Está en la página 1de 6

C ONH E A O WINDOWS

BAIXAR E C OMPRAR

INST RU ES

SUP ORT E

En trar

a ds n ot by t h is s it e

Peas de um computador
Se voc usa um computador desktop, j deve saber que no existe uma parte nica chamada "computador". Um computador , na verdade, um sistema de muitas partes funcionando em conjunto. As partes fsicas, que voc pode ver e tocar, so denominadas coletivamente ha r d wa r e . O s o ftwa r e , por outro lado, se refere s instrues (ou programas) que dizem ao hardware o que fazer. A ilustrao abaixo mostra os dispositivos de hardware mais comuns em um sistema de computador desktop. Seu sistema pode ter uma aparncia um pouco diferente, mas provavelmente possui a maioria destas peas. Um computador laptop possui peas semelhantes, mas as combina em um nico pacote do tamanho de um caderno.

Aplica-se ao Windows Vista


Neste tpico Unid a d e d e s is tema Ar ma zena mento M o us e Tecla d o M o nito r Imp r es s o r a Alto -fa la ntes M o d em

Consulte tambm
Intr o d u o a o s co mp uta d o r es Us a nd o o mo us e Us a nd o o tecla d o No es b s ica s d o Wind o ws : to d o s o s t p ico s

Sistema de computador desktop

Vamos dar uma olhada em cada uma destas peas.

Unidade de sistema
A unid a d e d e s is tema o ncleo de um sistema de computador. Normalmente, uma caixa retangular colocada sobre a mesa ou embaixo dela. Dentro dessa caixa esto os componentes eletrnicos que processam as informaes. O mais importante desses componentes a CPU (unid a d e d e p r o ces s a mento centr a l) ou micr o p r o ces s a d o r , que atua como o "crebro" do computador. Outro componente a mem r ia RAM , que armazena temporariamente informaes utilizadas pela CPU enquanto o computador est ligado. As informaes gravadas na RAM so apagadas quando o computador desligado. Quase todas as outras partes do computador se conectam unidade de sistema por meio de cabos. Os cabos so conectados a p o r ta s (aberturas) especficas, geralmente na parte traseira da unidade de sistema. O hardware que no faz parte da unidade de sistema chamado d is p o s itivo p er ifr ico ou simplesmente d is p o s itivo .

Unidade de sistema

Incio da pgina

Armazenamento
O computador possui uma ou mais unid a d es d e d is co , ou seja, dispositivos que armazenam informaes em um disco de plstico ou de metal. O disco preserva as informaes mesmo quando o computador est desligado.

Unidade de disco rgido


A unid a d e d e d is co r g id o do computador armazena informaes em um d is co r g id o , que um prato rgido ou pilha de pratos com uma superfcie magntica. Como os discos rgidos podem reter uma grande quantidade de informaes, normalmente eles funcionam como principal meio de armazenamento do computador, guardando praticamente todos os programas e arquivos. Em geral, a unidade de disco rgido fica localizada dentro da unidade de sistema.

Unidade de disco rgido

Unidades de CD e DVD
Hoje em dia, quase todos os computadores vm equipados com uma unidade de CD ou DVD, geralmente localizada na frente da unidade de sistema. As unidades de CD usam lasers para ler (recuperar) dados de um CD, e muitas tambm podem gravar dados em CDs. Se voc tiver uma unidade de disco gravvel, poder armazenar cpias de seus arquivos em CDs vazios. A unidade de CD tambm serve para tocar CDs de msica no computador.

CD

As unidades de DVD fazem o mesmo que as unidades de CD e tambm lem DVDs. Se voc tiver uma unidade de DVD, poder ver filmes no computador. Muitas unidades de DVD podem gravar dados em DVDs vazios.

Dica
Se voc tiver uma unidade de CD ou DVD gravvel, faa backup (copie) periodicamente de seus arquivos importantes em CDs ou DVDs. Dessa forma, caso venha a ocorrer alguma falha no disco rgido, voc no perder os dados.

Unidade de disquete
As unidades de disquete armazenam informaes em d is co s , tambm chamados d is co s flexveis ou d is q uetes . Comparado a CDs e DVDs, os disquetes podem armazenar apenas uma pequena quantidade de dados. Eles tambm recuperam informaes de forma mais lenta e so mais vulnerveis a danos. Por esses motivos, as unidades de disquete so

recuperam informaes de forma mais lenta e so mais vulnerveis a danos. Por esses motivos, as unidades de disquete so cada vez menos usadas, embora ainda sejam includas em alguns computadores.

Disquete

Por que os disquetes so chamados "discos flexveis"? Mesmo que o exterior seja feito de plstico rgido, isso apenas a capa. O interior do disco feito de um material de vinil fino e flexvel. Incio da pgina

Mouse
Mouse um pequeno dispositivo usado para apontar e selecionar itens na tela do computador. Embora existam mouses de vrias formas, o modelo mais comum se assemelha a um rato (como diz o nome em ing ls ). Ele pequeno e alongado, sendo conectado unidade de sistema por um cabo comprido que faz lembrar uma cauda. Alguns mouses mais novos so sem fio.

