Está en la página 1de 10

Em 10 de maro de 2008, foi sancionada a Lei n 11.645/08 que torna obrigatrio o ensino da histria e da cultura indgena nas escolas.

Atravs desta iniciativa, importante pesquisar sobre o tema e verificar a sua abordagem, reconhecendo os principais problemas e trazendo sugestes. A cultura indgena faz parte da nossa histria e da tradio do Brasil, portanto a escola deve propiciar aos alunos o conhecimento sobre o processo de construo do pas pelas diferentes etnias, trazendo a necessidade de trabalhar de forma adequada a histria e a cultura indgena na sala de aula. Neste artigo foram analisados sete livros didticos. A partir da anlise desses livros possvel perceber a forma como o indgena abordado em sala de aula, mais especificamente no ensino fundamental, e mostra que este frequentemente ignorado nos programas curriculares e tem sido sistematicamente mal trabalhado. Os professores revelam-se pouco informados e os materiais didticos, com algumas excees, so deficientes e trazem uma viso estereotipada, genrica e equivocada dos indgenas. Estas duas dimenses, livro e ensino esto diretamente ligadas, pois, o material didtico que deveria ser utilizado como um suporte ao professor, muitas vezes se transforma em fonte primria de conhecimento.

Para o professor trabalhar a temtica indgena na sala de aula, necessrio haver propostas baseadas, antes de tudo, na situao em que vive e na superao de toda e qualquer forma de discriminao contra os povos indgenas, bem como o reconhecimento de seus direitos.

Discriminao significa literalmente tratar algum de uma forma diferente. Pode ser definido como um comportamento manifesto, que se exprime atravs da adoo de padres de preferncia em relao aos membros do prprio grupo e/ou de rejeio em relao aos membros dos grupos externos (Pereira 2002, p. 110).

A partir deste conceito, verifica-se que ao ignorar e trabalhar de forma inadequada as naes indgenas, os professores esto excluindo e rejeitando estes povos, sendo uma forma de discriminao. Os alunos, por sua vez, aprendem de maneira equivocada a histria indgena, contribuindo para o processo discriminatrio.

HISTRIA INDGENA E HISTORIOGRAFIA A histria tem dialogado com a antropologia e o resultado dessa interlocuo tem contribudo para o estudo da temtica indgena, permitindo a produo e acumulao de um conhecimento considervel sobre estas sociedades. Este conhecimento, por vezes, ainda est restrito academia e aos especialistas, no alcanando a grande parcela da sociedade e, principalmente, os alunos da educao bsica. A tese de extino dos grupos indgenas, sustentada por diversas correntes a partir do final do sculo XIX e reforada no paradigma evolucionista, na qual, a fragilidade destes homens primitivos diante do homem civilizado, os levaria ao desaparecimento, parece encontrar fora e adeptos. Conforme previsto em 1832, "j visvel o grmen do desaparecimento rpido" (MARTIUS, Apud GRUPIONI & SILVA, 2004, p. 222). At pouco tempo atrs, esta viso

prevalecia entre antroplogos e historiadores que buscavam atribuir um significado histria das populaes indgenas, e encaravam com pessimismo o seu futuro. O suporte terico para sustentar a hiptese de que os ndios deixariam de existir, se baseava na imposio de sistemas de trabalho que desagregava as comunidades, na assimilao forada, na descaracterizao tnica e em extermnio fsico, assim expresso: Prev-se uma reduo progressiva da populao indgena, medida que os diversos grupos passem da condio de isolamento de integrao [...]. Contudo, as culturas indgenas, somente podendo sobreviver autnoma nas reas inexploradas ou de penetrao recente e fraca ou nas condies artificiais da interveno protecionista, constituem obsolescncias Conforme Ribeiro previa em sua citao, a populao indgena se desintegrava medida que a integrao ocorria. A crtica a utilizao deste pressuposto, por parte de professores e historiadores, para no trabalhar e pesquisar sobre os ndios contemporneos, por ser uma minoria com o destino j previsto. Felizmente, nos ltimos anos, o pressuposto de que os ndios deixaram de existir, comeou a ser revertido, "talvez pela primeira vez na histria do Brasil, paira uma certa nuvem de otimismo no horizonte do futuro dos ndios" (GRUPIONI & SILVA, 2004 p. 223). A populao indgena que estava em declnio desde o sculoXVI parece ter se estabilizado, e tem mostrado, inclusive, uma tendncia de aumento. "Apesar de tudo, a populao indgena vem crescendo nos ltimos anos. Com isso, a participao das crianas nas sociedades em que vivem tem aumentado" (COTRIM & RODRIGUES, 2008, p.57). destinadas a se descaracterizarem na medida em que a sociedade nacional cresa e ganhe homogeneidade de desenvolvimento (RIBEIRO, 1977, p. 445).

