Está en la página 1de 44

PROALFA 2011

Revista Pedaggica 3 ano do Ensino Fundamental

SIMAVE

SIMAVE
proalfa 2011
Revista Pedaggica 3 ano do Ensino Fundamental

Governador de Minas Gerais Antnio Augusto Junho Anastasia Secretria de Estado de Educao Ana Lcia Almeida Gazzola Secretria Adjunta de Estado de Educao Maria Cres Pimenta Spnola Castro Chefe de Gabinete Maria Sueli de Oliveira Pires Subsecretria de Informaes e Tecnologias Educacionais Snia Andre Cruz Superintendente de Avaliao Educional Maria Inez Barroso Simes

1 2 3 4

6
Introduo

8
As concepes de Alfabetizao e Letramento que orientam o PROALFA

10
O que foi avaliado segundo a Matriz do PROALFA

18
O desempenho dos alunos na avaliao

Introduo

sta revista apresenta para voc, Professor, os resultados da avaliao censitria do Programa de Avaliao da Alfabetizao PROALFA, aplicada em 270.584 alunos que, em 2011, cursavam o 3 ano do Ensino Fundamental de nove anos. O PROALFA compe o Sistema Mineiro de Avaliao da Educao Pblica SIMAVE. uma avaliao de carter diagnstico, que visa identificar os padres de desempenho dos alunos no processo de alfabetizao, em situaes que contemplam tanto aspectos relacionados apropriao do sistema de escrita, quanto ao uso social da leitura e da escrita, o letramento. Por sua nfase diagnstica, essa avaliao procura evidenciar no apenas o que os alunos j sabem, mas tambm o que eles ainda no sabem e precisam saber. Isso porque a organizao de informaes acerca de habilidades que os alunos ainda no dominam uma grande referncia para o trabalho docente. Como avaliao em larga escala e, portanto, uma modalidade de avaliao externa escola, o PROALFA visa subsidiar o (re)planejamento de aes. Tratase, assim, de uma avaliao que objetiva, a partir do diagnstico realizado, regular, (re)definir rumos, detectar a distncia ou a proximidade entre o que e o que deveria ser o ensino, permitindo intervenes necessrias. Professor, considerando o exposto, destaca-se que a principal finalidade deste documento oferecer uma contribuio para a sua prtica em sala de aula. Para tanto, na anlise pedaggica aqui desenvolvida, so descritos os padres de desempenho dos alunos avaliados no 3 ano de escolaridade e apresentadas sugestes de orientaes pedaggicas para os alunos situados em cada padro de desempenho. A partir do diagnstico realizado, espera-se que professores e gestores possam definir estratgias de atuao para que os alunos ampliem seus nveis de aprendizagem, considerando as metas estabelecidas para a faixa etria / ano de escolarizao. Espera-se, ainda, que, de posse desses dados, seja possvel (re)planejar aes no mbito da sala de aula ou da escola, a fim de que o conjunto de alunos das redes pblicas do estado de Minas Gerais esteja plenamente alfabetizado aos oito anos de idade. essencial uma adequada recepo e apropriao dos dados do PROALFA pela escola, considerando a dimenso diagnstica dessa avaliao. Assim, a expectativa de que esta revista possa constituir-se como uma referncia, na medida em que apresenta indicadores da realidade escolar, o que permite sua contribuio para a prtica pedaggica.

As concepes de Alfabetizao e Letramento que orientam o PROALFA

ntes de tratar dos resultados do PROALFA 2011 propriamente, importante explicitar que as concepes de alfabetizao e letramento que orientam essa avaliao so as mesmas que norteiam a coleo Orientaes para a Organizao do Ciclo Inicial de Alfabetizao , utilizadas como fundamentao na implementao do Ensino Fundamental de nove anos no Estado. Nessa coleo, a lngua entendida como um processo de interao de sujeitos, sendo estruturada, portanto, no e para o seu uso, escrito ou falado. Em consonncia com essa concepo de lngua, a alfabetizao entendida como um processo de apropriao do sistema de escrita, de princpios grficos e formais da lngua. Faz parte desse processo, por exemplo, conhecer as letras do alfabeto e as direes (da esquerda para a direita e de cima para baixo) e o alinhamento da escrita na nossa lngua. J o letramento se refere a um conjunto de prticas sociais que se constitui na interao que sujeitos ou grupos de sujeitos estabelecem com a lngua escrita. Saber a finalidade dos diversos gneros textuais que circulam em nossa sociedade (como o bilhete, o convite, a propaganda etc.), utilizando esses textos adequadamente de acordo com o que demanda cada situao de comunicao, faz parte do processo de letramento. Obviamente, as concepes de alfabetizao e letramento so aqui consideradas tendo em vista os limites e as possibilidades de uma avaliao em larga escala. O ensino da leitura e da escrita importante porque ele se apresenta como conhecimento cada vez mais significativo fora da escola. Considerando isso, fundamental que, no ensino, sejam apresentados textos e situaes de leitura e de escrita que se aproximem o mximo possvel do modo como se apresentam e so usados na vida social. Isso significa que no se alfabetiza primeiro para letrar depois. Alfabetizao e letramento so considerados processos distintos, cada um com suas especificidades, porm so processos complementares e inseparveis, sendo ambos indispensveis para a aprendizagem da leitura e da escrita.

CENTRO DE ALFABETIZAO, LEITURA E ESCRITA. Orientaes para a Organizao do Ciclo Inicial de Alfabetizao. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educao de Minas Gerais, 2004 (vol. 1, 2, 3 e 4); 2005 (vol. 5 e 6).

importante dizer que, como a Profa. Magda Soares, em seu artigo Letramento e Alfabetizao: as muitas facetas, tambm consideramos que: Dissociar alfabetizao e letramento um equvoco porque, no quadro das atuais concepes psicolgicas, lingusticas e psicolingusticas de leitura e escrita, a entrada da criana (e tambm do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos: pela aquisio do sistema convencional de escrita a alfabetizao e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas prticas sociais que envolvem a lngua escrita o letramento. No so processos independentes, mas interdependentes, e indissociveis: a alfabetizao desenvolve-se no contexto de e por meio de prticas sociais de leitura e de escrita, isto , atravs de atividades de letramento, e este, por sua vez, s se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relaes fonemagrafema, isto , em dependncia da alfabetizao. Para saber mais sobre os conceitos de alfabetizao e letramento, sugere-se a leitura dos Cadernos 1 e 2 das Orientaes para a Organizao do Ciclo Inicial de Alfabetizao.

Para aprofundar os conceitos de Alfabetizao e Letramento, sugerimos a leitura do artigo da Profa. Magda Soares, intitulado Letramento e alfabetizao: as muitas facetas, disponvel no site: <http://www. scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01. pdf>. Acesso em jan. 2012. Uma discusso mais prtica desses conceitos feita no livro Alfabetizao e letramento na sala de aula, cuja referncia completa : CASTANHEIRA, Maria Lcia MACIEL, Francisca Isabel Pereira; MARTINS, Raquel Fontes (Orgs.). Alfabetizao e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autntica, 2008.

3
10

O que foi avaliado segundo a Matriz de Referncia do PROALFA

lm de ser importante compreender porque e para que avaliar, o que tratamos at aqui, fundamental saber o que avaliar. Assim, tornase necessrio abordar a Matriz de Referncia ou Matriz de Avaliao que orientou a produo da avaliao em foco, no nosso caso, a Matriz do PROALFA 2011. A primeira etapa do processo de avaliao consiste na elaborao de uma Matriz de Referncia, que apresente os conhecimentos, competncias e habilidades a serem avaliados, para orientar a produo dos itens (ou questes) da prova. A matriz de referncia que orientou a avaliao do PROALFA 2011, abrange do 2 ao 4 ano de escolarizao do Ensino Fundamental de nove anos. Como se ver, a matriz se organiza da seguinte forma: na primeira coluna, so apresentados os tpicos, que remetem aos grandes eixos da alfabetizao e letramento; na segunda coluna, so apresentadas as competncias que renem, cada uma, um conjunto de habilidades referenciadas na terceira coluna. A ltima coluna, por sua vez, apresenta um detalhamento, uma descrio das habilidades. Ressalta-se que algumas habilidades no so contempladas na avaliao do 3 ano devido s particularidades desse perodo de escolarizao.

Para um aprofundamento das questes que subjazem o processo de avaliao (porque, para que, o que e como avaliar), sugere-se a leitura de: COSTA VAL, M. G. et al. Avaliao do texto escolar: Professor-leitor/ Aluno-Autor. Belo Horizonte: Autntica, 2009.

11

Tpicos

Competncias

Habilidades

Detalhamento das habilidades

H1. Identificar letras do alfabeto

O aluno deve reconhecer letras do alfabeto apresentadas isoladamente, em sequncias de letras ou no contexto de palavras.

C1. Identificao de letras do alfabeto

H2. Diferenciar letras de outros sinais grficos, como os nmeros, sinais de pontuao ou de outros sistemas de representao

O aluno precisa diferenciar letras de nmeros e de outros smbolos. Deve reconhecer, por exemplo, um texto que circula socialmente ou uma sequncia que apresenta somente letras, entre outros textos ou outras sequncias que apresentam letras e nmeros.

