Está en la página 1de 18

1

VITIMOLOGIA: VTIMA E CRIME

Tatiane Aline Oliveira de Souza1

RESUMO

Este artigo tem como objetivo trazer o estudo da vitimologia, que feito em torno da vtima, assim como feito o estudo do criminoso, realizado pela criminologia. Aqui encontram-se ressaltados os princpios bsicos da vitimologia, bem como origem, conceito, entre outras finalidades, tais como personalidade, temperamento, etc. Palavras-Chave: Vitimologia. Vtima. Crime.

INTRODUO

A vitimologia muito interessa, devido ao fato de estudar a vtima exatamente em todas as suas feies. Muitas vezes, para se compreender a psicologia referente ao autor como protagonista do crime, torna-se essencial compreender a sociologia inerente personalidade da vtima. A vitimologia apareceu logo aps a II Guerra Mundial, no s para cuidar das vtimas dos crimes, mas tambm para tratar do seu relacionamento com o delinqente, na complexidade do fenmeno criminal que envolve a dialtica interpessoal. Tem-se como seus fundadores Benjamin Mendelson e Hans von Hentig. Mendelson afirmava no ser mais possvel considerar as vtimas apenas como meros sujeitos passivos de um crime, uma vez que seus comportamentos podem influenciar o criminoso a cometer a infrao penal; alm de dizer que a Vitimologia no se enquadra como um mero ramo da Criminologia, mas como uma cincia e disciplina independente. Hentig via a vtima com o mesmo grau de importncia em relao ao infrator: segundo ele, a dupla penal vtima1

Aluna do 4 Perodo do Curso de Direito da Faculdade Atenas Paracatu - MG

criminoso esto ligados na dinmica do crime. Foi ele ainda o primeiro a denominar com sendo vtima nata aquela pessoa que tem um comportamento agressivo, personalidade insuportvel e que de acordo com o seu modo de agir, acaba gerando um fato crimingeno. No Brasil, o estudo da Vitimologia considerado bastante recente, pois data a partir de 1970.

1 VITIMOLOGIA 1.1 CONCEITO

O termo Vitimologia, etimologicamente deriva do latim e do grego. Chama-se vtima, entre os povos primitivos, ao animal destinado a ser sacrificado para aplacar a ira divina ou oferecido em ao de graas pelos benefcios recebidos. O latim empregava, no primeiro caso, a palavra hostia e, no segundo victima (MASON: 1962, 1)

Vitimologia o estudo da vtima em seus diversos planos. Estuda-se a vtima sob um aspecto amplo e integral: psicolgico, social, econmico, jurdico. Apesar de vrias obras anteriores que faziam referncia ao comportamento da vtima nos crimes Fritz R. Paasch opina no sentido de que o verdadeiro fundador da doutrina da vtima, ou vitimologia, B. Mendelsohn, advogado em Jerusalm. Atravs de seus trabalhos de Sociologia Jurdica colocaram em destaque a convenincia de estudo da vtima sob diversos ngulos, quais sejam, Direito Penal, Psicologia e Psiquiatria. Eduardo Mayr conceitua:
Vitimologia como sendo o estudo da vtima no que se refere sua personalidade, quer do ponto de vista biolgico, psicolgico e social, quer o de sua proteo social e jurdica, bem como dos meios de vitimizao, sua inter-relao com o vitimizador e aspectos interdisciplinares e comparativos. (MAYR: 1990, 18)

1.2 TENDNCIA OU INCLINAO PARA O CRIME

As circunstncias em que a Vitimologia aponta para os casos em que a vtima pode ensejar ou contribuir para a caracterizao do ato criminoso, entender o alcance tcnico da figura do delinqente por tendncia de expressiva importncia. Afinal, a tendncia a

delinqir pode eclodir como derivao do sentimento ou sensao do padecimento concreto de ser vtima. Essa tendncia no sculo XIX, atravs da Escola Positivista, atualmente, no defende mais a tese que sustentava que o delinqente era delinqente por tendncia congnita, ou seja, o mesmo que dizer delinqente nato. Ferri argumentou que:
entre os homens, delinqentes ou no, existe, em certos casos, um tipo biossocial no qual os caracteres congnitos, ou aqueles adquiridos, prevalecem e fazem com que o indivduo seja mais ou menos disposto, pela sua constituio, fisiopsquica, a certa atividade ou profisso. Assim, como tambm existe um tipo puramente biolgico ou antropolgico de delinqente, no qual as tendncias criminosas so congnitas e se manifestam desde os primeiros anos, acompanhadas por profundas caractersticas anatmicas, fisionmicas e psquicas, que no podem explicar como produzidas no indivduo pelos nicos hbitos de vida, nem tampouco pelas condies sociais em geral. (FERRI: 1929, 189)

