Está en la página 1de 18

AGNCIA DE FOMENTO DO PARAN S.A.

CONCURSO PBLICO
24/03/2013 INSTRUES
1. Conra abaixo: seu nome, nmero de inscrio e cargo correspondente sua inscrio. Assine no local indicado. 2. Verique se os dados impressos no Carto-Resposta e na Folha Denitiva da questo discursiva correspondem aos seus. Em caso de irregularidade, comunique-a imediatamente ao Fiscal. 3. No sero permitidos: emprstimos de materiais; consultas e comunicao entre os candidatos; uso de livros, apontamentos, relgios, aparelhos eletrnicos e, em especial, aparelhos celulares, os quais devero ser desligados e colocados no saco plstico fornecido pelo Fiscal. O no cumprimento dessas exigncias ocasionar a excluso do candidato deste Concurso Pblico. 4. Aguarde o Fiscal autorizar a abertura do Caderno de Prova. Aps a autorizao, conra a paginao antes de iniciar a Prova. 5. Este Caderno de Prova contm 40 (quarenta) questes objetivas, cada qual com apenas 1 (uma) alternativa correta e 1 questo discursiva (Redao). No Carto-Resposta, preencha, com tinta preta, o retngulo correspondente alternativa que julgar correta para cada questo. 6. No Carto-Resposta, anulam a questo: marcar mais de 1 (uma) alternativa em uma mesma questo; rasurar; preencher alm dos limites do retngulo destinado a cada marcao. No haver substituio do Carto-Resposta por erro de preenchimento. 7. Na questo discursiva (Redao), transcreva a resposta para a Folha Denitiva de Resposta e no ultrapasse o espao indicado para a questo. No haver substituio da mesma por erro de transcrio. 8. No so permitidas perguntas ao Fiscal sobre as questes da prova. 9. A durao desta prova ser de 5 (cinco) horas, j includo o tempo para preenchimento do Carto-Resposta e da Folha Denitiva de Resposta. 10. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao Fiscal. 11. Aguarde autorizao para devolver, em separado, o Caderno de Prova, o Carto-Resposta e a Folha Denitiva de Resposta, devidamente assinados.

Transcreva abaixo as suas respostas, dobre na linha pontilhada e destaque cuidadosamente esta parte. .................................................................................................................................... RESPOSTAS

01 21

02 22

03 23

04 24

05 25

06 26

07 27

08 28

09 29

10 30

11 31

12 32

13 33

14 34

15 35

16 36

17 37

18 38

19 39

20 40

www.pciconcursos.com.br

....................................................................................................................... O gabarito ocial provisrio estar disponvel no endereo eletrnico www.cops.uel.br a partir das 17 horas do dia 25 de maro de 2013.

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto, a seguir, e responda s questes de 1 a 6. Um dispositivo apelidado de boto do pnico dever ser a nova arma de mulheres do Esprito Santo contra ex-parceiros agressores. O Estado tem a maior taxa de assassinatos de mulheres do pas o dobro da mdia nacional. Com cerca de cinco centmetros e um chip interno igual aos de celulares, o aparelho poder ser levado na bolsa para, quando acionado, enviar uma mensagem polcia e Justia alertando, por exemplo, a aproximao de um potencial agressor. Caber prpria mulher apertar o boto em situaes que considerar de perigo. A mensagem dar polcia, pelo sistema GPS, as coordenadas de onde ela est. No h aparelho semelhante em outros Estados. O boto ser lanado em 4 de maro pelo Tribunal de Justia capixaba, que mantm uma coordenadoria especca para tratar de casos de violncia domstica. O pblico-alvo so as mulheres j protegidas por medidas judiciais, previstas na Lei Maria da Penha, como as que determinam que o homem saia do lar ou mantenha uma distncia mnima delas. Nos ltimos cinco anos, a Justia do Estado concedeu 13,6 mil medidas protetivas a mulheres que se queixaram de agresses ou ameaas. Segundo o Mapa da Violncia 2012, estudo feito em todo o pas a partir de dados de homicdios computados pelo SUS (Sistema nico de Sade), o Esprito Santo o Estado com a maior taxa de assassinatos de mulheres: 9,8 casos para cada 100 mil mulheres. A mdia no Brasil de 4,6 homicdios por 100 mil. A Lei Maria da Penha boa, mas costumo dizer que por um pequeno cochilo do legislador faltou (prever) a scalizao (do cumprimento) das medidas protetivas, armou a juza Hermnia Azoury, responsvel pela coordenadoria de violncia domstica. O juiz determina ao agressor: voc no pode chegar a menos de 500 metros da mulher. Mas o juiz vai scalizar? Ou o promotor vai? invivel, tem que ter um mecanismo, diz a juza. O aparelho fabricado na China e, segundo o TJ, cada unidade custar at R$ 80,00 para ser importada.
(Adaptado de: TUROLLO JR., R. No ES, mulher ameaada ter boto de pnico contra ex. Folha de S. Paulo. So Paulo, 23 fev. 2013. Cotidiano 2. p.3.)