T1- Reconhecimento de convenes do sistema alfabtico

H3. Distinguir, como leitor, diferentes tipos de letras

O aluno deve identificar letras isoladas ou palavras escritas com diferentes tipos de letras: maiscula, minscula; cursiva; caixa alta e baixa.

C2. Uso adequado da pgina

H4. Conhecer as direes e o alinhamento da escrita da lngua portuguesa

O alfabetizando, ao ter contato com um texto (contos, tirinhas, notcias, entre outros), deve identificar a direo formal da escrita: onde se inicia a leitura ou onde se localiza a ltima palavra do texto. Considerando a tarefa de registro escrito, espera-se que o aluno copie uma frase respeitando as direes da escrita (de cima para baixo, da esquerda para a direita), bem como demonstre o uso correto das linhas, das margens e do local adequado para iniciar a escrita em uma folha. O alfabetizando precisa identificar o nmero de slabas que compe uma palavra ao ouvir a pronncia de palavras (monosslabas, disslabas, trisslabas, polisslabas; oxtonas, paroxtonas, proparoxtonas); com diferentes estruturas silbicas (CV consoante-vogal, CCV consoante-consoante-vogal, CVC consoante-vogal-consoante, V vogal, VC vogal-consoante, ditongo, etc.).

T2- Apropriao do sistema alfabtico

C3. Aquisio de conscincia fonolgica

H5. Identificar, ao ouvir uma palavra, o nmero de slabas (conscincia silbica)

12

Tpicos

Competncias

Habilidades

Detalhamento das habilidades


Ao ouvir palavras ditadas, pertencentes a um mesmo campo semntico ou a campos semnticos distintos, o aluno deve identificar sons de slabas com diferentes estruturas (CV, CCV, CVC, V, VC, ditongo, etc.) no incio, meio ou no final das palavras. O aluno precisa reconhecer o nmero de palavras que compe um pequeno texto. Precisa, tambm, ao observar uma palavra, ser capaz de identificar o nmero de vezes que ela se repete em um texto. Espera-se, ainda, que palavras compostas por menos de trs letras, por exemplo, sejam identificadas como palavras.

C3. Aquisio de conscincia fonolgica

H6. Identificar sons de slabas (conscincia fonolgica e conscincia fonmica)

C4. Reconhecimento da palavra como unidade grfica

H7. Compreender a funo de segmentao de espaos em branco na delimitao de palavras em textos escritos

T2- Apropriao do sistema alfabtico O aluno deve ler palavras silenciosamente, com apoio de um desenho que as representam. Essa habilidade apresenta palavras em um nvel crescente de dificuldade em relao estrutura silbica, ou seja, slabas CV, CVC, CCV, V e palavras com ditongo.

H8. Ler palavras

C5. Leitura de palavras e pequenos textos O aluno deve ler frases e pequenos textos de at 6 linhas, de temas e gneros mais recorrentes na vida social, localizando informaes explcitas neles contidas.

H9. Ler pequenos textos

T3- Leitura: compreenso, anlise e avaliao

C6. Localizao de informaes explcitas em textos

H10. Localizar informao explcita em textos de maior extenso e de gneros e temas menos familiares

O aprendiz precisa identificar, no texto lido, uma informao que se apresenta explicitamente. Essa informao pode estar presente no incio, no meio ou no fim do texto. O texto pode apresentar diferentes graus de complexidade dependendo de fatores como: sua extenso (pequena, mdia ou grande), gnero, tema (mais ou menos usual) linguagem. Tais fatores podem interferir no processo de localizao de informao.

13

Tpicos

Competncias

Habilidades

Detalhamento das habilidades


O alfabetizando precisa conhecer gneros textuais que privilegiam a narrativa, tais como contos de fadas, contos modernos, fbulas, lendas. So avaliadas habilidades relacionadas identificao de elementos da narrativa: espao, tempo (isolados ou conjuntamente), personagens e suas aes e conflito gerador. importante evidenciar que, embora o foco de uma avaliao que se referencia na alfabetizao e letramento seja o texto, em seus diferentes gneros, reconhecendo a importncia de textos de estrutura predominantemente narrativa como contos de fadas e fbulas, por exemplo, nessa faixa etria, considerou-se necessria a proposio de uma habilidade especfica, com o intuito de enfatizar gneros como os aqui exemplificados. O aprendiz precisa revelar capacidade de, a partir da leitura autnoma de um texto, inferir o sentido de uma palavra ou expresso menos frequente, em textos de tema/gnero familiar ou menos familiar. O aluno deve realizar inferncia, o que supe que seja capaz de ir alm do que est dito em um texto. Ou seja, ir alm das informaes explcitas, relacionando informaes presentes em um texto (verbal, no verbal ou verbal e no verbal) com seus conhecimentos prvios, a fim de produzir sentido para o que foi lido. O aluno deve demonstrar capacidade de compreenso global do texto. Ele precisa ser capaz de, aps ler um texto, dizer do que ele trata. Ou seja, ser capaz de realizar um exerccio de sntese, identificando o assunto que representa a ideia central do texto. O estudante precisa reconhecer/ antecipar o assunto de um texto a partir da observao de uma imagem e/ou da leitura de seu ttulo.

C6. Localizao de informaes explcitas em textos

H11. Identificar elementos que constroem a narrativa

T3- Leitura: compreenso, anlise e avaliao H12. Inferir informaes em textos

C7. Interpretao de informaes implcitas em texto H13. Identificar assunto de texto

H14. Formular hipteses

14

Tpicos

Competncias

Habilidades

Detalhamento das habilidades


O aluno deve identificar, em textos em que predominam sequncias narrativas ou expositivas/argumentativas, marcas lingusticas (como advrbios, conjunes etc.) que expressam relaes de tempo, lugar, causa e consequncia. O estudante deve recuperar o antecedente ou o referente de um determinado elemento anafrico (pronome, elipse ou designao de um nome prprio) destacado no texto. Ou seja, deve demonstrar que compreendeu a que se refere esse elemento. Ao ler o texto, o aluno deve ser capaz de identificar os efeitos de sentido decorrentes da utilizao de recursos grficos (caixa alta, grifo itlico, negrito, sublinhado...), do lxico (vocabulrio) ou tambm de identificar o humor ou a ironia no texto, decorrentes desses recursos. O aluno deve identificar, em um dado texto, a fala/discurso direto ou indireto. Nesse caso, o aluno ter que demonstrar que reconhece quem est com a palavra. O estudante deve ser capaz de distinguir um fato de uma opinio, explcita ou implcita, sobre determinado fato ao ler, por exemplo, histrias ou notcias. O aluno precisa identificar a tese defendida em um texto e/ou os argumentos que sustentam a tese apresentada. Ele precisa saber, por exemplo, qual a ideia defendida no texto. O aluno deve ser capaz de identificar, por exemplo, marcas de oralidade em um texto escrito ou justificar determinada linguagem presente no texto em funo dos objetivos a que ele se prope. O aluno deve reconhecer a ordem alfabtica, tendo em vista seus usos sociais. avaliado, por exemplo, se ele identifica o local de insero de um nome em uma lista ou agenda. Verifica-se, tambm, a capacidade de identificao do local correto de insero de uma palavra no dicionrio, a partir da observao da primeira letra. Espera-se, tambm, que o aprendiz saiba distinguir os variados suportes que so organizados pela ordem alfabtica (dicionrio, enciclopdia, catlogo telefnico...).

H15. Estabelecer relaes lgico-discursivas presentes no texto

C8. Coerncia e coeso no processamento de texto

H16. Estabelecer relaes de continuidade temtica a partir da recuperao de elementos da cadeia referencial do texto

H17. Identificar efeito de sentido decorrente de recursos grficos, seleo lexical e repetio T3- Leitura: compreenso, anlise e avaliao

H18. Identificar marcas lingusticas que evidenciam o enunciador no discurso direto ou indireto H19. Distinguir fato de opinio sobre o fato

C9. Avaliao do leitor em relao aos textos

H20. Identificar tese e argumentos H21. Avaliar a adequao da linguagem usada situao, sobretudo, a eficincia de um texto ao seu objetivo ou finalidade

T4- Usos sociais da leitura e da escrita

C10. Implicaes do gnero e do suporte na compreenso de textos

H22. Reconhecer os usos sociais da ordem alfabtica

15

Tpicos

Competncias

Habilidades

Detalhamento das habilidades


O estudante precisa identificar diferentes gneros textuais, considerando sua funo social, seu circuito comunicativo e suas caractersticas lingustico-discursivas. Inicialmente, so apresentados gneros mais familiares aos alunos, como: listas, bilhetes, convites, receitas culinrias etc., e posteriormente outros menos familiares como: notcias, anncios, textos publicitrios, etc. Tais textos podem ser identificados a partir de seu modo de apresentao e/ou de seu tema/assunto e de seu suporte. Alm de identificar gneros textuais que circulam na sociedade, o aluno deve reconhecer a finalidade desses textos: para que servem e qual a sua funo comunicativa. O alfabetizando necessita mostrar capacidade de escrever palavras de diversas estruturas: monosslabas, disslabas, trisslabas, polisslabas; oxtonas, paroxtonas, proparoxtonas; com diferentes padres silbicos (CV, CCV, CVC, V, VC, ditongo, etc.). O aluno deve desenvolver a habilidade de produzir frases/ pequenos textos. A escrita de frases pode ser feita a partir da observao de uma imagem. J a escrita de textos, como histrias, pode ser feita com base na observao de uma sequncia de imagens. Outros gneros mais familiares como lista, convite, aviso ou bilhete, por exemplo, tambm so solicitados para serem escritos, tendo em vista a definio de suas condies de produo: o que escrever (tema), para quem, para que, em que suporte e local de circulao.

