Está en la página 1de 18

Farmcia Hospitalar

A farmcia hospitalar um rgo de abrangncia assistencial, tcnico-cientfica e administrativa, onde se desenvolvem atividades ligadas produo, armazenamento, controle, dispensao e di stribuio de medicamentos e correlatos s unidades hospitalares. igualmente responsvel pela orientao de pacientes internos e ambulatoriais, visando sempre eficcia da teraputica, alm da reduo dos custos, voltando-se tambm para o ensino e a pesquisa, propiciando assim um vasto campo de aprimoramento profissional. Um servio de farmcia em um hospital o apoio clnico integrado, funcional e hierarquicamente, em um grupo de servios que dependem diretamente da Direo Central e esto em constante e estreita relao com sua administrao. A principal razo de ser da farmcia servir ao paciente, objetivando dispensar medicaes seguras e oportunas. Sua misso compreende tudo o que se refere ao medicamento, desde sua seleo at sua dispensao, velando a todo o momento por sua adequada utilizao no plano assistencial, econmico, investigativo e docente. O farmacutico tem, portanto, uma importante funo clnica, administrativa e de consulta.

ADMINISTRAO DA FARMCIA HOSPITALAR


A farmcia hospitalar vem passando por mudanas significativas nos ltimos tempos. Hoje coexistem vrias realidades em nosso pas, desde farmcias extremamente modernas prestando toda a gama de servios e no outro extremo hospitais sem farmacutico. O aumento na informatizao das farmcias hospitalares propiciou melhor controle administra tivo dos estoques. A introduo de novas legislaes aumentou a exigncia de cumprimento de boas prticas de dispensao e manipulao farmacutica. DESAFIOS PARA A FARMCIA HOSPITALAR BRASILEIRA Ter farmacuticos em 100% dos hospitais. Melhorar a gesto administrativa (estocagem, armazenamento, planejamento, compras, etc.). Melhorar a qualidade tcnica (dispensao, manipulao, participao em grupos multiprofissionais e aes de farmcia clnica). AES GERENCIAIS PARA FARMCIAS HOSPITALARES
Princpios

Farmacuticos trabalham prximos com outros profissionais de sade para atender as necessidades dos pacientes. As vrias necessidades dos pacientes requerem que as farmcias hospitalares desempenhem uma srie de atividades organizadas. Como agentes de Ateno Farmacutica, os farmacuticos so comprometidos com os resultados de seus servios e no somente com o fornecimento deles.

Os elementos para o sucesso de uma farmcia hospitalar: I - Liderana e prtica de gerenciamento; II - Informao sobre medicamentos e educao; III - Otimizao da terapia medicamentosa; IV - Dispensao de medicamentos e controles; V Estrutura, equipamentos e fontes de informao; e VI Pesquisa farmacolgica clnica. Liderana e prtica de gerenciamento: Uma efetiva liderana aliado a um perfil gerencial so necessrios para a prestao de servios farmacuticos de maneira consistente com as necessidades do hospital e dos pacientes. Objetivo: Melhorar continuamente os resultados dos pacientes. O gerenciamento de uma farmcia hospitalar deve ser focado na responsabilidade do farmacutico de fornecer Ateno Farmacutica e desenvolver uma estrutura organizacional que d suporte a esta misso. O diretor de uma farmcia hospitalar deve ser responsvel por: 1) Estabelecer as metas de curto e longo prazo da farmcia, baseado nas necessidades do paciente e do hospital; 2) Desenvolver planos e esquemas para atingir estes objetivos; 3) Direcionar as implementao destes planos e as atividades do dia-a-dia associadas a ela; 4) Acompanhar o cumprimento das metas; e 5) Instituir aes corretivas para o cumprimento das metas quando necessrio. Misso da Farmcia Hospitalar: A misso deve ser escrita e conhecida de todos os funcionrios (refletindo o compromisso com pacientes e responsabilidades operacionais); e deve tambm ser compatvel com a as caractersticas e misso do hospital. Recursos Humanos de Apoio: A farmcia hospitalar deve ter pessoal de suporte (tcnicos, escriturrios, auxiliares, secretrias, etc.) em quantidade e perfil suficiente para implementao da ateno Farmacutica. Esquemas de Trabalho: . O diretor da farmcia hospitalar deve assegurar que as rotinas e procedimentos sejam seguidos e ajudem a atingir as metas estabelecidas. Educao e Treinamento: a) Todos os funcionrios da farmcia hospitalar devem possuir as qualificaes necessrias para cumprir suas tarefas; e

