Está en la página 1de 17

Aula

A EDUCAO BRASILEIRA NOS DIAS ATUAIS

META
Minha inteno com esta aula demonstrar para voc a complexidade do cenrio educacional brasileiro na passagem para o terceiro milnio, poca em que a educao escolar perde importncia em relao a outros meios de formao e transmisso de conhecimentos.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o dever: dimensionar a influncia da Televiso sobre a populao em idade escolar durante o final do sculo XX; avaliar a reforma do sistema educacional brasileiro implementada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso; refletir sobre os desafios enfrentados pela escola nesta poca em que as Novas Tecnologias da Informao e Comunicao esto transformando a maneira de o homem relacionar-se com o conhecimento.

PR-REQUISITO
Para uma melhor assimilao destes contedos, voc precisa levar em considerao o que foi ensinado na aula anterior e tambm deter conhecimentos bsicos do processo histrico vivido pela sociedade brasileira na passagem do sculo XX para o sculo XXI.

( F o n t e s : h t t p / / w w w. f a y e r w a y e r . c o m . b r w p contentuploads20100101-12-2010-notebook.jpg)

Histria da Educao Brasileira

INTRODUO
O final do sculo XX e incio do sculo XXI foi um perodo de grande importncia no somente por ser uma mudana de sculo e milnio, mas sobretudo pelas tremendas transformaes culturais que estavam em operao nesta poca recente. Em ltima instncia, certo afirmar que esse tempo foi caracterizado por uma mudana de cosmoviso na Civilizao Ocidental. Sob o impacto de uma revoluo nas tcnicas de produo e transmisso do conhecimento, a educao formal viu sua justificativa social ser questionada e passou a concorrer com outras instituies na tarefa de preparar os cidados para o mundo do trabalho e o convvio social. O Brasil, que acabara de sair de um longo perodo de Ditadura Militar, viu-se obrigado a promover um rpido processo de adequao de seu setor produtivo, de suas instituies polticas e culturais e das mentalidades de seus dirigentes aos desafios da revoluo da informtica, da economia globalizada, da mundializao da cultura e das exigncias de novos atores sociais, como os movimentos das minorias a uma nova realidade. No plano poltico, o recm conquistado direito de escolher o presidente da Repblica fez o pas passar pela experincia amarga de precisar expurgar um Presidente legitimamente eleito e escolher dois Presidentes, de centroesquerda, que alinharam o pas com as polticas econmicas neoliberais, de alto custo social e fartos lucros bancrios. Neste ambiente de rpidas mudanas culturais, os meios de comunicao de massa reforaram sua influncia sobre a populao e passaram a ameaar a hegemonia da escola na funo de preparar as novas geraes. Tentando responder a todos esses desafios, sob a influncia de organizaes internacionais de fomento do desenvolvimento, uma reforma do sistema educacional foi implementada. Apesar da resistncia inicial de parte do setor educacional, as mudanas na esfera cultural e cientfica so to profundas que, provavelmente, acabaro por transformar definitivamente a face da educao, tal qual se configurou nos tempos modernos.

138

A educao brasileira nos dias atuais

Aula

A HISTRIA DAS DUAS LTIMAS DCADAS DO SCULO XX NO BRASIL


Quando estudamos a histria das duas ltimas dcadas do sculo XX no Brasil, a dimenso que mais chama a ateno a econmica. Isso porque a Ditadura Militar entregou o pas para o governo dos civis em um processo agudo de recesso, com alto ndice de desemprego. Para se ter uma idia, entre Maio e Julho de 1981, a inflao anual no Brasil girava em torno de 85% e os grandes oligoplios comerciais aumentavam seus preos a uma taxa mdia de 170%, enquanto o setor submetido competio a uma taxa de 60%. Bresser Pereira (2009).

Sarney foi eleito vice-presidente da Repblica na chapa de Tancredo Neves, por eleio indireta. Cumprindo a constituio, assumiu interinamente a Presidncia, como vice-presidente, em 15 de maro de 1985, diante do adoecimento de Tancredo Neves. Com o falecimento de Tancredo em 21 de abril, tornou-se titular do cargo de presidente da republica. (Fonte: http://www.jblog.com.br).

