Está en la página 1de 4

Os cuidados com o filhote

Os filhotes so animais que esto em fase de desenvolvimento, de crescimento, e nessa poca que adquirem aprendizados e hbitos. Portanto devemos desde filhote acostumar nossos animais com banhos, limpezas dentrias, limpezas de ouvidos e consultas peridicas ao mdico veterinrio. 1. Banho Recomenda-se um banho a cada 7 a 15 dias, isto depende do local onde o animal fica. Sempre utilizar protetores de ouvido, local no escorregadio, e banho no horrio mais quente do dia e shampoo prprio para ces. 2. Dentes Utilizar o Kit dental encontrado em pet shop, composto de dedeira, pasta prpria para ces e escova. O ideal acostumar o co desde filhote e escovar todos os dias, se no for possvel pelo menos duas vezes por semana. Administrar biscoitos para ces, ossos artificiais (vendidos em pet shop). Nunca administrar ossos verdadeiros, e alimentos que no sejam prprios para os animais. Os cuidados dentais previnem trtaros e problemas dentais. 3. Limpeza dos ouvidos Limpar os ouvidos do animal pelo menos duas vezes por semana, com produtos prprios como Epiotic ou Dermo Kleen, para prevenir a inflamao dos condutos auditivos (otite). 4. Nutrio Uma nutrio adequada um fator determinante para um correto desenvolvimento do filhote e propicia condies para uma excelente sade geral e desempenho futuro. Sempre administrar rao comercial, pois esta contm todos os nutrientes essenciais tanto em quantidade como qualidade. Nunca fornecer restos de refeies, doces, massas e jamais administrar suplementos nutricionais, como minerais (clcio, fsforo, vitaminas), pois esses suplementos prejudicam o desenvolvimento sseo do filhote, levando a problemas futuros. Durante o desenvolvimento do animal necessrio que haja um acompanhamento veterinrio, para avaliar-se o peso, condio corporal, dieta e mtodo alimentar.

Filhote Quando o filhote nasce durante as primeiras 12 horas de vida, necessrio que o animal receba o colostro, isso , a primeira alimentao que o filhote recebe, o leite materno que contm todos os anticorpos, nutrientes, que sero teis para o filhote constituir a sua imunidade. O filhote recebe o leite materno at 4 semanas de idade e ento se inicia o desmame, ou seja, a transio do leite para outro tipo de alimento, este deve ser semelhante a um mingau, e gradualmente elimina-se a gua at que o alimento torne-se seco. Em todas as etapas da vida essencial que o anima sempre tenha gua limpa e fresca vontade. Rao de filhote at um ano e duas vezes ao dia. Pois refeies uma vez por dia podem levar a toro gstrica, sendo o tratamento apenas a interveno cirrgica. Adulto Rao comercial seca, duas vezes ao dia. E sempre gua fresca e limpa vontade. Classificao das raes quanto a sua qualidade: 1 - Hills 2- Eukanuba 3 - Royal Canin 4 - Pro Plan Purina H algumas outras raes: como Royal Canin AGR (filhote), Royal Canin Selection (adulto), Dog Chow Filhotes e Adultos, entre outras marcas. A quantidade ideal depende da rao escolhida, as marcas mostram a quantidade ideal no verso do pacote, esta quantidade deve ser avaliada por um veterinrio que avalia o ganho de peso, ou at mesmo perda de peso do animal, indicando se deve aumentar, manter ou diminuir a quantidade de rao. 5. Vacinao muito importante vacinar o animal contra os vrios tipos virais. O importante no utilizar vacinas de aviculturas, pois nem todas so 100% seguras. V10 ou V8 Raiva Tosse dos Canis Girdia 1 Dose 45 dias 108 dias 66 dias 87 dias 2 Dose 66 dias -------------------108 dias 3 Dose 87 dias -----------------------------Anual Anual Anual Anual Anual