1 A partir das informaes do texto, considere as armativas a seguir. I. O Esprito Santo adotou essa nova arma devido alta taxa de assassinato de mulheres no Estado. II. O Estado capixaba pioneiro na aquisio do dispositivo contra ex-parceiros agressores. III. Toda mulher que sofrer agresso ou ameaa receber um boto do pnico. IV. O dispositivo ser repassado preventivamente s mulheres ainda sem amparo da justia. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 2 Com relao ao texto, trata-se de a) uma notcia de carter informativo com trechos opinativos. b) um editorial com predomnio do carter argumentativo. c) uma reportagem com predomnio do carter opinativo. d) uma notcia com reexes prprias de um relato pessoal. e) uma reportagem com predomnio do carter informativo.

1 / 16

www.pciconcursos.com.br

3 Acerca do trecho A Lei Maria da Penha boa, mas costumo dizer que por um pequeno cochilo do legislador faltou (prever) a scalizao (do cumprimento) das medidas protetivas, considere as armativas a seguir. I. A conjuno mas tem sentido de explicao da orao anterior. II. O termo protetivas tem o mesmo signicado que preventivas. III. As aspas marcam a presena do discurso direto. IV. A exo do verbo na primeira pessoa revela o carter opinativo do trecho. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 4 Sobre o texto, considere as armativas a seguir. I. No trecho como as que determinam que o homem saia do lar, a expresso medidas judiciais est implcita. II. No fragmento mantenha uma distncia mnima delas, o termo em destaque retoma a expresso medidas judiciais. III. Em como as que determinam que o homem saia do lar ou mantenha uma distncia mnima delas, o termo em destaque introduz uma comparao. IV. Em a Justia do Estado concedeu 13,6 mil medidas protetivas a mulheres que se queixaram de agresses, o pronome que se refere a mulheres. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 5 A respeito das perguntas do trecho Mas o juiz vai scalizar? Ou o promotor vai? feitas pela juza, assinale a alternativa correta. a) Revelam dvidas da juza diante das decises judiciais. b) Expressam o tom jocoso da juza diante do assunto. c) Abordam questes que fogem ao tema proposto. d) Tm carter retrico, pois so respondidas no texto. e) Atestam falta de conhecimento da juza sobre o assunto. 6 Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a palavra escrita seguindo a mesma estrutura do termo pblico-alvo. a) Ex-parceiro. b) Inter-relao. c) Guarda-roupa. d) Para-raios. e) Palavra-chave.

2 / 16

www.pciconcursos.com.br

Leia o texto, a seguir, e responda s questes de 7 a 10. Um trabalho gigantesco, produzido por 500 cientistas de 300 instituies que analisaram 187 pases ao longo das ltimas quatro dcadas. o Global Burden of Disease (Peso Global das Doenas), que acaba de ser publicado e o maior estudo j realizado sobre a sade da humanidade. Ele traz duas grandes concluses. A boa que a expectativa de vida aumentou em praticamente todo o mundo, e as mortes relacionadas subnutrio caram de 3,4 milhes, em 1990, para 1,4 milho em 2010, ltimo ano analisado pelo estudo. Em 1990, a subnutrio era a doena com maior peso, ou seja, aquela que mais tirava anos de vida saudvel da humanidade. Agora, ela despencou para oitavo lugar. Mas a obesidade, eis a m notcia, subiu de dcimo para sexto e a m alimentao, com uma dieta pobre em nutrientes, aparece em quinto (os quatro maiores fatores de risco so presso alta, tabagismo, uso de lcool e poluio). As dietas pobres em frutas, verduras e gros integrais tm impacto surpreendente, escrevem os autores do estudo. A pesquisa constatou que, entre 1990 e 2010, a expectativa de vida global dos homens subiu de 62,8 para 67,5 anos, e a das mulheres subiu de 68,1 para 73,3. Ou seja: as mulheres ampliaram em seis meses a vantagem que levam sobre os homens. Mas nem todos os pases evoluram. Na Bielorrssia, os homens perderam 1,4 ano por causa do aumento no consumo de lcool. E Lesoto, na frica, viu sua expectativa de vida desabar regrediu 12,2 anos entre os homens e 14,7 entre as mulheres devido epidemia de Aids.
(Adaptado de: NOGUEIRA, S.; GARATTONI, B. Obesidade j mata mais gente do que fome. SuperInteressante. So Paulo, Ed. Abril, fev. 2013. p.10.)

