Está en la página 1de 32

1

Secretaria de Estado da Educao do Paran Superintendncia da Educao Coordenao de Acompanhamento e Avaliao do Discente - CAADI Governador do Estado do Paran Roberto Requio Secretrio de Estado da Educao Mauricio Requio Diretor Geral Ricardo Fernandes Bezerra Superintendente de Educao Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde Coordenao de Acompanhamento e Avaliao do Discente - CAADI Arilete Regina Cytrynski

Caros Estudantes, Diretores e Professores,


Dentro de uma escola surgem, quase que naturalmente, diferentes grupos que se articulam informalmente em torno das mais variadas razes e motivos. A organizao dos grmios estudantis um deles e favorece o relacionamento e a convivncia entre os nossos jovens. Por serem institucionalizados, podem representar melhor a rica experincia que a busca coletiva dos anseios, desejos e aspiraes dos estudantes. O Grmio deve ser resultado da vontade dos prprios alunos. So eles que devem reconhecer a sua importncia e que devem definir o seu perfil. Os grmios, organizados dessa forma, exercem papel importante na formao do aluno, devendo ter uma dimenso social, cultural e tambm poltica. Muitas vezes, os grmios podem se tornar profundamente incmodos, como no perodo da ditadura militar, em que foram colocados margem da lei pela defesa dos princpios democrticos e acabaram perdendo muito do seu espao. Ou mesmo agora, quando muitas direes escolares agem contra a formao dos grmios, seja por temerem a sua fora reivindicatria, seja por no conseguirem compreender a sua importncia. Mas esta uma viso precipitada. O educador precisa ter conscincia de que o aluno se expressa, muitas vezes, pela contestao. O bom educador enriquece, ganha com isso, enxerga mais e melhor a realidade dos alunos. Queremos que o aluno tenha voz e vez. Para isso, nos espelhamos na preocupao que o educador Paulo Freire teve ao tratar o aluno como agente e no como mero paciente. Queremos um aluno que seja, que haja, que viva. Sempre gostei muito da participao, da luta coletiva. Aprendi muito no Grmio. Muitas vezes, ele foi minha escola dentro da escola. Os grmios da atualidade no devem ser uma tentativa de imitar os grmios do passado. Temos de encontrar um novo caminho e acredito que estejamos dando apenas o primeiro passo.

Mauricio Requio
Secretrio de Estado da Educao

Grmio Estudantil

A Secretaria de Estado da Educao entende que toda representao estudantil deve ser estimulada, pois ela aponta um caminho para a democratizao da Escola. Por isso, o Grmio nas Escolas pblicas deve ser estimulado pelos gestores da Escola, tendo em vista que ele um apoio Direo numa gesto colegiada. Os Grmios Estudantis compem uma das mais duradouras tradies da nossa juventude. Pode-se afirmar que no Brasil, com o surgimento dos grandes Estabelecimentos de Ensino secundrio, nasceram tambm os Grmios Estudantis, que cumpriram sempre um importante papel na formao e no desenvolvimento educacional, cultural e esportivo da nossa juventude, organizando debates, apresentaes teatrais, festivais de msica, torneios esportivos e outras festividades. As atividades dos Grmios Estudantis representam para muitos jovens os primeiros passos na vida social, cultural e poltica. Assim, os Grmios contribuem, decisivamente, para a formao e o enriquecimento educacional de grande parcela da nossa juventude. O regime instaurado com o golpe militar de 1964 foi, entretanto, perverso com a juventude, promulgando leis que cercearam a livre organizao dos estudantes e impediram as atividades dos Grmios. Mas a juventude brasileira no aceitou passivamente essas imposies. Em muitas Escolas, contrariando as leis vigentes e correndo grandes riscos, mantiveram as atividades dos Grmios livres, que acabaram por se tornar importantes ncleos democrticos de resistncia ditadura. Com a redemocratizao brasileira, as entidades estudantis voltaram a ser livres, legais, ganhando reconhecimento de seu importante papel na formao da nossa juventude. Em 1985, por ato do Poder Legislativo, o funcionamento dos Grmios Estudantis ficou assegurado pela Lei 7.398, como entidades autnomas de representao dos estudantes.

