Está en la página 1de 24

Impostos Federais, Estaduais e Municipais

1 - IMPOSTOS FEDERAIS
Impostos de competncia da Unio, que esto contidos no Art. 153 da Constituio Federal de 1988. A Constituio Federal de 1988 que regulamenta a matria e define os tipos de tributos e a sua competncia, da Unio, dos Estado e do Distrito Federal e dos municpios, neste contexto, discorremos sobre os impostos de competncia da Unio, que esto contidos no Art. 153 da Constituio Federal de 1988, que so:

Imposto de importao de produtos estrangeiros; Imposto de exportao de produtos nacionais ou nacionalizados; Imposto de renda e proventos de qualquer natureza; Imposto sobre produtos industrializados; Imposto sobre operaes de crdito, cmbio e seguro ou relativas a ttulos ou valores mobilirios; Imposto sobre propriedade territorial rural; Imposto sobre grandes fortunas.

1.1 - Imposto sobre a Importao a) Fato gerador: O imposto, de competncia da Unio, sobre a importao de produtos estrangeiros tem como fato gerador a entrada destes no territrio nacional. (CTN, art. 19) A rigor, para incidncia do gravame, a condio necessria e suficiente a de que, cumulativamente, implementem-se os seguintes requisitos:

entrada no territrio nacional; de produto estrangeiro; para permanncia definitiva.

b) Sujeito ativo: Unio

c) Sujeito passivo: Contribuinte d) Contribuinte: O contribuinte do importo de importao o importador ou a quem a ele a lei equiparar, e o arrematante de produtos apreendidos ou abandonados (CTN, art. 22). Geralmente, o importador uma pessoa jurdica, regularmente estabelecida, mas, para os fins do imposto, considerado importador qualquer pessoa, seja natural ou jurdica, regularmente estabelecida ou no, que realize a introduo da mercadoria no territrio nacional. 1.2 - Imposto Sobre Exportao a) Fato gerador: O imposto, de competncia da Unio, sobre a exportao, para o estrangeiro, de produtos nacionais ou nacionalizados tem como fato gerador a sada destes no territrio nacional (CTN, art. 23). Considera-se ocorrido o fato gerador no momento da expedio da guia de exportao ou documento equivalente, porm a condio necessria para incidncia do tributo a de, cumulativamente, implementarem-se os seguintes requisitos:

sada do territrio nacional; de produto nacional ou nacionalizado; para consumo ou uso no exterior.

b) Sujeito ativo: Unio c) Sujeito passivo: Contribuinte d) Contribuinte: Contribuinte do imposto o exportador ou quem a lei a ele equiparar (CTN, art. 27). A Constituio Federal no vinculou o imposto de exportao a um sujeito passivo especfico, nem atribuiu lei complementar essa definio de sorte que o legislador ordinrio pode livremente escolher o contribuinte desse imposto. claro, porm, que esse sujeito passivo, para assumir a condio de contribuinte, h de ter relao pessoal e direta com o fato gerador do tributo, por fora do que estabelece o art. 121, pargrafo nico, do CTN. A lei no pode, portanto, equiparar ao exportador pessoa sem qualquer relao com a exportao.

1.3 - Imposto sobre Renda e Proventos de Qualquer Natureza a) Fato Gerador: O imposto, de competncia da Unio, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a aquisio da disponibilidade econmica ou jurdica: I. II. de renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinao de ambos; de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acrscimos patrimoniais no compreendidos no inciso anterior.

1. A incidncia do imposto depende da denominao da receita ou do rendimento da localizao, condio jurdica ou nacionalidade da fonte, da origem e da forma de percepo. 2. Na hiptese de receita ou de rendimento oriundos do exterior, a lei estabelecer as condies e o momento em que se dar sua disponibilidade, para fins de incidncia do imposto referido neste artigo.(CTN, art. 43). b) Sujeito ativo: Unio c) Sujeito passivo: Contribuinte d) Contribuinte: Contribuinte do imposto o titular da disponibilidade a que se refere o art.43, sem prejuzo de atribuir a lei essa condio ao possuidor, a qualquer ttulo, dos bens produtores de renda ou dos proventos tributveis. (CTN, art 45) 1.4 - Imposto Sobre Produtos Industrializados a) Fato Gerador: O imposto, de competncia da Unio, sobre produtos industrializados tem como fato gerador: I. II. III. o seu desembarao aduaneiro, quando de procedncia estrangeira; a sua sada dos estabelecimentos a que se refere o pargrafo nico do art. 51; a sua arrematao, quando apreendido ou abandonado e levado a leilo.

Pargrafo nico - Para os efeitos deste imposto, considera-se industrializado o produto que tenha sido submetido a qualquer operao que lhe modifique a natureza ou a finalidade, ou o aperfeioe para o consumo.(CTN, art. 46) b) Sujeito ativo: Unio c) Sujeito passivo: Contribuinte d) Contribuinte: Contribuinte do imposto : I. II. III. IV. o importador ou quem a lei a ele equiparar; o industrial ou quem a lei a ele equiparar; o comerciante de produtos sujeitos ao imposto, que os fornea aos contribuintes definidos no inciso anterior; o arrematante de produtos apreendidos ou abandonados, levados a leilo.

