Está en la página 1de 14

Aula

ORIGENS E DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA MODERNA

META
Nesta aula, pretendo historiar as origens da Escola Moderna.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: caracterizar a modernidade educacional; sintetizar as teorias que fundamentam a ao pedaggica a partir dos tempos modernos; criticar a configurao moderna da escola.

PR-REQUISITO
Para entender melhor esta aula, voc precisa conhecer os principais fatos que demarcaram a transio do feudalismo para o capitalismo.

A evoluo do homem por meio da educao (Fonte: http://www.gentedeopiniao.com.br)

Histria da Educao Brasileira

INTRODUO
Pois bem, companheiro(a), esta segunda aula visa fundamentalmente compreenso de nossa disciplina como um todo, tendo em vista que as duas principais instituies que vamos enfocar, a escola e a mdia modernas, tiveram seu momento fundador em funo do mesmo processo histrico que eu vou descrever para voc. Assim, uma longa evoluo histrica que vai desde meados do sculo XV at o sculo XIX ser aqui analisada a fim de que voc possa entender as origens da instituio escolar tal como a conhecemos hoje. Da mesma forma que, na aula anterior, lhe apresentei um conceito estruturante, o de cosmoviso, nesta vou-lhe sugerir outra categoria fundamental: modernidade. Veja, no devemos confundir modernidade com idade moderna. A idade moderna corresponde quela clssica periodizao da histria. A modernidade, historicamente foi inaugurada com a Revoluo Francesa (1789), filosoficamente filha do Iluminismo, scio-economicamente corresponde ascenso do industrialismo burgus, politicamente consagrou a democracia liberal e se consubstanciou como modo de vida das sociedades ocidentais ao longo do sculo XIX, chegando at ns configurada nos mais diversos aspectos da existncia do homem nas sociedades Ocidentais. Foi em funo dessa experincia histrica que a educao se institucionalizou, recebeu seus objetivos maiores e deixou de ser controlada pelas religies, tornando-se uma instncia subordinada aos interesses do Estado, outra organizao que se consolidou nos tempos modernos. Bem, vamos analisar grandes processos histricos, teorias pedaggicas e novas prticas educacionais para que voc entenda porque a instituio escolar apresenta as caractersticas peDeclarao dos direitos humanos (Constituio). Marco da re- culiares que a identificam hoje. Boa voluo francesa. A partir dela surge os ideais sintetizados em: liberdade, igualdade e fraternidade. (Fonte: http:// leitura!
upload.wikimedia.org).

24

Origens e desenvolvimento da escola moderna

Aula

UMA RUPTURA FUNDANTE


Na Europa Ocidental, durante a Idade Mdia, aps as invases brbaras e a subsequente reconstruo cultural sob o domnio do clero, a Educao estava sob o domnio da Igreja Catlica. Formaram-se escolas nos monastrios, nas parquias e nas catedrais. A partir dessas escolas das catedrais, surgiram - por volta do sculo XII - as Universidades. A Educao assim configurada refletia o teocentrismo da cosmoviso prevalecente. No entanto, durante a Idade Moderna, uma srie de fatores conjugaram-se para, primeiramente, gerarem o abandono da fundamentao religiosa da Educao e, progressivamente, a retirada da funo educacional das mos da Igreja e a institucionalizao da Educao. Dentre os fatores que mudaram definitivamente a face da Educao, podemos arrolar: 1. O Renascimento Cultural dos sculos XV e XVI; 2. A Reforma Protestante sob influncia do pensamento humanista, a partir de 1517; 3. A formao do Estado moderno; 4. A revoluo cientfica do sculo XVII; 5. O movimento iluminista de inspirao liberal; 6. O fortalecimento e ascenso da classe burguesa; 7. O desenvolvimento do sistema econmico capitalista em sua fase mercantilista. Esse ltimo fator de transformao da educao acompanhou o conjunto de mudanas de natureza ideolgica, social, poltica e cultural que ns relacionamos acima e dele se alimentou. Na realidade, todo esse processo tendeu a solapar os fundamentos da civilizao ocidental; a religio, a tradio filosfica e a autoridade poltica, gerando uma ruptura fundante, ou seja, uma mudana na estrutura mental do homem que deu origem a uma nova ordem mundial, a qual se caracterizou pelo ideal de progresso e a exaltao da razo e da cincia como instncias de explicao da realidade. Implcito a todo esse processo est a compreenso do que seja modernidade. A modernidade presssupe uma ruptura com as tradies, sobretudo a religiosa, apresentada como o passado obscurantista. Espera-se o triunfo da razo em oposio s trevas da irracionalidade das crenas. Um ancestral importante desse processo de transformao das mentalidades foi Nicolau Maquiavel (1469 1527), que defendeu a autonomia da esfera poltica em relao moral e religio. Depois pos- Nicolau Maquiavel