A tendncia no precisamente qualidade nem caracterstica, ainda que d lugar a elas. Trata-se de um conjunto de possibilidades atuantes e no atuantes, que varia de acordo com a natureza complexa de cada personalidade e respectiva dinamizao desta no mundo circundante. No se trata, portanto, de conceber a tendncia ou disposio como algo adquirido, fixado em forma definitiva para a mesma pessoa, e sim, algo varivel, evolutivo, conseqncia da srie de potncias, que constituem a ndole, e das foras do mundo circundante que sobre elas atuam. 1.3 PARELHA PENAL E PARELHA CRIMINAL O efeito da iniciativa para ser cmplice de algum com base no princpio de que:
a unio faz a fora levou o professor francs Stanciu a dedicar ateno s teorias de parelha penal e criminal, onde se identifica ou no a juno de entendimento do ofensor com a vtima, os quais se sujeitam possvel punio pela concretizao da delinqncia associada pela cumplicidade (STANCIU: 1985, 1416).

No deve-se confundir o tecnicismo da parelha penal, trata-se de uma teoria formulada por Benjamin Mendelson, com o sentido tcnico da parelha criminal, que seria considerada como sendo uma criminalidade a dois, teoria idealizada por Scipio Sighele. A parelha penal, cujo fundamento tem origem no relato bblico do assassinato de Abel por Caim (De acordo com a Bblia, Caim matou Abel e, assim, Abel logrou o lugar na Histria de ser a primeira vtima na Terra, em um pioneiro caso de parelha penal. Abel foi o exemplo de vtima submissa, eliminada por obra da natureza humana rebelde representada por Caim.), se compe de um vitimrio (Do latim, victimarius, era o serviente dos antigos Sacerdotes, o qual imolava ou sacrificava as vtimas entre os pagos, no final do antigo Imprio Romano. Em sentido vitimolgico, vitimrio genericamente aquele que produz o dano, sofrimento ou padecimento da vtima.) e de uma vtima, cada um se posicionando em ngulos distintos ou antagnicos, da podendo surgir tanto a vtima completamente inocente, como a vtima que, por alguma forma de expresso do comportamento, tira proveito na trajetria do crime. A parelha criminal, traduz interesses homogneos e harmnicos das pessoas que agem como personagens do crime, seja o prprio autor, seja a vtima, quando juntos, em passos sincronizados, convergem e se projetam em uma das mltiplas formas de adeso ao crime. Em ambas as hipteses, devem ser averiguadas todas as circunstncias e pormenores inerentes ao crime cometido, para que o possvel juzo de reprovabilidade, lanado sobre o comportamento de cada agente, seja apurado de modo justo e adequado. Nas relaes que se estabelecem nos paradigmas da parelha penal e criminal, Lewis Lawes, citado por Cornil, se refere realidade do quem quem (Cornil, 1959, p.598). Ou seja, nas possveis projees do autor e da vtima para ensejar a identificao da parelha penal ou parelha criminal, Versele situa trs tipos de relaes:
relao neurtica capaz de surgir atravs de uma perturbao precoce dentro dos limites afetivos que vinculam uma pessoa a seus progenitores,

como por exemplo, o complexo de dipo; psicolgica diz respeito atrao recproca entre o autor e a vtima, por via de estruturas constitucionais dessas pessoas, sempre em busca de uma complementariedade comportamental, como por exemplo, o masoquista como as tendncias sdicas do seu parceiro; e, finalmente, genobiolgica se fundamenta em uma atrao que deriva de uma carga hereditria similar, como por exemplo, fora demonstrado por pesquisas feitas por L. Rittler, em 1937, onde mendigos, ladres e desocupados, estavam como que atrados uns pelos outros, independentemente dos nveis social-econmicos na comunidade. Versele diz ainda que, pode esses mecanismos atuar em combinao. (VERSELE: 1962, 593-595).

