Está en la página 1de 8

MATRIA: Direito do consumidor PROFESSOR: Georges Alexandridis Anotador:Mauricio A. S.

Prado Aula 2

Responsabilidade Civil

Vcio do produto ou do servio Vcio o defeito inerente ao produto ou ao servio, com relao sua qualidade ou sua quantidade.

Responsabilidade pelo fato do produto ou do servio. responsabilidade objetiva, mitigada pelas excludentes. mais grave que o vcio, por termos danos ligados sade e segurana do consumidor. Por termos excludentes, a responsabilidade objetiva mitigada. Excludentes do dever de indenizar pelo fato do produto ou servio: - art. 12, CDC - fato do produto, so 3 excludentes: 1 - O fornecedor poder provar que no colocou o produto no mercado de consumo. Ex. tnis de corrida com sistema de amortecimento defeituoso, que no foi colocado pelo fornecedor. 2 - O fornecedor poder provar que, tendo colocado o produto no mercado de consumo, o defeito inexiste. Ex. O fornecedor poder provar por percia que o sistema de amortecimento do tnis est funcionando adequadamente. 3 - Culpa exclusiva do consumidor ou de terceiros (cuidado: se for culpa concorrente, o consumidor responde apenas na medida de sua responsabilidade). Terceiro aquele que no nem fornecedor nem consumidor.

Responsabilidade pelo fato do servio: responsabilidade objetiva mitigada, porque comporta 2 excludentes: - art. 14, CDC 1 - O defeito inexiste no servio. O fornecedor tem que provar que no h defeito. 2 - Culpa exclusiva do consumidor ou de terceiros. O fornecedor tem que provar a culpa exclusiva do consumidor ou do terceiro (aqui tambm a culpa concorrente tambm gera o dever de

MATRIA: Direito do consumidor PROFESSOR: Georges Alexandridis Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 2

indenizar na medida da responsabilidade). Ex. Consumidor cair e morrer ao ficar em p no carrinho de montanha russa a 80km/h.

Decadncia e prescrio

A decadncia est ligada ao fator tempo. O direito no socorre aquele que dorme. O tempo cura tudo. A decadncia est relacionada com a perda do direito. o direito potestativo. Significa que o direito que o seu titular, simplesmente por exercer o direito, ele o adquire. Responsabilidade civil pelo vcio do produto ou do servio (art. 26, CDC). Art. 26 - leitura. Vcios aparentes ou de fcil constatao caducam (sofrem decadncia) em 30 dias, para produtos ou servios no durveis - conta-se do recebimento do produto ou do incio da prestao do servio. Prazo de 90 dias para reclamar sobre os vcios aparentes ou de fcil constatao para os produtos ou servios durveis, inicia-se com o recebimento do produto ou trmino do servio. Ex. Consumidor ao desembalar a geladeira constata que a porta est riscada. A decadncia, no CDC, tambm chamada de garantia legal.

Vcio oculto aquele que no aparente nem de fcil constatao. Ex. compramos 1 liquidificador e, aps 4 meses, pra de funcionar uma das velocidades. Os prazos so os mesmos: - 30 dias para produtos ou servios no durveis. - 90 dias para produtos ou servios durveis. O que muda a forma de contagem. Os prazos contam-se da data constatao (conhecimento) do vcio pelo consumidor. Se o consumidor no reclamar no prazo devido, ele perde o direito. O vcio faz com que o fornecedor tenha responsabilidade de reparar. Art. 19 - vcio do produto.

MATRIA: Direito do consumidor PROFESSOR: Georges Alexandridis Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 2

Art. 20 - vcio do servio.