25

Histria da Educao Brasileira

svel mencionar Thomas Hobbes (1588 1674), que fundamentou teoricamente o estado moderno e John Locke (1632 1704), que lanou a idia do individualismo liberal. Assim, lanaram-se as bases do Iluminismo, o grande movimento intelectual que estruturou o pensamento contemporneo. Observe como no decorrer da histria moderna aconteceu esse longo processo de transformao da Civilizao Ocidental, durante o qual a escola assumiu as suas principais caractersticas, que prevalecem at hoje. A partir de agora, vamos analisar alguns desses importantes acontecimentos e sua influncia sobre a educao moderna.
A escola moderna vai-se diferenciar das experincias educacionais anteriores por algumas inovaes fundamentais: a adoo do livro texto (em 1450 Gutemberg inventou a prensa de tipos mveis), de um currculo, a catequese (instruo religiosa), nfase na disciplina mental e corporal, que visa preparar o indivduo para o convvio social e o servio do Estado, e o desenvolvimento das preocupaes com a didtica. A sua ligao visceral com o Estado vai determinar a existncia de uma instituio especializada exclusivamente para cuidar da formao das crianas.

Martinho Lutero Em (1483 -1546) considerado o pai filosfico da Reforma Protestante.

Um exemplar da Bblia de Gutenberg, na Biblioteca do Congresso em Washington D. C. (Fonte: http://www.loc.gov).

ATIVIDADES
O mais importante renovador educacional do incio dos tempos modernos foi Joo Amos Comenius (1592 1670). Assim, suas idias foram importantes para a configurao da escola moderna. Portanto, sugiro que voc faa uma pesquisa na Internet e na bibliografia especializada e sintetize as principais caractersticas do pensamento educacional de Comenius.
26

Origens e desenvolvimento da escola moderna

Aula

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


O contexto histrico em que viveu Joo Amos Comenius (1592 1670), foi uma poca de transio entre o chamado feudalismo e o mercantilismo capitalista. Portanto, natural que encontremos em seu pensamento uma mistura de elementos da antiga ordem e princpios novos, influenciados pelo mundo em transformao em que vivia. Como pastor protestante ele abraar uma concepo de homem tpica do cristianismo, a idia da depravao humana inata. Mas, Comenius foi um homem que viajou pela Europa e foi influenciado pelas novas idias que surgiam, como o empirismo do ingls Francis Bacon (1561 1626) e pelas inovaes e progressos tcnicos que se instalavam (navegao, artilharia, fortificaes, imprensa, na geografia, astronomia e mecnica). Assim, sua resposta dever vincular as propostas educacionais de Comenius a estes aspectos centrais de sua biografia.

A REFORMA PROTESTANTE
Independentemente da influncia da obra seminal de Max Weber (1864 1920), A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo, fato reconhecido que a Reforma Protestante desempenhou um papel decisivo na formao da mentalidade moderna. Em alguns aspectos, a Reforma Protestante se identifica bastante com a mentalidade humanista renascentista e em outros, ope-se veementemente. Veja-se o caso do princpio da liberdade de conscincia, que encontrou nos prprios reformadores considerveis limitaes, a partir do momento que submeteram a religio e a educao tutela do Estado. Isso porque Martinho Lutero reconhecia a origem divina do poder poltico e tambm porque foi devido ao apoio dos prncipes alemes que esse reformador pde escapar do fim trgico de outros reformadores e expandir seu movimento. Na realidade, considera-se que a mais importante contribuio de Martinho Lutero para a educao tenha sido a defesa do princpio da obrigatoriedade da frequncia escolar. Este princpio se tornaria vi-

Capa da 1 edio de A tica protestante e o esprito do capitalismo , 1904. Fonte:(http:// pt.pandapedia.com).

