Está en la página 1de 4

PLATO O CRIADOR DE MATEMTICOS

Carla Regina Gomes Professora UFRRJ Doutoranda PEN/COPPE/UFRJ carla@ufrrj.br

INTRODUO O presente trabalho tem por objetivo tratar a respeito de um dos mais importantes filsofos gregos de todos os tempos: Plato, que embora no tenha dado uma contribuio especfica digna de nota a resultados matemticos tcnicos e que no tenha sido considerado um matemtico, tornouse conhecido como o criador de matemticos (BOYER, 1996), pois inspirou e guiou grandes matemticos de sua poca, seguindo da, o seu principal papel na Histria da Matemtica.

SOBRE A VIDA DE PLATO Plato, cujo verdadeiro nome era Arstocles, nasceu em Atenas (ou nas suas proximidades) em 427 a. C., no meio da Guerra do Peloponeso entre Atenas e Esparta, na qual Atenas foi derrotada em 404 a. C. e entrou num perodo de grande turbulncia. Plato foi discpulo e admirador do grande filsofo grego Scrates (469-399 a. C.), que ao contrrio do seu discpulo, repudiava o pitagorismo e possua profundas dvidas metafsicas, que o impediram de se dedicar matemtica ou s cincias da natureza. Scrates morreu condenado morte por envenenamento, diante dos seus discpulos. Depois disso, Plato resolveu viajar pelo Mediterrneo, deixando Atenas por um tempo. Durante esta viagem ele conheceu Arquitas (428-347 a. C.) um matemtico e um dos ltimos pitagricos, que tambm era filsofo, general, estadista e um influente cidado de Tarento, na Itlia, de quem se tornou amigo e de quem recebeu a viso matemtica. Diz-se que foi Arquitas quem estabeleceu o quadrivium: aritmtica, geometria, msica e astronomia como o ncleo de uma educao liberal, cujas idias permaneceram no pensamento pedaggico. Ao retornar Atenas, por volta de 387 a. C., fundou a famosa Academia, que era uma instituio de investigao cientfica e filosfica, que reuniu grandes gemetras. Plato dirigiu a Academia por toda a sua vida, morrendo em Atenas no ano de 347 a. C., por volta dos seus oitenta anos.

A ACADEMIA Plato teria formado sua escola num terreno recentemente adquirido nos arredores de Atenas, num horto de oliveiras, designado por jardim de Akademos (um heri mortal da Guerra de Tria, mtico da tica, a quem o jardim era dedicado). A Academia no s cumpriu sua funo na poca de Plato, como tambm perdurou at o ano de 529 d. C., quando o imperador Justiniano mandou fech-la. Pode-se dizer que a Academia de Plato foi o elo entre a matemtica pitagrica antiga e a Escola de Alexandria de Euclides. Na sua entrada havia o famoso lema: Que no entrem aqui aqueles que ignorem a Geometria, o que explica o destaque dado matemtica no seu currculo.

PLATO E A MATEMTICA A importncia de Plato na histria da matemtica, no consiste em nenhuma descoberta feita por ele, mas deve-se, citando as palavras de EVES, 2004: sua convico entusistica de que o estudo da matemtica fornecia o mais refinado treinamento do esprito e, portanto, era essencial que fosse cultivado pelos filsofos e pelos que deveria governar seu Estado ideal. Alm disso, ele soube reconhecer o valor da matemtica, no apenas por ser indispensvel para a compreenso do mundo fsico, mas por conduzir aqueles que dela se utilizam um raciocnio lgico, o que fez impulsionar o seu desenvolvimento no sculo IV a. C. possvel que Plato tenha tomado conhecimento sobre os slidos regulares atravs de Arquitas. Ele ps suas idias sobre eles num trabalho intitulado Timaeus: nome dado em homenagem a um pitagrico, que no se sabe se realmente existiu ou se foi um personagem, por ele inventado, para enunciar as idias do pitagorismo. Os poliedros regulares foram chamados de slidos platnicos ou poliedros de Plato, pela forma com as quais estes foram tratados em Timaeus, onde eram associados aos quatro elementos: o tetraedro ao Fogo, o hexaedro Terra, o octaedro ao Ar e o icosaedro gua. O quinto e ltimo slido regular, o dodecaedro, para Plato, representava o smbolo do Universo. Tambm, atribui-se a Plato, a distino clara entre a aritmtica (no sentido de Teoria dos Nmeros), que para ele deveria ser conhecida pelos filsofos e a logstica (a tcnica de computao), que deveria ser adequada aos negociantes.