b) Programas de educao continuada devem ser elaborados para manter e aumentar suas competncias. Recrutamento e Seleo de Pessoal Devem ser realizados baseados no desenho do cargo (qualificaes e perfil desejado). Integrao de Novos Funcionrios: Deve-se ter bem estabelecida uma rotina de acolhimento (apresentao das misses, setores da farmcia e do hospital, atividades, cultura do hospital). Descrio dos Cargos e Funes: As reas de responsabilidade da farmcia devem ser claramente definidas; a descrio detalhada dos cargos e funes de todas as categorias de funcionrios da farmcia deve existir e ser revisadas. Manual Operacional: Deve ser elaborado um manual operacional a fim de disciplinas as atividades da farmcia (administrativa operacional e clnica); Objetivos a curto, mdio e longo prazo; Conter todos os Procedimentos Operacionais Padres (POPs); Todos os funcionrios devem conhec-lo; e Mecanismos de fiscalizao de cumprimento do manual devem ser estabelecidos. Custos com medicamentos: Polticas e procedimentos para gerencias os gastos com medicamentos devem existir; e Devem-se utilizar programas com estudos de uso de medicamentos (EUM), estudos farmacoeconmicos, etc. Gesto financeira: O diretor da farmcia hospitalar deve participar ativamente da gesto financeira do hospital, pois os gastos da farmcia representam um grande aporte dentro do hospital; e Devem ser implantados controles gerenciais de tratamentos de alto-custo no hospital. Envolvimento em comisses: O farmacutico deve ser membro e participar ativamente de Comisses de Farmcia e Teraputica (CFT), dor, curativos, grupos multiprofissionais de diabetes, hipertenso, gestantes, etc. Garantia de qualidade: O diretor da farmcia hospitalar deve garantir a implantao de programas de qualidade em todos os processos relacionados ao uso de medicamentos pelo paciente e em relao logstica.

Servios farmacuticos 24 horas: O funcionamento da farmcia com a presena de farmacutico deve ser ininterrupto sempre que possvel, principalmente em hospitais com programas clnicos que exijam farmacoterapia intensiva (transplantes, cirurgia cardaca, UTI neonatal).

Servios farmacuticos no - 24 horas: a) A dispensao de medicamentos em horrios que no h farmacutico deve ser disciplinada pela CFT no que diz respeito aos medicamentos que podem ser dispensados; b) O uso de dispensadores eletrnicos deve ser estimulado nestas ocasies; e c) Deve-se evitar e desencorajar a entrada de no farmacuticos (ou funcionrios da farmcia) nas dependncias da farmcia hospitalar. Confidencialidade de Dados do Paciente: O farmacutico deve garantir o sigilo das informaes clnicas dos pacientes. Dispensao por dose-unitria: Sempre que possvel, os medicamentos devem ser disponibilizados na forma de dose-nica por horrio e paciente, devidamente rotulados, e prontos para a administrao. Embalagens multidoses devem ser evitadas ao mximo. Estocagem de medicamentos: Medicamentos devem ser estocados e preparados em condies apropriadas de higiene, temperatura, luz, ventilao, segregao e segurana que assegurem integridade do medicamento e segurana do pessoal envolvido. Erros de medicao (medication errors): Farmacuticos mdicos e enfermeiros devem estabelecer polticas e procedimentos para preveno e notificao de erros de medicao. Aps anlise dos ocorridos necessrio propor medidas corretivas para evitar novos episdios. Recolhimento de medicamentos (recalls): Um procedimento escrito deve existir em casos de alertas sanitrios (ANVISA Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria) para recolhimento de produtos.

Representantes comerciais: Polticas escritas para visitas e atuao de representantes comerciais de medicamentos e correlatos no hospital devem existir. Fabricantes e fornecedores: Devem ser estabelecidos critrios para selecionar e validar fornecedores para assegurar a mxima qualidade dos medicamentos e correlatos.

Substncias controladas: Seguir rigorosamente os procedimentos contidos na Portaria 344/98, em especial os controles fsicos e livros (ou controles informatizados). Disciplinar e treinar as pessoas autorizadas a fazer tal dispensao. Inspees na rea de estocagem: Todos os estoques devem ser inspecionados rotineiramen te para assegurar validade de produtos, rtulos, avariados. Condies que possam comprometer a segurana do processo de estocagem devem ser revistos e propostos modificaes. Estoques perifricos: Estoques perifricos devem se limitar ao uso em situaes de emergncia e itens de segurana (enxagatrio bucal, anti-spticos, curativos, etc.). O potencial de acontecer erros de medicao deve ser avaliado em relao a estes itens. Sistemas de dispensao e mquinas dispensadoras automticas: A farmcia deve propor e monitorar a utilizao dos sistemas de dispensao (dose-unitria, individualizada, coletiva, satlites, automatizados, etc.) no hospital e avaliar as mudanas necessrias e os riscos de erros associados a cada setor. Estrutura, equipamentos e fontes de informao: Para assegurar uma performance operacional tima e qualidade no atendimento ao paciente, espao adequado, equipamentos e suprimentos devem estar disponveis para todos os profissionais e funes administrativas relacionadas ao uso de medicamentos. Estes recursos devem estar localizados em reas que facilitem a proviso de servios ao paciente, enfermeiros, prescritores e outros profissionais de sade e devem estar integrados com os servios gerais do hospital (comunicaes, transportes, segurana, limpeza, lavanderia, etc.). Estocagem de medicamentos: Deve existir uma estrutura para que a estocagem e preparao de medicamentos sejam realizadas dentro de parmetros legais e de segurana. rea de manipulao e estocagem: O espao e a estrutura da rea de manipulao devem atender as boas prticas de manipulao (RDC 33 e outras) e estocagem (portaria 802 e outras). Na manipulao de estreis devemos ter os cuidados redobrados, evitando potenciais contaminaes de produtos. Produtos citotxicos e perigosos:

