Está en la página 1de 8

UM ROTEIRO PARA LEITURA DE WINNICOTT: textos bsicos Jos Outeiral.

muito mais difcil ocupar-se da sade do que da doena. Donald Winnicott

O HOMEM Donald Woods Winnicott nasceu em Plymouth, Inglaterra em 1886, crescendo em uma propriedade rural, nico menino cercado por duas irms mais velhas. Masud Khan, seu analisando e colega, escreveu que ele foi uma criana amvel, acomodada e um aluno brilhante. De repente, porm, resolveu virar tudo de cabea para baixo; fez, ento, uma enorme confuso nos cadernos e, durante um ano, suas provas foram pssimas. Essa talvez seja uma boa descriode Winnicott. Clare Winnicott, sua segunda esposa, contou uma passagem da autobiografia de Donald, no publicada e encontrada somente aps sua morte, que revela uma passagem interessante da vida do mais freudianodos analistas ingleses. Ele escreveu: Peguei meu taco de crquete (com um tamanho de 30 cm, pois eu no tinha mais de trs anos) e destru o nariz da boneca de minhas irms. Aquela boneca havia se convertido para mim em uma fonte de irritao, pois meu pai no deixava de brincar comigo. Ela se chamava Rosie e ele, parodiando uma cano popular, me dizia (com uma voz que me exasperava): Rosie disse a Donald Eu te amo Donald disse a Rosie Eu no creio Assim, pois eu sabia de tinha que destroar aquela boneca, e grande parte da minha vida se baseou no fato que eu realmente havia cometido esse ato, sem me conformar em deseja-lo e arquiteta-lo apenas. Provavelmente me senti aliviado quando meu pai, acendendo vrios fsforos seguidos, esquentou o nariz de cera para modela-lo e o rosto voltou a ser um rosto. Aquela primeira demonstrao do ato de restituio e reparao me impressionou e talvez me fez aceitar o fato de que eu, pequeno e querido ser inocente, me havia tornado violento, de maneira direta com a boneca e indireta com aquele pai que naquele justo momento acabava de entrar na minha vida consciente. Depois de uma infncia relativamente feliz, de poder brincar com todas as experincias, Donald Winnicott foi para a escola de Cambridge: corria, nadava, praticava ciclismo e rbgi, tinha amigos, cantava no coro, fazia parte dos escoteiros, e lia, todas as noites, uma histria em voz alta para seus companheiros de quarto. Aos 16 anos, ao fraturar a clavcula jogando, ele formulou seu desejo de ser mdico: No poderia imaginar que toda a minha vida dependeria de mdicos... resolvi converter-me eu mesmo em mdico. Winnicott passou seu primeiro ano de medicina como enfermeiro, em conseqncia da Primeira Guerra Mundial. Algum tempo depois, no desejando permanecer fora do front enquanto seus colegas e amigos partiam, ele solicitou ingresso e foi aceito na Marinha de Guerra. Terminado o conflito, ele prosseguiu seus estudos mdicos em Londres. Nesse tempo contraiu um abscesso pulmonar e ficou trs meses hospitalizado, sobre esse perodo ele escreveu em sua autobiografia: Estou convencido de que pelo menos uma vez na vida necessrio que o mdico tenha estado no hospital como paciente. 1

Como aconteceu com outros analistas ingleses, dentre eles W. Bion, Winnicott formulou algumas de suas idias durante o perodo de guerra, baseado em suas observaes sobre o funcionamento mental das pessoas envolvidas no conflito, vivendo experincias traumticas. Na segunda Guerra Mundial, ele foi consultor para uma regio no interior da Inglaterra que recebia crianas e adolescentes evacuadas de Londres e que eram acolhidas em lares ou instituies. Essa experincia lhe permitiu formular o conceito de tendncia anti-social, ao estudar os efeitos da separao de crianas e adolescentes da famlia. Para ele a delinqncia uma tendncia anti-social que no foi tratada. Embora tenha desejado ser clnico geral e trabalhar no campo, ele se tornou pediatra e, ao ler um trabalho de Freud, decidiu iniciar uma anlise e tornar-se psicanalista. Buscando Ernest Jones, este o encaminhou para James Strachey, que traduziu as obras de Freud do alemo para o ingls, e com que se analisou por dez anos, tendo retomado sua anlise depois com Joan Rivire. Sua formao psicanaltica se iniciou em 1923, mesmo ano em que obteve dois postos como pediatra, um no Queens Hospital for children e outro no Paddington Greeenn Childrens Hospital, neste ltimo trabalhou durante cerca de 40 anos, organizando um servio para onde acorriam profissionais ingleses e do exterior e que ele, carinhosamente, chamava de meu snackbar psiquitrico.