Pargrafo nico - Para os efeitos deste imposto, considera-se contribuinte autnomo qualquer estabelecimento de importador, industrial, comerciante ou arrematante.(CTN, art. 51). 1.5 - Imposto Sobre Operaes de Crdito, Cmbio e Seguros e Sobre Operaes Relativas a Ttulos e Valores Mobilirios. a) Fato Gerador: O imposto, de competncia da Unio, sobre operaes de crdito, cmbio e seguro, e sobre operaes relativas a ttulos e valores mobilirios tem como fato gerador: I - quanto s operaes de crdito, a sua efetivao pela entrega total ou parcial do montante ou do valor que constitua o objeto da obrigao, ou sua colocao disposio do interessado; II - quanto s operaes de cmbio, a sua efetivao pela entrega de moeda nacional ou estrangeira, ou de documento que a represente, ou sua colocao disposio do interessado, em montante equivalente moeda estrangeira ou nacional entregue ou posta disposio por este; III - quanto s operaes de seguro, a sua efetivao pela emisso da aplice ou do documento equivalente, ou recebimento do prmio, na forma da lei aplicvel;

IV - quanto s operaes relativas a ttulos e valores mobilirios, a emisso, transmisso, pagamento ou resgate destes, na forma da lei aplicvel. Pargrafo nico - A incidncia definida no inciso I exclui a definida no inciso IV, e reciprocamente, quanto emisso, ao pagamento ou resgate do ttulo representativo de uma mesma operao de crdito.(CTN, art 63) b) Sujeito ativo: Unio c) Sujeito passivo: Contribuinte d) Contribuinte: Contribuinte do imposto qualquer das partes na operao tributada, como dispuser a lei. (CTN, art 66) So contribuintes do imposto:

os tomadores de crdito, os compradores de moeda estrangeira para pagamento de importao de bens e servios; os segurados e os adquirentes de ttulos e valores mobilirios; os primeiros tomadores pessoas fsicas ou jurdicas dos crditos concedidos pelos agentes do Sistema Financeiro da Habitao.

1.6 - Imposto Sobre Propriedade Territorial Rural a) Fato gerador: O imposto, de competncia da Unio, sobre a propriedade territorial rural tem como fato gerador a propriedade, o domiclio til ou a posse de imvel por natureza, como definido na lei civil, localizado fora da zona urbana do Municpio.(CTN, art. 29) b) Sujeito ativo: Unio c) Sujeito passivo: Contribuinte d) Contribuinte: Contribuinte do imposto o proprietrio do imvel, o titular de seu domnio til, ou o seu possuidor a qualquer ttulo. (CTN, art. 31) 1.7 - Imposto Sobre Grandes Fortunas A Constituio Federal de 1988 atribui Unio competncia para instituir imposto sobre grandes fortunas, nos termos da lei complementar (art. 153, inc. VII). No obstante, at agora esse imposto no foi institudo, nem editada a lei complementar para definir o que se deve entender como grande fortuna.

2 - IMPOSTOS ESTADUAIS E DF
2.1 - ICMS Imposto sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias e sobre Prestao Servios O ICMS vem genericamente previsto no art.155, II, da Constituio Federal, que estatui: Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: operaes relativas circulao de mercadorias sobre prestaes de servios de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicao, ainda que as operaes e as prestaes se iniciem no exterior. importante salientar que o ICMS um imposto de competncia estadual e distrital, no entanto, a Unio tambm est credenciada a criar o imposto, por fora do que estabelecem os arts.147 e 154,II ambos da Constituio Federal. De fato, esta pessoa poltica que poder fazer nascer, in abstracto (no plano legislativo), o ICMS, seja nos Territrios (se voltarem a ser criados, j que, no momento, inexistem), seja em todo o territrio nacional, na iminncia ou no caso de guerra externa. So duas hipteses excepcionalssimas. Considera-se mercadoria (Art.1 do RICMS):

Qualquer bem mvel, novo ou usado, inclusive semovente; A energia eltrica; O bem importado, destinado a consumo ou ativo fixo;

a) Fato Gerador do ICMS:


A sada de mercadoria de estabelecimento do contribuinte; O desembarao aduaneiro de mercadorias importadas; O incio da execuo do servio de transporte intermunicipal e interestadual; A entrada no estabelecimento de mercadorias ou servios, oriundos de outras UF que no estejam vinculadas operao subseqente.(Para clculo do diferencial de alquota).

b) Sujeito Ativo: Estados e Distrito Federal c) Sujeito Passivo: Qualquer pessoa, fsica ou jurdica que realize operaes de circulao de mercadorias ou prestao de servios. 2.2 - ITCM Imposto sobre Transmisso "Causa Mortis" e Doao

