticos), canalizando os rios Farias e Faria Timb, ao longo de cinco quilmetros. Liga a rua Pernambuco no Encantado ao viaduto Sampaio Correa em Bonsucesso. Posteriormente a Linha Amarela conectou-se Linha Vermelha, no sentido Centro, atravs de um novo viaduto inaugurado em 24 de fevereiro de 2000 (de acordo com o jornal O Dia de mesma data). As ligaes entre a Linha Amarela e a Linha Vermelha, em todas as direes e sentidos (Barra da Tijuca / Ilha do Fundo / Baixada Fluminense / Centro), tm previso de estria para o dia 27 de junho de 2000, segundo matria publicada no jornal O Globo do dia vinte, do ms anteriormente citado. Especificamente quanto s passagens sob a rocha no bojo da Linha Amarela, verifica-se que os tneis Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto e Gelogo Enzo Ttis atravessam o morro do Pau Ferro, enquanto que o Tnel Engenheiro Raimundo de Paula Soares o Tnel da Covanca transpe a serra dos Pretos Forros. Em uma escala diferenciada, o conjunto destes tneis se encontra inserido sob os limites do macio da Tijuca, respeitvel obstculo natural (comentado em algumas passagens desta monografia) cujos atributos se juntaram a outros fatores no processo que alimenta as dicotomias entre as reas Sul e Norte da cidade. Deste modo, os tneis participam do conjunto da obra desempenhando um papel estratgico ao lograr xito na superao da grande barreira. Dentre todos, o de maior magnitude o Tnel da Covanca cujo aprontamento ocorreu em uma poca na qual o afamado Tnel Rebouas havia cumprido trinta anos de servio. Na ocasio, foi arrebatado, deste ltimo, o ttulo de maior tnel urbano da Amrica Latina em galeria contnua (Jornal do Brasil de 10 de agosto de 1997).
FEV -2004

42

Consideraes finais. Disse Deus: haja luz. E houve luz. (Gnesis 1.3) Ao longo desta pesquisa foram consideradas situaes relacionadas ao papel dos tneis em meio s polticas de segregao e do privilgio que acompanharam a implantao destes fixos e, por extenso, como os tneis passaram a ser contemplados e utilizados pelos mais diversos segmentos da sociedade. Nesta trilha, o recorte temporal da monografia se inicia com o Tnel da Rua Alice, logo em seguida com a efetivao do Tnel Velho e, anos depois, do Tnel do Leme, com inauguraes, respectivamente, ao final do sculo XIX e incio do XX. Os dois ltimos propiciaram Copacabana passar de um grande areal, isolado pelos macios situados a sua volta, a se constituir em um novo bairro, um cone carioca, mundo afora. Caracteriza-se, neste caso, o papel dos tneis como agentes integradores da rea, anteriormente de reserva, incorporada, em definitivo, ao conjunto da cidade. V-se tambm, estes fixos, como instrumentos a servio dos grupos que mantinham grande interesse na viabilizao de Copacabana, disposio refletida nos investimentos efetuados em infra-estrutura urbana em um espao, outrora, praticamente despovoado e, a posteriori, transmutado em bairro nobre contendo um subcentro de expresso. Alm de expandir a fronteira urbana, com a gerao de espao, verificou-se que tneis como o do Pasmado, S Freire Alvim e Major Rubem Vaz, nascidos sob a gide dos anos cinqenta e sessenta, atuaram como facilitadores do bal do lugar entre os bairros de Botafogo e Copacabana e internamente, neste ltimo. Este conceito empregado por MELLO (1991) redunda das elaboraes conceituais do gegrafo humanstico David Seamon (1980), concernentes aos gestos, passos, itinerrios e movimento de pessoas com a utilizao ou no de veculos. Assim, por analogia, os tneis descritos prestam o devido suporte ambiental, minimizando o esforo nos deslocamentos, catalisando os fluxos por eles afetados. Convm registrar que exceo do Tnel Joo Ricardo, remanescente do incio da dcada de vinte e atuante na comunicao entre a rea da Estao de Trens da Central do Brasil e o Cais do Porto/Avenida Brasil, todos os outros, objetos deste estudo, construdos at o final da dcada de sessenta, servem Zona Sul carioca, parte densamente ocupada por habitantes de estratos de renda significativos e, portanto, de grande influncia e de lobby junto ao poder pblico. Por isso mesmo, o
FEV -2004