139

Histria da Educao Brasileira

Na passagem de 1984 para 1985, a inflao anual no pas estava em 224%. Quando Jos Sarney assumiu a presidncia, em 15 de Maro de 1985, seu grande desafio foi pr em ordem a economia do Brasil. O instrumento por ele utilizado para sanar a economia foram os chamados planos econmicos. Porm, aps 4 (quatro) planos (Plano Cruzado, Plano Cruzado II, Plano Bresser e Plano Vero) tentando debelar a inflao, Jos Sarney entregou a faixa presidencial a Fernando Collor de Mello com o pas registrando uma inflao anual de 1.783%.

Caricatura do ex-presidente que implantou o plano cruzado em 1986. Para a coluna semanal Sentenas na editoria de Opinio do Jornal Zero Hora (Fonte: http://flickr.com).

Bem, do ponto de vista econmico, o primeiro governo da chamada Nova Repblica foi um fracasso. A inflao, aps atingir o pico de 2.708% em 1993, durante o Governo de Itamar Franco, s veio a ser controlada em 1996, aps um ano de Governo de Fernando Henrique Cardoso, quando se registrou uma taxa anual de 9,19%. Mas, do ponto de vista poltico houve uma evoluo devido ao restabelecimento das eleies diretas para Presidente da Repblica, em Maio de 1985, e convocao da Assemblia Nacional Constituinte em 28 de Junho do mesmo ano. A nova Constituio foi promulgada em 5 de Outubro de 1988. Considerada a constituio cidad, quanto ao perfil
140

A educao brasileira nos dias atuais

Aula

ideolgico, adotou uma soluo de compromisso entre as duas principais tendncias polticas que se debateram em torno de sua elaborao. Assim, no que diz respeito ordem econmica e aos direitos civis e polticos se inspirou no liberalismo e, quanto aos direitos sociais e culturais, de orientao socialista.

Itamar Franco

Fernando Henrique Cardoso

No que diz respeito Educao, em seu Captulo III, Seo I, que trata Da Educao, do Art. 205 ao 214, so estabelecidos os princpios gerais que devero nortear a educao no Brasil. Apesar de a nova Carta Magna determinar em seu Art. 212 que: A Unio aplicar, anualmente, nunca menos de 18% (dezoito), e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios 25% (vinte e cinco por cento), no mnimo, da receita resultante de impostos, compreendida e proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino, no prprio ano de 1988 apenas 10,6% dos gastos da Unio haviam sido dedicados Educao. Demonstra-se assim, a necessidade que havia de uma legislao complementar Constituio que regulamentasse, agora de forma detalhada, o funcionamento da Educao no pas. Assim, tal qual aconteceu na dcada de 1950, iniciou-se, a partir de 1988, quando o Deputado Octvio Elisio encaminhou o Projeto da nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educao) Cmara Federal, um longo perodo de disputas em torno da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional.

A DISPUTA EM TORNO DA NOVA LDB


Em 1989, o Deputado Jorge Hage enviou Cmara um substitutivo ao Projeto de LDB e, em 1992, o Senador Darcy Ribeiro apresentou um novo Projeto de LDB, que acabou sendo aprovado em Dezembro de 1996.
141