Jean Pinatel enquadrou essas trs modalidades de relaes interpessoais em trs tipos de vtimas:
vtima determinante aquela que em relao neurtica, provoca com seus distrbios de personalidade, atos desastrosos para si mesma; vtima facilitadora encontra-se na relao psicolgica, despertando o apetite do autor ao gerar a ocasio para o ato criminoso, como por exemplo, se evidencia na chantagem ou em prticas de estelionato, quando o delinqente joga com o instinto de desonestidade da vtima; e, por fim, vtima socializvel encontra-se na relao genobiolgica, onde a possibilidade de readaptao social e elevao moral da vtima na comunidade se faz atravs da aplicao dos princpios e regras da Pedagogia, Psicologia e Psiquiatria (PINATEL: 1961, 344)

1.4 PERSONALIDADE

Esto relacionados a personalidade, o temperamento e o carter. Esses componentes so de suma importncia, porque de suas bases pode surgir o desequilbrio da conduta que incide em qualquer hiptese possvel de precipitao ao crime, no que diz respeito vitimologia. A palavra personalidade no existiu no latim clssico. Apareceu no perodo medieval para indicar um complexo de predicamentos. Partindo do ensinamento aristotlico de que alma a fonte de toda atividade humana e de que a maneira de o homem comporta-se depende tanto das disposies da alma quanto das do corpo, os filsofos medievais, encontraram, no sculo XIII, a chave das relaes entre os fenmenos corporais e os psquicos (Cdon & Saiz, 1968). chegaram, assim, concepo unitria e substancial, psicofsica, da personalidade. Esta seria o modo de ser-homem de cada pessoa. Os existencialistas franceses, alcanavam uma concluso bem parecida com esta. Com Gabriel Marcel frente afirmavam

que o indivduo tem e a pessoa (Geiwitz, 1973). Em outras palavras, o homem, enquanto indivduo, passivo e tem determinada natureza; todavia, enquanto pessoa, ativo, de determinada forma que o distingue de qualquer outro indivduo. Ou seja, no pode haver duas pessoas iguais porque cada qual tem sua personalidade. O conceito de personalidade, em Psicologia, puramente ontolgico, ou seja, refere-se coisa em si, sem nenhum juzo de valor (Barbe, 1915). Ao lado desse entendimento, aparece, o conceito axiolgico no qual entra o elemento valorativo, concluso por lvaro Cabral e Eva Nick. Haveria ento boas e ms personalidades (Cabral & Nick, 1974). A personalidade transcende do campo da Psicologia para o da tica. Nesse sentido que o termo empregado no Cdigo Penal brasileiro vigente. Alguns autores entendem que no se conhece a personalidade em si, mas apenas as operaes, os atos, as aes e reaes de cada pessoa. Outros chegam a afirmar que no h certeza sobre os limites da existncia da personalidade e por isso no se deve usar um conceito nico, mas somente trabalhar com as categorias do estmulo e da resposta (Skinner, 1938). Sabe-se, portanto, que nenhuma avaliao conclusiva pde chegar ao extremo de negar a existncia da personalidade. No entanto, Gordon Willard Allport diz que:
personalidade a organizao dinmica, no indivduo, dos sistemas psico-fsicos que determinam seu comportamento e seu pensamento caractersticos (ALLPORT: 1974, 50)

Essa definio, entretanto, no deixa claro se a pessoa se determina livremente ou determinada por fatores psquicos e fisiolgicos. E, por outro lado, no acentua a ao da pessoa humana sobre o meio ambiente. Na formao da personalidade os fatores fsicos e psquicos se interpenetram, agem e reagem reciprocamente. A conexo tal que a um impulso fsico no apenas o corpo que responde, e a um estmulo psquico no s a mente que reage, uma vez que, em ambos os casos o homem inteiro. Sem mais delongas, passemos ao estudo do temperamento.