H23. Identificar gneros textuais diversos T4- Usos sociais da leitura e da escrita C10. Implicaes do gnero e do suporte na compreenso de textos

H24. Reconhecer finalidade de gneros textuais diversos

C11. Escrita de palavras

H25. Escrever palavras

T5- Produo escrita*

C12. Escrita de frases/ textos

H26. Escrever frases/ textos

*No foram aplicados, em 2011, itens de escrita. No entanto, o Tpico 5 Produo Escrita, suas respectivas competncias e habilidades permanecem na Matriz porque sero retomados no design dos testes.

16

Percebe-se, na Matriz de Referncia dessa Avaliao, que as capacidades apresentadas permitem avaliar desde conhecimentos mais iniciais da alfabetizao, como identificar letras do alfabeto, at conhecimentos relacionados compreenso mais ampla de textos, como a habilidade de inferir informao em textos. Do ponto de vista da avaliao, as habilidades focalizadas permitem uma delimitao dos nveis de aprendizagem dos alunos.

importante ter clareza de que uma Matriz de Referncia de Avaliao contempla apenas uma parte das habilidades a serem trabalhadas no dia a dia da sala de aula e portanto, no abrange todo o Currculo, ou seja, a Matriz de Ensino. No estado de Minas Gerais, a referncia curricular para o ensino o Currculo Bsico Comum CBC havendo especificamente no caso do PROALFA, as Orientaes para o Ciclo Inicial de Alfabetizao. No se pode, assim, confundir Matriz de Ensino (em Minas Gerais, o CBC e as Orientaes citadas) com Matriz de Referncia de Avaliao: enquanto a Matriz de Ensino apresenta as habilidades a serem contempladas no processo de ensino e aprendizagem, uma Matriz de Avaliao apresenta apenas as habilidades passveis de serem avaliadas e, por isso, sempre mais restrita do que uma Matriz de Ensino. Decorre de todo esse raciocnio que uma Matriz de Ensino mais ampla, e a Matriz de Avaliao representa apenas uma pequena parte dela extrada. Tambm decorre desse raciocnio que a Matriz de Avaliao no pode ser tomada como o nico referencial para o ensino, sob pena de torn-lo limitado.

O termo capacidade aqui utilizado como sinnimo de habilidade.

17

4
18
Vale notar que as habilidades relacionadas a cada competncia podem ser conferidas na coluna de habilidades da Matriz de Referncia apresentada neste documento.

O desempenho dos alunos na avaliao

avaliao censitria do PROALFA, realizada em setembro de 2011, contou com a participao de alunos que cursavam o terceiro ano do Ensino Fundamental de nove anos, na Rede Estadual e nas Redes Municipais, como demonstra a Tabela 1 a seguir.
Tabela 1 Rede estadual municipal total Nmero de alunos 93.158 177.426 270.584
Alunos do 3 ano avaliados no PROALFA 2011

Essa avaliao apresentou somente itens de leitura. No total, foram 28 itens respondidos por cada aluno. Vale ressaltar que, sob a nomeao geral de itens de leitura, h tanto itens que focalizam habilidades especficas de leitura (como, por exemplo, a habilidade de localizar informaes explcitas em textos), quanto itens que enfatizam habilidades relacionadas apropriao do sistema de escrita (por exemplo, a habilidade de identificar o nmero de slabas de uma palavra). Os dados da avaliao foram analisados segundo critrios estatsticos, conjugados com o ponto de vista pedaggico. Esses dados so apresentados em uma escala de proficincia que revela padres de desempenho dos alunos em um continuum que compreende desde o padro mais baixo at o mais alto. Nesta seo, ao analisar os padres de desempenho dos alunos da Rede Estadual, nos deteremos na discusso desses itens de leitura que compem a escala do 2 ao 4 ano. A escala de proficincia do PROALFA apresenta, em uma nica mtrica que vai de 0 a 1000, os resultados dos desempenhos dos alunos no segundo, terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental. Portanto, possibilita visualizar o desempenho dos alunos a partir das competncias avaliadas, que podem ser observadas nas linhas da escala. Alm disso, as linhas do outras duas informaes: indicam se a competncia foi apenas iniciada (em azul claro), se est em desenvolvimento (em azul mdio claro e escuro), ou se foi consolidada (em azul escuro); e posicionam o aluno nas faixas de proficincia (faixa -200; faixa 200-250; faixa 250-300...). As faixas podem ser vistas na linha superior da escala e indicam as diferentes proficincias, em ordem crescente e de forma cumulativa.

19

escala de proficincia
Tpicos
T1. Reconhecimento das Convenes do Sistema Alfabtico

Competncias
C1. Identificao de letras do alfabeto. C2. Uso adequado da pgina. C3. Aquisio de conscincia fonolgica.

Menor 200 200

250

300

350

400

450

500

550

600

650

Maior 700

T2. Apropriaes do Sistema Alfabtico

C4. Reconhecimento da palavra como unidade grfica. C5. Leitura de palavras e pequenos textos. C6. Localizao de informaes explcitas em textos

T3. Leitura: compreenso, anlise e avaliao

C7. Interpretao de informaes implcitas em textos C8. Coerncia e coeso no processamento de textos C9. Avaliao do leitor em relao aos textos

T4. Usos Sociais da Leitura e da Escrita

C10. Implicaes do gnero ou suporte na compreenso de textos.

Conforme mencionado anteriormente, os resultados so apresentados na escala em funo das competncias. Assim, tomando como exemplo a primeira competncia, C1. Identificao de letras do alfabeto, vemos que ela est em fase inicial de aquisio da primeira faixa at a faixa 300-350; est em fase de desenvolvimento com uma ampliao da aquisio inicial na faixa 350-400; est em desenvolvimento mais avanado em 400-450; e consolidada na faixa 450-500. Anlise semelhante se aplica s demais competncias, de modo que possvel notar que as competncias C8. Coerncia e coe-

so no processamento de textos, C9. Avaliao do leitor em relao aos textos, C10. Implicaes do gnero e do suporte na compreenso de textos no chegam a ser consolidadas. Esse fato indica que essas trs competncias so mais complexas do que as demais e demandam mais tempo e trabalho para serem consolidadas. A partir da anlise da escala, foram identificados, a exemplo do que foi feito nos anos anteriores, trs padres principais de desempenho em leitura. A Tabela 2 apresenta tais padres, mostrando o ponto em que eles se encontram na escala:

recomendado acima de 500 intermediario de 450 a 500 baixo at 450

20

Voltando escala de proficincia, vale notar que, na sua primeira linha, o baixo desempenho abrange as faixas que esto em azul-claro, enquanto o desempenho intermedirio, a faixa em azul-mdio e o desempenho recomendado, as faixas em azul-escuro. Assim, retomando a primeira competncia, C1. Identificao de letras do alfabeto, nota-se que ela consolidada no nvel de desempenho intermedirio (faixa 450-500). De modo diferente, a terceira competncia, C3. Aquisio de conscincia fonolgica, s consolidada no nvel de desempenho recomendado (faixa 550-600). Esse fato demonstra que a competncia C3 mais complexa, pois exige uma proficincia maior do que C1. Uma considerao importante a ser feita que a anlise pedaggica dos dados da avaliao indicou que, a partir da faixa 450-500, os alunos apresentam habilidades de alfabetizao. preciso destacar que essas habilidades vo se desenvolvendo/ consolidando na medida em que se avana nas faixas de proficincia da escala.

O clculo de proficincia dos alunos possibilita posicion-los em um ponto especfico da escala, pela indicao de quais itens estavam corretos e, consequentemente, pelas competncias / habilidades que esses itens revelam que os alunos demonstram possuir. Dessa forma, um aluno que est no ponto 450 da escala apresenta um desempenho menor do que um aluno que est no ponto 550, ou seja, o primeiro domina competncias / habilidades menos complexas do que o segundo. Dados de edies do PROALFA vm indicando que a maioria dos alunos, no 3 ano de escolaridade, tem conseguido consolidar habilidades relacionadas apropriao do sistema de escrita. Contudo, os dados tambm apontam que h problemas na consolidao de habilidades de leitura e de escrita. O desafio agora, alm da reduo do Baixo Desempenho, ampliar o processo de alfabetizao e letramento. preciso haver maiores investimentos no desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita, para que a alfabetizao seja plenamente consolidada.

