Está en la página 1de 114

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS E FILOSOFIA PROGRAMA DE PS GRADUAO EM HISTRIA

Entre a Favela e o Conjunto Habitacional:


Programa de Remoo e Habitao Provisria (1960 1970)

Dissertao apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade Federal Fluminense como requisito parcial para obteno do ttulo de mestre em Histria.

Orientadora: Prof Dr Adriana Facina Gurgel do Amaral

Claudia Peanha da Trindade


Rio de Janeiro

2006

Entre a Favela e o Conjunto Habitacional:


Programa de Remoo e Habitao Provisria (1960 1970)
Dissertao apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade Federal Fluminense como requisito parcial para obteno do ttulo de mestre em Histria.

Claudia Peanha da Trindade


Rio de Janeiro 2006

BANCA EXAMINADORA _______________________________________________________________ Prof. Dr. Adriana Facina Gurgel do Amaral (orientadora) Universidade Federal Fluminense - UFF _______________________________________________________________ Prof. Dr. Nsia Vernica Trindade Lima Casa de Oswaldo Cruz/Fundao Oswaldo Cruz FIOCRUZ _______________________________________________________________ Prof. Dr. Marcelo Badar Mattos Universidade Federal Fluminense - UFF

Para Biba e Lel

Agradecimentos
Embora reconhea enfadonho ter de ler em todo o princpio de agradecimentos o pedido desculpas, tenho de admitir que impossvel no faz-lo. Portanto, peo desculpas pelos possveis esquecimentos. Ao Marcelo Abreu e Mario Miranda que ainda em 2002, percebendo meu interesse pelo estudo do urbano, em especial da habitao, me levaram a conhecer, por dentro a Mar e a Nova Holanda. Ao grupo que se formou para a produo do documentrio Mataram meu Gato, sobre argumento de Marcelo Abreu e Lorena Best, sobre trabalho etnogrfico de Mario Miranda, meu agradecimento por ter me mantido prximo ao tema e de algumas formas me cobrado que conclusse esse trabalho: Maria Jos Freire, Ana Rieper, Marilene Nunes, Eduardo Duque e Mauro Amoroso. E ao restante da equipe, que se juntou aos poucos, to responsvel quanto os outros pelo timo trabalho realizado: Bira, Diego, Pedrinho, Lorena, Manuel e Marcelo. Aos moradores de Nova Holanda que depoentes abriram suas histrias a ns e a todos os possveis leitores. Agradeo a Adriana Facina, minha orientadora, com um pedido de desculpas por ser to inorientvel, e pelos prazos mais do que estendidos. A Ana Lcia Enne, que participou da Banca de qualificao com importantes colocaes. Marcelo Badar que cuidadosamente foi meu leitor crtico de monografia na graduao, participou da banca de qualificao e defesa de mestrado. Sempre fez consideraes fundamentais. Agradeo por sua ateno e disponibilidade. A Nsia Trindade Lima, que por dois caminhos diferentes estivemos prximas no ltimo ano, e que aceitou participar da banca de defesa mesmo sabendo dos prazos que eu necessitava. Aos trs, Adriana, Marcelo e Nsia um agradecimento especial por todo o prazo de entrega final que me deram, sacrificando assim seus compromissos para leitura do meu texto. Virgnia Fontes, que foi desde a graduao uma figura marcante na minha formao, agradeo tambm pelo excelente curso no mestrado, oferecido em conjunto com Lcia Neves.

Ao Carlos Fidlis, o Carlinhos, amigo generoso, com quem passei bons momentos de aprendizado, cansao e alegria nestes mais de trs anos trabalhando juntos. Amigo pra vida, que viu os momentos de apreenso que passei estando sempre por perto. Agora sim, vamos matar aula? A ngela Porto, que gentilmente me cedeu material de grande valor sobre o tema, meu agradecimento pelo incentivo e pela pacincia com a minha enrolao. A Nara Azevedo, diretora da Casa de Oswaldo Cruz, pelo vai terminar logo isso. Sem isso no teria conseguido chegar ao fim. A Ivana Alves e Vnia Buchmuller que torceram pelo trmino desse texto. A Liene que com to pouco tempo se tornou uma pessoa to prxima, e suportou meu mau humor nesse perodo. Bela menina, me da bela Aninha pra quem tambm vai um beijo. Passado o sufoco, te convido para comer doce, falar e fazer bobagem e principalmente fazer o restante desse ano ser de felicidade. Wagner, Flvia, Luana e Cau, que to aborrecidos ficaram com a ausncia neste ltimo ano, fiquem tranqilos que chegou ao fim. A Gabriela e Tarcsio que sendo amigos de tanto tempo so importantes nessa trajetria, beijo no pequeno Vicente. A Manuela e Joo pela leitura e comentrios do projeto de pesquisa no momento de entrada no mestrado. A Maurcio, pelo emprstimo de livro to utilizado neste texto. Meus pais foram um captulo parte nessa dissertao, ou melhor, dois. Resolveram aprontar, e muito, durante esse perodo. Meu agradecimento ao exemplo de perseverana com que os dois, cada um com seus problemas, bravamente venceram 2005. A Dona Moema, Seu Jorge, Carolina e Clarisse (minha tradutora oficial), que desde a graduao quebrando galhos fizeram tambm eu chegar a esse ponto. Aos meus colegas e alunos da Escola Bahia agradeo em forma de pedido de desculpas pelos conturbados ltimos dois meses. As minhas meninas, Beatriz e Helena, que to novas se preocuparam a cada captulo se ele havia terminado ou no. Em letras gigantes: ACABOU! Ao Andr, com quem compartilhei toda a angstia da escrita. Companheiro intelectual nas discusses conceito a conceito, revisor de texto e de formatao, e aquele que me apoiou por diversas vezes nas agruras, tristeza, cansao beirando a desistncia desses ltimos tempos. L se vo dez anos de rduo e prazeroso caminho juntos. E que venham mais....

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo discutir o Programa de Remoes de Favelas, no Rio de Janeiro, e a constituio de espaos de habitao provisria dentro desta poltica, com nfase no Centro de Habitao Provisria de Nova Holanda, durante as dcadas 1960 e 1970. Para essa anlise foi levada em conta a relao entre habitao e capitalismo na inteno de perceber o que define a diferenciao dos locais de moradia no espao urbano.

Palavras-chave: Habitao Popular - Remoo de favelas - Nova Holanda - Rio de Janeiro: espao urbano - uso do solo urbano

ABSTRACT

This work aims to discuss the Program for Favelas Removal, in Rio de Janeiro, and the constitution of provisory habitation spaces in this program, emphasizing Nova Holanda Provisory Habitation Center, within the 60s and 70s. For this analysis we considered the relation between habitation and capitalism in order to perceive what defines the differentiation of habitation places on the urban soil.

Keywords: Popular Habitation Favelas Removal Nova Holanda Rio de Janeiro: urban space use of urban soil.

NDICE

Introduo

................................................................................................ 09

Captulo I
RIO DE JANEIRO E O ESPAO DA HABITAO .................................................... 15

Captulo II
HABITAO, FAVELA E CAPITALISMO ............................................................... 54

Captulo III
CENTRO DE HABITAO PROVISRIA DE NOVA HOLANDA: O MEIO DO CAMINHO ...................................................................... 74

Consideraes finais

........................................................................... 106

Bibliografia ............................................................................................... 110

Introduo

Uma alternativa corajosa para o Rio de Janeiro! Vou voltar a um tema que j abordei no passado: a erradicao de favelas. No d pra nos enganarmos de que h outra soluo alm dessa. No h. O Favela Bairro, projeto maravilhoso, de urbanizao das comunidades pobres, ficou muito bom em termos de obra de engenharia, mas no cumpriu seu objetivo quanto qualidade de vida e de coibir a violncia. As favelas, com sua esquizofrenia urbanstica, ruas estreitas que no se sabe onde comeam e onde terminam, so o habitat ideal para o trfico, nicho para marginais, que aterrorizam seus moradores e toda a vizinhana, estabelecem regras para ir e vir, expem os cidados ao fogo cruzado das balas perdidas... Faltam aos nosso polticos vontade e coragem, para arquivar a demagogia politicamente correta e partir para solues radicais, como o Rio de Janeiro, em outras pocas, j ousou, e com sucesso. (O Globo, Coluna Hildegard Angel, 13/04/2004)

Logo aps o feriado de Pscoa de 2004, quando um confronto entre traficantes de drogas impressionou toda a cidade com balas traantes nas imediaes de bairros luxuosos da Zona Sul da cidade, diversas matrias, cartas e colunas puseram-se a rediscutir o problema da favela. Entre as propostas estavam a de cercamento, com muros, da favela da Rocinha, entre So Conrado-Gvea, e do Vidigal, entre Leblon e So Conrado,

feita pelo vice-governador Luiz Paulo Conde, e a erradicao, remoo completa dessas favelas e de outras nas proximidades feita na coluna de Hildegard Angel.

Em sua coluna, Hildegard conduz o leitor a conhecer uma proposta de um grupo de empresrios do setor imobilirio dos quais no so citados os nomes que afirma poder resolver o problema das favelas com a remoo geral das favelas da Rocinha, Vidigal, Vila Parque da Cidade, Vila Pedra Bonita e Vila Canoas [todas localizadas nos mais valorizados bairros da cidade], para reas ociosas da Rede Ferroviria Federal nas cercanias do Cais do Porto, Sade, Gamboa, Santo Cristo, Cidade Nova. Os apartamentos seriam entregues pela Prefeitura sem nenhum custo para os moradores, nem para os cofres pblicos, em troca de 15% da rea ocupada atualmente pela Rocinha. O restante seria reflorestado. Ao final, conclui que todos ficariam felizes.

Exatos 40 anos separam este texto da matria publicada tambm no jornal O Globo, em 1964, sob o ttulo Sandra: a venda do Pasmado permitiria a construo de 3 mil casas para favelados1. Entretanto, perdura nas duas falas a mesma lgica de ocupao da cidade. o mercado imobilirio que define os valores das terras urbanas e aqueles que podem ou no ocup-las.

Assim, o que vemos a continuidade do problema da favela, como observou Machado da Silva (2002), por mais que ela tenha vencido (Zaluar e Alvito, 1998). Vencido no sentido de que imps sua permanncia na cidade como forma e possibilidade de habitao para determinados grupos sociais, entretanto sem soterrar as idias e

O Globo, 19/01/1964. 10

possibilidades de remoo, os preconceitos em relao sua populao e, de forma mais ampla, as desigualdades nas formas de morar e viver na sociedade brasileira.

necessrio observar tambm a afirmao de que solues radicais j foram aplicadas na cidade do Rio de Janeiro com sucesso, desconhece uma ampla bibliografia, em sua maioria de cincias sociais e antropologia, que se esfora desde a dcada de 1960 para demonstrar os equvocos das polticas remocionistas Lcia do Prado Valladares, Janice Pearlman, Alba Zaluar, Luiz Antnio Machado da Silva, Marcelo Baumman Burgos, entre outros.

Para estudar a favela preciso primeiro ter bem claro de que so as favelas, no sentido mais plural possvel. Esta uma categoria que embora, no geral, seja tratada como nica, possui uma definio varivel. A definio clssica, empregada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, e adotada tambm nas instncia governamentais, aglomerado de habitaes sub-normais. Ainda possvel verificar sua identificao como espao ocupado por populao de baixa renda, comunidades carentes, ou simplesmente como o lugar da criminalidade. O carter plural est na histria de constituio de cada uma delas, na sua forma de organizao interna, na heterogeneidade de seus moradores, internamente e em comparao com outras favelas. Se possvel diferenciar uma favela de outra, possvel tambm verificar que dentro dela mesma existem diferenas, que vo desde o acesso infra-estrutura, at a diferena de ganhos entre uma famlia e outra. Utilizamos o termo favela por identificarmos que no Rio de Janeiro ele se tornou comum, para os que vivem fora ou dentro desses espaos assim considerados.

11

Alm da ressalva de que no vamos, no trabalho que se inicia, fazer generalizaes abusivas em relao categoria favela, preciso tambm balizar que divergimos de uma fundamental linha de anlise em relao favela, ou melhor, que identifica e se debrua sobre o problema da favela. Essa linha de anlise esteve presente durante todo o sculo XX, seja nas polticas governamentais, nos artigos e reportagens de jornais, ou mesmo em anlises acadmicas, e ainda perdura em nossos dias. Esta anlise baseia-se no pressuposto de que preciso integrar as favelas e os favelados na comunidade nacional (SILVA, 1967:35). Isto significa entender que a favela se constitui, se afirma e reproduz parte da cidade e da organizao da sociedade, o que parece ignorar que sua existncia depende mais de determinadas condies estruturais da sociedade global do que dos mecanismos internos desenvolvidos para mant-la (SILVA, 1967:35). E ainda, esse mesmo pressuposto pode levar idia de comunidade ou grupo marginal, o que significa julgamento de valor refletindo em aes paternalistas e assistencialistas e ainda imposio de valores pela falta de capacidade dessas comunidades marginais em se organizar e melhorar sua condio de vida.

Esse pressuposto de anlise esteve presente de forma imperativa nos anos 1960 e 1970, seja nas remoes ou nas tentativas de urbanizao. As duas atestavam a incapacidade dos grupos favelados sem questionar como e porqu as favelas se formam.

Conforme pode ser observado na tabela a seguir, o percentual da populao que mora em favelas em relao quelas que no moram, no Rio de Janeiro, desde de 1950, segue uma curva ascendente. Unindo-se esse dado s constantes matrias nos jornais que reacendem, tal qual nas dcadas de 1960 e 1970, as discusses sobre a questo da favela,

12

a implementao do Ministrio das Cidades, que vem promovendo seminrios e discusses sobre a organizao das cidades, da elaborao de planos diretores e tambm sobre moradia, e por fim o novo flego da indstria de construo civil impulsionada por linhas de crdito de financiamento, tornam as discusses sobre a habitao bem atual e relevantes.

Anos 1950 1960 1970 1980

Crescimento da Populao Total e Favelada Rio de Janeiro 1950/1980 Populao Populao Favelada Total (B) (A) 2.375.280 169.305 3.300.431 335.063 4.251.918 565.135 5.090.723 722.424

B/A (%) 7,13 10,15 13,29 14,19

A dissertao que se inicia encontra-se dividida em trs captulos. O Captulo I um passeio geral acerca das polticas pblicas de ordenao do espao urbano do Rio de Janeiro, do incio do sculo XX ao final da dcada de 1970, com nfase nas polticas para a habitao popular.

O captulo II busca discutir as relaes entre as questes da habitao e a estruturao capitalista. O estudo de Antonio Gramsci sobre Estado nos orienta neste percurso para observar quais as foras que atuam na formulao do espao urbano at entender as diferenas de acesso que os diferentes grupos sociais tm cidade.

O captulo III se constri como uma aproximao ao tema da habitao provisria, poltica subjacente ao programa de remoes de favelas, e um estudo de caso do Centro de Habitao Provisria de Nova Holanda, que espero dar continuidade em outra

13

etapa de estudo. Para a realizao deste captulo so de suma importncia as fontes, explicitadas como: fichas domiciliares, s quais, infelizmente, s pude ter acesso quando j estava no processo final de escrita, utilizando-as, portanto, atravs de fonte secundria; e, depoimentos, de moradores de Nova Holanda removidos de favelas e de uma assistente social que foi coordenadora do CHP, este concedido a mim no ano de 2004.

Os depoimentos de moradores foram concedidos a Ana Rieper e Maria Jos Freire, com participao eventual de Marcelo Abreu e Mrio Miranda, no mbito do projeto do documentrio Mataram meu Gato, que busca contar a histria do Bloco que virou escola de samba em 1999, sob o nome de Gato de Bonsucesso, atravs da histria de Nova Holanda, criada para receber moradores removidos de favelas, e vice-versa. Os nomes dos depoentes esto citados da forma como os mesmos se identificam.

14

Captulo I RIO DE JANEIRO E O ESPAO DA HABITAO

o progresso, o custo do progresso. Pra gente ver a nao subir, tem que passar por certas coisas que a gente nem gosta, mas fazer o qu? (Depoimento de Cimar)

A fala de Cimar, morador de Nova Holanda desde 1969, aps a remoo final que consolidou a erradicao da localidade conhecida desde a dcada de 1940 como Praia do Pinto, situada no Leblon (Zona Sul do Rio de Janeiro), significa, como abertura do captulo que traar as modificaes do espao urbano carioca, com nfase especial para as moradias populares, um incio de reflexo sobre o conceito de hegemonia2. A aceitao do que supostamente seria a cota de sacrifcio necessria ao bem comum que o progresso traria ainda que no necessariamente para ele ou para os grupos sociais com os quais interage ou pertence , resulta justamente da adoo de uma viso de mundo de grupos que se impem atravs de sua atuao poltica, cultural e ideolgica, garantindo a sustentao de uma classe, que se torna hegemnica pela articulao de grupos

Sobre o conceito de hegemonia ver GRAMSCI, Antonio. Concepo dialtica da histria. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978. 16

heterogneos, que partilham do discurso coletivizando demandas, interesses e verdades particulares como um bloco social.

Se analisarmos os planos elaborados poca3 para a ocupao da regio da Praia do Pinto aps a remoo, realizada pelo poder pblico, veremos que se propem ao mesmo fim: habitao. Prdios destinados classe mdia e alta seriam construdos no local com o mesmo uso funcional de moradia. O progresso, expresso na fala de Cimar, portanto, no se traduz na necessidade de desocupao de uma rea por determinada faixa da populao para a mudana de funcionalidade do espao. Passaremos, ento, a analisar o progresso que a cidade do Rio de Janeiro viu, e em que precedentes este estava pautado.

Datam do perodo da virada do sculo XIX para o XX momento no qual a cidade do Rio de Janeiro passava por intenso crescimento comercial e demogrfico as preocupaes iniciais do poder pblico com a questo das habitaes das classes populares. A cidade, como se dizia poca, estava doente, e seu maior problema residia nas moradias insalubres destas classes. Para alm das doenas febre amarela, varola, peste bubnica, entre outras que assolavam a cidade, veio acompanhando o discurso da sade, estrito senso, um outro bastante imperativo, o da sade moral. Nesse sentido, erigiu-se nessa poca o discurso jurdico-mdico-sanitrio perpetuado por dcadas, e que mais tarde seria tambm aplicado com contundncia sobre as favelas propalando em alto e bom som a necessidade, e a receita, para curar-se o mal urbano, encarnado, no por

O acervo do jornal Correio da Manh conta com um desenho de Waldy Figueiredo sobre foto panormica da regio onde se localizava a Praia do Pinto, fazendo uma projeo de reorganizao urbana com a construo de prdios. Aps a erradicao foi construdo um condomnio denominado Selva de Pedra. 17

coincidncia, nas classes populares. As habitaes precrias eram um quisto que deveria ser extirpado, de preferncia para onde os olhos da boa sociedade no pudesse alcanar (ROCHA, 1995).

O Rio de Janeiro do incio do sculo XX, segundo a linha de pensamento reformadora, no estava preparado para o papel que assumira no contexto nacional e internacional, ou melhor, era necessria a remodelao da estrutura do espao carioca para que a cidade se tornasse coadunada com os interesses e necessidades do capital. Era necessrio reformar "a Capital para o Capital" (SOLIS, S. e RIBEIRO, M., 1985: 46).

preciso observar que a cidade em questo, que passava por intenso crescimento das atividades econmicas, principalmente no ramo manufatureiro e fabril, e tambm, no mesmo perodo, por um crescimento demogrfico vertiginoso, devido a imigrao e migrao interna, estava desprovida de infra-estrutura de servios urbanos. Coleta de lixo, abastecimento de gua potvel e rede de coleta e tratamento de esgotos eram insuficientes, seno inexistentes, para grande parte da populao.

