Está en la página 1de 51

RECURSOS NATURAIS UTILIZAO E CONSEQUNCIAS

Os recursos naturais so formas de energia ou de matria

disponveis na Terra e que podem ser utilizadas pela Humanidade. Os recursos podem ser classificados de acordo com a sua velocidade de renovao em recursos renovveis e no renovveis.

Os recursos renovveis podem ser usados quase infinitamente,

se forem explorados de forma sustentvel. So exemplos de recursos renovveis a gua, a energia do Sol, do vento e das ondas. Tambm fazem parte deste grupo os recursos biolgicos, como as florestas e os produtos de pesca, que se renovam aps algum tempo.

Os recursos no renovveis esgotam-se num determinado

perodo de tempo, pois a velocidade de renovao lenta, da ordem dos milhes de anos. So recursos no renovveis os combustveis fosseis, como o carvo e o petrleo.

Existem diferentes tipos de recursos de acordo com a sua

natureza: minerais; energticos; hdricos e biolgicos.

O desenvolvimento sustentvel

o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades das populaes atuais, sem comprometer a capacidade das geraes futuras satisfazerem as suas prprias necessidades. Este conceito tem por base o principio de que o ser humano deveria gastar os recursos naturais de acordo com a capacidade de renovao desses mesmos recursos, para evitar o seu esgotamento.

Para uma utilizao sustentvel dos recursos, fundamental

que cada indivduo seja um consumidor responsvel, e combata o desperdcio para poupar recursos naturais.

RECURSOS MINERAIS

Um recurso mineral uma concentrao de rochas e minerais

na crosta terrestre que pode ser explorado. Os recursos minerais, como demoram muito tempo a serem produzidos, so considerados recursos no renovveis. Estes recursos incluem os recursos minerais metlicos como o ferro, o cobre e o alumnio, e os recursos minerais no metlicos, como o granito, o calcrio e a areia.

As empresas de explorao mineira

recorrem, por exemplo a fotografias areas e a imagens de satlite para encontrar concentraes de rochas e minerais. Aps a localizao dos recursos minerais, procede-se abertura de pedreiras ou minas locais de explorao dos recursos. Depois de explorados, estes recursos so encaminhados para industrias e usados como matriaprima.

A explorao exagerada de recursos minerais pode perturbar o

funcionamento dos ecossistemas e a sade humana. Durante a explorao pode ocorrer poluio atmosfrica, poluio aqutica e poluio dos solos.

RECURSOS ENERGTICOS

Os recursos energticos incluem as diferentes fontes de

energia usadas nas atividades humanas. Os recursos energticos podem ser no renovveis (combustveis fsseis e minrios radioativos) ou renovveis (fora da gua e do vento, sol e biomassa).

Os combustveis fsseis so recursos energticos derivados da

transformao da matria orgnica ao longo de milhes de anos. Os combustveis fosseis so o: carvo, petrleo e gs natural.

Os carves so rochas sedimentares biognicas resultantes da

transformao lenta de restos de plantas em ambientes aquticos pouco profundos e com pouco oxignio, como os pntanos, ao longo de milhes de anos.

Existem diferentes tipos de carvo, tais como a turfa,

constituda por restos de plantas. A lenta e progressiva transformao da turfa por ao dos fungos e bactrias e, posteriormente, da temperatura, presso e tempo, originou diferentes tipos de carvo: a lignite, o carvo betuminoso hulha e a antracite.

hulha

turfa

antracite

lignite

Os carves so explorados em minas a cu aberto ou em

galerias subterrneas. So usados como combustvel nas centrais termoeltricas, nas cimenteiras e no aquecimento domstico.

O petrleo e o gs natural so hidrocarbonetos compostos

constitudos por hidrognio e carbono. O petrleo encontra-se no estado lquido.

Os

hidrocarbonetos formam-se no seio de rochas sedimentares. O plncton marinho depositado em zonas ocenicas de pouca profundidade foi a matria-prima para a formao do petrleo e do gs natural.

Os gelogos fazem a prospeo de hidrocarbonetos utilizando

diversas tcnicas que incluem as sondagens. Quando a presena de petrleo confirmada, feita uma avaliao da quantidade existente para calcular se esta justifica as despesas de explorao. A explorao dos hidrocarbonetos feita por perfurao.

Aps a extrao so transportados para refinarias industrias

transformadoras onde os hidrocarbonetos so decompostos em gasolina e outros produtos. Os produtos da refinao podem ser utilizados como combustveis e outros produtos, como: gasleo, gasolina; lubrificantes; leos e parafinas; borracha sinttica, plsticos e inseticidas.

utilizao dos combustveis fsseis, tm como consequncias: A diminuio das reservas de combustveis fsseis; Poluio dos ecossistemas marinhos, em caso de acidente com os navios petroleiros; Poluio atmosfrica, originada pela combusto dos hidrocarbonatos;

Poluio dos solos, originada pelo aumento das emisses

de gases com efeito de estufa que causa chuvas cidas; Poluio trmica no meio aqutico, originada pelas centrais termoeltricas que usam a gua para condensar o vapor produzido ao queimar carvo. Esta gua quente devolvida aos rios, perturbando a flora e a fauna.

Centrais termoeltricas - unidades industriais que produzem energia

eltrica a partir do carvo.

A energia nuclear um recurso energtico no renovvel

porque obtida a partir de um recurso mineral. As centrais nucleares so unidades industriais que produzem energia eltrica a partir de um combustvel nuclear, o urnio.

