Está en la página 1de 11

1

AULA 11: EXERCCIOS DE REVISO: 1 BATERIA


Nesta 11 e penltima Aula deste nosso Curso de Economia I, ns vamos fazer uma reviso complementar da matria ensinada, resolvendo as questes que apresentamos ao final de cada uma de nossas Aulas. Mas, como nosso objetivo principal preparar vocs em Macroeconomia visando principalmente o concurso do AFRF ns vamos nos centrar nos exerccios das Aulas de macroeconomia, a partir da Aula 5 - (agora renumerada)1 sobre Balano de Pagamentos e Taxa de Cmbio. Alis, a maioria dos exerccios propostos nas quatro primeiras aulas j foram resolvidos na prpria aula. Obviamente, algumas questes propostas so por demais simples e dispensaro nossos comentrios. Mas se, por acaso, alguns de vocs no conseguirem resolver alguma questo que eu tenha julgado fcil, s enviar suas dvidas para o Frum. Comecemos, ento, pela Aula 5 sobre o Balano de Pagamentos e Taxa de Cmbio. Mos obra!

I - Aula 5 Balano de Pagamentos e Taxa de Cmbio


Exerccios de reviso e fixao - solues comentadas:
1. A resposta da questo a letra b , pois dependendo da operao, pode ser gerado ou um haver (se for uma compra) ou uma obrigao (se for uma compra ou um endividamento). 2. Muito bvia: a resposta correta a letra e. 3. Tambm bvia: letra e. Qualquer dvida, d uma revisada na estrutura do Balano de Pagamentos (BP). 4. bvia: letra d. Os investimentos diretos fazem parte da conta de capitais autnomos. 5. bvia: letra d. Essas so as rendas dos capitais de investimentos (lucros) e dos capitais de emprstimos (juros)> 6. bvia: letra a.
1

A Aula 0 sobre Elasticidade foi feita como Aula-demonstraa. Na verdade, ela deveria receber a denominao de Aula 3, pois seu lugar aps a Aula 2 sobre o Estudo do Mercado: demanda e oferta. Assim feito, a Aula sobre Introduo Macroeconomia que era a Aula 3 virou Aula 4.

2 7. bvia: letra d. 8. A resposta correta a letra b. Os eventuais dficits na Balana de Transaes Correntes (BTC) so cobertos, em princpio, pelos recursos que entram na conta de capitais autnomos (emprstimos, investimentos, etc.). Se estes no forem suficientes, ento o pas ter de lanar mo de movimentos induzidos de capital (haveres em moeda no exterior reservas-, emprstimos de agncia oficiais, como FMI, Banco Mundial, etc.). 9. A resposta a letra c. Ao vender ouro para a indstria nacional, o Banco Central recolhe Reais de circulao da o termo desmonetizao . 10. A resposta a letra e. Trata-se de uma operao entre dois residentes (no Brasil) o passageiro e a Varig e, como tal, no envolve divisas estrangeiras e, portanto, no registrada no BP. 11. A resposta a letra b. Quando uma empresa estrangeira reinveste parte de seus lucros, faz-se o registro de sada do lucro total no item remessa de lucros (com sinal negativo) da conta de servios e d entrada em reinvestimentos diretos, na conta de capitais autnomos, da parte que foi reinvestida. como se a empresa tivesse remetido para a matriz todo o lucro obtido no Brasil e, depois, investido parte deste lucro no pas. 12. A resposta a letra d. Sempre que houver um dficit na balana de transaes correntes, este dficit tem de ser coberto com recursos externos. Estes recursos externos so considerados poupana externa que vai financiar parte da formao bruta de capital fixo do pas. 13. Resposta bvia: letra e. Quando se diz conta de capital est-se geralmente se referindo aos capitais autnomos que no tm nada a ver com os capitais compensatrios. 14. Resposta bvia: letra a. As contas de regularizao so financiamentos obtidos junto aos organismos internacionais tipo FMI, Banco Mundial, etc. para ajudar a fechar o BP. 15. Operaes sobre a linha so aquelas que ocorrem em funo das foras de mercado, sem interferncia do Banco Central, como so as importaes, as exportaes, emprstimos, seguros, viagens, investimentos diretos, etc. A resposta correta , ento, a letra c. 16. Resposta: letra c. O conceito mais relevante de equilbrio do BP o equilbrio da balana de transaes correntes (BTC) que registra as compras e vendas de bens e servios do pas para o exterior. 17. Operaes sob a linha referem-se aos movimentos de capitais compensatrios realizados pelo Banco Central para fechar o BP. A resposta, ento, a letra a. 18. Resposta bvia: letra b. 19. Resposta bvia: letra a. 20. Resposta bvia: letra c.

