Está en la página 1de 6

CURSO DE CIPA NO ISEGNET Formao de Pessoal na Comisso Interna para Preveno de Acidente.

INTRODUO A SEGURANA DO TRABALHO Segurana do Trabalho a funo composta por um conjunto de medidas tcnicas, educacionais, mdicas e psicolgicas, que objetiva a PREVENO DE ACIDENTES, pela eliminao dos ATOS e das CONDIES INSEGURAS do ambiente e pela educao, conscientizao e motivao das pessoas para as prticas preventivas. Seu emprego indispensvel para o desenvolvimento satisfatrio do trabalho. to importante para a produo quanto muitos outros fatores e servios que as empresas mantm, alm do benefcio proporcionado aos empregados, seus familiares e ao povo em geral. RISCOS OCUPACIONAIS A) Classificao dos Riscos Profissionais. Os riscos profissionais so os que decorrem das condies precrias inerentes ao ambiente ou ao prprio processo operacional das diversas atividades profissionais. So, portanto, as condies ambientes de insegurana do trabalho, capazes de afetar a sade, a segurana e o bem-estar do trabalhador. As condies ambientes relativas ao processo operacional, como por exemplo, mquinas desprotegidas, ferramentas inadequadas, matrias-primas, etc., so chamadas de riscos de acidente. As condies ambientes relativas ao ambiente de trabalho, como por exemplo a presena de gases, vapores, rudo, calor, etc., so chamadas de riscos ambientais. As condies ambientes relativas ao conforto, postura, como por exemplo, esforos repetitivos, postura viciosa, etc..., so chamados de riscos ergonmicos.> Os riscos profissionais dividem-se, pois em riscos de acidente, riscos ambientais e riscos ergonmicos. Os riscos ambientais so, ento, aqueles inerentes ao ambiente de trabalho que podero, em condies especiais, ocasionar as doenas profissionais ou do trabalho, ou ocupacionais. ----------------------------------------------------------------B) Riscos Ambientais. Os fatores desencadeantes das doenas do trabalho so chamados de agentes ambientais e podem ser classificados segundo a sua natureza e forma com que atuam no organismo humano. Essa classificao dada a seguir: - Riscos fsicos - Riscos qumicos

- Riscos biolgicos ---------------------------------------------------------------C) Riscos Fsicos. Os agentes fsicos causadores em potencial de doenas ocupacionais so: - Rudo - Vibraes - Temperaturas extremas (calor e frio) - Presses anormais - Radiaes ionizantes (raios x, raios alfa, raios beta, raios gama) - Radiaes no-ionizantes (infravermelha,...) - Umidade - Nvel de iluminamento Rudo. Reduz a capacidade auditiva do trabalhador, a exposio intensa e prolongada ao rudo atua desfavoravelmente sobre o estado emocional do indivduo com conseqncias imprevisveis sobre o equilbrio psicossomtico. De um modo geral, quanto mais elevados os nveis encontrados, maior o nmero de trabalhadores que apresentaro incio de surdez profissional e menor ser o tempo em que este e outros problemas se manifestaro. aceito ainda que o rudo elevado influi negativamente na produtividade, alm de ser freqentemente o causador indireto de acidentes do trabalho, quer por causar distrao ou mau entendimento de instrues, quer por mascarar avisos ou sinais de alarme. Vibraes. As vibraes so tambm relativamente freqentes na indstria, e podem ser divididas em duas categorias: vibraes localizadas e vibraes de corpo inteiro. Temperaturas Extremas. As temperaturas extremas so as condies trmicas rigorosas, em que so realizadas diversas atividades profissionais. Presses Anormais.

As presses anormais so encontradas em trabalhos submersos ou realizados abaixo do nvel do lenol fretico. Radiaes Ionizantes. Oferecem srio risco sade dos indivduos expostos. So assim chamadas pois produzem uma ionizao nos materiais sobre os quais incidem, isto , produzem a subdiviso de partculas inicialmente neutras em partculas eletricamente carregadas. As radiaes ionizantes so provenientes de materiais radioativos como o caso dos raios alfa (a), beta (b) e gama (g), ou so produzidas artificialmente em equipamentos, como o caso dos raios X. Radiaes No-ionizantes. So de natureza eletromagntica e seus efeitos dependero de fatores como durao e intensidade da exposio, comprimento de onda de radiao, regio do espectro em que se situam, etc. Umidade. As atividades ou operaes executadas em locais alagados ou encharcados, com umidade excessiva, capazes de produzir danos sade dos trabalhadores. Nvel de Iluminamento A partir da Teoria da relatividade - Albert Einstein - podemos estabelecer as seguintes definies relacionadas luz: - A luz constituda de variados comprimentos de ondas ou de partculas que so os ftons, ou seja, tem comportamento ondulatrio ou corpuscular, manifestando-se conforme o caso. - A luz uma forma de energia radiante que se manisfeta pela capacidade de produzir a sensao da viso. No caso da Higiene Industrial, basta-nos o estudo da luz em seu comportamento ondulatrio, uma vez que trataremos principalmente da forma como vamos iluminar os ambientes de trabalho. ---------------------------------------------------------------D) Riscos Qumicos. So os agentes ambientais causadores em potencial de doenas profissionais devido sua ao qumica sobre o organismo dos trabalhadores. Podem ser encontrados tanto na forma slida, como lquida ou gasosa. Alm do grande nmero de materiais e substncias tradicionalmente utilizadas ou manufaturadas no meio industrial, uma variedade enorme de novos agentes qumicos em potencial vai sendo encontrados, devido quantidade sempre crescente de novos processos e compostos desenvolvidos.