Histria da Educao Brasileira

Dessa vez, foram 8 (oito) anos de refregas entre os dois grandes grupos que disputam interesses econmicos e ideolgicos em torno da Educao no Brasil. Os atores nesse conflito podem ser assim identificados: De um lado estavam os progressistas que, reunidos em torno de instituies como a CNTE (Confederao Nacional dos Trabalhadores em Educao), que agrega sindicatos de professores de todo o pas e o FNDEP (Frum Nacional em Defesa da Escola Pblica), que reunia organizaes de classe (CUT/CGT/OAB), instituies de pesquisa (ANPED/SBPC/SEAE/ CEDES), entidades que representavam docentes (ANDES) e estudantes (UNE, UBES). Do outro lado, reuniam-se entidades que possuam um projeto liberalcorporativo de educao, segundo expresso de Lcia Neves, e que envolvia os empresrios do ramo educacional, a CNBB (Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil) e a FIESP (Federao das Indstrias de So Paulo). Os defensores da escola pblica apresentaram seu projeto para a legislao educacional brasileira por meio do Deputado Federal Jorge Hage. No entanto, aps oito anos de tramitao, a proposta foi arquivada e outra, que atendia melhor aos interesses da iniciativa privada, foi votada e aprovada em 23 de Dezembro de 1996, a chamada Lei 9394/96. Algumas caractersticas da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional podem ser destacadas, dentre elas a insistncia na qualidade de ensino, a flexibilizao curricular, a democratizao do acesso ao Ensino Superior, a oferta massiva e planejada de Educao para Jovens e Adultos e a garantia de mais recursos financeiros para a educao pblica. Monlevade (1997, pp. 9-13). Alguns ficaram se questionando por que a lei 9394/96 ressaltou a questo da qualidade. Para explicar esse aspecto, necessrio recorrer ao contexto histrico em que o Brasil vivia, lutando para incorporar-se ao projeto de globalizao da estrutura de poder vigente. Nesse panorama, as necessidades de formao dos indivduos so chamadas de competncias e visam qualificar o indivduo para a competitividade num mundo onde o saber vlido o tecnologicamente aplicvel. No final do sculo XX, as transformaes tecnolgicas produziram uma sociedade em que o principal fator de produo tornou-se o conhecimento. Assim, a nova LDB visava atender s exigncias da chamada sociedade do conhecimento. Assmann (1996, p. 63). A chamada pedagogia da qualidade, diante das inovaes tcnicas e da nova organizao do trabalho e da produo, tem como objetivo exatamente a disseminao de uma nova viso de mundo. Dentro desta nova viso de mundo, o empresariado se interessa em propor um projeto educacional para o pas. O objetivo dos mesmos controlar o preparo dos recursos humanos.

142

A educao brasileira nos dias atuais

Aula

A EDUCAO BRASILEIRA NAS DCADAS DE 1980 E 1990


Mas, enquanto se debatia uma nova lei para a educao nacional, como andava nosso Sistema Educacional? Durante o perodo da redemocratizao, devido Emenda Calmon, de Dezembro de 1983, e da subsequente Lei n. 7.348, de 24 de julho de 1985, que vinculava educao parte das receitas pblicas, aconteceu mesmo um aumento nas despesas com o Ensino. A menor prioridade para a educao se verificou em termos do seu crescimento inferior ao da despesa pblica total, sobretudo da Unio (GOMES, 1997). Por outro lado, recursos do Governo Federal concentraram-se no Ensino Superior, assinalando-se, assim, um recuo de verbas para o Ensino Fundamental. O balano estatstico da dcada de 1980 mostra o crescimento da matrcula nos trs nveis de ensino e a reduo da taxa de analfabetismo da populao acima de 15 anos de 25,5 para 18,9%. Incremento, porm, insuficiente para acompanhar o crescimento populacional (GOMES, 1997). Em meados da dcada de 1990, no incio do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, 15.5% das crianas brasileiras de 7 a 14 anos estavam fora da escola. Alm disso, mais da metade dos alunos matriculados na primeira srie do Ensino Fundamental deixava a escola antes de concluir o ciclo de estudos. Dos que concluam, apenas 3% conseguiam terminar nos oito anos normais de estudo. Caixeta (2002). Assim, nos primeiros anos da dcada de 1990, a precariedade da abrangncia do sistema educacional levava a que a maioria esmagadora da populao se informasse essencialmente e, s vezes, exclusivamente, pelas rede de televiso, uma vez que 73,5% dos domiclios brasileiros possuam aparelhos de TV. Neves (2000, p. 24). Na realidade, se nos lembrarmos da concepo de educao que, no incio de nosso curso, informei que iramos adotar, seremos forados a reconhecer que, no perodo entre 1986 e 1992, a maior educadora das crianas do Brasil foi uma senhorita chamada Maria da Graa Meneghel. Esse foi o perodo ureo de sucesso do programa infantil transmitido pela Rede Globo de Televiso, o Xou da Xuxa. Ao longo da dcada de 1980, Maria da Graa Meneghel, a Xuxa, tornou-se um cone cultural no somente no Brasil, mas, em toda a Amrica Latina. E como tal, sua influncia sobre a construo da subjetividade das crianas foi muito grande. Alm de difundir valores ligados a um ideal de feminilidade e beleza branca sua atuao era um forte incentivo ao consumo de produtos licenciados com o seu nome. Com evidncias, a maior crtica que os intelectuais da poca faziam ao programa infantil Xou da Xuxa era exatamente a educao para o consumo.