Como organizar um grmio em sua escola


Para organizar um Grmio em sua Escola, em primeiro lugar deve-se constituir uma comisso PR-GRMIO formada por alunos representantes de turma ou escolhida entre seus pares para tal finalidade. Essa Comisso PR-GRMIO dever elaborar um Estatuto e organizar a Assemblia Geral dos estudantes. Nessa assemblia, dever ser esclarecido a todos os estudantes o que um Grmio, qual a finalidade do Grmio dentro da Escola, aprovar o Estatuto apresentado e formar a comisso eleitoral. No incio da reunio, deve-se escolher um participante para secretari-la, isto , aquele que ficar com a incumbncia de escrever tudo o que houve na reunio, quem compareceu, a que horas se iniciou, em que local se deu; quais assuntos foram tratados e quantos votaram pela aprovao e quantos votaram contra, etc. No final da reunio, todos os presentes devem assinar esse documento. A Comisso Eleitoral ficar com a responsabilidade de marcar a data da eleio e receber a inscrio de chapas e candidatos, fiscalizar o processo eleitoral e resolver eventuais dvidas que surjam no processo eleitoral. Os membros dessa Comisso devem eleger um coordenador para centralizar as atividades. Esses tambm devem promover a apurao dos votos, declarar os vencedores e organizar um ato de posse. muito importante produzir uma Ata Eleitoral onde constem as chapas e os candidatos concorrentes, as ocorrncias e os resultados. Deve-se ento juntar todas as atas e registrar tudo no Cartrio Civil de Pessoas Jurdicas ou em Cartrio de Ttulos e Documentos. O Grmio a organizao dos estudantes na Escola. Ele formado apenas por alunos, de forma independente, desenvolvendo atividades culturais e esportivas, produzindo jornal, organizando debates sobre assuntos de interesse dos estudantes, que no fazem parte do Currculo Escolar, e tambm organizando reivindicaes, tais como compra de livros para a biblioteca, transporte gratuito para estudantes, e muitas outras coisas. muito importante criar o Grmio em sua Escola, pois ele ser um rgo reconhecido de apoio Direo Escolar. O Grmio Estudantil no ter carter poltico-partidrio, religioso, racial e tambm no dever ter fins lucrativos.

A organizao, o funcionamento e as atividades do Grmio sero estabelecidas em seu Estatuto, aprovado em Assemblia Geral do corpo discente do Estabelecimento de Ensino, convocada para este fim, obedecendo legislao pertinente. A aprovao do Estatuto, a escolha dos Dirigentes e dos Representantes do Grmio sero realizadas pelo voto direto e secreto de cada estudante, observando-se, no que couber, as normas da legislao eleitoral. So scios do Grmio todos os alunos matriculados e com freqncia regular. Os representantes do Grmio no podero utilizar seu horrio de aula para reunies e quaisquer outras atividades sem autorizao da Direo geral e do professor da turma. O Conselho de Representantes de Turmas ser eleito anualmente, no incio do perodo letivo, em data fixada pelo Grmio e/ou equipe pedaggica. O Conselho de Representantes de Turmas a instncia intermediria e deliberativa do Grmio e ser constitudo pelos representantes de turmas eleitos pelos alunos de cada turma em voto secreto. O Estabelecimento de Ensino no se responsabilizar pelas dvidas ou outros compromissos assumidos pelo Grmio. A realizao de qualquer evento do Grmio nas dependncias do Estabelecimento dever ser precedida de autorizao do Conselho Escolar. Quando da realizao de qualquer evento ou reunio no interior do Estabelecimento, o Grmio ser responsvel pela manuteno da limpeza, da ordem e por qualquer dano ao patrimnio ou a material do Estabelecimento. As atividades do Grmio sero supervisionadas pelo Conselheiro (que dever ser um profissional da Educao da Escola escolhido pelo Diretor e/ou alunos) Ao Conselheiro compete: I. acompanhar as atividades do Grmio comparecendo sua sede no mnimo uma vez por semana;

II. informar Direo do Estabelecimento sobre as atividades do Grmio; III. apresentar sugestes para o melhor funcionamento do Grmio e seu relacionamento com a Direo do Colgio; IV. comunicar com antecedncia Direo seu afastamento, justificando-o. V. responder junto s instituies bancrias pela abertura e movimentao de contacorrente do Grmio Estudantil.

O balano anual de movimento financeiro do Grmio ser apresentado Assemblia Geral dos alunos e ao Conselho Escolar ao final de cada mandato.

Modelo de estatuto para Grmio Estudantil


O Estatuto do Grmio Estudantil um documento que estabelece as normas sob as quais o Grmio vai funcionar, explicando como sero as eleies, a composio da Diretoria, como a entidade deve atuar em certos casos. Lembre-se de que o Grmio vai existir por muito tempo, inclusive depois que a chapa eleita j tiver sado da Escola, novas diretorias precisam seguir certas regras e rituais para que o Grmio continue funcionando. Para facilitar, preparamos um modelo bsico, que pode ser modificado de acordo com as necessidades de sua Escola.

Estatuto do Grmio Estudantil


( NOME DO GRMIO ) CAPTULO I Da Denominao, Sede e Objetivos Art. 1 O Grmio Estudantil _______________ o rgo mximo de representao dos estudantes do Colgio ________________ localizado na cidade de ____________ e fundado em ______________ com sede neste Estabelecimento de Ensino. Pargrafo nico - As atividades do Grmio reger-se-o pelo presente Estatuto aprovado em Assemblia Geral convocada para este fim.