Atualmente existem missionrios, principalmente na Amaznia, que do assistncia aos indgenas, mas sua atuao no se restringe luta pelos direitos dos ndios, mas tambm reorganizam as tribos, desmancham as malocas, constroem outras habitaes e dividem as famlias indgenas, cada qual com sua famlia conjugal, alm de construir igrejas para a sua orientao. Deste modo, esses missionrios influenciam diretamente nestas sociedades: "Alegavam que a maloca, desprovida de janelas e permanentemente cheia de fumaa era um matadouro de ndios; que a promiscuidade de tanta gente de sexo e idade diversa contrariava a moral crist" (Ribeiro, 1977, p. 34). Assim comoos jesutas, estes missionrios possuem o intuito de civilizar e converter os ndios, interferindo diretamente na sua cultura. Este olhar atualizado sobre a questo indgena o que falta nas escolas, saber como vivem estas populaes e seus principais problemas.

A formao brasileira sempre lembrada como uma miscigenao do negro, do ndio e do branco, mas apesar disto, parece prevalecer a ideia de que o elemento lusitano foi o que moldou o brasileiro de hoje: Trazendo de pases distantes nossas formas de convvio, nossas instituies,nossas ideias, e timbrando em manter tudo isso em ambiente muitas vezes desfavorvel e hostil, somos ainda hoje uns desterrados em nossa terra. Podemos construir obras excelentes, enriquecer nossa humanidade de aspectos novos e imprevistos, elevar perfeio o tipo de civilizao que representamos: o certo que todo o fruto de nosso trabalho ou de nossa preguia parece participar de um sistema de evoluo prprio de outro clima e de outra paisagem. (HOLANDA. 2006, p. 31)

Conforme se verifica em Holanda, os elementos constituintes da nossa brasilidade teriam vindos de fora, ainda que reconhea a contribuio dos ndios na nossa formao, esta cultura no valorizada. A miscigenao seria mais por uma facilidade portuguesa a adaptar e se adaptar a novos costumes do que a uma mescla de culturas propriamente dita. Nem o contato e a mistura com raas indgenas ou adventcias fizeram-nos to diferentes dos nossos avs de alm-mar como s vezes gostaramos de s-lo. No caso brasileiro, a verdade por menos sedutora que possa parecer a alguns dos nossos patriotas, que ainda nos associa pennsula Ibrica, a Portugal especialmente, uma tradio longa e viva, bastante viva para nutrir, at hoje, uma alma comum, a despeito de tudo que nos separa. Podemos dizer que de l nos veio a forma atual de nossa cultura; o resto foi matria que se sujeitou mal ou bem a essa forma. (HOLANDA. 2006, p. 31). De acordo com a citao, o elemento lusitano seria predominante nas razes do Brasil. A seu ver, toda a associao se deu com o predomnio e precedncia dos colonizadores portugueses, perspectiva que diminui a grande importncia dos outros elementos tnicoculturais, dos ndios e do escravo africano.