3 21. Resposta letra c. Isso porque o objetivo de uma desvalorizao cambial tornar nossos produtos mais baratos no exterior. Se a demanda por estes produtos for elstica isto , os compradores estrangeiros reagem bem a uma queda de preo de nossos produtos ns vamos vender muito mais e a receita em dlares aumentar. Mas, preste ateno: isso s ocorre se a demanda for elstica a preo. 22. Resposta bvia: letra a. Este , geralmente, o objetivo de uma maxidesvalorizao cambial. 23. Letra c. Se o pas importar basicamente bens essenciais, uma maxidesvalorizao no vai reduzir nossas importaes pois estes bens so inelsticos a preo. O mesmo vale para as exportaes de produtos primrios (geralmente produtos agrcolas). 24. O saldo do BP corresponde soma do saldo da BTC (-100) + o saldo da conta de capitais autnomos (-100); ou seja, no caso presente igual a -200. Portanto, a resposta correta a letra b. 25. O Saldo da BTC corresponde soma do saldo da balana comercial (+450) mais o saldo das exportaes e das importaes de servios no-fatores (+100) mais o saldo das transferncias unilaterais (donativos) (+50) mais o saldo das exportaes e das importaes de servios de fatores (igual renda lquida enviada ao exterior). Como a soma dos dados conhecidos acima d 600 e como o saldo da BTC foi um dficit de 150, ento a renda lquida enviada ao exterior foi 750, e a resposta, ento, a letra b. __________________________

II Aula 6: A Moeda e o Sistema Bancrio


Exerccios com solues comentadas:
1. A afirmativa incorreta a letra d. A moeda bancria ou escritural representada pelos depsitos vista do pblico nos bancos comerciais. 2. Resposta: letra c. Os sistemas de trocas diretas trocam mercadoria por mercadoria. 3. Resposta: letra c. Hoje, no existe moeda-papel que seria um certificado bancrio com lastro em ouro ou outro metal precioso. 4. Resposta: letra c. A afirmativa nem tem sentido. 5. Resposta bvia: letra a. 6. A resposta a letra b. Se voc tem dvidas, d uma revisada no item 6.2. Indicadores Monetrios da Aula 6. 7. Resposta bvia: letra b.