Esquema de vacinao I. V 10: esta vacina auxilia na preveno contra Cinomose, Hepatite Infecciosa Canina, Adenovrus Canino Tipo 2, Coronavrus Canino, Parainfluenza Canina, Parvovrus Canino, Leptospira canicola, Leptospira icterohaemorrhagiae, Leptospira grippotyphosa e Leptospira pomona. Todos esses tipos virais so extremamente importantes para o animal, pois a grande maioria apresenta sinais severos, tratamento caro e muito vezes podem ser at fatais. Portanto, muito importante a vacinao do animal. Alguns veterinrios utilizam a V8 que semelhante a V10, a diferena que a V8 preveni apenas Cinomose, Adenovrus tipo 2, Coronavrus, Parainfluenza, Parvovrus, Leptospira canicola, e Leptospira icterohaemorrhagiae. II. Anti-rbica: esta vacina preveni contra a Raiva. III. Tosse dos Canis: esta vacina auxilia na preveno contra as doenas causadas pelo Adenovrus Canino tipo 2, pelo vrus da Parainfluenza Canina e pela Bordetella
bronchiseptica.

IV. Girdia: esta vacina eficaz contra um protozorio flagelado denominado Giardia lambia, atualmente disseminada por todo o mundo e reconhecida como zoonose (transmitida ao ser humano). O co infecta-se facilmente ingerindo cistos de Giardia, que podem estar presentes na gua, nos alimentos ou nos plos dos animais. A Giardase (doena causada pela Girdia) causa a sndrome da mabsoro/m-digesto, levando desidratao, diarria, perda de peso, dor abdominal e flatulncia. Alm disso, so sinais clnicos comuns da Giardase a perda de apetite, vmitos e letargia. A vacinao de ces reduz significativamente a incidncia, a severidade dos sintomas e a durao da eliminao de cistos e, conseqentemente, o nmero de cistos eliminados. 6. Vermfugo Indicado no combate a vermes (nematdeos, helmintos, e cestdeos). Ideal vermifugao quando filhote e depois a cada seis meses. Primeira dose 3 semanas de idade. 7. Frontline topspot ou My pet Combate de pulga, carrapato. Contra pulga durao de 3 meses e contra carrapato durao de 1ms. No utilizar em filhotes de ces com menos de 1kg de peso e 10 semanas de idade. Aplicar trs dias antes ou depois do banho.

8. Dirofilariose Canina (verme do corao) uma doena fatal causada pela Dirofilaria immitis, um parasita que se aloja no corao e artrias pulmonares dos ces picados por mosquitos transmissores. A maioria dos ces infectados no apresenta sintomas at que a doena alcance um estgio avanado, facilitando a transmisso para outros animais e para o homem. O parasita incapaz de completar seu ciclo de vida no homem, porm freqentemente se aloja nos pulmes, onde fica encapsulado. Atravs dos meios clnicos e laboratoriais no consegue diferenciar o parasita encapsulado de uma neoplasia, o que leva o paciente a cirurgias delicadas e traumticas. A transmisso desse parasita ocorre atravs de mosquitos transmissores como Aedes, Culex. O mosquito torna-se infectado quando pica um animal infectado e ingeri microfilrias do parasita. Aps duas semanas no mosquito, as larvas da Dirofilaria immitis esto amadurecidas e so transmitidas para outros ces. Os vermes chegam artria pulmonar e ao ventrculo direito do corao, 2 a 4 meses aps o animal ter sido picado pelo mosquito contaminado, provocando problemas cardacos que podem ser fatais, pois os vermes adultos medem 15 a 30cm. Sinais clnicos: tosse crnica, apatia, falta de resistncia a exerccios, cansao e perda de peso, mas no se deve esquecer que a maioria dos ces no apresenta sintomatologia clnica. Esses mosquitos so comuns no litoral, portanto recomenda-se antes de ir para a praia com o co administrar-se o medicamento e a dose correta indicado pelo veterinrio. Esses medicamentos contra o verme do corao eficaz somente por um ms. E deve-se administr-lo antes de descer para a praia.

También podría gustarte