27

Histria da Educao Brasileira

vel em funo do compromisso das autoridades civis de estabelecer e sustentar escolas, o que resultaria no controle estatal da educao. No entanto, bom lembrar que o Estado ao qual Martinho Lutero deseja submeter o controle da educao no o Estado Nacional, leigo e secularizado da modernidade ocidental. Mas, numa poca em que o ser cristo se constitua no principal princpio de identidade, as pessoas ainda no tinham conscincia histrica de pertencer a uma nacionalidade. Martinho Lutero se refere aos principados alemes com estrutura ainda feudal e que, debaixo da influncia pessoal de nobres germnicos, apesar de fazerem parte do chamado Sacro Imprio Romano Germnico sob a Coroa dos Habsburgos, no possuam unidade poltica. Nesse sentido, interessante mencionar que por ocasio da celebrao da Paz de Augsburgo, entre Catlicos e Luteranos, em 1555, estabeleceu-se que os prncipes tinham o direito de impor sua escolha religiosa a seus sditos, seguindo o princpio cujus regio, ejus religio. Assim, a Reforma Protestante contribuiu para que a instruo passasse para o controle das autoridades laicas, e tambm para a crescente configurao de uma fisionomia nacional da educao nos diversos pases.

AS IDEIAS LIBERAIS
Havendo sido desenvolvido pela burguesia ao longo dos sculos XVII e XVIII em sua luta contra a aristocracia e em oposio aliana entre o Trono e o Altar, o liberalismo consolidou-se como pensamento dominante no sculo XIX, passando a ser apresentado como representante dos ideais da totalidade da sociedade. Na escala de valores liberais, a Educao ocupa um lugar to importante quanto o dinheiro. Por outro lado, bem conhecida a tese de Max Weber segundo a qual a Reforma Protestante contribuiu para o liberalismo porque valorizou o trabalho secular e profissional. Assim, veja como a idia de vocao, que ir nortear a concepo liberal de educao, provm da Reforma Protestante. Na realidade, essa idia ocupa uma posio central no ideal liberal de educao, na medida em que ela desempenha o papel de confirmao dos processos culturais mais favorveis manuteno da organizao social e do sistema de produo. Assim, no pensamento liberal a partir dos talentos de cada indivduo, ou da vocao individual, que so despertados e desenvolvidos pela escola, que as pessoas ocuparo o seu lugar na sociedade. Ou seja, a posio de cada um na sociedade no ser mais determinada por nenhum privilgio de nascimento ou de classe, mas depender do desenvolvimento de sua capacidade inata por meio da escola.

28

Origens e desenvolvimento da escola moderna

Aula

O alemo Martin Luther religioso reformador com seus associados Melancthon, Pomeranus e Cruciger, 1525 (Fonte: Mary Evans Picture Library)

Dessa forma, o liberalismo acaba defendendo um individualismo exacerbado e introduzindo os princpios do capitalismo na educao na medida em que as posies sociais sero conquistadas numa luta na qual obtero sucesso os mais aptos, ou vocacionados, numa espcie de darwinismo social. Ou seja, o objetivo da educao liberal hierarquizar a sociedade com base no mrito pessoal, ao contrrio das sociedades tradicionais que hierarquizavam em funo da origem social dos indivduos.