CONSULTA TERAPUTICA Sentindo a presso que resultava de um nmero elevado de crianas e adolescentes que buscavam atendimento, Winnicott dedicou-se a fundo a estudar os meios de utilizar o espao teraputico da forma mais produtiva e obter os melhores resultados teraputicos possveis. Desenvolveu, ento, o jogo dos rabiscos e a consulta teraputica, escrevendo que quando posso, fao anlise standard, seno fao algo orientado analiticamente...e por que no?. Clare Winnicott registrou: Ele se esforava por tornar a consulta significativa para a criana, dando-lhe alguma coisa para levar e que pudesse ser utilizada e/ou destruda. Donald se armava de papel e, na maioria das vezes, fazia um avio ou um leque com o qual um pouco; depois, dava o brinquedo para a criana, despedindose dela. Jamais se soube de uma criana que houvesse rechaado seu gesto. No acampo da psicanlise, Donald Winnicott manteve sempre, durante as controvrsias que envolveram a Sociedade Britnica de Psicanlise e nos anos que se seguiram, uma posio independente, no se envolvendo diretamente com nenhum dos dois grupos em contenda, nem com os partidrios de Melanie Klein e, tampouco com os seguidores de Anna Freud. Manteve, entretanto, uma relao satisfatria com ambas. Como outros analistas, passou a se localizar no independent group ou middle group, recusando-se sempre a liderar os colegas que se colocavam, como ele, nesta posio, mantendo um estilo prprio independente. Foi, em reconhecimento de seus pares, eleito por duas vezes presidente da Sociedade Britnica de Psicanlise, associada da Associao Internacional de Psicanlise, instituio criada por Sigmund Freud. Donald Winnicott manteve durante toda a sua vida uma filiao dentro da tradio freudiana, dos seus primeiros anos de formao at final de sua vida. Suas idias, sem dvida criativas e inovadoras, foram desenvolvimentos do pensamento psicanaltico freudiano, na linha percorrida por Sndor Ferenaczi, Michel Balint, Melanie Klein e Wilfred Bion, entre outros. A concepo de que o pensamento de Donald Winnicott representou uma ruptura com a criao freudiana, a psicanlise, antes de representar um reconhecimento terico e clnico do autor, nos remete conhecida e antiga resistncia ao conhecimento psicanaltico.

O prprio Winnicott escreveu que ningum pode ser original seno baseado na tradio. Ele foi, fundamentalmente um clnico, nunca pretendendo ser um mestre, como Melanie Klein ou Lacan, ou um grande terico. Para ele, a experincia e a clnica eram soberanas e no pretendia fazer filosofia, advertindo, inclusive, em O brincar e a realidade, que tomssemos cuidado com os filsofos de poltrona. Svulo Figuiera, ao escrever o artigo Algumas idias sobre Winnicott (1990), para o primeiro dos dois nmeros da Revista Brasileira de Psicanlise dedicados a Donald Winnicott, registrou: No caso de Winnicott, ser um Englishman significa que ele encarna em sua vida os valores bsicos da cultura inglesa na rea de organizao da subjetividade: o cultivo da diferenciao individual e do lado positivo da idiossincrasia, o cultivo da independncia do pensamento e de julgamento, o respeito pela opinio, pela liberdade e pela autonomia do outro, a valorizao da experincia e da observao, em suma, o cultivo da diferenciao.

