Está en la página 1de 8

Captao de gua de Chuva

Em vrios pases, esta uma prtica corriqueira at em grandes cidades onde as casas tem abastecimento pblico. Em algumas regies da Austrlia, o abastecimento publico j se tornou bem caro, devido a escassez, e vrias residncias optaram pela captao droveniente das chuvas. A gua de chuva no tem sais minerais, por isto devemos colocar algumas pedras no interior das caixas guas, os reservatrios tem que ter capacidade para armazenamento levando se em conta: ndice pluviomtricos mensal e necessidade de consumo dirio. Existem algumas tcnicas simples para reter a sujeira que vem junto com as primeiras guas . O telhado o nosso captador de gua, quanto maior, mais chuva pode-se captar, um telhado de 100 metros quadrados em um lugar que chove 1000mm de chuva por ano, poderemos captar 100.000 litros de gua por ano; Veja a economia que voc estar fazendo se tivesse que pagar por esta gua. possvel tambm utilizar essas tcnicas em reas urbanas e industriaizadas. Neste caso devemos colocar filtros adequados para filtrar poluentes. Esta fonte de gua no deve ser desprezada. Pense nisto.

Reciclagem de guas

Em alguns lugares, com populaes carentes e sem informao, muitos dejetos so lanados diretamente nos crregos e rios. Sistemas como a fossa negra, muito comum, acabam poluindo os lenois freticos e tambm as as nascentes. Em Ubatuba, por exemplo, muito comum a utilizao desse sistema. Como chove muito, o lenol fretico sobe e todas as fossas negras entram em comunicao e juntas poluem uma praia inteira e tambm o lenol fretico. Esta gua por presso acaba subindo o morro e vai chegar na nascente que fornece gua para vrias pessoas. Onde no encontramos gua com facilidade (regies desrticas), a reciclagem de gua uma alternativa muito boa. Existem sistemas de reciclagem ( filtros ) que podem fazer a gua servida do sanitrio se tornar potvel! Pudemos observar este sistema funcionando em uma fazenda de Permacultura na Austrlia. Para se reciclar a gua, basta passar por uma srie de filtros. O que podemos usar como filtros: Todo material super poroso, como por exemplo a brita (com seus poros, absorve bastante partculas), o carvo ativado tem mais poros que a brita e por isto elemento filtrante mais eficiente. Muita gente usa filtros em casa para tornar a gua da rede pblica mais potvel. isto que a prefeitura das cidades fazem com a gua que todos consomem, captam gua de rios poludos e a tornam potvel atravs de tratamentos qumicos e filtros. Se voc reciclar 100 litros de gua por 3 vezes, voc ganhou 300litros de gua. Existem vrios sistemas para revitalizar a gua, alguns usam a oxigenao atravs de quedas dagua, outros mais revolucionrios, fazem a gua circular em espirais em vrios sentidos para adquirirem energia e com isto

se vitalizam. O aguap ( planta aqutica), usado para ajudar a filtrar as guas, estas plantas so eficientes e tem crescimento e reproduo rpida , temos s que retirar o excessos de vez em quando ( com at 80% de eficincia)

O que esgoto: Esgoto o termo usado pra caracterizar os despejos provenientes dos diversos usos das guas, tais como domstico, comercial, industrial, agrcola... Os esgotos domsticos so uma parcela muito significativa dos esgotos sanitrios, provm principalmente, de residncias, edificaes pblicas e comerciais que concentram aparelhos sanitrios, lavanderias e cozinhas. Apesar de variarem em funo dos costumes e condies scio econmico das populaes, os esgotos domsticos tm caractersticas bem definidas.Resultado do uso feito pelo homem em funo dos seus hbitos higinicos e de suas necessidades fisiolgicas. Os esgotos domsticos se compem basicamente de: guas de banho, urina, fezes, restos de comida, sabo, detergentes e guas de lavagem. O clculo para determinar a quantidade de esgoto produzido por habitante na regio de So Paulo, varia aproximadamente de 90 a 210 litros/dia por pessoa. Valores mdios entre 130-170 litros de esgoto/dia por pessoa. Composio: Todo esgoto sanitrio se compe basicamente de 99,9% de gua e 0,1% slidos. Slidos orgnicos 70%(protenas, carboidratos, gorduras) e slidos inorgnicos 30%(areia,sais e metais). A gua em si nada mais que um meio de transporte das inmeras substncias orgnicas e inorgnicas e microrganismos eliminados pelo homem diariamente.Os slidos so responsveis pela deteriorao da qualidade do corpo da gua. Diferenas entre guas cinzas e guas negras: O que gua cinza: so guas servidas que foram utilizadas para limpeza,(tanques,pias,chuveiros). O que gua negra: so guas servidas que foram utilizadas nos vasos sanitrios e contm coliformes fecais. Porque devemos tratar as guas servidas:

Estamos cada vez mais consumindo grandes quantidades de guas para as nossas necessidades dirias e em contra partida estamos poluindo nossas fontes com os despejos de nossos esgotos deste mesmo uso. Prevenir e reduzir a disseminao de doenas transmissveis causadas pelos microrganismos patognicos. organismos patognicos encontrados nos esgotos domsticos:/ vrus hepatite, poliomielite, febre tifide, clera, disenteria amebiana, ascaridase, esquistossomose, leptospirose e disenteria bacilar.

Preservar a fauna e a flora aquticas.

Como podemos reciclar as guas servidas: O processo de reciclagem em certos aspectos bem simples, temos que criar uma alternncia de ambientes com oxignio e sem oxignio. Construir filtros com materiais porosos que iro limpar a gua dos resduos slidos em suspenso, estes materiais porosos podem ter tamanhos diferentes para reter todos os tipos de slidos em suspenso. A

dimenso do filtro esta relacionada com a demanda de guas servidas. Consociar com plantas aquticas que iro ajudar na filtragem e limpeza da gua. Como funciona o processo: O principal responsvel pela decomposio de matria orgnica a bactria, estes organismos unicelulares que podem se reproduzir em grande velocidade, a partir da matria orgnica disponvel. A capacidade de sobreviver dentro de uma variedade de condies ambientais uma caracterstica da bactria. Um grupo delas, as chamadas Aerbicas, s vivem e se reproduzem em um meio que contm oxignio molecular livre (atmosfrico ou dissolvido na gua).Outro grupo, as Anaerbicas, no necessita, por sua vez de oxignio livre e morrem quando esto em ambiente com oxignio. As bactrias decompem as substncias orgnicas complexas dos esgotos (carboidratos,protenas e gorduras) em materiais solveis. Em condies anaerbicas,ocorre o seguinte processo: a matria orgnica sedimentvel se acumula no fundo da lagoa, formando uma camada de lodo, que sofre um processo de digesto anaerbica, as bactrias produzem substancias solveis, utilizadas como alimento dentro do ecossistema e que podem ser convertidas em gases como o dixido de carbono, metano, gs sulfdrico e amnia. O ambiente filtrantes ( brita, areia, pedriscos e terra ) responsvel pela remoo de grande parte da matria orgnica como as gorduras e sabo. Quanto maior o numero de ambientes anaerbicos e aerbicos, maior ser a eficincias do sistema de tratamento.

Sistema de reciclagem composto de filtros mistos e plantas aquticas:

Como vimos acima temos que criar ambientes anaerbicos e aerbicos associados com materiais filtrantes e plantas . Um sistema, destinado para a reciclagem das guas cinzas e negras se compem desta forma:

1. 2. 3. 4. 5.

reservatrio anaerbico Sptico( um tanque com agua onde os dejetos iro sofrer ao das bactrias anaerbicas e tambm separarmos as gorduras). Este filtro j usado em vrias cidades brasileiras, como as do litoral norte de So Paulo. reservatrio aerbico -Filtro Misto tanque de brita e terra, com plantas aquticas ou arroz. Tem funo de captar slidos orgnicos grossos, as plantas ajudam a filtrar a gua e a limpar as britas, a terra vai reter o sabo. reservatrio anaerbico com plantas( tanque com agua e plantas aquticas), neste tanque colocamos no fundo, novamente britas e plantas aquticas de superfcie ( aguaps) reservatrio aerbico Filtro misto( filtro misto com areia, terra,brita e pedriscos e plantas aquticas) reservatrio anaerbico Agua reciclada( tanque onde teremos a gua para se reutilizada)

Um reservatrio contendo terra, areia grossa, pedrisco e brita, um excelente filtro para reciclagem de guas cinzas e negras. Colocamos estes materiais em camadas de 10cm cada, por cima podemos plantar arroz, lirios e juncos. Quanto mais camadas, melhor a eficincia do filtro, podemos separar as camadas filtrantes com camadas de casca de arroz. O tamanho do filtro depende do volume de esgoto a ser lanado. Os filtro misto com o tempo pode ficar saturado, temos duas opes para sua limpeza: 1-Retro lavagem, inserirmos agua com presso na sada do filtro 2-Termos um filtro de reserva, se deixarmos de utilizar o filtro ele se auto limpara, este processo acorre porque a matria orgnica morrer e secar com a falta da gua, com uma retro lavagem antes de seu uso, podemos fazer uma limpeza bem eficiente.