Precaues especiais, equipamentos e treinamentos para estocagem, manipulao e eliminao de dejetos devem existir para garantir a segurana dos funcionrios, pacientes e eventuais visitantes. Podemos incluir neste rol de produtos os inflamveis, que devem possuir rea segregada e rotinas escritas de preveno de incndios. Informao sobre medicamentos: Espao adequado, fontes de consulta e tecnologia de comunicao devem estar disponveis para facilitar a proviso de informaes sobre medicamentos. Consultrio farmacutico: Para atendimento de pacientes ambulatoriais deve existir um espao privativo com estrutura adequada para realizao do processo de anamnese e orientao farmacutica, com o objetivo de melhorar os resultados farmacoteraputicos e a qualidade de vida dos pacientes. Escritrios e sala de reunies: Devem estar disponveis para atividades administrativas, reunies, atividades educativas e de treinamento. Automao: Sistemas mecnicos automatizados (robs) e softwares podem ser usados para promover a eficcia e eficincia nos processos de prescrio, dispensao, monitorao clnica, facilitando a interveno tcnica do farmacutico antes da primeira dose. Manuteno de registros: Um espao adequado deve estar disponvel para arquivamento e manuteno de registros (psicotrpicos, inventrios, relatrios e documentos administrativos e tcnicos) para assegurar o cumprimento da legislao em vigor e rgos de acreditao. Sistemas informatizados: Devem estar disponveis para auxiliar nas funes administrativas (logsticas), gerenciar os perfis farmacoteraputicos dos pacientes, e podem conter mdulos interligados com bases de dados de interaes medicamentosas e monografias de drogas.

PESQUISA FARMACOLGICA CLNICA


Polticas e procedimentos: O farmacutico deve assegurar a segurana e o uso de protocolos apropriados de ensaios clnicos de novas drogas. Distribuio e controle: A farmcia deve ser responsvel pela distribuio e controle dos frmacos utilizados em pesquisa clnica no hospital. A CFT e a Comisso de Pesquisa Clnica devem aprovar a pesquisa bem como a Comisso de tica em Pesquisa (CEP), e manter a documentao de consentimento do paciente arquivada.

Comisso de Pesquisa Clnica: O farmacutico deve ser includo na comisso de pesquisa clnica. Informao sobre medicamentos: O farmacutico deve ter acesso a informaes de todos os estudos preliminares sobre o medicamento em pesquisa no hospital, e sobre experimentos similares realizados em outros centros de pesquisa. O farmacutico deve elaborar informaes escritas sobre segurana, interaes, RAM, administrao do medicamento testado.

SISTEMA DE DISTRIBUIO DE MEDICAMENTOS


Conceito - o ato de entrega racional de medicamentos aos pacientes, prestando informaes sobre as caractersticas farmacodinmicas dos mesmos, bem como estudo da posologia, verificao de interaes medicamentosas e com alimentos, contra-indicaes, dentre outras. Estas informaes devem ser repassadas clientela do hospital de forma clara e objetiva de modo que a mesma no tenha nenhuma dvida a cerca do esquema teraputico proposto. Objetivos: Distribuir os medicamentos de forma ordenada e racional; Prestar informaes sobre os mesmos no que diz respeito estabilidade, caractersticas organolpticas, indicao teraputica, contra-indicao; Diminuir erros de medicao; Diminuir os custos com medicamentos; Aumentar a segurana para o paciente; Racionalizar a distribuio e administrao; Aumentar o controle sobre os medicamentos, acesso do Farmacutico as informaes sobre o paciente.

Introduo
A elaborao de um sistema de distribuio de medicamentos requer uma investigao em profundidade, de atividades que possam garantir eficincia, economia e segurana. A seqncia de eventos que envolvem a distribuio do medicamento comea quando o mesmo adquirido e a partir de ento um modelo seguido at sua administrao ao paciente ou, por algum motivo seja devolvido Farmcia, para se concluir o processo. Um sistema de distribuio deve atender a todas as reas da instituio onde so utilizados medicamentos e correlatos. Na prtica existem 4 tipos de sistema de distribuio de medicamentos, a saber: coletivo, individual, combinado e dose unitria. (Garrinson, 1979.p.257).

SISTEMA DE DISTRIBUIO COLETIVO DE MEDICAMENTOS

um sistema onde os pedidos de medicamentos Farmcia so feitos atravs da transcrio da prescrio mdica pela enfermagem. Estes pedidos no so feitos em nome dos pacientes, mas sim, em nome de setores. A Farmcia envia certa quantidade de medicamentos para serem estocados nas unidades de enfermagem e demais setores, que de acordo com as prescries mdicas vo sendo ministradas aos pacientes. um sistema que apresenta falhas, pois no h a participao direta do Farmacutico.