H de se tomar um cuidado com a falcia de que o caos urbano produzido pelo crescimento natural ou de migraes populacionais. preciso recusar a moral malthusiana de que os pobres so os responsveis pela prpria pobreza, devido ao seu comportamento reprodutivo e migratrio (RIBEIRO, L. e PECHMAN, R., 1983: 9). Antes, os problemas de servios urbanos e de habitao no devem ser naturalizados e sim entendidos como a ausncia de polticas e interesses que englobem toda a populao, tendo

18

em vista, a existncia de uma distribuio desigual da renda gerada na economia e as condies que regem a produo capitalista de moradias, que impem um elevado preo ao direito de habitar na cidade. Discutiremos mais este ponto de abordagem ao longo do texto.

Com vistas ordenao do espao, ruas foram abertas ou alargadas, construes que se opunham ao desenvolver da cidade, postas abaixo. O Porto foi reformado e ampliado para se tornar uma porta de entrada e sada de mercadorias, capaz de disputar importncia com o Porto de Santos e de Buenos Aires. A reforma urbana do Rio de Janeiro foi a primeira grande interveno do Estado brasileiro na remodelao do espao urbano.4 Entendendo espao urbano como locus de manifestaes/relaes sociais, logo e facilmente se chega concluso de que no simplesmente o traado que se pretende modificar, mas a representao desta sociedade.

preciso no perder de vista que a remodelao da capital faz parte de um processo que guarda relaes ainda com a chegada da Famlia Real, mas que sem dvida encontra demasiado impulso a partir do advento da Repblica, e com ela adquire um novo significado. As mudanas nas relaes de trabalho forjam a necessidade de novas estratgias de controle social.

Obviamente, todo este empreendimento estava em consonncia com uma ideologia, intimamente ligada ao modo de produo capitalista. Mesmo que os projetos de
4

Praticamente no mesmo perodo das reformas no Rio de Janeiro, a cidade de Belm passa por remodelaes de grande porte que guardam algumas semelhanas com o projeto do Rio de Janeiro, salvaguardadas suas especificidades. Para maiores informaes ver SARGES, Maria de Nazar. Belm: riquezas produzindo a belle-poque (1870- 1902). Belm, Paka-tatu, 2000. 19

Repblica, ainda em disputa nos primeiros anos do sculo XX, tivessem divergncias marcantes, de uma forma geral reconheciam a necessidade de rumar para a lgica da produo capitalista. E dentro da racionalidade capitalista, o locus urbano deve se constituir de diversos espaos bem definidos em sentido, significado e utilizao. A ordenao e o controle do espao o que melhor traduz o pensamento do urbanismo da poca.

A lgica de modernizao da cidade que est aliada ao capitalismo e a ideologia liberal cria uma hierarquia entre os termos do prprio lema positivista desta Repblica, ORDEM E PROGRESSO:

(...) a priorizao do primeiro dos termos, a ordem, cada vez mais entendida como pr-condio para o segundo deles, o progresso. E em nome da construo, da preservao e da reproduo desta ordem que se justificam todas as violncias. (NEVES, 1994: 139) At a segunda dcada do sculo XX, era principalmente contra os cortios, casas de cmodo, vilas e avenidas que predominavam as preocupaes manifestadas nos jornais e aes de governo. Ainda que nos ressalte Rmulo Mattos (2004), que a grande descoberta dos jornais sobre o espao da favela, com seu significativo nmero de construes, seja apresentada em 1901 pelo Jornal do Commercio e que essas notcias de jornais a partir da s se intensifiquem em 1903, fica claro que ainda no a preocupao fundamental dos governantes este tipo de moradia das classes populares, haja visto o Decreto 391, de 10 de fevereiro de 1903, quando da Reforma Pereira Passos:

(...) os barraces toscos no sero permitidos, seja qual for o pretexto de que se lance mo para obteno de licena, salvo nos
20

morros que ainda no tiveram habitao mediante licena (apud ELIAS, 1984: 15). Este decreto exemplifica a falta de regulamentao dessas reas da cidade ainda que o Jornal do Commercio tenha dado a notcia de Bairro novssimo ainda em 1901.

O termo favela, que ficou registrado oficialmente como rea de habitaes irregularmente construdas, sem arruamentos, sem plano urbano, sem esgotos, sem gua, sem luz (ZALUAR e ALVITO, 1998: 7), tem sua origem como nome prprio, o qual designava, na cidade do Rio de Janeiro, o lugar onde veteranos da Guerra de Canudos se instalaram aps o retorno dessa campanha, com a anuncia do Ministrio da Guerra Morro da Favella. A substantivao do termo, estudada por Romulo Mattos, atravs da imprensa, consolidada a partir da dcada de 1920 quando a palavra favela passa a servir de termo generalizante no que diz respeito a determinada forma de moradia das classes populares e ainda mais para se referir a um local da cidade que deve ser estritamente controlado, de onde emanam segundo vrios artigos e notcias dos principais jornais cariocas (Correio da Manh e Jornal do Commercio, por exemplo) os perigos da cidade (MATTOS, R. 2004).

O processo de modernizao da cidade do Rio de Janeiro, desde o incio do sculo XX, est voltado principalmente para a renovao da rea central e embelezamento da Zona Sul. Estas duas reas se desenvolvem de forma diversa dos subrbios, os quais possuem um alastramento impulsionado pela instalao de indstrias que, alm de
21

possibilitarem o estabelecimento de alguma infra-estrutura, qualificam a rea de forma atrativa para um quantitativo populacional que servir de mo-de-obra. Assim, com as contradies colocadas pelas formas de desenvolvimento das diferentes reas da cidade, ao final da dcada de 1920 o poder pblico reconhece a necessidade de uma interveno mais ampla na formulao dos caminhos de crescimento da cidade. Embora divergentes, estes processos de desenvolvimento da cidade obedecem mesma necessidade de acumulao de capital (imobilirio, financeiro, comercial e industrial) (ABREU, M. 1997).

Mesmo que desde o final do sculo XIX e incio do XX as intervenes do poder pblico na ordenao urbana tenham se apresentado de maneira muito mais significativa do que anteriormente, seja na Reforma Pereira Passos (1903-1906), ou nos importantes melhoramentos executados pelos prefeitos Paulo de Frontin (janeiro a julho de 1919) e Carlos Sampaio (1920-1922) voltados basicamente para o Centro e Zona Sul , apenas em 1927 inicia-se, na administrao do prefeito Prado Jnior (1926-1930), a inteno de um Plano Urbanstico para a cidade, isto , um plano de desenvolvimento urbano que definisse as funes de uso dos espaos urbanos e traasse uma linha de crescimento para o Rio de Janeiro o Plano Agache. O Plano, encomendado pela prefeitura a um grupo francs coordenado por Alfred Agache, s foi entregue aps 1930. No tendo sido implementado devido a dois fatores fundamentais: a falta de interesse das novas posies polticas ps-1930, que se esforavam em no perpetuar qualquer tipo de iniciativa de governos da Repblica Velha5 e pelos vultosos valores que teriam de ser

Este termo, que designa o perodo de 1889 a 1930, extremamente significativo como expresso cunhada pelos vitoriosos da Revoluo com a funo primordial de denegrir a imagens dos vencidos. Num campo de poder em disputa, a qualidade de Velha de um perodo e, por conseguinte, de seus atores a forma mais 22

despendidos pelos cofres pblicos para sua implementao, o Plano Agache pretendia ordenar e embelezar a cidade segundo critrios funcionais e de estratificao social do espao (ABREU, M. 1997, p. 86). Coadunado com a viso da necessidade de controlar o processo de reproduo da fora de trabalho, que asseguraria tambm a separao espacial das classes sociais (ABREU, M. 1997, p. 87), o plano urbanstico se refere especificamente s favelas preconizando a sua erradicao.

Em toda parte existe o contraste, os morros, estes rochedos isolados que surgem da plancie central, desses bairros do commercio possuindo bellos edifcios, e com artrias largas ostentando armazns movimentados, s vezes luxuosos, tm as suas encostas e os seus cumes cobertos por uma multido de horrveis barracas. So as favellas, uma das chagas do Rio de Janeiro, na qual ser preciso, num dia muito prximo levar-lhes o ferro cauterizador. (PREFEITURA DO DISTRICTO FEDERAL, Cidade do Rio de Janeiro: Remodelao Extenso e Embelezamento, 1926 1930. Paris, Foyer Brsilien, 1930, apud ABREU, M. 1997, p.87-88) O processo de acumulao industrial ps-Revoluo de 1930 gerou no Rio de Janeiro intenso processo de urbanizao, agravando o dficit de moradias, sobretudo das classes populares, que j era bastante evidente desde a dcada anterior. A atividade industrial da capital federal passa por transformaes tanto de incremento em nmero de indstrias, quanto de setorizao urbana, e ainda, mantm e intensifica o potencial atrativo de migrantes at a dcada de 1950, conforme observa-se no quadro abaixo:

eficiente de promover-se, operando ideologicamente num sentido de re-fundao do Estado. Sobre o assunto ver DECCA, Edgar de. O silncio dos vencidos memria, histria e revoluo. So Paulo: Ed. Brasiliense, 1997 (6 edio). 23

Variaes por elemento de crescimento populacional 1920/1965

80 70 60 50 40 30 20 10 0
1920-1940 1940-1950 1950-1960 1960-1965

Migrao Crescimento natural Imigrao


(MARTINE, 1972 apud ABREU, 1997)

24

Dado esse crescimento, a dcada de 1940 caracterizou-se pela maior apresentao da favela como importante problema urbano (PARISSE, 1969). Entretanto, o crescimento urbano no possibilita uma concluso bvia de que so para as favelas que os migrantes se dirigem inicialmente. O potencial atrativo das indstrias, que comeam a se deslocar para os subrbios e periferia, impulsiona uma srie de loteamentos que, embora depois de 20 ou 30 anos passem a ser identificados como favela, ainda no incio da dcada de 1950 no o so. E mais, como nos ressalta Nsia Trindade Lima (1986), este reconhecimento do problema favela pode no estar exclusivamente ligado ao crescimento quantitativo e sim forma de ocupao dos interstcios dos ncleos urbanos consolidados, isto , nas proximidades das classes mdias e altas, levando maior politizao para a questo das favelas. importante no deixar escapar a profundidade desta afirmao, pois esta se mostrar necessria para analisar fundamentalmente o perodo das grandes remoes de favelas no Rio de Janeiro.

De sua invisibilidade aos olhos da atuao governamental, as moradias populares, denominadas segundo ampla bibliografia por favelas, passaram a figurar no Cdigo de Obras de 1937, que apontava no sentido da proibio de sua existncia. Caracterizada por alguns como o primeiro reconhecimento oficial como documento da estrutura estatal da existncia deste tipo de moradia, a favela tem a existncia limitada da seguinte forma atravs do artigo 349: (...) nas favelas existentes absolutamente proibido levantar ou construir novos casebres, executar qualquer obra nos que existem ou fazer qualquer construo (PARISSE, 1969:32).

25

Essa medida pode ter sua essncia na recomendao que j havia sido feita sete anos antes, no Plano Agache, que dizia ser preciso impedir toda a construo estvel e definitiva nas favelas, a qual tornaria difcil e onerosa a expropriao total por causa da utilidade pblica (PREFEITURA DO DISTRICTO FEDERAL, apud ABREU, M. 1997, p.87-88).

bom ressaltar que, embora reconhecidas por rgo oficial em 1937, as favelas espalhadas pela cidade s comeam a figurar nos mapas a partir da dcada de 1990. At esta data, elas significavam borres verdes espalhados pela cidade.

Em 1941, ocorre no Rio de Janeiro o 1 Congresso Brasileiro de Urbanismo e suas concluses servem para reforar as determinaes do Cdigo de Obras, propondo novas casas higinicas, recomendando, se possvel, que essas construes fossem realizadas no mesmo lugar das antigas moradias dos favelados. Apesar do presidente da Comisso de Urbanismo e Habitao do Congresso, Jos Mariano Filho, relacionar a formao de favelas a um carter de herana tnica do mestio como elemento primitivo, tambm ressalta a associao entre esses ncleos de moradia e os mercados de trabalho (LIMA, 1989).

Tambm em 1941, Victor Tavares de Moura apresenta um relatrio ao secretrio-geral da Sade do governo Henrique Dodsworth, baseado em plano para estudo e soluo do problema da favela, no qual enfatiza a necessidade de coleta de dados detalhados e precisos sobre os moradores. O Relatrio Moura e a Comisso encarregada do

26

estudo apresentam dois corpos de sugestes de ao, preventivas e realizadoras. Como ao preventiva apresentam-se os seguintes pontos:

a) o controle de entrada no Rio de indivduos de baixa condio social; b) o recambio de indivduos de tal condio para os seus estados de origem; c) a fiscalizao severa quanto s leis que probem a construo e reconstruo de casebres; d) a fiscalizao dos indivduos acolhidos pelas instituies de amparo; e) promover forte campanha de reeducao social entre os moradores das favelas, de modo a corrigir hbitos pessoais de uns e incentivar a escolha de melhor moradia E como ao realizadora sugere:

Casas provisrias, pelo menos do tipo mnimo permitido por lei, sero imediatamente construdas e para elas transferidos os moradores dos casebres, tendo em vista as suas condies de sade, de trabalho e de defesa contra a varola, difteria, doenas do grupo coli-tfico, alm de inspeo torcica e apuraes de conduta social. (Fundo Victor Tavares de Moura. DAD/COC/Fiocruz.) Afora estas afirmaes do relatrio, sem dvida, a que chama mais ateno a de que as novas casa provisrias deveriam ser construdas nos vazios entre os bairros, no sentido de valorizar estas reas, afirmando que isto enfeitar tais zonas e depois, com a evoluo das cidades, acontecer, como em todas as cidades do mundo, que os tipos de casas modestas iro dando lugar a melhor construo enquanto que os mais humildes se encaminharo para a periferia da cidade (PARISSE apud VALLA, 1986: p.35).

A naturalizao feita pelo autor do problema habitacional demonstra bem a forma como diferenas entre classes, nessa matriz de pensamento, so inerentes organizao social. Isto , faz parte da estruturao social capitalista o direito de alguns habitarem determinados espaos mais centrais e nobres da cidade enquanto este direito

27

negado a outros. E, esse direito, obviamente, est ligado ao lugar onde o indivduo, famlia, grupo se inserem na organizao social do capital: quanto mais pauperizado o grupo, mais para a periferia ele ir marchar. No caso do Rio de Janeiro, esta periferia expressa-se pelas localidades mais distantes do centro da cidade, ou menos providos pelos bens coletivos urbanos, e tambm nos morros, que embora possam estar localizados em reas nobres da cidade no so, entretanto, assistidos com conotao de bairro pela infra-estrutura urbana.

Entre 1941 e 1943 foram construdos os Parques Proletrios da Gvea, do Caju e do Leblon, Parques Proletrios n 1, n 2 e n 3, respectivamente. Baseados nas indicaes de que as famlias deveriam ser removidas provisoriamente para casas de madeira construdas nas proximidades dos antigos casebres, local para onde retornariam aps essa rea ter sido recuperada e construdas casas higinicas, o que se faz notar na forma de encarar esta populao o seu carter de mo-de-obra. Os parques proletrios estavam destinados queles que tinham emprego certo e, dentre suas especificaes, alm de zelar pela sade fsica, tendo-se em mente o ideal sanitarista em que tambm estava baseado esse projeto, o parque tinha inteno de dar conta da sade moral do trabalhador. A idia de formao do bom trabalhador estava presente nas formas disciplinadoras do Parque Proletrio. Os portes eram fechados s 22 horas, e os moradores possuam carteiras de identificao que deveriam ser apresentadas at este horrio, o administrador falava ao microfone em seu ch das nove, no qual, alm de apresentar as notcias do dia, eram proferidas lies de moral (MOURA,1969 apud LEEDS e LEEDS, 1978).

Se na dcada de 1940 havia a indicao de que a reformulao dos ncleos de habitao popular no poderia deixar de levar em conta a estruturao das famlias em

28

relao ao trabalho, nos anos das grandes remoes, duas dcadas depois, este aspecto no foi observado mediante vrios outros interesses, conforme poder ser visto mais adiante.

Assim como os parques proletrios, os Institutos de Aposentadoria e Penses, os IAPs, construram conjuntos residenciais baseados na moradia destinada ao trabalhador inserido plenamente nas regras do mercado de trabalho, sendo que este ltimo restringia seu campo de atuao a um especfico campo de trabalhadores, industririos ou comercirios, por exemplo, registrados respectivamente no IAPI e IAPC.

Uma observao a se fazer aps a experincia dos parques proletrios sobre o processo de organizao dos moradores de favela que, em 1945, criaram as comisses de moradores nos morros Pavo/Pavozinho e logo depois nos morros do Cantagalo e Babilnia, como modo de oposio possibilidade de remoo dos moradores para os parques. Ao que tudo indica, a precariedade das casas provisrias e a pedagogia civilizatria apresentada nos parques estavam longe dos anseios dos moradores das favelas (FORTUNA e FORTUNA, 1974 apud BURGOS, 1998).

A favela, como soluo de moradia das camadas populares, cresce tendo como elemento fundamental o aumento de custo da habitao (PARISSE, 1969:156). Entretanto, sua importncia poltica no se restringe a seu crescimento quantitativo, como nos mostra Nsia Trindade Lima:

A noo de que as favelas favoreciam, em face das precrias condies de moradia e da distncia em relao s normas legais de habitao, intensa propaganda comunista citada por diferentes

29

analistas como aspecto importante na definio de medidas que visassem a neutralizar essa influncia (1989: 72). Assim, o crescimento do Partido Comunista, que nas eleies de 1947 fez a maioria das cadeiras na Cmara de Vereadores do Distrito Federal, e que se expressava junto s camadas populares atravs de sua atuao sindical, principalmente na indstria txtil e de construo civil, despertou nos segmentos conservadores um receio, que se expressava pelo slogan: Precisamos subir os morros antes que os comunistas dele desam (SAGMACS, 1960 apud LIMA, 1989:74).

No mesmo ano de 1947, foi criada a Fundao Leo XIII. Esta criao foi possibilitada atravs de acordo entre o prefeito Hildebrando de Gis e o Cardeal D. Jaime de Barros Cmara, iniciadas em 1946, e possui dois pontos importantes a serem observados. Significou uma forma de ocupao de espao de modo a restringir a influncia comunista nas favelas cariocas, e ainda representou um reconhecimento maior por parte do poder pblico da existncia da favela, passando a colocar em pauta que a questo da favela s poderia ser solucionada, a longo prazo, atravs da promoo humana. Isso significava uma quebra na conduo das polticas relativas a este tipo de moradia, que at ento s eram pensadas em termos de solues rpidas e de curto prazo, mesmo que perpetuando a idia e ao educativa, tendo como premissa a incapacidade das famlias de favelas de viverem adequadamente em sociedade.