4 8. O nico ativo que tem liquidez absolta ou liquidez por excelncia o prprio dinheiro (nota ou moeda metlica). Logo, a resposta a letra d. 9. Resposta um tanto bvia: letra b. 10. Na realidade, os meios de pagamento (MP) so compostos do Papel-moeda em poder do pblico (PMP) + os depsitos vista do pblico nos bancos Comerciais (DV). O PMP , por sua vez, constitudo das moedas metlicas e do papel-moeda propriamente dito. Assim, a resposta correta a letra c. 11. A resposta j est no gabarito. 12. Papel-moeda em circulao (PMC) = Papel-moeda emitido (PME) menos o dinheiro em caixa do Banco Central. Logo, PMC = 400 40 = 360; PMP = PMC menos encaixe em moeda dos bancos comerciais (R1)=360 60 = 300 Logo, a resposta a letra b. 13. MP = PMP + DV; e DV = moeda escritural. Assim, MP = 300 + 600 = 900; j base monetria (BM) = PMP + total das reservas bancrios = 300 + 60 + 240 = 600. Logo, a resposta a letra a. 14. O multiplicador dos meios de pagamento pode ser deduzido da seguinte frmula: k=MP/BM = 900/600 = 1,5. Resposta: letra c. 15. A outra frmula do multiplicador bancrio : k = 1/1-d(1-r), onde d = frao dos meios de pagamento sob a forma de DV; e r = taxa das reservas bancrias sobre os DV. Assim, 1/1-0,8(1-025) = 1/1-0,6 = 1/0,4 = 2,5. Resposta: letra b. 16. Resposta: letra d. Veja questo 13, acima. 17. Todas as alternativas aumentam o valor do multiplicador bancrio, exceto a letra e que, ento, a resposta correta. 18. A frmula do multiplicador simples : k = 1/r. Assim, k = 1/0,4 = 2,5. Resposta: letra d. 19. Ao vender ttulos pblicos, o Banco central estar tirando dinheiro de circulao. Com menos dinheiro em circulao, os meios de pagamento se reduzem e a taxa de juros tem a se elevar pela escassez de recursos circulando. Ento, a resposta a letra b. 20. Resposta um tanto bvia: letra d. o Banco Central no tem a funo de captar poupana. 21. No d para demonstrar aqui esta contabilidade do sistema monetrio (que composto pelo Banco Central + os bancos comerciais). Mas, a resposta correta a letra a. 22. Letra c. Veja questo 13, acima. 23. Tambm no d para demonstrar aqui a contabilidade do Banco Central. Mas a resposta correta a letra e. 24. A oferta monetria, por definio, igual ao total de meios de pagamento. Logo, a resposta a letra d.

5 25. Pela mesma razo mencionada na questo 17, a resposta a letra d. 26. A afirmativa da letra c no se constitui em instrumento clssico de controle monetrio. Esta , ento, a resposta. 27. Resposta correta: letra c. ___________________________

III Aula 7: A macroeconomia keynesiana


Exerccios de reviso com soluo comentada:
1. A lei (clssica) de Say diz que a oferta cria sua prpria demanda. Logo, a resposta c. 2. Para os clssicos, tanto a poupana como o investimento dependem apenas da taxa de juros. Ento, a resposta a letra e. 3. Para Keynes, o consumo depende, positiva e exclusivamente, do nvel da renda disponvel. Resposta: letra b. 4. Esta uma definio matemtica, sem maiores comentrios. Resposta: letra a. 5. PMgC = C/Yd = 2.400/3.000 = 0,8. Resposta: letra d. 6. A propenso marginal a poupar (s) o complemento da propenso marginal a consumir (b). Se b = 0,8, ento s = 0,2; se b = 0,75, ento, s = 0,25. Assim, a nica afirmativa incorreta a letra c. 7. A propenso mdia a consumir dada pelo consumo total dividido pela nvel da renda disponvel. Ou: (a +bYd)/Yd. Logo, a resposta a letra e. 8. Para Keynes, tanto o consumo como a poupana so funo direta do nvel da renda disponvel. Logo, a resposta a letra b. 9. A Yd = C + S ou: S = Yd C = Yd a bYd; Ou, S = -a +Yd (1-b). Logo, a resposta a letra a. 10. A definio correta de eficincia marginal do investimento a constante da letra c. 11. A nica afirmativa incorreta a letra d. O principal componente do consumo aquele relacionado com o nvel de renda (bYd). 12. A frmula do multiplicador keynesiano simples : k = 1/1-b (sendo b = PMgC). Assim, k = 1/1-0,75 = 1/0,25 = 4. Resposta: letra c. 13. O hiato inflacionrio ocorre quando h um excesso de demanda agregada na economia em relao ao nvel do produto de pleno emprego (Yf). A resposta, ento, a letra c.

