Está en la página 1de 7

O toque da Misericórdia

No evangelho de São João 20, 19-21, temos como ponto central do texto o tema da misericórdia. Depois de dizer duas vezes, "A paz esteja convosco", Jesus revela:

"Como o Pai me enviou também eu vos envio". Então, sopreou sobre eles e falou: "Recebei Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, lhes serão retidos". (Jo 20, 21-23)

Por que o Pai enviou o Seu filho a este mundo? Deus O envou para perdoar os nossos pecados, por meio de Sua misericórdia, o perdão concedido por bondade, por indulgência.

Jesus veio em primeiro lugar, para perdoar o pecado Original e, então, acabar com a ruptura que havia entre Deus e nós, homens, a fim de refazer a aliança quebrada há tempos. O intuito era reabrir o caminho da eternidade, o caminho para o Céu. Jesus veio para perdoar todo o pecado e disse: "Como o Pai me enviou [para exercitar a misericórdia] também eu vos envio. [...] Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados" (Jo 20, 21-23).

Podemos perceber como a liturgia é inspirada por Jesus, que iluminou a mente humana para que escrevessêmos Sua Palavra e todos os textos diretamente voltados para a misericórdia. Ainda no Evangelho de São João, Jesus desafia Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!" (Jo 20, 27). Graças a Deus, Tomé não precisou tocá-Lo, por que já estava tocando a misericórdia.

Jesus Cristo escolheu Santa Faustina para transmitir à igreja e ao mundo a mensagem dessa misericórdia e do Seu amor´redentor e, no começo do século XX, fez um pedido especial á ela: "Eu quero que a festa da Minha misericórdia seja celebrada no primeiro domingo, depois da páscoa".

E é isso que hoje o Senhor, quer que você faça! Que toque na misericórdia de Jesus expressa nas Suas chagas, principalmente no Seu lado aberto, onde nós podemos tocar o coração.

O Senhor me inspirou a contar sobre a ressureição de Lázaro, expressão máxima da misericórdia de Jesus, pois Ele conviveu com Lázaro e suas irmãs, Maria e Marta. Este espisódio pode ser considerado

e lá vivia Simão que. enquanto Marta estava atarefada. Jesus se volta pra ela e diz: "Tua fé te salvou. Sobre ela. segundo o Evangelho. cheio de perfume de nardo puro. e isso pode ser provado pela forma como ele foi enterrado. lavou meus pés com lágrimas e os enxugou com seus cabelos. Marta vendo aquilo. se Ele fosse um profeta. também era leproso. riquíssimo. Em Bethânia. saberia quem é essa mulher que está tocando-lhe. ungiu meus pés com perfume. Bethânia era seu lugar preferido. pois a lepra era uma doença contagiosa. não me ofereceste água para lavar os pés. que era leproso. Então. ama menos". ficou nervosa e pediu: "Senhor. com os próprios cabelos. porque Lázaro era leproso. desde que cheguei. porém.ápice da Sua misericórdia. no entanto. Simão. certa vez em Bethânia. Ele parava e ficava na casa deles. ela pega um vaso de alabastro. com faixas envolvendo todo o seu corpo como medida preventiva. Aquela mesma pessoa que. além de Lázaro. ela porém. a pecadora que ela é. nao te importas que minha irmã em deixe . Jesus convivia com Maria. abre-o e despeja-o sobre os pés. pois ela mostrou muito amor. começou a cochilar com os outros que estavam com ele: Se Ele realmente fosse o mestre. convivia com Lázaro. era seu amigo. a irmã de Marta e Lázaro. de quem todo mundo tinha pavor. quando Jesus chegou. posteriormente. onde repousava. Aquele. 44-48) Depois. porém. o leproso. ela. Jesus voltou-se para Simão e disse: "Quando entrei na tua casa. Naquele instante. arrumando a casa e fazendo a comida. os Evangelhos são bem claros: era uma pecadora. Jesus. Quando voltava de Jerusalém. Não derramaste óleo na minha cabeça. a quem menos se perdoa.50) Essa é Maria. como hoje é comprovado. Não me beijaste. Bethânia. era uma aldeia de leprosos. especialmente naquele tempo! Jesus dormia naquela casa. ao presenciar a cena durante o banquete. não parou de beijar meus pés. Ele comia na casa de um leproso. em um banquete na casa de Simão. porém. ela. ficou conversando com Ele. Em seguida disse à mulher: "Teus pecados estão perdoados" (Lc 7. portanto fora do convívio social para evitar o contágio da doença. todos ali eram leprosos. que naquele tempo queria dizer prostituta. enxugando-os. Lá era sua pousada. No entanto. Vai em paz!" (Lc 7. se lá morava Simão. assim como de suas irmãs. Por isso te digo: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados. Esses doentes não podiam conviver em sociedade ou com a família. Lázaro também o era.