Art. 2

O Grmio tem por objetivos:

I - Representar condignamente o corpo discente; II - Defender os interesses individuais e coletivos dos alunos do Colgio; III - Incentivar a cultura literria, artstica e desportiva de seus membros; IV - Promover a cooperao entre administradores, funcionrios, professores e alunos no trabalho Escolar buscando seus aprimoramentos; V - Realizar intercmbio e colaborao de carter cultural e educacional com outras instituies de carter educacional, assim como a filiao s entidades gerais UMES (Unio Municipal dos Estudantes Secundaristas), UPES (Unio Paranaense dos Estudantes Secundaristas) e UBES (Unio Brasileira dos Estudantes Secundaristas);

VI - Lutar pela democracia permanente na Escola, atravs do direito de participao nos fruns internos de deliberao da Escola.

CAPTULO II Do Patrimnio, sua Constituio e Utilizao Art. 3 O patrimnio do Grmio se constituir por: I - Contribuio voluntria de seus membros; II - Contribuio de Terceiros; III - Subvenes, juros, correes ou dividendos resultantes das contribuies; IV - Rendimentos de bens mveis e imveis que o Grmio venha a possuir; V - Rendimentos auferidos em promoes da entidade.

Art. 4 A Diretoria ser responsvel pelos bens patrimoniais do Grmio e responsvel por eles perante as instncias deliberativas. 1 Ao assumir a diretoria do Grmio, o Presidente e o Tesoureiro devero assinar um recibo para o Conselho Fiscal, discriminando todos os bens da entidade. 2 Ao final de cada mandato, o CF conferir os bens e providenciar outro recibo que dever ser assinado pela nova Diretoria. 3 Em caso de ser constatada alguma irregularidade na gesto dos bens, o CF far um relatrio e o entregar ao CRT e Assemblia Geral para serem tomadas as providncias cabveis. 4 O Grmio no se responsabilizar por obrigaes contradas por estudantes ou grupos sem ter havido prvia autorizao da Diretoria.

CAPTULO III Da Organizao do Grmio Estudantil Art. 5 So instncias deliberativas do Grmio:

a) Assemblia Geral dos Estudantes;

b) Conselho de Representantes de Turmas (CRT); c) Diretoria do Grmio.

SEO I Art. 6 A Assemblia Geral o rgo mximo de deliberao da entidade nos termos deste Estatuto e compe-se de todos os scios do Grmio e excepcionalmente, por convidados do Grmio, que se abstero do direito de voto. Art. 7 A Assemblia Geral se reunir ordinariamente:

I - Nas datas estipuladas pelos estudantes na prpria Assemblia; II - Ao trmino de cada mandato para deliberar sobre a prestao de contas da Diretoria, parecer do CF e formao da Comisso Eleitoral (CE) que deliberar sobre as eleies para a nova Diretoria do Grmio. Pargrafo nico. A convocao para a Assemblia ser feita em Edital com antecedncia mnima de quarenta e oito horas (48), sendo esta de competncia da Diretoria do Grmio.

Art. 8 A Assemblia Geral se reunir extraordinariamente quando convocada por 2/ 3 do CF ou 2/3 do Conselho de Representantes de Turmas ou 50% + 1 da Diretoria do Grmio. Em qualquer caso, a convocao ser feita com o mnimo de antecedncia de 24 horas, com discriminao completa e fundamentada dos assuntos a serem tratados em casos no previstos neste Estatuto. Art. 9 As Assemblias Gerais Ordinrias e Extraordinrias devem ser realizadas, em primeira convocao, com a presena de mais da metade dos alunos da Escola ou, em segunda convocao, trinta minutos depois, com qualquer nmero de alunos. A Assemblia Geral vai deliberar com maioria simples dos votos, sendo obrigatrio o quorum mnimo de 10% dos alunos da Escola para sua instalao. 1. A Diretoria ser responsvel pela manuteno da limpeza e da ordem quando for realizado qualquer evento, assemblias ou reunio do Grmio. Art. 10 Compete Assemblia Geral:

a) Aprovar e reformular o Estatuto do Grmio; b) Eleger a Diretoria do Grmio; c) Discutir e votar as teses, recomendaes, moes, adendos e propostas apresentados por qualquer um de seus membros; d) Denunciar, suspender ou destituir diretores do Grmio de acordo com resultados de inquritos procedidos, desde que comunicado e garantido o direito de defesa do acusado, sendo que qualquer deciso tomada neste sentido seja igual ou superior a 2/3 dos votos;

e) Receber e considerar os relatrios da Diretoria do Grmio e sua prestao de contas, apresentada juntamente com o CF; f) Marcar, caso necessrio, Assemblia Extraordinria, com dia, hora e pautas fixadas; g) Aprovar a constituio da Comisso Eleitoral, sempre composta com alunos de todos os turnos em funcionamento na Escola, com nmero e funcionamento definidos na Assemblia.