Temperamento a disposio fsica de cada pessoa para reagir aos estmulos emotivos. Est ele em correlao estreita com as alteraes metablicas e qumicas do organismo, em especial com as que operam nas glndulas endcrinas.
O temperamento influencivel pelos os agentes fsicos ambientais ou pessoais, como por exemplo, idade, gnero de vida, clima e assim por diante (ALLPORT: 1974, 58)

Hipcrates, no sculo V antes de Cristo, ensinava que existem quatro tipos de temperamento, segundo a predominncia de um dos quatro humores:
o temperamento fleumtico em que predomina o fleuma ou flegma: a linfa, os soros, o muco nasal, intestinal, a saliva; o temperamento sangneo prepondera o sangue; o temperamento colrico superioridade da blis amarela; e o temperamento melanclico predomina a blis negra ou atrablis. Claudius Galenus sustentou que essa ltima conduz irritabilidade e hipocondria (ALLPORT: 1974, 59-61)

Estudos atuais da Endocrinologia indicam que o temperamento funo no apenas das glndulas de secreo interna mas de todo o organismo de cada pessoa, tanto na sua constituio quanto na sua fisiologia. J os psiclogos vm usando a ttica de medir e avaliar os temperamentos por meio de testes. Partem dos padres de impulso e vigor, por um lado e de apatia, por outro. Um metabolismo intenso e um bom funcionamento de tireide levam a um temperamento vigoroso e impulsivo. Um ritmo menor do metabolismo, uma tireide mais preguiosa conduzem indolncia e indiferena. Quanto ao carter, a palavra de origem grega, significa marca, sinal, distintivo, figura , cunho. Ela empregada em dois sentidos distintos. No primeiro, significa a maneira de ser de cada um; no segundo, de contedo tico, indica a firmeza e a correo de algum. Cada pessoa herda determinada disposio (tendncias), nasce com ela. Nela entram o temperamento e o carter originais, a que filsofos e psiclogos chamam o natural, mas que designa melhor, como sendo a natureza de cada um. Tal como a fisionomia, esse natural vai mudando ao longo do tempo, todavia conserva sua fora de reao. Ao carter

original, herdado, vo se juntando os caracteres adquiridos, que tanto podem deform-lo como reform-lo. No fcil formar o prprio carter. uma luta de cada um contra si mesmo, contra os defeitos de seu natural. Luta que exige boa vontade, perseverana e, sobretudo, pacincia do lutador consigo mesmo. Para o professor Wilhelm Arnold:
a idia de perfeio em cada ser mostra com clareza o quanto a estrutura do carter est intrinsecamente vinculada ao desenvolvimento da pessoa como todo. (ARNOLD: 1975, 40)

1.5 PERTUBAO DA PERSONALIDADE ASSOCIADAS PERIGOSIDADE DA VTIMA

Passemos a examinar a provvel identidade existente entre a vtima que precipita o acontecimento do crime e determinado tipo de personalidade afetada por algum transtorno psquico. Sobretudo por transtornos que, em vez de se revelarem claramente, se escondem por trs dos mais variados elementos orgnicos, contribuindo para o indivduo infrator adequar o seu comportamento ao grau da imputabilidade plena ou da imputabilidade atenuada. Do ponto de vista mdico, o pargrafo nico do artigo 26, do Cdigo Penal se refere exatamente aos portadores de sade mental perturbada, ainda que essas desordens possam no constituir doena mental. Convencionou-se chamar os indivduos atingidos por tais perturbaes de semi-responsveis, os quais, pela relativa capacidade de entender o carter ilcito do fato por eles praticados ou de determinar-se de acordo com esse entendimento, tm a imputabilidade atenuada e se situam na escala intermediria entre os sos da mente e os inteiramente insanos. A diminuio da imputabilidade importa na diminuio da culpabilidade. Se a pessoa tem menor capacidade de resistncia diante de impulsos, a responsabilidade ser tambm menor e o grau de culpabilidade menos intenso (Maurach, 1962, p. 120-121). Assim

sendo, quem se enquadra nesse patamar no ser plenamente responsvel, nem de todo imputvel; razo pela qual se o Juiz julgar que o ru relativamente responsvel, deve o Juiz atenuar a pena decorrente da condenao. As perturbaes da personalidade, em conformidade com os ensinamentos de Alfred Freedman, Harold Kaplan e Benjamin Sadock (1975) compreendem essas configuraes em: personalidades psicopticas, desvios sexuais, alcoolismo, dependncia de drogas. Passemos ao estudo de cada uma.
Personalidades psicopticas: so portadores de psicopatias, indivduos que, a despeito de possurem nvel intelectual geralmente mdio ou elevado, exteriorizam distrbios de conduta de natureza tica ou anti-social, com dificuldades para apreender as normas de sociabilidade e do bom senso (SCHNEIDER: 1976, 43)