Sobre a importncia poltica que passam a ter as discusses em torno da favela, o receio do avano comunista bem demonstrado neste alerta feito por Carlos Lacerda aps a eleio de 1947:

30

Aqueles que no quiserem fazer um esforo sincero e profundo para atender ao problema das favelas, assim como aqueles que preferirem encar-lo como caso de polcia, tm uma alternativa diante de si: a soluo revolucionria [pois os] comunistas (...) oferecem a expropriao dos grandes edifcios e a ocupao de todo o edifcio como soluo imediata, redutora e fagueira a quem vive numa tampa de lata olhando o crescimento dos arranha-cus (apud ZALUAR e ALVITO, 1998:14). A atuao da Fundao Leo XIII foi marcada pelos Centros de Ao Social instalados nas grandes favelas, os quais desenvolviam atividades de apoio escolar, esportivas e de promoo de melhoria das condies locais. Essa entidade desenvolveu sua ao baseando-se na idia de que o problema das favelas poderia ser solucionado contando com os prprios favelados, carentes apenas de orientao adequada para que atingissem esse objetivo (LIMA, 1989: 75).

preciso frisar que se verifica uma convivncia no mbito das polticas pblicas entre o destaque da importncia da participao do favelado na mudana de sua condio de moradia e existncia participao essa orientada pela Fundao, tendo em vista a incapacidade desses grupos superposta na falta de formao e orientao moral e a idia de erradicao sumria das favelas atravs da criao, tambm em 1947, da Comisso para Extino de Favelas. Os planos do prefeito Mendes de Morais (1947-1951) para extino de favelas so explicitados em entrevista posterior oferecida ao jornal O Globo, em 26 de janeiro de 1966, afirmando, segundo nos relata Leeds e Leeds, a meta de

retorno dos moradores das favelas a seus estados de origem, submetendo os moradores a cima de 60 anos tutela de instituies do Estado, e expulsando das favelas famlias cujo salrio excedesse um mnimo estipulado. O ex-prefeito disse que seu plano no funcionara devido fala de apoio dos governadores dos estados de origem dos moradores de favelas, dos diretores da Cia, Lloyd de

31

navegao e do Chefe de Polcia do Distrito Federal (LEEDS E LEEDS, 1978: 194). Esta comisso, apesar de no ter sido muito ativa, tem sua importncia colocada pela realizao do Censo de Favelas de 1948. Os dados do Censo contam 105 favelas, com populao de 138.837 7% da populao do Distrito Federal, assim divididas:

Ao longo da Linhas frreas Central do Brasil e Leopoldina Centro e Zona Norte Zona sul Periferia

43,40% 29,5% 20,9% 5,7%

(VALLADARES, 1978: 22)

Observando os dados do Censo apresentados acima, possvel perceber que em ordem de grandeza, em nmero de populao, a Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro a terceira na lista. Entretanto, sobre esta regio que se apresentam as mais contundentes polticas de ordenao e de remoo dos ncleos de favelas.

Apesar de, inicialmente, a Fundao Leo XIII no fazer parte da estrutura do Estado isso s acontecer em 1962 ela passa progressivamente a atuar como instrumento auxiliar dos rgo da burocracia estatal, assumindo, entre outras, as funes de controle e distribuio de energia eltrica nas favelas onde atuava (LIMA, 1989:76). Mais tarde, na dcada de 1960, j inserida no organograma do Estado da Guanabara, passa a dar

32

suporte aos processos de remoes, fazendo levantamentos e administrando os Centros de Habitao Provisria, sobre os quais mais adiante passaremos a tratar.

Voltando ao perodo de 1947 e 1948, onde a favela demonstra sua importncia no cenrio poltico na forma como foi descrita acima, necessrio ressaltar a srie de matrias de jornais que ficou conhecida como Batalha do Rio de Janeiro. Campanha lanada no Correio da Manh, pelo jornalista Carlos Lacerda, que logo obteve a adeso de O Globo e da Rdio Mayrink Veiga que, embora tenha tido curta durao o ms de maio de 1948 , teve seu maior mrito no reconhecimento da complexidade da favela e de sua dimenso nacional. A inteno mxima dos artigos publicados era a proposio de reunir ateno e esforos nacionais para a soluo do problema favela.

A defesa que sobressai na proposta de Carlos Lacerda a de que no responsabilidade exclusiva do Estado solucionar o problema das favelas. Assim, Lacerda afirma em artigo, abrindo oposio ao Partido Comunista, que:

Com a batalha do Rio de Janeiro, teremos: entusiasmo crescente, aproveitado devidamente, utilizao e pleno rendimento dos servios pblicos especializados, utilizao do voluntariado, tomada de conscincia do povo acerca das vantagens da democracia e das desvantagens do regime em que tudo vem do Estado e consequentemente tudo vai para o Estado (Correio da Manh, 21/05/1948). As idias contidas nas formulaes de Lacerda e na estruturao da Fundao Leo XIII esto balizadas, segundo Victor Vincent Valla, na necessidade de

(...) transmitir uma determinada concepo de sociedade aos moradores das favelas de tal forma que estes considerem que as

33

contradies que dia a dia observam e padecem na cidade falta de emprego, baixos salrios, moradas precrias, falta de servios so superveis dentro do sistema capitalista, por intermdio da ajuda, da iniciativa privada, do esforo individual e do desenvolvimento comunitrio. Alm disso, afirma-se aos moradores que eles no esto ss em seu esforo. Eles contam com a ajuda de todos os setores da sociedade (VALLA, 1986, p.58-59). Assim, o prprio esforo do morador, devidamente orientado, o levaria a superar seus problemas e melhorar sua condio de vida. Refora-se a idia de que a pobreza causada pela prpria pobreza, refletida pela falta de empenho daqueles que se encontram nesta situao.

Retomando os dados apresentados no Censo de Favelas de 1948, este oferece um panorama geral das condies socio-econmicas de suas famlias, entretanto os parmetros de comparao com o Censo Nacional de 1950 so poucos devido a metodologias diferentes. Enquanto o primeiro contava 105 favelas, como j foi dito anteriormente, o segundo contabilizava 59, sendo o nmero geral de moradores no segundo superior ao de 1948. Isso no significa dizer que de alguma forma no possamos trabalhar com alguns desses dados. Esta diferena de nmeros atribuda a considerao pelo Censo de 1950 de favelas apenas como aglomerados acima de 50 barracos (ABREU, 1997).
Censo 1948 105 34.567 138.837 14% Censo 1950 59 44.000 169.305 7% (PARISSE, 1969)

n de favelas n de moradias n de habitantes % em relao ao total da populao do Rio de Janeiro

necessrio notar que embora contando menos favelas foi registrado em 1950 um aumento no nmero de moradias e de habitantes, provavelmente atribudo a uma
34

metodologia que considerou apenas uma favela uma rea com vrios aglomerados de moradias, e ainda que os dois censos trabalhavam com nmeros diferentes para o universo total da populao do Rio de Janeiro. Caso o Censo de 1948 trabalhasse com os mesmos dados de populao total de 1950 a proporo de habitantes de favela seria de 5% e no 14%.

Retomando as consideraes j feitas sobre a importncia, em quantitativo de concentrao, das favelas da zona sul em relao a outras reas da cidade interessante observar que, conforme dados apresentados abaixo, no era a Zona Sul da cidade a rea que mais crescia, em termos gerais, aquela onde o perodo de remoes da dcada de 1960 vai ser mais intenso, como j dito. Os dados abaixo demonstram o crescimento da cidade por circunscries censitrias e no por favelas, mas nos permite observar que no eram para a Zona Sul, e nem sempre para ocupaes ilegais de terrenos que as pessoas rumavam. A cidade crescia principalmente para os eixos da Linha Frrea da Central do Brasil e Leopoldina, e ainda no eixo da Avenida Brasil aps sua inaugurao em 1946.

35

Taxa de crescimento da cidade do Rio de Janeiro, por circunscrio censitria 1940-1950* Crescimento -% 1940-1950 Zona Suburbana II (Pavuna, Anchieta, Realengo) 78 Zona Rural (Campo Grande, Guaratiba, Santa Cruz) 58 50 Jacarepagu Zona Sul (Glria, Lagoa, Gvea, Copacabana) 46 Zona Suburbana I (Engenho Novo, Mier, Inhama, Piedade, Iraj, Madureira, Penha) 40 35 Total Zona Norte (Engenho Velho, Tijuca, Andara) 20 17 Santa Teresa 8 So Cristvo -8 rea Perifrica Central (Santana, Gamboa, Esprito Santo, Rio Comprido St. Antnio) Centro (Candelria, So Jos, Santa Rita, So Domingos, Sacramento, Ajuda) - 24 *Dados selecionados sobre tabela de Abreu, 1997. (Censos demogrficos de 1940 e 1950 apud ABREU, 1997).

Dentre as instituies que destinam seus esforos para o problema das favelas, em 1955, h a criao de uma nova, e uma duplicidade de ao observada nas propostas de atuao da Igreja Catlica. Atravs da participao direta do bispo auxiliar D. Helder Cmara, a Cruzada So Sebastio se estabelece com um novo princpio baseado na perspectiva de integrao social das populaes carentes (VALLA, 1986: p.65), contudo sem abandonar por completo a ao assistencialista, j implementada pela Fundao Leo XIII. Essa duplicidade parece se justificar por dois motivos: uma certa inatividade e descaracterizao das atividades da Fundao Leo XIII e uma divergncia polticapartidria de apoio a cada uma das instituies. Enquanto a Leo XIII foi apoiada, desde seu princpio, por polticos ligados Unio Democrtica Nacional (UDN), a Cruzada teve seu apoio fundado na aliana populista formada pelo Partido Social Democrtico (PSD) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). (VALLA, 1986)

36

No caminho da Cruzada, criado em 1956 o Servio Especial de Recuperao de Favelas e Habitaes Anti-Higinicas (SERFHA). Instituio vinculada ao governo do Distrito Federal que teve sua atuao inicial bastante incipiente, limitando-se a auxiliar as aes da Fundao Leo XIII e da Cruzada So Sebastio, a partir de 1960 vincula-se Coordenao de Servios Sociais do Estado, sob a direo de Jos Arthur Rios, tornando-se mais independente e atuante. Esta gesto, que vai at 1962 e tambm data de extino deste rgo e de sua transformao em Secretaria de Servios Sociais, marcada pela criao de associaes de moradores em favelas, as quais seriam mediadoras entre os rgos do governo e os moradores. Para sua instituio legal a associao deveria, no entanto, assinar um acordo padro com o SERFHA. Cabe observar que, se a forma de encarar o morador dentro da perspectiva da integrao social,

A perspectiva de tomar o habitante da favela como ser adulto, capaz de resolver o seu problema de moradia, equivale, portanto, na prtica, a lev-lo a assumir compromissos que vo desde a colaborao com os programas da instituio, at a fiscalizao e represso das tentavas de construo de novos barracos, com a eventual ajuda da polcia (VALLA, 1986: 83).

Embora esta perspectiva estivesse colocada, o fato para o qual se precisa atentar de que o SERFHA se propunha a recuperar favelas, mesmo com a proibio da construo de novos barracos. Os incentivos para que os antigos fossem substitudos por moradias mais adequadas, atravs da auto-ajuda, reforava a idia de permanncia das favelas em seus locais originrios.

37

Carlos Lacerda, eleito pela legenda da UDN em 1960, como primeiro governador do recm criado Estado da Guanabara, assume com um cenrio de reforma administrativa, tendo em vista a reestruturao necessria aps a transferncia da capital federal para Braslia. Alm disso, Lacerda empenhou-se na implementao de alguns pontos fundamentais como metas de seu governo, dentre eles: a ampliao do sistema escolar; o abastecimento de gua e a ordenao do espao urbano da Guanabara (MOTTA, 2001). Sobre esta ltima meta, a que mais nos interessa para a discusso, duas premissas so fundamentais: o interesse da indstria de construo civil, que desde a dcada de 1950 encontrava-se estagnada e percebia no projeto de construo de casas populares e conjuntos habitacionais uma possibilidade de recuperao e movimentao da economia estadual atravs da gerao de empregos; e ainda os interesses do capital imobilirio pelas reas de favelas, aquelas localizadas sobretudo na Zona Sul da cidade, tornaram-se mais explcitos (VALLA,1986).

O incio da dcada de 1960 marcado, na cidade do Rio de Janeiro, pela confirmao de uma tendncia nacional, das dcadas anteriores, de priorizao de um modelo de desenvolvimento virio voltado para o automvel. O governo Lacerda (19601965) representou

O exemplo mais marcante da interveno direta do Estado na soluo do problema virio, um problema que era na verdade um falso problema, posto que derivava da crescente concentrao de renda nas mos de uma minoria da populao. (ABREU, 1997: 133)

38

Aps a instruo 113 da Superintendncia da Moeda e do Crdito (SUMOC) instituio que cumpria o papel de autoridade monetria antes da criao do Banco Central do Brasil , em janeiro de 1955, que, segundo Caio Prado Jr.,

dava aos investidores estrangeiros o direito de trazerem seus equipamentos sem nenhuma despesa cambial, enquanto os industriais nacionais eram obrigados a adquirir previamente, com pagamento vista, as licenas de importao exigidas para trazerem do exterior os equipamentos de que necessitassem (PRADO Jr, Caio,197: 232), e ainda, com o Plano de metas 50 anos em 5, do governo Jucelino Kubitschek, o pas consolida o impulso da industrializao atravs do capital estrangeiro. A instalao das multinacionais e principalmente as automobilsticas, que em pouco tempo passou a constituir um dos setores lderes da economia (ABREU, 1997, p.133), a rodoviarizao do pas e, no Rio de Janeiro, a adequao do espao urbano ao uso dos veculos particulares, acessvel apenas s classes de maior poder aquisitivo, moradora da Zona sul, demonstrava claramente para quem a cidade estava sendo pensada. O peso desse vis tambm se mostrou preponderante na elaborao do Plano Doxiadis, contratado a um grupo grego chefiado por Constantinos Doxadis e elaborado entre 1960 e 1963, mas que diferentemente do Plano Agache teve seus dados elaborados por equipe de tcnicos brasileiros o que no impediu as crticas de ter sido elaborado por um estrangeiro , o qual com suas linhas coloridas visava a articulao da cidade atravs de vias expressas com o privilgio da ordenao urbana ao veculo particular. As Linhas Amarela e Vermelha que temos hoje so resultado desse plano.

39

Por conseguinte, podemos afirmar que o bem estar das classes populares atravs do projeto de remoes, com a transferncia das famlias para casas populares e conjuntos habitacionais, marca do governo Lacerda, no era o objetivo do modelo de desenvolvimento social e urbano que vem se estruturando e se agravar a partir da dcada de 1960 e da ditadura militar, como passaremos a observar adiante.

O incio dos anos 1960 assistiu ao maior ndice de disparidade entre os salrios, o custo de vida geral e o custo da habitao especificamente, pelo menos no intervalo de 1949-1961. O alto custo da habitao possui uma ntima relao com o crescimento das favelas na Guanabara e o esgaramento da tenso poltica em torno da questo da moradia ter um grande significado nas polticas relativas s favelas ao longo da dcada.

40

Custo de Vida e Salrios no Distrito Federal 1949-1961


2000

1800

Custo da Habitao Custo de vida geral Salrio indstria transformao Salrio Mnimo

1600

1400

1200

1000

800

600

400

200

Fonte: Anurio Estatstico do Brasil, anos incidados, IBGE SNE, Rio de Janeiro apud PARISSE, 1969.

0 1949 1951 1953 1955 1957 1959 1961

41

A extino do SERFHA, em maio de 1962, tem um importante significado, pois foi a partir da que o governo comeou a colocar em funcionamento uma poltica especfica de habitao popular (VALLA, 1986: 84).

Para muitos, a possvel independncia poltica que a organizao comunitria poderia gerar e a no-liberao de reas valorizadas da cidade que se encontravam ocupadas por favelas significava um entrave para a eleio e reeleio de polticos com bases eleitorais em favelas, a obteno por parte do Estado de subsdios provenientes da Agencia Internacional de Desenvolvimento (AID) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que apoiavam projetos de reformulao urbana tendo em vista o apoio a grupos de interesses ligados aos mercados de construo habitacional e de capital (LEEDS E LEEDS, 1978), e o prprio desenvolvimento dos interesses do capital imobilirio privado. No bojo dessa conjuntura, a Companhia de Habitao Popular do Estado da Guanabara (COHAB-GB) foi criada6, no momento da derrocada do SERFHA, com o objetivo de formular uma nova poltica habitacional, tendo por base a construo de unidades habitacionais para populao de baixa renda (Idem). A COHAB-GB, assim como todas as outras criadas posteriormente, em mbito nacional, constitua-se como companhia de economia mista, na qual, no caso da Guanabara, o capital privado permitido, 49%, era controlado pelo grupo poltico de Lacerda, incluindo seu genro, Flexa Ribeiro, e o vice-governador Rafael de Almeida Magalhes.

Criada em 1962, transformada em Companhia Estadual de Habitao do Rio de Janeiro CEHAB-RJ , em 1975, por ocasio da Fuso do Estado da Guanabara com o do Rio de Janeiro. 42

As negociaes em torno da assinatura do Acordo do Fundo do Trigo Estados Unidos-Brasil serviram como pano de fundo para a estruturao da poltica habitacional que caracterizaria as dcadas de 1960 e 1970. O Acordo se estabelecia sob o programa Aliana para o Progresso, formalizado em agosto de 1961 quando da assinatura da Carta de Punta del Este, entre os Estados Unidos e 22 pases da Amrica, com o intuito formal de assistncia ao desenvolvimento scio-econmico da Amrica Latina (Abreu, A. 2001). O contexto da criao deste programa a Guerra Fria e a proximidade da vitria da Revoluo Cubana, em 1959. Assim, um significado da Aliana seria a conteno de um possvel avano do comunismo na Amrica Latina.

O Acordo do Fundo do Trigo, para urbanizao e recuperao de favelas do Rio de Janeiro, foi firmado em fins de 1961, entre o governador Carlos Lacerda e o embaixador Lincoln Gordon, e os recursos seriam provenientes da United States Agency for International Development (USAID) e recursos prprios do Estado da Guanabara, 3% da renda anual de impostos. O financiamento destinava-se urbanizao parcial de algumas favelas, a urbanizao total de uma grande favela e a construo de 2.250 habitaes de baixo custo (LANGSTEIN apud VALADARES, op. cit, p.24). Na prtica, a COHAB-GB deixou de lado a urbanizao de favelas e aplicou o dinheiro na construo de trs vilas, a saber: Vila Kennedy, em Senador Cmara; Vila Aliana, em Bangu e Vila Esperana, em Vigrio Geral, alm de construir trs Centros de Habitao Provisria (VAZ e ANDRADE, 1994).

Para alm de um financiamento especfico para a urbanizao, no caso, a construo de habitaes destinadas populao de baixa renda, o programa norte-

43

americano Aliana para o Progresso destinaria recursos tambm para a solidificao de um modelo de pensamento aliado a seus interesses. O acordo firmado entre a USAID/Brasil e a Fundao Getlio Vargas, que propunha a traduo de 15 obras sobre administrao pblica num sentido de programao para o desenvolvimento, demonstra uma clara inteno de consolidao de um modelo de urbanizao baseado em objetivos, mtodos do planejamento urbano, bases legislativas, organizativas e administrativas dos rgos de planejamento local, alm do empenho especfico em planejamento das diferentes zonas da cidade (residenciais, comerciais e industriais) e de esttica urbana segundo os padres das prticas e pensamento norte-americanos. Nas palavras de Beatriz Wahrlich, diretora da Escola de Administrao Pblica (EBAP/FGV), no prefcio traduo intitulada Planejamento Urbano: Trata-se, pois, de uma contribuio da Aliana para o Progresso por intermdio da Fundao Getlio Vargas ao desenvolvimento do nosso pas (FUNDAO GETLIO VARGAS, 1965).

Este guarda-chuva que o programa Aliana para o Progresso ainda articulou, atravs da USAID, ao final de 1963, um financiamento, que obteve aceitao por parte do Governo Lacerda, a projetos de desenvolvimento comunitrio baseado em pesquisas, com o objetivo de divulgar entre a populao favelada as experincias localizadas de reduo dos custos da habitao, sobretudo atravs da utilizao da autoajuda (VALLA, 1986). Denominado Brasil-Estados Unidos: Movimento para o Desenvolvimento e Organizao de Comunidade (BEMDOC), foi iniciado em outubro de 1964 tendo como instituio base para implantao a Fundao Leo XIII, que ento j integrava formalmente a estrutura do Estado.

44

Esse projeto serve inteno j descrita acima de espraiar uma forma de pensamento, aqui atravs de uma ideologia humanstico-assistencial que justificava a atuao de instituies no-remocionistas, tentando encobrir o conflito essencial de disparidades dentro do sistema onde uns tem mais e em melhores condies do que outros. O BEMDOC foi extinto em dezembro de 1966.

A organizao dos moradores de favelas atravs das associaes iniciam a dcada de 1960 fundando a FAFEG - Federao das Associaes de Favelas da Guanabara, em 1962. O contexto de sua criao a mudana de foco das lutas que passa a atuar no s contrariamente s aes de despejo, mas tambm em obter melhorias significativa para alm dos perodos eleitorais. Escapa aos interesses deste texto versar especificamente sobre os movimentos de organizao dos moradores de favela7, entretanto uma breve considerao sobre a atuao da FAFEG nos ser til.