143

Histria da Educao Brasileira

Xou da Xuxa foi um programa infantil de variedades apresentado por Xuxa na Rede Globo entre junho 1986 e dezembro de 1992. (Fonte: http://xoudaxuxa.zip.net).

No entanto, para entendermos o fenmeno Xuxa, precisamos enquadrar essa anlise numa perspectiva mais ampla. Na explicao de Vasconcellos (1998, p. 20): As duas principais vtimas da indstria cultural televisiva so a mulher e a criana, que j foram o suporte transmissor da cultura popular ou do folclore: a narrativa da mulher para a criana. Ento, o programa de auditrio o modelo pedaggico antiescola e refratrio me.

No Brasil, dois cones a serem citados em programas de auditrio so Abelardo Barbosa (Chacrinha) e Silvio Santos.

144

A educao brasileira nos dias atuais

Aula

O interessante observar que, enquanto o pas assistia ao esforo do Governo Brizola (1983 a 1987 e 1991 a 1994), no Rio de Janeiro, de implantar os CIEPS (Centro Integrado de Educao Pblica), uma experincia de educao em tempo integral para as crianas pobres, onde elas teriam alm de educao, alimentos, esportes, assistncia mdica e atividades culturais; o cotidiano das crianas era bombardeado com a imagem onipresente da Xuxa e seu apelo ao consumo e erotizao infantil. Assim, a pergunta de Vasconcellos (1998) muito pertinente: Que professora primria seria capaz de competir com a Xuxa? Assim, o programa da Xuxa representou, na poca, a antiescola por excelncia. No toa que alguns tm reconhecido nos meios de comunicao de massa a principal instncia de formao do povo brasileiro nas duas ltimas dcadas. Neves (2000, p. 24) afirma algo semelhante: O alcance da mdia na formao de opinio no Brasil de hoje consagra-a, sem exageros, como principal educadora da sociedade brasileira dos anos de 1990. Mas, enquanto a Rede Globo de Televiso, atravs de Maria da Graa Meneghel, alienava as crianas, despertava a sexualidade infantil precoce e as impulsionava para o consumo, o que faziam as autoridades brasileiras em prol da Educao? Noutras partes do mundo, reformas educacionais se processavam sob a tutela de organismos internacionais. O objetivo das mudanas era adequar os sistemas de ensino s exigncias dos novos tempos. Bem, os dirigentes do Brasil se engajaram no movimento internacional de reformas educacionais. O marco de referncia foi a Conferncia Mundial de Educao Para Todos de 1990, realizada em Jomtien, na Tailndia. Esse foi um evento de grande repercusso promovido pela UNESCO (Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura), pelo PNUD (Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento), pelo UNICEF (Fundo das Naes Unidas para a Infncia) e pelo Banco Mundial.