Encontram-se nesse grupo, segundo Schneider: hipertmicos, depressivos, inseguros, fanticos, ostentativos, inconstantes, explosivos, insensveis, ablicos e astnicos que se subdividem em: astnicos sensitivos, pessoas com sensao de incapacidade e pessoas facilmente sujeitas s perturbaes das suas funes orgnicas. Em complemento, a moderna Psiquiatria apresenta algumas formas de expresso de personalidades psicopticas: personalidade paranide conduta caracterizada por desconfiana

injustificada, hipersensibilidade, cimes, inveja, rigidez, importncia excessiva do eu e uma tendncia a culpar e atribuir ms intenes aos demais, sintomas que, com freqncia, interferem na capacidade de manter relaes interpessoais satisfatrias; personalidade ciclotmica conduta caracterizada por estados de animo com perodos alternativos e recidivos de euforia, otimismo, ambio, grande energia e entusiasmo ou depresso, pessimismo, poucas energias, preocupao e uma sensao de futilidade; personalidade esquizide conduta caracterizada por reserva,

hipersensibilidade, isolamento, fugas de relaes ntimas, competitivas, excntricas, hostis ou agressivas; personalidade explosiva conduta caracterizada por exploses bruscas de agressividade ou de raiva, que diferem notadamente na conduta natural do paciente;

10

personalidade obsessivo-compulsiva conduta caracterizada por uma preocupao excessiva pela conformidade e normas rgidas de conscincia. O paciente pode ser inflexvel, escrupuloso, submisso, muito inibido e incapaz de se afastar de uma idia fixa; personalidade histrica conduta caracterizada por instabilidade emocional, excitabilidade, hiperatividade, vaidade, imaturidade, dependncia e dramatizao do eu, tenta atrair a ateno e se mostrar sedutora; personalidade astnica conduta caracterizada por poucas energias, fatigabilidade fcil, falta de entusiasmo, incapacidade para desfrutar da vida e hipersensibilidade ao stress; personalidade anti-social conduta que compreende pessoas no socializadas, em conflito com a sociedade. So egostas, insensveis, irresponsveis, incapazes de sentir culpa ou aprender a experincia.Essas pessoas no conseguem estabelecer limite de respeito em relao a outras pessoas. Estudos psiquitricos desenvolvidos pela Escola Inglesa, chamam os portadores de tal patologia de sociopata. personalidade passivo-agressiva conduta caracterizada por passividade e agressividade, que com freqncia se manifesta passivamente com hbito de obstrucionismo, birras, preguia, ineficcia e obstinao; personalidade inadequada conduta caracterizada por instabilidade social e familiar, dificuldade para agir com critrios, podendo revelar falta de vontade nas aes e expressar respostas ineficazes s solicitaes. Desvios sexuais: compreendem disfunes psicosexuais decorrentes de conflitos que germinam: Interesses sexuais por pessoa do mesmo sexo; Prticas de atos sexuais no associado habitualmente ao coito; Coitos realizados em circunstncias estranhas.

11

So configuraes de desvios sexuais: narcisismo, homossexualismo, travestismo, exibicionismo, fetichismo, pedofilia, voyeurismo, sadismo, masoquismo, satirase,