Embora em seu primeiro congresso, em outubro de 1964, a FAFEG demonstre uma atuao que buscava apoio nas instituies e autoridades do Estado, as principais diretrizes do Congresso demonstram, contudo, divergncias quanto poltica para favelas que passou a ser adotada no governo Lacerda (LIMA, 1989, p. 189). Pensando no contexto que se delineia no pas aps o Golpe Militar de 1964, a atuao da FAFEG sofre com as restries de atuao que os movimentos organizados viviam poca. Aps uma atuao marcante durante as enchentes de 1966, onde cobra do Governador Negro de Lima sua promessa de campanha de no remover favelas, o ano de 1967 pontua uma postura mais combativa fundamentada na compreenso de serem os problemas

45

vividos pela populao favelada de natureza essencialmente poltica (LIMA, 1989, p.193). O segundo congresso, ocorrido em novembro de 1968, numa conjuntura precedente promulgao do Ato Institucional n5, teve uma diferena fundamental em relao ao primeiro: no houve solicitao de presena de nenhuma autoridade de governo. Esta posio foi claramente expressa na convocatria: As pessoas que vivem em palcios no podem raciocinar como as pessoas que vivem em barracos (Convocatria II Congresso FAFEG apud LIMA, 1989). Como resultado deste ltimo congresso algumas das resolues foram:

a posse definitiva da terra nas reas ocupadas pelos favelados; (...) uma atuao autnoma da associaes de moradores em relao ao governo; (...) rejeitou categoricamente qualquer proposta de remoo, defendendo a urbanizao local enquanto responsabilidade do governo (LIMA, 1989, p. 196-199).

Com o endurecimento da ditadura e pelas posies tomadas pela FAFEG, a perseguio aos lderes comunitrios toma vulto e aps o episdio da Ilha das Dragas remoo de pequena favela localizada na Lagoa Rodrigo de Freitas (Zona Sul), em 1969, onde o presidente da associao de moradores e mais trs diretores da Federao so presos , as atividade da FAFEG tornaram-se menos freqentes e combativas. As eleies que se seguiram tinham sua chapa submetida avaliao pela Secretaria de Segurana e a atuao passou a ser atrelada aos interesses do Estado, trabalhando, as associaes, inclusive nas remoes. Como descreve Perlman (1977), na remoo da Catacumba, em 1970:

Para maiores informaes ver LIMA, Nsia Trindade. O movimento de favelados do Rio de Janeiro: polticas de Estado e lutas sociais (1954-73). Iuperj, Rio de Janeiro, 1989. 46

a associao foi coagida a transformar-se num comit de guardas uniformizados de 31 homens para impedir qualquer tipo de melhorias nas casas, a entrada ou sada da favela sem autorizao e a mudana de novas famlias para l (p. 59)

A memria carioca fixou a dcada de 1960 como o perodo das grandes remoes e Carlos Lacerda como seu agente. Sem dvida alguma cabe a ele a designao como o que iniciou este processo, sem perder de vista que ele no inaugura a prtica de remover famlias das favelas. Entretanto no o seu governo e sim os dois posteriores, de Negro de Lima (1965-1971) e de Chagas Freitas (1971-1975), que realizam o maior nmero de transferncias de famlias faveladas para Conjuntos Habitacionais.

Remoes realizadas na Guanabara Administraes e perodo das remoes Governo Carlos Lacerda 1962-1965 Governo Negro de Lima 1966-1967 (enchentes) maio/1968- maro/1971 Governo Chagas Freitas Abril/1971 maro/1974 Total Total de favelas atingidas 27 s/resposta 33 20 80

1962-1974 Total de barracos removidos 8.078 s/resposta 12.782 5.333 26.193 Total de habitantes removidos 41.958 6.685 63.910 26.665 139.218

(COHAB-GB apud VALADARES, 1978: 39)

O contexto de eleio do governador Negro de Lima, em 1965, que venceu o candidato e contraparente de Lacerda, Flexa Ribeiro, foi analisado por Leeds e Leeds (1978) como uma resposta negativa ao Programa de Remoes e ao regime militar, tendo em vista a filiao partidria de Flexa UDN (Unio Democrtica Nacional), uma das

47

bases de apoio do regime e ao prprio rol poltico de Carlos Lacerda, e de Negro ao PSD, em coalizo com setores do PTB, o partido populista baseado no trabalho de Getlio Vargas (p.164)

Embora tenha sido promessa de campanha no efetuar remoes, o Governo Negro de Lima foi o que removeu sozinho mais do que a soma dos Governos Lacerda e Chagas Freitas (70.595 contra 68.623 mil moradores), em nmeros totais de moradores de favelas. O alicerce para o fim das favelas formulado no incio da dcada, com a construo de grandes Conjuntos, s vai se intensificar aps a implantao da ditadura que far ponto de apoio no impulso da indstria da construo civil. Para isso novas instituies sero criadas e outras reforadas.

O Banco Nacional de Habitao (BNH), criado em agosto de 1964, e tendo como sua primeira presidente, Sandra Cavalcanti anteriormente Secretria de Servios Sociais do Governo Lacerda , tendo atuado diretamente na remoo de favelas, em especial a do Morro do Pasmado , deu amplo apoio econmico e institucional poltica de erradicao de favelas (LEEDS e LEEDS, 1978). Atravs de novo impulso dado a COHAB-GB (aps a implantao do BNH foram institudas COHABs em todo o pas com o mesmo modelo da Guanabara), e da criao da Coordenadoria da Habitao de Interesse Social na rea Metropolitana do Rio de Janeiro CHISAM (1968-1973) , parte das intenes do Banco eram postas na mesa. Segundo carta de Sandra Cavalcanti ao presidente Castelo Branco, logo aps o Golpe, a criao de uma instituio voltada para a habitao deveria alm de utilizar um Fundo de Assistncia Social destinado s famlias faveladas ou que vivem de salrio mnimo, ajudar

48

a construo civil do pas a se recuperar; (...) atuar brilhantemente na abertura das frentes de trabalho; (...) melhorar as empresas mdias e pequenas de produo de material para a construo e (...) dar destino melhor capacidade de poupana dos mais bem aquinhoados (apud Fontes, 1986: 246-248).

Pelo que conhecemos hoje, a existncia do BNH serviu mais a uma camada da populao diversa daquela que habitava as favelas (LEEDS e LEEDS, 1978; FONTES, 1986; VALLADARES, 1978).

Quatro meses antes da iniciativa do governo federal em criar a CHISAM, foi criada a Companhia de Desenvolvimento da Comunidade CODESCO (1968), subsidiria autnoma da Companhia de Progresso para o Estado da Guanabara COPEG grupo de trabalho criado em 1961 com o objetivo de realizar pesquisas sobre favelas aps o oferecimento pela USAID de financiamento ao governo estadual para que este criasse um programa de auto-ajuda de desenvolvimento habitacional-comunitrio e criasse uma instituio que centralizasse a resoluo de problemas urbanos do Grande Rio (VALLA, 1986: 97). O surgimento da CODESCO, com a finalidade de promover a integrao dos aglomerados subnormais na comunidade normal adjacente (BLANK apud VALLA,1986) responde ao impulso organizativo de comunidades contrrias remoo, aliado a um grupo de jovens arquitetos dispostos a repensar os termos de construes de habitaes populares (SANTOS, 1981). Os projetos levados a intento pela CODESCO (Brs de Pina, MataMachado e Morro Unio), baseavam-se na organizao comunitria para a urbanizao das localidades com apoio tcnico do governo. Segundo Victor Valla (1986),

49

Se de um lado, a CODESCO surge como resultado das articulaes das autoridades do Estado da Guanabara com BEMDOC/USAID, tambm essa iniciativa representava a oposio entre essas autoridades populista e a nova coligao militares/governo federal (VALLA, 1986: 98).

E ainda, a criao da CHISAM serviria como resposta ao governo estadual, pois a CODESCO no favorecia nem o BNH e a indstria de construo civil, nem as companhias de poupana, crdito e finanas (LEEDS e LEEDS, 1978 apud VALLA, 1986: 98).

A erradicao de favelas na Guanabara era a tarefa primordial da CHISAM, que propunha-se a remover 92.000 favelados por ano, a partir de junho de 1971 e contava chegar a seu objetivo (remoo completa de todas as favelas do Rio de Janeiro), em 1976. (VALLADARES, 1978). No entanto, entre 1971 e 1974 foram removidos 26.665

moradores. Realmente o objetivo de fazerem desaparecer da paisagem do Rio de Janeiro todas as favelas no se concretizou, mas mexeu com a vida de mais de 130 mil pessoas nos doze anos que englobam os governos Lacerda, Negro de Lima e Chagas Freitas. Vrios so os motivos para o insucesso: no considerao da presso sobre os oramentos das famlias no morar em lugares distantes, com pouca oferta de trabalho e infra-estrutura, principalmente de transportes; desvio de interesses nas polticas para a habitao implementadas pelo BNH, que em sua histria atendeu mais classe mdia; e a principal delas, e a base de sustentao deste texto, de que a questo da habitao no um problema em si, e que portanto a simples construo de casas no soluciona algo que estrutural. Aprofundaremos este ponto mais adiante.

50

A dcada de 1970 viu trs importantes momentos para o Rio de Janeiro. Em 1975, a fuso do estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro, resultado de diversos interesses, tanto do Governador da Guanabara, Chagas Freitas (1971-1975), interessado em estadualizar, no sentido de ganhar fora poltica e econmica na mo contrria do alegado esvaziamento da economia carioca e na intenso de formar um estado forte no centro-sul para contrabalanas So Paulo e Minas Gerais, como do governo militar que desejava retirar da Belacap os atributos de capital e em transferi-los para a Novacap (MOTTA, 2001), o que j havia se intensificado no Governo Mdici (19691974) com a transferncia para Braslia de diversos rgos que ainda eram sediados no Rio de Janeiro e que no Governo Geisel (1974-1979) se efetivou como um dos resultados do interesse de reorganizao administrativa do pas (MOTTA, 2001).

Com a Fuso, novo ordenamento para a cidade foi elaborado. O novo plano urbanstico de 1977, Plano Urbanstico Bsico, Pub-Rio, representa intenes do governo federal, o primeiro a ser elaborado totalmente por tcnicos brasileiros, e possui como preocupao fundamental a organizao administrativa da cidade do Rio de Janeiro. Assim, a estrutura urbana dividida em reas de planejamento (APs), recomenda-se a instituio dos Projetos de Estruturao Urbana (PEU) para o planejamento local e enfatiza a necessidade de recuperao do centro da cidade (RESENDE, 1982).

Ao final da dcada de 1970 um novo e grande projeto para moradia popular colocado em prtica. Numa conjuntura de redemocratizao e sob as presses advindas da poltica econmica declinante aps o Milagre econmico que ao fim e ao cabo no repartiu o bolo, o Governo Federal cria, em 1979, sob a coordenao da pasta do Interior,

51

cujo Ministro Mrio Andreazza, o programa de Erradicao da Sub-habitao (PROMORAR), que atuar em todo o pas, e que no Rio de Janeiro se concretizar no Projeto-Rio. O programa contou com emprstimos do Banco Mundial, o BNH atuou como gestor de recursos e a Fundao para o Desenvolvimento da Regio Metropolitana do Rio de Janeiro - FUNDREM , criada em 1975, aps a fuso do estado da Guanabara e do Rio de Janeiro, na realizao de pesquisas e levantamento de dados cadastrais, e ainda sob a coordenao do Departamento Nacional de Obras e de Saneamento (DNOS), a execuo dos aterros (VIEIRA e VIEIRA, 1999).

O Projeto-Rio propunha uma interveno em 27 quilmetros, que se extendia da Ponta do Caju at Duque de Caxias, criando espaos atravs de aterros para habitaes populares e ainda criar condies para ambientao ecolgica e paisagstica do trecho mais poludo da Baa (VIEIRA e VIEIRA, 1999). Basicamente o Projeto atuou na rea da Mar, conhecida como Complexo da Mar, rea entre a Avenida Brasil e a Baa de Guanabara, na zona norte da cidade, tendo inicialmente a inteno de remover famlias de localidades desse complexo, dentre elas: Baixa do Sapateiro, Parque Mar, Nova Holanda, Timbu. A organizao comunitria e a ateno da imprensa influenciaram a reviso do projeto e as famlias foram realocadas nas regies de aterros dentro da regio da Mar.

notrio perceber a necessidade do Governo Militar em obter ainda algum fruto que possibilitasse uma boa viso de suas realizaes num momento em que os movimentos sociais conseguem reativar de modo crescente suas lutas. A Vila do Joo, aluso direta ao presidente Joo Figueiredo (1979-1985) foi inaugurada, em 1982, com grande festa que contou com a apresentao de grupos escolares em homenagem ao

52

presidente que esteve presente a festa, em pleno momento de campanha eleitoral para governadores de Estado.

A remoo de favelas no foi inaugurada na dcada de 1960 e tambm no terminou ali. Por diferentes motivos elas ainda se realizam. Passados 40 anos o problema habitao ainda est em discusso, e seu principal tema a habitao popular. A permanncia da questo nos leva a necessidade de refletir que existem mais questes envolvidas do que a construo de casas propriamente dita.

53

Captulo II HABITAO, FAVELA E CAPITALISMO

Plantaram um edifcio em cima do meu barraco. (Depoimento de Seu Alexandre, morador de Nova Holanda, removido da Praia do Pinto)

A construo de habitaes populares para famlias que seriam removidas de favelas, em sua maioria localizadas no Centro e Zona Sul da cidade, nos locais distantes do centro urbano, nos leva a encarar a necessidade de pensar como e porqu algumas camadas da populao urbana no podem habitar determinadas reas da cidade, sendo repetidamente empurradas, pelos empreendimentos do poder pblico, para locais cada vez mais distantes. Isso significa analisar quais mecanismos atuam na organizao urbana de forma a dar essa conformidade de papis para cada grupo social.

As cidades, marcadamente aps os processos de industrializao, aumentaram consideravelmente seu quantitativo de habitantes, concentrando atualmente a maior parte da populao mundial. Este processo trouxe consigo, nos ltimos tempos, uma notada ateno de estudiosos sobre as questes urbanas.

55

Compreendemos o urbano, da mesma forma que assinala Pechman (1991), como o processo de conferir sentido ao espao, constitudo como o lugar dos processos econmicos, sociais e simblicos que, funcionando como suporte da mltiplas relaes, historicamente construdo (PECHMAN, 1991: 127). O urbano, o espao urbano, no simplesmente a constituio fsica do lugar, fundamentalmente o espao da representao, do uso e das relaes.

Em grande medida, a cidade, da forma como a conhecemos hoje, vista por vrios segmentos da sociedade como problemtica, violenta, conturbada e catica. Dentro desse espectro, um fator se mostra fundamental: a questo da habitao. Acerca do tema, parto da interpretao trabalhada por F. Engels, que entende a problemtica da moradia relacionando-a diretamente ao modo de produo capitalista. Neste sentido, Ribeiro e Pechman salientam que:

a relao entre a explorao do trabalho e carncia e precariedade habitacionais no direta, mas mediatizada pelos mercados de terras e o imobilirio (RIBEIRO e PECHMAN, 1983: 23). Segundo esta interpretao, a disparidade entre as condies de moradia de uns e outros assinalada por um processo oriundo das contradies de classe, marcadamente representado na disputa pelo acesso e uso do solo urbano.

Tendo em vista a necessidade de entender a dinmica que gera, alimenta e reproduz as favelas, e ressaltando a crena de que nossos problemas so conformados segundo nossa problemtica terica e metodolgica, ento, preciso deixar claro que

56

partimos da premissa de que a estruturao de uma forma capitalista de apropriao territorial, urbana e rural, numa conjuntura de dependncia econmica e atrofia de mecanismos reguladores/estatais, teve conseqncias graves para a situao de vida de grande parte da populao brasileira. No caso especfico dos trabalhadores urbanos, a agudizao dos conflitos entre as facetas da explorao do capital e da especulao imobiliria tem muito o que ver com a precariedade das moradias populares (KOWARICK, 1979).

Acumulao de capital e espao urbano


Se o entendimento da questo da habitao est relacionada ao modo de produo capitalista e h entre esta e a explorao do trabalho uma mediao dos mercados de terras e imobilirio, temos a necessidade de aqui explanar melhor este assunto de forma a dar-lhe maior consistncia. Assim sendo, nesse tpico, tentaremos tecer algumas consideraes sobre a relao entre espao urbano e acumulao de capital, partindo do pressuposto de que a questo fundiria uma das contradies mais amplas da urbanizao capitalista.

Em termos muito gerais, podemos dizer que a precariedade da habitao urbana da classe trabalhadora apenas uma das cruis conseqncias da intensificao do processo de explorao, em moldes capitalistas, a que est sendo submetida. Visto assim, a

57

forma de penetrao e arranjo do capitalismo em nosso pas economicamente dependente aflorou contradies, agudizando problemas estruturais.

A expanso do capitalismo no Brasil se d introduzindo relaes novas no arcaico e reproduzindo relaes arcaicas no novo, um modo de compatibilizar a acumulao global, em que a introduo das relaes novas no arcaico libera fora de trabalho que suporta a acumulao industrial-urbana e em que a reproduo de relaes arcaicas no novo preserva o potencial de acumulao liberado exclusivamente para os fins de expanso do prprio novo (OLIVEIRA, F. 2003: 60). Analisar a economia nacional a partir do entendimento de dependncia obriga a perceber que esta forma de desenvolvimento

implica na no-internalizao de parte pondervel do excedente localmente produzido, na implantao de pacotes tecnolgicos com alta densidade de capital que desarticulam economias prexistentes, inclusive a agrcola, elevando em muito as migraes que se dirigem s cidades, onde a taxa de empregos tende a aumentar em ritmo inferior ao incremento da fora de trabalho potencial (KOWARICK, 1979: 63). preciso, neste ponto, afirmar que existe a possibilidade de visualizarmos o desenvolvimento do capitalismo no Brasil, principalmente durante o regime militartecnocrtico da ditadura militar de 1964, atravs da base interpretativa de economia dependente. Entretanto, afirmamos que, ao contrrio de alguns autores da poca, entendemos essa dependncia no simplesmente como perniciosamente arquitetada no exterior, mas sobretudo ligada a interesses corporativos de fraes de classe nacionais dominantes , que se tornaram hegemnicas, aliadas a foras internacionais.

58

Para chegarmos a essa forma interpretativa, muito nos valeram os conceitos desenvolvidos por Gramsci nos Cadernos do Crcere. Entender o processo de desenvolvimento do capitalismo no Brasil, no perodo da ditadura militar, luz conceitual de Gramsci significa, como Carlos Nelson Coutinho assinala, romper com os modelos interpretativos da tradio do marxismo denominados da Terceira Internacional, forosamente economicista, que desde os anos 1930 figuraram predominantemente na interpretao da realidade brasileira, impossibilitando a viso de que, no perodo que agora analisamos, o pas alcanara um nvel de desenvolvimento capitalista pleno, e at mesmo de capitalismo monopolista de Estado (COUTINHO, 1999: 194).