é preciso que estejamos dispostos. nem da lepra nem do pecado. nem do cheiro do pecado. por não temê-los. Senhor. assim. fica a pergunta: o que anda matando você? Interessante ter havido santos e santas muito sensíveis a Deus que receberam do Senhor uma graça diferente: a de perceber as almas que estavam em pecado. de esperança. Jesus não se importou e mandou tirar a pedra. 42). Unia-se a eles para que experimentassem a ressurreição. ponha tudo às claras. 40). sem se importar. para isso.sozinha com todo o serviço? Manda pois que ela venha me ajudar!" (Lc 10. para que sejam incineradas. O que está matando você lhe fazendo mal? Saiba que a morte traz o mau cheiro. porque já faz quatro dias que foi sepultado. Ele não tinha medo do cheiro da morte. sem medo. Para Jesus. Jesus gritou: "Lázara. E houve. não precisa guardar para si aquilo que lhe causa a morte. já . debaixo dos nossos pés. Os raios que saem do seu coração. já cheira mal. Não era leproso. você não precisa tapar o sol com a peneira. que nos atingem e que acabem com o pecado. nem os queria para si. Ganhava um bom dinheiro. Quando nos revelamos para Cristo. e foi por esse convívio que ressucitou Lázaro. mas tinha perdido toda a esperança. É lá que precisamos jogar nossas dificuldades e defeitos e mergulhar as nossas misérias. Jesus. de amor. o enfrenta. os nossos maus hábitos e os nossos vícios. Com Ele é preciso ser franco. Foi assim que ressuscitou Lázaro. Diante desses fatos. Ele precisa ser jogado na fornalha ardente da misericórdia do coração de Jesus. Não! O lixo da nossa vida não pode ficar escondido. Mas. É isso que Jesus quer de mim e de você. nçao tinha cometido pecado. o amor pela vida. colocava-se lado a lado daqueles que os possuíam. Não tinha mais autoestima. Ele está mandando tirar a pedra! Tire a pedra. que não nos escondamos mais. são raios de luz. aniquilando-o. aqueles que não acreditavam. porém respondeu: "Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada" (Lc 10. os que estvavam rindo por dentro. Já fede. mas Jesus conversava com ela! Ele não tinha medo de nada. Pelo contrário. Convivia com Lázaro e Maria. não faça isso. Temos a manis de esconder os nossos erros. Tire a pedra e tome uma atitude de melhorar e progredir em sua vida! Depois que a pedra foi tirada. sem medo. Torna-se hábito colocar o lixo da nossa vida "debaixo do tapete". nossos pecados. vem pra fora". Maria era alguém que já tinha perdido o brio. Protituía-se com leprosos e provavelmente também tinha essa doença. alguns minutos de silêncio. e Jesus. Marta veio à frente e disse: Não. de misericórdia. A misericórdia Dele é assim. Mas. é como se uma luz iluminasse um ambiente escuro e destruísse o pecado. Você não precisa esconderse. É certo que os zombeteiros. mostrando o excesso da Sua Misericórdia. sem receio.