SEO II Do Conselho de Representantes de Turmas Art. 11 O Conselho de Representantes de Turmas (CRT) a instncia intermediria de deliberao do Grmio, o rgo de representao exclusiva dos estudantes, e ser constitudo somente pelos representantes de turmas, eleitos anualmente pelos estudantes de cada turma. Art. 12 O CRT se reunir ordinariamente uma vez por ms e extraordinariamente quando convocado pela Diretoria do Grmio. Pargrafo nico. O CRT funcionar com a presena da maioria absoluta de seus membros, deliberando por maioria simples de voto. Art. 13 O CRT ser eleito anualmente em data a ser deliberada pelo Grmio e/ou equipe pedaggica. Art. 14 Compete ao CRT: a) Discutir e votar sobre propostas da Assemblia Geral e da Diretoria do Grmio: b) Velar pelo cumprimento do Estatuto do Grmio e deliberar sobre os casos omissos; c) Assessorar a diretoria do Grmio na execuo de seu programa administrativo; d) Apreciar as atividades da Diretoria do Grmio, podendo convocar para esclarecimentos qualquer um de seus membros; e) Deliberar, dentro dos limites legais, sobre assuntos do interesse do corpo discente de cada turma representada; f) Deliberar sobre a vacncia de cargos da Diretoria do Grmio.

10

SEO III Da Diretoria Art. 15 A Diretoria do Grmio ser constituda pelos seguintes cargos:

I - Presidente II - Vice-Presidente III - Secretrio-Geral IV - 1 Secretrio V - Tesoureiro-Geral VI - 1 Tesoureiro VII- Diretor Social VIII - Diretor de Imprensa IX - Diretor de Esportes X - Diretor de Cultura XI - Diretor de Sade e Meio Ambiente

Pargrafo nico. Cabe Diretoria do Grmio: I Elaborar o plano anual de trabalho, submetendo-o ao Conselho de Representantes de Turma e Conselho Escolar; II Colocar em prtica o plano aprovado; III Divulgar para a Assemblia Geral: a) b) c) As normas que regem o Grmio; As atividades desenvolvidas pela Diretoria; A programao e a aplicao dos recursos financeiros do Grmio.

IV Tomar medidas de emergncia, no previstas no Estatuto, e submet-las ao Conselho de Representantes de Turmas. V Reunir-se ordinariamente pelo menos uma vez por ms, e extraordinariamente a critrio do Presidente ou de 2/3 da Diretoria.

11

Art. 16 Compete ao Presidente: a) Representar o Grmio dentro da Escola e fora dela; b) Convocar e presidir as reunies ordinrias e extraordinrias do Grmio; c) Assinar, juntamente com o Tesoureiro-Geral, os documentos relativos ao movimento financeiro; d) Assinar, juntamente com o Secretrio-Geral, a correspondncia oficial do Grmio; e) Representar o Grmio no Conselho Escolar; f) Cumprir e fazer cumprir as normas do presente Estatuto; g) Desempenhar as demais funes inerentes a seu cargo.

Art. 17

Compete ao Vice-Presidente:

a) Auxiliar o Presidente no exerccio de suas funes; b) Substituir o Presidente nos casos de ausncia eventual ou impedimento temporrio e nos casos de vacncia do cargo.

Art. 18

Compete ao Secretrio-Geral:

a) Publicar avisos e convocaes de reunies, divulgar editais e expedir convites; b) Lavrar atas das reunies de Diretoria; c) Redigir e assinar com o Presidente a correspondncia oficial do Grmio; d) Manter em dia os arquivos da entidade.

Art. 19

Compete ao 1 Secretrio:

Auxiliar o Secretrio-Geral em todas as suas funes e assumir o cargo em caso de vacncia do mesmo.

Art. 20 Compete ao Tesoureiro-Geral: a) Ter sob seu controle todos os bens do Grmio;

12

b) Manter em dia a escriturao de todo o movimento financeiro do Grmio ;

c) Assinar com o Presidente os documentos e balancetes, bem como os relativos movimentao financeira; d) Apresentar, juntamente com o Presidente, a prestao de contas ao Conselho Fiscal.

Art. 21 Compete ao 1 Tesoureiro: Auxiliar o Tesoureiro-Geral em todas as suas funes, e assumir o cargo em caso de vacncia.

Art. 22 Compete ao Diretor Social: a) b) c) Coordenar o servio de Relaes Pblicas do Grmio; Organizar os colaboradores de sua Diretoria; Organizar festas promovidas pelo Grmio;

d) Zelar pelo bom relacionamento do Grmio com os gremistas, com a Escola e com a comunidade.

Art. 23 Compete ao Diretor de Imprensa: a) Responder pela comunicao da Diretoria com os scios e do Grmio com a comunidade; b) Manter os membros do Grmio informados sobre os fatos de interesse dos estudantes; c) Editar o rgo oficial de imprensa do Grmio; d) Escolher os colaboradores para sua Diretoria.

Art. 24

Compete ao Diretor Cultural:

a) Promover a realizao de conferncias, exposies, concursos, recitais, festivais de msica e outras atividades de natureza cultural; b) Manter relaes com entidades culturais; c) A organizao de grupos musicais, teatrais, etc.; d) Escolher os colaboradores de sua Diretoria.