Rotina Operacional:
Mdico: prescreve os medicamentos para os diversos pacientes nas folhas de prescries mdicas. Enfermagem: efetua a transcrio da prescrio mdica para o Formulrio de Solicitao de Medicamentos em nome de todo o setor. Funcionrio da Enfermagem: envia o formulrio para a Farmcia. Funcionrio da Farmcia: atravs do formulrio efetua a distribuio de medicamentos. Auxiliar de Enfermagem: deve devolver Farmcia os medicamentos no ministrados. Vantagens: Grande arsenal teraputico nas unidades, o que facilita o uso imediato dos medicamentos. Diminui os pedidos Farmcia. Diminui as tarefas a serem executadas pela Farmcia. Desvantagens: Requisies so feitas atravs da transcrio da prescrio mdica o que pode ocasionar erros de transao, tais como: omisses e trocas de medicamentos. Aumenta o gasto com medicamentos em conseqncia de: a) Incapacidade da Farmcia em controlar adequadamente os medicamentos. b) Desvio de medicamentos. c) Mau acondicionamento de medicamentos. d) Vencimento de prazo de validade. e) Devoluo de medicamentos sem identificao. . Pode ocorrer administrao ao paciente de medicamentos vencidos. . Aumenta o consumo de drogas. . Aumenta o potencial de erros de administrao de medicamentos resultante da falta de reviso feita pelo Farmacutico das prescries mdicas de cada paciente.

Sistema individual de distribuio de medicamentos


Sistema no qual os pedidos de medicamentos so feitos especificamente para cada paciente (24 horas), de acordo com a segunda via da prescrio mdica. Este sistema est mais orientado para a Farmcia que o anterior, visto que se busca um melhor controle de medicamentos. Rotina Operacional: Mdico: prescreve na folha de prescrio mdica (duas vias). Funcionrio da Farmcia: recolhe as segundas vias das prescries mdicas nas unidades e efetua o aviamento e distribuio dos medicamentos e Solues de Grande Volume (S.G.V.) em sacos plsticos individuais devidamente identificados com os dados do paciente. Farmacutico: supervisiona o aviamento das segundas vias de prescries mdicas. confere a dispensao de todos os medicamentos e (SGV). controla o estoque e registra as receitas de psicotrpicos e entorpecentes de acordo com a legislao vigente. realiza fiscalizaes peridicas nas unidades. analisa o perfil farmacoteraputico do paciente. supervisiona a reposio dos medicamentos de uso espordico (se necessrio); medicamentos da portaria 344 (psicotrpicos e entorpecentes) e armrio de reservas das S.G.V. Funcionrio da Farmcia: retorna as unidades com os medicamentos dispensados e as segundas vias das prescries mdicas e acompanha a conferncia da medicao e do MMH. Contnuo da Unidade: vai at a Farmcia apanhar as solues de grande volume. Secretria da Unidade: recebe os medicamentos e S.G.V. na presena do funcionrio da Farmcia, conferindo o que est recebendo de acordo com as segundas vias das prescries mdicas. Aps conferir assina as prescries e organiza os medicamentos e S.G.V. nas gavetas e armrios. Funcionrio da Farmcia: retorna ao Servio de Farmcia com as segundas vias das prescries mdicas assinadas e os medicamentos que no foram administrados aos pacientes. Diariamente visita as unidades e confere: Armrio dos medicamentos de uso espordico (se necessrio). Gaveta da portaria 344. Carro de urgncia. Armrio de reserva de S.G.V. Fazem a reposio de estoques das unidades.

Vantagens: Diminuio dos estoques nas unidades assistenciais; Facilidade para devoluo Farmcia; Reduo potencial de erros de medicao; Reduz tempo do pessoal da enfermagem quanto s atividades com medicamentos; Reduo de custos com medicamentos; Controle mais efetivo sobre medicamentos; Aumento da integrao do Farmacutico com a equipe de sade; Desvantagens: Incremento das atividades desenvolvidas pela farmcia; Necessidade de planto na farmcia hospitalar; Permite ainda potencial erros de medicao. Exige um investimento inicial; Necessidade de Planto na Farmcia Hospitalar. Combinao do sistema coletivo com o individual Sistema no qual alguns medicamentos so dispensados atravs de requisies (Sistema Coletivo) e outros por prescrio individual (Sistema Individual). Desvantagens: Consumo de tempo da enfermagem; No h controle rigoroso do estoque; Os erros so freqentes; Aumenta o nmero de tarefas desenvolvidas na Farmcia. Sistema de dose unitria de distribuio de medicamentos uma quantidade ordenada de medicamentos com forma e dosagens prontas para serem ministradas ao paciente de acordo com a prescrio mdica, num certo perodo de tempo. (Garrinson, 1979) Objetivos: Dispensar o medicamento certo, ao paciente certo, na hora certa, levando-se em considerao que podem ser avaliados diversos aspectos, tais como: Erros de medicao, ou seja, verifica-se com a dose unitria se estes erros so freqentes; Fidelidade das doses (comparar as doses prontas com as prescries mdicas e verificar possveis diferenas); Interaes medicamentosas, reaes adversas e outras causas podem ser estudadas;