Quando falamos anteriormente em fraes de classe que se tornaram hegemnicas, nos apoiamos na anlise das situaes, que Gramsci faz, atravs das relaes de fora. Fazendo um breve passeio por essa anlise, nos deteremos sobre as relaes das foras polticas, embora Gramsci ainda d ateno s foras sociais e s foras militares.8 A relao de foras polticas a avaliao do grau de homogeneidade, de autoconscincia e de organizao alcanado pelos vrios grupos sociais (GRAMSCI, 2000, vol.3: 40). Sendo assim, os grupos sociais em processo de organizao poltica possuem diferenciados graus de conscincia poltica coletiva. Em um primeiro momento, os grupos se organizam econmico-corporativamente sem possuir identificao com grupo social. Em um segundo momento, a conscincia de solidariedade se espraia para o grupo social e a questo do Estado se coloca em termos de reivindicao na participao da legislao e administrao. Por ltimo, na tomada de conscincia de que os interesses corporativos superam o crculo

Ver GRAMSCI, A. Cadernos do Crcere. Vol. 3. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000. p.36-46. 59

corporativo (grupo econmico), entendendo-se que esses interesses devem tonar-se tambm interesses dos grupos subordinados, o grupo social passa a atuar na esfera das superestruturas complexas, no terreno das ideologias anteriormente constitudas que passam a agir enquanto Partido. (GRAMSCI, 2000, vol.3) Assim,

deter hegemonia, neste registro, significa deter e fazer valer um dado corpo de representaes, valores, em suma, um cdigo cultural aceito e partilhado, ainda que inconscientemente, por todos, malgrado desavenas ou conflito. (MENDONA, S. 1996: 98) Essa anlise de foras feita por Gramsci nos ilumina a viso possibilitando atentar, por exemplo, para de que forma na dcada de 1960, quando foi montado o Banco Nacional de Habitao (1964), os grupos sociais que buscavam hegemonia se organizaram elegendo a habitao popular, dentre os muitos problemas da populao de baixa renda dos centros urbanos, como problema fundamental (BOLAFFI, 1982: 42), buscando assim anteparo para interesses do capital envolvendo para isso construtoras, incorporadoras e bancos como agentes financeiros de crdito e financiamento , e ainda se utilizando do discurso de fundamental da poltica habitacional para

conservar o apoio das massas populares, compensando-as psicologicamente pelas presses a que vinham sendo submetidas pela poltica de conteno salarial. Para tanto, nada melhor do que a casa prpria. (BOLAFFI, 1982: 44) Em carta enviada em 18 de abril de 1964, por Sandra Cavalcanti ao primeiro presidente aps o Golpe, Castelo Branco, citada anteriormente, na qual encaminha uma srie de observaes juntamente com um esboo de 55 artigos a ser transformado em texto

60

de lei para solucionar o problema da habitao no pas, ficam claras as bases de pensamento em que se apoiavam a criao do BNH:

Prezado amigo Presidente Castelo, Aqui vai o trabalho sobre o qual estivemos conversando. Estava destinado campanha de Carlos [Lacerda], mas ns achamos que a revoluo vai necessitar de agir vigorosamente junto s massas. Elas esto rfs e maguadas [sic], de modo que vamos ter de nos esforar para devolver a elas uma certa alegria. Penso que a soluo dos problemas de moradia, pelo menos nos grandes centros, atuar de forma amenizadora e balsmica sobre as suas feridas cvicas (apud FONTES, 1986: 256).

Isto , alm de manter o compromisso de conter as presses inflacionrias incentivando o desenvolvimento capitalista, o governo instalado em 1964 deveria manter a ordem interna se apoiando, por um lado, na fora da represso com seus mecanismos de controle, priso e tortura e, por outro, no convencimento de boa parcela da populao de que a tomada do poder era inevitvel para que o pas, com um plano consciente, pudesse dar conta dos anseios e necessidades da sociedade brasileira.

Sem pensar nessa construo como mecanicamente organizada, preciso dar conta de que estamos tratando desse Estado entendendo-o dentro de uma sociedade de organizao ocidental, no interior do qual interagem a sociedade poltica e a sociedade civil. Compreendendo, portanto,

(...) ser o Estado uma condensao de relaes sociais cristalizada numa dada ossatura material, junto qual se inscrevem grupos e/ou
61

seus agentes, previamente organizados ao nvel da sociedade civil, em busca do monoplio do uso legtimo da violncia fsica, mas tambm daquela de cunho simblico sobre o conjunto da sociedade a ele correspondente. Definido o Estado como o produto de permanente inter-relao entre sociedade civil e sociedade poltica, remetendo a primeira noo de legitimidade e a segunda de coero (...) (MENDONA, S. 1996: 96). No obstante as situaes de coero e consenso, as classes ou fraes de classe no hegemnicas pressionam, no nosso caso, os movimentos sociais urbanos, por modificaes na atuao do Estado, estrito senso, e mediao nos interesses privados que se exprimem na cidade. Assim, quando determinados direitos so ampliados, quando, por exemplo, se intensifica a ateno questo habitacional, mesmo que atendendo a interesses diversos, esto postos na arena tambm as presses exercidas pelos grupos no hegemnicos.

No que tange relao entre a organizao fundiria no espao urbano e a estrutura de acumulao capitalista, o espao da cidade constitudo de elementos que, num esforo de abstrao, podem ser entendidos como mquinas de um processo de produo. O bom funcionamento do capital l estabelecido depende daquilo que d sustentabilidade ao espao urbano: ruas, casas, sistemas de eletricidade, gua, esgotamento sanitrio, etc.

Ao tratarmos especificamente da dinmica da valorizao imobiliria do mercado de terras, precisamos atentar para os fatores que se apresentam ao mesmo tempo como objeto de consumo e de valorizao do capital imobilirio (vias de transporte e
62

comunicao, sistema de captao, distribuio e tratamento de gua e esgoto, energia, moradias, praas, parques, abastecimento alimentar) e que a formao e renovao do espao construdo so uma combinao complexa de vrios processos autnomos de produo e circulao de mercadorias. Entretanto, no bojo da urbanizao capitalista, nem todos os objetos que do suporte ao capital imobilirio so mercadorias estrito senso: as ruas, os canos, a segurana pblica no podem ser adquiridos individualmente. No obstante, os diferentes interesses na alocao e boa implantao desses bens ou servios se traduzem em conflitos entre diferentes grupos da sociedade, hegemnicos e nohegemnicos.

O processo de penetrao do capital na organizao da cidade esbarra com grandes pores de terra utilizadas como suporte de atividades no estritamente capitalistas: artesanatos e oficinas de pequenos proprietrios, favelas, heranas improdutivas, enfim, locais onde o poder do proprietrio de interesses adversos aos do grande capital seria inabalvel contando-se somente com a lgica de mercado. possvel diferir trs sistemas de produo da habitao:

no-mercantil: usurio, muito rico ou muito pobre, o agente dominante; rentista: proprietrio agente dominante, loteia, constri, ou aluga sua terra; incorporao imobiliria: dominncia do capital de circulao atravs da figura do incorporador (KOWARICK, 1979). No momento do choque entre esses sistemas, o poder pblico pressionado

a intervir, a ttulo de renovao/reforma urbana, para desobstruir os caminhos da dinmica mais forte. A tendncia geral a de que o mercado imobilirio v tomando espaos dos

63

outros sistemas de habitao, embora essa seja s uma tendncia, j que os trs sistemas continuam tendo sua funcionalidade e coexistindo em todas as cidades.

Tentando analisar mais especificamente a dinmica do sistema de incorporao imobiliria, a figura de suma importncia o incorporador: agente que escolhe e compra o terreno, analisa o mercado, concebe o projeto imobilirio e mobiliza o capital necessrio. Esse um elemento que valoriza seu capital na esfera da circulao, mas para isso deve interferir na dinmica produtiva, principalmente na hora da compra da terra. Novamente lembramo-nos que o preo da terra condicionado pela procura capitalista, que suscita a oferta de terras urbanas. A poltica de compra de terras pelo incorporador deve levar em conta as inovaes nos usos do solo e antecipao da alta de preos do mercado de terras numa determinada zona a partir da realizao de infra-estrutura estatal. No processo geral de expanso urbana a atuao do setor imobilirio pressupe a ocupao espacial,

guardando imensas reas mais prximas aos ncleos centrais espera de valorizao, enquanto zonas mais longnquas eram abertas para a aquisio das classes pobres. A ocupao de novas reas, longe de seguir critrios programados, baseou-se na reteno especulativa de terrenos (...) (KOWARICK, 1979: 32). Posteriormente, a relao estabelecida entre o incorporador e o construtor apresenta-se na equao onde a interferncia do primeiro visivelmente maior, dominando o processo de construo, no qual a construtora trabalha sob encomenda. No momento da venda da mercadoria-moradia, esto agregados ao seu valor de uso, principalmente o fator localidade, que cresce quanto maior a diferenciao do espao construdo. Nesse sentido,

64

os agentes imobilirios podem se beneficiar do preo se controlarem o uso dos elementos de consumo do sistema imobilirio do seu terreno.

Assim, o mercado de terras urbanas no pode ser visto somente como regulado pela funcionalidade da oferta e da procura, j que, na prtica, essa oferta e procura so determinadas por oligoplios, desigualdades sociais e grupos de presso com poderes diferenciados. A terra no pode ser encarada como mero fator de produo, j que a renda da terra no fruto de esforo algum de seu proprietrio. Os preos fundirios so determinados sobretudo pelo poder pblico, na medida do investimento em infra-estrutura. Em suma, possvel definir o mercado de terras como o somatrio da especulao imobiliria com a infra-estrutura estatal.

Assim, possvel dizer que o uso do solo urbano no Brasil, por todos esses condicionantes apresentados, se constituiu por caractersticas marcadamente segregadoras, onde o investimento pblico fator fundamental no preo final das moradias, como pontua Lucio Kovarick:

(...) constituindo-se [o investimento pblico] num elemento poderoso que ir condicionar onde e de que forma as diversas classes sociais podero se localizar no mbito de uma configurao espacial que assume, em todas as metrpoles brasileiras, caractersticas nitidamente segregadoras (KOWARICK, 1979: 57).

65

USO DO SOLO URBANO E AO DO ESTADO


Tendo sido deixado clara a iluso do suposto mercado livre de terras e, sabendo que o papel do Estado fundamental na dinmica da produo e renovao desse mercado, vale a pena aprofundar os mecanismos de como isso se d.

O Estado, apreendido aqui como resultado parcial do somatrio de foras que se tornaram hegemnicas, atua com dois papis complementares, no sentido de criar a infra-estrutura necessria expanso industrial, financiando a curto ou longo prazo as empresas ou agindo diretamente como investidor econmico, e tambm como elemento fundamental para manuteno da ordem social necessria realizao de um determinado modelo de acumulao (KOWARICK, 1979: 59), expresso, em uma de suas instncias, no fornecimento ou no de bens de consumo coletivos ligados s necessidades da reproduo da fora de trabalho.

Esse processo de apropriao dos benefcios da ao do Estado foi estudado a fundo por Vetter e Massena onde chegaram a um modelo de causao circular da estrutura interna da cidade. Por esse molde explicativo, as aes do Estado geram uma distribuio espacial dos benefcios lquidos, que provoca impactos sobre a superfcie de preos do mercado de terras, o que influi na segregao residencial das famlias segundo os tipos de rendimento. Considerando-se que h relao formal e informal das aes do Estado com os grupos de alto poder aquisitivo que se tornaram hegemnicos, as reas em que residem possuem mais benefcios em infra-estrutura. Portanto, o perfil scio-econmico do grupo populacional de uma rea determina tanto o nvel de demanda efetiva por servios
66

quanto o status social daquela rea. Alm disso, como o valor das benfeitorias estatais totalmente agregado ao valor dos impostos pagos pela populao, essa valorizao excedente agregada pela renda da terra, sendo incorporada pelos proprietrios e futuros incorporadores s custas dos impostos pblicos que so, em ltima instncia, tambm dinheiro dos pobres (VETTER e MASSENA, 1981).

Nesse aspecto, quando os recursos estatais se canalizam preponderantemente para os imperativos da acumulao de capital em detrimento daqueles mais diretamente acoplados a reproduo da fora de trabalho, acirrando o processo de espoliao urbana, e quando a criao de excedente se realiza tambm atravs da pauperizao absoluta de vastos contingentes sociais, o Estado, para viabilizar semelhante modelo de ordem social de caractersticas selvagens para a fora de trabalho s pode assumir feies nitidamente autoritrias e repressoras. O controle e conteno dos movimentos reivindicativos passa a ser condio para a efetivao de semelhante modelo excludente de repartio dos benefcios que, por sinal, tem sido a tnica do processo de acumulao recente no Brasil (KOWARICK, 1979: 59-60). Assim, as aes do Estado em remover famlias resultaram na expulso de grupos de menor rendimento das reas onde o excedente fiscal foi maior, ou, ainda, dificultou-se o acesso de famlias no-proprietrias mais pobres s reas mais valorizadas, j que se incrementa tambm o preo do aluguel. Estas aes so ao mesmo tempo intencionais, no sentido de maximizar a acumulao especulativa e capitalista do solo, como tambm podem em alguns momentos ser fonte de conflitos, e a entra o papel dos movimentos sociais urbanos. Novamente Kowarick nos lembra que

as necessidades sociais so forjadas historicamente, e nesses sentido, nada nos leva a afirmar que a conquista de certos benefcios tenha como conseqncia amortecer o conflito de

67

classes: este , por definio, dinmico e insolvel dentro de um sistema marcado pela apropriao privada do excedente econmico (KOWARICK, 1979: 73). indispensvel relembrar que, no microcosmo do Rio de Janeiro, durante os anos 1960 e 70, possvel que vejamos o acirramento de todos esses processos que acabamos de descrever. Junto a eles, a falta de democracia e liberdade de organizao suspenso de garantias constitucionais e, contraditoriamente, o apego a um cdigo de habitao completamente deslocado da realidade social, onde o favelado visto como invasor, sem qualquer direito reivindicatrio sobre a terra que ocupa, se somaram para que, por um lado, a populao removida fosse novamente inserida na dinmica de valorizao imobiliria expulso para a periferia e por outro, pela manuteno da prpria super explorao da fora de trabalho, as favelas e cortios continuem a ser a melhor opo oramentria para os grupos de baixa renda.

DIREITOS E EXCLUSO

Visto que realizamos nas pginas anteriores as discusses acerca da relao entre capitalismo, uso do solo urbano e o papel do Estado brasileiro na sua regulao, nos parece coerente chegar concluso de que para alguns facultado o direito de habitar a Cidade, enquanto que, para outros, h medidas restritivas.

A experincia da escravido no Brasil fincou marcas possveis de serem enxergadas at hoje no processo de construo da idia de cidadania. Ao longo do sculo

68

XIX e XX, a constituio do ser cidado foi estipulada pela marca de quem tem direito a esse status e quem no o tem. Alis, a palavra status a que bem define a formulao da idia de cidado no Brasil at os dias atuais. A possibilidade de ser cidado depende da posio social que o indivduo ocupa na sociedade.

Debruando-nos sobre a idia de sistema de Proteo Social, sua instituio acompanha o desenvolvimento das sociedades e economias modernas, assentadas sobre o trabalho assalariado e sobre a dinmica capitalista do mercado. Isto significa dizer que necessrio relacionar a emergncia da poltica social necessidade de regulao estatal dos conflitos gerados pela forma industrial da produo e acumulao capitalista (VIANNA, 1989: 9). Nesse sentido, tal sistema, que emerge em uma conjuntura de necessidade de proteo quanto s exacerbaes que a forma capitalista de acumulao pode impor, no rompe com as formas de explorao do indivduo e podem, em determinado sentido, garantir a prpria acumulao. Nesse entendimento a cidadania definida pelo lugar do indivduo no sistema produtivo, identificada como cidadania regulada por Wanderley Guilherme dos Santos.

Por cidadania regulada entendo o conceito de cidadania cujas razes encontram-se, no em um cdigo de valores polticos, mas em um sistema de estratificao ocupacional, e que, ademais, tal sistema de estratificao ocupacional definido por norma legal (Santos apud Vianna, 1989: 9). Assim, os ganhos em termos de direitos sociais esto diretamente ligados profisso e s relaes formais com o mercado de trabalho. Seja pela Consolidao das Leis do Trabalho, pela criao dos Institutos de Penses e Aposentadorias e da instituio da

69

carteira de trabalho no Governo Vargas, ou mesmo pela criao do Fundo de Assistncia Rural e a possibilidade de incluso dos autnomos e empregados domsticos no Instituto Nacional de Previdncia Social (INPS), criado no Governo Militar.

H que se ressaltar, para que no paire dvida, que no obstante as intenes de grupos alocados no corpo do Estado em estabelecer direitos como forma de manter a acumulao capitalista sem grandes choques, a conquista de direitos, sejam eles civis, polticos, ou sociais, em grande medida reflexo de lutas histricas dos movimentos sociais. E, que existe defasagem entre aquilo que constitudo como norma e a sua efetiva aplicao (NOGUEIRA, 2001).

Se os direitos sociais e o sistema de proteo social, nos marcos cronolgicos apontados para o estudo, dcadas de 1960 e 1970, abrangem os trabalhadores e trabalhadoras vinculados ao mercado formal, quais as garantias sociais para aqueles que no se incluem nessa categoria? Santos nos responde afirmando que

as especificidades de nossa formao capitalista tambm seriam responsveis por uma particular conformao histrica dos direitos sociais, que teria como caracterstica marcante sua no generalizao s classes populares, uma vez que os direitos se restringiram ao trabalho regulamentado pelo Estado. (SANTOS, 1979, p.175). O indivduo que, abarcado ou no pelas polticas de proteo social, tem dificuldades em prover seu sustento e de sua famlia caracterizado por algumas vertentes como sujeito carente de algum bem social (moradia, educao, etc) e, portanto, excludo socialmente. Trabalhar com a categoria excluso pressupe a inteno de incluso, dentro
70

do mesmo sistema, capitalista. A incluso social significa inserir o sujeito no grupo que necessita vender sua fora de trabalho como forma de garantir sua sobrevivncia, afianando a reproduo do sistema na sua forma de expropriao do indivduo e concentrao da propriedade.

Entretanto, se entendemos que com a abrangncia do desenvolvimento capitalista outras formas de subsistncia foram soterradas e que a permanncia de grupos fora do mercado significa a possibilidade deste lanar-lhe mo quando for necessrio, pois se constituram em exrcito de reserva, nos aproximamos do conceito de incluso forada como caracterizado por Virgnia Fontes:

A excluso, historicamente constituda e perpetuada a impossibilidade de assegurar a subsistncia , converter-se-ia na impossibilidade prtica de escapar a esse processo. (...) A generalizao da mercantilizao da sociedade, componente essencial da expanso capitalista, reduzia (ou simplesmente eliminava) a possibilidade da sobrevivncia individual fora do mercado (Fontes, 1996, p.36).

Assim,

(...) ningum pode ser excludo do mercado, simplesmente porque ningum pode dele sair, posto que o mercado uma forma ou uma formao social que no comporta exterioridade. Dito de outra forma, quando algum expulso do mercado, na realidade, funcionalmente ou no, ele mantido em suas margens, e suas margens esto sempre ainda em seu interior. No seria o mercado essa estrutura ou instituio social paradoxal, talvez sem precedentes na histria, que inclui sempre suas prprias margens (e
71

portanto seus prprios marginais) e que, finalmente, somente conhece excluso interna? (BALIBAR apud FONTES, 1996: 37). A viso dos problemas sociais brasileiros, via a categoria da excluso, se expressa atravs da possibilidade, da esperana de ascenso social, acalentada pelo vislumbre da incluso no sentido de forjar uma coeso social. Nesse sentido agia, por exemplo, a Fundao Leo XIII que, para alm de brao organizativo do Estado no Centro de Habitao Provisria de Nova Holanda, conforme veremos no prximo captulo, buscava manter acalentada as possibilidades de melhoria das condies de vida dos favelados que chegavam para morar num lugar decente e que poderiam encontrar nas organizaes de cursos e palestras, que mais aos dias de hoje seriam chamados de inclusivos, melhores condies de vida, isso tudo a despeito das condies reais de trabalho e ganhos experimentados por essas pessoas.

A forma de encarar as classes populares tanto pelas classes dirigentes como por grande parte da classe mdia, formulando opinies e forjando consensos, serviram para dar suporte s atitudes de controle do solo urbano, reforando a face de espoliao urbana, entendida como

o somatrio de extorses que se opera atravs da inexistncia ou precariedade de servios de consumo coletivo que se apresentam como socialmente necessrios em relao aos nveis de subsistncia e que agudizam ainda mais a dilapidao que se realiza no mbito das relaes de trabalho (KOWARICK, 1978: 59).