6 14. O hiato deflacionrio o contrrio: ocorre quando a demanda agregada corrente (Yc) est abaixo do nvel do produto de pleno emprego (Yf). Resposta: letra e. 15. Primeiro, temos de achar o multiplicador: k = 1/1-b = 1/1-0,75 = 4. Como h um hiato inflacionrio de 100 bilhes, necessrio que a variao na renda (Y) seja igual a uma reduo de 100 bilhes para volta ao nvel do pleno emprego. Ocorre que: Y = k x I; ou: -100 = 4 x I e, portanto, I = -25 bilhes. Ou seja, necessrio, neste caso, haver um corte de 25 bilhes nos investimentos. Ento, a resposta : letra e. 16. Soluo: Y = C + I >> Y = 200 + 0,9Y + 500 >> Y 0,9Y = 700 >> 0,1Y = 700; >>> Y = 1/01 x 700 = 10 x 700 = 7.000. Resposta: letra b. 17. Lembre-se que: Y = k x I. Logo, Y = 10 x 50 = 500. Resposta: letra a. 18. Resposta: letra d. Sem maiores comentrios. 19. Com os dados da questo, a equao para se achar o produto de equilbrio a seguinte: Y = a + b(Y-T +R) +I + G Ou: Y = 100 + 0,8(Y 200 + 100) +300 +500 Y = 900 + 0,8Y 160 + 80 Y 0,8Y = 820 >> 0,2Y = 820 >> Y = 1/0,2 x 820 >> Y = 5 x 820 >> Y = 4.100. Logo, a resposta a letra d. 20. Ora, ser necessria uma variao ou aumento no produto (Y) igual a 1.900 (ou: 6.000 4.100). Como Y = k x G e como k = 5, temos: 1.900 = 5 x G; Ou: G = 1900/5 = 380. E a resposta a letra c. 21. O multiplicador dos impostos igual a uma unidade a menos que o multiplicador dos gastos, porm com sinal negativo. Como j vimos que k = 5, ento o multiplicador dos impostos ser 4. Resposta: letra d. 22. Oramento equilibrado ocorre quando o aumento dos gastos do governo (G) igual ao aumento dos impostos para financiar este aumento em G. O multiplicador deste oramento equilibrado sempre igual a 1 (desde que os impostos no seja associados ao nvel de renda). Logo, a resposta a letra a. 23. Como o aumento do produto ou da renda (Y) deve ser 1.000 (=5.100 4.100), e como o multiplicador do oramento equilibrado 1, temos: Y = k x G >> 1000 = 1 x G >> portanto, G = 1000. Resposta: letra d. 24. Como j vimos, o multiplicador dos impostos (kt), neste caso, 4. Como a renda deve crescer 1000, temos: Y = kt x T >> 1000 = - 4 x T >> T = 1000/-4 = 250. Ou seja, deve haver um corte ou reduo nos impostos de 250 e a resposta a letra a. 25. Neste caso, a equao do produto ser: Y = a + b(Y T tY + R) + I + G Ou: Y = 200 + 0,75(Y 400 0,2Y + 200) + 400 + 500 Y = 1.100 + 0,75Y 300 0,15Y + 150

