Está en la página 1de 38

ARRANJO FSICO E FLUXO

Administrao da Produo SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R.

ARRANJO FSICO E FLUXO

O arranjo fsico de uma operao produtiva preocupa-se com o posicionamento fsico dos recursos de transformao.

Restaurante - a la carte

Sala refrigerada
Buffet de pratos principais

Buffet de sobremesas

Buffet
Buffet de entradas

Freezer

Sobremesas

Preparao de

vegetais

Cozinha

Preparao

Linha de servio

Bandejo

Grill

Fornos

ARRANJO FSICO E FLUXO

Arranjo fsico decidir onde colocar todas as instalaes, mquinas, equipamentos e pessoal da produo. O arranjo fsico uma das caractersticas mais evidentes de uma operao produtiva porque determina sua forma e aparncia.

ARRANJO FSICO E FLUXO

Tambm determina a maneira segundo a qual os recursos transformados materiais, informao e clientes fluem pela operao. Mudanas relativamente pequenas na localizao de uma mquina numa fbrica ou dos produtos em um supermercado, ou a mudana de salas em um centro esportivo podem afetar o fluxo de materiais e pessoas por meio da operao.

ARRANJO FSICO E FLUXO Questes chaves:

Quais so os tipos bsicos de arranjo fsico usados em produo ? Qual tipo de arranjo fsico uma operao deveria escolher ? O que o projeto do arranjo fsico deseja alcanar ? Como deveria ser o projeto detalhado de cada tipo bsico de arranjo fsico ?

ARRANJO FSICO E FLUXO

Mudana de arranjo fsico frequentemente uma atividade difcil e de longa durao por causa das dimenses fsicas dos recursos de transformao movidos. O rearranjo fsico de uma operao existente pode interromper seu funcionamento suave, levando insatisfao do cliente ou a perdas na produo.

ARRANJO FSICO E FLUXO

Se o arranjo fsico est errado pode levar a padres de fluxo longos ou confusos, estoque de materiais, filas de clientes formando-se ao longo da operao, inconvenincias para os clientes, tempos de processamento longos, operaes inflexveis, fluxos imprevisveis e altos custos.

ARRANJO FSICO E FLUXO

Tipos bsicos de arranjo fsico:


1. Arranjo fsico posicional; 2. Arranjo fsico por processo; 3. Arranjo fsico celular; 4. Arranjo fsico por produto;

ARRANJO FSICO E FLUXO


Processos por projetos Serv. profissionais Processo jobbing Loja de servios Proc. em lotes / bateladas Serv. em massa Processo em massa Processo contnuo

Volume e variedade

DECISO 1 Tipos de processo

Objetivos de desempenho estratgicos

DECISO 2 Tipo bsico de arranjo fsico

Arranjo fsico posicional Arranjo fsico por processo Arranjo fsico celular Arranjo fsico por produto

DECISO 3 Projeto detalhado de arranjo fsico

Posio fsica de todos os recursos de transformao

Fluxo de recursos transformados pela produo

ARRANJO FSICO E FLUXO

Arranjo fsico posicional: Em vez de materiais, informaes ou clientes flurem por uma operao, quem sofre o processamento fica estacionrio, enquanto equipamento, maquinrio, instalaes e pessoas movem-se na medida do necessrio.

ARRANJO FSICO E FLUXO

Construo de uma rodovia produto muito grande para ser movido. Cirurgia do corao pacientes esto em um estado muito delicado para serem movidos. Restaurante de alta classe clientes objetariam em moverse para onde a comida preparada. Estaleiro produto muito grande para mover-se. Manuteno de computador de grande porte produto muito grande e provavelmente tambm muito delicado para ser movido e o cliente poderia negar-se a traz-lo para manuteno.

ARRANJO FSICO E FLUXO

Arranjo fsico por processo:


O arranjo fsico por processo assim chamado porque as necessidades e convenincias dos recursos transformadores que constituem o processo na operao dominam a deciso sobre o arranjo fsico. A razo pode ser que seja conveniente para a operao mant-los juntos, ou que dessa forma a utilizao dos recursos transformadores seja beneficiada.