O ILUMINISMO
O movimento cultural que incorporou o iderio liberal, principalmente no sculo XVIII, foi o Iluminismo.Tendo em vista que o interesse de todo o proceder iluminista converge para o homem, a Educao desempenha um papel proeminente. A rejeio tradio determinar novo enfoque curricular, centrado na predominncia das cincias exatas e no consequente desenvolvimento tcnico. No plano poltico, o iluminismo traduziu-se em duas formas de governo: a democracia, na Frana, Inglaterra e Estados Unidos e o despotismo esclarecido, a leste do Reno. Do mesmo modo que h leis naturais que governam o mundo fsico, era necessrio descobrir e aplicar as leis que governam a ordem moral e o mundo social; assim, a arte de governo deveria fundamentar-se na cincia exata e todos os negcios humanos deveriam obedecer a essas leis, sendo os governantes, tanto nas democra29

Histria da Educao Brasileira

cias, quanto nas burocracias esclarecidas, encarregados de racionalmente pr ordem na vida social e econmica. Em funo dessas idias, justificou-se a nacionalizao da educao. Os primeiros educadores dos tempos modernos, inspirados no indutivismo de Francis Bacon e na sistematizao do mtodo cientfico desenvolvida por Issac Newton (1643 1727), apoiavam-se num princpio educacional chamado de realismo pedaggico, segundo o qual a natureza a fonte de conhecimentos e critrio de verdade. A partir de Jean Jacques Rousseau (1712 1778), uma nova abordagem passou a influenciar a educao. Considerado o principal pensador educacional do Iluminismo, Rousseau defendia que, ao contrrio de um princpio externo de verdade, se deve buscar no interior de cada ser humano o princpio de realidade. Na base desta abordagem antropolgica est uma compreenso naturalista da realidade e a famosa viso de que o homem naturalmente bom, conforme desenvolveu na fico pedaggica, O Emlio. Em suas palavras: Tudo est bem quando sai das mos do autor das coisas, tudo degenera entre as mos do homem ROUSSEAU (1999, p. 7). Mais adiante ele refora sua convico da natureza humana: Estabeleamos como

Frontispcio da Encyclopdie (1772), desenhado por Charles-Nicolas Cochin e gravado por Bonaventure-Louis Prvost. Esta obra est carregada de simbolismo: a figura do centro representa a Verdade rodeada por luz intensa (o smbolo central do Iluminismo). Duas outras figuras direita, a Razo e a Filosofia, esto a retirar o manto sobre a Verdade (Fonte: http:// www.artigosobre.com).

30

Origens e desenvolvimento da escola moderna

Aula

mxima incontestvel que os primeiros movimentos da natureza sejam sempre direitos: no h perversidade original no corao humano ROUSSEAU (1999, p. 90). Ora, se a vida em sociedade a responsvel pela degradao humana, Rousseau prope a educao natural como melhor mtodo educacional, ou seja, deve-se seguir o mtodo da natureza. Em funo disso, assume sentido a nfase que Rousseau d infncia em sua obra pedaggica. Ele mesmo afirma: Uma criana suportar mudanas que um homem no suportaria; as fibras da primeira, moles e flexveis, tomam facilmente a forma que lhe damos... ROUSSEAU (1999, p. 23). Com efeito, desde Comnio que os educadores modernos se preocupavam com a criana, desenvolvendo a noo moderna de infncia. Na realidade, foi durante a Idade Moderna que a escola tornou-se uma instituio especializada que opera em funo do isolamento da criana da sociedade, preparando-a para a vida adulta. Por trs disso est a idia de que o mundo infantil constitui um universo parte do mundo dos adultos. Alm de Jean Jacques Rousseau, outro personagem que trouxe novas contribuies para a constituio das caractersticas da educao foi o educador suo Johann Heinrch Pestalozzi (1746-1827). Pestalozzi foi o formulador de uma pedagogia-modelo para a escola elementar secular moderna, porm, no deixou de utilizar o princpio religioso como guia de suas proposies: a educao tica e religiosa (do corao) deve preceder educao intelectual (da cabea) e das artes ou indstria (mo), ou seja, para Pestalozzi a vida moral do homem deve ter ascendncia sobre a existncia intelectual e fsica e motora. Ora, a prpria dinmica da modernidade encarregou-se de olvidar o desenvolvimento da educao religiosa ntima, no confessional, conforme proposto por Pestalozzi. Mas, foi a partir dessas consideraes que ele lanou o conceito de educao integral que, alm da educao religiosa, inclua o desenvolvimento intelectual e o executivo ou construtivo. As aplicaes pestalozzianas foram utilizadas para o desenvolvimento cognitivo, principalmente na educao elementar. A ele pode-se atribuir o difundido mtodo de coisas ou lio de coisas, cuja fundamentao a valorizao da experincia direta a partir da percepo sensorial. Porm, a grande inovao pestalozziana em consonncia com a modernidade foi a estreita unio entre estudo e trabalho, um mtodo fundamentado na ao, especialmente na educao agrcola. Posteriormente, outros acrescentaram o trabalho manual na imprensa, alfaiataria, fabricao de calados, marcenaria, cermica e artes mecnicas. Para as meninas, ficaram as prendas domsticas. Pestalozzi defendia a necessria unio do lar escola, no processo educativo. Especialmente nos primeiros anos e com referncia formao tica e moral. Mas, sendo a famlia insuficiente como agente educa-