7 Sobre o estudo mencionado no texto, assinale a alternativa correta. a) O estudo constatou que a expectativa de vida das mulheres aumentou devido a uma dieta rica em nutrientes. b) O estudo apresenta dados negativos acerca da sade da humanidade, que envelhece e adoece cada vez mais. c) O trabalho mostra que o excesso de consumo de lcool um problema sofrido pelos pases subdesenvolvidos. d) Os dados revelam que a subnutrio um problema que afeta mais o continente africano. e) A pesquisa revela que o excesso de peso e a m alimentao j so problemas maiores que a subnutrio. 8 A respeito da linguagem utilizada no texto, considere as armativas a seguir. I. O texto apresenta uma linguagem lacnica, com ineccia vocabular. II. Trata-se de linguagem conotativa, metafrica, cujos sentidos variam conforme o contexto. III. O texto apresenta linguagem concisa, dados estatsticos e adequao vocabular. IV. Trata-se de linguagem denotativa, cujos sentidos so iguais tanto para o emissor quanto para o receptor. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 9 A partir do fragmento Em 1990, a subnutrio era a doena com maior peso, ou seja, aquela que mais tirava anos de vida saudvel da humanidade, considere as armativas a seguir. I. A palavra aquela retoma o termo doena. II. A expresso que inicia o perodo indica circunstncia temporal. III. As aspas no termo peso marcam o duplo sentido da palavra. IV. A expresso ou seja tem sentido adversativo. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 3 / 16

www.pciconcursos.com.br

10 Com relao aos recursos lingustico-semnticos presentes no texto, considere as armativas a seguir. I. Em Mas a obesidade, eis a m notcia, a conjuno em destaque tem sentido adversativo. II. Em Agora, ela despencou para oitavo lugar, o termo destacado uma expresso tpica da lngua falada. III. No trecho E Lesoto, na frica, viu sua expectativa de vida desabar, a expresso destacada um aposto. IV. No trecho Mas nem todos os pases evoluram, o termo destacado tem sentido de negao. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas.

4 / 16

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS GERAIS 11 Observe a charge a seguir.

(Disponvel em: <http://www.sindisprevrs.org.br/new/content_view.php?id=1540>. Acesso em: 6 mar. 2013.)

A charge remete s intenes de realizao em 2014, da Copa do Mundo, no Brasil, como uma Copa Verde, dentro dos princpios da sustentabilidade. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o objetivo desse projeto. a) Criar estrutura que reduza as emisses de gases poluentes, antes e depois do grande evento. b) Mudar o uniforme da seleo brasileira para cores que lembrem a defesa das orestas brasileiras. c) Sediar as partidas da seleo brasileira de preferncia em cidades que respeitam as normas ambientais. d) Construir parques arborizados nas imediaes dos estdios onde sero realizados os jogos da Copa do Mundo. e) Usar o evento como espao para discutir o protocolo de intenes contido no documento Agenda 21. 12 Observe a charge a seguir.

(Folha de Londrina, Folha Opinio. 25 nov. 2012, p.2.)