43

Estado atua implantando obras de vulto investindo na produo do espao (CORRA, 1989), viabilizando infra-estrutura adequada para criar, valorizar e segregar, seja em parceria com a iniciativa privada, como no caso do Tnel Velho, ou por sua prpria incumbncia. No tocante aos Tneis Santa Brbara e Rebouas - nascidos nos anos sessenta, auge da febre viria - tm-se os tneis atuando de forma diversificada. Como visto, durante esta poca, com a supervalorizao do uso do automvel, em detrimento do transporte coletivo, assiste-se intensificao na implantao de equipamentos urbanos - especificamente tneis e viadutos - sobretudo na Zona Sul da cidade. Esta diretriz tencionava solucionar o chamado problema virio que, na verdade, tratava de assegurar melhores meios de circulao no dia a dia do espao urbano carioca. Nestas condies, salta aos olhos o desordenamento causado na vida de relaes do bairro do Catumbi, com o advento do Tnel Santa Brbara e, em menor escala, mas, ainda assim, de modo expressivo, no bairro do Rio Comprido, em face implantao do Tnel Rebouas, somado ao seu prolongamento, o elevado sobre a Avenida Paulo de Frontin. Este bairros conheceram, na prtica, os efeitos das chamadas cirurgias urbanas. Em nome do progresso foram mutilados ou, simplesmente, riscados do mapa segmentos comunitrios, hbitos culturais, ruas nobres e formas de subsistncia. A resistncia destas expresses scio-econmicas, discriminadas, que teimaram em no desaparecer por completo, esto engastadas, espacialmente, sob a forma de rugosidades, constitudas pelo antigo casario remanescente. importante destacar a ocorrncia do processo de proletarizao, no Catumbi e o da refuncionalizao das edificaes, de alguns pisos, situadas junto ao elevado da Avenida Paulo de Frontin no bairro do Rio Comprido. Estes aspectos degenerativos e/ou de transformaes compulsrias no verificado, com igual intensidade, em ambos os tneis, nos seus acessos da Zona Sul, evidenciando-se o interesse na preservao do status-quo da rea. No mbito deste quadro ocorreu a proliferao de favelas em algumas reas dos morros, notadamente na poro norte, sob a qual passam as galerias. Com efeito, os dois tneis em tela apresentam tipos diversos do fenmeno de segregao espacial. Por um lado, segregao espontnea ou auto-segregao notabilizada por se restringir a bairros suntuosos (CORRA, 1989) como a Lagoa e o Jardim Botnico e, de outro, a segregao imposta, cuja ilustrao mais expressiva se encontra nas favelas como aquelas encontradas nas encostas dos morros, sendo a do morro da Coroa, no bairro do Catumbi, um exemplo tpico. Nestes espaos discriminados efervescem ocasionalmente momentos de convulso social. A
FEV -2004

44

exploso catrtica tem como estopim o tombamento de vtimas fatais, inocentes guerrilha travada no universo do trfego de entorpecentes, diante da truculncia do poder policial. Em resposta, a populao enfurecida desce ao sop do morro para protestar junto a entrada dos tneis, fechando as sadas, interrompendo o fluxo do trnsito, virando e incendiando automveis, gerando terror para chamar ateno da opinio pblica para o horror ao qual submetida. Neste contexto os tneis constituemse em elementos geopolticos estrategicamente utilizados, por vezes, pelos traficantes como demonstrao de fora e, por outro lado, como instrumento de manifestao ou insatisfao de moradores de favela. Em um outro vis sobre o tema, criminosos, amparados pela impunidade vigente e estimulados pelo ambiente reservado dos tneis, promovem, repentinamente, assaltos no interior das galerias, obstruindo a passagem, saqueando, pilhando, enfim, transformando cidados em presas cativas diante de uma armadilha inesperada. Em considerao inaugurao do Tnel Rebouas, em 1967, vale assinalar a importncia dos anos sessenta como marco da capitulao de um importante determinante geogrfico: o macio da Tijuca, impedimento natural no que tange ao crescimento da cidade dos ricos, junto a orla martima. A medida em que a cidade se alonga para a Zona Oeste, litornea, vo surgindo novos fixos e novas alternativas de circulao, como mostra o Quadro 1 (vide Anexos) relacionando todo o conjunto de tneis da cidade do Rio de Janeiro. O processo de crescimento urbano conta, a partir de 1971, mais uma vez, com a ajuda dos tneis, desta vez, associados a outras vias para a integrao da baixada de Jacarepagu ao Rio de Janeiro, na figura da auto-estrada Lagoa-Barra. Nesta baixada, a semelhana do processo que ocorreu na Zona Sul, a rea compreendida pela Barra da Tijuca tambm foi palco de interesses especulativos, no bojo do Plano Lcio Costa, cujo sucesso foi precedido pelo necessrio apoio e investimentos do capital privado, conjugado s iniciativas do poder pblico. Mais adiante, em 1977, a periferia da rea central, no bairro do Catumbi, conta com a inaugurao do Tnel Martim de S. Novamente, a frmula da utilizao dos tneis para a agilizao de fluxos localizados foi empregada. Com o Tnel Martim de S, cuja galeria foi inteiramente escavada sobre terra, o Catumbi volta a confirmar o seu papel de corredor de transportes, iniciado na dcada de sessenta com o Tnel Santa Brbara. A partir desse segundo momento, a passagem pelo bairro torna-se, tambm, uma opo de trfego paralela congestionada avenida Presidente Vargas.