Eles podem ser classificados de diversas formas, segundo suas caractersticas txicas, estado fsico, etc. Conforme foi observado, os agentes qumicos so encontrados em forma slida, lquida e gasosa. Os agentes qumicos, quando se encontram em suspenso ou disperso no ar atmosfrico, so chamados de contaminantes atmosfricos. Estes podem ser classificados em: - Aerodispersides - Gases - Vapores Aerodispersides. So disperses de partculas slidas ou lquidas de tamanho bastante reduzido (abaixo de 100m, que podem se manter por longo tempo em suspenso no ar. Exemplos: poeiras (so partculas slidas, produzidas mecanicamente por ruptura de partculas maiores), fumos (so partculas slidas produzidas por condensao de vapores metlicos), fumaa (sistemas de partculas combinadas com gases que se originam em combustes incompletas), nvoas (partculas lquidas produzidas mecanicamente, como por em processo spray) e neblinas (so partculas lquidas produzidas por condensaes de vapores). O tempo que os aerodispersides podem permanecer no ar depende do seu tamanho, peso especfico (quanto maior o peso especfico, menor o tempo de permanncia) e velocidade de movimentao do ar. Evidentemente, quanto mais tempo o aerodisperside permanece no ar, maior a chance de ser inalado e produzir intoxicaes no trabalhador. As partculas mais perigosas so as que se situam abaixo de 10m, visveis apenas com microscpio. Estas constituem a chamada frao respirvel pois podem ser absorvidas pelo organismo atravs do sistema respiratrio. As partculas maiores, normalmente ficam retidas nas mucosas da parte superior do aparelho respiratrio, de onde so expelidas atravs de tosse, expectorao, ou pela ao dos clios. Gases. So disperses de molculas no ar, misturadas completamente com este (o prprio ar uma mistura de gases). Vapores. So tambm disperses de molculas no ar, que ao contrrio dos gases, podem condensar-se para formar lquidos ou slidos em condies normais de temperatura e presso. Uma outra diferena importante que os vapores em recintos fechados podem alcanar uma concentrao mxima no ar, que no ultrapassada, chamada de saturao. Os gases, por outro lado, podem chegar a deslocar totalmente o ar de um recinto.

---------------------------------------------------------------E) Riscos Biolgicos. So microorganismos causadores de doenas com os quais pode o trabalhador entrar em contato, no exerccio de diversas atividades profissionais. Vrus, bactrias, parasitas, fungos e bacilos so exemplos de microorganismos aos quais freqentemente ficam expostos mdicos, enfermeiros, funcionrios de hospitais, sanatrios e laboratrios de anlises biolgicas, lixeiros, aougueiros, lavradores, tratadores de animais, trabalhadores de cortume e de estaes de tratamento de esgoto, etc. ---------------------------------------------------------------F) Riscos Ergonmicos. So aqueles relacionados com fatores fisiolgicos e psicolgicos inerentes execuo das atividades profissionais. Estes fatores podem produzir alteraes no organismo e estado emocional dos trabalhadores, comprometendo a sua sade, segurana e produtividade. Exemplos: movimentos repetitivos, levantamento e transporte manual de pesos, movimentos viciosos, trabalho de p, esforo fsico intenso, postura inadequada, controle rgido de produtividade, desconforto acstico, desconforto trmico, mobilirio inadequado, etc. ---------------------------------------------------------------G) Riscos de Acidentes qualquer circunstncia ou comportamento que provoque alterao da rotina normal de trabalho. ---------------------------------------------------------------MEDIDAS DE CONTROLE So medidas necessrias para a eliminao e a minimizao dos riscos ocupacionais. Quando comprovado pelo empregador ou instituio a inviabilidade tcnica da adoo de medidas de proteo coletiva, ou quando estas no forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planejamento ou implantao, ou ainda em carter complementar ou emergencial, devero ser adotados outras medidas, obedecendo-se a seguinte hierarquia: a) medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho; b) utilizao de equipamento de proteo coletiva - EPC e individual - EPI.

Todo EPI dever apresentar, em caracteres indelveis e bem visveis o nome comercial da empresa fabricante ou importador, e o nmero do CA.

También podría gustarte