Sistema Circuito Fechado: Consiste em captar as guas servidas cinzas do chuveiro e pias e passar por filtros de brita e lagoas de decantao, alternando ambientes com oxignio e sem oxignio, como descrevemos acima, a gua retorna para ser reutilizada na casa como agua para limpeza (tanques,pias, vaso sanitrio e chuveiro) Estes sistema para ser usado como gua potvel e necessrio que aja processo de evaporao como meio de purificar a gua, podemos ter uma estufa que faz a gua evaporar.Usamos o sol como fonte de calor para evaporar a gua. Sistema experimental em Botucatu- SP: Implantado na Fazenda Experimental Lageado (FCA/ UNESP), localizada no municpio de Botucatu, coordenadas de 2255S e 4855W, foi responsvel pela coleta e tratamento do esgoto de uma colnia de funcionrios, constituda por 12 casas e uma populao de cerca de 53 pessoas. Todo efluente gerado pela referida colnia coletado atravs de uma rede hidrulica de tubos de PVC de 4", com aproximadamente 150 m de comprimento e conduzido para a estao de tratamento.

Estrutura do sistema de tratamento Assim, todo efluente domstico captado era conduzido primeiramente para 3 caixas de cimento amianto interligadas entre si, com capacidade de 1000 litros cada, e cuja finalidade era de reter ou promover a decantao do material poluente mais grosseiro existente na gua de esgoto. O tempo de residncia do efluente nessa estruturas foi estimado em 6 horas, em funo da descarga do esgoto. Aps passar por uma peneira, situada na ltima caixa de decantao, o esgoto era lanado em um repartidor de fluxo o qual era responsvel pela distribuio da gua, de maneira uniforme, para as caixas contendo pedra britada No 1 (figura ) e posteriormente para os leitos filtrantes que efetuavam as demais etapas do tratamento. Como o experimento envolvia 4 tratamentos diferentes, foram implantadas 4 caixas de 1000 L cada, tendo-se em sua parte inferior composta por uma pequena camada de 10 cm de pedrisco, completada com pedra n o 1, formando uma camada de aproximadamente 50 cm. Tais caixas tinham a funo de efetuar uma pr-filtragem do efluente, com remoo significativa de parte do material slido no retido pelas peneiras situadas no interior das caixas de decantao e sada das mesmas. O tempo de residncia de em cada uma dessas estruturas, foi estimado como sendo de 10 horas, calculado em funo da descarga de esgoto. Fazendo parte das estruturas descritas, o efluente domstico aps passar pelos compartimentos com pedra, era conduzido para outras 4 caixas com leito filtrante, cuja capacidade era de 1000 litros cada e com tempo de residncia estimado em mais de 10 horas conduo do experimento . No decorrer do experimento o coast cross foi substitudo naturalmente pelo capim arroz (Echinocloa cruz pavones ), cuja substituio apresentou maior eficincia na manuteno do valor da condutividade hidrulica saturada ( Ks ), em nveis desejados. Outro fator que contribui para o funcionamento perfeito do sistema, a qualidade da gua despejada. guas poludas com qumicas podem afetar os filtros.