FEV -2004

45

Com o aprontamento do Tnel Noel Rosa, em 1978, foi amenizado o emprego da poltica segregadora que rege a alocao de equipamentos urbanos, concentrados na Zona Sul da cidade. Seu funcionamento veio atender com exclusividade a Zona Norte, interligando as reas de influncia dos subcentros da Tijuca e do Mier. Entretanto, cabe ser enfatizado que apesar da prtica de segregao espacial ter sido identificada em vrias passagens ao longo desta pesquisa, seu entendimento e aplicao no podem ser apreendidos de forma radical. As facilidades de comunicao e mobilidade dirigidas s reas de maior poder aquisitivo e centralidade, de todo modo, beneficiam massa da populao, mesmo aos residentes em bairros perifricos, carentes de infra-estrutura e meios de transporte. Em macro-escala o efeito revascularizador dos tneis atua radialmente, ajudando a encurtar distncias, minimizando os efeitos da desigualdade social, na medida em que se abrem caminhos para maiores oportunidades de trabalho, servios e lazer, a todos os segmentos da cidade e, por extenso, regio metropolitana do Rio de Janeiro. No mbito da mesma linha de pensamento, tambm no caso dos tneis integrantes do complexo de vias da Linha Amarela houve um encurtamento da distncia que separava os bairros situados no caminho desta via expressa (rea da Zona Norte, dos chamados Subrbios e da Zona Oeste, tradicional e litornea) das ofertas de emprego e amenidades desfrutadas nas proximidades da orla martima. O funcionamento da via expressa permitiu tambm que os moradores da Barra da Tijuca conquistassem mais uma opo de acesso s principais sadas do Rio de Janeiro e ao congestionado Centro de Negcios. Alm disso, a Linha Amarela contribuiu com o seu quinho para impulsionar ainda mais o processo de crescimento da Barra da Tijuca, um bairro da Zona Oeste, aglutinador de estratos sociais de elevado poder aquisitivo. Alguns destes grupos, recm ingressos ao lugar, tm como perfil uma vertiginosa e repentina ascenso econmica, conduzindo os apelidados, ou autodenominados, de emergentes a desenvolverem hbitos e prticas cuja reproduo encontra consonncia com o estilo de vida sofisticado que se afina com a proposta concebida para o local. Os tneis Acstico da PUC (Pontifcia Universidade Catlica), Zuzu Angel, So Conrado, Jo, e os da Linha Amarela contriburam sobejamente em meio a mito e realidade para a concretizao do plano de ocupao urbanstica de Lucio Costa e viabilizaram o jogo de especulaes imobilirias e das contradies que foram surgindo a posteriori, haja visto o surgimento da favela Rio das Pedras. Tal qual uma concretizao escapista (TUAN: 1998) e semelhana de uma Braslia, transplantada
FEV -2004

46

para o cenrio de um balnerio, a Barra da Tijuca, pode-se assim dizer, guarda traos do conceito de brasilite que nas palavras de BAUMAN (1999: 52) trata-se de uma nova sndrome patolgica de que Braslia era o prottipo e o mais famoso epicentro at ento. Os sintomas mais notveis de brasilite, na opinio geral, eram a ausncia de multides e ajuntamentos, as esquinas vazias, o anonimato dos lugares, as figuras humanas sem rosto e a entorpecente monotonia de um ambiente desprovido de qualquer coisa que intrigasse, excitasse ou causasse perplexidade. Devem ser guardados, no caso em tela, da Barra da Tijuca, os devidos limites para a aplicao desta idia, j que o bairro, viabilizado em funo do automvel e seus prolongamentos humanos, repete (ao seu modo) o modelo segregador do Plano Piloto, exibido pelo planejamento do espao urbano da capital da Repblica. Particularmente, a Barra, como conhecida, comporta-se como uma projeo hologrfica, cuja pelcula foi custeada e produzida por todo um esforo desprendido nas ltimas dcadas atravs das estratgias dos grandes incorporadores, dos investidores internos e externos, e, por conseguinte, dos detentores da mdia. O set desta filmagem, a cada dia, busca assemelhar-se a outras paragens ensolaradas, uma espcie de Miami Tupiniquim, conforme simulam os anncios imobilirios, o que colabora para a continuidade do projeto de alienao e excluso social do lugar. Ainda sob o efeito da iluso, pode-se voltar a desfrutar dos eflvios positivos da agorafilia, uma vez que trafegando nas amplides das pistas expressas da Barra da Tijuca outrora um ambiente de restinga pode-se contemplar, ao longo do caminho a imponncia das ondulaes de concreto concebidas por Lcio Costa, alternando pavilhes e edificaes de baixa cota, cercados de rea verde onde se usufrui da boa vida (TUAN: 1986), como filosofam os existencialistas. So shopping centers; condomnios residenciais; resorts; centros mdicos, gastronmicos, de lazer e de informtica; parques temticos; mega academias de ginstica; grandes templos religiosos; concessionrias de veculos; torres residenciais e comerciais; dentre outros frutos deste gigantismo onrico. Atrados para estes fixos, os abonados partidrios dos espaos livres se refugiam, por sua vez, nestas catedrais de consumo, alimentando, desta feita, sentimentos baseados em instintos claustroflicos (TUAN, 1980; BAUMAN, 1999).