A utilizao da energia nuclear tem

como consequncias: Poluio atmosfrica, provocada pela libertao acidental de radiaes nucleares; Poluio aqutica e poluio dos solos, provocada pelo transporte da poluio atmosfrica; Morte de organismos e pessoas, consequncia da exposio direta a radiaes.

As energias renovveis incluem todas as formas de energia que

no se esgotam, como a solar, a elica, a geotrmica, a hdrica, das ondas e mars e da biomassa. O aumento da utilizao das energias renovveis contribui para a diminuio das emisses de gases com efeito de estufa e da poluio atmosfrica, aqutica e dos solos.

As energia renovveis so a soluo para minimizar a

dependncia dos combustveis fsseis e diminuir a poluio, assegurando a sustentabilidade da Terra. No entanto devemos ter em conta alguns impactes ambientais. 1. O principal impacte na energia elica so os campos de aerogeradores. Estes ocupam grandes extenses de terreno e tm impacte paisagstico.

2.

O principal impacte na energia hdrica est relacionado com as albufeiras de barragens locais onde a gua do rio e os sedimentos ficam retidos. Antes da inundao desses locais necessrio cortar milhares de rvores, provocando perda de habitats e diminuio da biodiversidade. Tambm obriga deslocao das populaes para outros locais.

3.

O principal impacte da energia da biomassa est relacionado com o tipo e a quantidade de resduos florestais retirados aos ecossistemas e com a libertao de gases com efeito de estufa. A limpeza de grandes quantidades destes resduos pode favorecer a eroso do solo e diminuir a biodiversidade.

RECURSOS HDRICOS

Os recursos hdricos incluem o conjunto das guas superficiais

e das guas subterrneas utilizadas pelas populaes, quer para beber quer para as diversas atividades humanas; ou seja o conjunto de todas as guas.

As guas para beber tm caractersticas diferentes. No seu

percurso subterrneo profundo, a gua atravessa formaes geolgicas e adquire uma determinada composio fsicoqumica que permite utilizar este recurso para consumo humano. Existem vrios tipos de gua, tais como: gua mineral natural; gua mineral natural efervescente; gua de nascente.

A gua mineral natural bacteriologicamente prpria, de

circulao subterrnea, com caractersticas fsico-qumicas estveis, que pode ter efeitos favorveis sade e que se distingue da agua de beber comum pela sua pureza original e pelo teor de substncias minerais ou outros constituintes.

gua mineral natural efervescente liberta espontaneamente e de forma percetvel dixido de carbono nas condies normais de temperatura e presso, quer na origem quer aps engarrafamento.

A designao de guas de nascente inclui as guas

subterrneas bacteriologicamente prprias com caractersticas que as tornam adequadas para consumo humano no seu estado natural.

Os recursos hdricos classificam-se em: Recursos potenciais, que correspondem quantidade

mxima de agua que, teoricamente, possvel captar no ciclo da gua. Recursos disponveis, que de facto podem ser utilizados. Os disponveis so inferiores aos potenciais, pois a gua movimenta-se no ciclo de uma forma que nem sempre permite a sua utilizao.

A maior parte da gua gasta na agricultura, seguida da

industria e do uso domestico. No entanto, nas ultimas dcadas, o consumo de agua nas zonas urbanas tem aumentado, sendo dever de cada cidado poupar gua.

Para captar gua de que precisa e transferi-la de um lado para

o outro, o ser humano intervm nos ecossistemas com vrias obras de construo civil barragens, reservatrios de gua, minas, poos e furos. Estas construes tem como consequncias: Modificao e perda de habitats; Diminuio da biodiversidade.

A gua depois de usada, fica contaminada. Apesar de a

gua ser um recurso natural inesgotvel e renovvel, a gua potvel cada vez mais um recurso limitado devido poluio aqutica de origem industrial ou agrcola.

Em resposta aos problemas da poluio das guas doces, o

Conselho Europeu proclamou um conjunto de princpios na Carta Europeia da gua. As populaes podem proteger, conservar e gerir os recursos hdricos de forma sustentvel. necessrio impedir a contaminao e evitar os desperdcios de gua. Cada cidado tem o dever de no poluir e o dever de poupar gua, respeitando os recursos hdricos.

RECURSOS BIOLGICOS

O crescimento exponencial da populao tem aumentado a

produo e o consumo de recursos biolgicos matria e energia que o ser humano pode obter dos outros seres vivos. Os recursos biolgicos so: os recursos agro-pecurios, os recursos florestais e os recursos marinhos.

Os recursos agro-pecurios so os animais e plantas que

fornecem alimentos carne, leite, ovos, frutos, hortalias, e matrias-primas para indstrias.

Os recursos florestais so os produtos da floresta matrias-

primas, alimentos e paisagem para recreio e lazer.

Os recursos marinhos incluem os animais marinhos e as algas

que fornecem alimentos e matrias-primas.

A produo e o consumo exagerado de recursos biolgicos tm

consequncias negativas, tais como: A destruio de habitats (Ex: desflorestao causada pelo abate de rvores para comrcio de madeira); A poluio (Ex: poluio da gua e dos solos, devida agro-pecuria intensiva quer por excesso de agroqumicos quer por lanamento dos excrementos dos animais);

A extino de espcies (Ex: diminuio dos produtos da

pesca em zonas antes ricamente povoadas, devido ao excesso de pesca).

Esperamos que tenham gostado!

También podría gustarte