Este imposto surgiu de desmembramento do extinto ITBI Imposto sobre Transmisso de Bens Imveis previsto na Constituio de 1969 e atribudo competncia tributria dos Estados. O extinto ITBI incidia sobre a transmisso de bens imveis, a qualquer ttulo, ou seja, por ato oneroso ou gratuito. As transmisses causa mortis de bens ou valores mobilirios no estavam, no regime da Constituio de 1969, sujeitas ao alcance do ITBI e desta circunstncia decorria vazio incidental que comprometia seriamente o princpio da capacidade contributiva. A atual Constituio reformulou inteiramente esta espcie impositiva, bipartindo-a, para atribuir aos Estados o imposto sobre transmisso causa mortis e doao de quaisquer bens ou direitos (ou seja, as transmisses a ttulo gratuito), e aos Municpios, o imposto sobre transmisso inter vivos de bens imveis por ato oneroso (art. 155 c/c art. 156). Tratando-se da transmisso causa mortis ou doao de bens imveis aplica-se espcie o princpio da territorialidade que outorga esta receita tributria ao Estado da situao do bem. Nas transmisses a ttulo gratuito de bens ou valore mobilirios, o imposto pertence ao Estado onde se processar o inventrio ou arrolamento ou, ainda, onde tiver domiclio o doador (CF. art. 155) Por ltimo, nos termos do inc. IV do art. 155, as alquotas mximas do ITCM sero fixadas pelo Senado Federal, naturalmente mediante Resoluo daquela Casa do Congresso. a) Fato Gerado do ITCM: O fato gerador a transmisso causa mortis e doao, ressaltando que a transmisso inter-vivos est includa na competncia dos municpios. b) Sujeito Ativo: Estados e Distrito Federal c) Sujeito Passivo: So os beneficirios dos bens ou direitos recebidos e os doadores. 2.3 - IPVA Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores O imposto sobre a propriedade de veculos automotores substitui, em nosso sistema tributrio, a extinta Taxa Rodoviria nica TRU. cujo fato gerador era um ato expressivo do poder de polcia de alada federal: o registro e licenciamento de veculos em todo territrio nacional (cf. DL n0 999, de 21.10.1966).

Essa taxa de polcia foi extinta pelo art. 2 da Emenda Constitucional n0 27, de 28 de novembro de 1985. que outorgou aos Estados competncia para instituir imposto) sobre a propriedade de veculos automotores, vedada a cobrana de impostos ou taxas incidentes sobre a utilizao de veculos. Destarte o que fora simples taxa federal decorrncia de ato expressivo do poder de polcia desaparece do cenrio impositivo para ceder lugar a um tributo sui generis: o IPVA. incidente sobre a titularidade de qualquer veculo automotor. A atual Constituio manteve o novo modelo impositivo sem alterar o respectivo critrio de competncia tributria. Compete aos Estados e ao Distrito Federal institui impostos sobre a propriedade de veculos automotores. (CF, art 155 inc. III) a) Fato Gerador: Incide sobre a propriedade de veculos automotores, estendido como qualquer veculo com propulso por meio de motor, com a fabricao e circulao autorizada e destinada ao transporte de mercadorias, pessoas ou bens. b) Sujeito Ativo: Estados e Distrito Federal c) Sujeito Passivo: Os proprietrios de veculos automotores sujeitos a licenciamento em rgo federal, estadual ou municipal.

3 - IMPOSTOS MUNICIPAIS
3.1 - IPTU Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana a) Fato Gerador: O IPTU, de competncia dos municpios, incide sobre a propriedade predial e territorial urbana e tem como fato gerador a propriedade, o domnio til ou a posse de bem imvel por natureza ou por acesso fsica, localizado na zona urbana do municpio. A lei municipal pode considerar urbanas as reas urbanizveis ou de expanso urbana, constantes de loteamentos aprovados pelos rgos competentes, destinados habitao, indstria ou ao comrcio, mesmo que localizados fora da zona considerada urbana.

O IPTU poder, segundo a lei estadual, ser progressivo, de forma a assegurar a funo social da propriedade. Conforme a Constituio Federal, compete aos Municpios instituir impostos sobre propriedade predial e territorial urbana.(CF, art. 156 inc.I) b) Sujeito Ativo: Os municpios c) Sujeito Passivo: Contribuinte d) Contribuinte: Contribuinte do IPTU o proprietrio do imvel, o titular do seu domnio til ou o seu possuidor a qualquer ttulo. 3.2 - ITBI Imposto Sobre a Transmisso "inter vivos" de Bens Imveis e de Direitos Reais Sobre Imveis a) Fato Gerador: Conforme a Constituio Federal, compete aos Municpios instituir impostos sobre, transmisso inter vivos, a qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis por natureza ou acesso fsica, e de direitos reais sobre imveis, exceto os de garantia, bem como cesso de direitos a sua aquisio.(CF, art. 156 inc.II) O ITBI, que aproveita a sigla do antigo imposto estadual, no incide sobre a incorporao de bens imveis ao patrimnio de pessoa jurdica em realizao de capital, nem sobre as transmisses de bens ou direitos decorrentes de fuso, ciso, incorporao ou extino de pessoa jurdica. Haver incidncia, porm, se a atividade preponderante do adquirente for a compra e venda de bens imveis ou de direitos a eles relativos, locao ou arrendamento mercantil. b) Sujeito Ativo: Os municpios c) Sujeito Passivo: Contribuinte d) Contribuinte: Contribuinte do imposto qualquer das partes envolvidas na operao, conforme dispuser a lei estadual. No Brasil, as leis dos Estados tm nomeado o comprador como contribuinte do ITBI. 3.3 - ISS Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza Conforme a Constituio Federal, compete aos Municpios instituir impostos sobre servios de qualquer natureza, no compreendidos no art. 155 II, definidos em lei complementar.(CF, art. 156 inc.III)