Obstacularizao do prazo decadencial. Art. 26, CDC

Obstam a decadncia: - a reclamao feita pelo consumidor diretamente ao fornecedor: Est obstada a decadncia desde a reclamao at a resposta negativa ao consumidor. Ex. celular que no funciona a tecla 5. O fornecedor diz que porque o consumidor deixou o celular cair na gua e oxidou a placa me. - Instaurao pelo MP de inqurito civil, at o seu encerramento. No inqurito penal a autoridade penal investiga a autoria e materialidade de um crime, no inqurito civil, o MP instaura um procedimento para apurao de algum desrespeito lei. O MP pode instaurar inqurito civil para verificar se aquele fornecedor desrespeitou alguma norma legal em relao aos consumidores. Por meio do inqurito civil, o MP ir colher elementos para eventual proposio de ao coletiva: a ao civil pblica. Para propor ao coletiva o MP no est obrigado a instaurar inqurito civil, mas se instaurar obsta a decadncia. A decadncia conhecida tambm como garantia legal. Aqui, o mnimo de garantia que o fornecedor deve promover ao fornecedor a garantia legal, o prazo de decadncia (30 dias para produtos no durveis e 90 dias para produtos durveis). O fornecedor pode tambm estabelecer a garantia contratual. Esta mera liberdade do fornecedor. Ex. carros com garantia de 3 anos, televisores com garantia at a copa de 2014, etc. A garantia contratual complementar garantia legal e sempre ser passada por escrito art. 50, CDC. Se o fornecedor excluir a garantia legal, crime dentro do CDC. Complementar significa somar o prazo da garantia legal com o prazo da garantia contratual. Ex. produto durvel com garantia contratual de 1 ano. Teremos garantia de 1 ano mais 90 dias.

MATRIA: Direito do consumidor PROFESSOR: Georges Alexandridis Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 2

O fornecedor pode tambm dizer que a garantia de 1 ano, j includa a garantia legal. Com isso temos que a garantia contratual de 9 meses, somada garantia legal de 90 dias.

Prescrio a perda da pretenso. a perda do direito de fazer um pedido condenatrio ao poder judicirio. Art. 27, CDC - relaciona-se com a responsabilidade pelo fato do produto ou do servio. O prazo prescricional de 5 anos.

Ento: decadncia liga-se a vcio do produto ou servio. Prescrio liga-se a fato do produto ou servio.

Oferta Art. 30, CDC.

Oferta qualquer informao ou publicidade que seja suficientemente precisa sobre qualidade, caractersticas, composio, preos, garantia, de produtos ou servios. Ex. venda de caneta que escreve por 1 Km. A oferta vincula o fornecedor de produtos ou servios: isso significa que o fornecedor tem que cumprir a oferta, mesmo que no esteja escrita no contrato, ela integra o contrato. O mesmo ocorre com os prepostos ou representantes autnomos. H uma solidariedade entre fornecedor e seus prepostos ou representantes. Tudo que estes falarem vincula o fornecedor. O fornecedor no poder alegar que no tem responsabilidade sobre o que os vendedores ou representantes disseram, porque a responsabilidade solidria.

Se fornecedor se recusar a cumprir a oferta, o fornecedor pode valer-se do art. 35, CDC. Nos termos do art. 35, CDC, o consumidor pode optar entre:

MATRIA: Direito do consumidor PROFESSOR: Georges Alexandridis Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 2

- cumprimento forado da obrigao (oferta a que se vinculou o fornecedor), quando possvel; - recebimento de um outro produto ou servio equivalente; - resciso do contrato, com a devoluo das quantias eventualmente pagas, corrigidas e atualizadas. Publicidade (art. 37, CDC) O fornecedor no obrigado a fazer publicidade de seus produtos ou servios, mas com a publicidade ele d conhecimento de que tem um produto ou servio e atinge um nmero maior de consumidores, visando aumentar seus lucros. A publicidade, no entanto, no pode ser enganosa ou abusiva. O consumidor deve identificar que est diante de uma publicidade. A publicidade enganosa quando induz o consumidor ao erro (vcio do consentimento). O consumidor foi enganado quanto qualidade, durabilidade, preo ou garantia do produto ou servio. A publicidade abusiva mais grave. a publicidade discriminatria (discrimina as pessoas), que incita o medo/violncia (ex. explora o medo da morte para vender seguro de vida), que desrespeita valores ambientais, que se aproveita da deficincia de julgamento das pessoas, em razo da idade (idosos e crianas), que faz o consumidor se comportar de maneira prejudicial sua vida, sade, segurana (EX. este carro faz de 0 a 100 em 4.8 segundos e atinge 238 km/h e na publicidade aparece algum dirigindo um carro a toda velocidade). Publicidade abusiva - art. 37, 2 Publicidade enganosa - art. 37, 3 O nus da prova cabe a quem as patrocina (ao fornecedor), nos termos do art. 38, CDC.

Cobrana de dbitos (art. 42, CDC)

O fornecedor quando cobra os dbitos no pode: - expor o consumidor a ridculo. Ex. Expor cheques sem fundos no caixa da padaria.