72

Assinalar a relao entre capitalismo, especulao imobiliria, acesso e direito ao uso do solo urbano e aos bens da cidade so de suma importncia, tornando necessrio articular uma anlise amparada na perspectiva de conflito social e processo histrico com a dimenso da experincia dos sujeitos que vivenciaram o processo de remoo.

73

Captulo III:

CENTRO DE HABITAO PROVISRIA DE NOVA HOLANDA: O MEIO DO CAMINHO

74

O governo fez remoo na gente pra tirar a favela l pra trazer praqui. Botou gente pra tudo quanto lugar. Um prum canto, outro pra outro, outro pra outro. Tem gente que era vizinho, eu no vi mais. (depoimento Otvio Felipe da Silva dos Santos, morador de Nova Holanda removido do Morro da Catacumba)

O projeto de remoes das dcadas de 1960 e 1970 cumpriu o papel de transferir famlias de favelas, a maior parte delas situadas na Zona Sul e Norte da cidade do Rio de Janeiro, para conjuntos habitacionais na longnqua e mal servida de infra-estrutura Zona Oeste. Neste trajeto houve, para alguns tantos, o meio do caminho.

O Centro de Habitao Provisria de Nova Holanda, construdo pelo Estado da Guanabara, no perodo inicial do governo de Carlos Lacerda (1960-1965), sobre aterro de rea de mangue, margem da Baa de Guanabara e ao lado da Avenida Brasil, em uma regio caracterizada como zona industrial e de armazenagem, mas que em boa medida j constitua-se como uma faixa domiciliar de baixa renda, recebeu, a partir do final de 1961, famlias que vinham de favelas removidas da zonas Sul e Norte, e desabrigadas no perodo de chuvas de 1966/67, dentro da seguinte lgica:

75

habitaes precrias destinadas a abrigar, provisoriamente, famlias que os assistentes sociais chamavam de sobra das remoes , isto , aquelas que no atingiam o nvel de renda de um salrio mnimo necessrio para participar do programa de aquisio da casa prpria (SALIBY apud OLIVEIRA, 1993:13). Refora essa idia o depoimento de Aldiza Muniz Tavares, assistente social coordenadora do CHP de Nova Holanda, de 1969 a 1975: Nas favelas, quem tinha renda ia para os apartamentos, quem no tinha ia para esses Centros de Habitao.9

Dessa forma, parte das famlias eram removidas das favelas, mas no eram levadas definitivamente para um conjunto habitacional, ficavam no meio, no Centro de Habitao Provisria. Geograficamente tambm, j que podemos considerar a Zona da Leopoldina, onde o CHP foi instalado, como o meio do caminho em relao aos distantes conjuntos habitacionais da Zona Oeste da cidade.

Nova Holanda no era o nico local nestes termos. Como CHP havia mais oito localidades, Marqus de So Vicente (Gvea), Caju, Leblon, Manguinhos, So Jos, Ramos, Pacincia e Andara e ainda existiam os setores dentro dos Conjuntos Habitacionais conhecidos como Casas de Triagens. Eram casas que os moradores tambm no viriam a ser donos e ali estariam provisoriamente.

A denominao Centro de Habitao Provisria foi instituda em 1969, ano em que a Fundao Leo XIII, criada em 1947 atravs de acordo entre a Prefeitura e a Arquidiocese, e incorporada estrutura do Estado da Guanabara em 1962, passa a ser

Depoimento concedido em janeiro de 2004. 76

responsvel pela administrao dos mesmos. Quando de sua criao, Nova Holanda era citada em jornais de diferentes maneiras: Mais 11 famlias esto no Parque Nova Holanda (Tribuna da Imprensa, 25/01/1962)Governador foi favela ver sua obra. Lacerda visitou a Favela Nova Holanda onde esto sendo construdos 700 barracos pelo governo do Estado (Tribuna da Imprensa, 25/04/1962)Nova Holanda ganha hoje luz eltrica. A Vila Nova Holanda vizinha da favela da Mar, em Bonsucesso, ter luz eltrica a partir de hoje, ser ligada pelo governador Carlos Lacerda s 18 horas (Tribuna da Imprensa, 15/05/1962).

Essas diferentes denominaes refletem a pouca clareza sobre os planos do governo Lacerda, neste momento inicial em que os acordos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o acordo do Fundo do Trigo, amparado no programa Aliana para o Progresso, que financiariam seu grande projeto de habitao para o Rio de Janeiro, ainda estavam se firmando.

Jos Arthur Rios, que poca era o coordenador de Servios Sociais do Estado da Guanabara, se auto-intitula autor intelectual da construo de Nova Holanda, que serviria, segundo ele, de moradia provisria para favelados que tivessem que ser removidos (FREIRE e LIPPI, 2002). Assim, podemos trat-la desde seu incio como parte do projeto geral de remoes de favelas. O nome Nova Holanda, ainda segundo Arthur Rios, foi dado em referncia a moradias em locais sobre guas ou passveis de alagamento como so comuns na Holanda.

77

Sobre a poltica de Lacerda para favelas, sem dvida ela passa a ficar mais clara com a transformao da Coordenao de Servios Sociais em Secretaria e a substituio de Jos Arthur Rios por Sandra Cavalcanti. Enquanto o primeiro teve uma atuao mais prxima do fomento da organizao dos moradores de favelas atravs da criao de associaes de moradores, a segunda atuar de forma muito presente na remoo da favelas, com nfase para a erradicao da favela do Morro do Pasmado.10

Os CHPs Marqus de So Vicente (Gvea), Caju e Leblon foram criados ainda na dcada de 1940 como Parques Proletrios. A mudana de nome desses espaos para Centro de Habitao Provisria evidencia uma similaridade entre esses dois projetos separados por duas dcadas, que alm da inteno provisria teve como termo importante a funo educadora, pressupondo a incapacidade das famlias em utilizar os equipamentos da nova casa e viver em comunidade, obviamente nos moldes espelhados nas idias da classe mdia ou alta. Na Gvea, o remanejamento de moradores foi iniciado em 1969, por ocasio do incndio da Favela Praia do Pinto, localizada s margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, quando famlias com renda suficiente para a entrada no Sistema Financeiro de Habitao foram transferidas para Conjuntos Habitacionais, dando lugar a desabrigados do incndio. O ltimo remanejamento aconteceu em 1975 e o CHP 1, como era classificado pela Fundao Leo XIII, foi extinto. Caju e Leblon, CHPs 2 e 3, respectivamente, foram extintos entre 1969 e 1970. O primeiro, por ocasio do incio das obras da Ponte RioNiteri, com a transferncia de famlias para o CHP de Pacincia, e o segundo no perodo do incndio da Praia do Pinto, tendo suas famlias sido enviadas ao conjunto Cidade Alta,
10

Sobre esse assunto observar depoimentos de Jos Arthur Rios e Sandra Cavalcanti, publicados em FREIRE e LIPPI, 2002. 78

em Cordovil. E, seguindo a lgica j citada dos CHPs, as famlias que no possuam renda suficiente para ingressar no Sistema Financeiro de Habitao foram levadas para os CHPs de Manguinhos e Nova Holanda. (BELTRO, 1978)

Observemos a descrio de Sonia Maria Beltro (1978) dos de nmero 4, 5, 6, 8 e 9: O CHP4 Manguinhos: correspondia a uma rea de favela que, em 1969, passa a ser administrada pela Fundao Leo XIII. O CHP 5 So Jos: localizado na mesma regio de Manguinhos, constituiu-se de habitaes construdas pelo prefeito Sette Cmara para os funcionrios de limpeza urbana. Passa para a administrao a Fundao Leo XIII na mesma poca de Manguinhos. O CHP 6 Ramos: foi construdo por iniciativa de D. Hlder Cmara, para abrigar as famlias que residiam na favela de Ramos, e que perderam suas habitaes em conseqncia do incndio de 1968. CHP8 Pacincia: foi construdo atravs da secretaria de servios sociais, em 1967, para abrigar as vtimas das enchentes daquele ano. Inicialmente foram construdas 520 habitaes. Em 1970 foram acrescidas 800 por imposio da extino do CHP do Caju. CHP 9 Andara: foi construdo em 1968 pelo Departamento de Estradas de Rodagem, devido a necessidade de remanejamento de famlias causada pela construo do viaduto Ataulfo Alves.

Entre 1969 e 1975, Nova Holanda era denominada CHP 7, passando ao final deste perodo por um desmembramento que redundaria em duas reas assim especificadas:

79

CHP 1 Nova Holanda Sul e CHP 7 Nova Holanda Norte (BELTRO, 1978). Os nmeros dos CHPs extintos, CHP 1, 2 e 3, so redistribudos pelos outros restantes.
O CHP de Nova Holanda teve trs etapas de construo:

1- 980 casas pequenas de madeira, geminadas em lotes de 5.00m x10.00m, que em blocos de 8 a 10 formavam um vago, sendo que dois vages simetricamente situados formavam uma quadra.

2- Pouco mais de 1.000 unidades habitacionais, nos termos da primeira etapa.


3- 6 blocos de casa de dois pavimentos duplex. Galpes monoblocos, estrutura nica, em madeira. Divididos internamente em 38 unidades ao todo 228 com aproximadamente 30m cada uma.

Alm dessa construes alvenaria pr-moldada abrigar famlias vtimas das grandes enchentes 1993:13).

em madeira foi erguido um galpo em para funcionar como albergue para dos desabamentos ocorridos na poca no vero de 1966/67 (OLIVEIRA,

Nova Holanda era acessvel por trs vias principais, partindo da Avenida Brasil. Quais sejam: ruas Teixeira Ribeiro, Sargento Silva Nunes e Bittencourt Sampaio, todas constantes no mapa oficial da cidade. As outras tantas, em nmero acima de 30, apesar de planejadas ortogonalmente pelo poder pblico, no apareciam no mapa. As habitaes compunham-se de 5 cmodos (sala, dois quartos, cozinha e banheiro), totalizando um espao de 5x10 metros (MIRANDA, 1997).

Os mapas das pginas seguintes oferecem a localizao do CHP de Nova Holanda na cidade do Rio de Janeiro, bem como seu desenho interno, e suas principais ruas.

80

81

82

83

Segundo Maria Aparecida Miranda (1997), as famlias, ao chegarem ao CHP, recebiam um documento de notificao de sua permanncia em Nova Holanda. Este documento seria a garantia de transferncia das famlias para novas casas em conjuntos habitacionais, quando estas pudessem arcar com os custos das parcelas que a aquisio da casa prpria exigiria.

O programa de remoes de favelas, iniciado no governo Lacerda, conforme observado na captulo I, levou transferncia de mais de 130 mil pessoas em 12 anos. Parte dessas pessoas foram morar provisoriamente em Nova Holanda.

Para alguns a remoo significou uma melhora na condio da moradia, em termos de estrutura da casa e de infra-estrutura (gua, luz, esgotamento sanitrio). Entretanto, a tima oportunidade de ter gua encanada durou pouco, a luz tinha problemas constantes e a rede de esgotos no agentou, assim como as outras redes, o incremento da segunda e terceira fase de construes, por ter sido planejada apenas para a primeira (Vaz e Andrade, 1994).

Uns no gostavam, mas a maioria do pessoal gostou. Era o barraquinho bem feitinho, quarto, sala, cozinha e banheiro. Tinha uma caixinha dgua. Depois a gua acabou. Era lama preta. Carregava gua de lata. (...) Minha me chorou muito. Teve os filhinho no Esqueleto, mas no era bom l no. Cheio de viela, no tinha gua tambm. Era tambm uma luta grande. Mudamos pra um

84

lugar com gua, ficamos satisfeitos, mas nossa alegria durou pouco. Ficamos 18 anos sem gua. (Depoimento D. Penha, 2004. Removida do Esqueleto)11 Embora dizendo que era bem feitinho a referncia de D. Penha a nova casa era de barraquinho. Para alguns, os que j tinham sua casa em alvenaria, voltar a morar numa construo de madeira era retornar ao barraco. O barraco como expresso da favela, para dentro e para fora dela. Era, ento, mudar sem sair da favela, ainda mais se levarmos em conta que as condies de acesso aos bens coletivos de consumo se deterioraram bem rapidamente.

Para muitos a remoo apresentou-se como dificuldade em relao a trabalho, lazer, e desiluso com a nova localidade de moradia.

No Leblon era tudo na mo, o trabalho. Aqui, mais dificultoso. (Depoimento Seu Helio, 2004. Removido da Praia do Pinto)

Cheguei aqui com salto alto, que eu gostava. Joguei tudo na Mar! Como que eu vou sair daqui com esse salto! L, saltava do bonde, j tava em casa! Quando eu cheguei aqui e vi a distncia at a Av. Brasil, joguei meus sapatos de salto tudo fora! (...) L era maravilha! Eu no saa do cinema no Largo do Maracan. (Depoimento Maria Poubel, 2004. Removida do Esqueleto)

Essas diferentes vises dependeram do tempo em que cada grupo de moradores chegou Nova Holanda, das condies especficas de moradias anteriores, do grau de concordncia, revolta ou aceitao e do prprio processo de remoo.

11

Os depoimentos de moradores foram concedidos a Ana Rieper e Maria Jos Freire, com participaes eventuais de Marcelo Abreu e Mario Miranda, por ocasio da realizao do documentrio Mataram Meu

85

Esse movimento eu fiz obrigado. A senhora t na sua casa. A vem o governo e precisa da casa. Muitas pessoas que viviam bem, ficaram a po e banana. Bota num muquifo de tbua, num troo esquisito. T bem de vida, cai e eles no querem nem saber. Precisa do terreno. (Depoimento Otvio Felipe da Silva dos Santos, 2004. Removido da Catacumba) A ocupao de Nova Holanda inicia-se ainda sem o trmino das obras da primeira etapa. Ao chegarem as primeiras famlias encontram as casa sem luz e sem gua. Em abril de 1962 o jornal Correio da Manh noticia a visita do governador Carlos Lacerda e d algumas informaes sobre as condies de Nova Holanda naquele momento.

300 barracos j esto habitados. 200 esto sendo construdos para os desabrigados do morro do Querosene. 200 sero entregues a moradores das favelas do Esqueleto. (...) A luz j est instalada, faltando somente ligar, o que compete Light. (Correio da Manh, 25/04/1962) Para as famlias que chegaram ao final do ano de 1961 Nova Holanda, vindo removidas da Favela do Esqueleto, foram mais de 4 meses sem luz12. A iluminao s foi estabelecida em 15 de maio de 196213.

A favela do Esqueleto ocupava um grande espao ao redor de onde hoje se encontra a Universidade Estadual do Rio de Janeiro UERJ. Essa construo inicialmente foi pensada para ser o Hospital das Clnicas da Universidade do Brasil. Abandonada a obra, os restos de material de construo serviram para a construo das primeiras moradias e o
Gato, durante o ano de 2004 e princpio de 2005. 12 Depoimento Marisa, 2004

86

esqueleto da construo deu nome quela localidade. O Esqueleto teve episdios de remoo de 1961 at sua erradicao completa em 1965, durante vrios momentos de construo da Avenida Radial-Oeste (LEEDS e LEEDS, 1978).

Segundo depoimentos e notcias de jornais, as famlias removidas do Esqueleto foram as primeiras a chegar em Nova Holanda:

Mais 11 famlias se mudaram ontem da Favela do Esqueleto para o Parque Nova Holanda. (...) A mudana comeou a ser feita pelos caminhes da SURSAN [Superintendncia de Urbanizao e Saneamento] na segunda-feira e at hoje j deixaram o Esqueleto 21 famlias, que sero instaladas em casas de madeira (Tribuna da Imprensa, 25 de janeiro de 1962). Os dados informados a seguir, so resultado de um levantamento realizado pela fundao Leo XIII. Segundo Aldiza Muniz Tavares, esse levantamento foi realizado durante sua atuao como coordenadora do CHP. So fichas que se organizam pela casa, isto , a ficha referenciava-se casa e sua localizao e assim informava dados das famlias que l moraram. Em geral, informavam a procedncia das famlias e para onde partiram quando deixaram a casa.

13

Nova Holanda tem luz eltrica desde ontem. Correio da Manh, 16 /05/1962. 87

Procedncia dos Moradores Levantamento Fundao Leo XIII - 197714 % N de moradias Total % 57,1 Total de moradias 679

Favelas 16,3% 194 Esqueleto 9,7% 115 Mar 7,6% 90 Macedo Sobrinho 4,9% 58 Praia do Pinto 3,7% 44 Rocinha 2,1% 25 Morro do Querosene 2,0% 24 Manguinhos 1,9% 23 Catacumba 1,1% 13 Morro do Turano 1,0% 12 Parque Santa Luzia 6,8% 81 Outras favelas Outros bairros/Conjuntos Habitacionais 3,7% 44 Cordovil 1,3% 16 Vila Kennedy 1,3% 15 Ramos 0,9% 11 Brs de Pina 0,8% 10 Sampaio 0,8% 10 Vila Aliana 6,6% 78 Outros bairros Outras cidades 1,4% 17 Duque de Caxias 0,9% 11 Nova Igua 0,7% 8 Miguel Pereira 1,2% 14 Outras cidades Outros estados 1,3% 16 Paraba 0,8% 9 Minas Gerais 0,4% 5 Rio de Janeiro* 1,7% 20

15,5

184

4,2

50

4,2

50

Outros estados

No respondeu

19,1%

227 Total 100,0%

1.190**

*provvel preenchimento incorreto da ficha **Os dados baseiam-se em 1.190 fichas de um universo total de 2.037 do cadastro de moradores realizado pela Fundao em 1977. Fonte: Fichas cadastrais da Fundao Leo XIII - 1977 (apud Miranda, 1997)
14

Trabalhamos aqui com os dados previamente coletados por Maria Aparecida Miranda para sua dissertao de mestrado, apresentada a Escola de Servio Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por no termos tido acesso s fontes originais. 88

possvel perceber, a partir dos dados, que alm de terem sido os primeiros moradores de Nova Holanda, as famlias provenientes da Favela do Esqueleto eram tambm as que representavam o maior quantitativo dentro do CHP. No total as famlias que passaram pela experincia da remoo de favela representaram quase 60% dos moradores. As favelas Esqueleto, Praia do Pinto, Macedo Sobrinho e Catacumba tem histrias semelhantes: foram erradicadas. Excetuando-se o Esqueleto, todas as outras situavam-se na zona sul da cidade assim como outras que tambm deixaram de existir entre elas Pasmado (1964), Ilha das Dragas (1969), Piraqu (1969), Humait (1971).