So imunes os servios prestados pela Unio, pelos Estados, pelos Municpios, pelo Distrito Federal, por templos de qualquer culto, por partidos polticos e pelas instituies de educao ou de assistncia social, desde que cumpram o estabelecido no art. 14 do CTN. A iseno em relao ao ISS concedida atravs de lei ordinria emanada da Cmara dos Vereadores. Gozam de iseno os profissionais ambulantes e jornaleiros, bem como os profissionais localizados em feiras livres, os sindicatos que prestam servio aos empregados de determinadas empresas, quando prestados gratuitamente, as promoes de concertos, recitais, exposies e outros eventos similares, cujas receitas sejam destinadas a fins assistenciais, os servios tpicos das empresas, da indstria cinematogrfica, dos laboratrios e dos estdios, inclusive, dos distribuidores exclusivos a filmes brasileiros, naturais ou de enredo, com vigncia at 31.12.2000, assim como os servios de exibio de filmes cinematogrficos em salas ocupadas por entidades brasileiras sem fins lucrativos. O local da prestao do servio do estabelecimento ou domiclio do prestador ou, no caso de construo civil, o lugar onde se efetuar a prestao. a) Fato Gerador: O imposto tem como fato gerador a prestao por empresas ou profissional autnomo, com ou sem estabelecimento fixo, de servios includos na lista estabelecida na Lei Complementar n. 53/87. Os servios enumerados na referida lista ficam sujeitos apenas ao ISS, ainda que a prestao envolva fornecimento de mercadorias. Tal fornecimento, com prestao de servios no especificados na lista, fica sujeito ao ICMS. b) Sujeito Ativo: Os municpios c) Sujeito Passivo: Contribuinte d) Contribuinte: Contribuinte do ISS o prestador do servio, no se compreendendo como tal aquele que presta servios em relao de emprego, o trabalhador avulso, os diretores e membros do conselho consultivo ou fiscal de sociedade. So contribuintes do ISS os autnomos, assim como a empresa entendida como toda e qualquer pessoa jurdica, inclusive a sociedade civil ou de fato, que exercer atividade prestadora de servios, a pessoa fsica que admitir, para o exerccio da sua atividade profissional, mais do que dois empregados ou um

ou mais profissionais na mesma habilitao do empregador, o empreendimento institudo para prestar servios com interesse econmico, bem como o condomnio que prestar servios a terceiros

Impostos Recuperveis
A legislao tributria tem uma abrangncia muito ampla aos impostos recuperveis. Convm mencionar que a maioria regulamentada por normas de ordem geral, enquanto outras atendem s situaes disciplinares especificada na jurisprudncia. Os impostos recuperveis pelas empresas na atividade industrial so: IPI (Imposto sobre produtos industrializados) e o ICMS (imposto sobre operaes relativas a circulao de mercadorias e sobre prestao de servio de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicao). Exceo para as microempresas a escriturao dos impostos (ICMS e IPI) obrigatria e deve ser feita em livros fiscais especficos (Os livros registro de entrada modelo (1) e registro de sada modelo (2), sero utilizados por empresas industriais e comerciais, sujeita simultaneamente, s legislaes do ICMS e IPI. Os livros registro de entrada modelo (1-A) e registro de sada modelo (2-A) sero utilizados por empresas comerciais sujeitas apenas a legislao do ICMS; O livro de registro de apurao do IPI ser utilizados por empresas industriais contribuintes do IPI; O de registro de apurao do ICMS ser utilizados por empresas comerciais contribuintes do ICMS.) Para a apurao fiscal no final do ms. A emisso da nota fiscal determina em relao aos impostos recuperveis duas posies fiscais: Crditos e dbitos. Os crditos so representados pelas entradas dos materiais adquirido pelas importaes ou pelas devolues dos produtos acabados efetuados pelo cliente. Essas operaes geram crditos dos impostos respectivos. Os dbitos so conseqncia da escriturao contbil das sadas, provenientes das vendas realizadas aos clientes, ou dos materiais rejeitado pela produo e devolvido aos fornecedores, esse procedimento determinam os dbitos dos impostos nas notas fiscais.

EXEMPLO DE UM CASO:
A Empresa Bemchimol e & CIA LTDA., atravs do pedido de fornecimento 0/97 solicitou a empresa PHILIPS da Amaznia/sa , ambas situada no estado o seguinte material:

10 Vdeos cassete 2 HEAD preo unitrio R$ 190.00 10 Aparelhos de 3X1 de 350 watts preo unitrio R$ 195.00 10 Televisores coloridos 14 preo unitrio R$ 170.00

Faturar a nota fiscal correspondente e calcular o imposto devido. A Philips vende nessa operao e ela gera um dbito do imposto.