Art. 25

Compete ao Diretor de Esportes:

a) Coordenar e orientar as atividades esportivas do corpo discente;

13

b) Incentivar a prtica de esportes organizando campeonatos internos; c) Escolher os colaboradores de sua Diretoria.

Art. 26 Compete ao Diretor de Sade e Meio Ambiente: a) Promover a realizao de palestras, exposies e concursos, sobre sade e meio ambiente; b) Manter relaes com entidades de sade e meio ambiente; c) Incentivar hbitos de higiene e conservao do ambiente escolar; d) Escolher os colaboradores de sua Diretoria.

CAPTULO IV Do Conselho Fiscal Art. 27 O Conselho Fiscal se compe de 03 membros efetivos e 03 suplentes, escolhidos na reunio do CRT entre seus membros.

Art. 28

Ao Conselho Fiscal compete:

a) Examinar os livros contbeis e papis de escriturao da entidade, a sua situao de caixa e os valores em depsito; b) Lavrar o Livro de Atas e Pareceres do CF com os resultados dos exames procedidos; c) Apresentar na ltima Assemblia Geral Ordinria, que antecede a eleio do Grmio, relatrio sobre as atividades econmicas da Diretoria; d) Colher do Presidente e do Tesoureiro-Geral eleitos recibo discriminando os bens do Grmio; e) Convocar Assemblia Geral Extraordinria sempre que ocorrerem motivos graves e urgentes dentro da rea de sua competncia.

CAPTULO V

14

Dos Associados

Art. 29

So scios do Grmio todos os alunos matriculados e freqentes.

Art. 30

So direitos do Associado:

a) Participar de todas as atividades do Grmio; b) Votar e ser votado, observadas as disposies deste Estatuto; c) Encaminhar observaes, moes e sugestes Diretoria do Grmio; d) Propor mudanas e alteraes parciais ou totais neste Estatuto. Art. 31 So deveres dos Associados: a) Conhecer e cumprir as normas deste Estatuto; b) Informar Diretoria do Grmio sobre qualquer violao dos direitos dos estudantes cometida na rea da Escola ou fora dela; c) Manter luta incessante pelo fortalecimento do Grmio.

CAPTULO VI Do Regime Disciplinar Art. 32 Constitui infrao disciplinar: a) Usar o Grmio para fins diferentes dos seus objetivos, visando o privilgio pessoal ou de grupos; b) Deixar de cumprir as disposies deste Estatuto; c) Prestar informaes referentes ao Grmio que coloquem em risco a integridade de seus membros; d) Praticar atos que venham a ridicularizar a entidade, seus scios ou seus smbolos; e) Atentar contra a guarda e o emprego dos bens do Grmio.

Art. 33 So competentes para apurar as infraes dos itens a a d o CRT, e do item e o Conselho Fiscal. Pargrafo nico. Em qualquer das hipteses do artigo ser facultado ao infrator o direito de defesa ao CRT, ao CF ou Assemblia Geral.

15

Art. 34 Apuradas as infraes, sero discutidas na Assemblia Geral e aplicadas as penas de suspenso ou expulso do quadro de scios do Grmio, conforme a gravidade da falta. Pargrafo nico. O infrator, caso seja membro da Diretoria, perder seu mandato, devendo responder pelas perdas e danos perante as instncias deliberativas do Grmio.

CAPTULO VII Do Regime Eleitoral

Titulo I Dos Elegveis Eleitores Art. 35 So elegveis para os cargos da Diretoria todos os brasileiros natos ou naturalizados matriculados e freqentes. Pargrafo nico. Para o cargo de Presidente o aluno no pode estar cursando o 3 ano do Ensino Mdio.

Art. 36

So considerados eleitores todos os estudantes matriculados e freqentes.

Titulo II Da Comisso Eleitoral e Forma de Votao Art. 37 A Comisso Eleitoral deve ser escolhida em Assemblia Geral pelo menos um ms antes do final da gesto. A Comisso deve ser composta por alunos de todos os turnos em funcionamento na Escola. Os alunos da Comisso no podero concorrer s eleies. A Comisso definir o calendrio e as regras eleitorais que devem conter: 1) Prazo de inscrio de chapas; 2) Perodo de campanha; 3) Data da eleio; 4) Regimento interno das eleies.

16

Art. 38 As inscries de chapas devero ser feitas com os membros da Comisso Eleitoral, em horrios e prazos previamente divulgados, no sendo aceitas inscries fora do prazo ou horrio.

Art. 39

Somente sero aceitas inscries de chapas completas.

Titulo III da Propaganda Eleitoral Art. 40 A propaganda das chapas ser atravs de material conseguido ou confeccionado pela prpria chapa. Pargrafo nico. vedada a ajuda de qualquer pessoa que trabalhe na Escola chapa, na criao, confeco, ou fornecimento de material ou dinheiro para a propaganda eleitoral.

Art. 41 expressamente proibida a campanha eleitoral fora do perodo estipulado pela Comisso Eleitoral bem como a boca de urna no dia das eleies.