Para saber como foi o resultado da escola, basta observar que, quanto maior o percentual de alunos nos nveis mais altos da escala e menor nos nveis mais baixos, melhor o resultado da escola. Se os percentuais de alunos se distribuem em todos os nveis da escala, com valores aproximados, o resultado da escola heterogneo. Se os percentuais de alunos da escola predominam nos nveis mais baixos da escala, preciso uma ateno especial quanto s habilidades descritas nos nveis superiores. Na escola, a anlise de uma escala de proficincia precisa apontar caminhos para superar os problemas expostos pela avaliao e indicar mudanas nas prticas pedaggicas. Comecemos, agora, a analisar os resultados do PROALFA 2011 propriamente. Como destacado, aqui sero focalizados os dados do 3 ano do Ensino Fundamental. Uma anlise geral da evoluo nas proficincias mdias dos alunos do terceiro ano de escolaridade, no perodo de 2006-2011, demonstra avanos significativos nos processos de ensino e de aprendizagem, o que pode ser conferido no Grfico 1:

Grfico 1 Evoluo das Proficincias Mdias de 2006 a 2011 no 3 ano no Ensino Fundamental das redes estadual e municipais. 650 589,8 600 550,3 551,6 563,2 494,0 500 482,9 450 baixo 400 2006 rede estadual 2007 2008 redes municipais 2009 2010 2011 507,3 513,8 514,1 intermedirio 536,6 recomendado 603,8

550

536,2

21

O aumento da proficincia mdia, ano a ano, tanto na rede estadual quanto nas redes municipais sinaliza um resultado positivo para a alfabetizao na educao pblica de Minas Gerais. Em cada ano observado, a rede estadual apresenta valores brutos superiores aos das redes municipais. De modo geral, ao longo do perodo, a diferena entre as proficincias mdias das redes (estadual e municipais) tendeu a aumentar, com a rede estadual apresentando maior crescimento de proficincia de 2006 a 2010. No entanto, no ltimo intervalo (2010-2011), a diferena entre as redes diminui, com as redes municipais apresentando maior percentual de crescimento na proficincia (4,7%) do que a rede estadual (2,3%) de 2010 para 2011. De toda maneira, os dados do grfico apresentado indiciam que, nas redes estadual e municipais, os profissionais das escolas tm empreendido esforos para que os alunos atinjam patamares de aprendizagem cada vez mais elevados. Apontam, tambm, que a avaliao externa escola em foco tem sido realmente considerada em sua funo diagnstica e tomada como objeto de reflexo e subsdio para intervenes pedaggicas mais apropriadas em sala de aula. Vejamos agora uma outra anlise que apresenta os percentuais de alunos em cada um dos trs padres de desempenho em leitura (baixo, intermedirio e recomendado). Os grficos 2 e 3, a seguir, demonstram esse dado para os alunos das redes estadual e municipais, respectivamente, no PROALFA 2011:

Grfico 2 Percentual de alunos 3 ano por padro de desempenho Rede Estadual PROALFA 2011 4,2% 6,9%

Os grficos 2 e 3 demonstram que a maioria dos alunos das redes estadual e municipais encontra-se no padro recomendado, com a rede estadual apresentando um percentual mais alto (88,9% de alunos) do que as redes municipais (75,7%). Os padres baixo e intermedirio apresentam percentuais muito prximos em cada rede: respectivamente, 4,2% e 6,9% na rede estadual; 11,1% e 13,2% nas redes municipais. Felizmente, nas redes estadual e municipais, grande o percentual de alunos no padro recomendado, mas ainda h um percentual significativo de alunos nos outros dois padres inferiores: 11,1% de alunos na rede estadual e 24,3% nas redes municipais. Desse modo, no trabalho com a alfabetizao, leitura e escrita, h muito a ser feito, a fim de que esses alunos migrem para o padro recomendado. Vejamos agora os grficos 4 e 5 que fazem um comparativo entre os anos de 2010 e 2011 quanto aos percentuais de alunos de 3 ano das redes estadual e municipais, respectivamente, em cada um dos trs padres de desempenho:

88,9

Grfico 3 Percentual de alunos 3 ano por padro de desempenho Redes Municipais PROALFA 2011 11,1% 13,2%

75,7%

22

Grfico 4 Percentual de alunos 3 ano por padro de desempenho Comparativo entre os anos 2010 e 2011 Rede Estadual 2011 4,2% 13,2% 2010 2009 2008 5,4% 8,5% 15,5% 13,7% 88,9% 86,2% 72,6% 72,5%

11,9% 13,8%

Grfico 5 Percentual de alunos 3 ano por padro de desempenho Comparativo entre os anos 2010 e 2011 Redes Municipais 2011 2010 2009 2008 11,1% 16,8% 23,1% 24,1% 13,2% 16,8% 20,7% 19,0% 75,7% 66,4% 56,2% 56,9%

Os grficos 4 e 5 demonstram que, de 2010 para 2011, nas duas redes, houve um aumento de alunos no padro recomendado: de 86,2% para 88,9% na rede estadual e de 66,3% para 75,7% nas redes municipais. Esses grficos demonstram tambm que, inversamente, houve uma reduo de alunos nos padres baixo (de 5,4% para 4,2% na rede estadual e de 16,8% para 11,1% nas redes municipais) e intermedirio (de 8,5% para 6,9% na rede estadual e de 16,8% para 13,2% nas redes municipais). Contudo, cabe observar que, de 2010 para 2011, o aumento dos alunos no padro recomendado foi maior nas redes municipais (com um incremento de 12%) do que na rede estadual (que teve um

incremento de 3%). Mesmo assim, o resultado positivo para ambas as redes. Observa-se uma notvel melhoria no ensino, no perodo de escolarizao aqui considerado, o que deve estar relacionado a aes articuladas advindas tanto da SEE-MG e das Superintendncias de Ensino quanto dos gestores das escolas e, especialmente, dos professores. No entanto, como se apontou, muito ainda h de ser feito no que se refere alfabetizao, leitura e escrita, com o total de alunos que se encontra nos padres baixo (4,2% na rede estadual e 11,1% nas redes municipais) e intermedirio (6,9% na rede estadual e de 13,2% nas redes municipais). Mesmo com os alunos do padro recomendado (88,9% na rede estadual e 75,7%

nas redes municipais), preciso consolidar habilidades de leitura e escrita. A anlise, realizada a seguir, de cada um dos trs padres de desempenho baixo, intermedirio e recomendado para alunos de 3 ano no PROALFA 2011, demonstra esse fato. Alm de uma caracterizao e de exemplos de itens comentados, so apresentadas orientaes pedaggicas para esses padres. importante ressaltar que cada um dos trs padres apresenta uma subdiviso em seu interior, de forma a ser possvel notar outros agrupamentos. No entanto, aqui tratamos apenas dessa diviso maior em trs padres, a fim de oferecer uma viso geral do desempenho dos alunos avaliados.

23

BAIXO DESEMPENHO
Os alunos deste padro de desempenho encontram-se abaixo do ponto 450 (ver faixa 400-450 e faixas anteriores na escala de proficincia). destaque, neste padro, o fato de que a competncia C1. Identificao de letras do alfabeto apresenta desenvolvimento avanado. Os alunos conseguem desde reconhecer uma letra em uma palavra ou uma sequncia de letras especfica at distinguir palavras escritas com diferentes tipos de letras (de forma, maiscula, minscula, etc.), comeando a estabelecer correspondncia entre uma mesma palavra ou expresso escrita com letra de forma e escrita com letra cursiva. Ainda, se mostram capazes de distinguir letras de outros sinais grficos, como nmeros e sinais de pontuao. Quanto competncia C2. Uso adequado da pgina, os estudantes esto comeando a reconhecer as direes da escrita na lngua portuguesa (da esquerda para a direita e de cima para baixo). Nessa competncia, eles tambm iniciam a identificao da primeira e da ltima palavra de um pequeno texto. A competncia C3. Aquisio de conscincia fonolgica est em desenvolvimento neste padro. destaque a habilidade de identificar o nmero de slabas de uma palavra, geralmente de estrutura mais simples (disslabas, trisslabas e paroxtonas). No que se refere C4. Reconhecimento da palavra como unidade grfica, os alunos esto incipientes, comeando a identificar o nmero de palavras de uma pequena frase, em funo dos espaos em branco entre elas. At aqui, tratamos de habilidades do eixo da apropriao do sistema de escrita. Em relao leitura propriamente, os alunos apresentam a habilidade de ler palavras, parte da competncia C5. Leitura de palavras e pequenos textos. Eles at conseguem ler palavras de estrutura mais complexa, como as que so compostas por slabas Vogal + Consoante VC, CVC, CCV e por ditongos. A habilidade de ler pequenos textos no ocorre neste padro de desempenho. Outra habilidade que muito inicial a de identificar gneros textuais diversos, a qual se relaciona competncia C10. Implicaes do gnero e do suporte na compreenso de textos. Os alunos comeam a identificar textos multimodais como um mapa e um calendrio. Passemos, agora, anlise de trs itens que exemplificam este padro de desempenho. O primeiro item avalia a habilidade de ler palavras, a qual faz parte da competncia C5. Leitura de palavras e pequenos textos: Textos multimodais so constitudos de signos de distintas naturezas, de vrios modos comunicativos: palavras, nmeros, desenhos, fotos, formas geomtricas, gestos, movimento, msica, etc. Na escrita, a multimodalidade se manifesta em gneros textuais como propagandas, reportagens, notcias, grficos, tabelas, quadros, mapas etc. Para saber mais sobre esse conceito, sugere-se a leitura de: DIONSIO, ngela Paiva. Gneros multimodais e multiletramento. In.: Karwoski, A.M., Gaydeczka, B. e Brito, K. S. (orgs). Gneros textuais: reflexes e ensino. Lucerna: Rio de Janeiro, 2006.