A classificao dos povos indgenas por estgio de cultura contribuiu para o processo discriminatrio, e est relacionada classificao em "marginais", "semi-marginais", "tribos" e "cacicados", dada no incio do sculo XX pelo antroplogo Steward ,Apud Fausto (2005, p. 11, 13 e 14): Steward props classific-las em quatro grandes tipos, hierarquizados em funo do nvel de complexidade [...]. No estrato inferior, temos os chamados povos marginais, com uma tecnologia de subsistncia muito rudimentar e carecendo de instituies polticas. Seriam predominantemente caadores-coletores marginais e nmades [...]. Acima dos marginais, teramos as tribos da floresta tropical, semi-marginais. Estas viveriam em aldeias mais permanentes, porm dispersas no territrio. Congregariam um nmero maior de pessoas do que os bandos marginais, graas agricultura de queima e coivara e explorao de recursos aquticos, mas careceriam de instituies propriamente polticas [...]. Um outro tipo de formao social , caracterizado por um desenvolvimento inicial de centralizao poltica e religiosa, estratificao em

classes e intensificao econmica []. Por fim, no topo da classificao [], o imprio inca []. Sistemas intensivos de produo agrcola, criao extensiva de animais, aparelho estatal desenvolvido com formas sofisticadas de administrao pblica e extrao de tributos.
Segundo esta ideia, os "marginais", "semi-marginais" e "tribos", por viverem na floresta, estavam associados negativamente a uma cultura inferior, enquanto nas terras altas (Peru imprio inca) teriam se desenvolvido o cacicado, a cultura e o Estado. Esta concepo de evoluo, onde a cultura passava por estgios, foi criticada por Boas Apud Silva & Silva (2010, p. 85)"Toda cultura tem uma histria prpria que vai se desenvolver de forma particular, no podendo ser julgada a partir da histria de outras culturas". Os ndios eliminados fisicamente, "destinados ao extermnio", muitas vezes deixaram de ser vistos pela historiografia como sujeitos histricos. O LIVRO DIDTICO E OS NDIOS

A anlise de alguns livros didticos direcionados ao ensino fundamental permite consideraes sobre como a temtica indgena, a partir de como estas fontes so trabalhadas na sala de aula.A pesquisa se baseou em renomados autores de livros didticos, tais como Cludio Vicentino, Gilberto Cotrim, Mario Schmidt, entre outros, a escolha do recorte temporal do perodo recente. As informaes em geral no so suficientes e abarcam a histria indgena quando esta se manifesta a partir da histria europeia, aspectos culturais raramente so abordados. A anlise por temas polticos, sociais e culturais, revela as principais abordagens encontradas nos materiais didticos. A falta de organizao poltica o destaque mais comum bem como a ausncia de autoridade, o cacique apesar de ser o chefe da tribo no mandava nos ndios e tinha os mesmos direitos que os outros. As guerras entre as tribos e contra os europeus so sempre mencionadas. Nos aspectos sociais o destaque para o modo de vida comunitrio, e a grande quantidade de parentes que viviam na mesma maloca, moradia dos ndios, e a prtica da caa, da coleta e da pesca. Na questo cultural a nfase na antropofagia entre os tupis, e o fato de no dominarem a escrita. Estes elementos constroem os esteretipos do ndio no Brasil. Anncios Google
ads not by this site

O livro didtico ocupa um espao importante nas escolas e na formao bsica dos alunos, e no raramente se constitui na nica fonte de informao sobre os indgenas, tanto para os alunos quanto para os professores. Os livros didticos tm o poder de fazer, como "num passe de mgica", aparecer e desaparecer a populao indgena. Os ndios aparecem no incio da colonizao, como se estivessem aqui desde os primrdios da humanidade, assim asociedade europeia apresentada como sendo o pice do desenvolvimento humano enquanto os ndios (assim como os africanos) representam a comunidade primitiva. No livro didtico de histria do autor Vicentino as informaes sobre os indgenas so escassas, aparecendo em trs abordagens especficas, escambo, padres Anchieta e Nbrega e a confederao dos tamoios. Uma pgina seria suficiente para agregar estas informaes. No abordada a cultura indgena, como viviam estas populaes antes da chegada do colonizador. A nfase dada pelo autor mais nos aspectos polticos e administrativos dos portugueses. Desta forma o ndio mal trabalhado e deixado no passado. A separao dos povos indgenas por estgio de cultura comum, bem como a sua comparao com os pr-colombianos que estavam no estgio mais alto de cultura, enquanto os indgenas brasileiros no estgio mais baixo.