Acondicionamento dos frmacos pode ser estudado considerando-se o tipo de acondicionamento ao qual esto submetidos na dose unitria; Proporcionar administrao hospitalar um sistema de distribuio de medicamentos que seja financeiramente vivel; Oferecer recursos ao Farmacutico para melhor integrar-se equipe de sade. Rotina Operacional: A rotina operacional cclica e portanto deve ser vista como um processo dinmico. Cada passo tem sua importncia, no devendo haver atropelos, sob pena de interromper o processo em qualquer fase que se encontre. Mdico: prescreve na folha de prescrio mdica (duas vias). Atendente ou Auxiliar de Enfermagem: retira do pronturio as cpias (segundas vias) das prescries mdicas. Funcionrio da Farmcia: vai ao posto de enfermagem, enfermarias ou apartamentos e recolhe: Cpias (das segundas vias) das prescries. Receitas utilizadas para a retirada de medicamentos dos armrios de urgncias. Doses unitrias no ministradas. Funcionrio da Farmcia prepara: Doses unitrias. Bandejas contendo os medicamentos a serem repostos nos armrios com medicamentos de urgncia (de acordo com as receitas). As etiquetas das doses unitrias e revisa as receitas rubricando -as (para identificar quem preparou e/ou aviou as doses e receitas, respectivamente). Farmacutico: verifica se as doses unitrias preparadas esto de acordo com as segundas vias das prescries mdicas. faz ou supervisiona o controle de estoque e registra as receitas de psicotrpicos o u entorpecentes, de acordo com a legislao vigente. analisa o perfil farmacoteraputico do paciente. efetua ou supervisiona a reposio dos medicamentos utilizados nas urgncias. Atendente ou Auxiliar de Enfermagem: recebe e confere as doses unitrias e faz a reposio dos medicamentos utilizados na urgncia. reintroduz as segundas vias das prescries nos pronturios (se for o caso). Enfermeiro: ministra as doses unitrias. Tipos de sistemas de distribuio por dose unitria:

So trs os tipos de sistema distribuio por dose unitria: Centralizado. Descentralizado. Combinao dos dois tipos. Sistema Centralizado: As doses so preparadas na Farmcia Central e dali so distribudas para todo o Hospital. Pelo fato da centralizao, o controle de estoque e a superviso da preparao das doses, pelo Farmacutico, ficam mais contundentes. Sistema Descentralizado: As doses so preparadas nas Farmcias Satlite (descentralizadas) e ao final de cada preparao, os quantitativos do consumo so enviados Farmcia Central. Sistema Combinado: Diz-se que o sistema combinado, quando ao mesmo tempo em que as Farmcias Satlites esto atuando na preparao de doses, a Farmcia Central deixara de operar e viceversa. Este esquema facilita a adequao aos horrios de administrao de doses e objetiva uma reduo nos recursos humanos, aproveitando da melhor forma possvel, o horrio de trabalho do pessoal existente no quadro de funcionrios da Farmcia. Condies Bsicas para um bom S.D.M.U.D.: Existncia da Comisso de Farmcia e Teraputica (Comisso de padronizao de Medicamentos). Sem uma relao bsica dos medicamentos a serem consumidos no Hospital, fica difcil se preparar doses unitrias, levando-se em considerao a grande quantidade de especialidades farmacuticas comercializadas no Brasil e a preferncia de cada mdico por certa especialidade. Normas Escritas de Carter Executivos: H necessidade que normas sejam publicadas como uma espcie de manual evitando, portanto, a omisso dos elementos que trabalharo no sistema. Neste manual devero constar, tambm, os objetivos do sistema e suas vantagens. Vantagens do S.D.M.U.D.: Possibilita uma maior interao do Farmacutico com os diversos profissionais da sade e com o paciente. Reduo dos estoques das tarefas nos setores o que evita perdas e desvios. Diminuio das tarefas desenvolvidas pela enfermagem. Aumento do controle sobre a utilizao dos medicamentos. Maior segurana do mdico. Rapidez na administrao das doses.

Funcionamento mais dinmico do servio de farmcia. Reduo no ndice de erros de administrao de medicamentos. Reduo no tempo de distribuio de medicamentos. Fcil adaptao a computadores. Higiene e organizao so superiores as dos sistemas tradicionais. Viabilizao econmica. Prestigiar o hospital pelo melhor controle e uso dos medicamentos. Favorece o perfil farmacoteraputico do paciente. Paciente recebe assistncia de alto nvel. Por ser atividade mais tcnica gratificante para o pessoal da farmcia. Desvantagens: Aumento das necessidades de recursos humanos e infra-estrutura da Farmcia Hospitalar; Exigncia de investimento inicial. Diferena entre o sistema de distribuio por prescrio individual (dose individual) e o sistema de distribuio por dose unitria Dose individual: A embalagem que acondicionamos (Sacos Plsticos) violada por completo. No diferencia os horrios de administrao dos medicamentos.