A charge remete ao princpio da governabilidade, prtica identicada a) aos esforos desenvolvidos pelos polticos brasileiros para perpetuarem-se no poder. b) centralizao do poder nas mos de um governante em detrimento das estruturas partidrias. c) incorporao da ideologia de vrios partidos por um mandatrio, a m de denir um programa de governo. d) necessidade dos governantes de encontrarem uma base partidria slida a m de poderem administrar. e) prtica na qual os partidos perdem importncia no processo de elaborao de polticas pblicas. 5 / 16

www.pciconcursos.com.br

13 No primeiro semestre de 2012, iniciaram-se os trabalhos da Comisso da Verdade, no Brasil. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a tarefa da referida comisso. a) Apurar o envolvimento de membros da Cmara Federal do Brasil no mensalo. b) Julgar os polticos brasileiros acusados de corrupo. c) Garantir a transparncia no que se refere ao direito de informao pela mdia. d) Descobrir se houve trco de inuncia na escolha do Brasil para a Copa de 2014. e) Investigar a violao dos direitos humanos durante o regime militar. 14 Em 2012, o Governo Federal reduziu os juros praticados pelos bancos estatais, Caixa Econmica Federal e Banco do Brasil. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o principal desdobramento que essa medida teve. a) Lucros mais elevados por parte das duas instituies nanceiras. b) Aumento na taxa de inadimplncia de cada uma das instituies. c) Descapitalizao dos dois bancos que violaram leis do mercado. d) Descrdito do consumidor em relao aos bancos privados. e) Protestos da Organizao Mundial do Comrcio deciso brasileira. 15 Observe a charge a seguir.

(Folha de Londrina. 6 mar. 2013.)

A charge remete recente morte do presidente venezuelano Hugo Chaves, defensor da Revoluo Bolivariana. Sobre os princpios da Revoluo Bolivariana Chavista, considere as armativas a seguir. I. Defesa de princpios socialistas, produzindo um confronto direto com as elites tradicionais do pas. II. Supresso das eleies, substitudas por um mandato vitalcio determinado pelo Congresso venezuelano. III. Eliminao dos partidos polticos de oposio e legalizao do unipartidarismo, como forma de garantir a governabilidade. IV. Adoo de medidas de carter nacionalista ancoradas no forte potencial petrolfero existente no pas. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 6 / 16

www.pciconcursos.com.br

16 Nas ltimas dcadas, tm se expandido no Brasil os esforos de constituio dos Bancos Comunitrios. Sobre o que essas experincias visam, considere as armativas a seguir. I. Criar mecanismos mais ecazes para o funcionamento do mercado nanceiro. II. Realizar emprstimos possveis de serem pagos sem juros. III. Promover o desenvolvimento social e econmico junto a populaes de baixa renda. IV. Apoiar iniciativas de economia solidria, que integra o leque de aes do Governo Federal. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 17 Leia a manchete a seguir.

(Folha de Londrina, Folha Geral. 28 dez. 2012, p.7.)

A manchete remete a programa lanado em 2012 pelo Governo Federal. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o que o programa estabelece como objetivos. a) Erradicao da pobreza no Brasil, com base nos critrios adotados pelo Banco Mundial. b) Atendimento queles que esto impossibilitados de ser contemplados pelo Bolsa Famlia. c) Limitar o atendimento a famlias pouco numerosas, respeitando-se assim os recursos do Estado Federal. d) Substituir progressivamente os demais programas assistenciais herdados pela presidenta Dilma do governo Lula. e) Ampliao de iniciativas de transferncia de renda e fortalecimento da educao. 18 Leia a manchete a seguir.

(Folha de Londrina, Folha Economia. 9 fev. 2013, p.3.)

O ttulo da matria remete situao vivida pela economia brasileira, o pleno emprego, registrado tambm pelos pases europeus no ps Segunda Guerra Mundial. Naquele contexto esta situao foi marcada a) pela implementao de polticas neoliberais com a nalidade de tornar menos intervencionista a ao estatal. b) pelo rebaixamento dos salrios dos trabalhadores, mecanismo essencial para garantir o crescimento econmico. c) pelo desaparecimento do desemprego, por um determinado perodo, graas ao uso de novas tecnologias. d) pelo avano das polticas de bem-estar social, alimentando um determinado circuito virtuoso de crescimento. e) pela generalizao de governos trabalhistas na Europa Ocidental com o trmino do conito mundial.

7 / 16

www.pciconcursos.com.br

19 O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar ocorrer em data unicada, em todo o territrio nacional, a cada a) 60 meses. b) 48 meses c) 36 meses. d) 24 meses. e) 12 meses. 20 De acordo com o pargrafo nico do Art. 53 do ECA, direito dos pais ou responsveis a) organizar entidades de representao estudantis. b) zelar pelo cumprimento da grade curricular. c) participar da denio das propostas educacionais. d) propor a contratao ou demisso de professores. e) cuidar pela gratuidade integral do ensino pblico.