Voc tambm descobriu que a evoluo no aconteceu de igual forma para todos os ndios; descobriu ainda que os ndios se reuniam em tribos, conforme a sua evoluo [...], algumas naes viviam em avanado estgio de cultura, os astecas, os maias e os incas [...], outros ndios viviam de maneira muito simples, da coleta, da caa e da pesca (DANTAS, 1988, p. 22 e 23).

Com a chegada dos europeus, os ndios cordiais e amigveis, carregam o pau-brasil e trocam a sua mo de obra por "bugigangas", como se v neste exemplo:

Os comerciantes portugueses convenceram os ndios a ajud-los na construo de feitorias, em troca de bugigangas (espelhos, miangas, facas e machados), e tambm a cortar as rvores e transportar os pesados troncos at as feitorias (CARMO & COUTO, 1997, p. 48). O ndio apresentado como ignorante, e no se trabalha com a perspectiva de queas ferramentas dos brancos os ajudavam em seu trabalho dirio e por serem objetos que os ndios no produziam, lhes eram de grande valor.O prprio valor atribudo aos bens materiaisdepende de cada cultura. O bom selvagem, no entanto, se revolta e vira o traidor, o caso dos ndios Tamoios que se aliam aos franceses e promovem ataques aos colonos. O brasileiro o portugus neste momento, os franceses so os estrangeiros e os ndios os aliados; ora do estrangeiro, ora do brasileiro:

Com o pau-brasil comeou a explorao do trabalho indgena pelos europeus (portugueses e franceses). Para os ndios, no havia diferena entre uns e outros; por isso, algumas tribos negociavam com os portugueses, enquanto outras trabalhavam para os franceses (CARMO & COUTO, 1997, p. 49).

Os indgenasfaziam alianas com os portugueses ou com os franceses, conforme o tratamento recebido e as vantagens que poderiam tirar com tais parcerias, inclusive, na luta contra tribos inimigas. A ideia de que os portugueses eram os brasileiros e os indgenas uma populao de nativos que foi dizimada comum: "Desejosos de obter os instrumentos que lhes eram muito teis, os nativos se antecipavam chegada dos brasileiros, abatendo centenas de rvores" (RODRIGUES, 2001, p. 140).

Em seguida, a figura do ndio aparece ligada aos bandeirantes, que comeam a escravizlos. Com a chegada dos jesutas, o ndio passou a ser "civilizado", comeou a usar roupas, para esconder a nudez, e foi "catequizado". Os padres Anchieta e Nbrega so enaltecidos porque lutaram contra a escravido indgena e trouxeram-lhes a f crist. "Surgiram sacerdotes catlicos que a tudo enfrentaram para defender os povos indgenas" (SCHMIDT, p. 32). No livro didtico, depois da catequese os ndios so dizimados e somem. O ndio trabalhado no passado, assim os alunos no so preparados para entender a questo indgena no presente e no futuro. Eles possuem a imagem do ndio que vive na oca, pinta o rosto, anda nu e se enfeita com penas, genrico e estereotipado, vivendo de forma primitiva.

A Lei n 11.645/08 procura modificar este quadro, a referida Lei uma importante iniciativa, pois coloca a questo indgena em pauta, entretanto, necessrio um trabalho mais amplo junto aos professores, a fim de oportunizar recursos para que possam se atualizar e, assim, trazer para a sala de aula a temtica indgena de forma adequada. A boa notcia que os livros didticos mais atuais, especificamente aps a Lei, j trazem maiores informaes sobre os ndios, abordando-os de maneira mais apropriada e trazendo um panorama das populaes atuais. O mesmo autor que trabalhou de forma deficiente em materiais didticos

mais antigos mostra uma viso coerente e trabalha adequadamente a temtica em livros atuais, "A igreja contribuiu para a destruio das culturas indgenas. Mas elas no desapareceram totalmente. De certo modo estas culturas se fundiram com as europeias para forjar o que a Amrica Latina hoje" (SCHMIDT, 2008, p. 144). Ainda Schmidt (2008, p. 154) traz tambm o conceito de etnocentrismo: "Quando considerarmos que os valores de nossa cultura, criados por nossa sociedade, so "verdades absolutas" e que todas as outras culturas diferentes so "inferiores, brbaros e atrasados", ns estamos sendo etnocentricos". POSSIBILIDADES DE TRABALHAR A TEMTICA INDGENA EM SALA DE AULA