IPI- R$ 832.50 a Philips vai pagar para (unio). ICMS- R$ 1085.02 Vai para o estado.

A Bemchimol (a que compra), na operao comercial gera um crdito do imposto. A Bemchimol vai revender consumidor dentro do estado (nota fiscal srie B).

10- Vdeo cassete de 300.00 que igual a 3000.00. 10- Som 3x1 de 350.00 que igual a 3500.00. 10- TV 14p de 250.00 que igual a Total 2500.00. = 9000.00.

Custo de entrada de estoque: O custo de aquisio corresponde ao valor total da nota fiscal, includo nesse montante, os impostos que foram, destacado e considerado por lei como sendo recuperveis.

Para apura o custo de entrada do material em estoque e determinar o valor a ser escriturado o almoxarife adota o seguinte procedimento de calculo: Custo de aquisio (CA), menos imposto recuperveis (ICMS e IPI) igual ao custo de entrada em estoque(CEE) 5.550 Frmula: CA - IR = CEE (no conceder o ICMS), Tem que conceder somente esse. (CA = CEE) = 5.550. O custo de entrada em estoque um dos elementos que integram a movimentao de entrada na ficha de estoque. O ICMS e o IPI no fazem parte do custo de entrada, pois so considerados como recuperveis, no constituindo despesas.

CUSTO MDIO:
O material requisitado (SADA), avaliado pelo custo mdio. Este resultante da diviso do saldo financeiro pelo saldo fsico (quantidades) registrado na ficha de estoque. Custo mdio igual ao saldo financeiro dividido pela quantidade. O custo mdio , portanto, conseqncia da movimentao na ficha de estoque e constitui o elemento bsico da avaliao da requisio de material e do retorno ao almoxarifado do material devolvido pela produo (independente da causa dessa transferncia). O custo mdio - Avalia a requisio (sada) do material, e avalia o retorno do material ao almoxarifado. Como acontece a requisio de material - O material entregue pelo almoxarifado produo todo ele registrado no formulrio de requisio de material, O requisitante determina a quantidade a ser utilizada que ser avaliada pelo custo mdio na ficha de estoque. A quantidade requisitada representa a sada fsica. Enquanto no houver a multiplicao do custo mdio pela quantidade requisitada, no ser determinada avaliao, nem o valor da sada financeira.

Retorno do material ao almoxarifado:


O retorno do material ao almoxarife consta de uma requisio de sada de material, arquivada nesse departamento. Como j sabemos, nessa requisio

consta a quantidade pedida e avaliada pelo custo mdio do material em estoque. Logicamente esse retorno representar um lanamento de entrada, que ser avaliado pelo custo mdio que deu origem a requisio. O retorno ao almoxarifado portanto, assinalado como entrada fsica e financeira do material em estoque.

Inventrio:
O inventrio fsico o levantamento e a contagem de todos os itens de material que a empresa tem em estoque em determinado momento. efetuada a contagem, as empresas geralmente adotam alguns sistemas de recontagem para verificao do inventrio: - Recontagem total - Em que todos os itens e inventariados sero novamente contados. - Recontagem parcial - Efetuada de acordo com a forma determinada pela administrao de material, atravs de critrios preestabelecidos. Feita essa recomtagem, os materiais inventariados sero avaliados pelo custo mdio, apurando-se desse modo o inventrio (contagem) financeira da empresa. Da comparao das quantidades inventariadas, e os saldos fsico constantes das fichas de estoque, sero apuradas as diferencias a maior ou a menor, ou se verificar a igualdade entre o inventrio e o saldo existente. Quando o inventrio fsico for maior que o saldo fsico da ficha um registro de entrada efetivar o acerto contbil na ficha de estoque, sobe a denominao de supervinincia ativa. A regularizao feita atravs de um documento de retorno de material ao almoxarifado. Quando o inventrio fisco for menor que o saldo fsico da ficha de estoque, esse constar no registro de sada da ficha de estoque, denominado insubsistncia ativa. A regularizao desse caso feita atravs de uma requisio de material.

CASO PROBLEMA:
A Empresa Bemchimol Irmos & CIA LTDA. Localizada nesta cidade de Manaus/AM, inscrita no CGC sob No 04.565.289/0001-47 e inscrio Estadual No04.103.432-4, tendo em vista atender a demanda de sua clientela no

perodo de fim de ano, solicitou atravs do pedido de fornecimento No 09/97 Empresa SHARP do Brasil S/A - Industria de componentes eletrnicos situada no Distrito Industrial de Manaus, aquisio do seguinte material;

50- Televisores 14 modelo SHTR-14 ao preo unitrio de R$ 205.00 55- Vdeos cassetes de 4 HEAD com controle remoto modelo SHVC 4 ao preo unitrio de R$ 215.00