8 / 16

www.pciconcursos.com.br

MATEMTICA E RACIOCNIO LGICO 21 Considerando a sequncia provveis de x, y e z . 3 1 5 a) , , 4 4 4 9 5 b) 1, , 8 4 7 5 c) 1, , 4 8 7 5 d) 2, , 8 4 3 5 7 e) , , 4 8 4 1 5 3 7 , , , , assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os valores 2 8 4 8

22 Sejam j1 , j2 , j3 , j4 , ..., jn as taxas mensais de inao de meses sucessivos. Dene-se a taxa acumulada de inao nesses meses por: jac = (1 + j1 )(1 + j2 )(1 + j3 )(1 + j4 )...(1 + jn ) 1. Com base no enunciado, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a taxa acumulada em um trimestre, sabendo que a taxa mensal de 1%. a) 10,3% b) 1% c) 3,03% d) 3% e) 1,03% 23 Um operrio tem seu salrio dado por um valor xo mais uma parte varivel que diretamente proporcional ao nmero de horas extras trabalhadas. Sabe-se que, em um ms em que so feitas 12 horas extras, o salrio de R$ 840,00 e que, em um ms em que so feitas 20 horas extras, o salrio de R$ 1.000,00. Com base no enunciado, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os valores, xo e de hora extra, que compem o salrio do operrio. a) R$ 640,00 e R$ 18,00 b) R$ 760,00 e R$ 12,00 c) R$ 660,00 e R$ 15,00 d) R$ 600,00 e R$ 20,00 e) R$ 720,00 e R$ 10,00 24 Com relao ao Sistema Mtrico Decimal, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), considere as armativas a seguir. I) 4.500 g equivalem a 4, 5 kg . II) Sabendo que 1.000 cm3 equivalem a 1 l, ento 1 cm3 equivale a 1 ml. III) 3.200 dm2 equivalem a 0, 00032 hm2 . IV) 20 m equivalem a 2 dam. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 9 / 16

www.pciconcursos.com.br

25 Os ativos totais da Agncia de Fomento do Paran apresentaram saldo de R$ 1.405.000,00 em junho de 2012, um incremento de 10% em relao a junho de 2011, conforme a gura a seguir.

(Adaptado de: <http://www.fomento.pr.gov.br/arquivos/File/institucional/Balancos_e_Relatorios/Balanco_Fomento_06_2012.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2013.)

Com base nessas informaes, assinale a alternativa que apresenta qual era o saldo dos ativos totais em junho de 2011. a) R$ 1264.000,00 b) R$ 1277.277,77 c) R$ 1277.000,72 d) R$ 1264.500,00 e) R$ 1277.272,72 Leia o texto, a seguir, e responda s questes 27 e 26. Com o propsito de melhorar a segurana de seus clientes, um provedor de Internet implementou um novo procedimento de o cliente informar sua senha de 6 dgitos. A nova congurao da tela do computador dada a seguir.

Onde ai A = {n IN/0 n 9} tal que i = 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. O cliente deve vericar, entre os cinco campos apresentados na tela, a qual pertence cada dgito de sua senha e clicar com o mouse sobre o mesmo. Essa operao se repete a cada algarismo da senha. 26 Maria clica sua senha na frente de Jos, na sequncia de campos a seguir.

Maria pergunta a Jos: Quantas so as possibilidades de voc adivinhar minha senha? a) 128 b) 16 c) 64 d) 32 e) 100 10 / 16

www.pciconcursos.com.br

27 A forma de dispor os elementos do conjunto A em seus respectivos campos varia cada vez que a tela do computador se abre e deve respeitar a seguinte ordem de prioridade: i) Todo elemento do conjunto A deve estar representado na tela do computador, sem repetio. ii) Cada campo deve conter somente dois elementos de A. iii) Nmeros primos fazem par com nmeros primos ou com quadrados perfeitos. Considerando essas prioridades, assinale a alternativa que corresponde, corretamente, aos campos que devem ser clicados a m de digitar a senha 452706. a)

b)

c)

d)

e) 28 Eduardo encontra-se na origem de um sistema de coordenadas cartesianas, como mostra a gura a seguir.