O GRUPO DE BLOOMSBURY A formao cultural e psicanaltica de D.W. aconteceu prxima a um grupo intelectual ingls, conhecido com Bloomsbury. Desse grupo fizeram parte intelectuais importantes do perodo conhecido como eduardiano(que se seguiu ao perodo vitoriano, caracterizado, este ltimo, entre outros elementos, por uma represso moral e sexual das idias e dos costumes), identificado como uma viso liberal e aberta do pensamento e das atitudes e condutas sociais e no respeito s idiossincrasias pessoais. Do Bloomsbury fizeram parte pessoas, com um engajamento maior ou menor, como Virginia e Leonard Woolf, Lytton Strachey, John Maynard Keynes, T.S. Eliot, entre outros destacados participantes, de diferentes setores do pensamento britnico da poca. Virginia e Leonard Woolf, escritores e donos da Hogarth Press, editaram alguns livros de D.W., da mesma forma que o fizeram com as obras de Freud em ingls. Lytton Strachey era o irmo mais velho de James Strachey, analista de Winnicott e tradutor das obras de Freud do alemo para o ingls. Donald participou desta atmosferade liberdade intelectual e suas idias representam essa forma de pensar. Donald e Clare Winnicott no tiveram filhos e, ao perceber que sua situao clnica se tornava mais difcil, ele registrou que muito difcil um homem morrer quando no teve um filho para mata-lo na fantasia e poder sobreviver a ele, proporcionando a nica continuidade que os homens conhecem. Ao sentir a proximidade do fim de sua vida, em 1971, ele escreveu em sua autobiografia, que chamou de Not less than everything, uma descrio imaginria de sua morte. Estive morto. No era particularmente agradvel e me pareceu que levou um bom tempo (porm apenas um momento na eternidade). Chegado o tempo, eu sabia tudo sobre o meu pulmo cheio de gua. Meu corao no conseguia fazer seu trabalho, pois o sangue j no podia circular livremente pelos alvolos. Havia falta de oxignio e asfixia. No havia porque ficar revolvendo a terra, como dizia nosso velho jardineiro. Minha vida foi longa. Vejamos um pouco do que aconteceu quando eu morri? Meu pedido havia sido ouvido (meu Deus, faz com que eu viva o momento de minha morte). Clare Winnicott comentou, sobre esse trecho, que se pode ter uma idia da capacidade de Donald Winnicott para compor, brincando, com a realidade de dentro e de fora, de modo a permitir ao indivduo suportar a realidade, evitando a negao e podendo realizar to plenamente como seja possvel a experincia da vida, seja de um beb que nasce ou um velho que morre. A OBRA