FEV -2004

47

Na seara dos vaticnios, atenta-se que se por um lado o espraiamento da urbe em direo ao oeste ocorreu nos anos setenta, com a perfurao de tneis, atravessando o macio da Tijuca (vale repetir, com os tneis Acstico da PUC, Zuzu Angel, So Conrado e Jo), em um modelo de expanso a perspectiva futura, para superao de obstculos naturais, acena para o vizinho macio da Pedra Branca, ltimo entrave para a ampliao da cidade, pela zona litornea, rumo Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz, conforme demonstra o Esquema 1 (encontrado em Anexos). Fica aclarada, portanto, a provvel nova fronteira na cidade para o emprego de tneis, destinados a veculos automotores. Finalmente, oportuno ressaltar que em meio s facilidades oriundas da disponibilidade de tneis, o homem convive envolto em um turbilho de fobias e temores de toda sorte. O processo ambguo. Fatos, lugares e objetos geogrficos como estes caminhos transmontanos perpassam ou emanam situaes que variam do medo ao destemor, e at mesmo, do prazer idealizao. Transitando pelo imaginrio, faz-se aluso ao arqutipo da caverna socrtica, comparando suas lies ao universo dos valores e das vivncias de cada pessoa que acorre aos tneis, viadutos, pontes e elevados espalhados pela cidade. No Mito da Caverna (PLATO, 1996) h uma passagem que conduz fonte do bem, criadora da luz e do sol no mundo visvel. A este respeito, o emprego da expresso luz no final do tnel se encaixa trama do enigma. Nestes termos, construindo-se ou desconstruindo-se os conceitos de espao e lugar de acordo com os preceitos humansticos (TUAN: 1983; MELLO: 2000), os tneis podem ser ao mesmo tempo, espao em razo das fobias e temores e por serem metaforicamente escuros e lugar por viabilizarem os fluxos, as sadas e a expectativa de claridade, ou seja, portanto, palcos de rito de passagem, aceno de esperana, brilho e luz. Em linhas gerais, entende-se que os tneis em conjunto com outras vias de transporte, e at mesmo articulados com outros fixos como os portos e os aeroportos, viabilizam fluxos que extrapolam, em muito, os limites do conceito do territrio urbano. A dialtica de valores que oscila do local para o global (RUA, 1998) se faz acompanhar de um incremento no processo de expanso que incidiu sobre a cidade. Em tempos de globalizao e da velocidade (VIRILIO, 1984), os tneis intensificam a integrao com circuitos externos excedendo dimenso clssica de territrio, o que culmina com uma acelerao, ainda maior, dos fluxos de pessoas, capitais, mercadorias e informao.

