Está en la página 1de 26

Aluno: Paulo Alan Mattos Monteiro Curso: Engenharia Civil Disciplina: Bioestatstica e Epidemiologia Professora: Mrcia UERJ ANO

2013.1

A tuberculose - chamada antigamente de "peste cinzenta", e conhecida tambm em portugus como tsica pulmonar ou "doena do peito" - uma das doenas infecciosas documentadas desde a mais longa data e que continua a afligir a humanidade nos dias atuais. causada pelo mycobacterium tuberculosis, tambm conhecido como bacilo de koch.

uma doena contagiosa, que se transmite de pessoa para pessoa e que atinge sobretudo os pulmes. Pode tambm atingir outros rgos e outras partes do nosso corpo, como os gnglios, os rins, os ossos, as articulaes, o fgado, o bao, a pele, os intestinos e Crebro. Os sinais e sintomas associados a cada uma dessas localizaes so variados e dependentes do rgo acometido e do estado imunolgico do indivduo.

TIPOS DE TUBERCULOSE Tuberculose Pleural: A tuberculose extrapulmonar mais comum tuberculose pleural, que como diz o nome, acomete a pleura, membrana que recobre os pulmes. Os sintomas mais comuns so dor torcica unilateral e falta de ar, causado pelo aparecimento de derrame pleural, mais conhecido com gua na pleura. Tuberculose ssea: Costuma envolver a coluna vertebral, causando destruio das vrtebras. A tuberculose da coluna tambm chamada de "Mal de Pott". Apresenta sintomas de dor leve/moderada nas costas, que piora progressivamente. Conforme a vrtebra vai sendo destruda, a medula pode ser acometida causando intensa dor e alteraes neurolgicas, incluindo at paralisia dos membros.

Tuberculose Ganglionar: A tuberculose ganglionar uma manifestao comum nos pacientes soropositivos infetados pelo bacilo de Koch. O quadro tpico de aumento dos linfonodos na regio do pescoo. No incio, os gnglios tm crescimento lento e so indolores, posteriormente aumentam de volume e tendem a se agrupar podendo criar fstulas na pele. As secrees de um gnglio fistulizado so contagiosas e podem transmitir a tuberculose para outros sendo esta, a nica situao de contgio.

Tuberculose Cerebral: a forma mais grave de tuberculose, podendo evoluir como uma meningite tuberculosa ou com a formao de tuberculomas cerebrais, espcies de tumores no sistema nervoso central. Tuberculose Urinria: A tuberculose urinria tem sintomas semelhantes infeo urinria, porm sem resposta aos antibiticos e com urocultura negativa (sem bactrias). Se no tratada a tempo pode levar a deformidades do sistema urinrio e insuficincia renal terminal .

Transmisso
A tuberculose transmitida por aerossis produzidos por um indivduo contaminado quando este tosse, fala, espirra ou cospe. A probabilidade da transmisso depende do grau de infeco da pessoa com tuberculose e da quantidade expelida, forma e durao da exposio ao bacilo, e a virulncia.

Infeco
A infeco pelo M. tuberculosis se inicia quando o bacilo atinge os alvolos pulmonares e pode se espalhar para os ndulos linfticos e da, atravs da corrente sangunea para tecidos mais distantes onde a doena pode se desenvolver: a parte superior dos pulmes, os rins, o crebro e os ossos. A resposta imunolgica do organismo mata a maioria dos bacilos, levando formao de um granuloma. Os "tubrculos", ou ndulos de tuberculose so pequenas leses que consistem em tecidos mortos de cor acinzentada contendo a bactria da tuberculose. Normalmente o sistema imunolgico capaz de conter a multiplicao do bacilo, evitando sua disseminao em 90% dos casos.

Evoluo
Cerca de 5% das pessoas infectadas vo desenvolver a doena nos dois primeiros anos, e outras 5% vo desenvolv-la ainda mais tarde. No total, cerca de 10% dos infectados com sistema imunolgico normal desenvolvero a doena durante a vida. Algumas situaes aumentam o risco de progresso da tuberculose. Em pessoas infectadas com o HIV ou outras doenas que deprimem o sistema imunolgico tem muito mais chances de desenvolverem complicaes. Outras situaes de risco incluem: o abuso de drogas injetveis; infeco recente de tuberculose nos ltimos 2 anos; diabetes mellitus, silicose, terapia prolongada com corticosterides e outras terapias imuno-supressivas, cncer na cabea ou pescoo, doenas no sangue (leucemia e doena de Hodgkin), doena renal em estgio avanado, gastrectomia, sndromes de mal-absoro crnicas, ou baixo peso corporal (10% ou mais de peso abaixo do ideal).

Sintomas mais comuns


Os sintomas incluem tosse prolongada com durao de mais de trs semanas, dor no peito e hemoptise. Outros sintomas incluem febre, calafrios, suores noturnos, perda de apetite e de peso, acmulo de pus na pleura pulmonar so caractersticos em casos mais graves e cansao fcil.