SONO Deixa penetrar a raiz No centro da tua alma Aspira a seiva da fonte infinita de teu inconsciente e conserva teu verdor (Donald Winnicott) Para conhecer a obra de Donald Winnicott necessrio brincar com seu pensamento, ou seja, criar um espao transicional (ou potencial como ele escreveu) que permita o brincar, lcus do gesto espontneo e da criatividade; depois, e s ento tratamos de compreender a experincia que sua teoria e sua clnica possibilitam. H uma grande divulgao das obras e do pensamento de Winicott que pode ser avaliada, pois, alm de todos os seus trabalhos estarem publicados em nosso idioma, muito numerosa a publicao de livros e artigos, assim como trabalhos universitrios sobre ele. O nmero de eventos em torno de seu nome tambm muito grande. Ele , da mesma forma, um dos autores mais citados em revistas psicanalticas, como a Revista Brasileira de Psicanlise; basta o leitor buscar as referncias bibliogrficas dos artigos para constatar o que escrevo. Quando estudamos os textos de D.W. , defrontamo-nos com um estilo do qual podemos dizer, como ele prprio referira, L style, cest lhomme mme e o estilo dele extremamente pessoal e sofisticado e, ao mesmo tempo, simples e natural. Estilo paradoxal, mostrando a importncia do paradoxo em sua obra. Ele buscava escrever de forma a ser compreendido pelo homem comum, como referiu, e se afastou da escrita estilo paper para uma redao mais livre. Praticamente no citava autores e dizia, brincando, que primeiro escrevia e depois tratava de saber de quem havia roubado determinada idia. As referncias bibliogrficas de seus trabalhos e livros eram organizadas por Clare Winnicott, Masud Khan e outros colaboradores. Masud Khan, seu analisando e colaborador registrou que Winnicott, ao longo dos mais de 40 anos em que exerceu sua clnica, atendeu cerca de 60 mil pacientes, crianas, adolescentes e suas famlias e, tambm pacientes adultos, como Harry Guntrip, analista reconhecido, que com mais de 70 anos o procurou para uma nova anlise. Seu material clnico enfrentou dificuldades para sr divulgado, pois muitos de seus pacientes pertenciam ao crculo psicanaltico de Londres, como eram os filhos de Melanie Klein, o editor Harry Karnac e analistas como Margareth Little, Masud Khan, Harry Guntrip, entre muitos outros. Andr Green escreveu que o pensamento de D.W. forma uma rede, um tecido de fios entrecruzados, distinguindo-se como principais os seguintes: 1.Teoria da Situao Psicanaltica, cujo o modelo o setting; 2. Teoria das Pulses, que introduz novos conceitos sobre a agressividade (com a noo de uma destrutividade sem clera) e sobre sexualidade (com a idia de elemento feminino puro e elemento masculino puro); 3. Teoria do Objeto, enfocada pelas relaes entre o objeto subjetivamente concebido e o objeto objetivamente percebido: seu corolrio o objeto transicional; 4. Teoria do Self, com conceitos de verdadeiro self e falso self; 5. Teoria do Espao, pela noo de rea intermediria, espao potencial e transicional, fonte da sublimao e da experincia cultural, criada atravs do brincar; 6. Teoria da Comunicao e da No-comunicao; 4

7. Teoria do Desenvolvimento, que introduz a noo de ambiente facilitador (me suficientemente boa) e a evoluo da dependncia independncia. Masud Khan, por sua vez, ao escrever o extenso e precioso prefcio para o livro Da Pediatria Psicanlise, enfoca os seguintes aspectos: conceito de realidade interna versus o fantasiar; do objeto transicional ao uso do objeto; regresso, manejo e o brincar no setting psicanaltico; a estruturao e a formao da pessoa total. Numa tentativa de desenvolver e ampliar os esquemas apresentados, Julio de Mello Filho, introdutor, h cerca de 40 anos, do pensamento de Winnicott no Brasil, junto com Luis E. Prego-Silva, do Uruguai, resume o conjunto de contribuies desse autor em seu livro O ser e o viver: 1. Teoria do Desenvolvimento, com um estudo pormenorizado da relao me-filho e das influncias da famlia e do ambiente, postulando a interao de processos inatos de maturao com a presena de um ambiente facilitador, desde uma fase de dependncia absoluta independncia humana. 2. Teoria dos Impulsos, em que reestuda os papis da sexualidade (elemento feminino e elemento masculino) e da agressividade, relacionando-os em seus primrdios ao desenvolvimento motor e questionando a existncia de um instinto de morte. Aqui tambm importante a noo da agressividade sem clera, atravs da qual o beb se desliga da me num abandono de catexis, sem uma intencionalidade, em si, destrutiva. 3. Teoria do Objeto, que postula a existncia de um objeto subjetivo (inicial) e de um objeto objetivo (posterior), como tambm de um objeto transicional, formulando o conceito de fenmenos transicionais em psicanlise. 4. Teoria do Espao, em que formula a existncia de um espao potencial, de uma zona intermediria entre realidade interna e a realidade externa, onde se realizam o jogo e o brincar, origem de todas as atividades scio-criativo-culturais. 5. Teoria do Self, da polarizao entre um verdadeiro self, espontneo e criativo, fonte de alegria e da sade mental, em oposio ao falso self, artificialmente constitudo por submisso e excessiva adaptao ao meio. 6. Teoria da Comunicao, na qual estuda as formas de comunicao e os seus contrrios, e o problema da incomunicabilidade humana a da esquizoidia, e onde afirma que o ncleo do verdadeiro self um santurio inviolvel, que nunca se comunica com o exterior. sete.Teoria da Regresso, na qual estuda o problema da regresso no setting analtico a etapas primitivas de dependncia absoluta, possibilitando descongelar situaes iniciais de fracasso ambiental e retomar o desenvolvimento com um novo sentido de viver. 8. Teoria do Setting, na qual estuda a estruturao, significao e funo e seu manejo pelo analista, incluindo a possibilidade de sua ruptura parcial ou transgresso. 9. Teoria da Contratransferncia, na qual afirma que ao lado da contratransferncia comum e habitual existe uma outra verdadeira e objetiva representada pelo amor e pelo dio do analista, que se justificam na situao clnica. O autor tambm estuda as falhas do analista e da possibilidade de seu uso pelo paciente. 10. Teoria Psicossomtica, baseada na existncia inicial de um psique-soma instintivo-fisiolgico, do qual se desenvolve, mais tarde, a mente, com suas completas funes. A doena psicossomtica, caracterizada por mltiplas cises, encerraria, contudo, uma tentativa de retorno (aspecto positivo) situao de integrao inicial. 11. Teoria da tendncia Anti-social, conseqente de uma deprivao inicial representada pelo roubo e pela destrutividade, condutas de desafio ao meio que contm, paradoxalmente, um sinal de esperana de que o indivduo ainda possa corrigir falhas que possibilitaram o surgimento desta tendncia. 5