FEV -2004

48

Referncias Bibliogrficas. ABREU, Maurcio de Almeida. Evoluo urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPLAN / Zahar, 1987. 147 p. ABREU, Maurcio de Almeida. A cidade, a montanha e a floresta. In: ABREU, Mauricio de Almeida [et al.]. Natureza e sociedade no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Departamento Geral de Documentao e Informao Cultural, Diviso de Editorao, 1992. 352 p. ABREU, Maurcio de Almeida. A favela est fazendo 100 anos (Sobre os caminhos tortuosos da construo da cidade). Anais do 3o Simpsio Nacional de Geografia Urbana (Rio de Janeiro, 13 a 17 de setembro de 1993). Rio de Janeiro: AGB/UFRJ/IBGE, 1993. AMADOR, Elmo da Silva. Baa de Guanabara: um balano histrico. In: ABREU, Mauricio de Almeida [et al.]. Natureza e sociedade no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Departamento Geral de Documentao e Informao Cultural, Diviso de Editorao, 1992. 352 p. AMADOR, Elmo da Silva. Baa de Guanabara e Ecossistemas Perifricos: Homem e Natureza. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1997. 539 p. BAUMAN, Zygmunt. Globalizao: as conseqncias humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. 145 p. BERNARDES, Lysia M. C. Cidade e regio / Lysia M. C. Bernardes, Maira Therezinha de Segadas Soares. Rio de Janeiro: Secr. Mun. Cultura: Dep. Geral de Doc. e Inf. Cultural, 1990. 159 p. BRANDO, Ana Maria de Paiva Macedo. As alteraes climticas na rea metropolitana do Rio de Janeiro: uma provvel influncia do crescimento urbano. In: ABREU, Mauricio de Almeida [et al.]. Natureza e sociedade no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Departamento Geral de Documentao e Informao Cultural, Diviso de Editorao, 1992. 352 p. CARDOSO, Elizabeth Dezouzart. O Capital Imobilirio e a Expanso da Malha Urbana do Rio de Janeiro: Copacabana e Graja. Rio de Janeiro: Dissertao de Mestrado UFRJ, 1986. 182 p. CARVALHO, Ronaldo Cerqueira. Rio de Janeiro uma cidade conectada por tneis

panorama at o final dos anos sessenta. Rio de Janeiro: Monografia de Graduao UERJ/IGEO/Departamento de Geografia, 1998. 51 p. CASTELLS, M. A Sociedade em Redes. So Paulo: Paz e Terra, 1999. 617 p.

FEV -2004

49

COELHO NETTO, Ana L. O Geoecossistema da Floresta da Tijuca. In: ABREU, Mauricio de Almeida [et al.]. Natureza e sociedade no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Departamento Geral de Documentao e Informao Cultural, Diviso de Editorao, 1992. 352 p. CORRA, Roberto Lobato. O Espao Urbano. So Paulo: tica, 1989. 94 p. CORRA, Roberto Lobato. Interaes Espaciais. In: CASTRO, In Elias de, GOMES, Paulo Cesar da Costa e CORRA, Roberto Lobato. Exploraes Geogrficas: percursos no fim do Sculo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997a. CORRA, Roberto Lobato. Trajetrias geogrficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997b. 302 p. DIRIO DE PERNAMBUCO. Recife, 19 de julho de 1996. JORNAL DO BRASIL. Rio de Janeiro, 12 de maio de 1977. JORNAL DO BRASIL. Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1982. JORNAL DO BRASIL. Rio de Janeiro, 29 de junho de 1988. JORNAL DO BRASIL. Rio de Janeiro, 19 de julho de 1996. JORNAL DO BRASIL. Rio de Janeiro, 10 de agosto de 1997. JORNAL DO BRASIL. Rio de Janeiro, 26 de maro de 1998. JORNAL DO BRASIL. Rio de Janeiro, 14 de maro de 1999. JORNAL DO BRASIL. Rio de Janeiro, 26 de maro de 2000. LAMEGO, Alberto Ribeiro. O Homem e a Guanabara. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Conselho Nacional de Geografia, 1948. 294 p. MELLO, Joo Baptista Ferreira de. O Rio de Janeiro dos Compositores da msica popular brasileira 1928/1991 uma introduo geografia humanstica. Rio de Janeiro: Dissertao de Mestrado, UFRJ, 1991. 301 p. MELLO, Joo Baptista Ferreira de. A Humanizao da Natureza - Uma Odissia para a (re)Conquista do Paraso. In: MESQUITA, Olindina Vianna e SILVA, Solange T. Geografia e Questo Ambiental. Rio de Janeiro: IBGE, 1993. pp. 31-40. MELLO, Joo Baptista Ferreira de. Dos Espaos da Escurido aos Lugares de Extrema Luminosidade O Universo da Estrela Marlene como Palco e Documento para a construo de Conceitos Geogrficos. Rio de Janeiro: Tese (Doutorado) Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000. 224 p. O DIA. Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2000. O GLOBO. Rio de Janeiro, 28 de dezembro de 1972. O GLOBO. Rio de Janeiro, 16 de maro de 1977. O GLOBO. Rio de Janeiro, 26 de maio de 1980.
FEV -2004