ARRANJO FSICO E FLUXO

Hospital alguns processos (ex.: aparelhos de raios-X e laboratrios) so necessrios a um grande nmero de diferentes tipos de pacientes; alguns processos (ex.: alas gerais) podem atingir altos nveis de utilizao de recursos (leitos e equipe de atendimento).

ARRANJO FSICO E FLUXO

Usinagem de peas utilizadas em motores de avies alguns processos (ex.: tratamento trmico) necessitam de instalaes especiais (para exausto de fumaa, por exemplo); alguns processos (ex.: machining centers) requerem suporte comum de preparadores / operadores de mquina; alguns processos (ex.: esmerilhadeiras) atingem altos nveis de utilizao, pois todas as peas que requerem operaes de esmerilhamento passam por uma nica seo.

ARRANJO FSICO E FLUXO

Supermercado alguns processos, como a rea que dispe de vegetais enlatados, oferecem maior facilidade na reposio dos produtos se mantidos agrupados. Alguns setores, como o da comida congelada, necessitam de tecnologia similar de armazenagem, em gabinetes refrigerados. Outros, como as reas que dispem de vegetais frescos, podem ser mantidos juntos, pois dessa forma podem tornar-se mais atraentes aos olhos do cliente.

ARRANJO FSICO E FLUXO

Arranjo fsico celular : O arranjo fsico celular aquele em que os recursos transformados, entrando na operao, so prselecionados (ou pr selecionam-se a si prprios) para movimentar-se para uma parte especfica da operao (ou clula) na qual todos os recursos transformadores necessrios a atender as suas necessidades imediatas de processamento se encontram.

ARRANJO FSICO E FLUXO

Algumas empresas manufatureiras de componentes de computador a manufatura e a montagem de alguns tipos de peas para computadores podem necessitar de alguma rea dedicada produo de peas para clientes em particular que tenham requisitos especiais como, por exemplo, nveis mais altos de qualidade.

ARRANJO FSICO E FLUXO

rea para produtos especficos em supermercados alguns clientes usam o supermercado para comprar lanches, salgadinhos, refrigerantes, iogurte, etc. para consumo, por exemplo, em seu horrio de almoo. Estes, em geral, so localizados juntos, de forma que o cliente que est apenas comprando seu almoo no necessite procur-los pelo supermercado todo.

ARRANJO FSICO E FLUXO

Maternidade em um hospital clientes que necessitam de atendimento em maternidade formam um grupo bem definido que pode ser tratado em conjunto; eles tm probabilidade pequena de necessitar de cuidados em outras partes do hospital ao mesmo tempo em que requerem cuidados especficos de maternidade.

ARRANJO FSICO E FLUXO

Arranjo fsico por produto O arranjo fsico por produto envolve localizar os recursos produtivos transformadores inteiramente segundo a melhor convenincia do recurso que est sendo transformado. Cada produto, elemento de informao ou cliente segue um roteiro predefinido no qual a sequncia de atividades requerida coincide com a sequncia na qual os processos foram arranjados fisicamente.

ARRANJO FSICO E FLUXO

Esse o motivo pelo qual, s vezes, esse tipo de arranjo fsico chamado de arranjo fsico em fluxo ou em linha. O fluxo de produtos, informaes ou clientes muito claro e previsvel no arranjo fsico por produto, o que faz dele um arranjo relativamente fcil de controlar.

ARRANJOS FSICOS MISTOS

Vantagens e desvantagens dos tipos bsicos de arranjo fsico


Vantagens Desvantagens Flexibilidade muita alta Custos unitrios muito de mix e produto. altos. Produto ou cliente no Programao de espao movido ou perturbado. ou atividades pode ser complexa. Alta variedade de tarefas Pode significar muita para a mo-de-obra. movimentao de equipamentos e mo-deobra.