Art. 42 A destruio ou adulterao da inscrio de qualquer chapa por membros de outra chapa, bem como a desobedincia ao que est previsto nos artigos 40 e 41, uma vez comprovadas pela Comisso Eleitoral, implicaro na anulao da inscrio da chapa infratora. Pargrafo nico. Toda deciso de impugnao de chapas s poder ser tomada por maioria absoluta da Comisso Eleitoral, aps exame de provas e testemunhas.

Ttulo IV da Votao Art. 43 O voto ser direto e secreto, sendo que a votao ser realizada em local previamente escolhido pela Comisso Eleitoral e aprovado pela Direo geral do Estabelecimento, no horrio normal de funcionamento de cada turno.

Art. 44 Cada chapa dever designar um fiscal, identificado com crach, para acompanhar todo o processo de votao e apurao dos votos.

Art. 45

S votaro os estudantes presentes em sala na hora da votao.

Art. 46 A apurao dos votos dever ocorrer logo aps o trmino do processo de votao, em uma sala isolada em que permanecero apenas os membros da Comisso Eleitoral e os fiscais de chapa. Nenhum outro estudante poder entrar ou permanecer nesta sala durante o processo de apurao.

17

Pargrafo nico. Fica assegurado s entidades estudantis o direito de acompanhar todo o processo eleitoral.

Art. 47 Todo ato de anulao de votos ou urnas ser efetivado a partir da deciso soberana do Presidente da Comisso Eleitoral, baseado na comprovao do ato que implicou na anulao.

Art. 48 No ser aceito nenhum pedido de recontagem de votos ou recursos de qualquer chapa aps a divulgao dos resultados oficiais das eleies, salvo nos casos em que se comprove inobservncia deste regulamento por parte da Comisso Eleitoral.

Art. 49 O mandato da Diretoria do Grmio ser de 1 (um) ano a partir da data da posse.

Art. 50 Cabe Comisso Eleitoral dar posse Diretoria eleita 1 (uma) semana aps a data da eleio da mesma.

CAPTULO VIII Disposies Gerais e Transitrias Art. 51 O presente Estatuto poder ser modificado mediante proposta de qualquer membro do Grmio, do CRT ou pelos membros em Assemblia Geral Pargrafo nico. As alteraes sero discutidas pela Diretoria, pelo CRT e aprovadas em Assemblia Geral atravs da maioria absoluta de votos.

Art. 52 As representaes dos scios do Grmio s sero consideradas pela Diretoria ou pelo CRT quando formuladas por escrito e devidamente fundamentadas e assinadas.

Art. 53 A dissoluo do Grmio s ocorrer quando a Escola for extinta, ou quando a Assemblia Geral assim deliberar por maioria absoluta de votos, revertendo-se seus bens a entidades congneres.

18

Art. 54 Nenhum scio poder se intitular representante do Grmio sem a devida autorizao, por escrito, da Diretoria.

Art. 55 Revogadas as disposies em contrrio, este Estatuto entrar em vigor na data de sua aprovao pela Assemblia Geral do corpo discente.

Art. 56 Este Estatuto entrar em vigor aps a sua aprovao em Assemblia Geral, configurando a entidade como Grmio Estudantil autnomo, representante dos estudantes do referido Estabelecimento educacional, com finalidades preestabelecidas neste Estatuto, no podendo ser proibido ou cancelado por nenhum indivduo, grupo ou autoridade, conforme a Lei Federal 7398/85 e a Lei Estadual n 11057/95.

19

Modelo de Chapa

Nome da Chapa : ........................................................................................................

Presidente: __________________________________________________________ Endereo: ___________________________________________________________ Telefone: ________________________ Srie/Turma: _________ Turno:_________ Assinatura:___________________________________________________________

Vice-presidente: ______________________________________________________ Endereo: ___________________________________________________________ Telefone: ________________________ Srie/Turma: _________ Turno:_________ Assinatura:___________________________________________________________

Secretrio-Geral: _____________________________________________________ Endereo: ___________________________________________________________ Telefone: ________________________ Srie/Turma: _________ Turno:_________ Assinatura:___________________________________________________________

1 Secretrio: ________________________________________________________ Endereo: ___________________________________________________________ Telefone: ________________________ Srie/Turma: _________ Turno:_________ Assinatura:___________________________________________________________

20

Tesoureiro-Geral: _____________________________________________________ Endereo: ___________________________________________________________ Telefone: ________________________ Srie/Turma: _________ Turno:_________ Assinatura:___________________________________________________________ 1 Tesoureiro: ________________________________________________________ Endereo: ___________________________________________________________ Telefone: ________________________ Srie/Turma: _________ Turno:_________ Assinatura:___________________________________________________________ Diretor Social: ________________________________________________________ Endereo: ___________________________________________________________ Telefone: ________________________ Srie/Turma: _________ Turno:_________ Assinatura:___________________________________________________________ Diretor de Imprensa: ___________________________________________________ Endereo: ___________________________________________________________ Telefone: ________________________ Srie/Turma: _________ Turno:_________ Assinatura:___________________________________________________________ Diretor de Esportes: ___________________________________________________ Endereo: ___________________________________________________________ Telefone: ________________________ Srie/Turma: _________ Turno:_________ Assinatura:___________________________________________________________ Diretor de Cultura: ____________________________________________________ Endereo: ___________________________________________________________ Telefone: ________________________ Srie/Turma: _________ Turno:_________ Diretor de Sade e Meio Ambiente: _____________________________________