A Praia do Pinto teve vrios momentos de remoo, mas deixou de existir na paisagem do entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, em 1969, quando um incndio de grandes propores foi o empurro final para sua erradicao. Documento oficial do governo do Estado da Guanabara, datado de 1969, e intitulado Rio: Operao Favela, explana em suas pginas, com riqueza de imagens, o programa de remoes desde o incio do Governo Negro de Lima, e aborda com entusiasmo o que chamou de Operao Praia do Pinto. Relata, sempre com nfase nas palavras ordeira e pacificamente, que a transferncia de moradores foi iniciada em 23 de maro de 1969, mesmo que a concluso do estudo scio-econmico s tenha ocorrido no dia 22 do ms seguinte, e que aps j terem sido transferidos cerca de 7 mil moradores para os conjuntos habitacionais Cidade de Deus, em Jacarepagu, e Cidade Alta, em Cordovil, irrompeu um incndio devastador na favela Praia do Pinto, que destruiu a maioria dos barracos remanescentes e deixou ao desabrigo cinco mil favelados (ESTADO DA GUANABARA, 1969: 69). Aps o incndio, continua o documento,

89

promoveu o governo apenas a acelerao da mudana (...) a tal ponto que, em uma semana apenas, o grosso dos desalojados estava instalado em apartamentos do Conjunto de Cordovil e em novas moradias de Cidade de Deus, Parque Proletrio da Gvea, Nova Holanda, abrigo do Estado, etc. (...) e no dia 25 [de julho] dava por encerrada a vitoriosa Operao Praia do Pinto. (Idem) E, o documento ainda arremata: Cumpria-se uma etapa de extrema relevncia na nova poltica habitacional do Estado da Guanabara. (Idem:)

Sobre a histria do incndio paira, desde seu acontecimento, a dvida de que tenha sido proposital. Segundo os depoimentos de Betinho e Alexandre, moradores de Nova Holanda removidos da Praia do Pinto, o incndio comeou na casa do mestre-sala da escola de samba da Praia do Pinto, o que pode excluir a verso da intencionalidade. No entanto, o depoimento de Cimar, tambm morador de Nova Holanda removido da Parai do Pinto, afirma que:

No foi acidente no. Acidente no fazia aquele estrago. (...)Teve vrias vtimas, mas nenhuma fatal. Foi um incndio bem planejado. (...) Aquele pedao ali, voc v aqueles arranha-cu l hoje, aquilo ali no era pra gente, aquilo ali era pra elite. Tacaram fogo e mandaram a gente embora. Ns samos abaixo de fogo (Depoimento Cimar, 2004). E ainda oferece outra explicao para o tamanho do estrago: O bombeiro veio, em vez de apagar acenderam mais. Dizem que em vez de tocar gua, tocaram gasolina (Idem)

Janice Perlman (1977) utiliza a expresso acidental, com aspas, na inteno de colocar em dvida a verso oficial do incndio e afirma que apesar de muitos moradores e vizinhos alarmados terem chamado os bombeiros, estes, evidentemente
90

cumprindo ordens, no apareceram. Aps a desocupao da Praia do Pinto foi erguido um conjunto de prdios identificado como Selva de Pedra, para oficiais

militares (PERLMAN, 1977).

Mandaram botar fogo porque o pessoal no queria sair. (...) Se verdade ou se mentira a gente no sabe. Sei que eu t aqui e cada um t prum canto (Depoimento Maria de Sousa, 2004). O que nos interessa neste episdio, alm da observncia da perda das famlias de tudo que haviam construdo, atentar que aps este incndio, criminoso ou no, e o desaparecimento de trs lideres da resistncia remoo da Favela Ilha das Dragas, na mesma regio da Lagoa Rodrigo de Freitas, ocorrida cerca de dois meses antes, as remoes passam por seu perodo de maior violncia. Lembremo-nos que o pas passa pelo perodo mais duro da ditadura militar, ps AI-5, e que os direitos individuais estavam todos, a priori, suspensos.

No rastro da erradicao da Praia do Pinto, Macedo Sobrinho e Catacumba tiveram o mesmo fim. Macedo Sobrinho era uma favela localizada ao final da Rua de mesmo nome, no Humait, em terreno extremamente verticalizado, ao contrrio da Praia do Pinto que era completamente plana. As fotos do jornal Correio da Manh, poca da remoo, do conta do contraste que se formava, pois nelas possvel observar uma intensa movimentao de construes de prdios de apartamentos voltados para a classe mdia.15 E ainda, atravs desse acervo, percebe-se a participao de policiais que se espalhavam pelas favelas durante as remoes. As famlias que chegaram da Macedo Sobrinho, em

91

1969, j encontraram Nova Holanda bastante deteriorada nos bens de consumo coletivo e o depoimento de Tutuca reflete a resistncia em forma de desespero dos moradores, a estratgia utilizada na remoo e a comparao no acesso a gua:

Teve gente l no Macedo que chorava, dizia eu no vou, no vou. Da botavam o barraco abaixo. (...) Aqui s era ruim por causa da gua, n? O resto era bom. Em Macedo Sobrinho era ruim subir com lata dgua na cabea. Carreguei muita gua pros outros. (Depoimento de Tutuca, 2004). A remoo da Favela da Catacumba, localizada na encosta do entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, vai dar lugar a luxuosos prdios de apartamentos. Ocorrida entre 1969 e 1970 a erradicao contou com a participao da associao de moradores que, segundo Perlman, foi forada a trabalhar em prol da remoo.

A Sociedade de Moradores foi coagida a transformar-se num comit de guardas uniformizados de 31 homens para impedir melhorias em qualquer das casas, a entrada ou sada da favela sem autorizao e a mudana de novas famlias para l, e para preservar a tranqilidade geral. Ainda que as famlias lastimassem sua sorte, nenhuma oposio se levantou publicamente medida (PERLMAN, 1977: 59). A remoo das famlias que moravam no Morro do Querosene tem uma histria um pouco diferenciada. A retirada das pessoas ocorreu porque a terra do morro desceu. Cada dia descia um metro (Depoimento Hlio, 2004). Ao final do ms de maro de 1962 os moradores do morro, localizado no bairro Rio Comprido, viram o morro desmoronando, influindo na estrutura de alguns prdios da Rua Itapir que tiveram de ser

15

Acervo iconogrfico Correio da Manh. Algumas imagens possuem uma identificao relacionando-as com as matrias em que foram publicadas, por exemplo: Em breve, os barracos, j no cobriro o morro que olha para a Lagoa publicada em 10/08/1969. 92

demolidos, e ao final o desmonte do trecho ameaado do morro realizado por empresa especializada.16 Os moradores foram ento levados, pelo governo da Guanabara, para Nova Holanda.

A favela da Rocinha que tambm consta na lista de moradores removidos para Nova Holanda teve um trecho de casas demolidas para a construo da auto-estrada Lagoa Barra, inaugurada em 1970. 17

O passo-a-passo oficial do processo de remoo contava inicialmente com a visita de assistentes sociais da Secretaria de Servios Sociais, e/ou da Fundao Leo XIII trabalhando em consonncia COHAB ou CHISAM , que procediam um recenseamento com trs finalidades fundamentais: identificar os moradores e suas condies scioeconmicas, organizar um calendrio de remoo, e evitar um inchao da localidade com a chegada de novos moradores interessados na aquisio da casa prpria dos conjuntos habitacionais (VALLADARES, 1978).

Para o xito da remoo o poder pblico atuava de trs formas: - Conquista dos moradores por adeso (pela presso e cooptao de lideranas, o trabalho de convencimento atravs dos assistentes sociais e visitas s unidades habitacionais dos conjuntos antes da mudana) - Apelo insistente da propaganda governamental em favor da ideologia da casa prpria (VALLADARES, 1978: 52).

16

Morro ameaa desabar. Tribuna da Imprensa, 26/03/1962. Querosene: empresa faz desmonte. Tribuna da Imprensa, 09/04/1962. Em ritmo acelerado Querosene vem abaixo. Tribuna da Imprensa, 10/04/1962. 17 http://www.rio.rj.gov.br/planoestrategico capturado em 10/04/2006. 93

- Por fim, a sempre possvel, represso policial. Uma lembrana corrente nos moradores de Nova Holanda, removidos de favelas, a marcao das casas. Durante o levantamento preparatrio para a remoo, as casas eram marcadas com nmeros e as iniciais da Secretaria de Servio Social. A inteno dessa marcao era evitar o crescimento da favela com novas construes. Como o processo de levantamento de moradores podia levar muito tempo, no era incomum a marcao das casas mais de uma vez.

Ah! Passou! [pessoas para avisar da remoo] A gente no levou f, disse que era fogo de palha. Eu disse que no ficasse ciente disso no que a gente mora no centro da cidade, passou a primeira fichao, marcou, botaram a segunda. Na ltima marca, veio a definitiva pra gente sair. Veio uma equipe falando que ia ser removido. Mandou cada morador ir na associao e foi chamando cada um e dizendo voc vai este ms. (Depoimento de Maria Poubel, agosto de 2004) A clareza no processo de remoo nem sempre existia para o morador. E muitas vezes o levantamento de uma favela comeava tambm sem confirmar a verdade de suas intenes como nos indica Maria de Sousa: A moa que passava falava que era recenseamento. A gente acreditou. (Depoimento Maria de Sousa, agosto de 2004)

Lcia do Prado Valladares, em seu Passa-se uma Casa: Anlise do Programa de Remoo de Favelas do Rio de Janeiro (1978), faz uma descrio geral das etapas do processo de remoo, alis, do trajeto total do morador da favela ao conjunto habitacional e muitas das vezes de volta favela. Segundo a autora, havia dois modos oficiais de entrada no Conjunto Habitacional: de modo compulsrio (via remoo de

94

favela), e com a inscrio nos rgos responsveis pela poltica de habitao (COHAB, CHISAM). Os moradores inscritos compulsoriamente ou voluntariamente passavam por um levantamento de suas condies scio-econmicas e com esse resultado eram destinados a diferentes unidades de habitao, dependendo da possibilidade de comprometimento de sua renda familiar com os encargos das prestaes da casa prpria. Aqueles que, como dito anteriormente, no possuam renda suficiente ou passvel de comprovao, originrios de favelas, eram encaminhados aos CHPs ou casas de triagem.

De acordo com seus nveis de renda, as famlias eram enviadas para apartamentos em prdios de cinco andares sem elevador, para casas individuais, ou no caso dos mais pobres para alojamentos provisrios chamados triagem (PERLMAN, 1977: 242). O que revelou-se um problema para os rgos gestores do programa foi exatamente o subdimensionamento do nmero de famlias com renda insuficiente para a entrada no programa de aquisio da casa prpria. Com efeito, segundo os dados da CHISAM, em cada favela, 17% das famlias percebiam uma renda mensal inferior ao mnimo exigido. (VALLADARES, 1978: 57) Deve-se levar em conta ainda as estratgias de super ou subvalorizao voluntria da renda feita pelas famlias, nas declaraes aos levantamentos scio-econmicos, de acordo com suas intenes de conseguir uma unidade habitacional melhor ou em determinada localidade, e ainda a dificuldade de avaliao global do Programa do impacto que a renda familiar sofreria com as mudanas de endereos e conseqentes perdas de empregos ou biscates, devido s distncias que os conjuntos habitacionais tinham em relao ao centro da cidade e zona sul, localidades que dispunham da maior concentrao de renda da cidade, e assim das maiores possibilidades

95

de empregos formais e informais (PERLMAN, 1977, VALLADARES, 1978 e ABREU, 1981).

Sobre essa afirmao de presso sobre a renda, o depoimento de Helio reafirma o que dizem os estudos sobre o tema: No Leblon era tudo na mo, o trabalho. Aqui [Nova Holanda], mais dificultoso. (Helio, agosto de 2004) Lembremo-nos ainda que Nova Holanda, em comparao com Cidade de Deus ou Vila Kennedy, muito mais prxima do centro e zona sul do Rio, o que no nos permite desprezar as presses sobre os moradores ali alocados, mas nos faz vislumbrar todo o impacto sofrido pelas famlias includas no programa de remoo e aquisio da casa prpria.

Podemos assim, aps as consideraes sobre a renda familiar de muitos moradores de favelas, presumir que o nome adotado de Centro de Habitao Provisria nas diferentes localidades que j serviam a esse fim, e uma administrao mais rgida realizada a cargo da Fundao Leo XIII, foi o reconhecimento de que j em 1969, pouco depois da criao da CHISAM, as distores em relao ao plano esquematizado numa ordem burocrtico-administrativa precisavam de um estreito controle de modo que os organismos gestores tivessem a clara dimenso do nmero de moradias provisrias que tinham disponveis para novas remoes de favelas.

96

PERCURSO PREVISTO E NO PREVISTO NO MBITO DO PROGRAMA DE


REMOO DE FAVELAS E AQUISIO DA CASA PRPRIA

Acesso compulsrio (Via Favela)

Inscrio por conta da reserva tcnica (Via sede dos organismos responsveis)

Levantamento scio-econmico do morador

Renda insuficiente para aquisio da casa prpria

Interessado preenche formulrio scioeconmico

Recebe ficha de inscrio

Levado para CHP ou Casa de Triagem

Interessado busca ficha de inscrio

Recebe autorizao de mudana

levado para o Conjunto

Recebe ficha de ocupao: possvel mudana p/ obteno da casa prpria

Inscrito recebe coordenadas de destino

Inscrito muda-se para Conjunto

Acesso por via no-oficial


Nem morador de favela, nem inscrito compra a casa

Recebe autorizao para ocupar o imvel

Ocupa o imvel

Ocupa o imvel do CHP ou do Conjunto Habitacional

Efetua o pagamento da taxa de ocupao

Assina promessa de compra e venda

Passa a casa adiante (vende)

Recebe aviso de pagamento das prestaes

Paga prestaes

Impossibilidade de arcar com os custos Morador retirado da casa e conduzido a um CHP ou Casa de

Retorna a uma localidade de favela

Diagrama apresentado por VALLADARES, 1978: 48. Diagrama baseado em informaes de VALLADARES, 1978 e depoimentos de moradores.

Assina escritura definitiva do imvel

Impossibilidade de arcar com os custos atraso nas prestaes

Triagem

97

O diagrama apresentado acima d conta das diferentes alternativas possveis dentro do programa de remoo e aquisio da casa prpria, onde o acesso casa podia ser oficial ou no e ainda que a favela, como alternativa, acabou sendo realimentada visto que o programa em geral no foi capaz de avaliar os impactos scio-econmicos na vida das famlias. Retomando os dados da tabela de procedncia dos moradores (p. 88) o segundo bloco que trata das famlias oriundas de outros bairros e conjuntos habitacionais nos permite perceber, aliando esses dados aos depoimentos de moradores e da assistente social anteriormente citada, e comprovando o demonstrado no diagrama, que alm do funcionamento do CHP para alocar famlias que no levantamento inicial no tinham renda servia tambm para receber famlias que no conseguiam efetuar os pagamentos das unidades habitacionais. Vila Kennedy e Vila Aliana enquadram-se neste caso, e possivelmente Cordovil tambm j que o Conjunto Habitacional Cidade Alta era em vrios momentos referenciado apenas como Cordovil. Outro modo de chegar a morar no CHP no era feito de modo aberto. A venda do barraco que era proibida, a famlia no tinha termo de posse nem de propriedade, era feita num acordo com a famlia que vendia, e que, na maior parte das vezes, passava pela anuncia do planto do posto policial e do administrador do CHP, os quais levavam algum pagamento por isso. A famlia que saa realizava a mudana de madrugada e a que chegava tambm (SILVA, 1995: 76).

VIVER NO CENTRO DE HABITAO PRVISRIA

98

A primeira considerao a ser feita aps a discusso sobre o trajeto percorrido pelas famlias at a chegada em Nova Holanda a adjetivao da habitao como provisria. Segundo os rgos gestores do programa, a provisoriedade estava explicada na idia de que as famlias desobrigadas do pagamento da habitao poderiam poupar de modo a adquirirem sua casa prpria (SALIBY apud OLIVEIRA, 1993: 13). Atentemos que essa afirmativa repetia a lgica j implementada nos Parques Proletrios, na dcada de 1940, e que apresentou-se infrutfera na soluo do problema. A precariedade dos ganhos da populao alvo dessas polticas no abriam espao para a poupana. Mesmo que a auto-construo, nas favelas, configure-se como uma forma de poupana, se d de acordo com os interesses e a disponibilidade daquele que poupa e no a partir dos critrios de outro, neste caso o governo, executor do discurso hegemnico, que o provm da habitao provisria.

Com o objetivo de levar a termo a funo educadora que tambm era elemento fundamental no projeto dos Parques Proletrios, como dito anteriormente , alm de exercer maior controle sobre as casas, para que estas no fossem passadas ou vendidas, a Fundao Leo XIII torna-se administradora do CHP de Nova Holanda, mantendo vivo o carter de provisoriedade e o fantasma da remoo (OLIVEIRA, 1993:15). Ativar a Fundao como organismo administrador tem relao com sua atuao anterior em favelas, quando na incorporao da instituio estrutura organizacional do estado da Guanabara, em 1962,

aumenta seu controle sobre as melhorias habitacionais em favelas, reativa centros mdicos e educacionais, aumenta os dispositivos controladores junto s associaes de moradores, enfim, novamente

99

amplia aos poucos sua capacidade de exercer uma dominao ideolgica, jurdica, poltica e at mesmo policial sobre boa parte dos moradores de favelas do Rio de Janeiro (VALLA, 1986: 95). Em Nova Holanda, o controle de modificaes no permitia nenhuma melhoria na casa, mesmo que fosse reparo, o que levava a uma rpida deteriorao das moradias, de madeira que ameaavam, nos piores casos, desabar, sendo o perigo maior nos duplex. A justificativa desta proibio estava na manuteno da idia de provisrio e no objetivo de se impedir a criao de vnculos maiores entre os moradores e a casa. (SALIBY apud OLIVEIRA, 1993:18). Ou, mais explicitamente na fala da assistente social Aldiza Muniz Tavares, proibia-se qualquer modificao na inteno de que o morador no criasse laos emocionais com essa casa, tendo em vista que no a habitaria por muito tempo. A nica casa transformada de madeira em alvenaria, em 1969, era aquela onde funcionava a sede da administrao da Fundao, nas esquinas das ruas Principal e Sargento Silva Nunes.18

Atravs dessa lgica as famlias continuavam vivenciando os mesmos medos antes experimentados nas favelas: de que a qualquer momento chegasse uma ordem para deixarem o lugar. O levantamento da Fundao Leo XIII, que era feito pelo domiclio e no pela famlia, reforava essa idia. No entanto, o tempo foi passando e as famlias ficando l mesmo (Depoimentos Cimar, Betinho, Otvio Felipe da Silva dos Santos, Aldiza Muniz Tavares, 2004). E, alternativas sendo criadas para lidar com as adversidades do local.

18

Depoimento Aldiza Muniz Tavares, 2004 100

Ainda em 1964, praticamente apenas dois anos depois de ter se iniciado a ocupao, j podiam ser vistas imagens de moradores carregando latas dgua, ou os barris, que ficaram conhecidos como Rola, equipamento feito de um barril de madeira e uma armao de madeira e ferro, que serviam para ir buscar gua do outro lado da Avenida Brasil. S. Otvio Felipe da Silva dos Santos, morador de Nova Holanda removido da Catacumba , era uma das pessoas que fabricava o Rola, e chegou a ter 20 deles para alugar a outras famlias.

101

102

Se a ocupao de Nova Holanda comea ao final de 1961 e vai at 1970, quando chegam os ltimos moradores removidos da Catacumba, muitos saram de suas casas nas favelas e no encontraram as condies propagandeadas de casas com infra-estrutura. Exemplo disso a narrativa de Maria Poubel sobre sua chegada em 1965, vindo da Favela do Esqueleto:

Tenho at vergonha de falar. Quando a Preta, minha filha mais velha, quando ela comeou a arriar as trouxas, tirar as trouxas de dentro do caminho, as coisas tudo amarrado nas trouxas, que arriou dentro da casa, ela arriou minha roupa toda em cima de um monte de coc. Estava tudo cheio de coc. Agora tu presta ateno: a casa suja de coc e sem gua pra lavar (Depoimento Maria Poubel, 2004). Alm da soluo emergencial para a falta dgua outra alternativa foi sendo tomada a luz da experincia que as pessoas j tinham na favela. Da mesma forma que era comum nas favelas, pelo mesmo motivo de proibio de melhorias para evitar o enraizamento das famlias e consolidao da localidade, algo no to distante do que se pensava para Nova Holanda, as pessoas comearam a construir sua casa de alvenaria por dentro da de madeira19 para que a fiscalizao no percebesse e, assim, ficasse mais difcil de impedir a melhoria e praticamente impossvel de destru-la depois estivesse pronta, dado o grau de embate necessrio para tal medida.