145

Histria da Educao Brasileira

Os objetivos conjuntos desses rgos podem ser sintetizados assim: tornar os investimentos em Educao o aspecto central dos esforos de desenvolvimento das naes, promover o progresso educacional por meio de mudanas na gesto, bem como pela descentralizao e pela nfase na qualidade, instalar sistemas nacionais de avaliao e implementar reformas curriculares e programas de discriminao positiva, alm da concesso de maior autonomia s escolas locais (CASASSUS, 2001). A implementao dessas medidas no Brasil iniciou-se no Estado de Minas Gerais, logo no ano de 1991, durante o Governo de Hlio Garcia (1991 a 1994). Uma dessas medidas, intitulada de Promoo da Autonomia Escolar de Minas Gerais, teve como principal eixo da reforma a descentralizao do sistema escolar de ensino. As aes visavam reorganizao do trabalho e do quadro de pessoal nas escolas e a implementao de processos democrticos de escolha de Diretores das Escolas. Tambm se traduziram na escolarizao dos recursos da merenda escolar, numa poltica de avaliao externa e na organizao dos conselhos escolares. Tudo isso seguindo orientao dos organismos internacionais acima mencionados. Estas reformas tiveram continuidade no governo seguinte em Minas Gerais, Eduardo Azeredo (1995-1999), deu prosseguimento reforma educacional em seu Estado. De um modo geral, o objetivo era a mudana da cultura escolar. Compreendia-se que a nova sociedade do conhecimento exigia uma nova maneira de se fazer educao e para tanto era necessrio uma mudana na cultura educacional prevalecente. Mas, o que significa cultura escolar? Gatti Jnior & Pessanha (2005, p. 78), apresentam a seguinte definio:
... Um conjunto de teorias, princpios ou critrios, normas e prticas sedimentados ao largo do tempo no seio das instituies educativas. Trata-se de modos de pensar e atuar que proporcionam estratgias e pautas para organizar e levar a classe, e a interagir com os companheiros e com outros membros da comunidade educativa, e a integrar-se vida cotidiana do centro docente. (...)

Na realidade, os promotores de Reformas Educacionais sabem que o sucesso ou fracasso de sua iniciativa depende da adeso ou no dos professores. Nesse sentido, convm falar mesmo da necessidade de mudana da cultura docente que pode ser considerada como uma subcultura, na medida em que, apesar de os professores partilharem os significados da cultura em geral, tambm compartilham significados especficos, inerentes sua profisso. Assim, sendo uma cultura profissional, a cultura docente pode ser encarada como um sistema de concepes, estrutura simblica e padres de comportamento, situados sob a tica social e histrica e, por meio deles, o professor guia o seu agir pedaggico.
146

A educao brasileira nos dias atuais

Aula

Esta reforma da educao em Minas Gerais foi uma das inspiraes para a proposta educacional do Programa de Governo de Fernando Henrique Cardoso. O objetivo maior era implantar a Reforma, capitaneada pelos organismos Internacionais, em todo o Brasil. Assim, em Maro de 1995, incio do primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, o Ministro da Educao, Paulo Renato de Souza, deu uma entrevista Revista Nova Escola e esboou seu plano de ao para a melhoria da Educao Fundamental: instituir pautas curriculares mnimas, produzir materiais didticos, criar um sistema de treinamento de professores e o estabelecimento de um sistema nacional de televiso para a educao bsica. A tnica da entrevista foi a questo da qualidade na educao e o estabelecimento de um sistema de avaliao das escolas. Estas iniciativas j haviam sido experimentadas em Minas Gerais. Assim, durante a chamada Era FHC vrias inovaes foram implantadas no sistema educacinal brasileiro. Dentre estas podemos destacar: 1. Os sistemas de avaliao do rendimento escolar nos vrios nveis de ensino. O SAEB (Sistema de Avaliao da Educao Bsica); o ENEM (Exame Nacional do Ensino Mdio) e o Exame Nacional de Cursos, chamado, poca, de Provo. 2. O FUNDEF (Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorizao do Magistrio), implementado a partir de 1998, que consistia em um montante correspondente a 15% das receitas fiscais e transferncias constitucionais recebidas por Estados e municpios que era distribudo a prefeitos e governadores em valores proporcionais ao nmero de alunos matriculados em cada rede de ensino. Na explicao de Caixeta (2002, p. 543): Embora no faa parte de suas atribuies cuidar do Ensino Fundamental, o Ministrio da Educao transformou o Fundef em instrumento poderoso para tentar dar maior eficincia a toda rede pblica de educao fundamental,.. 3. Os Parmetros Curriculares Nacionais. Lanados em 1998, destinavam-se a sugerir uma ampla reforma curricular para adequar os contedos ensinados na escola s exigncias dos novos tempos, sobretudo a perspectiva pedaggica da interdisciplinaridade. 4. O Programa Nacional do Livro Didtico, que havia sido lanado em 1985, sofre transformao com o incio do processo de avaliao pedaggica dos livros que seriam distribudos para os alunos das escolas pblicas, prtica que foi iniciada no Brasil durante a ditadura militar. A prpria Lei 9394/96 pode ser encarada como uma das medidas dentro da Reforma Educacional, alm da adoo dos chamados temas transversais. Qual a avaliao que pode ser feita da Reforma Educacional implementada no Brasil na passagem do sculo XX para o XXI? Bem, os educadores progressistas, ou seja, de esquerda, possuem uma opinio negativa em relao ao que foi implantado no Brasil em