NUTRIO PARENTERAL Introduo


A nutrio parenteral (NP) total ou parcial constitui parte dos cuidados de assistncia ao paciente que est impossibilitado de receber os nutrientes em quantidade e qualidade que atendam s suas necessidades metablicas pelo trato gastrointestinal (TGI). A NP indicada na profilaxia e tratamento da desnutrio aguda, mediante o fornecimento de energia e protenas para prevenir o catabolismo protico do paciente, em regime hospitalar ou domiciliar. Doenas respiratrias, capacidade gstrica diminuda, retardo do esvaziamento gstrico, incompetncia do esfncter esofgico inferior e diminuio na motilidade intestinal, enterocolite necrosante, erros inatos do metabolismo e prematuridade, pr e psoperatrio, sndromes do intestino curto, fstulas, so algumas das situaes clnicas em que est indicada a nutrio parenteral. A Terapia de Nutricional Parenteral exige o comprometimento e a capacitao de uma equipe multiprofissional, visando garantia da sua eficcia e segurana. Esta equipe deve ser constituda por profissionais mdicos, farmacuticos, nutricionistas e enfermeiros, psiclogos, microbiologistas, fisiatras, entre outros, resultando em aes mais especializadas ao paciente. No mbito de atuao do farmacutico, o Decreto-Lei 85.878/81 estabeleceu como privativa desta classe a manipulao de medicamentos e afins. Posteriormente, as Resolues do

Conselho Federal de Enfermagem - COFEN 161/93 e do Conselho Federal de Farmcia - CFF 247/93, alterada pela Resoluo CFF 292/96, destacaram as responsabilidades e atribuies do farmacutico no preparo das nutries parenterais. A Portaria 272/98-SVS/MS normatizou os requisitos estruturais e ambientais na manipulao, armazenamento e transporte da alimentao parenteral manipulada e dos insumos utilizados para este fim. O profissional farmacutico tornou-se oficialmente o responsvel pela manipulao das formulaes nutritivas devido principalmente sua formao acadmica, que lhe d habilidade de avaliar as caractersticas fsico-qumicas dos componentes, as possveis interaes qumicas entre os nutrientes e os frmacos, assegurando uma perfeita estabilidade qumica e esterilidade do produto elaborado. O preparo da nutrio parenteral um processo que utiliza procedimentos padronizados e validados, a fim de assegurar a qualidade dos componentes da nutrio parenteral at a sua administrao no paciente. Alm das atividades de superviso na manipulao das formulaes e controle de qualidade, o farmacutico participa do acompanhamento clnico do paciente, juntamente equipe multidisciplinar, em ambientes hospitalares ou em domiclio. No Brasil, como entidade congregadora dos profissionais da rea, a Sociedade Brasileira de Nutrio Parenteral e Enteral (SBNPE), de constituio multiprofissional, tm realizado desde 1991 o concurso para obteno de ttulo de especialista na rea, reconhecido pelo Conselho Federal de Farmcia. Paralelamente ao trabalho da SBNPE, a Sociedade Brasileira de Farmcia Hospitalar (SBRAFH) tem propiciado a participao e valorizao dos farmacuticos hospitalares com a realizao de vrios cursos de atualizao na rea. Em 2005, a SBRAFH realizou, durante o V Congresso Brasileiro de Farmcia Hospitalar em So Paulo, a 1 prova para a obteno do Ttulo de Especialista em Farmcia Hospitalar, que alm de contemplar a terapia nutricional, tambm abordou outros temas e atividades do farmacutico hospitalar. A atuao do farmacutico em terapia nutricional tem propiciado s instituies uma sensvel reduo dos custos hospitalares, bem como benefcios teraputicos ao paciente, muitos destes associados ausncia de contaminao das solues nutritivas. Atribuio dos farmacuticos em terapia nutricional: Aquisio de medicamentos, produtos para a sade e correlatos O farmacutico responsvel pela logstica farmacutica de medicamentos e produtos para sade, bem como dos equipamentos necessrios manipulao e administrao da terapia nutricional, seguindo padres de qualidade e os aspectos legais. Os produtos farmacuticos e correlatos industrialmente preparados, adquiridos para o preparo da NP, devem ser registrados no Ministrio da Sade e acompanhados do Certificado de Anlise emitido pelo fabricante, que garantam sua pureza fsico-qumica e microbiolgica, bem como o atendimento s especificaes estabelecidas (Portaria 272/ 1998). COMUNICAO E ACONSELHAMENTO AO PACIENTE A interao entre prescritores, farmacuticos e pacientes essencial na obteno da eficincia do tratamento, que depende no somente de um diagnstico e indicao corretos da terapia nutricional, mas tambm da adeso e aceitao do tratamento pelo paciente, estando este hospitalizado ou recebendo a nutrio em domiclio.