Mouse

O mouse geralmente possui dois botes: um boto principal (normalmente o da esquerda) e um boto secundrio. Muitos mouses tambm tm uma roda entre os dois botes, que permite percorrer as telas de informaes. medida que voc move o mouse com a mo, um ponteiro na tela se move na mesma direo. (A aparncia do ponteiro pode mudar dependendo da sua posio na tela.) Quando quiser selecionar um item, aponte para ele e cliq ue no boto principal, ou seja, pressione-o e solte-o. Apontar e clicar com o mouse a principal maneira de interagir com o computador. Para obter mais informaes, consulte Us a nd o o mo us e . Incio da pgina

Teclado
A finalidade principal do teclado digitar texto no computador. Ele possui teclas para letras e nmeros, exatamente como em uma mquina de escrever. A diferena est nas teclas especiais: As tecla s d e fun o , localizadas na linha superior, executam funes diferentes dependendo de onde so usadas. O tecla d o numr ico , localizado direita na maioria dos teclados, permite inserir nmeros rapidamente. As tecla s d e na veg a o , como as teclas de seta, permitem mover sua posio dentro de documentos ou pginas da Web.

Teclado

Voc tambm pode usar o teclado para executar muitas das mesmas tarefas que executa com um mouse. Para obter mais informaes, consulte Us a nd o o tecla d o . Incio da pgina

Monitor
O mo nito r exibe informaes em forma visual, usando texto e elementos grficos. A parte do monitor que exibe as informaes chamada tela . Como a tela de uma televiso, a tela de um computador pode mostrar imagens paradas ou em movimento.

movimento. Existem dois tipos bsicos de monitores: CRT (tubo de raios catdicos) e LCD (vdeo de cristal lquido). Ambos produzem imagens ntidas, mas os monitores LCD levam vantagem por serem mais finos e mais leves. Os monitores CRT, porm, costumam ter preo mais acessvel.

Monitor LCD ( esquerda); monitor CRT ( direita)

Incio da pgina

Impressora
Uma impressora transfere dados de um computador para o papel. Voc no precisa de impressora para usar o computador, mas, se tiver uma, poder imprimir emails, cartes, convites, anncios e outros materiais. Muitas pessoas tambm preferem imprimir suas fotos em casa. Os dois principais tipos de impressora so a ja to d e tinta e a la s er . As impressoras a jato de tinta so as mais populares para uso domstico. Elas podem imprimir em preto e branco ou em cores e produzem fotos de alta qualidade quando usadas com papel especial. As impressoras a laser so mais rpidas e mais adequadas para uso intenso.

Impressora a jato de tinta ( esquerda); impressora a laser ( direita)

Incio da pgina

Alto-falantes
Os alto-falantes so usados para tocar som. Podem vir embutidos na unidade de sistema ou ser conectados com cabos. So eles que permitem ouvir msica e efeitos de som no computador.

Alto-falantes do computador

Incio da pgina

Modem
Para conectar o computador Internet, voc precisa de um mo d em , um dispositivo que envia e recebe informaes do computador por linha telefnica ou cabo de alta velocidade. s vezes, os modems vm embutidos na unidade de sistema, mas os de alta velocidade normalmente so componentes separados.

Modem a cabo

Incio da pgina

Curta nossa pgina no Facebook


Fique em contato com o Windows.

Compartilhe esta pgina


Diga o que est pensando. Compartilhe esta pgina com os amigos e a famlia.

Esta pgina foi til?


Seus comentrios ajudam a aperfeioar este site.

Curtir

13 milhes

Facebook

Twitter

Sim

Um pouco

No

a ds n ot by t h is s it e

Outr o s s ites d a M icr o s o ft

Info r ma es p a r a
Desen v olv edores Design ers P equ en as em presas

Pr o d uto s
Win dow s 8. 1 P rev iew Win dow s 8 Win dow s RT In tern et Explorer SkyDriv e Ou tlook. c om

Pes q uis a s fr eq uentes


A tu alize o Win dow s T u torial do Win dow s 8 C on ta da M ic rosof t T ela in ic ial A plic ativ o Win dow s Store A rm azen am en to on lin e In tern et Explorer 10 Win dow s Def en der Dow n loads gratu itos

Office Xbox Skype Windows Phone Bing Microsoft Store

Gran des em presas Estu dan tes

Do wnlo a d s p o p ula r es
Dow n loads do Win dow s T em as para o Win dow s P apis de parede A n tiv ru s gratu ito Galeria de Fotos M ov ie M aker P ac otes de idiom as Serv ic e pac ks do Win dow s Gu ia de produ tos Win dow s ( em in gls)

Win dow s 7 Win dow s Vista Win dow s XP H otm ail M essen ger M ic rosof t Sec u rity Essen tials

Sup o r te
P roc u rar su porte por c ategoria

M a ntenha co nta to
Blog do Win dow s Boletim in f orm ativ o do Win dow s

P roc u rar su porte por produ to C on tate o su porte C om u n idade M ic rosof t

Ol de Seattle.

Brasil

A v isos de isen o

T erm os de Uso

M arc as C om erc iais

P riv ac idade e C ookies

2013 M ic rosof t

También podría gustarte