50

O GLOBO. Rio de Janeiro, 15 de outubro de 1980. O GLOBO. Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 1982. O GLOBO. Rio de Janeiro, 16 de abril de 1985. O GLOBO. Rio de Janeiro, 2 de janeiro de 1992. O GLOBO. Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 1992. O GLOBO. Rio de Janeiro, 1 de julho de 1999. O GLOBO. Rio de Janeiro, 20 de junho de 2000. PLATO, A Repblica, Livro VII. Braslia: Editora UNB, 2a Edio, 1996. 117 p. REIS, Jos de Oliveira. O Rio de Janeiro e seus Prefeitos: Evoluo Urbanstica da Cidade. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 1977. 167 p. REIS, Jos de Oliveira. A Guanabara e seus Governadores. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, sem data. 285 p. RUA, Joo. Implicaes Territoriais do Processo de Modernizao no Municpio de Quissam (RJ). Geo UERJ Revista do Departamento de Geografia, UERJ, RJ, n. 4. Rio de Janeiro: UERJ, jul./dez. 1998. pp. 7-31. SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. So Paulo: Hucitec, 1978. 236 p. SANTOS, Milton. Pensando o espao do homem. So Paulo: Hucitec, 1982. 60 p. SANTOS, Milton. Metamorfoses do espao habitado. So Paulo: Hucitec, 1988. 124 p. SANTOS, Milton. A natureza do espao: espao e tempo: razo e emoo. So Paulo: Hucitec, 1996. 308 p. SEAMON, D. Body-subject, time-space routines, and place-ballets. In: BUTTIMER, A. and SEAMON, D. The Human Experience of Space and Place. New York: St. Martins Press, 1980. 148-165 p. SILVA, Maria Lais Pereira da. Os transportes coletivos na cidade do Rio de Janeiro: tenses e conflitos. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Departamento Geral de Documentao e Informao Cultura, Diviso de Editorao, 1992. 180 p. TUAN, Yi-fu. Topofilia. So Paulo: Editora Difel, 1980. 228 p. TUAN, Yi-fu. Espao e lugar. So Paulo: Editora Difel, 1983. 250 p. TUAN, Yi-fu. The good life. Madison: The University of Wisconsin Press, 1986. 191 p. TUAN, Yi-fu. Escapism. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1998. 245 p. VEJA RIO. So Paulo, 25 de setembro de 1996. VIRILIO, P. Guerra Pura. So Paulo: Pgina Aberta, 1984. 191 p.

FEV -2004

51

Monografia de Concluso do Curso de Ps-graduao em Geografia Polticas Territoriais no estado do Rio de Janeiro UERJ/IGEO/Departamento de Geografia Rio de Janeiro RJ - Brasil Junho de 2000 ronel7@ig.com.br

Orientador: Prof. Dr. Joo Baptista Ferreira de Mello Banca Examinadora: Prof. Dr. Miguel Angelo Campos Ribeiro Profa Dra Zeny Rosendahl

FEV -2004

52

ANEXOS
Quadro 1 - Os tneis da cidade do Rio de Janeiro
NOME OFICIAL INCIO DA

(por galeria construda)


LARFAIXAS DE

NO

(E POPULAR)

LIGAO

CONSTRUO

INAUGURAO

EXTENSO

GURA

TRFEGO

OBSERVAES

RIO COMPRIDO LARANJEIRAS

R. BARO DE PETRPOLIS, NO RIO COMPRIDO R. ALICE NAS

1POR SENTIDO

ALARGADO EM 1952. SUAS FAIXAS DE TRFEGO SO SEPARADAS POR UMA

1)

(RUA ALICE)

LARANJEIRAS

1887

220 m

10 m

(GALERIA NICA)

FAIXA CONTINUA HORIZONTAL. O TNEL MAIS ANTIGO DO RIO

1892

ALARGADO EM 1927. DUPLICADO COM PISTAS SUPERPOSTAS EM 1970. O

PREFEITO ALAOR PRATA

BOTAFOGO COPACABANA (R. REAL GRANDEZA, EM

de acordo com

PRIMEIRO TNEL DE 2 ANDARES DA AMRICA DO SUL ENTREGUE AO

2)

(TNEL VELHO)

BOTAFOGO, R. SIQUEIRA CAMPOS EM COPACABANA)

M. de Abreu

182 m (CADA GALERIA)

13 m

2 (POR ANDAR)

TRFEGO.

ENG. COELHO CINTRA

AV. LAURO SODR EM BOTAFOGO AV. PRINCESA ISABEL EM

1904 acordo CVE

3)

(TNEL NOVO / DO LEME)

COPACABANA

4/03/1906 acordo Abreu

250 m

16 m

PARALELO AO TNEL ENG. MARQUES PORTO. ALARGADO EM 1941

1919

dez/1919 acordo Reis

4)

JOO RICARDO

CENTRAL - GAMBOA

acordo Abreu

1921 acordo CVE

293 m

13 m

2 (SENTIDO NICO)

LIGA A RUA BENTO RIBEIRO RUA RIVADVEA CORREIA

ENG. MARQUES PORTO

PARALELO AO TNEL ENG. COELHO CINTRA. LIGA A AV. LAURO SODR, EM

5) 6)

(TNEL DO LEME)

BOTAFOGO - LEME

1943

250 m

16 m

BOTAFOGO, AV. PRINCESA ISABEL EM COPACABANA.