Julio de Mello conclui, escrevendo o seguinte:: Finalmente, embora se diga que tudo que Winnicott escreveu, em funo de seu esprito, ele deixou em elaborao, em transicionalidade, algumas dessas teorias se mostram muito mais acabadas , completas, como a Teoria do Desenvolvimento, do Setting e do Objeto. Outras esto, ainda em esboos, como a Teoria Psicossomtica, a ser posteriormente desenvolvida. Nesse sentido, podemos dizer que ele tambm esboou uma Teoria dos Limites, dos limites do setting, dos limites da analisibilidade, dos limites pessoais ou contratransferncias do analista. Acredito que uma forma, complementar a autores acima referidos, de pensar e sistematizar o pensamento e a clnica de Winnicott pode ser feita como se segue, enfocando principalmente o desenvolvimento emocional primitivo. Em primeiro lugar, o caminho da dependncia independncia, com este percurso possuindo trs etapas: a) dependncia absoluta (corresponde ao conceito de narcisismo primrio de Freud e relacionada me-ambiente/ objeto subjetivamente concebido, momento de ser, experincia possibilitada pelo elemento feminino puro); b) dependncia relativa (emergncia do campo fusional com a me, surgimento da me objeto/objeto objetivamente percebido, me-outro, ou, como brincava Winniccott, a m/other, momento do fazer possibilitada pelo elemento masculino puro; c) caminhando em direo independncia, enfatizando que esta nunca absoluta. O indivduo sadio nunca se torna isolado, mas se relaciona ao ambiente de tal modo que se pode dizer que o indivduo e o ambiente se tornam interdependentes. O conceito de caminhando em direo independncia pode ser mais bem compreendido se utilizarmos uma metfora criada por Bion: Quando um navegante se orienta por uma estrela, ele sabe que no ir alcan-la, mas tomar seu rumo na direo da estrela. Em segundo lugar, o conceito de no-integrao e integrao. Esses conceitos se referem, em princpio, o de integrao sade, e o de desintegrao doena, como uma experincia traumtica. Em terceiro lugar, o conceito de personalizao. Personalizao significa a integrao psique-soma, a constituio de uma trama psicossomtica, ou seja, a psique habitando o soma. Esse processo possvel quando a me exerce com o beb a preocupao materna primria. Um quarto ponto nos remete passagem do estado de pr-preocupao ao estado de preocupao (concern). Jam Abram escreve sobre esse momento: Preocupao o termo utilizado por Winnicott a fim de destacar os aspectos positivos d sentimento de culpa. O estgio de preocupao constitui-se quando o beb passa a sentir-se preocupado com a me, que a quem seu amor implacvel havia sido at ento dirigido. A capacidade do beb de sentir preocupao por sua me marca o episdio do desenvolvimento que a passagem do pr-remorso para o remorso. Os processos referidos se organizam na medida em que exista a preocupao materna primria, ou seja, a capacidade de a me adoecer sadiamente quando dos cuidados com seu beb. Esses cuidados so denominados como funes de holding (sustentao), handing (manejo e apresentao de objeto (ou seja, a me estar disponvel para as demandas de seu beb, quando e como ele necessitar)). necessrio comentar que Winnicott escreveu que no existe um beb se no houver uma me e, conseqentemente, no pode existir uma me sem um pai, ainda que no imaginrio da me e referindo, eventualmente ao prprio pai da me. Considero que a me s poder exercer a preocupao materna primria se houver um pai suficientemente bom. verdade que Winnicott escreveu sobre as relaes precoces entre a me e o beb, mas ele inmeras vezes tratou, tambm a questo do pai.