Eduardo s pode dar um passo de cada vez, para o norte (N) ou para o leste (L). Quantas trajetrias (caminhos) existem da origem ao ponto P (5,3)? Exemplo: A trajetria da gura (L, N, N, L, L, N, L, L). a) 112 b) 8 c) 64 d) 15 e) 56

11 / 16

www.pciconcursos.com.br

29 A gura, a seguir, mostra um pedao de cartolina que ser dobrado e colado ao longo das bordas para formar uma embalagem na forma de um prisma hexagonal regular reto.

(Disponvel em: <http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/prisma/prisma.htm>. Acesso em: 2 fev. 2013.)

Supondo que l = 2 cm e h = 5 cm, qual o volume dessa embalagem em cm3 ? a) 3 cm3 3 b) cm3 2 c) 30 3 cm3 d) 6 3 cm3 e) 3 3 cm3 30 A populao de uma cidade aumenta a uma taxa de 2% a cada 5 anos. Deseja-se estimar a populao no ano de 2030, sabendo que em 2010 a populao era de 100.000 habitantes. Com relao a esse contexto, considere as armativas a seguir. I. A soluo desse problema forma uma PG, no qual a1 = 100.000 II. a2 = 100.000 + 0, 02 100.000 = 100.000 (1 + 0, 02) = 1, 02 100.000 III. Em 2030, a populao ser o quinto termo de uma PG, dado por: a5 = (1, 02)4 100.000 = 108.243 IV. O nmero de habitantes a cada 5 anos dado por uma PG de razo q = 0, 02 Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas.

12 / 16

www.pciconcursos.com.br

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO 31 Dentro das empresas, o almoxarifado possui vrias funes vinculadas boa gesto organizacional. Sobre o propsito do almoxarifado, considere as armativas a seguir. I. II. III. IV. a) b) c) d) e) Identicao dos itens de estoque que devem ter tratamento prioritrio. Determinao da poltica da quantidade de estoque armazenado. Guarda dos materiais das empresas at seu consumo nal. Abastecimento da linha de produo da empresa.

Assinale a alternativa correta. Somente as armativas I e II so corretas. Somente as armativas I e IV so corretas. Somente as armativas III e IV so corretas. Somente as armativas I, II e III so corretas. Somente as armativas II, III e IV so corretas.

32 Sobre sistemas de arquivos e protocolos, considere as armativas a seguir. I. II. III. IV. O mtodo de arquivamento por assunto ou especco recupera arquivos atravs de seu contedo. Os documentos pblicos so identicados como ofcio, recorrentes e xos. Os documentos de valor corrente so inalienveis e imprescritveis. Arquivos Pblicos so arquivos de instituies governamentais de mbito federal ou estadual ou municipal.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as armativas I e II so corretas. Somente as armativas I e IV so corretas. Somente as armativas III e IV so corretas. Somente as armativas I, II e III so corretas. Somente as armativas II, III e IV so corretas.

33 O Desenvolvimento Organizacional (DO) preconiza a mudana organizacional sistemtica e planejada na busca da qualidade das relaes de trabalho. Assinale a alternativa que descreve, corretamente, uma caracterstica desse modelo. a) b) c) d) e) O processo de trabalho pragmtico e exvel, no seguindo um procedimento rgido. O DO preconiza a discusso terica acerca dos problemas para tomada de deciso. O DO trabalha de forma pontual nos diferentes departamentos da empresa, isoladamente. A administrao trabalha em um ambiente mais esttico nas decises cotidianas. A principal caracterstica do DO converter as organizaes em sistemas mecanizados.

34 Nas relaes humanas, a comunicao interpessoal imprescindvel. Dessa forma, considere as armativas a seguir. I. Na comunicao, a tcnica do rudo auxilia a compreenso da mensagem enviada. II. A crtica construtiva, normalmente, fornece informaes objetivas em relao ao comportamento prossional. III. Nas relaes humanas, o sentimento de empatia tende a contribuir para um bom relacionamento. IV. O conito pode ser considerado um fator positivo para a organizao, por estimular a inovao e a criatividade. Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as armativas I e II so corretas. Somente as armativas I e IV so corretas. Somente as armativas III e IV so corretas. Somente as armativas I, II e III so corretas. Somente as armativas II, III e IV so corretas. 13 / 16

www.pciconcursos.com.br

Leia a denio, a seguir, e responda s questes de 35 a 36. Carta comercial o gnero de texto que as empresas utilizam para se comunicar por escrito. Essa denominao abrange tanto a correspondncia das empresas comerciais, quanto as do setor da indstria e dos servios. A carta comercial tambm denominada carta empresarial.
(ZANOTTO, N. Correspondncia e redao tcnica. Caxias do Sul: EDUCS, 2009, p.62.)