Endereo: ___________________________________________________________ Telefone: ________________________ Srie/Turma: _________ Turno:_________

21

Modelo de Ata de Eleio


s ___ horas, do dia ____, do ms de _________, do ano de _______, foi feita a apurao dos votos das chapas ___________________ e ______________, que disputaram as eleies para o Grmio Estudantil _________________________, da Escola ____________________________________________. A mesa apuradora, dirigida por dois representantes de cada chapa concorrente, comprovou ser vencedora a chapa _______________, que obteve ______ votos, contra ______ votos da chapa ___________, ______ votos brancos e ______ votos nulos, num total de ______ votantes. Atestando a lisura do pleito, assinam ____________________ e ____________________, pela chapa ____________________, e ____________________ e _____________________, pela chapa ____________________.

Assinaturas:

22

Modelo de Ata de Posse da Diretoria do Grmio


Aos _________________________ dias do ms de ______________ de ________________, s ____ horas, teve incio a cerimnia de posse da nova Diretoria do Grmio Estudantil _________________________. A entidade tem como finalidade defender os interesses dos estudantes da Escola __________________________, situada na rua _________________________, bairro _______________________, em _______________________. O presidente do Grmio , ____________________________, encerra hoje o mandato da gesto _________ e passa a Direo da entidade para os seguintes estudantes, eleitos no dia ______ do ms de _________ de _________, pela chapa _______________:

I- Presidente II- Vice Presidente III- Secretrio-Geral IV- 1 Secretrio V- Tesoureiro-Geral VI- 1 Tesoureiro VII- Diretor Social VIII- Diretor de Imprensa IX- Diretor de Esportes X- Diretor de Cultura XI- Diretor de Sade e Meio Ambiente

Foram convidadas a compor a mesa dos trabalhos as seguintes autoridades: 1) 2) 3) 4)

23

Aps a apresentao da Diretoria, o Presidente eleito fez um discurso falando de _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ .

Em seguida, foi aberta a palavra para os membros da mesa e posteriormente s pessoas presentes na platia. No final das saudaes, foi declarada encerrada a cerimnia e empossada a nova Diretoria do Grmio.

(Seguem-se as assinaturas dos membros da Comisso Eleitoral, do novo Presidente, do ex-Presidente e dos membros da Diretoria eleita.)

24

Modelo de Ata de Reunio

s ___ horas, do dia ____, do ms de ________, do ano de ______, reuniu-se a Diretoria do Grmio Estudantil ____________________, da Escola ____________________. Na pauta de reunio foi discutido que __________________ e ______________________, sendo aprovadas as seguintes propostas a serem encaminhadas: __________________________, ________________________ e __________________________. A reunio foi presidida por __________________________ (nome), _______________ (cargo) e por mim, ________________________ (nome), ___________________________ (cargo), que a secretariei. Assinaturas:

25

Referncias:

Lei Federal1 n. 7.398, de 04/11/85. Medida Provisria n. 2.208, de 17/08/2001. Lei Estadual n. 11.057, de 17/01/95. Lei Estadual n. 10.054, de 16/07/92. Estatuto do Criana e do Adolescente. Site www.ubes.org.br (acessado em 08/07/2003) Site www.estudantenet.com.br (acessado em 08/07/2003)

26

LEI N 7. 398, DE 4 DE NOVEMBRO DE 1985.

Dispe sobre a organizao de entidades representativas dos estudantes de 1 e 2 graus e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA, fao saber que o Congresso Nacional decreta e em sanciono a seguinte lei: Art. 1 Aos estudantes dos Estabelecimentos de Ensino de 1 e 2 graus fica assegurada a organizao de Estudantes como entidades autnomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas com finalidades educacionais, culturais, cvicas esportivas e sociais. 1 (VETADO). 2 A organizao, o funcionamento e as atividades dos Grmio s sero estabelecidos nos seus estatutos, aprovados em Assemblia Geral do corpo discente de cada Estabelecimento de Ensino convocada para este fim. 3 A aprovao dos estatutos, e a escolha dos dirigentes e dos representantes do Grmio Estudantil sero realizadas pelo voto direto e secreto de cada estudante observando-se no que couber, as normas da legislao eleitoral. Art. 2 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 3 Revogam-se as disposies em contrrio.

Braslia, em 04 de novembro de 1985; 164 da Independncia e 97 da Repblica.

JOS SARNEY Presidncia da Repblica Casa Civil MARCO MACIEL Subchefia para Assuntos Jurdicos

27

MEDIDA PROVISRIA No 2.208, DE 17 DE AGOSTO DE 2001.