7 Y- 0,75Y + 0,15Y = 950 0,4Y = 950 >> Y = 1/0,4 x 950 >> Y = 2,5 x 950 =2.375. E a resposta , portanto, a letra e. 26. O aumento na renda de equilbrio ser o resultado do aumento nos gastos do governo + o aumento nos impostos. O multiplicador de G : k = 1/1-0,8 = 5. Ento, o multiplicador do aumento dos impostos 4. Neste caso, se o governo aumentar os impostos em 125, renda cair 500 (= - 4 x 125) e se, ao mesmo tempo, o governo gastar mais 200, a renda crescer 1.000. Somando estes dois efeitos, teremos um aumento na renda de equilbrio de 500 bilhes. Logo, a resposta a letra b. 27. Substituindo na equao do modelo completo os valores dados pela questo, temos: Y = 40 + 0,8 (Y 0,2Y) + 200 + 300 + 100 40 0,14Y Y = 600 + 0,8Y 0,16Y 0,14Y Y = 600 + 0,5Y >> Y 0,5Y = 600 >> 0,5Y = 600 >> Y = 1/0,5 x 600; Ou: Y = 2 x 600 = 1.200. O multiplicador, ento, 2. E a resposta a letra d. 28. J foi achado na questo anterior que o nvel da renda de equilbrio 1.200. Ento, a resposta a letra a. 29. Resposta: letra c. Quando a economia entra em recesso, a renda cai e, da, o consumo cai, o que vai repercutindo geometricamente no nvel da renda de equilbrio. Mas, neste momento, entram em cena o auxlio desemprego, os impostos sobre a renda se reduzem o que amortece em parte a queda na renda de equilbrio. Estes mecanismos so chamados de estabilizadores automticos. 30. Substituindo os valores dados na questo na frmula do modelo keynesiano completo, temos: Y = 60 + 0,8(Y 50 0,2Y) + 100 + 0,2Y + 200 + 40 20 -0,04Y Y = 60 + 0,8Y 40 0,16Y +100 + 0,2Y + 200 + 40 20 0,04Y Y 0,8Y + 0,16Y -0,2Y + 0,04Y = 340 Y 0,8Y = 340 >> 0,2Y = 340 >> Y = 1/0,2 x 340 Y = 5 x 340 = 1.700. Resposta: letra e. ___________________________________

IV Aula 8: O Modelo IS-LM

Exerccios de reviso com soluo comentada:


1. A definio da Curva IS exatamente a que aparece na letra b que a resposta correta. 2. Pela mesma razo, a definio da Curva LM a que aparece na letra a que a resposta correta. 3. A reduo da carga tributria aumenta a renda disponvel e, da, aumenta o consumo. Todo aumento de gastos (aumento de G, ou aumento de I, ou aumento de C) tende a levar a IS para a direita. Logo a resposta a letra e. 4. O aumento nos gastos do governo desloca a curva IS para a direita, cortando, agora a curva LM num ponto mais elevado o que eleva a taxa de juros. Logo, a resposta a letra a. 5. Se o governo reduzir a oferta monetria, a taxa de juros vai se elevar e, em conseqncia, os investimentos vo cair, reduzindo ainda mais a renda. Logo, a nica medida que no eleva a renda a descrita na letra b. 6. Todo aumento na oferta monetria, isto , na quantidade de dinheiro em circulao, causa um deslocamento da curva LM para a direita. Resposta: letra d. 7. Resposta correta: letra d. Resposta um tanto bvia. 8. Uma poltica fiscal expansionista desloca a curva IS para a direita, aumentando Y de equilbrio, mas provocando um aumento na demanda por moeda para transaes. Como a oferta monetria permanece a mesma, este aumento na demanda por moeda causa um aumento na taxa de juros. Logo, a resposta correta a descrita na letra c. ________________________

V Aula 9 A macroeconomia aberta


Exerccios de reviso com soluo comentada Para responder todas as questes propostas nesta Aula 9 importante ter em mente as seguintes concluses (retiradas do modelo Mundell-Fleming): 1. Se o pas adota um regime de taxas de cmbio flutuantes: a) A poltica fiscal no tem qualquer efeito sobre o nvel do produto, mas taxa de cmbio se elevar,;