Ao fim de todas essas consideraes e percebendo que a provisoriedade vai se transformando em permanncia das famlias o que faz hoje em dia at ter desaparecido a sigla CHP do nome que se identifica e se reconhece essa localidade, Nova Holanda o que no incio era marcado pela diferena que cada grupo tinha na origem, onde

19

Depoimento Roseni Lima de Oliveira, removida da Favela do Esqueleto, 2004. 103

era aquela coisa de dizer: porque l onde eu morava era melhor, porque l era mais bonito, era mais... (...) quem era da Praia do Pinto, quem era da Macedo Sobrinho, quem era do Esqueleto (Depoimento Roseni Lima de Oliveira, 2004), foi dando lugar, em forma de construo, a uma nova configurao de pertencimento. Comearam a criar vnculo com a comunidade; construir uma histria20, atravs do futebol, do samba expresso na Unidos de Nova Holanda e depois no Bloco Mataram meu Gato, que vai dar origem atual escola de samba Gato de Bonsucesso , do desenvolvimento das relaes de vizinhana, da ajuda mtua quando a queima de um transformador de luz exigia esforos de abaixo-assinados e presso sobre a Fundao Leo XIII e a Light. Configurao de pertencimento a uma localidade tambm construda na negociao com o poder pblico, quando da execuo do Projeto-Rio, iniciado em 1979, que promoveu nova remoo, agora nas palafitas que se ergueram ao longo da dcada de 1970 nas bordas do CHP e de outras localidades vizinhas, mas que desta vez, como resultado da negociao, assentou as famlias na mesma regio, com novo aterro sobre a Baa de Guanabara que vai dar origem Vila do Joo e Conjunto Esperana, em 1982.

Estar entre a favela e o Conjunto habitacional significava o qu? No houve mudana da forma estigmatizada como as pessoas removidas de favelas eram tratadas pelo poder pblico e nem a aquisio da casa prpria que o projeto de remoes propagandeava, traduzida no conjunto habitacional, que foi sempre uma perspectiva distante, desejada ou no. Significou para muitos o desfazer dos laos e distanciamento de vizinhos, amigos e parentes, e um refazer de relaes com um novo espao fsico e social.

20

Depoimento Roseni Lima de Oliveira, 2004 104

Por fim deixemos a considerao de Cimar, sem julgarmos a utilizao do termo e apenas atentarmos curiosamente para seu emprego:

Eu me acostumei aqui, fiz vida aqui, criei filho, gostei desse local aqui tambm. (...) A gente foi se unindo depois a. Hoje tem essa miscigenao de favelas. Conseguimos juntar... (Depoimento de Cimar, 2004) [grifo nosso]

105

Consideraes finais

Manchete de jornal: Favelas protestam contra poltica de remoo. Poderamos estar falando da dcada de 1960 e 1970, como fizemos ao longo das pginas desta dissertao, mas no estamos. Esta frase foi manchete do jornal O Globo em 18 de outubro de 2005. A matria relata o protesto de moradores da Favela da Vila Alice, situada em Laranjeiras, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.

Atual, no? Ento, vejamos: Remoo da Favela da Vila Alice. Esta luta to difcil, que encontrou tantos empecilhos, foi vencida pela fora de vontade de Marcelo Maywald e Leila do Flamengo. Trecho retirado de panfleto distribudo na primeira semana de abril de 2006, nas ruas dos bairros de Laranjeiras e Flamengo. Em ano de eleio, Marcelo que subprefeito da Zona Sul II e sua me, Leila do Flamengo, vereadora pelo Partido da Frente Liberal, buscam capitalizar possveis votos com a divulgao de suas atuaes para os moradores da regio.

Em 2004 o jornal O Globo publicou uma srie de reportagens sobre a crise habitacional, intitulada Sem parede, sem cho que, em sua maior parte, versava sobre favelas. Em 2005, o mesmo jornal fez circular a srie Ilegal, e da?, baseada em frase do

106

prefeito Csar Maia por ocasio da divulgao, no mesmo jornal, de reportagem sobre a verticalizao das construes na Favela da Rocinha. Todos os dias h no mnimo uma citao sobre favelas nos jornais, seja em matrias, reportagens, artigos ou cartas de leitores. A favela no desapareceu como previa a propaganda do Programa de Remoo, veiculada em 1971 atravs do documentrio da Agncia Nacional, Vida Nova sem Favela: Felizmente a favela carioca algo que tende a desaparecer de nossa realidade. O lema demolir para construir. A prtica da remoo tambm no deixou de existir. Hoje, na cidade do Rio de Janeiro, e em tantas outras do Brasil, removem-se favelas, mas o que difere a atualidade das dcadas de 1960 e 1970 a clara explicitao, nas dcadas referidas, da remoo como poltica pblica para a favela (ou contra a favela?). E, o que aproxima que no houve modificao na estrutura de acesso terra e no uso do solo urbano, na estratificao social e urbana, na forma estigmatizada que as populaes que moram na favela so encaradas pelo restante da sociedade. A favela continua a existir como alternativa possvel de moradia para grande parte das pessoas dos centros urbanos brasileiros. A poltica de remoes no acabou com o problema favela, no satisfez boa parte dos moradores, e acabou por inchar diversas favelas no caminho de volta. E mais: por no ser o problema da moradia um problema com incio e fim em si mesmo, os conjuntos habitacionais viraram, como se l nos jornais ou se observa nos mapas oficiais da cidade, favelas. Hoje o termo no serve s a aglomerados humanos localizados em reas no urbanizadas, constitudas por habitaes rsticas ou improvisadas, desprovidas de melhoramentos pblicos, construdas em terra de terceiros: do Governo, de particulares ou de domnio no definido (Censo IBGE-1970 apud VALLADARES, 1978:30). Como
107

observa Valladares, os dados oficiais e os estudos atuais reconhecem um universo muito variado geogrfica e demograficamente em se tratando de favelas.

O retorno favela e considerao geral do conjunto habitacional como favela reafirma a idia de que os problemas de moradia no residem estritamente na construo da habitao, mas no modelo social.

A partir das anlises realizadas, a remoo de famlias de favelas no satisfez, a longo prazo, nenhum dos envolvidos no processo. E a poltica de habitao provisria, ao fim das contas, serviu para diferenciar aqueles que tinham ou comprovavam renda daqueles que no tinham ou no comprovavam (salvo as respostas nem to condizentes com a realidade aos questionrios scio-econmicos). Se j era observada a estratificao entre favelados e no-favelados, esta poltica foi capaz de aplicar a diviso dentro da diviso, alm de manter a insegurana das famlias sobre o direito moradia.

Alguns arquitetos e planejadores do espao urbano no Brasil defendem que o dinheiro pblico no seja investido na construo de moradia, mas apenas na ordenao urbana, ficando a cargo das famlias e da iniciativa privada a construo da habitao. A anlise que fizemos ao longo deste trabalho nos possibilita perceber que essa perspectiva funciona perfeitamente na base da desigualdade social tendo em vista que, como visto no captulo II, o aparelho estatal atua respondendo s presses da sociedade onde o peso dessas presses tende s exigncias das classes hegemnicas, malgrado desavenas ou conflito (MENDONA, S. 1996: 98), que, no caso, desejam garantir um modelo social

108

baseado no capital, e, portanto, na propriedade privada, sustentao para a expropriao de direitos de uns em favor de outros.

Como observou o arquiteto Mauro Kleiman (1978),: Os parques eram uma soluo setorial para um problema geral. Assim como o programa de remoes dos anos 60 e 70, o projeto era acabar com o quisto urbano representado pela favela, na sua estrutura fsica, no com sua estrutura econmica (KLEIMAN, 1978: 18)

Em ltima anlise, se a estrutura estatal, como conformao das foras hegemnicas, garante, atravs de sua atuao, determinada configurao social que permite e facilita a explorao de uns por outros, base da desigualdade social, tambm na arena do Estado Ampliado21, sociedade poltica e sociedade civil, entre atuaes hegemnicas e contra-hegemnicas, que deve se dar o embate em busca da modificao dessa estruturao social.

Em suma, a favela, que persiste como alternativa criativa, e possvel, e tambm como resultado da estruturao econmica capitalista, est em disputa.

21

Ver GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Crcere vol. 3.Maquiavel. Notas sobre o Estado e a Poltica. Ed. Civilizao Brasileira, Rio de Janeiro, 2000

109

BIBLIOGRAFIA

ABREU, Alzira Alves de [et al.], Dicionrio Histrico Biogrfico Brasileiro ps 30. Rio de Janeiro: Ed. FGV/CPDOC, 2001 ABREU, Maurcio de Almeida. A Evoluo Urbana do Rio de Janeiro. IplanRio, Rio de Janeiro, 1997. 2 ed. ____________. Da habitao ao habitat: a questo da habitao popular no Rio de Janeiro e sua evoluo. In Revista Rio de Janeiro, vol. 1, n. 2. Niteri, jan-abr 1986. ALVITO, Marcos. As cores de Acari Uma favela carioca. Ed. FGV, Rio de Janeiro, 2002. BELTRO, Sonia Maria de Arruda. Estudo da poltica de habitao provisria e sugestes para o seu planejamento : CHP de Pacincia como referncia. Rio de Janeiro : UFRJ, 1978. Dissertao (mestrado) - UFRJ/Ps-Graduao de Engenharia. BENCHIMOL, Jaime Larry. Pereira Passos - Um Haussman tropical: as transformaes urbanas na cidade do Rio de Janeiro no incio do sculo XX. Biblioteca Carioca, Rio de Janeiro, 1990. BOSI, Ecla. Memria e sociedade: lembrana de velhos. SP, Cia. das Letras, 1999. BURKE, Peter. A histria como memria social, In: O mundo como teatro: estudos de antropologia histrica. Lisboa: Difel, 1992. CARVALHO, Maria Alice Rezende de. Quatro vezes cidade. Ed. Sette Letras, Rio de Janeiro, 1994. CASTELLS, Manuel, A questo urbana, Rio, Paz e Terra, 1983. ENGELS, F. O problema da Habitao. Lisboa: Ed. Estampa, 1975. (Biblioteca do Socialismo Cientfico). FERREIRA, Marieta & AMADO, Janana. Usos e Abusos da Histria Oral. RJ, FGV, 1996. FONTES, Virgnia. Continuidades e rupturas na poltica habitacional brasileira (19201979). Dissertao de mestrado em Histria. Rio de Janeiro, UFF, 1986. ____________. Histria e Conflito. In: BADAR, Marcelo (org) Histria: pensar e fazer. Niteri. LDH/uff. 1998. p. 35. ____________. Capitalismo, excluses e incluso forada. Revista Tempo, Rio de Janeiro, vol.2, n3, 1996.

110

FORTUNA, Afonso & FORTUNA, Joo Paulo. Associativismo nas favelas. Revista de Administrao Pblica, v.8, n 4, Rio de Janeiro, out/dez 1974 (p. 103-113) FREIRE, Amrico & OLIVEIRA, Lcia Lippi (orgs). Captulos da memria do urbanismo carioca. Ed. Folha Seca, Rio de Janeiro, 2002. GOMES, Angela de Castro. Burguesia e trabalho: poltica e legislao social no Brasil, 1917-1937. Rio de Janeiro, Campus, 1979 ___________.Venturas e desventuras de uma repblica de cidados. In: Abreu, M e Sohiet, R. (org.) Ensino de histria.: conceitos, temticas e metodologia. Rio de janeiro, Casa da palavra, 2003 GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Crcere vol. 3.Maquiavel. Notas sobre o Estado e a Poltica. Ed. Civilizao Brasileira, Rio de Janeiro, 2000 ___________. Concepo Dialtica da Histria. Ed. Civilizao Brasileira, Rio de Janeiro, 1981. ___________. Os Intelectuais e a Organizao da Cultura; Ed. Civilizao Brasileira, Rio de Janeiro, 1991. HALBWACHS, Maurice. A memria coletiva. So Paulo: Vrtice, Editora Revista dos Tribunais, 1990. (Biblioteca Vrtice. Sociologia e Poltica). HOBSBAWM, Eric. Sobre Histria. So Paulo: Cia. das Letras, 1998. KLEIMAN, Mauro. Parques Proletrios Provisrios: Uma Interveno na Prtica. In: ChoUrbano n 2. Rio de Janeiro: 1978. KOWARICK, Lucio. A espoliao urbana. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1979 _____________. Capitalismo e marginalidade na Amrica latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. LEEDS, A. e LEEDS, E. A Sociologia do Brasil Urbano. RJ, Zahar, 1978. LIMA, Nsia Trindade. O movimento de favelados do Rio de Janeiro: polticas de Estado e lutas sociais (1954-73).Iuperj, Rio de Janeiro, 1989. MAGALHES, Srgio. Sobre a Cidade: Habitao e Democracia no Rio de Janeiro. So Paulo: Pro Editores, 2002. MARICATO, Ermnia. A produo capitalista da casa (e da cidade) no Brasil industrial. SP, Alfa-mega, 1979 301.363 MARX e ENGELS. A ideologia Alem. So Paulo: Hucitec, 1986.
111

MATTOS, Romulo Costa. A Aldeia do Mal: O Morro da Favela e a construo social das favelas durante a Primeira Repblica. Dissertao de mestrado em histria UFF, Niteri, 2004. MENDONA, Snia & FONTES, Virgnia. Histria do Brasil Recente: 1964 1992. So Paulo: tica, 1994. MENDONA, Snia Regina de. Estado, Violncia Simblica e Metaforizao da Cidadania, In Revista Tempo, Rio de Janeiro, vol. 1, n. 1, 1996. pp. 104-6. MIRANDA, Maria Aparecida Violncia e cidadania no cotidiano dos moradores de favelas : um estudo de caso. Rio de Janeiro : UFRJ, 1997 Dissertao(Mestrado em Servio Social) MOTTA, Marly Silva da. Rio de Janeiro: de cidade-capital a Estado da Guanabara. Rio de Janeiro, Ed. FGV, 2001 MOURA, Vitor Tavares de. (1943), "Favelas do Distrito Federal", in Aspectos do Distrito Federal, Rio de Janeiro, Academia Carioca de Letras, Grfica Sauer. NEVES, Margarida. Histria e memria, In: MATTOS, Ilmar R. (org.) Ler e escrever para contar. RJ, Acces, 1998 NEVES, Margarida de Souza. O povo na rua: Um Conto de Duas Cidades. In; PECHMAN, Robert Moses (org). Olhares sobre a cidade. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1994. NOGUEIRA, Marco A. A dialtica Estado/Sociedade e a construo da seguridade pblica. Cadernos da Abong, 30, 2001. NORA, Pierre. Entre memria e histria: a problemtica dos lugares. Projeto Histria. So Paulo: PUC, n 10, dezembro/1993. p. 7-28. OLIVEIRA, Isis Volpi de. "Quem sabe faz a hora: a gesto popular na produo da habitao Rio de Janeiro: UFRJ/IPPUR, 1993. Tese (mestrado) ORLANDI, Eni P. Anlise de discurso. SP, Pontes, 2002. PANDOLFI, Dulce e GRYNSZPAN, Mario. "Poder pblico e favelas: uma relao delicada" In: In: OLIVEIRA, Lcia Lippi (org.) Cidade: Histria e Desafios. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002. PECHMAN, Robert Moses. A inveno do Urbano: a construo da ordem na cidade. In: Brasil, territrio da desigualdade: Descaminhos da modernizao. RJ, Zahar/F.U. Jos Bonifcio, 1991. PARISSE, Lucien. Favelas do Rio de Janeiro evoluo sentido. Rio de Janeiro, Centro Nacional de Pesquisas Habitacionais, 1969 (Caderno do CENPHA, 5). PERLMAN, Janice. O mito da marginalidade: favelas e poltica no Rio de Janeiro. So Paulo: Paz e Terra, 2002. 3 ed.
112

POLLAK, Michael. Memria, esquecimento, silncio. Estudos Histricos. Rio de Janeiro: FGV, vol. 2, n 3, 1989, p. 3-15. PRADO JR, CAIO. HISTRIA ECONMICA DO BRASIL. SO PAULO, BRASILIENSE, 1971. RIBEIRO, L. e PECHMAN, R. O que a questo da moradia. So Paulo: Brasiliense, 1983 (Coleo Primeiros Passos. Vol. 92). RESENDE, V. Planejamento urbano e ideologia: quatro planos para a. cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Civilizao, 1982. RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz e LAGO, Luciana Corra do. A oposio favela-bairro no espao social do rio de janeiro So Paulo Perspec. vol.15 no.1 So Paulo Jan./Mar. 2001 RIBEIRO, L. e PECHMAN, R. O que a questo da moradia. So Paulo: Brasiliense, 1983 (Coleo Primeiros Passos. Vol. 92). ROCHA, Oswaldo Porto. A Era das Demolies et CARVALHO, Lia de Aquino. Habitaes Populares. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultural, Dep. Geral de Doc. e Inf. Cultural, Diviso de Editorao, 1995. (Biblioteca Carioca, vol. 1). SALIBY, Cristina. Anlise da implantao da poltica de habitao provisria : um estudo de caso : Vila Pacincia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1977. Dissertao (mestrado) - UFRJ/PsGraduao de Engenharia. SANTOS, Carlos Nelson Ferreira. Movimentos Sociais Urbanos. RJ, Zahar, 1981. SANTOS, Myrian Seplveda dos. Teoria da memria, teoria da modernidade, In: AVRITZER, Leonardo e DOMINGUES, Jos Maurcio. Teoria social e modernidade no Brasil. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. p. 84-105. SILVA, Eliana Sousa. O movimento comunitario de Nova Holanda na busca do encontro entre o politico e o pedagogico. Rio de Janeiro: PUC Rio, 1995. Dissertao (mestrado) Dep. de Educao. SILVA, Lus Antnio Machado. A continuidade do problema da favela In: Lcia Lippi OLIVEIRA (org.) Cidade: Histria e Desafios. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002. SILVA, Lus A. da. Solo Urbano: Tpicos sobre o uso da Terra. Rio de Janeiro: IUPERJ, 1981. [onde constam os artigos dos autores citados] SOLIS, S. & RIBEIRO, M. O Rio onde o sol no brilha, In: Revista do Rio de Janeiro, v. 1, 1985. p. 46. THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. So Paulo: Cia. das Letras, 1998.

113

_____________. A Formao da Classe Operria Inglesa: A maldio de Ado (II). RJ: Paz e Terra, 1988. (2ed.). VALLA, Victor Vincent et al. (1986), Educao e favela; polticas para as favelas do Rio de Janeiro 1940-1985. Petrpolis, Vozes/Abrasco. VALLADARES, Lcia do Prado. Favela, poltica e Conjunto Residencial, In: BLAY, e. (org.) A luta pelo espao. RJ: Vozes, 1978. ____________. Passa-se uma casa: anlise do Programa de Remoo de Favelas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. ____________.A inveno da favela: Do mito de origem a favela.com. RJ, FGV, 2005. VALLADARES, Lcia do Prado e SANTANNA, Maria Josefina G. O Rio de Janeiro em Teses: Catlago bibliogrfico 1960-1990. RJ: CEP: Rio (UERJ)/URBANDATA (IUPERJ), 1992. VAZ, Llian Fessler e ANDRADE, Alexandre Rios Alves de. Histria do Bairro da Mar: Espao, tempo e vida cotidiana no Complexo da Mar. mmeo. RJ, SR-5/UFRJ e CNPQ, 1994. VELHO, Gilberto. Estilo de vida urbano e modernidade. Estudos Histricos (vol. 8 n 16jul/dez-1995). RJ: FGV, 1995. p.227-234. VETTER, D. e MASSENA, R., 1981. Quem se apropria dos benefcios lquidos dos investimentos do Estado em infra-estrutura? Uma teoria de causao circular. In: L. A. Machado da Silva, org. Solo Urbano: Tpicos sobre o Uso da Terra, Rio de Janeiro: Ed. Zahar. pp. 49-77 VIANNA, Maria Lcia Teixeira Werneck. A emergente temtica da poltica social na bibliografia brasileira. Boletim informativo e bibliogrfico de cincias sociais, n 28, pp. 3-41, ANPOCS, Rio de janeiro, 2 semestre de 1999. VIEIRA, Antnio Carlos Pinto e VIEIRA, Marcelo Pinto. Histria da Mar. RJ: Ceasm, 1999. Mimeo ZALUAR, Alba e ALVITO, Marcos. (1998), Um sculo de favela. Rio de Janeiro, Fundao Getlio Vargas.

114

También podría gustarte