MATRIA: Direito do consumidor PROFESSOR: Georges Alexandridis Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 2

- expor o consumidor a qualquer tipo de constrangimento. Ex. carta de cobrana com estes dizeres por fora, etc. - expor o consumidor a qualquer tipo de ameaa. (cuidado: h ameaas lcitas. Ex. cadastrar em rgos de proteo ao crdito, ao de cobrana, etc. So direitos lcitos do fornecedor). O que no se pode ameaar fisicamente ou moralmente o consumidor. Em qualquer desses casos o consumidor ter direito a reparao por danos materiais e morais. A cobrana vexatria crime - art. 71, CDC. O art. 42, pargrafo nico, CDC - se o consumidor for cobrado em quantia indevida e o consumidor efetuar o pagamento desta quantia indevida, o fornecedor obrigado a repetir o indbito de forma dobrada, corrigida e com juros legais. Ex. o consumidor deve ao fornecedor 70 reais, mas vem boleto de 100 reais, o consumidor paga e tem o direito de receber 60 reais (30+30). Exceo: engano justificvel. O fornecedor envia boleto de cobrana, o consumidor acha que perdeu o boleto e pede outro, mas quando vai pagar, por engano paga os 2. Nesse caso devida apenas a repetio de forma simples.

Cadastros de consumo (cadastros para receber correspondncia e cadastros de proteo ao crdito)

So considerados entidades de carter pblico e o consumidor sempre tem que ter acesso s informaes neles contidas. As informaes devem ser claras, objetivas, verdadeiras, escritas em linguagem de fcil compreenso. Clara - no pode haver dvidas Objetivas - no pode conter informaes de carter subjetivo. Ex. o consumidor feio. Verdadeiras - ex. cadastro de proteo ao crdito s pode ter anotao se a informao for verdadeira. Fcil compreenso - qualquer um que tenha acesso s informaes tem que compreendlas.

MATRIA: Direito do consumidor PROFESSOR: Georges Alexandridis Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 2

As informaes que sejam negativas s podem constar por at 5 anos, no mximo. Se a prescrio da cobrana do dbito (prescrio relativa ao de cobrana) ocorrer antes dos 5 anos, vale o prazo da prescrio da ao de cobrana e no os 5 anos. Sempre que o consumidor constatar que as informaes constantes nos cadastros no so verdadeiras, ele pode solicitar a imediata correo e o arquivista tem at 5 dias para informar esta correo para aquele que promoveu aquele cadastro de consumo. Qualquer ficha ( Ex. em agncia bancria, em loja para obter crdito, etc) cadastro de consumo.

rgos de proteo ao consumidor -Art. 44, CDC Notadamente o PROCON. Divulgam anualmente listas de reclamaes fundamentadas, constando ainda se as reclamaes foram satisfeitas ou no.

Proteo contratual do consumidor

Quando falamos de contratos de consumo, o CDC busca proteo ao consumidor. Se o consumidor no tiver acesso, ou se o contrato estiver redigido de maneira a dificultar a compreenso de seus termos, este contrato no vincular o consumidor. comum nos contratos de seguro. Preenchemos questionrio, mas o contrato s fornecido aps a contratao. O fornecedor fica vinculado, mas o consumidor no (porque no houve acesso anterior contratao).

Contratos de adeso Tem suas clusulas impostas ao consumidor. A liberdade do consumidor de estabelecer os termos do contrato limitada. A Lei chega a dizer o tamanho da fonte. O tamanho da letra no pode ser inferior ao tamanho 12.

MATRIA: Direito do consumidor PROFESSOR: Georges Alexandridis Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 2

Se houver dvidas na interpretao das clusulas contratuais, a interpretao sempre feita de forma mais favorvel ao consumidor.

Direito de arrependimento - Art. 49 - CDC Requisitos: - compras feitas fora do estabelecimento comercial: So as feitas em: - domiclio - internet - telefone

Nesses casos, o prazo conta-se da data da contratao ou do recebimento do produto ou servio. O consumidor tem que comunicar ao fornecedor que quer exercer o direito de arrependimento (tem que ser comprovado de alguma forma, de preferncia por escrito), se tiver pagado alguma coisa, ter direito devoluo.

Para o exame da OAB a leitura da lei essencial. Deve-se ler os 119 artigos do CDC, porque so 3 questes com base na letra da lei. Tendo sempre em vista a proteo ao consumidor.

También podría gustarte