ninfomania, masturbao, auto-erotismo, anafrodisia, frigidez, necrofilia, zoofilia, estado sintomtico tendente ao desvio sexual. Alcoolismo: diz respeito aos pacientes cuja ingesto de lcool prejudica a sade fsica, bem como as atividades pessoais e sociais, em decorrncia do estado mrbido resultante do abuso de bebidas alcolicas. Formas de alcoolismo: ingesto alcolica excessiva episdica, ingesto alcolica excessiva habitual, adio alcolica, embriaguez. Essa ltima se apresenta em trs fases: embriaguez eufrica, excitante e depressiva. Dependncia de droga: compreende o indivduo que possui dependncia de medicamento ou substncia psicotrpica que age sobre o psiquismo, como calmante ou excitante, alternando a personalidade, em maior ou menor proporo, dependendo da ao alucingena que prejudica o organismo. Os psicotrpicos esto divididos em trs grupos: psicocatalticos, psicoanalticos e psicodislticos. Hodiernamente, no nos cabe discorrer profundamente sobre as configuraes dos desvios sexuais nem das formas de alcoolismo e dependncia de drogas. Mas se faz necessrio ressaltar que, a peculiaridade da identificao de vtimas que vivem dentro da criminalidade, em geral presente em determinadas reas da comunidade, como os ambientes da txico-dependncia. H.H. Brownstein, H.R. Baxi e P.J. Goldstein (2000), tratando da relao entre viciados e traficantes como o crime de homicdio, chegam a afirmar que os hbitos do toxicmano, expondo-o freqentao de ambientes pouco recomendveis , o predispe vitimizao. Nesse padro, demonstram esses estudiosos que mesmo os homicdios no necessariamente correlatos s drogas, muitas vezes envolvem relaes a estas conexas, no

12

apenas estabelecidas pelos autores homicidas, mas tambm por suas vtimas. Para Brownstein, Baxi e Goldstein, bem poucas seriam as vtimas inocentes nesses tipos de crimes.

1.6 O NCLEO VITIMGENO DA PERSONALIDADE DA VTIMA

certo que as diversidades ambientais impem personalidade preponderante camada de fatores que influem na formao da conduta humana. Todavia no ha como se negar que a gnese do estado de periculosidade, seja no criminoso, seja na vtima, apresenta o seu eixo em causas biopsquicas predispondentes e desencadeantes de aes anti-sociais, fazendo com que o crime seja um modo de expresso do temperamento ou do carter da personalidade do infrator. Assim sendo, os ingredientes da herana biolgica, que constituem o temperamento e se traduzem por tendncia, se juntam uns sobre os outros nas relaes da personalidade com o complexo processo de existncia humana na sociedade, revelando o modo de ser do indivduo, o seu perfil ou individualidade psicolgica, o seu eu como expresso de vontade, de sentimento, de nvel de inteligncia, de moralidade e de atitudes frente vida. Jos Ingenieros resume muito bem quando diz que:
a personalidade o resultado das variaes da herana frente educao pelo carter e se manifesta pela conduta (INGENIEROS: 1919, 97)

Da a concluso de que h pessoas constitucionalmente inadaptveis, mesmo em condies ambientais favorveis, como h circunstncias scio-ambientais que no favorecem ou impedem o afastamento da personalidade s regras de convivncia ditadas no conjunto social. Na personalidade de uma vtima a constatao de determinado ndice de perigosidade encontra a sua raiz no ncleo vitimgeno do processo de vitimizao. Dentro desse mesmo raciocnio, na personalidade de um delinqente a constatao se d no ncleo crimingeno. Em ambos os plos de conduta, podem aparecer quocientes coadjuvantes de

13

desejos inconscientes, de ausncia de valores ou de certa dose de problemas pessoais que entram em conflito com a convivncia familiar e se tornam adversos ao meio social circundante. Herber Soares Vargas, identificou de forma pioneira, o zoneamento endopsquico do ncleo vitimgeno no Brasil. Ele explicou que:
A personalidade vitimgena medida por cinco componentes: ansiedade, agressividade, sentimento de culpa, masoquismo e ego frgil. Esses componentes esto coligados s relaes pessoais com o meio circundante, em dependncia objetiva e subjetiva da causao vitimo-impelente. A personalidade vitimgena um arranjo engenhoso desses componentes empenhados apenas em manter os mecanismos de defesa. Toda motivao e incentivo do meio circundante incidem diretamente sobre a causacao vitimo-impelente que atua sobre a personalidade, energizando gradativamente os campos existentes, que indicam o somatrio de necessidades biopsicossociais, interagindo de forma integrada sobre os componentes especficos da personalidade vitimgena que refletiro, na forma, as condies endopsquicas do indivduo. Reconhecem-se, assim, que os componentes da personalidade vitimgena situam-se em determinados nveis dentro dos campos no delimitados, porque essa combinao, em dependncia com o ego frgil, corresponde a uma necessidade de adequao psicofuncional. A baixa dominao da ansiedade e do ego frgil poderia, paralelamente, ser devida a certa incompatibilidade entre a alta sensibilidade emotiva e as conseqncias de um comportamento dominante de insegurana afetiva. Da mesma forma, a alta dominncia do sentimento de culpa, do masoquismo e da agressividade, unidos pelo ego frgil, pode incapacitar o indivduo controlar os prprios impulsos e emoes vitimizantes, especialmente encontrar para eles um meio de expresso realista e satisfatria. (VARGAS: 1987, 6-10)