Esta me, que desenvolve a preocupao materna primria, denominada me suficientemente boa, me devotada comum ou ambiente facilitador. necessrio compreender que as modificaes que Winnicott prope no setting teraputico dizem respeito a pacientes que sofreram falhas ambientais nas primeiras etapas do desenvolvimento. Para essas pessoas, Andr Green comenta que o setting de Winnicott uma metfora de cuidados maternos. Para aqueles que atingiram a organizao edpica ou para os que chegaram ao estado de preocupao ou posio depressiva, Winnicott sugere a anlise standard. Uma das formas de realizar uma leitura introdutria da teoria, da tcnica e da clnica de Donald Winnicott pode ser feita atravs de um modelo que busca incluir os textos fundamentais de sua obra e suas contribuies mais originais. Um roteiro apresenta todos os inconvenientes de compactaruma obra extensa, que abrange vrias reas de uma produo de mais de 200 trabalhos. Poder ser til, entretanto, para os que desejarem uma introduo ao pensamento winnnnicottiano. Este roteiro de leitura compreende 16 pontos: . O autor e a obra: D.W.W. - uma reflexo, Clare Winnicott, Exploraes psicanalticas. . O meio ambiente facilitador: Desenvolvimento emocional primitivo e Preocupao materna primria, em Da pediatria psicanlise. . Objetos e fenmenos transicionais, em Da pediatria psicanlise. . O papel especular da me e da famlia no desenvolvimento do indivduo, em o O brincar e a realidade. . O verdadeiro e o falso self: Distoro do ego em termos de verdadeiro e falso self , em O ambiente e os processos de maturao. . O temor ao colapso, em Exploraes psicanalticas. . A mente e sua relao com o psique-soma, em Da pediatria psicanlise. . O transtorno psicossomtico: A doena psicossomtica em seus aspectos positivos e negativos, em Exploraes psicanalticas. . As razes da agresso e o dio na contratransferncia. Winnicott: O dio na contratransfernciae A agresso e sua relao com o desenvolvimento emocional, em Da pediatria psicanlise . Aspectos clnicos e metapsicolgicos da regresso dentro do setting psicanaltico, em Da pediatria psicanlise. . Exemplos clnicos de interpretao: A interpretao em psicanlise, em Exploraes psicanalticas, e Holding e interpretao. . Registros de anlises com Winnicott: Registro pessoal de uma anlise com Winnicott: de Margareth Little, e My experience of analysis with Fairbain and Winnicott, de Harry Guntrip. . O jogo do rabisco, emExploraes psicanalticas. 7

. Defesas manacas, em Da pediatria psicanlise. . A tendncia anti-social, em Da pediatria psicanlise. . O uso de um objeto, em Exploraes psicanalticas. Os textos esto a para serem usados. como um jogo de rabiscos, no qual Winnicott fez alguns traos e o leitor deve fazer os seus. Desse espao transicional que surgiro elementos criativos, espontneos e concepes novas, s vezes prenhes de surpresas, indagaes e paradoxos. No tente entender tudo em cada trabalho para s, ento, seguir para outro. Faa como os Beatles, de quem Donald Winnicott tanto gostava e Let it be, ou deixe estar, e siga em frente.

También podría gustarte