TNEL DO PASMADO

BOTAFOGO - BOTAFOGO

OUTUBRO/1947

1952

220 m

20 m

6 (SENTIDO NICO)

LIGA A AV. DAS NAES UNIDAS AV. LAURO SODR

S FREIRE ALVIM

RUA BARATA RIBEIRO

7)

(BARATA RIBEIRO/RAUL POMPIA)

R. RAUL POMPIA (POSTO 6)

1960

326 m

18 m

4 (SENTIDO NICO)

MAJOR RUBEM VAZ

8)

(TONELERO / POMPEU LOUREIRO)

COPACABANA - COPACABANA

ABRIL/1963 (entregue ao trfego

220 m

18m

4 (SENTIDO NICO) 2 (CADA SENTIDO) SEPARADAS POR

LIGA A RUA TONELERO RUA POMPEU LOUREIRO OBRA DE RESTAURAO E CONSTRUO DE PAREDE DIVISRIA INAUGURADA EM 3 DE MAIO DE 1992. LIGA A RUA PINHEIRO MACHADO (VIADUTO ENG. NORONHA) AV. 31 DE MARO

SANTA BRBARA

CATUMBI - LARANJEIRAS E VICE-VERSA 1948

em 29/07/1963) 22/04/1964 1357 m 2x9m

9)

(CATUMBI-LARANJEIRAS)

PAREDE

FEV - 2004

53

POR 30 ANOS CONSIDERADO O TNEL URBANO MAIS EXTENSO DA AMRICA

ANDR E ANTNIO REBOUAS

LATINA. LIGA A AV. BORGES DE MEDEIROS (VD. SAINT HILAIRE) R. COSME

10)

(REBOUAS)

LAGOA / COSME VELHO

ABRIL/1962

OUTUBRO/1967

2 GALERIAS DE 2040 m

2x9m

3+3

VELHO (VD. JOS DE ALENCAR E VD. MACHADO DE ASSIS)

LIGA A RUA COSME VELHO (VIADUTO MACHADO DE ASSIS

ANDR E ANTNIO REBOUAS

E VIADUTO JOS DE ALENCAR) AV. PAULO DE FRONTIN

11)

(REBOUAS)

COSME VELHO / RIO COMPRIDO

ABRIL/1962

OUTUBRO/1967

2 GALERIAS DE 760 m

2x9m

3+3

(VIADUTO ENG. FREYSSINET)

350 m - PISTA SUPERIOR (JO -

APRESENTA 2 PISTAS SUPERPOSTAS EM 2 ANDARES. LIGA A PONTE DA

BARRA);

JOATINGA (AV. MIN. IVAN LINS) AO ELEVADO DAS BANDEIRAS (AUTO-

150 m - PISTA INFERIOR

ESTRADA LAGOA-BARRA). 1 TNEL CONSTRUDO EM GALERIA

12)

JO

JO - BARRA E VICE-VERSA

1967

1971

(BARRA - JO). TOTAL 500 m

2x7m

(POR ANDAR)

SOBREPOSTA DA AMRICA DO SUL

260 m (CADA GALERIA)

PISTA SUPERIOR (S. CONRADO

APRESENTA 2 PISTAS SUPERPOSTAS EM 2 ANDARES. LIGA O ELEVADO DAS

SO CONRADO - JO

- JO); PISTA INFERIOR (JO -

BANDEIRAS (AUTO-ESTRADA LAGOA-BARRA) AUTO-ESTRADA LAGOA-

13)

SO CONRADO (PEPINO)

E VICE-VERSA

1968

1971

S. CONRADO)

2x7m

(POR ANDAR)

BARRA

GVEA - S. CONRADO

LIGA O VIADUTO MESTRE VALENTIM (AUTO-ESTRADA LAGOA-BARRA) AV.

14) 15)

ZUZU ANGEL (DOIS IRMOS)

E VICE-VERSA

JUNHO/1968

1971

2 GALERIAS DE 1590 m

2x7m

(CADA GALERIA)

PADRE LEONEL FRANA (GVEA)

TNEL ACSTICO (PUC - GVEA)

AUTO-ESTRADA LAGOA-BARRA

1982

.....

2+2

ATRAVESSA UM CONJUNTO RESIDENCIAL NA LAGOA-BARRA

O PRIMEIRO TNEL DA CIDADE INTEIRAMENTE ESCAVADO EM TERRA.