Porque houce esse silêncio? Porque Lázaro foi enterrado enfaixado. todo amarrado. Ou seja. vida sem sentido. naquele momento a vida.cochichando e gesticulando um para o outro: Não vai acontecer nada. que quer vida nova. Quem já teve a graça de ir à Terra Santa e visitar o túmulo de Lázaro. Hoje o Senhor nos mostra que ninguém pode fazer o que só Ele pode: RESSUCITAR. mas continuamos 'enfaixados'. não tem Deus no coração. Certamente. Somos ressucitados por Jesus. que feio. e não podia levantar as mãos para retirar as faixas. já estava vivo. voltou a Lázaro. Andou vários metros até a escadinha íngreme de muitos degraus. Provavelmente. . sexualidade desregrada. Lázaro voltar a vir para fora. ressurreição coisíssima nenhuma. É uma morte que parece vida. Imagine como foi na hora em que Jesus gritou: "Lázaro. mas muito limitada. do que quer que seja! Mesmo que você esteja perdido. droga. Era a força da vida. adultério. Cristo pode ressucitar você. está sempre disposto e tem poder suficiente para ressucitar todo aquele que se joga na Sua misericórdia. que o levaria para a primeira caverna. longe de Deus. dos pés á cabeça. Da mesma forma que ressucitou Lázaro. ele ressucitou. todo aqule que se arrepende. Já estavam pensando assim porque houve alguns minutos de silêncio e de expectativa. pois quem é morno não sente nada. Mas entre Jesus ressucitar-nos e nós chegarmos a ficar de pé. ficou de pé. Meu irmão. Jesus pode ressucitar você. Não enxergava. é como o que passou Lázaro. vem para fora". Bebida. literalmente vinhas rastejando pelo chão. porque o seu rosto também estava enfaixado. conosco também acontece isso. "O Deus que te criou sem ti. e isso é lindo! O que ninguém pode fazer Jesus faz. Lázaro foi sepultado na que fica mais no fundo. Jesus tem o poder de ressucitá-lo. mornidão. Lázaro. para soltar um pouco as faizas. pôde constatar que o local em que ele foi enterrado possui duas cavernas. porque Ele é a ressurreição. em Bethânia. mas estava lá atrás. se esfregando naquele piso. A partir daí. leviandade. prostituição. Ele estava ressucitado. Realmente. coisíssima nenhuma. inicia-se o nosso esforço a nossa luta. é toda aquela dificuldade. mas estava amarrado com as vestes da morte. foi preciso fazer força. Ele o tira do pecado. não te salvará sem ti". mas que na verdade não é! Creia. preso. você é um ressuscitado como Lázaro. tentou se mexer. aproximou-se do canto da parede. mas o máximo que conseguiu foi quase nada. é o que diz Santo Agostinho. Tudo isso pode ser resolvido pelo sangue precioso do Nosso Senhor Jesus Cristo. grosso para sair. E não há nada piro do que isso. que quer o perdão. escorou seu corpo sem a ajuda das mãos que estavam enfaixadas. O Senhor. seja qual for a situação. No chão rústico da pedra da gruta. rancor. ódio. enfaixado. de lepra e do pecado. e por fim. que fiasco. catolicismo morno. Ele não tinha com desvencilhar-se. no pecado ou vivendo na "mornidão". É preciso esforço e luta. do vício.

mas quem aplica á força. dá-nos vida e força. tudo se torna fácil. não haverá a sua salvação. Jesus não faz. nos arrastamos e nos levantamos. é um custo. mas é preciso esforço e luta. Igual ao heroísmo de Lázaro. sua ressurreição. o ressucitado precisava dos outros. continuaremos na mesma situação. certamente Maria também. quem aspira à vida.Jesus o ressucitou. Jesus precisa ver o seu suor. prque presenciaram o longo silêncio que indicava o esforço. a luta de Lázaro. as pessoas entraram em ação. porque não conseguia se liberar sozinho das amarras. asfixiado por elas. mas para os que enfrentam o difícil. glória ao Senhor! Mas para você ficar de pé agora. Também os amigos vieram para tirar as faixas dele. imprime o esforço. seja herói! Na hora em que Lázaro ficou de pé e todos o viram ressucitado. porque o Espírito Santo já estava agindo. Talvez. um sacrifício. a luta necessária para desvencilhá-lo das faixas. um heroísmo. o seu sangue. se não tivéssemos feito esforço. A ressurreição já aconteceu e a vida leva para a vida. envolto por aquelas faixas. tudo é complicado. Hoje é o dia da ressurreição! Jesus o ressucita e. Lute. a sua luta. uma luta. você já tenha ressucitado há muito tempo. Jesus pede o seu heroísmo. os incrédulos tiveram que se dobrar e os zombeteiros tiveram que se redimir. É assim: sem a sua luta e o seu esforço. e sua lágrima. Com esta ordem. Ele só faz aquilo que não podemos fazer sozinhos. mas tenha vivido uma vida de semimorto até agora. quem se levanta somos nós. Jesus disse: "Desatai as suas faixas". ela faz aquilo que não está a nosso alcance. como aconteceu com Lázaro. Lázaro só pôde se mover porque a vida estava nele. Marta veio correndo. Lute! A misericórdia de Jesus não significa qwue devemos cruzar os braços. . dentro daquele túmulo. Acredite: swem o seu heroísmo. de nada vai adiantar Jesus ter ressucitado você! Lázaro podia morrer de novo. Eu e você também podíamos ter morrido de novo depois de ressucitados. que se arrastou e machucou subindo os degraus. É por graça. É somente pela graça de Deus que nós nos movemos. O que nós podemos fazer. Naquele momento. Do contrário. o seu esforço. a fim de que você possa se levantar. Para os moles não há possibilidade.