24 22

INSTRUES PARA O APLICADOR ATENO: Ler para o aluno, APENAS, o enunciado. Repetir a leitura, no mximo, uma vez. MOSTRAR: Para o aluno o cartaz com a figura e as alternativas. DIZER: Observe a figura: alfinete. Risque o quadrinho onde est escrito o nome da figura.

Questo XX

AL0506MG

ALFAIATE. ALFINETE. ALICATE. ALPISTE.

C5. Leitura de palavras e pequenos textos - Item AL0506MG - Proficincia: 357,7

O avalia a capacidade de ler palaO item item avalia a capacidade de ler vras. A palavra em questo (ALFINETE) palavras. A palavra em questo apresenta dois apresenta elementos que exigiram (ALFINETE) dois elemaior habilidade do aluno: polisslaba mentos que exigiram maior hae constituda por uma slaba inicial bilidade do aluno: polisslaba e Vogal + Consoante VC (AL). Este item constituda por uma slaba inireflete o dado de que os alunos deste cial Vogal + Consoante VC (AL). padro de desempenho conseguem ler Esse item reflete o dado de que os palavras, no somente com estrutura simples (palavras disslabas e trissla-

bas, constitudas apenas por slaba CV), alunos deste padro de desempemas com estrutura complexa. nho tambm conseguem ler palavras, no Vale notar que as alternativas incorresomente com estrutura simples tas ou distratores apresentam vocbu(palavras disslabas e trisslabas, los com estrutura muito semelhante constitudas apenas por slaba da palavra do gabarito (ALFINETE): CV), mas tambm com estrutura todas as palavras comeam com AL complexa. que as altere terminamVale comnotar TE. Dessa forma, o nativas incorretas ou distratores aluno teve de analisar cada palavra inteiramente, para acertar o item.

apresentam vocbulos com estrutura muito semelhante da palavra do gabarito (ALFINETE): todas as palavras comeam com AL e terminam com TE. Dessa forma, o aluno teve de analisar cada palavra inteiramente, para acertar o item.

25 23

INSTRUES PARA O APLICADOR ATENO: Ler para o aluno, APENAS, o enunciado. Repetir a leitura, no mximo, uma vez. MOSTRAR: Para o aluno o cartaz com o texto e as alternativas. DIZER: Observe o texto. A ltima palavra do texto

Questo XX

AL0504MG

LAVE. MOS. MUDE. SUAS.

C2. Uso adequado da pgina - Item AL0504MG - Ponto de ancoragem: 423,1

O a habilidade de reconhecer O item itemavalia avalia a habilidade de recoas direes da escrita na lngua portuguenhecer as direes da escrita na sa, demandando a identificao da ltima lngua portuguesa, demandando a palavra de um pequeno texto, constitudo identificao da ltima palavra de por seis palavras: MUDE DE ATITUDE!

um pequeno texto, constitudo por seis palavras: MUDE DE ATITUDE!

LAVEAS AS MOS. Ao reconhecer a palavra LAVE MOS. Ao reconhecer a MOS como a ltima do texto, o do aluno palavra MOS como a ltima demonstrou saber que, na nossa lngua, a texto, o aluno demonstrou saber orientao da escrita da esquerda para que, na nossa lngua, a orientao a direita e de cima para baixo. da escrita da esquerda para a direita e de cima para baixo.

26 24

Questo XX

AL906MG

Observe a figura. Risque o quadrinho com a palavra que comea com a mesma slaba do nome dessa figura.

SALA SECO SINO SUCO

C3. Aquisio de conscincia fonolgica - Item AL906MG - Ponto de ancoragem: 435,5

Esse item item se se relaciona competncia Este competncia C3. Aquisio de conscincia fonolgica. Especificamente, Especificamente, avalia a habilidade de identificar identificar slaba slaba inicial inicial de de lidade de palavra. O aluno deveria reconhecer a palavra. O aluno deveria reconhecer a

slaba inicial SA da palavra SALA, igual slaba inicial da palavra palavra SAPO. Um elemento neste item elemento dificultador dificultador nesse item foi o fato de que tanto a palavra do gabarito fato de que tanto a palavra do gabarito (SALA), quanto as palavras dos distra(SALA) quanto as palavras dos distra-

tores (SECO, SINO e SUCO) SUCO) apresenapresentam o mesmo fonema inicial, no caso, o fonema s representado pela letra s inicial. Isso exigiu exigiu maior maior habilidade habilidade S inicial. Isso do aluno para acertar o item. do aluno para acertar o item.

27

Orientaes pedaggicas
Em relao competncia C1. Identificao de letras do alfabeto, preciso que se proponham diferentes estratgias para o reconhecimento de diversos tipos de letras (cursiva, de forma, maiscula, minscula...), em especial, para o reconhecimento da letra cursiva. O contato com gneros textuais diversos que circulam no cotidiano (como convites, avisos, propagandas, bilhetes etc.), nos quais essas diferentes formas de letras se manifestam, recomendado. Como os alunos deste padro apenas comearam a apresentar a competncia C2. Uso adequado da pgina, preciso trabalhar com eles, sistematicamente, com as diferentes habilidades relacionadas a essa competncia. Assim, alm de lev-los a conhecer que a escrita na lngua portuguesa tipicamente feita da esquerda para a direita e de cima para baixo na pgina, de suma importncia que se trabalhem com eles habilidades mais complexas relacionadas a essa competncia, como a de escrever respeitando as margens e as linhas da pgina. Ressalta-se que o conjunto de habilidades da competncia C2 deve ser desenvolvido desde os momentos mais iniciais do processo de alfabetizao, tendo em vista que o aluno no precisa saber ler e escrever efetivamente para adquirir tal competncia. Considerando que, neste padro, a leitura se restringe habilidade de ler palavras da competncia C5. Leitura de palavras e pequenos textos, torna-se fundamental proporcionar aes pedaggicas em que o trabalho com a leitura de palavras esteja articulado a textos, ainda que curtos e de gneros familiares. preciso propor, de forma sistemtica, diferentes situaes em que os materiais escritos que circulam socialmente, ou seja, diferentes gneros textuais estejam presentes na sala de aula. O ensino da leitura e da escrita deve sempre se aproximar ao mximo das situaes reais de uso da palavra escrita vivenciadas fora da escola. Isso porque esse ensino s faz sentido se estiver em funo das prticas sociais de uso da lngua escrita realizadas no convvio social (e no somente dentro da escola). Assim, a presena desses materiais deve proporcionar ao aluno a ampliao das possibilidades de leitura e tambm o reconhecimento das funes e usos dos textos na sociedade. Tendo em vista que os alunos do baixo desempenho esto apenas comeando a adquirir a competncia C10. Implicaes do gnero e do suporte na compreenso de textos, ao iniciar a habilidade de reconhecer usos sociais da ordem alfabtica, importante organizar estratgias que proporcionem a eles o contato com diferentes suportes que se organizam pela ordem alfabtica. Ressalta-se a diversidade desses suportes no uso social e mesmo do cotidiano escolar, entre eles, dirio de classe, lista de chamada, enciclopdia, dicionrios, agendas e catlogo de telefone. Destacam-se, tambm, situaes vividas no contexto da sala de aula e da escola em que os nomes dos alunos, professores, livros de leitura, histrias contadas, autores de livros e jogadores de futebol podem ser organizados em ordem alfabtica. Assim, enfatizamos que o trabalho com a ordem alfabtica deve se vincular a diferentes suportes textuais e tambm a situaes diversas do cotidiano em que seu uso se faz necessrio. Ainda em relao competncia C10, de suma importncia que os alunos deste padro no apenas conheam a estrutura ou a forma composicional de gneros textuais diversos apropriados faixa etria, mas tambm o estilo de linguagem e a funo de cada gnero. Assim, por exemplo, considerando o gnero bilhete, o aluno precisa saber que ele composto geralmente da seguinte estrutura: destinatrio, assunto do bilhete, despedida, assinatura e data. Contudo, deve tambm saber aspectos de linguagem desse gnero, por exemplo, que, se ele circular em esfera pessoal (se for destinado a um familiar em casa), tender a ser escrito em linguagem mais informal, apresentando, dentre outros: o apelido do destinatrio ou referncias afetuosas a ele (ex.: Luluzinha ao invs de Luciana); marcas de oralidade (ex.: a forma t no lugar de estou); vocabulrio coloquial (ex.: Tchau e no Atenciosamente); e abreviaes (ex.: bj e bjm no lugar de beijo). Por ltimo, mas no menos importante, necessrio que o aluno compreenda a(s) funo(es) do gnero. No caso do bilhete, o estudante precisa saber que esse gnero pode se prestar a diferentes funes ou propsitos comunicativos: pode servir para avisar, para convidar, para elogiar etc.