Posicional

Vantagens e desvantagens dos tipos bsicos de arranjo fsico


Vantagens Desvantagens Alta flexibilidade de mix e Baixa utilizao de recursos. produto. Processo Relativamente robusto em Pode ter alto estoque em caso de interrupo de processo ou filas de clientes. etapas. Superviso de Fluxo complexo pode ser difcil equipamento e instalaes de controlar. relativamente fcil.

Vantagens e desvantagens dos tipos bsicos de arranjo fsico


Vantagens Desvantagens Pode dar um bom equilbrio Pode ser caro reconfigurar entre custo e flexibilidade o arranjo fsico atual. para operaes com variedade relativamente alta. Celular Atravessamento rpido. Pode requerer capacidade adicional.

Trabalho em grupo pode Pode reduzir nveis de resultar em melhor utilizao de recursos. motivao.

Vantagens e desvantagens dos tipos bsicos de arranjo fsico


Vantagens Desvantagens Baixos custos unitrios para Pode ter baixa flexibilidade altos volumes. de mix. Produto D oportunidade para No muito robusto contra especializao de equipa- interrupes. mento. Movimentao conveni- Trabalho ente de clientes e repetitivo. materiais. pode ser

Objetivos gerais de um bom arranjo fsico

Segurana inerente
Todos os processos que podem representar perigo, tanto para a mo-deobra como para os clientes, no devem ser acessveis a pessoas no autorizadas.

Sadas de incndio Passagens devem ser devem ser claramente claramente marcadas sinalizadas com e mantidas livres. acesso desimpedido.

Objetivos gerais de um bom arranjo fsico

Extenso do fluxo
O fluxo de materiais, Em muitas informaes ou clientes deve ser operaes, isso canalizado pelo significa minimizar as arranjo fsico, de distncias percorridas pelos recursos forma a atender aos objetivos da transformados. operao. Esse no sempre o caso, entretanto: os supermercados, por exemplo, gostariam de garantir que os clientes passassem por determinados produtos em seu trajeto dentro da loja.

Objetivos gerais de um bom arranjo fsico

Clareza de fluxo
Todo o fluxo de materiais e Operaes de servios em clientes deve ser sinalizado de geral usam roteiros forma clara e evidente para sinalizados, como, por clientes e para mo-de-obra. exemplo, alguns hospitais que Por exemplo, operaes de usam faixas pintadas no cho manufatura em geral tm com diferentes cores para corredores muito claramente indicar o roteiro para os definidos e marcados. diferentes departamentos.

Objetivos gerais de um bom arranjo fsico

Conforto da mo-de-obra

A mo-de-obra deve ser alocada para locais distantes de partes barulhentas ou desagradveis da operao.

O arranjo fsico deve prover um ambiente de trabalho bem ventilado, iluminado e, quando possvel, agradvel.

Objetivos gerais de um bom arranjo fsico

Coordenao gerencial
Superviso e coordenao devem ser facilitadas pela localizao da mo-de-obra e dispositivos de comunicao.

Acesso
Todas as mquinas, equipamentos e instalaes devem estar acessveis para permitir adequada limpeza e manuteno.

Objetivos gerais de um bom arranjo fsico

Uso do espao
Todos os arranjos fsicos devem permitir uso adequado de espao disponvel da operao (incluindo o espao cbico, assim como o espao de piso). Isso em geral implica minimizar o espao utilizado para determinado propsito, mas s vezes pode significar criar uma impresso de espao luxuoso, como no lobby de entrada de hotis de luxo.

Objetivos gerais de um bom arranjo fsico

Flexibilidade de longo prazo


Um bom arranjo fsico ter sido concebido com as potenciais necessidades futuras da operao em mente. Por exemplo, se provvel que a demanda cresa para determinado produto ou servio, o arranjo fsico foi projetado de modo a poder acomodar a futura expanso?

Os arranjos fsicos devem ser mudados periodicamente medida que as necessidades da operao mudam.

También podría gustarte