147

Histria da Educao Brasileira

termos de Educao durante a Era FHC. Leia a opinio de Frigotto (2006) a respeito:
A dimenso talvez mais profunda e de conseqncias mais graves situa-se no fato de que o Governo Fernando H. Cardoso, por intermdio do Ministrio da Educao, adotou o pensamento pedaggico empresarial e as diretrizes dos organismos e das agncias internacionais e regionais, dominantemente a servio desse pensamento como diretriz e concepo educacional do Estado. Trata-se de uma perspectiva pedaggica individualista, dualista e fragmentria coerente com o iderio da desregulamentao, flexibilizao e privatizao e com o desmonte dos direitos sociais ordenados por uma perspectiva de compromisso social coletivo. No casual que a ideologia das competncias e da empregabilidade esteja no centro dos parmetros e das diretrizes educacionais e dos mecanismos de avaliao.

Apesar desta viso oriunda da polarizao poltica em torno das questes educacionais, levando-se em conta o diagnstico das reformas educacionais feito por Oliveira (2000, p. 80), pode-se buscar uma explicao mais abrangente para o processo histrico-educacional vivido no Brasil na ltima dcada do sculo XX. Segundo o autor:
O grande trunfo das reformas implantadas nos anos 90 a possibilidade de incorporar pontos anteriormente defendidos pelos progressistas, ressignificando--os dentro de uma nova lgica. Esta peculiaridade faz com que a oposio s propostas hegemnicas seja muito difcil, pois pontualmente, podem ser defensveis ou at mesmo reivindicaes progressistas dos anos 80, como por exemplo as propostas de eleio de diretores, autonomia da escola e promoo automtica ou adoo de ciclos de aprendizagem em substituio ao sistema seriado, explicitamente incorporado ao texto da LDB ou facultado por ele.

Seguindo, pois, a lgica desse raciocnio, necessrio analisar as reformas educacionais sob um prisma mais abrangente, que possa englobar no somente os aspectos polticos e econmicos, representados pelas solues neoliberais da Nova Direita para atender internacionalizao da economia, ou mesmo pelos processos de modernizao gerados a partir da introduo da telemtica em todas as formas de agir humano, mas, tambm numa perspectiva cultural, que contemple as novas formas de expresso e de vivncia das sociedades, ditas ps-modernas.

148

A educao brasileira nos dias atuais

Aula

CONCLUSO
Uma de nossas primeiras aulas procurou caracterizar a modernidade educacional. Porm, aps estudar a Educao brasileira na passagem para o terceiro milnio, sou forado a lembrar-lhe que o modelo educacional moderno est em xeque. Atualmente, questiona-se a fundamentao filosfica da escola moderna. No se admitem mais objetivos transcendentais para a educao, restando-lhe apenas o objetivo maior de qualificar o indivduo para ocupar um lugar na cadeia produtiva, respondendo de maneira funcionalista s exigncias dos atuais interesses corporativos. As relaes de poder no interior da escola a partir, principalmente, da valorizao da experincia de vida cotidiana do aprendente e sob o impacto da telemtica, esto sendo alteradas substancialmente, com os professores cada vez mais desprestigiados. Alm disso, a superao da modernidade educacional significa uma mudana na estrutura curricular por meio da adoo da perspectiva transdisciplinar, resultando em um trabalho pedaggico mais dinmico, participativo e aberto comunidade circundante. Assim, o grande fato educacional dessas ltimas dcadas a emergncia de uma nova cultura educacional cujos principais elementos so: a concepo construtivista de aprendizagem, uma cultura de avaliao representada pelo processo de avaliao continuada, a incorporao das NTICs (Novas Tecnologias da Comunicao e Informao) no processo de ensino-aprendizagem, a interdisciplinaridade e a pedagogia das competncias.