Johann Heinrch Pestalozzi As concepes pedaggicas de Pestalozzi repousam na idia de que a fonte de todos os conhecimentos se acha na intuio e foi com este princpio que Pestalozzi sustentou o seu trabalho de assistncia educacional e filosfica, o qual recebeu o ttulo de Pai dos Pobres.

31

Histria da Educao Brasileira

dor, preciso o complemento da escola que, no caso da prxis de Pestalozzi, funcionava como um internato que provia educao em tempo integral, com a vida em comum de mestres e alunos.

CARACTERSTICAS DA MODERNIDADE EDUCACIONAL


Como voc percebeu at agora, a instituio escolar emergiu na Europa Ocidental concomitantemente com o Estado moderno. Segundo os estudiosos do assunto, isso tornou a escola sujeita aos interesses do Estado, trabalhando para implantar a disciplina individual e social, criando assim condies para que o Estado se tornasse uma estrutura dominante na sociedade. Ou seja, desenvolveram-se as funes integrativa e coercitiva da escola moderna. Durante esse perodo, estabeleceram-se os grandes objetivos da educao moderna: o aperfeioamento do gnero humano, mediante a formao de pessoas amadurecidas, guiadas pela razo. Com isso, alm de sua tarefa tradicional de reproduzir os contedos culturais acumulados durante a experincia histrica da humanidade, a escola tambm se viu com o objetivo de preparar o cidado para a sociedade moderna; como algum consciente de seus direitos e deveres, cumpridor das leis em funo da autonomia moral adquirida pelo exerccio da virtude durante o processo de socializao desenvolvido na escola. A contemporaneidade na formao dessas duas instituies modernas tambm contribuiu para a transferncia da tutela da educao da religio para o estado. Alis, os processos histricos que analisamos acima colaboraram fortemente para que a instruo se tornasse pblica, obrigatria ou de frequncia compulsria, gratuita e laica, ou seja, submetido tutela do Estado nacional moderno. Ora, sob controle estatal, ocorreu uma difuso geogrfica sem precedentes da Educao. Alm disso, a maioria dos pases, aps a nacionalizao e/ou laicizao do ensino, procuraram estabelecer sistemas escolares concomitantemente a uma reviso de seus programas educacionais, seguindo orientao de tericos liberais da educao. Por outro lado, o movimento histrico estabelecido com a sucesso de acontecimentos marcantes na Idade Moderna, tais como a revoluo cientfica do sculo XVII, o Iluminismo do sculo XVIII e a cosmoviso mecanicista e desta ento instaurada e que decretaram a cincia como nica instncia reconhecida de descrio da realidade fizeram com que uma cincia de cunho materialista se tornasse a determinante dos contedos, dos mtodos e objetivos da educao. Sem nos determos na instrumentalizao poltica e ideolgica que tem vitimado a educao ao longo do sculo XX, sendo colocada a servio das
32

Origens e desenvolvimento da escola moderna

Aula

mais esdrxulas experincias polticas, ora de esquerda, ora de direita, ou servindo aos interesses de formao de mo-de-obra para atender o grande capital internacional, destaca-se a impossibilidade de a Educao, laicizada e sob determinao tecnocrtica, desempenhar sua funo de orientao transcendental, ou liminaridade, que faz com que ela mesma proporcione aos educandos explicao dos mistrios e do sentido da existncia. As consequncias ltimas desse processo foi que a educao asssumiu, na sociedade moderna, uma funo meramente funcionalista e instrumental. Ou seja, ao contrrio de seu ideal propagado de formao do cidado, a escola acabou apenas preparando o indivduo para o desempenho de uma funo econmica dentro do sistema de produo capitalista. Alm disso, a racionalidade cientfica que tomou conta da escola determinou a fragmentao do conhecimento em disciplinas isoladas, o predomnio quase exclusivo da lgica dedutiva e o distanciamento dos contedos da vida cotidiana dos estudantes.