O despreparo dos professores ao lidar com a temtica indgena na sala de aula comum, sem ter informaes suficientes, preferem deixar o ndio no passado, l na colonizao ou ento parado no tempo e no espao, trazem o ndio atual como o mesmo de 1500. Para os alunos, ndio aquele que vive na aldeia e anda nu ou enfeitado, e aquele que seguidamente veem no centro da cidade, vestido e vendendo cestos ou aquele que vai escola, no ndio de verdade. necessrio trabalhar com o conceito de cultura:

Todas as culturas tm uma estrutura prpria, todas mudam, todas so dinmicas. No possvel falarmos de povos sem histria, porque isso significaria a existncia de uma cultura que no passou por transformaes ao longo do tempo, algo que hoje refutado (SILVA & SILVA, 2010, p.87). Desta forma, cabe ressaltar aos alunos que as sociedades indgenas sofreram influncias e tambm influenciaram outras culturas. Tem uma data especial em que se trabalha a questo indgena, mais especificamente no ensino fundamental, o dia 19 de abril (Dia do ndio), isso quando no a nica no ano. A atividade, geralmente, pintar ou desenhar o ndio, aquele genrico e estereotipado, ou ento os alunos devem fazer uma comparao entre a sociedade indgena e a nossa, destacando o atraso e a sua primitividade, incentivando o etnocentrismo. Exemplifica-se tal assertiva. "Comente trs diferenas entre a nossa sociedade e as sociedades indgenas" (Rodrigues p.139).

Trabalhar em sala de aula a cultura e buscar afirmar o lugar de sujeitos histricos dos povos indgenas so excelentes oportunidades para romper o etnocentrismo.

Etnocentrismo uma viso do mundo fundamentada rigidamente nos valores e modelos de uma dada cultura; por ele, o indivduo julga e atribui valor cultura do outro a partir de sua prpria cultura. Tal situao d margem a vrios equvocos e ao preconceito que leva o indivduo a considerar sua cultura a melhor ou superior (Silva & Silva 2010, p.127).

Para trabalhar a temtica indgena em sala de aula, primeiramente fundamental que o professor procure se informar sobre o assunto, para despir os conceitos e preconceitos que os alunos trazem consigo. O objetivo principal deve ser o encaminhamento do aluno para a descoberta e reflexo a partir da sua prpria capacidade, conforme explica Freire (2009, p. 47). "Saber ensinar no transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua prpria produo ou a sua construo". O enfoque deste artigo o ensino de histria e cultura indgena no ensino fundamental, trazendo a necessidade de os professores enfatizarem a reflexo dos alunos, que possuem um conhecimento deturpado acerca do assunto, a fim de possibilitar uma viso ampla, atual, coerente e sem preconceitos. Atravs de conceitos fundamentais os alunos podem comparar os novos enfoques com o que conheciam pelo senso comum.

Para trabalhar com os indgenas contemporneos, uma boa metodologia utilizar matrias de jornais e revistas ou fazer uma pesquisa orientada na internet. Colocando o foco nas principais discusses acerca destas sociedades, como por exemplo: Reservas indgenas os locais onde se encontram no Brasil, a invaso do garimpo, a discusso acerca da demarcao das terras, os missionrios que agem nas aldeias sem o controle da FUNAI - enfim, existem inmeras situaes e circunstncias que podem ser exploradas. Os professores devem propiciar aos alunos o conhecimento dos aspectos positivos e afirmativos desta populao em relao cultura nacional, fazendo associaes s tradies indgenas usando como exemplos a msica, a culinria, as artes plsticas entre outros. Com as crianas, pode-se trabalhar com cantigas de roda, com a pesquisa sobre nomes que so de raiz indgenas, e com a contao de histrias utilizando a viso de mundo dos indgenas, para explicar, por exemplo, a criao do mundo e as divindades cultuadas segundo estas crenas e destacando a sua relao com a natureza.