Notificao
A tuberculose uma doena de notificao obrigatria (compulsria), ou seja, qualquer caso confirmado tem que ser obrigatoriamente notificado.

Diagnstico
Uma avaliao mdica completa para a tuberculose ativa inclui um histrico mdico, um exame fsico, a baciloscopia de escarro, uma radiografia do trax e culturas microbiolgicas. A prova tuberculnica (tambm conhecida como teste tuberculnico ou teste de Mantoux) est indicada para o diagnstico da infeco latente, mas tambm auxilia no diagnstico da doena em situaes especiais, como no caso de crianas com suspeita de tuberculose. Toda pessoa com tosse por trs semanas ou mais chamada sintomtica respiratria (SR) e pode estar com tuberculose.

Baciloscopia um exame realizado com o escarro do paciente suspeito de ser vtima de tuberculose, colhido em um potinho estril. Para o exame so necessrias duas amostras. Uma amostra deve ser colhida no momento da identificao do sintomtico respiratrio e a outra na manh do dia seguinte, com o paciente ainda em jejum aps enxaguar a boca com gua. O histrico mdico inclui a obteno de sintomas da tuberculose pulmonar: tosse intensa e prolongada por trs ou mais semanas; dor no peito; e Hemoptise.

Exame fsico
Um exame fsico feito para avaliar a sade geral do paciente e descobrir outros fatores que podem afetar o plano de tratamento da tuberculose. No pode ser usado como diagnosticador da Tuberculose.

A tuberculose cria cavidades visveis em radiografias como esta, na parte superior do pulmo direito.

Estudos microbiolgicos

Colnias de M. tuberculosis podem ser vistas nitidamente nesta cultura. Anlises de amostras de escarro e culturas microbiolgicas devem ser feitas para detectar o bacilo, caso o paciente esteja produzindo secreo. Se no estiver produzindo-a, uma amostra coletada na laringe, uma broncoscopia ou uma aspirao por agulha fina podem ser consideradas.

Prova Tuberculnica (Teste Tuberculnico ou de Mantoux)

Dentre a gama de testes disponveis para avaliar a possibilidade de TB, o teste de Mantoux envolve injeo intradrmica de tuberculina e a medio do tamanho da envurao provocada aps 72 horas (48 a 96 horas). O teste intradrmico de Mantoux usado no Brasil, nos Estados Unidos e noCanad. Um resultado positivo indica que houve contato com o bacilo (infeco latente da tuberculose), mas no indica doena, j que, aps o contgio, o indivduo apresenta 5% de chances de desenvolver a doena nos primeiros 2 anos. Este teste utilizado para fins de controle epidemiolgico e profilaxia em contactantes de pacientes com tuberculose.

Tratamento de tuberculose
Os tratamentos recentes para a tuberculose ativa incluem uma combinao de drogas e remdios, s vezes num total de quatro, que so reduzidas aps certo tempo, a critrio mdico. No se utiliza apenas uma droga, pois, neste caso, todas as bactrias sensveis a ela morrem, e, trs meses depois, o paciente sofrer infeco de bactrias que conseguiram resistir a esta primeira droga. Alguns medicamentos matam a bactria, outros agem contra a bactria infiltrada em clulas, e outros, ainda, impedem a sua multiplicao. Ressalve-se que o tratamento deve seguir uma continuidade com acompanhamento mdico, e no suspenso pelo paciente aps uma simples melhora. O tratamento pode durar at 5 anos.

Preveno
A imunizao com vacina BCG d entre 50% a 80% de resistncia doena. Em reas tropicais onde a incidncia de mycobactrias atpicas elevada (a exposio a algumas "mycobacterias" no transmissoras de tuberculose d alguma proteo contra a TB), a eficcia da BCG bem menor. No Reino Unido adolescentes de 15 anos so normalmente vacinadas durante o perodo escolar.

Gravidade da tuberculose no mundo. Em 2010 cerca de 1/3 da populao estava contaminada com o bacilo da tuberculose, porm apenas cerca de 10% desenvolvem a doena em algum perodo da vida. muito perigosa quando associada com a AIDS.

Com controle feito pela OMS e outras organizaes de sade, e com tratamentos cada vez mais eficazes para doenas imunes, o nmero de casos no mundo vm caindo consideravelmente em todos os continentes. O local com mais casos o sudeste asitico com 34%, seguindo da frica com 30% dos casos e da ilhas do Pacfico com 21%. Na Europa ocorrem apenas 4,5% e nas Amricas apenas 2,9%. O Brasil , segundo dados de 2010 do Ministrio da Sade, o 19 pas com maior nmero de casos da doena. Cerca de 73% dos novos casos so curados, 12% a menos do preconizado pela OMS.

BIBLIOGRAFIA: Wikipdia, a enciclopdia livre. Portal da Sade 2012 Rede TB - Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose http://www.slideshare.net/TAS2214/tuberculose-12983195 http://www.zaroio.com.br/i/o/200806110257206.jpg

También podría gustarte