O farmacutico deve manter uma comunicao adequada e respeitosa com os pacientes e seus cuidadores e deve estar seguro de que o paciente recebeu orientao e aconselhamentos apropriados para aquela terapia e verificar se o paciente e a equipe de sade os entenderam com clareza. COMUNICAO COM OS DEMAIS PROFISSIONAIS DE SADE A confiana fundamental nas relaes entre o farmacutico-paciente e o farmacutico e os demais profissionais de sade, no s na conduo de uma orientao tcnica que traga benefcios terapia nutricional, como tambm no manejo adequado do paciente. O farmacutico o responsvel em fornecer um sumrio de todas as informaes clnicas relevantes a outros farmacuticos que possam vir a assumir a responsabilidade daquele paciente. SEGUIMENTO DO PACIENTE EM TERAPIA NUTRICIONAL O mdico o responsvel pela prescrio, indicao, mtodo de administrao e acompanhamento clnico do paciente. A prescrio deve contemplar o tipo e a qualidade dos nutrientes requeridos pelo paciente, de acordo com seu estado mrbido, estado nutricional e requerimentos nutricionais. O farmacutico deve avaliar se as prescries so adequadas ao paciente e se h, em termos de prognstico, resultados claros que se busquem alcanar. Estudos de Grymonpre et al. (1994) revelam a importncia das aes do farmacutico sobre o prescritor, ao analisar prescries de nutrio parenteral de pacientes e discutir sobre possveis inadequaes da prescrio. O farmacutico deve exercer a liderana no desenvolvimento de um programa de monitorizao e documentao das reaes adversas, incluindo os erros de prescrio. O mdico titular deve ser notificado sobre os eventos dessa natureza, bem como as entidades governamentais competentes. PARTICIPAO NA EDUCAO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DE SADE O farmacutico deve participar diretamente na educao daqueles envolvidos no suporte nutricional para garantir a competncia tcnica da equipe de trabalho. Deve prover treinamento queles que so responsveis pela preparao e administrao da formulao, demais membros da equipe, para melhorar a qualificao dos profissionais. PARTICIPAO EM PESQUISA CLNICA A investigao clnica no hospital exige a constituio de equipes multidisciplinares no desenvolvimento eficaz de ensaios clnicos. Nesta equipe, o farmacutico pode avaliar dados cientficos observando avanos no cuidado individual do paciente, inspecionar a conduta de servios, e providenciar educao para o paciente, profissionais da sade e outros. O profissional deve ainda gerar e analisar dados para avaliar formulaes e tcnicas de suporte nutricional, servios, equipamentos e suportes, deve designar e/ou conduzir cincias bsicas e/ou clnicas em reas de suporte nutricional, medicina nutricional, nutrio clnica e nutrio farmacolgica, respeitando-se o desejo do paciente participar da pesquisa, o qual deve assinar o termo de consentimento ps-informado.

FORMULAES DE NUTRIO PARENTERAL A formulao de soluo de NP um procedimento que deve ser adaptado s necessidades calrico-proticas do paciente, metas do suporte nutricional e a via de acesso adequada situao clnica. Os pacientes que recebem a NP devem ser submetidos a um rgido controle clinico e laboratorial, antes e durante a administrao da NP, para identificar as anormalidades metablicas que requeiram tratamento. PREPARO INTRA-HOSPITALAR DA NUTRIO PARENTERAL A obteno e manuteno da esterilidade na nutrio parenteral e preparaes estreis so dependentes da qualidade dos componentes aditivados, da tcnica de manipulao rigorosamente assptica e das condies ambientais sob as quais o processo realizado. O farmacutico deve garantir o fornecimento de nutrio parenteral estvel, contendo nutrientes quimicamente compatveis, nas dosagens adequadas, estreis e apirognicas. A possibilidade de interao entre componentes bastante alta na nutrio parenteral devido sua complexidade e multiplicidade e deve ser avaliada previamente em todas as solues nutritivas. As interaes entre nutrientes podem ocorrer na forma pr-absortivas ou psabsortivas. O local utilizado no preparo das alimentaes parenterais tambm deve ser criteriosamente analisado. Deve ser detentor de requisitos estruturais e formais com relao ao piso, teto e parede: em nvel, liso, livre de rachaduras, de material impermevel, fcil de limpar e desinfetar, cantos abaulados, iluminao central e difusa com acrlico protetor para facilitar a limpeza. O farmacutico deve revisar as prescries de TNP, analisar sua adequao, concentrao e compatibilidade fsico-qumica dos componentes, realizar todas as operaes inerentes ao desenvolvimento, manipulao, controle de qualidade, conservao e transporte da NP, atendendo s recomendaes das Boas Prticas de Preparao de Nutrio Parenteral - BPPNP, conforme Anexo II da Portaria 272/98-SVS/MS. Qualquer alterao que se fizer necessria na formulao deve ser discutida com o mdico responsvel. Os hospitais que no possuam as condies previstas quanto estrutura fsica, organizacional e recursos humanos capacitados podem contratar firmas prestadoras de bens e servios, devidamente licenciadas e atuando em conformidade com a Portaria 272/98/SVS, para o fornecimento da nutrio parenteral e assistncia ao paciente. O farmacutico e a equipe devero estar habilitados para prestar assistncia ao paciente em domiclio. A manipulao das nutries parenterais deve ser realizada em capela de fluxo laminar horizontal, classe 100, fornecendo um fluxo de ar estril, dentro de uma rea confinada de trabalho. A manipulao e/ou superviso da nutrio parenteral de competncia do profissional farmacutico, que dever exerc-la com responsabilidade. MTODOS USUALMENTE UTILIZADOS NA MANIPULAO NO BRASIL E NO EXTERIOR Manipulao em vidros Para auxiliar no preparo de solues de nutrio parenteral estreis nos hospitais com menor demanda, so comercializados em embalagens contendo o vidro de aminocidos e frasco de soluo glicosada. As solues so misturadas, sob condies asspticas, em capela de fluxo laminar, mediante a transferncia da glicose para o vidro de aminocidos, com o auxlio de