Concluindo, Vargas diz:


O severo sentimento de culpa e conseqente masoquismo, costumeiramente, ocupam o lugar de outros fatores-causais no favorecimento e em situaes de precipitao ou mesmo participao passiva ou ativa do crime, pela vtima. Na verdade, a vtima, ao colaborar com cometimento criminoso, seja em sua exposio a circunstncias crimingenas, ou mesmo naquelas circunstncias desenvolvidas pela sua prpria ao, ela quer obter um alvio psquico, ainda que seja com o sentimento de autodestruio e auto-punio.(VARGAS: 1987, 6-10)

Com isso Vargas quis dizer que, tanto a vtima como o criminoso, a periculosidade varia em relao intensidade da ao, propsito e demais circunstncias subjetivas e objetivas relacionadas ao fato. Sabe-se que existem vtimas que para as quais a prtica do crime representa uma atividade precisa, determinada. Para outras, no entanto, a prtica de atitudes anti-sociais pe resultante de uma inadaptao qualquer. Em ambos os casos, a periculosidade vitimal, ligada a motivos conscientes ou inconscientes, pode eclodir ante os estmulos provindos de fatores

14

pr-vitimizantes ou vtimo-impelentes, propiciando o desencadeamento de um ato criminoso doloso ou culposo, conforme cada caso. As formas de perigosidade da vtima se distinguem em grupos de situaes vitimgenas assim identificadas: Situaes ocasionais propiciadoras de atos de negligencia, imprudncia ou impercia; Situaes engendradas para a deliberada provao do dano; Situaes de exposio a real ou iminente perigo; Situaes de estados agressivos psicopticos e estados depressivos com desejo de autodestruio ou autopunio; Situaes de idias fixas seguidas de atitudes repetitivas que tornam incontrolveis os transtornos de obsesso ou de compulso. A manifestao do estado perigoso enseja que a vtima se caracterize como sujeito ativo principal, co-participante ou estimulador do delito. Segundo Castro, a intranqilidade social que advm da predisposio para tornarse vtima pode ensejar o:
juzo da perigosidade vitimal, uma vez que a vtima passaria a ser parte do grupo de sujeitos susceptveis de uma medida de segurana, por ser ela criadora de perturbaes de ordem pblica, quando , em certo grau, instigadora de delitos ou contravenes, devendo ela ser protegida do evento danoso desencadeado por sua especial natureza. (CASTRO: 1969, 66)

O diagnstico da perigosidade vitimal pode ser estabelecido com a identificao de dois pressupostos bsicos. O primeiro, trata-se do grau de integrao individual da vtima, que consiste na compreenso da diversidade de reaes biopsicolgicas frente aos conflitos conscientes e inconscientes, nascidos da interao indivduo-indivduo e indivduo-meio. O segundo, a capacidade vitimgena, que compreende o resultado da atuao, em maior ou menor escala, do ncleo vitimgeno da personalidade, em conjunto com as predisposies e motivaes que levam o indivduo ao comportamento vitimgeno.

15

1.7 EXAME VITIMOLGICO

Antes da deciso judicial, se faz necessrio um exame vitimolgico, pois a precipitao ao crime enseja, em alguns casos, uma avaliao globalizada das condies personalssimas da vtima, obtendo, portanto, dados especficos da personalidade e do estado perigoso do mesmo. Esse exame tem por finalidade pesquisar os fatores relacionados aos precedentes pessoais, familiares e sociais, sob os aspectos fsico-psquico, psicolgico, social e ambiental, para a obteno de dados indicadores do temperamento e do carter que formam a personalidade da vtima e podem revelar a existncia de determinado grau de perigosidade.