149

Histria da Educao Brasileira

RESUMO
Nesta aula, procurei novamente expor para voc uma interpretao da histria da educao que leva em considerao o complexo de fatores socioeconmicos, polticos e culturais. No tarefa fcil uma vez que estamos acostumados a pensar a histria a partir de categorias isoladas, que privilegiam determinado aspecto da realidade. Por outro lado, a concepo de educao que adotamos em nosso curso, que procura perceber no somente a educao escolar mas, tambm, os processos amplos de socializao, facilita essa abordagem mais abrangente. Quando se trata de histria do tempo presente, em termos de Histria da Educao, a produo historiogrfica bastante reduzida. Assim, procurei caracterizar as duas ltimas dcadas do sculo XX como uma poca de transio. Em verdade, a civilizao Ocidental estava passando por uma verdadeira mutao civilizacional. O Brasil se viu envolvido neste redemoinho da histria, necessitando refundar o sistema poltico, adequar-se s exigncias da competitividade econmica exasperada pela Globalizao, acolher as mudanas culturais advindas da revoluo da telemtica, com o surgimento da sociedade do conhecimento. Um dos grandes fatos educacionais foi a polmica em torno da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional que perdurou durante oito anos, opondo os grupos de interesses tradicionais, e que culminou com a promulgao em Dezembro de 1996 da Lei 9394/96. Ora, durante esse perodo em que efetivamente no se concedia centralidade educao escolar as crianas foram (des)educadas pela mdia, sobretudo pelo fenmeno dos programas infantis de auditrio, destacando-se a ao alienante da Rede Globo de Televiso atravs de Maria da Graa Meneghel. Outro acontecimento fundamental na histria recente de nossa educao foi a Reforma Educacional implementada nos dois mandatos de Governo de Fernando Henrique Cardoso. A partir desta, algumas inovaes foram introduzidas na educao brasileira, destacando-se a prtica da avaliao externa dos vrios nveis de escolarizao, a adoo de programas curriculares bsicos e a destinao de verbas para a Educao Fundamental. Porm, o maior acontecimento educacional do perodo foi exatamente a emergncia de uma nova cultura educacional, que procura superar o projeto moderno de escola.

150

A educao brasileira nos dias atuais

Aula

ATIVIDADES
Nesta aula, ressaltamos os fatos mais importantes na educao brasileira a partir de 1985. Dentre estes destacaram-se a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (1996) e a Reforma Educacional, fatos ocorridos durante o Governo de Fernando Henrique Cardoso, a partir de 1995. Mas, quais foram as iniciativas governamentais no tocante Educao no perodo compreendido entre 1985 e 1995? Assim, sua tarefa fazer uma pesquisa na Internet e determinar os programas e iniciativas dos governos Jos Sarney, Fernando Collor de Mello e Itamar Franco no setor educacional.

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


Apesar dos imensos desafios enfrentados pelo pas a partir da redemocratizao em 1985, como a crise econmica da hiperinflao, a competitividade do processo de globalizao e as questes polticas advindas da instaurao de um novo regime de governo, a educao no Brasil no passou estes dez anos em brancas nuvens. Algumas iniciativas merecem meno como a criao dos CIACs (Centro Integrado de Atendimento Criana) durante o Governo de Fernando Collor de Mello, inspirando-se no modelo dos CIEPs da administrao de Leonel Brizola no Rio de Janeiro, e que tinham como objetivo prover Educao Fundamental em tempo integral alm de ampla assistncia s crianas.

PRXIMA AULA
Nesta aula, apresentei para voc a emergncia de uma nova cultura educacional como o grande acontecimento de nossos dias. Mas, esta nova cultura escolar est sendo impulsionada por um fenmeno mais amplo que vamos estudar na prxima e ltima aula: a formao de uma nova cultura infantil.

151

Histria da Educao Brasileira

AUTO-AVALIAO
Reflita assim: fiz uma leitura satisfatria do texto, a ponto de dizer que os objetivos propostos pelo professor-autor foram por mim alcanados? Pense tambm se houve, da sua parte, dedicao para cumprir a contento com as tarefas propostas. Em suma, responda em seu ntimo: Sou capaz de descrever o poder de influncia da indstria cultural sobre as crianas em idade escolar nos dias atuais? Qual a avaliao que fao da Reforma Educacional implementada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso no perodo de 1995 a 2002? Sou capaz de caracterizar a nova cultura escolar que est se formando nos dias atuais?