equipo estril de transferncia. Aps a aditivao dos macronutrientes so transferidos os micronutrientes, homogeneizando-se bem a soluo. Manipulao em bolsas de PVC O PVC (cloreto de polivinila) uma substncia dura, frgil e inflexvel, e plastificadores como o DEHP (dietilexilftalato) so adicionados para dar flexibilidade. O DEHP um lipdio solvel, possvel carcinognico, hepatotxico e teratognico em produtos que tenham PVC contendo misturas lipoflicas. Desta forma, recomendado que no sejam administradas solues de nutrio parenteral misturadas em bolsas de PVC, principalmente se as solues permanecerem na bolsa por longo perodo que antecede a administrao. Misturadores automticos Muitos hospitais preparam as nutries parenterais utilizando aparelhos especialmente desenvolvidos com bombas de transferncia. O mtodo com misturadores automticos tem como vantagem a flexibilidade em fornecer quantidades de glicose, aminocidos e lipdios, individualmente preparadas para as necessidades de cada paciente, utilizando um tempo de preparo bem inferior quando comparado quantidade manipulada e o tempo gasto pelos demais mtodos, alm da eficincia e segurana na manuteno da esterilidade da nutrio parenteral. Aps o preparo da soluo bsica constituda de macronutrientes so adicionados minerais e vitaminas individualmente. BARREIRA DE ISOLAMENTO Foi proposto o desenvolvimento de uma rea para preparao de produtos estreis que mantivesse a esterilidade com um nvel assegurado em conformidade com a ASHP Technical Assistance Bulletin on Quality Assurance for Pharmacy Prepared Sterile Products. A tecnologia da barreira de isolamento foi desenvolvida para remover pessoas do ambiente de preparo de produtos intravenosos. Removendo as pessoas do ambiente de preparo, elimina-se a forma primria de contaminao. A barreira de isolamento constituda pela sua estrutura fsica, pelo seu ambiente interno, a tecnologia de interao e sistemas de monitoramento de forma a evitar o contato direto com o manipulador. CONTROLE DE QUALIDADE DA NUTRIO PARENTERAL Consiste em um conjunto de normas e procedimentos, incluindo desde a aquisio dos constituintes, qualificao de fornecedores, rea fsica adequada, avaliao dos mtodos de desinfeco e limpeza da rea fsica e da superfcie externa dos constituintes utilizados nas amostras, validao dos processos de manipulao, esterilizao do material, treinamento dos profissionais envolvidos, avaliao peridica das instalaes e filtros da capela de fluxo laminar, avaliao de todos os fatores potencialmente interferentes na qualidade final do servio. O farmacutico deve verificar se a dieta foi precisamente formulada no que se referem adio correta dos componentes, quantidades e embalagem, integridade do material de embalagem, cor e turbidez da soluo ou emulso, presena de material particulado, precipitao, volume e peso final. Todos estes cuidados so realizados visando garantia da qualidade da soluo final e conseqentemente o bem-estar do paciente.

NOVOS SUBSTRATOS EM TERAPIA NUTRICIONAL Novos substratos em terapia nutricional vm sendo avaliados a fim de minimizar os problemas de incompatibilidades entre os nutrientes, bem como trazer benefcios teraputicos. Na tentativa de solucionar o grave problema da incompatibilidade entre fosfato e clcio nas formulaes parenterais de recm-nascidos, foram estudadas fontes alternativas dos dois ons. Destes estudos, os melhores resultados foram obtidos com o uso de sais orgnicos de fsforo, os quais so solveis com sais de clcio em qualquer concentrao, tornando estvel a nutrio parenteral. Outros substratos, como a arginina, glutamina, cidos graxos 3 e 6, cidos graxos de cadeia longa (PUFA), nucleotdeos, fitoterpicos (Agaricus sylvaticus) vm sendo utilizados como suplementos dietticos no suporte nutricional de portadores de cncer, sndrome do intestino curto, entre outros usos teraputicos. CONSIDERAES FINAIS A atuao do farmacutico na equipe multidisciplinar melhora a qualidade do atendimento nutricional, ao identificar corretamente os pacientes que requerem suporte nutricional, reduzindo as complicaes metablicas e infecciosas relacionadas aos procedimentos utilizados na nutrio parenteral e/ou enteral e tambm ao favorecer um melhor gerenciamento dos recursos humanos e materiais. O profissional deve manter a tica da profisso farmacutica, mantendo uma comunicao adequada, tcnica e respeitosa com os pacientes, seus cuidadores e equipe de terapia nutricional, lembrando-se que o paciente o objetivo de nossas aes enquanto profissionais de sade e do aprimoramento contnuo do nosso trabalho. Este captulo teve como fontes de consulta: Portal Farmcia

También podría gustarte