Aquilo que você não pode fazer. Ele espera de nós. exigem mudanças rápidas. para ter orientação do que é certo a fazer. porque se você não confiar. A mãe. Nenhum de nós é capaz de realizar a ressurreição sozinho! A esposa não consegue ressucitar o marido quando só utiliza de sua braveza. mudar e transformar é Jesus. da vida prostituída ou de vícios. Talvez você tenha um Lázaro morto na sua casa. além de muita paciência. o amor incondicional. Faça como os que viram Lázaro saindo da Caverna: Corra para o "Lázaro" que está próximo de você e retire as duas faixas. Resta-nos saber lidar com respeito e paciência com a pessoa que precisa de ajuda e ter sempre o coração em Jesus. Pode ser alguém que bebe. quem o fará? Nós temos que dizer muitas vezes: "JESUS EU CONFIO EM VÓS". que pratica adultério. Jesus precisa de você como auxiliar na revelação de Sua misericórdia.Meu irmão. que se prostitui. grosseira ou provocadora por revolta. Ele faz. As pessoas ao seu redor duvidam e pedem provas. É necessário acolher o outro na sua diferença e ajudá-lo com palavras de incentivo que estimulem as suas ações em prol da transformação. O restante. Se você não o fizer. Pode ser alguém próximo. quem precisa de ajuda aguarda acolhimento. com confiança no futuro de melhores possibilidades. a coisa mais importante é a confiança. É importante dar um voto de confiança e apoiar as tentativas de transformação. . ou uma Maria pecadora. seus xingamentos e gritos. A confiança que colocamos em Jesus e a misericórdia que nós recebemos Dele precisam refletir na confiança e misericórdia para com os outros. Para mudar é necessário esforço. não é capaz de salvar seu filho das drogas. Certamente. Confiar naquele que recebeu a graça da ressurreição. Comece a confiar e já inicie o processo de mudança na vida das pessoas que você ama e que precisam de você. que age de forma ríspida. Como Lázaro precisou devencilhar-se das faixas com a juda dos que ali estavam. incentivo e atitude solidária. esse alguém precisa de você. Ele também estará ressucitando em nós o Seu poder. como uma mãe ou filho. Somos meio e instrumento para essa transformação. Também há casos em que a pessoa busca a solução sozinha e não tem apoio de seus familiares. nesse processo. chega a hora em que precisamos uns aos outros. O único que pode ressucitar. ele não vai conseguir sozinho. Resumindo.

o Senhor ressucita também o seu coração. Recebei o Meu Espírito". da vida velha. Imagine se Jesus o tratasse desse jeito? Imagine se Cristo requeresse provas para depois perdoá-lo e aceitá-lo de volta? Talvez nunca tivesse voltado. da sua esposa. Ponha-se em pé. Passado é passado. Que aconteça agora. Eu já ressuscitei você". do seu marido. saia dessa vida. receba o Meu Espírito Santo. Ele está dizendo isso agora para você: Meu filho. Ressuscite. do vício. Peça aquilo que você precisa. graças a Deus. justamentew dauqle que não é capaz de dá-las por ainda estar enfaixado? Hoje. Obrigado Senhor! . não esteja em pecado. Deixe o passado na Minha misericórdia. Duro como o coração do filho primogênito daquele pai do filho pródigo. que aconteça neste momento para todos os seus filhos e filhas. mas carregue um coração duro. Um coração que não sabe confiar e que só quer provas de seu filho. suba os degraus. Arraste-se. Ele fala: "Eu também o ressucito! Receba a Minha confiança. que passo para o seu coração". E para os corações duros. como Ele mesmo anunciou: "Recebei o Espírito Santo". Receba a ressurreição. Agora é o momento de você responder ao Senhor com suas palavras. Acolha a ressurreição que você esperava. Minha filha. você está ainda com as faixas do pecado. Como Jesus disse: "Recebei o Espírito Santo. Quem sabe você não se encaixa em tudo o que leu até agora? Ou talvez você. Arraste-se porque infelizmente.Quando é que você vai parar de exigir provasw. da sua filha: Só vou acreditar em você na hora em que me provar com fatos. Peça ao Senhor que derrame o Espírito Santo.