Atendendo o pedido de compra, a empresa fornecedora emitiu em 25/09/97, a nota fiscal correspondente. Beneficiada pela legislao de incentivo fiscais aplicada rea da Zona Franca de Manaus, a Empresa compradora no teve qualquer nus de pagamento do IPI dado a sua inscrio no dia 30/09/97 o depsitos de vendas do grupo Benchimol Irmos & CIA LTDA. Solicitou ao almoxerifado atravs da requisio de material No 13/97 os seguintes materiais: 16 TV e 15 Vdeos cassetes. Aps o recebimentos dos materiais constante da requisio de material No 13/97 o departamento de vendas constatou que dois vdeos apresentavam defeitos na conduo de corrente eltrica para o aparelho, e de imediato providenciou o retorno desse material ao almoxerifado, para posterior substituio o que ocorreu no mesmo dia 30/09/97. Diante da operao comercial acima efetuada a movimentao do material ocorrida na rea de Administrao de material da Empresa compradora, pede-se: a) Faturar o documento fiscal correspondente. b) Determinar o custo total de entrada em estoque de cada mercadoria adquirida pela Empresa compradora.

Valor do CEME do material televisor = R$ Valor do CEME do material vdeos cassete = R$

c) Efetuar os lanamentos de entrada e de sada do material na ficha de controle de estoque e na ficha de prateleira do Almoxarifado da Empresa compradora. d) Citar o valor do custo mdio encontrado no ultimo lanamento dos materiais identificados:

Material, televisor valor do custo mdio do estoque - R$ Material, vdeo cassete valor do custo mdio do estoque - R$

PCM (preo de compra da mercadoria ) + IPI = VTF (Valor total da nota fiscal ) - ICMS (No conceder) O custo de aquisio o mesmo que o (PCM).

22,075,00 + 0 = 22,075,00 Total da nota fiscal - ICMS 25,827,75 - 3,752,75 = 22,075,00

2 CASO PROBLEMA:
A empresa importadora Oliveira LTDA, localizada nesta Cidade de Manaus/AM, tendo em vista atender a de sua clientela neste terceiro trimestre do ano, solicitou atravs do pedido de fornecimento 31/44 a empresa Gradiente da Amaznia/SA. Sediada no Distrito Industrial de Manaus, aquisio do seguinte material.

50- rdio toca fita auto revesso modelo 10/55 ao preo unitrio de R$ 35.00 a unidade. 30- Toca disco a laser modelo 340 ao preo unitrio de R$ 190.00 a unidade. 40- Caixas acsticas modelo 3 ao preo unitrio de 40.00 a unidade. Atendendo ao pedido de compra a Empresa fornecedora emitiu em 14/08/97 a nota fiscal no 20/50 srie A-1.

Diante da operao comercial acima efetuada pede-se: A. Efetuar o documento fiscal. B. Determinar o custo total de entrada em estoque de cada material na Empresa compradora. C. Efetuar os lanamentos do material na ficha de controle de e estoque e na ficha de prateleira no Almoxarifado. D. Determinar o ndice de rotao de estoque do material rdio no perodo. Sadas do departamentos de vendas ao Almoxarifado no dia 18/08/97 atravs da requisio de material no os seguintes materiais:

5- rdios 8- toca discos 2- caixas acsticas

E no dia 21/08/97 a requisio de material (RM) no 13 os seguintes materiais:


10- rdios 7- toca discos 8- caixas acsticas

IRE = CMV ------CEV

TEV = N --IRE

CMV = EI + CP - EF CMV = 5700.00 + 5700.00 - 2.850.00 CMV = 8.550.00 IRE = 8.550.00 -----------2.850.00 IRE = 3 TEV = 8 --3 = 2.6666666

REGISTRO NA ATIVIDADE COMERCIAL


Impostos Recuperveis: Tambm na atividade comercial a legislao estabeleceu procedimentos regulamentando os impostos a recuperar. O IPI um imposto aplicado apenas atividade industrial _ e sua prpria denominao deixa bem claro que se restringe a tipo de atividade. J o ICMS um imposto que incide nas duas atividades econmicas ( IPI e ICMS ) ocorrendo todas as vezes que houver circulao de mercadorias. Assim sendo, a emisso da nota fiscal da origem a um dbito e a um crdito. A sada da empresa um evento que gera dbito e a entrada no cliente um evento que gera crdito. Existem vrias categorias de notas fiscais de sada; Tipos de Notas Fiscais a) De venda b) De devoluo a fornecedor c) De consignao Da mesma forma existem vrias categorias de notas fiscais de entrada;

a) De fornecedor b) De devoluo de cliente c) De entrada - Importao Custo de entrada da mercadoria em estoque: Para fixa o valor do custo de entrada em estoque deve-se considerar dois elementos: O ICMS e o IPI. Como j foi esclarecido o ICMS um imposto recupervel, ao passo que o IPI, pela sua condio tributria, torna-se uma despesa a ser includo no custo da mercadoria. Procede-se da seguinte maneira para apurar o custo de entrada: Preo de compra da mercadoria + IPI ( Imposto irrecupervel ) = valor total da nota fiscal - ICMS ( Imposto recupervel destacado ) = custo de entrada da mercadoria. Por ser considerado imposto irrecupervel na atividade comercial, o IPI representa uma despesa e est includo, no custo de entrada da mercadoria em estoque. CUSTO MDIO: Como na atividade industrial o custo mdio resultante da diviso do saldo financeiro pelo saldo fsico. A juno principal do custo mdio a avaliao do registro de sada e de entrada em estoques. INVENTRIO: Os procedimentos adotados para efetuar o inventrio na atividade comercial so .os mesmo da atividade comercial, j explicados.