Em A Repblica, um dos seus famosos dilogos, verifica-se vrias passagens nas quais a matemtica mencionada, como, por exemplo, no Livro VII (527 b): ...- fcil concordar com isso observou; - a geometria , com efeito, o conhecimento do que existe sempre. Em consequncia, meu nobre amigo, ela atrai a alma para a verdade e desenvolve nela este esprito filosfico que eleva para as coisas de cima os olhares que inclinamos erradamente para as coisas daqui de baixo.

OS AMIGOS E DISCPULOS DE PLATO A maior parte dos trabalhos matemticos importantes do sculo IV a. C. foram feitos pelos discpulos ou amigos de Plato, dentre os quais podemos citar: Teodoro de Cirene (470 a. C.) foi com quem Plato tambm estudou matemtica, durante a sua viagem, nas costas da frica. Ele foi o primeiro a demonstrar a irracionalidade das razes quadradas dos inteiros: 3, 5, 6, 7, 8, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 17. Eudoxo de Cnidos (Jnia) (408 a. C.-355 a. C.) estudou com Arquitas e Plato, fundando uma escola em Czico, no norte da sia menor. Foi responsvel pela reformulao da Teoria das Propores, considerando a existncia dos Irracionais, que foi usada no Livro V de Os Elementos e o desenvolvimento do Mtodo da Exausto (mtodo de inscrio e circunscrio de figuras retilneas dentro e por fora de figuras curvas), que fundamentou o que bem mais tarde seria desenvolvido como a Teoria dos Limites e do Clculo Integral e Diferencial. Menaecmo (350 a. C.) era amigo de Plato e discpulo de Eudoxo. Ele descobriu as Sees Cnicas (elipse, hiprbole e parbola), sobre as quais escreveu um livro, demonstrando suas propriedades e tambm foi o responsvel pelos ensinamentos matemticos transmitidos a Alexandre, O Grande. Diz uma lenda, que quando Alexandre perguntou a Menaecmo se no havia um caminho mais curto para o aprendizado da geometria, ele que respondeu: H estradas reais e para cidados comuns, mas na geometria s existe um caminho para todos. Dinostrato (350 a. C.) era irmo de Menaecmo e discpulo de Plato. Foi um gemetra importante, que descobriu que a curva denominada Quadratiz de Hpias resolveria um dos Trs Problemas Clssicos da Antiguidade: o problema da Quadratura do Crculo, que consistia na construo de um quadrado de rea equivalente a de um crculo dado, usando apenas a rgua sem escala e o compasso.

Teeteto (415-369 a. C.), a quem provavelmente deve-se grande parte do material do dcimo e do dcimo terceiro livros de Os Elementos, de Euclides, foi discpulo ateniense de Teodoro. Ele descobriu o Octaedro e o Icosaedro, completando os cinco poliedros de Plato, sendo os outros trs (tetraedro, hexaedro e dodecaedro) j descobertos pelos pitagricos. Um dos dilogos de Plato levou o seu nome, em homenagem sua memria. Aristteles (384-322 a. C.) foi discpulo de Plato e tambm mestre de Alexandre, O Grande. Era filsofo e bilogo, mas estava sempre a par das questes matemticas. Foi-lhe atribudo, um tratado sobre as Retas Indivisveis, que consistiam em segmentos de reta, para os quais no h uma unidade de medida comum. Ele foi o fundador da Lgica e pode-se dizer que pelas suas aluses a conceitos e teoremas matemticos, Aristteles tambm considerado um contribuinte para o desenvolvimento da matemtica em sua poca.

CONSIDERAES FINAIS O presente trabalho apresentou, portanto, uma breve narrativa da importncia desta grande personalidade da Grcia antiga - Plato, que atravs da difuso das suas idias e da sua paixo pelo conhecimento, pode-se dizer que patrocinou, reuniu (na Academia) e fez tornar conhecidos importantes matemticos da sua poca, contribuindo, de forma imprescindvel, no desenvolvimento e reconhecimento no s da Cincia Matemtica, mas tambm daqueles que por ela dedicaram a sua vida.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BOYER, C.B. Histria da matemtica. Traduo de Elza F. Gomide. 2 ed. So Paulo: Edgard Blcher, 1996. EVES, H. Introduo histria da matemtica. Traduo de Hygino H. Domingues. Campinas: Editora da Unicamp, 2004. GARBI, G. G. A rainha das cincias: Um passeio histrico pelo maravilhoso mundo da matemtica. 2. ed. So Paulo: Editora Livraria da Fsica, 2007. STRUIK, D. J. A Concise History of Mathematics. New York: Dover Publications, 1987. PLATO. Repblica. Traduo por J. Guinsburg. So Paulo: Difuso Europia do Livro, 2005. MALATO, M. L. A academia de Plato e a matriz das academias modernas. Notandum, 19, p.5-16. Universidade do Porto, 2009.

También podría gustarte