Como fazer um filtro em casa. Como descrevemos acima, podemos construir de vrias maneiras um filtro para reciclarmos nossas guas cinzas, um modelo simples pode ser feito por ns mesmos. Primeira providncia que temos que tomar separarmos as guas cinzas das guas negras. Feito isto, podemos comear a construir nosso sistema de reciclagem de guas cinzas. Temos que ter 3 reservatrios( podemos usar tambores de 200 litros comprados em ferro velho). No primeiro fazemos uma entrada para gua na borda de cima do reservatrio, Para a sada, temos que criar um sistema sifo, que capta a gua uns 60 cm abaixo do nvel da gua de entrada. Esta a nossa caixa sptica que ir separar o grosso da gordura. Como a gordura bia, o nossa captao de gua vai estar submerso 60 cm abaixo no nvel dos canos de entrada e sada de gua. No segundo reservatrio, colocamos brita, areia e terra em camadas de 10 cm. Temos que deixar um bom espao ( 40 cm) da borda de cima at a superfcie do nosso leito filtrante ( brita, areia e terra) para o acumulo de gua que pode ocorrer quando a demanda de gua for maior que o tempo de filtragem. A sada d gua e feita pelo fundo do reservatrio. Podemos plantar arroz e plantas aquticas como junco e lrio para ajudar na filtragem. No terceiro reservatrio, podemos criar um pequeno lago ornamental para o jardim. Temos que cavar um pequeno buraco de 1,5-2m de dimetro e aproximadamente 50 cm de profundidade, Cobrimos a superfcie deste buraco com lona plstica. Antes porem, temos que livrar a superfcie de razes ou pedras pontiagudas que

possam furar o plstico. Colocar um pouco de areia pode ajudar nesta operao. A seguir, colocamos um pouco de brita no fundo do lago com cuidado para no furar a lona plstica. Nestas britas colocamos plantas aquticas de varias espcies tipo: lrios do brejo e juncos e aguap. E importante termos aguaps, eles so muito eficientes como filtros naturais. Nas bordas podemos colocar terra e algumas pedras, e plantamos flores e plantas. Se tambm pode colocar alguns peixes neste lago, os peixes comem matria orgnica em suspenso na gua. Em uma das extremidade do lago podemos criar uma praia feita de areia e brita, nesta praia colocamos um cano ( ladro de gua) e conectamos com o terceiro reservatrio que ter gua reciclada para uso. O primeiro reservatrio deve ser colocado em local ventilado e tampado, o processo anaerbico produz gases de mal cheiro. Os aguaps se reproduzem rapidamente, de tempos em tempos , devemos retirar o excesso. Pronto! Nosso sistema de guas cinzas esta criado, esta gua j pode ser usada em limpeza , descarga de banheiro e irrigao do jardim.

Circulo de Bananeiras As bananeiras gostam de solos bem midos e ricos em mateira orgnica, podemos utilizar a bananeira como nosso filtro natural. O Sistema bem simples, compreende em despejarmos as guas servidas da privada em uma fossa sptica ,e depois lana La em um buraco com britas e terra em cima, rodeado de Bananeiras e plantas que gostam de solo mido, (o lrio tambm um excelente filtro), elas iro aproveitar da gua e os nutrientes do nosso banheiro, este sistema pode ser usado para irrigao das plantas do jardim e arvores .

Banheiro Composto (Termoflico)

Basicamente existem quatro formas de desfazer-nos de nossas fezes: 1. Podemos utilizar um sistema tradicional com um vaso sanitrio e gua (tipicamente potvel), e a utilizao de um sistema sptico que far a decomposio dos resduos; 2. Podemos juntar as fezes aps cada defecada e aplicarmos diretamente sobre reas plantadas, com o risco de contaminarmos a terra com certos microorganismos; 3. possvel decomp-la lentamente a uma temperatura menor de 37C, caso em que os microorganismos so destrudos num perodo de meses ou anos. 4. Ou pode-se decompor a matria rapidamente com o processo termoflico. Esse processo decompe a matria com altas temperaturas (entre 37C e 70C), assegurando que todos os patgenos sejam destrudos e a matria seja transformada em hmus. O risco de decompor fezes humanas e utiliz-las como adubo orgnico transmitir ao solo e as plantas certos microorganismos, denominados patgenos. Os patgenos humanos se reproduzem dentro do sistema digestivo, numa temperatura de 37, portanto estando presentes na matria fecal. O corpo utiliza a temperatura do corpo como mtodo de defesa contra os microorganismos. Elevando a temperatura, o corpo tenta destruir esses organismos, porm o processo pode demorar dias ou semanas. O composto seco cultiva microorganismos termoflicos (aqueles que s sobrevivem em temperaturas maiores de 40). Ao se alimentar do material orgnico, os microorganismos liberam energia elevando a temperatura da matria e nesse processo os patgenos humanos so destrudos. A destruio total de patgenos humanos garantida com uma temperatura de 62 durante uma hora, ou 50 durante um dia, ou 46durante uma semana. Menores