ATIVIDADES
O primeiro grande crtico da modernidade Ocidental foi o filsofo Friedrich Nietzsche (1844-1900). E como tal, ele no poderia ter deixado de emitir consideraes sobre a configurao moderna da escola. A seguir, considere a leitura destes dois pargrafos significativos que Nietzsche escreveu a esse respeito:

TEXTOS
1. Mas, em suma, o que nos revelaram todas essas consideraes? Que por toda parte onde, agora, a cultura parece promovida mais animadamente, no se sabe nada desse alvo. Por mais que o Estado enfatize o que faz de meritrio pela cultura, ele a promove para se promover e no concebe nenhum alvo que seja superior ao seu bem e sua existncia. O que os negociantes querem, quando exigem incessantemente instruo e cultura, sempre, no final das contas, lucro. (NIETZSCHE; 1983, p. 76) 2. E como v o filsofo a cultura em nosso tempo? Muito diferente, sem dvida, daqueles professores de filosofia contentes com seu Estado. Para ele quase como se percebesse os sintomas de uma total extirpao e erradicao da cultura, quando pensa na pressa geral e na crescente velocidade da queda, na suspenso de toda contemplatividade e simplicidade. As guas da religio refluem e deixam para trs pntanos ou poas; as naes se separam outra vez com a maior das hostilidades e querem

Friedrich Nietzsche Foi um influente filsofo alemo do sculo XIX. Autor de Humano, demasiado humano, Aurora, A gaia cincia, Genealogia da moral, O anticristo.

33

Histria da Educao Brasileira

esquartejar-se. As cincias, praticadas sem nenhuma medida e no mais cego Laissez Faire, estilhaam-se e dissolvem toda crena firme; as classes cultas e os Estados civilizados so varridos por uma economia monetria grandiosamente desdenhosa. Nunca o mundo foi mais mundo, nunca foi mais pobre em amor e bondade. As classes eruditas no so mais faris ou asilos, em meio a toda essa intranquilidade da mundanizao; elas mesmas se tornam dia a dia mais intranquilas, mas desprovidas de pensamento e de amor. Tudo est a servio da barbrie que vem vindo, inclusive a arte e a cincia de agora. (NIETZSCHE; 1983: p. 74). A partir desses dois textos de autoria de Friedrich Nietzsche, comente os fundamentos de sua crtica ao moderno conceito de escola.

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


A ideia que subjaz a esta atividade fazer uma avaliao ampla do processo histrico estudado e o produto final que estou tentando mostrar para vocs: a Escola em sua feio moderna. Penso que a perspiccia de Friedrch Nietzsche pode ajudar. Nietzsche denunciou os problemas principais da cultura e da educao em seu tempo, a segunda metade do sculo XIX. Ora, esses problemas de uma certa forma se estendem aos dias de hoje. A partir dos dois textos acima relacionados, voc deve perceber pelo menos trs grandes aspectos que podem fundamentar uma crtica slida escola moderna.