(EM SENTIDO

LIGA A RUA FREI CANECA AV. HENRIQUE VALADARES E RUA DO

16)

MARTIM DE S (FREI CANECA)

CATUMBI - CENTRO

1969

15/03/1977

350 m

14 m

NICO)

RIACHUELO

17)

NOEL ROSA

VILA ISABEL - SAMPAIO

1972

1978

1187 m PISTA SUPERIOR

2x9m

POSSUI GALERIAS SOBREPOSTAS. LIGA A RUA TORRES HOMEM RUA LINO

FEV - 2004

54

E VICE-VERSA

(SAMPAIO-V. ISAB.); PISTA

(POR ANDAR)

TEIXEIRA (VIADUTO NOEL ROSA)

INFERIOR (V. ISABEL-SAMPAIO)

ENG. RAIMUNDO DE PAULA

GUA SANTA

2x

DENTRO DO TRAJETO DA LINHA AMARELA. CONSIDERADO O MAIOR DO

18)

SOARES (TNEL DA COVANCA)

JACAREPAGU

8/11/1997

2 GALERIAS DE 2197 m

12,30m

3+3

MUNDO EM REA URBANA

DENTRO DO TRAJETO DA LINHA AMARELA. ENTRE O TNEL DA COVANCA E

19)

TNEL FALSO DA SUA CARIOCA

8/11/1997

2 GALERIAS DE 130 m

2 x 12 m

3+3

A ESTRADA DO PAU FERRO

DENTRO DO TRAJETO DA LINHA AMARELA. ENTRE O PARQUE DAS

20)

ENG. ENALDO CRAVO PEIXOTO

8/11/1997

2 GALERIAS DE 158 m

2 x 12 m

3+3

BROMLIAS E AV. GEREMRIO DANTAS

DENTRO DO TRAJETO DA LINHA AMARELA ENTRE A SUIA CARIOCA

21)

GELOGO ENZO TOTIS

8/11/1997

2 GALERIAS DE 266 m

2 x 12 m

3+3

(ESTRADA DO PAU FERRO) E O PARQUE DAS BROMLIAS

FONTES PRINCIPAIS: SECRETARIA MUNICIPAL DE TRNSITO / C.V.E. DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E SISTEMA JB / CENTRO DE DOCUMENTAO

(CARVALHO, Ronaldo: 1998)

ronel7@ig.com.br

TOTAL DE METROS DE GALERIAS: 20.668 m

FEV - 2004

55

Mapa 1 Os Tneis da cidade do Rio de Janeiro, com ano de inaugurao


Fonte: Coordenadoria de Vias Especiais Secretaria Municipal do Rio de Janeiro e Sistema Jornal do Brasil Centro de Documentao. Mapa base extrado do Mapa de Sistemas de Transporte do Municpio do Rio de Janeiro Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Elaborado por CARVALHO, Ronaldo C. (2000) ronel7@ig.com.br

FEV - 2004

56

Esquema 1 Exerccio de visualizao dos macro fluxos gerados pelo conjunto de tneis da cidade do Rio de Janeiro.
(1) Tneis Rebouas, Santa Brbara e da Rua Alice, em conjunto com os Tneis Leme, Pasmado e Joo Ricardo. Os primeiros, rompendo o macio da Tijuca, evitando o Centro congestionado, fazendo a ligao Zona Sul Zona Norte. Os demais agilizando o trfego em direo ao Centro e Zona Porturia (Embora no destacado neste item, aponta-se a existncia do Tnel Martim de S, em posio transversal ao Tnel Santa Brbara, aps a sada para o Catumbi: mais uma opo de acesso da Tijuca ao Centro, evitando-se a congestionada Avenida Presidente Vargas). (2) Tneis Velho, S Freire Alvim e Major Rubem Vaz. O primeiro, pioneiro na integrao do bairro de Copacabana e os demais, agilizadores do seu fluxo de veculos. (3) Tneis Zuzu Angel, So Conrado e do Jo. Fluxo responsvel pela integrao da baixada de Jacarepagu cidade. (4) e (5)Tneis da Linha Amarela e Tnel Noel Rosa. Demonstram o incio da mudana de viso da iniciativa pblica, passando a contemplar as Zonas Oeste, Norte e Suburbana. Os tneis da Linha Amarela fornecem aos moradores da Barra da Tijuca mais uma opo para alcanarem o centro da cidade e as vias de escape do Rio de Janeiro. (6) Nova fronteira de expanso para o emprego de tneis, representada pelas intenes de perfurao de um tnel na serra da Grota Funda, sob o macio da Pedra Branca, o que facilitaria o fluxo entre a Barra da Tijuca e a regio de Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz na Zona Oeste.
Elaborado como base na ortofoto produzida pelo Instituto Pereira Passos Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, publicada no Jornal do Brasil de 26 de maro de 2000. CARVALHO, Ronaldo (2000) ronel7@ig.com.br

FEV - 2004

57

También podría gustarte