9 b) A poltica monetria, ao contrrio, muito eficaz no sentido de provocar um aumento do nvel da renda de equilbrio, com conseqente queda na taxa de cmbio, ocorrendo, tambm, um aumento nas exportaes lquidas. c) A poltica comercial restritiva no ter qualquer efeito no sentido de melhorar a conta de transaes correntes, nem o nvel da renda de equilbrio, mas provoca um aumento na taxa de cmbio. 2. Se o pas adota um regime de taxas de cmbio fixas: a) A poltica fiscal passa a ser a poltica mais eficaz para elevar o nvel do produto da economia, com reduo da taxa de juros; b) J a poltica monetria se torna inteiramente ineficaz para este fim. c) A poltica comercial eficaz, elevando a renda agregada e, tambm, as exportaes lquidas. Observao: quem tem dvidas sobre estas concluses, deve reler a anlise que feita nesta Aula 9. Se voc achar isso um saco, no se preocupe: apenas decore as concluses acima que pode ser o suficiente para voc acertar a questo da prova. Com isso explicado, as respostas dos Exerccios da Aula 9 passam a ser um tanto bvias. Seno, vejamos: Questes; 1. Conforme visto acima, a resposta correta a letra b. 2. Resposta: letra b. 3. Resposta: letra a. 4. A resposta correta seria um item e que no apareceu com os seguintes dizeres: d) um aumento da renda agregada, sem efeitos sobre a taxa de cmbio e com aumento das exportaes lquidas (isto, se o governo impuser alguma restrio s importaes). Caso o governo no pratique nenhum tipo de restrio comercial, a resposta correta a letra d. 5. A resposta correta seria: letra e: aumento na renda agregada, queda da taxa de cmbio e aumento nas exportaes lquidas. 6. Tambm aqui a resposta correta seria a letra e: a renda agregada e o saldo em transaes correntes permanecem inalterados e a taxa de cmbio se eleva. __________________________

VI Aula 10: O modelo de oferta e demanda agregadas:


Exerccios de reviso com soluo comentada:

10

1. Uma reduo no nvel de preos provoca um aumento na oferta real de moeda, implicando um deslocamento da curva LM para a direita. Esta queda no nvel de preos tem o mesmo efeito de um aumento na quantidade monetria, mantido o nvel de preos constante. Logo, a afirmativa c est incorreta e a resposta da questo. 2. Como a varivel preo est no grfico da curva de oferta e demanda, qualquer variao de preo provoca um deslocamento ao longo da curva e no da curva. Portanto, a resposta correta a letra a. 3. Um aumento da oferta monetria provoca uma queda na taxa de juros e, da, um aumento nos investimentos. Agora, para um dado nvel de preos, a demanda agregada maior o que implica um deslocamento desta curva para a direita. Portanto, a letra b est incorreta e responde proposio. 4. Na viso keynesiana, os trabalhadores sofrem de iluso monetria. Havendo desemprego, so capazes de ofertar mais mo-de-obra ao mesmo salrio nominal vigente, mesmo que os preos tenham aumentado e reduzido seu salrio real. Logo, a resposta a letra b. 5. Resposta correta: letra d. Esta a essncia do modelo clssico sobre o mercado de trabalho. 6. Para os clssicos, a economia s est em equilbrio ao nvel de pleno emprego. Logo, a resposta a letra a. 7. A resposta correta a letra e. Veja a resposta da questo 4, acima. 8. Ao contrrio, no modelo keynesiano, a curva de oferta agregada positivamente inclinada em relao ao nvel de preos. Se o preo aumentar, aumenta a demanda por mo-de-obra e, da, a oferta de produtos. Ento, a letra b est incorreta e responde questo. 9. Resposta correta: letra e. Os clssicos negam qualquer eficcia da poltica fiscal para elevar o nvel de emprego e do produto agregado. 10. Resposta correta: letra c. Os keynesianos (do modelo de salrio nominal) acreditam que uma poltica fiscal expansionista aumenta os preos, mas aumenta, tambm, o nvel de emprego e do produto agregado (exatamente o contrrio do que dizem os clssicos). __________________________ OK! Com isso, resolvemos todos os exerccios de reviso que propusemos ao longo de nossas aulas. Se ainda persistir alguma dvida, voc pode usar o Frum que terei o mximo prazer em atende-lo. Nossa prxima (e ltima aula) conter somente questes de provas de concursos passados - resolvidas e comentadas. Espero que voc esteja tendo um bom proveito com esses exerccios. At a prxima e um abrao!

11

______________________________

También podría gustarte