Vale ressaltar que a cultura indgena possui um universo de informaes a ser estudado, competindo ao professor a sua realizao, inserindo o contedo com outras matrias e no trabalhando como uma disciplina isolada. Associar a cultura indgena ao contedo que est sendo vivenciado pelos alunos, resulta em um rico processo de aprendizagem, proporcionando o contato com as tradies do pas e, consequentemente, com a sua histria. CONSIDERAES FINAISA Lei n 11.645/08 tende a beneficiar a formao curricular, visto que estabelece a criao de abordagens inovadoras em relao histria indgena nas escolas. Vale ressaltar que esta nova Lei oferece ao aluno a oportunidade de conhecer as matrizes culturais que fizeram parte da histria do seu pas, pois a abordagem at ento realizada nas escolas estava voltada para a histria europeia, e o ndio aparecia como coadjuvante e no como sujeito histrico. Tornou-se obrigatrio o ensino da cultura indgena na escola, mas a expectativa de que o Ministrio da Educao (MEC) lanasse subsdios que facilitassem o trabalho dos professores no aconteceu, ento de suma importncia que os professores busquem meios de atualizao sobre a cultura e histria indgena, desenvolvendo um competente e gratificante trabalho com os seus alunos.

A imagem que o livro didtico faz do ndio aquela moldada pelos europeus, ignorando a produo intelectual recente que traz novas abordagens e concepes. A homogeneizao do ndio algo que deve ser rompido, existem diferentes sociedades indgenas cada qual com a sua organizao, com traos semelhantes e distintos entre si. A ideia que os alunos tm do

povo indgena aquela na qual o ndio aparece nu, pintado, e vivendo em uma oca. Trabalhar a questo indgena na escola oferecer ao aluno condies de conhecer e estar em contato com as tradies de seu pas, buscando a sua valorizao, promoo e preservao.

O PNLD considera importante a participao do professor e profissionais da educao no processo de escolha dos livros didticos. Este processo de escolha deve ser realizado de forma transparente com vistas a assegurar ao aluno o acesso a um material didtico de qualidade, que contribua para o seu pleno desenvolvimento e para o exerccio da cidadania, considerando as diversidades sociais e culturais que caracterizam a sociedade brasileira. Esta escolha est sempre pautada nas polticas educacionais do Estado e dialoga com o contexto poltico, social e cultural. A histria da cultura indgena no estava representada de forma adequada no material didtico, porm, j possvel perceber mudanas que comeam pela iniciativa do Governo Federal em valorizar e promover o ensino da histria e da cultura indgena, incluindo como obrigatrio no currculo escolar.

para romper o etnocentrismo.

Etnocentrismo uma viso do mundo fundamentada rigidamente nos valores e modelos de uma dada cultura; por ele, o indivduo julga e atribui valor cultura do outro a partir de sua prpria cultura. Tal situao d margem a vrios equvocos e ao preconceito que leva o indivduo a considerar sua cultura a melhor ou superior (Silva & Silva 2010, p.127).

Para trabalhar a temtica indgena em sala de aula, primeiramente fundamental que o professor procure se informar sobre o assunto, para despir os conceitos e preconceitos que os alunos trazem consigo. O objetivo principal deve ser o encaminhamento do aluno para a descoberta e reflexo a partir da sua prpria capacidade, conforme explica Freire (2009, p. 47). "Saber ensinar no transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua prpria produo ou a sua construo". O enfoque deste artigo o ensino de histria e cultura indgena no ensino fundamental, trazendo a necessidade de os professores enfatizarem a reflexo dos alunos, que possuem um conhecimento deturpado acerca do assunto, a fim de possibilitar uma viso ampla, atual, coerente e sem preconceitos. Atravs de conceitos fundamentais os alunos podem comparar os novos enfoques com o que conheciam pelo senso comum.