CONCLUSO
A longa evoluo histrica que culminou na formao da escola moderna um processo com muitos aspectos interrelacionados. Diversos fatores operaram concomitantemente, a exemplo do Estado Moderno e da prpria difuso da cultura dos impressos. Obviamente que no abordei todos os aspectos desta experincia histrica, mas, penso que voc passou a entender melhor como e porqu a escola veio a ocupar a posio privilegiada de principal responsvel pela socializao secundria das pessoas nas sociedades Ocidentais. Alm disto, considerando que a escola uma instituio bastante conservadora, mesmo aps o transcorrer de todo o sculo XX, ainda possvel identificar no modus operandi atual desta instituio as mesmas caractersticas dos tempos modernos. Alm dos elementos que j foram acima apresentados, podemos mencionar: a predominncia da sala de aula

34

Origens e desenvolvimento da escola moderna

Aula

como locus para o processo ensino-aprendizagem; a compreenso da criana como aluno; uma maior valorizao do raciocnio lgico e das linguagens formais; separao entre teoria e prtica; dualismo educacional, ou seja, uma escola para a elite e outra para as classes subalternas. Em termos de aspectos pedaggicos, ou seja, teorias que procuram explicar a ao educacional, enfatizamos apenas trs personagens principais: Comenius, Rousseau e Pestalozzi. No entanto, outras importantes contribuies para a constituio da escola moderna podem ser mencionadas ainda no sculo XIX, a exemplo de Johann Friedrich Herbart (17761841), o primeiro que tratou a Pedagogia como cincia. No que diz respeito s prticas educacionais, tema que nos fora a pensar na constituio de uma cultura escolar e tambm na formao das culturas docente e estudantil, apesar da evoluo tecnolgica da humanidade e da lenta introduo de novos recursos no cotidiano educacional, podemos dizer que tambm, em termos de princpios didticometodolgicos, a modernidade educacional ainda no foi superada. Portanto, fundamental para a compreenso de todo o nosso curso esta viso ampla sobre a concepo moderna de educao.

RESUMO
A feio moderna da escola se formou ao longo de alguns sculos. A partir de uma ruptura com a estrutura mental da Idade Mdia, novas condies intelectuais vo construir um novo patamar sobre o qual se erguer o edifcio da escola moderna. Assim, a cincia se tornou a principal determinante dos contedos e mtodos da educao. Os pensamentos liberal e iluminista determinaram os objetivos e princpios pedaggicos para a escola. O Estado se apoderou da escola, colocando-a ao seu servio e constituindo os sistemas nacionais de educao. Apesar de vivermos em pleno sculo XXI, a escola ainda conserva muitas das caractersticas que remontam Idade Moderna. Por isto, importante conhecer como se deu a evoluo histrica desta instituio para que saibamos compreender seu papel na sociedade, efetuar uma crtica construtiva e propor mecanismos para que a mesma se converta em verdadeiro mecanismo de desalienao.

35

Histria da Educao Brasileira

PRXIMA AULA
Na prxima aula vou lhe apresentar a histria de outra grande instituio que, a partir dos tempos modernos, foi responsvel pela transmisso cultural e formao dos indivduos, os meios de comunicao

AUTO-AVALIAO
Reflita assim: fiz uma leitura satisfatria do texto, a ponto de dizer que os objetivos propostos pelo professor-autor foram por mim alcanados? Pense tambm se houve, da sua parte, dedicao para cumprir a contento com as tarefas propostas. Em suma, responda em seu ntimo: sou capaz de mencionar e explicar as principais caractersticas da escola moderna?

REFERNCIAS
CUNHA, Luiz Antonio. Educao e desenvolvimento social no Brasil. 9 ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1980. HAMILTON, David. Notas de lugar nenhum: sobre os primrdios da escolarizao moderna. In: Revista Brasileira de Histria da Educao. n1. Jan/Jun, 2001, p. 37-70. LOPES DE LIMA, Joo Franscisco. O sujeito: a racionalidade e o discurso pedaggico da modernidade. Interaes. v. VII, n. 14, Jul-Dez. 2002, p. 59-84 ROUSSEAU, Jean Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. 3 ed. So Paulo: Abril Cultural, 1983. (Os Pensadores). SILVA, Marcos. A transferncia do controle da educao da Igreja para o Estado. Comunicaes. Caderno do Programa de Ps-Graduao em Educao da UNIMEP. Universidade Metodista de Piracicaba. Ano 7, n I - Junho, 2000. WEBER, Max. A tica protestante e o esprito do capitalismo. 8 ed. So Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1994. WILLIS, Paul. Aprendendo a ser trabalhador: escola, resistncia e reproduo social. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1991.

36

También podría gustarte