35

Quanto ao uso, objetivos e propsitos da carta comercial, assinale a alternativa correta. a) As cartas comerciais tratam especialmente de negcios, porm uma gama bastante variada de outros assuntos pode ser abordada por correspondncias com o formato de carta comercial. Assim, existe: carta de cumprimentos, psames, emprego, apresentao, recomendao, autorizao, informaes, carta-convite etc. b) As cartas comerciais tm por objetivo estrito a comunicao empresarial, por isso devem conter caractersticas xas que as mantenham diferenciadas de qualquer outro tipo de correspondncia, alm de limitarem os assuntos a serem veiculados apenas a questes relacionadas aos negcios. c) Com a chegada do e-mail, o gnero carta comercial desapareceu, deixando de ser utilizada, pois na era digital no se valoriza mais a comunicao escrita em papel, o que torna deselegante e inoportuno o envio de correspondncias via correio. d) As cartas comerciais foram substitudas pelos e-mails, que so mais conveis por chegarem mais rpido s mos dos destinatrios e explicitarem com maior ecincia o propsito comunicativo. Alm disso, revelam nvel mais elevado de comunicao e a certeza de que chegaro ao destinatrio e sero lidos. e) As cartas comerciais devem ser de uso exclusivo de empresas, portanto, pessoas fsicas no podem utiliz-las para tratar de qualquer assunto, mesmo que seja relacionado a negcios como comprar, vender produtos, reclamar mercadorias, fazer solicitaes a empresas, bancos ou propor outras negociaes.

36 Em relao estrutura da carta comercial, considere as armativas a seguir. I. A carta comercial pode ser escrita em papel A4 (tamanho ofcio), A5 (in-octavo ) ou no tamanho que a empresa houver por bem adotar. Pode ser digitada com espao 1 ou 1,5, conforme a extenso do texto e do papel. Quanto sua estrutura e organizao, dever compor-se basicamente das seguintes partes: timbre; ndice e nmero; localidade e data; referncia ou ementa; invocao; texto: exposio, apelo, impulso; cumprimento nal; assinatura; anexos; iniciais. II. A pessoa gramatical do emissor, primeira pessoa do singular (eu) ou do plural (ns), na redao de uma carta comercial, no questo de certo ou errado, depende da posio assumida pelo emissor. Se quem assina assume pessoalmente o teor da carta, poder escrever comunico, informo, solicito etc. Mas se o emissor fala em nome de uma empresa, por um conjunto de pessoas, dever dizer comunicamos, informamos, solicitamos etc. III. Em relao pontuao formal de uma carta comercial, podem ocorrer trs tipos diferentes de pontuao: pontuao aberta as cartas dispensam todos os sinais de pontuao, que podem ser omitidos, especialmente, os que delimitam as partes pr-textuais e ps-textuais; pontuao fechada os sinais de pontuao so utilizados para marcar o nal de todos os elementos da carta; pontuao mista alguns elementos pr-textuais e ps-textuais so pontuados, outros no. IV. As cartas comerciais mantm a mesma estrutura de qualquer outra correspondncia, portanto, ao redigi-la, o produtor no precisa preocupar-se com informaes prvias, como quem ser o responsvel pela mensagem, a quem se destina, qual mensagem se pretende transmitir ou quais informaes so necessrias para se ter segurana no assunto. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas.