28

DESEMPENHO INTERMEDIRIO
Os alunos que se encontram no padro intermedirio esto exatamente na faixa 450-500 da escala de proficincia. Neste padro, a competncia C1. Identificao de letras do alfabeto consolidada, de modo que os alunos conhecem todas as letras e tipos de letras (cursiva, de forma, maiscula, minscula...). A competncia C3. Aquisio de conscincia fonolgica est em desenvolvimento neste padro. Os estudantes comeam a identificar o fonema inicial de uma palavra, o que at uma habilidade mais complexa dessa competncia. Destaca-se que essa habilidade muito importante para a aprendizagem do princpio alfabtico, tendo em vista que este supe a relao entre fonemas e grafemas. Para se tornar alfabetizado, o aluno precisa saber que as letras (grafemas) representam os sons (fonemas), de modo que, em geral, na escrita de uma determinada palavra (por exemplo, bola), grafa-se uma letra para cada som pronunciado. A competncia C4. Reconhecimento da palavra como unidade grfica tambm est ainda em desenvolvimento neste nvel, com os alunos apresentando a habilidade de contar palavras de um pequeno texto. Em relao competncia C5. Leitura de palavras e pequenos textos, os alunos agora no somente leem palavras, como tambm leem frases, comeando a interagir com estruturas sintticas mais complexas. A leitura de textos se limita habilidade de localizao de informao explcita no incio de textos curtos e de gneros familiares. Neste padro, a competncia C7. Interpretao de informaes implcitas em textos ocorre de forma inicial, com os alunos inferindo informao em textos no-verbal e inferindo o sentido de uma palavra ou expresso. Quanto competncia C10. Implicaes do gnero e do suporte na compreenso de textos, os alunos esto em desenvolvimento na habilidade de identificar gneros e de identificar a finalidade de gneros mais familiares. Nessa competncia, iniciam o reconhecimento de usos sociais da ordem alfabtica, com a habilidade de identificar o local de insero de uma palavra, considerando essa ordem, a partir da observao da primeira letra. A caracterizao realizada para o padro intermedirio nos permite afirmar que aqui os alunos apresentam habilidades de alfabetizao. necessrio, no entanto, destacar que essas habilidades precisam ser ampliadas para que ocorra a consolidao efetiva do processo de alfabetizao. Como se observou, habilidades do eixo da leitura so restritas neste padro. Analisemos, agora, trs itens que exemplificam o padro de desempenho intermedirio. O primeiro deles avalia a competncia C10. Implicaes do gnero e do suporte na compreenso de textos.

29 27

INSTRUES PARA O APLICADOR ATENO: Ler para o aluno APENAS a instruo. Repetir a leitura, no mximo, uma vez. MOSTRAR: Para o aluno o cartaz com o texto, a questo e as alternativas. DIZER: Leia o texto e responda questo.

Questo XX

AL835MG

Ruth Rocha. A rua do Marcelo. Ilustraes de Adalberto Cornavaca. So Paulo: Salamandra, p. 20-21, 2001. (AL835MG_SUP)

Esse texto serve para convidar para uma festa. ensinar a fazer um desenho. informar onde fica uma escola. organizar uma lista de materiais.
C10. Implicaes do gnero e do suporte na compreenso de textos - Item AL835MG - Ponto de ancoragem: 452,9

O O item item avalia avalia a a habilidade habilidade de de reconhereconhecer a finalidade de gnero textual, no caso, um texto instrucional que ensina um desenho. desenho. destaque destaquenesse neste a fazer um item, o fato de que os distratores Ce e item o fato de que os distratores C D apresentam elementos presentes D apresentam elementos presentes no texto, respectivamente, em forma no texto, respectivamente, em forma no-verbal (o desenho da criana em no verbal (o desenho da criana em

uma uma carteira, carteira, possivelmente, possivelmente, de de uma uma escola) e verbal (a palavra Material). material). O distrator A apresenta duas palavras, CONVIDAR ee FESTA, que se se relacionam CONVIDAR FESTA, que relacioao modo de apresentao do texto prenam ao modo de apresentao do texto sente no item. O modo de apresentao presente no item. O modo de apresendesse texto, de certa forma, se assetao desse texto, de certa forma, se melha ao modo de apresentao de assemelha ao modo de apresentao

de um convite para festade de aniversrio aniversrio um convite para festa infantil. Certamente que a formulao
dos distratores foi um elemento dificuldos distratores foi um elemento dificul-

tador para o aluno acertar o item. Vale ressaltar que o aluno deveria ler tanto ressaltar que oas aluno deveria ler tanto o texto, quanto alternativas sozinho,
sem a ajuda do aplicador. o texto quanto as alternativas sozinho,

tador para o aluno acertar o item. Vale

sem a ajuda do aplicador.

30 28

INSTRUES PARA O APLICADOR ATENO: Ler para o aluno as instrues e as alternativas. Repetir a leitura, no mximo, uma vez. MOSTRAR: Para o aluno o cartaz com o texto e as alternativas. DIZER: Leia o texto e responda questo.

ESSE TEXTO UM AVISO. UM CARDPIO. UMA PROPAGANDA. UMA RECEITA.

29 31

Questo XX

AL763MG

ESSE TEXTO UM AVISO. UM CARDPIO. UMA PROPAGANDA. UMA RECEITA.


C10. Implicaes do gnero e do suporte na compreenso de textos - Item AL763MG - Ponto de ancoragem: 467,5 C10. Implicaes do gnero e do suporte na compreenso de textos - Item AL763MG - Ponto de ancoragem: 467,5 Esteitem item tambm avalia a competncia Esse tambm avalia a compeC10. Implicaes do gnero e do suportncia C10. Implicaes do gnero e te na compreenso de textos. Contudo, do suporte na compreenso de textos. agora, avaliada a habilidade de identiContudo, agora, avaliada a habilidade ficar gneros textuais diversos. No caso, de gneros textuais diversos. oidentificar aluno deveria identificar o gnero carNo caso, o aluno deveria identificar o gnero cardpio. importante destacar dpio. importante destacar que tanto o que tanto o enunciado quanto as alterenunciado, quanto as alternativas foram nativas foram lidas para o aluno. Desse lidas para o aluno. Desse modo, mesmo modo, mesmo sem saber ler convensem saber ler convencionalmente, o cionalmente, aluno poderia aluno poderiao acertar o item, acertar consio item, considerando que ele poderia derando que ele poderia reconhecer o reconhecer o gnero pelo seu modo de apresentao apenas. Vale notar gnero pelo seu apresentao que, como no modo item de anterior, o modo apenas. Vale notar que, como no item de apresentao do gnero cardpio anterior, o modo de apresentao do se assemelha, em certa medida, ao gnero cardpio se assemelha, em certa modo de dos gneros medida, ao apresentao modo de apresentao dos presentes nos distratores. gneros presentes nos distratores.

32

Questo XX

AL0499MG

OS MENINOS QUE MORAM PERTO DA FERROVIA FAZEM TRENZINHOS COM CAIXA DE LEITE PARA BRINCAR.

O QUE OS MENINOS FAZEM? CAIXINHAS. FERROVIAS. TRATORZINHOS. TRENZINHOS.

C5. Leitura de palavras e pequenos textos - Item AL0499MG - Ponto de ancoragem: 484,1

O item avalia a habilidade de ler uma frase. A frase em questo apresenta padro sinttico complexo (perodo composto com mais de uma orao). Alm da complexidade da frase, um outro

elemento dificultador do item o fato de que o aluno deveria localizar uma informao, TRENZINHOS, que no est logo no incio da frase. Nota-se que os distratores apresentam palavras que se

relacionam a palavras presentes na frase (CAIXAS, FERROVIA) e palavra do gabarito (TRENZINHOS). Essa formulao dos distratores exigiu que o aluno lesse toda a frase para acertar o item.