temperaturas demoraram mais tempo. Temperaturas menores a 40 no garantem a eliminao de todos os patgenos. Ao acabar a "comida" e a temperatura da matria descer, novos micro e macroorganismos aproveitaram para se alimentar, sendo que as suas fezes produzem o hmus que ser utilizvel como adubo. Assim a energia solar completa seu ciclo e volta ao seu incio dando vida a novos organismos que se nutrem do solo. Nesse processo, nenhum poluente ter sido produzido, e a pouca gua utilizada no precisa ser necessariamente potvel, e o mais importante respeitarmos os ciclos naturais do sistema. O hmus qualquer material orgnico decomposto que forma a base da vida no solo. O hmus timo para adubar o solo: ele mantm a umidade no solo e eleva a capacidade de absoro de gua, proporciona nutrientes essenciais que so lentamente liberados ao solo, tambm contribui para arear o solo e contrabalanceia sua acidez e ajuda-o a absorver calor, e ainda apia as populaes microbiticas que o enriquecem. Um bom hmus tem uma proporo C/N de entre 25/1 e 35/1, que a relao de decomposio dos microorganismos. Se sobrar nitrognio, esse perdido em forma de gs amnia.

Como Fazer Um Composto Seco

O composto seco decompe fezes humanas assim como lixo orgnico (excetuando poucas coisas como cascas de ovo, cabelos, ossos), papel (sem tintas txicas), e outros materiais degradveis. Para comear, construmos nosso vaso num balde de plstico de uns 20l (se possvel, reciclado. O volume varivel mais tem que ser cmodo para transportar). No nosso banheiro seco teremos tambm uma pilha de serragem ou qualquer outro material orgnico (terra, folhas secas, etc.), que cubra a matria aps a defecao (a urina entra tambm na balde). Esse processo cumpre varias funes: absorve a umidade, elimina o cheiro, afasta moscas e outros bichos e ajuda a manter um balanceamento entre o carvo e o nitrognio (C/N) timo para o composto, j que a urina tem um alto contedo de nitrognio. Quando o balde fica cheio, levamos para a nossa rea de compostagem. Esta uma soluo simples, dividida em dois ou trs cmaras, cada uma, com aproximadamente 1.5 x 1.5 x 1m de altura (ver desenho). Depositamos o contedo da balde numa das cmaras e cobrimos com folhagem (podem ser matos o folhas secas). Com as fezes podemos tambm agregar nosso lixo orgnico e papeis. A folhagem ajuda a oxigenar o composto, fator importante na decomposio da matria j que sem oxigeno os microorganismos morrem. Uma compostagem com ar pode rapidamente alcanar 55 ou mais, atrapalhando o processo de decomposio. Lavamos a balde com gua, e botamos a gua na pilha, ajudando assim a manter a umidade do composto. A matria fecal agregada numa pilha s at encher a cmara completamente. No processo, os organismos termflicos iro decompondo a matria medida que vamos agregando-a. Uma vez decomposta a matria se esfriar, portanto as capas inferiores de nossa pilha ficaram mais frias que as novas capas. No composto termoflico no preciso mexer ou virar o composto como feito com outros compostos. Ao estar continuamente agregando matria e ao cobr-la com folhagem asseguramos que a matria seja decomposta. Ao virar o composto o que fazemos juntar material j digerido com material no digerido ainda, esfriando o composto tudo e correndo o risco de no destruir alguns patgenos. Ao completar uma das cmaras, comeamos a encher a segunda, e deixamos a primeira para ser atacada por os prximos organismos que a viraram hmus. O ideal deix-la descansar por um ano, mais pode ser testada e utilizada enquanto o hmus estiver sendo preparado. Quando a segunda cmara ficar completa, removemos o adubo da primeira e comeamos a botar nosso lixo orgnico, deixando a segunda sendo decomposta. O composto seco termoflico um dos processos mais simples de compostar, porm precisa de um manejo constante e responsvel. Os patgenos humanos so perigosos, por conseguinte importante medir as temperaturas do composto continuamente e conferir se o composto est "trabalhando".

Fonte: The Humanure Handbook - A Guide to Composting Human Manure - J.C.Jenkins

Veja tambm:
Lodo de esgoto pode se transformar em adubo para a agricultura Esgoto domstico para irrigao de plantas

También podría gustarte