Tributos
A questo tributria constitui, hoje o miolo de toda problemtica que envolve a administrao pblica brasileira. Nunca o pas precisou tanto de recursos para investir e fazer justia social. Mas, por outro lado, o pas nunca necessitou tanto de uma ampla reforma tributria que alivie a pesada carga de impostos e promova justia social. Esse mais um dilema brasileiro da atualidade. Alheios a toda essa discusso encontra-se o cidado. Para a maioria dos brasileiros este um assunto que aparentemente no lhe diz respeito. senso comum no Brasil se pensar que o conhecimento sobre tributo para a

classe poltica, juristas e profissionais da rea. No entanto, a questo tributria est onipresente no cotidiano das pessoas em suas mais variadas atividades como ler, dirigir, comer ou beber, tomar banho, ir ao supermercado, etc. Como conscientizar a sociedade acerca da importncia dos tributos? Como envolver pessoas e principalmente as crianas nessa importante discusso que envolve direitos, deveres e cidadania? Como o ensino de geografia pode contribuir para a construo de uma sociedade mais esclarecida e participativa no tocante as questes locais e nacionais?

A FUNDAO SOCIAL DOS TRIBUTOS


Para que o estado possa cumprir seu papel primordial e necessrio obter recursos financeiros, provenientes, na sua maioria, dos tributos arrecadados, para prestar servios que atendam s necessidades pblicas. Esse recursos vm atravs do pagamento dos tributos pelas pessoas e so transformados em bens e servios, tais como:

Educao; Sade; Segurana publica; Habitao; Estradas; Creches; Saneamento bsico, dentre outros.

CONCEITOS
TRIBUTO toda contribuio em dinheiro, paga pela a pessoa conforme a lei que o criou, para atender s atividades prprias do Estado, ou seja, realizar o bem comum. Quando nos referimos a tributo, estamos falando de impostos, taxas e contribuies de melhoria. IMPOSTO

uma contribuio em dinheiro arrecadado pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, para atender a necessidades pblicas, sem a obrigatoriedade de retribuio direta quele que paga. Exemplos: impostos sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias e sobre Prestao de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao (ICMS), Imposto de Renda (IR), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), dentre outros. TAXA um tributo pago por um servio que utilizamos ou esta nossa disposio e que gera despesa para Poder Pblico, como a coleta de lixo, a licena para funcionamento, e outros. CONTRIBUIO DE MELHORIA um tributo pago pelo proprietrio que teve o seu imvel valorizado pela construo de obras pblicas. CONTRIBUINTE a pessoa responsvel a fazer o repasse do tributo aos cofres pblicos.

PRINCIPAIS IMPOSTOS DIRETOS E INDIRETOS


Os impostos diretos so aqueles em que a mesma pessoa rene as condies de contribuinte de fato e contribuintes de direito (aquele que arca com nus e com reconhecimento do imposto). Exemplo: Imposto Territorial Rural ITR; Imposto de Renda IR; Imposto Predial e Territorial Urbano IPTU; Imposto sobre Propriedade de Veculos Automotores IPVA. Os impostos indiretos so aqueles pagos pelo consumidor e reconhecido aos cofres pblicos pelo comerciante, industrial, produtor e prestador de servio. Exemplo: imposto sobre Operao Relativas Circulao de Mercadorias e sobre a Prestao de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao ICMS. IMPOSTOS DA UNIO

Imposto sobre Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR)

Imposto sobre Operao Financeiras (IOF) Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR) Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF) Imposto sobre Importao (II) Imposto sobre Exportao (IE) Imposto Residuais Imposto Extraordinrio

IMPOSTOS MUNICPIO

Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza (ISSQN) Imposto sobre Transmisso de Bens e Imveis Inter-vivos (ITBI)

IMPOSTOS DO ESTADO

Imposto sobre Transmisso Causa Mortis e doao de quaisquer Bens e direitos (ITCD) Imposto sobre previdncia de veculos automotores (IPVA) Imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobe prestao de servios de transportes inter estadual e inter municipal e de comunicao (ICMS)

IMPOSTOS ESTADUAIS ITCD Impostos sobre Transmisso causa mortis e Doao de quaisquer bens ou direitos: ITCD um imposto cobrado sobre as heranas e doaes. Quem paga e o herdeiro ou o donatrio que tambm e responsveis pelo seu reconhecimento. Sua receita fica toda com o estado. IPVA imposto sobre a propriedade de veculos automotores: este imposto e cobrado anualmente sobre a propriedade de automveis, caminhes embarcaes e aeronaves. Do total do IPVA arrecadado o Estado fica com 50% e repassa os outros 50% para o Municpio. O ICMS - Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Prestao de Servios um imposto de competncia estadual. Ele incide (base de clculo) sobre a

circulao de mercadorias, prestaes de servios de transporte interestadual, ou intermunicipal, de comunicaes, de energia eltrica. Tambm sobre a entrada de mercadorias importadas e servios prestados no exterior. O fato gerador a sada da mercadoria do estabelecimento do contribuinte, fornecimento de refeies, prestao de servios de transporte, entre outros. Cada Estado da Federao tem liberdade para adotar regras prprias relativas cobrana desse imposto, respeitados os requisitos mnimos fixados na Constituio Federal e pelo Cdigo Tributrio Nacional. Voc notou que os impostos que so da competncia do Estado so: o ICMS e o ITCD, porm de todos o mais importante o ICMS, por que representa a maior fonte de receita do Estado.