REFERNCIAS
ANDRADE, Flvio Ancio. A formao do cidado trabalhador: educao e cidadania no contexto do novo industrialismo. In: NEVES, Lcia Maria Wanderley (orga). Educao e poltica no limiar do sculo XXI. Campinas, SP: Autores Associados, 2000. ASSMANN, Hugo. Metforas novas para reencantar a educao: epistemologia e didtica. Piracicaba: Editora Unimep, 1996. Brasil. Constituio Repblica Federativa do Brasil. BRASLIA: Centro Grfico do Senado Federal, 1988. BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos; NAKANO, Yoshiaki. Fatores aceleradores, mantenedores e sancionadores da Inflao. Revista de Economia Poltica , v. 4 n 1, Jan. a Mar. 1984. Disponvel em <http:// www.rep.org.br/pdf/13-1.pdf>. Acesso em 01 Fev. 2009. CAIXETA, Nely. Educao. In: LAMOUNIE, Bolvia; FIGUEIREDO; Rubens (orga). FHC: a era FHC, Um balano. So Paulo: Cultura Editores Associados, 2002. Caractersticas da Constituio de 1988. Disponvel em <http:// www.parana-online.com.br/canal/direito-e-justica/news/154609/> Acesso em 01 de Fev. de 2009. CASASSUS, Juan. A reforma cultural na Amrica Latina no contexto de globalizao. Cadernos de Pesquisas, n 114, Nov. de 2001. FRIGOTTO, Gaudncio; CIAVATTA, Maria. Educao bsica no Brasil na dcada de 1990: subordinao ativa e consentida lgica do mercado. Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 82, p. 93-130, abril 2003. Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em 27 de Fev. 2006. GATTI JNIOR, Dcio; PESSANHA, Eurize Caldas. Histria da Educao, instituies e cultura escolar: conceitos, categorias e materiais Histricos. In: GATTI JNIOR, Dcio; INCIO FILHO, Geraldo (orgs.). Histria da Educao em perspectiva: ensino, pesquisa, produo e

152

A educao brasileira nos dias atuais

Aula

novas investigaes. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlndia, MG: EDUFU, 2005. (Coleo Memria da Educao). GOMES, Candido Alberto. Alocao de recursos para a educao em tempo de crise: razes que a razo desconhece. Revista Iberoamericana de Educacin. Nmero 14. Financiacin de la Educacin. Mayo-Agosto 1997. Biblioteca Digital da OEI. Organizacin de Estados Iberoamericanos Para la Educacin, la Ciencia y la Cultura. Disponvel em <http://www.campus-oei.org/oeivirt/rie14a03.htm>. Acesso em 10 de Mar. de 2006. MONLEVADE, Joo. A educao pblica no limiar da maioridade. Cadernos de Educao. Ano II, n 3, 1 ed. Janeiro/1997. NEVES, Lcia Maria Wanderley (Org.). Educao e poltica no limiar do sculo XX. Campinas, SP: Autores Associados, 2000. OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Reformas educativas no Brasil na dcada de 90. In: CATANI, Afrnio Mendes; OLIVEIRA, Romualdo Portela. Reformas Educacionais em Portugal e no Brasil. Belo Horizonte: Autntica, 2000. REVISTA NOVA ESCOLA. So Paulo. Fundao Victor Civita, Maro de 1995. SIMPSON, Amelia. Xuxa: The mega-marketing of gender, race, and modernity. Philadelphia: Temple University Press, 1993. VALADARES, Fabiana Castelo; DA ROCHA, Marisa Lopes. Frum nacional em defesa da escola pblica na LDB: a questo da docncia. Estudos e Pesquisas em Psicologia . Disponvel em <http:// www.revispsi.uerj.br/v6n2/artigos/html/v6n2a06.html>. Acesso em: 01 Fev. 2009. VASCONCELLOS, Gilberto Felisberto. O cabar das crianas. Rio de Janeiro: Espao e Tempo, 1998.

153

También podría gustarte