1.8 ITER VICTIMAE O CAMINHO DA VITIMIZAO

Designa-se Iter Victimae o caminho, interno e externo, que segue um indivduo para se converter em vtima, ou seja, trata-se do conjunto de etapas que se operam cronologicamente no desenvolvimento do processo de vitimizao. Suas fases so idnticas ao Iter Criminis. Elas so as seguintes: Intuio(intuito): quando se planta na mente da vtima a idia de ser prejudicada, hostilizada ou imolada por um ofensor. Atos preparatrios (conatus remotus): depois de projetar mentalmente a expectativa de ser vtima, passa o indivduo fase dos atos preparatrios, momento em que desvela a precauo de tomar as medidas preliminares para defender-se ou ajustar o seu comportamento, de modo consensual ou com resignao, s deliberaes de dano ou perigo articuladas pelo ofensor. Incio da execuo (conatus proximus): oportunidade em que a vtima comea a operacionalizao de sua defesa, aproveitando a chance que dispe para exercit-la, ou

16

direcionar se comportamento para cooperar, apoiar ou facilitar a ao ou omisso aspirada pelo ofensor. Execuo (executio): ocorre a autentica execuo distinguindo-se pela definitiva resistncia da vtima para ento evitar, a todo custo, que seja atingida pelo resultado pretendido por seu agressor, ou ento se deixar por ele vitimizar. Consumao (consummatio) ou tentativa (crime falho ou conatus proximus): finalmente, aparece mediante o advento do efeito perseguido pelo autor, com ou sem adeso da vtima. Contatando-se a repulsa da vtima durante a execuo, a pode se dar a tentativa do crime, quando a prtica do fato demonstrar que o autor no alcanou seu propsito (finis operantis) em virtude de algum impedimento alheio sua vontade. Ainda dentro do Iter Victimae, o professor mexicano Manzanera (1988) elaborou uma srie de esquemas para mostrar com clareza as linhas projetadas pelo ofensor e pela vtima, no complexo de etapas, convergentes ou divergentes, que esses personagens levam a efeito, durante o empreendimento do crime. Os esquemas so os seguintes:
vtima e ofensor seguem rumos e itinerrios diferentes; o ofensor realiza o ato criminal acabado, tirando do crime o proveito o Iter Criminis se completa com um ato derradeiro para o ofensor; a vtima segue o caminho do ofensor; o ofensor segue o caminho da vtima; a pessoa se torna vtima em decorrncia de um crime culposo; a vtima se vinga do ofensor. (MANZANERA: 1988, 143-146)

desejado;

Aps anlise sobre o caminho da vitimizao, o prximo passo seria o estudo de hipteses de precipitao da vtima ao crime. No entanto, tal estudo ser desenvolvido futuramente.

CONCLUSAO

Sem dvida o estudo da Vitimologia trouxe um avano para o Direito como um todo. Atravs dela, podemos compreender melhor a personalidade da vtima juntamente com

17

suas atitudes, aes e reaes. Devido a isso seu estudo ser to amplo, pois atinge os ramos psicolgico, sociolgico, econmico e jurdico. Como se sabe, a vitimologia no um ramo da criminologia, e sim uma cincia independente. Segundo Hentig, Fritz e Mendelsohn, a vtima tem o mesmo grau de importncia do delinqente, pois ela, atravs de seu comportamento, capaz de propiciar um fato crimingeno. Sendo assim, se faz necessrio estudar a relao entre vtima-autor e vtima causadora/motivadora do crime. J no era sem tempo, vir tona estudos realizados acerca da vtima motivadora de situaes que criminosas. No entanto, ainda se discute pouco sobre o assunto que no tardar, ser abordado com mais nfase pelos operadores do Direito, que mostraro e provaro hipteses desse tipo de vtima.

VITIMOLOGIC: VICTIM AND CRIME

ABSTRACT

This article has as objective to bring the study of the vitimologia, that is done around the victim, as well as it is made the criminal's study, accomplished by the criminology. Here he/she is pointed out the basic beginnings of the vitimologia, as well as origin, concept, among other purposes, tails what personality, temper, etc. Keywords: Vitimologia. Victim. Crime.

REFERNCIAS

OLIVEIRA, Edmundo. Vitimologia e direito penal: o crime precipitado pela vtima. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2001. p. 210 SOUZA, Jos Guilherme de. Vitimologia e Violncia nos Crimes Sexuais: uma abordagem interdisciplinar. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor. p. 392

18

Vitimologia. Disponvel em: www.wikipia.com.br. Acesso: 30/09/2006.

También podría gustarte