ENTENDENDO MELHOR O ICMS


Ao comprar uma mercadoria por R$ 100,00 (cem reais), por exemplo, estamos pagando a soma de trs valores: 1. O custo do produto 2. O ICMS (17%) 3. O lucro do comerciante Ao exigimos a Nota Fiscal ou o Cupom Fiscal, o comerciante repassa 17%do valor da mercadoria aos cofres do estado, ou seja, R$ 17,00 (dezessete reais). O comerciante e um simples intermdio. Se o ICMS no existisse essa mesma mercadoria seria vendida por R$ 83,00 (oitenta e trs reais), sem alterar as margens do lucro de quem vendeu. Quando no eximo a Nota Fiscal ou o cupom fiscal, o valor do ICMS que deveria ir para o Estado, para ser aplicado em obras publicas, fica com a empresa sonegadora. assim que se d a Evaso Fiscal. DOCUMENTOS FISCAIS EXIGIDOS DOS CONTRIBUINTES DO ICMS O comerciante, o industrial, o produtor e o prestador de servios, ao vender mercadorias e / ou servios, obrigatoriamente deve emitir um documento fiscal que acoberte legalmente o produto, caso contrario ela poder ser apreendida pelas autoridades de fiscalizao, para regularizar a situao de posse, a repartio fazendria, emitira a nota fiscal cobrando o ICMS e / ou multa, correspondente, regularizado assim, a propriedade de transito da mercadoria.

NOTA FISCAL
A nota fiscal e um documento emitido para acobertar a propriedade de transito das mercadorias e servios. As caracterstica principal desse documento que nele deve contatar a expresso Nota Fiscal ou Nota Fiscal de Venda ao Consumidor. Tanto a Nota Fiscal como a Nota Fiscal de Venda ao Consumidor no podem ser confundidas com outros documentos emitidos pelas empresas, as vezes com caractersticas muito semelhantes, mas que recebem o nome de Oramento, Pedido, Controle Interno, Nota de Controle, os quais no possuem qualquer valor para o Fisico e que muitas empresas insistem em entregar ao consumidor.

CUPOM FISCAL
um documento emitido por equipamentos autorizado pelo Fisco: Maquinas Registradoras e Emissores de Cupom Fiscal (ECF). No ECF os so bastante detalhados, descriminam inclusive as mercadorias. O consumidor pode facilmente identificar o documento fiscal, pois nele sempre estar impressa a expresso Cupom Fiscal. O cupom fiscal substitui a Nota Fiscal de Venda ao Consumidor para todos os efeitos.

SONEGAO E EVASO FISCAL


Sonegar e ocultar a fiscalizao legal, subtrair, furtar, deixar de pagar, ocultar de maneira fraudulenta. Evaso Fiscal e toda forma de desviar ou fugir dos pagamentos dos tributos aos cofres pblicos, impedido o desenvolvimento e o Progresso dos Estados e Municpios. A evaso fiscal um ato, alm de ilegal, injusto e prejudicial, a realizao do bem comum logo reprovvel por ser contra o interesse pblico. Para combater a evaso dos tributos, compete a cada pessoa assumir de fato seu papel de cidado.

CONCLUSO
No plano fiscal todas as recomendaes convergem para a imposio de controles sobre as unidades sub-nacionais. Limitaes ao gasto de estados e municpios e o estabelecimento de novas regras de controle sobre o endividamento estadual e municipal cerceiam a autonomia na gesto oramentria. Do lado dos recursos, propostas de Reforma Tributria, centradas na necessidade de uma legislao tributria nacional para o imposto sobre o valor agregado, a ser partilhado entre o governo federal e os estados tambm significa retirar destes ltimos competncia para regular os impostos que constituem sua principal base de financiamento. As limitaes autonomia fiscal enfatizam a necessidade de reforarmos os laos que podem aumentar a cooperao na federao. O federalismo cooperativo certamente o caminho. A questo como esse federalismo cooperativo poder ser implantado, tendo em vista as manifestaes recorrentes de antagonismo e a ausncia de novos estmulos cooperao. No Brasil, e creio que em outras federaes, assistimos a demonstraes crescentes de antagonismo entre os estados federados. Um exemplo marcante desse antagonismo o ressurgimento de uma guerra fiscal predatria, na qual os estados concedem favores cada vez mais generosos para atrair indstrias para seus territrios. Tambm revivido o velho sentimento do cidado de renda mdia dos estados mais ricos, que se sentem penalizados por mais impostos, cuja receita posteriormente transferida em benefcio de pessoas mais ricas das regies mais pobres.

También podría gustarte