33

Orientaes pedaggicas
Neste padro, como em relao competncia C3. Aquisio de conscincia fonolgica os alunos j apresentam habilidades complexas, sugere-se a intensificao do trabalho com essas habilidades, tendo em vista que a competncia C3 condio para uma alfabetizao plena, mas s consolidada no padro Recomendado. Assim, alm de trabalhar com a contagem do nmero de slabas de uma palavra (especialmente de palavras monosslabas e polisslabas, que tendem a ser mais difceis para os alfabetizandos contarem), com a identificao de slabas de diversos padres (CV, CVC, CCV, V, VC...) e em diferentes posies (inicial, medial e final), sugere-se um trabalho maior com fonemas, especialmente com fonemas em incio de palavra. Isso tende a favorecer a aprendizagem do princpio alfabtico, j que este feito com base na relao fonema-grafema, como explicado. Ressalta-se que o enfoque na slaba ou no fonema deve ser feito a partir de textos lidos e efetivamente compreendidos pelos alunos. Destaca-se tambm aqui a importncia de selecionar/priorizar textos curtos e de gneros variados que apresentam sonoridade ou tambm aqueles que, de algum modo, favorecem a percepo do aluno por apresentarem certa regularidade de estruturas silbicas ,que, por vezes, aparecem em diferentes posies na palavra. Entre tais textos, citamos as parlendas, trava-lnguas, poemas, rimas e cantigas. Quando bem explorados, na modalidade oral ou escrita, esses textos constituem boas estratgias de aprendizagem para que os alunos percebam as mais diversas estruturas sonoras (fonema, slaba, rima...) da nossa lngua. Uma competncia que precisa ser consolidada com os alunos deste padro C4. Reconhecimento da palavra como unidade grfica. De modo geral, as habilidades dessa competncia, como a de contar palavras de um texto considerando os espaos em branco entre os vocbulos, podem ser trabalhadas e consolidadas antes de os alunos lerem e escreverem de modo efetivo. Recomenda-se, por exemplo, que o professor trabalhe com textos curtos, de gneros familiares e adequados ao universo infantil (como parlendas e quadrinhas), transcrevendo esses textos com letras maiores e de forma a dar um maior espao entre as palavras, a fim de facilitar a contagem dos vocbulos pelos estudantes. Considerando que, quanto competncia C5. Leitura de palavras e pequenos textos, os alunos esto apenas comeando a ler textos, limitando-se a localizar informao explcita no incio de textos curtos e de gneros familiares, fundamental ampliar a interao dos alunos com a diversidade de gneros textuais de menor, mas tambm de maior extenso. A consolidao da competncia C5 fundamental para o desenvolvimento da competncia C7. Interpretao de informaes implcitas em textos, a qual demanda do aluno maior habilidade na compreenso de textos. O contato com uma diversidade de materiais escritos permite, quando bem explorado, o reconhecimento de diferentes suportes e gneros, tendo em vista suas finalidades e modos de organizao, alm de contribuir para a ampliao das possibilidades de interlocuo do aluno com o texto. Como no padro anterior, recomenda-se o trabalho com portadores de textos autnticos, organizados em ordem alfabtica, observando-se o modo como esses portadores so utilizados na vida social, como o uso de dicionrios, agendas, lista telefnica. Tal recomendao deve-se ao fato de essa habilidade s se configurar plenamente no nvel recomendado. Ressalta-se que esta tambm uma habilidade que deve ser trabalhada desde o incio do processo de alfabetizao.

34

DESEMPENHO RECOMENDADO
Os alunos do padro recomendado situam-se a partir do ponto 500, ou seja, da faixa 500-550 da escala de proficincia. Apenas neste padro h alunos que consolidaram a competncia C3. Aquisio de conscincia fonolgica, demonstrando domnio de habilidades mais complexas, como a de identificar slaba medial de uma palavra trisslaba e slaba inicial formada somente por vogal (slaba V). No entanto, importante destacar que h alunos neste padro que ainda no consolidaram tal competncia, apresentando dificuldade at mesmo com habilidades mais simples, como a de contar as slabas de uma palavra. As competncias C5. Leitura de palavras e pequenos textos, C6. Localizao de informaes explcitas em textos e C7. Interpretao de informaes implcitas em textos praticamente se consolidam neste padro. Com relao a C5 e C6, os alunos conseguem localizar informaes em frases e textos de gneros diversos, at mesmo de textos que apresentam informao numrica, como tabela, grfico e infogrfico. Identificam elementos da narrativa, como tempo, espao, personagens e suas aes, em contos de fadas, contos modernos, lendas e histria em quadrinhos, por exemplo. Contudo, tm ainda certa dificuldade em reconhecer o conflito gerador de um texto narrativo. De fato, o conflito gerador tende a ser mais complexo para o aluno, tendo em vista que, muitas vezes, a identificao desse elemento exige uma compreenso mais global do texto. Quanto C7, os alunos deste padro so capazes de inferir informaes e o sentido de palavras e expresses em textos (verbais e/ ou no-verbais) de diferentes gneros, como propaganda, piada, tirinha e campanha de utilidade pblica. Demonstram domnio da habilidade de identificar assunto de frases e textos de gneros diversos como biografia, verbete, reportagem e propaganda. No entanto, a habilidade de formular hipteses sobre o contedo de um texto, seja a partir do seu ttulo ou de seu incio, pouco frequente ainda neste padro. As competncias C8. Coerncia e coeso no processamento de textos, C9. Avaliao do leitor em relao aos textos e C10. Implicaes do gnero e do suporte na compreenso de textos no se consolidaram neste padro. Com relao C8, a habilidade de recuperar o antecedente ou o referente de um determinado elemento anafrico (especialmente as recuperaes que se fazem com pronomes pessoais do caso reto ele, ela, eles...) tem recorrncia relevante neste padro. tambm presente a habilidade de identificar marcas lingusticas que evidenciam o enunciador no discurso direto, contudo, as que evidenciam no discurso indireto tm baixa ocorrncia. So tambm pouco expressivas as habilidade de estabelecer relaes lgico-discursivas (com destaque somente para as relaes de tempo) e de identificar efeito de sentido decorrente de recursos grficos, seleo lexical e repetio. Nesta ltima habilidade, h algumas ocorrncias de identificao de sentido de sinais de pontuao, em que se destaca o ponto de exclamao, e algumas ocorrncias de identificao de efeito de humor em piada e tirinha, especialmente. Quanto C9, tem frequncia relevante a habilidade de distinguir fato de opinio, em especial, na identificao de opinio. A habilidade de identificar tese e argumentos pouco expressiva. Na competncia C10, a habilidade de identificar gneros textuais diversos ainda pouco frequente. Tem maior recorrncia a habilidade de identificar finalidade de gneros diversos como histria em quadrinhos, cardpio, curiosidade e manual de instrues. A habilidade de reconhecer os usos sociais da ordem alfabtica tem maior recorrncia neste nvel, contudo, a identificao de suportes que so organizados pela ordem alfabtica se limita ao reconhecimento do dicionrio e no de outros suportes, como enciclopdia ou lista telefnica. Tambm, a identificao do local correto de insero de uma palavra no dicionrio se faz apenas a partir da observao da primeira letra. Pela caracterizao realizada, nota-se que os alunos deste padro atendem meta estabelecida para o 3 ano de escolaridade: Toda criana lendo e escrevendo aos oito anos de idade. H que se atentar, no entanto, para o fato de que as habilidades de leitura de textos precisam ser ampliadas, a fim de que as capacidades de leitura esperadas para o final dos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental de nove anos sejam apreendidas pelos alunos.

Na verdade, isso ocorre com a maior parte das competncias citadas a seguir, de forma que aqui a palavra consolidada deve ser relativizada, considerando os alunos neste padro que ainda esto em desenvolvimento nessas competncias. Esse fato est relacionado ao dado mencionado de que os trs padres de desempenho apresentam uma subdiviso interna maior ainda no padro Recomendado que no aqui tratada, mas que deve ser considerada.

35 33

INSTRUES PARA O APLICADOR ATENO: O aluno dever ler sozinho, sem ajuda do professor aplicador, a tabela, o enunciado e as alternativas. MOSTRAR: Para o aluno o cartaz com a tabela e as alternativas. DIZER: Observe a tabela e responda pergunta.

Questo XX
SEGUNDA-FEIRA PORTUGUS PORTUGUS RECREIO MATEMTICA MATEMTICA TERA-FEIRA GEOGRAFIA/ HISTRIA GEOGRAFIA/ HISTRIA RECREIO PORTUGUS EDUCAO FSICA QUARTA-FEIRA INGLS GEOGRAFIA/ HISTRIA RECREIO CINCIAS CINCIAS QUINTA-FEIRA MATEMTICA MATEMTICA RECREIO PORTUGUS EDUCAO FSICA

AL0521MG

SEXTA-FEIRA PORTUGUS PORTUGUS RECREIO MATEMTICA ARTES

AS AULAS DE EDUCAO FSICA ACONTECEM QUARTA-FEIRA E QUINTA-FEIRA. SEGUNDA-FEIRA E TERA-FEIRA. TERA-FEIRA E QUARTA-FEIRA. TERA-FEIRA E QUINTA-FEIRA.
C6. Localizao de informaes explcitas em textos - AL0521MG - Proficincia: 538,7 C6. Localizao de informaes explcitas em textos - AL0521MG - Proficincia: 538,7 O item avalia a habilidade de localizar inzam em pargrafos. No gnero quadro da quarta colunas com a informao cruzar informaes da segunda da ltima as linha. Em essncia, teve de e da quarta colunas com a informao relacionar a disciplina Educao Fsica da ltima Em essncia, teve de aos dias da linha. semana em que ela acontece (tera-feira e quinta-feira). relacionar a disciplina Educao F-

Oformao item avalia a habilidade de localizar explcita em textos de diversos informao explcita em textos digneros. interessante notar quede o texto versos gneros. interessante notar apresentado, um quadro, multimodal e demanda uma forma de leitura diferente que o texto apresentado, um quadro, que feita e em textos que se organida multimodal demanda uma forma de leitura diferente da que feita em

textos seno organizam em pargra(assimque como gnero tabela), o leitor fos. No gnero quadro (assim como no deve relacionar as informaes contidas gnero tabela), o leitor deve relacionar nas colunas e nas linhas. Dessa maneira, para responder ao item, o aluno precisou as informaes contidas nas colunas cruzar as informaes da segunda e e nas linhas. Dessa maneira, para responder o item, o aluno precisou

sica aos dias da semana em que ela acontece (tera-feira e quinta-feira).