Dispe sobre a comprovao da qualidade de estudante e de menor de dezoito anos nas situaes que especifica. O VICE-PRESIDENTE DA REPBLICA, no exerccio do cargo do Presidente da Repblica, usando da atribuio que lhe confere o art. 62 da Constituio, adota a seguinte Medida Provisria, com fora de lei: Art. 1 A qualificao da situao jurdica de estudante, para efeito de obteno de eventuais descontos concedidos sobre o valor efetivamente cobrado para o ingresso em estabelecimentos de diverso e eventos culturais, esportivos e de lazer, ser feita pela exibio de documento de identificao estudantil expedido pelos correspondentes Estabelecimentos de Ensino ou pela associao ou agremiao estudantil a que pertena, inclusive pelos que j sejam utilizados, vedada a exclusividade de qualquer deles. Pargrafo nico. O disposto no caput deste artigo aplica-se nas hipteses em que sejam oferecidos descontos a estudantes pelos transportes coletivos pblicos locais, acompanhada do comprovante de matrcula ou de freqncia Escolar fornecida pelo seu Estabelecimento de Ensino. Art. 2o A qualificao da situao de menoridade no superior a dezoito anos, para efeito da obteno de eventuais descontos sobre o valor efetivamente cobrado para o ingresso em estabelecimentos de diverso e eventos culturais, esportivos e de lazer, ser feita pela exibio de documento de identidade expedido pelo rgo pblico competente. Art. 3o Esta Medida Provisria entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 17 de agosto de 2001; 180o da Independncia e 113o da Repblica. MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA MACIEL JOS GREGORI PAULO RENATO SOUZA

28

LEI N 10.054, DE 16 DE JULHO DE 1992

Smula: Dispe sobre o funcionamento de Cantinas Comerciais nos Colgios estaduais de 1 e 2 Graus da rede oficial de Ensino. A Assemblia Legislativa do Estado do Paran decretou e eu sanciono a seguinte lei:

Art.1 As cantinas comerciais nas Escolas de primeiro e segundo graus da rede oficial de ensino, funcionaro sob a responsabilidade, direo e explorao do Grmio Estudantil oficial e/ou Associao de Pais e Mestres. Pargrafo nico. As cantinas comerciais tero regulamentao prpria, baixada pelo Secretrio de Estado da Educao, no prazo de 60 (sessenta) dias. Art. 2 Os lucros da venda e explorao da atividade no podero ultrapassar 25% (vinte e cinco por cento) do custo dos produtos venda. Art. 3 Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas a Lei n 9.004, de sete de junho de 1989 e demais disposies em contrrio.

PALCIO DO GOVERNO EM CURITIBA, em 16 de julho de 1992.

ROBERTO REQUIO Governador do Estado

ELIAS ABRAHO Secretrio de Estado da Educao

29

LEI N 11.057, DE 17 DE JANEIRO DE 1995 Publicado no Dirio Oficial N. 4429, de 17/01/95

Assegura, nos Estabelecimentos de Ensino de 1 e 2 graus, pblicos ou privados, no Estado de Paran, a livre organizao de Grmio s Estudantis, conforme especifica. A Assemblia Legislativa do Estado do Paran decretou e eu sanciono a seguinte lei: Art. 1 assegurada nos Estabelecimentos de Ensino de 1 e 2 graus, pblicos ou privados no Estado do Paran, a livre organizao de Grmios Estudantis, para representar os interesses e expressar os pleitos dos alunos. Art. 2 de competncia exclusiva dos estudantes a definio das formas, dos critrios, dos estatutos e demais questes referentes organizao dos Grmios Estudantis. Art. 3 Aos estabelecimentos paranaenses de ensino cabero assegurar espao para divulgao das atividades do Grmio estudantil em local de grande circulao de alunos, bem como para as reunies de seus membros. Pargrafo nico. assegurada nas instituies de ensino do Estado do Paran a livre circulao e expresso das entidades estudantis: I - Os Grmios Estudantis; II - As entidades representativas estudantis municipais, regionais e nacional. Art. 4 garantida a rematrcula dos membros dos Grmios Estudantis, salvo por livre opo do aluno ou do responsvel, nos mesmos estabelecimentos em que estejam matriculados. Art. 5 Sob pena de abuso de poder, vedada qualquer interferncia estatal e/ou particular nos Grmios Estudantis, que prejudique suas atividades, dificultando ou impedindo o seu livre funcionamento. Pargrafo nico. 0s responsveis pela interferncia de que trata o caput deste artigo respondero na forma da lei, civil e/ou penal, e na Constituio Federal, sob a gide do art. 5, XVIII. Art. 6 Esta Lei entrar em vigor na data da sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. PALCIO DO GOVERNO EM CURITIBA, em 17 de janeiro de 1995.

30

JAIME LERNER Governador do Estado RAMIRO WAHRHAFTIG Secretrio de Estado da Educao

31

32

También podría gustarte