14 / 16

www.pciconcursos.com.br

37 Sobre o Microsoft Excel 2010, em Portugus-Br, assinale a alternativa correta. a) A opo rea de Impresso/Denir rea de impresso, que permite selecionar o que ser ou no impresso, pode ser encontrada na guia Exibio do Excel. b) Ao se pressionar a combinao de teclas ALT+P, a guia Layout da Pgina selecionada e so exibidas teclas de atalho para acesso aos botes dessa guia. c) A forma mais simples de salvar as alteraes efetuadas em uma planilha sem a utilizao do mouse pressionar a combinao de teclas CTRL+S. d) Pressionar a tecla F3 faz com que a clula ativa entre em modo de edio e posiciona o ponto de insero na extremidade do contedo da clula. e) Estando a clula A1 selecionada, pressionar as teclas CTRL+SETA PARA A DIREITA uma vez far com que ambas as clulas A1 e B1 sejam selecionadas. 38 Apesar das interfaces grcas com o usurio oferecerem mais interatividade, em determinadas situaes o uso de comandos de console possibilita agilidade para usurios acostumados com essa modalidade de comandos. Considerando os comandos de console no Linux, juntamente com o uso de metacaracteres, e supondo que em um determinado diretrio existam apenas os arquivos (le1, le2, le3 e le04), atribua V (verdadeiro) ou F (falso) s armativas a seguir. ( ( ( ( ( ) Os comandos #ls -l file1 file2 file3 file04 e #ls -l file* exibiro o mesmo resultado. ) O comando #ls -l file? exibir como resultado os quatro arquivos contidos no diretrio. ) O comando #ls -l file[2-3] exibir como resultado apenas os arquivos le2 e le3. ) O comando #ls -l file0* file[1-3] exibir como resultado os quatro arquivos contidos no diretrio. ) O comando #ls exibir como resultado uma lista de todos os arquivos que foram excludos do diretrio. V, V, V, F, F. V, V, F, F, V. V, F, V, V, F. F, V, V, F, F. F, F, F, V, V.

Assinale a alternativa que contm, de cima para baixo, a sequncia correta. a) b) c) d) e)

39 As agncias de fomento podem empregar em suas atividades, alm de recursos prprios, os provenientes de I. II. III. IV. a) b) c) d) e) organizaes empresariais nacionais interessadas no fomento de atividades empresariais. fundos e programas ociais. oramentos federal, estaduais e municipais. organismos e instituies nanceiras nacionais e internacionais de desenvolvimento.

Assinale a alternativa correta. Somente as armativas I e II so corretas. Somente as armativas I e IV so corretas. Somente as armativas III e IV so corretas. Somente as armativas I, II e III so corretas. Somente as armativas II, III e IV so corretas.

40 A Agncia de Fomento do Paran constituda sob a forma de a) b) c) d) e) empresa pblica. pessoa jurdica de direito pblico. autarquia estadual. sociedade annima de capital fechado. fundao de carter pblico. 15 / 16

www.pciconcursos.com.br

REDAO 1 Leia o texto a seguir. Interesses prossionais costumam se transformar no decorrer da vida, anal ningum nasce talhado para exercer um ofcio. Em alguns casos, no entanto, a resposta para a inevitvel pergunta o que voc quer ser quando crescer ultrapassa a infncia e se concretiza em uma carreira bem sucedida na fase adulta. Pesquisa realizada pela rede social de trabalho Linkedin perguntou a oito mil pessoas sobre as aspiraes prossionais que tinham na infncia e quantos exercem essas atividades atualmente. Um em cada trs usurios ao redor do mundo (30,3%) armou que trabalha atualmente naquilo que sonhou quando criana ou segue em uma rea relacionada. O resultado surpreendeu Marcelo Cassales, diretor da Coach Consultoria em Desenvolvimento Humano, que acreditava em um ndice menor de indivduos capazes de seguir a escolha primria na vida adulta. O normal que se troque de opinio vrias vezes medida em que a gente vai se inteirando sobre as prosses e ampliando os horizontes, experimentando outras coisas, destaca Cassales, conrmando outro dado da pesquisa: a grande maioria (43,5%) assinalou a armativa Conforme fui cando mais velho, acabei me interessando por uma carreira diferente como principal razo para atuar em uma rea diferente da que pensava quando pequeno.
(Adaptado de: VARGAS, M. A. O que voc que ser quando crescer. Gazeta do Povo, 13 fev. 2013, p.15.)

Segundo a pesquisa citada no texto, grande o nmero de pessoas que permanecem na vida adulta com a mesma escolha da prosso desejada na infncia. A grande maioria, no entanto, muda o interesse pela carreira ao longo da vida. Com base na reportagem, redija um texto dissertativo-argumentativo apontando as provveis causas que levam algum a mudar a opo prossional.

RASCUNHO

RASCUNHO

RASCUNHO

16 / 16

www.pciconcursos.com.br

También podría gustarte