36 34

Questo XX Leia o texto e responda questo.

AL773MG

Maurcio de Souza. Almanaque da Mnica, n. 154, So Paulo: Globo, agosto de 1999. (AL773MG_SUP)

37

Quando o menino disse voc pode queblar esse galho pla mim, ele queria que a menina empurrasse o balano para ele. quebrasse o galho da rvore. segurasse o balano para ele descer. sasse da frente para ele balanar.

C7. Interpretao de informaes implcitas em textos - AL773MG - Proficincia: 579,2

Esse item tambm avalia a competncia C7. Interpretao de informaes implcitas em textos. Contudo, a habilidade especfica avaliada a de inferir o sentido de palavras ou expresses em textos. No caso, o aluno deveria inferir o sentido da expresso voc pode

queblar esse galho pla mim, empregada, em uma tirinha, pelo personagem Cebolinha da Turma da Mnica, de Maurcio de Souza. Para acertar o item, o estudante deveria considerar no somente informaes verbais da tirinha, mas tambm informaes no verbais,

como o desenho do Cebolinha em um balano (ou gangorra), preso ao galho de uma rvore. importante ressaltar que os distratores apresentam elementos relacionados tirinha, sendo, portanto, plausveis e exigindo a leitura atenta do aluno para responder o item.

38 36

Questo XX Leia o texto e responda pergunta.

AL894MG

Revista Recreio. So Paulo: Editora Abril, ano 11, n574, 10/03/2011, p. 4. (AL894MG_SUP)

Qual o assunto principal desse texto? A comunicao em 1940. A criao do celular. O peso dos primeiros celulares. O uso do rdio de comunicao.
Interpretao de informaes implcitas em textos - AL0894MG - Proficincia: 577,8 C7. C7. Interpretao de informaes implcitas em textos - AL0894MG - Proficincia: 577,8

O item avalia a competncia competncia O item avalia a C7. C7. Interpretao de informaes implcitas em Interpretao de informaes imtextos,em emtextos, especfico, habilidade de plcitas ema especfico, identificar assunto de texto. Vale notar a habilidade de identificar assunto que o texto apresentado do gnede texto. Vale notar que o texto apresentado do gnero curiosi-

dade, que costuma ser de granro curiosidade, que costuma ser de grande interesse alunos faixa de interesse dos dos alunos dada faixa etriaavaliada. avaliada. Para responder ao item, etria Para responder o o aluno precisou compreender o texto item, o aluno precisou compreglobalmente, sintetizando a informao ender o texto globalmente, sintetizando a informao lida, para

identificar a ideia central curiolida, para identificar a ideiada central da curiosidade. Como se pode observar, os sidade. Como se pode observar, os distratores apresentam elementos predistratores apresentam elementos sentes no texto, o que o tambm exigiu do presentes no texto, que tambm aluno a leitura integral de todo o item. exigiu do aluno a leitura integral de todo o item.

39

Orientaes pedaggicas
Os alunos do padro recomendado tambm precisam desenvolver e ampliar suas habilidades de leitura e escrita. importante garantir interaes sistemticas com textos de diferentes gneros, veiculados em diferentes suportes e pertencentes a diferentes domnios discursivos (jornalstico, publicitrio, literrio, pessoal...). Esse trabalho deve focalizar tanto o reconhecimento de diversos gneros e seus modos de organizao, quanto as suas finalidades e locais de circulao. Os alunos neste padro ainda precisam consolidar habilidades como as de identificar o conflito gerador do texto narrativo, formular hipteses sobre o contedo de um texto, identificar assunto ou finalidade de um texto, identificar tese e argumentos, e reconhecer a ordem alfabtica, tendo em vista seus usos sociais. O trabalho com leitura deve contemplar, alm de habilidades bsicas, como a localizao de informaes explcitas em um texto, habilidades mais complexas, como o reconhecimento de efeitos de sentido em um texto. Para tanto, importante que o professor disponibilize diferentes gneros textuais, utilizando-se de estratgias que permitam ao aprendiz analisar de modo mais sistemtico os diferentes recursos expressivos (pontuao, negrito ou itlico, por exemplo) e elementos coesivos presentes no texto. A seleo de materiais escritos deve ser orientada para o desenvolvimento dessas habilidades, bem como de uma leitura cada vez mais autnoma pelo aluno. fundamental que essa seleo seja criteriosa, de modo a observar a diversidade de gneros e suportes textuais, os domnios discursivos e o grau de complexidade dos textos selecionados, tanto em relao linguagem e ao tema quanto extenso e estrutura. Com isso, garante-se a ampliao das habilidades de leitura de textos com diferentes graus de complexidade, a fim de que o aluno se torne um leitor cada vez mais competente no processo de produo de sentido. Outro aspecto importante diz respeito diversificao de situaes de leitura de modo a criar momentos de leitura individual, em duplas, coletiva e mediada ou no pelo professor. Cabe tambm promover situaes em que os alunos expressem sua percepo sobre os textos lidos e a compreenso desses textos. Tal estratgia possibilita a defesa do ponto de vista por parte dos alunos, a explicitao de o que entendeu, de diferentes pontos de vista a partir do material de leitura. Desse modo, a construo de significados ocorre na interao com o outro leitor e se amplia na medida em que diferentes pontos de vista ou de interpretao so explicitados e podem ser argumentados.

Superintendncia de Avaliao Educacional Ana Silvria Nascimento Bicalho Carmelita Antnia Pereira Gislaine Aparecida da Conceio Llia Borges Rego Luciene de Castro Silva Maria Guadalupe Cordeiro Marineide Costa de Almeida de Toledo Rosngela Leonardo da Silva Roseney Gonalves de Melo Suely da Piedade Alves

Universidade Federal de Minas Gerais Reitor Cllio Campolina Diniz Vice-Reitora Rocksane de Carvalho Norton Pr-Reitoria de Extenso Pr-Reitora Joo Antnio de Paula Pr-Reitora Adjunta de Extenso Maria das Dores Pimentel Nogueira Faculdade de Educao Diretora Samira Zaidan Vice-diretora Maria Cristina Soares Gouva

Centro de Alfabetizao, Leitura e Escrita (CEALE) Diretora Maria Lcia Castanheira Vice-diretora Sara Mouro Monteiro Equipe de Avaliao CEALE Equipe de Elaborao do Boletim Pedaggico PROALFA / 2011 Gladys Rocha (Coordenadora) Kely Cristina Nogueira Souto Maria Jos Francisco de Souza Neiva Costa Toneli Paula de Alcntara Silva Lima Raquel Mrcia Fontes Martins

Ficha Catalogrfica VOLUME 3 PORTUGUS 3 ano Ensino Fundamental MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educao. SIMAVE/PROALFA 2011 / Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educao, CAEd. v. 3 (jan/dez. 2011), Juiz de Fora, 2011 Anual ALVES, Suely da Piedade; ANDRADE, Adriana de Lourdes Ferreira de; BICALHO, Ana Silvria Nascimento; CONCEIO, Gislaine Aparecida da; CORDEIRO, Maria Guadalupe; FINAMORE, Rachel Garcia; FULCO, Roberta; MACHADO, Maika Som; MARTINS, Leila Mrcia Mafra; MELO, Roseney Gonalves de; MICARELLO, Hilda Aparecida Linhares da Silva; OLIVEIRA, Camila Fonseca de; PEREIRA, Carmelita Antnia; PIFANO, Higor Evrson de Arajo; REGO, Llia Borges; ROCHA, Gladys; SILVA, Rosngela Leonardo da; SILVA, Josiane Toledo Ferreira (coord.); SILVA, Luciene de Castro; SILVA, Maria Diomara da; TAVARES, Ana Letcia Duin; TOLEDO, Marineide Costa de Almeida de. Contedo: 3 ano do Ensino Fundamental Lngua Portuguesa ISSN 1983-0157 CDU 373.3+373.5:371.26(05)

Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora Henrique Duque de Miranda Chaves Filho Coordenao Geral Lina Ktia Mesquita Oliveira Coordenao Tcnica de Projeto Manuel Fernando Palcios da Cunha Melo Coordenao de Pesquisa Tufi Machado Soares Coordenao de Anlise e Publicao de Resultados Wagner Silveira Rezende Coordenao de Instrumentos de Avaliao Vernica Mendes Vieira Coordenao de Medidas Estatsticas Wellington Silva Coordenao de Operaes de Avaliao Rafael de Oliveira Coordenao de Processamento de Documentos Benito Delage Coordenao de Produo Visual Hamilton Ferreira Coordenao do Grupo de Design na Comunicao Edna Rezende S. de Alcntara

También podría gustarte