Para trabalhar com os indgenas contemporneos, uma boa metodologia utilizar matrias de jornais e revistas ou fazer uma pesquisa orientada na internet. Colocando o foco nas principais discusses acerca destas sociedades, como por exemplo: Reservas indgenas os locais onde se encontram no Brasil, a invaso do garimpo, a discusso acerca da demarcao das terras, os missionrios que agem nas aldeias sem o controle da FUNAI - enfim, existem inmeras situaes e circunstncias que podem ser exploradas. Os professores devem propiciar aos alunos o conhecimento dos aspectos positivos e afirmativos desta populao em relao cultura nacional, fazendo associaes s tradies indgenas usando como

exemplos a msica, a culinria, as artes plsticas entre outros. Com as crianas, pode-se trabalhar com cantigas de roda, com a pesquisa sobre nomes que so de raiz indgenas, e com a contao de histrias utilizando a viso de mundo dos indgenas, para explicar, por exemplo, a criao do mundo e as divindades cultuadas segundo estas crenas e destacando a sua relao com a natureza.

Vale ressaltar que a cultura indgena possui um universo de informaes a ser estudado, competindo ao professor a sua realizao, inserindo o contedo com outras matrias e no trabalhando como uma disciplina isolada. Associar a cultura indgena ao contedo que est sendo vivenciado pelos alunos, resulta em um rico processo de aprendizagem, proporcionando o contato com as tradies do pas e, consequentemente, com a sua histria.

CONSIDERAES FINAIS A Lei n 11.645/08 tende a beneficiar a formao curricular, visto que estabelece a criao de abordagens inovadoras em relao histria indgena nas escolas. Vale ressaltar que esta nova Lei oferece ao aluno a oportunidade de conhecer as matrizes culturais que fizeram parte da histria do seu pas, pois a abordagem at ento realizada nas escolas estava voltada para a histria europeia, e o ndio aparecia como coadjuvante e no como sujeito histrico. Tornou-se obrigatrio o ensino da cultura indgena na escola, mas a expectativa de que o Ministrio da Educao (MEC) lanasse subsdios que facilitassem o trabalho dos professores no aconteceu, ento de suma importncia que os professores busquem meios de atualizao sobre a cultura e histria indgena, desenvolvendo um competente e gratificante trabalho com os seus alunos.

A imagem que o livro didtico faz do ndio aquela moldada pelos europeus, ignorando a produo intelectual recente que traz novas abordagens e concepes. A homogeneizao do ndio algo que deve ser rompido, existem diferentes sociedades indgenas cada qual com a sua organizao, com traos semelhantes e distintos entre si. A ideia que os alunos tm do povo indgena aquela na qual o ndio aparece nu, pintado, e vivendo em uma oca. Trabalhar a questo indgena na escola oferecer ao aluno condies de conhecer e estar em contato com as tradies de seu pas, buscando a sua valorizao, promoo e preservao.

O PNLD considera importante a participao do professor e profissionais da educao no processo de escolha dos livros didticos. Este processo de escolha deve ser realizado de forma transparente com vistas a assegurar ao aluno o acesso a um material didtico de qualidade, que contribua para o seu pleno desenvolvimento e para o exerccio da cidadania, considerando as diversidades sociais e culturais que caracterizam a sociedade brasileira. Esta escolha est sempre pautada nas polticas educacionais do Estado e dialoga com o contexto poltico, social e cultural. A histria da cultura indgena no estava representada de forma adequada no material didtico, porm, j possvel perceber mudanas que comeam pela iniciativa do Governo Federal em valorizar e promover o ensino da histria e da cultura indgena, incluindo como obrigatrio no currculo escolar.

REFERNCIAS

CARMO, Sonia Irene do & COUTO, Eliane. Histria do Brasil 1 grau. vol.1. So Paulo: Moderna, 1997.

COTRIM, Gilberto; RODRIGUES, Jaime. Saber e Fazer Histria - 7 ano. So Paulo: Saraiva, 2008.

DANTAS, Jos. Histria do Brasil Dos habitantes primitivos Independncia - 1 grau. vol. 1. So Paulo: Moderna, 1988.

FAUSTO, Carlos. Os ndios antes do Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar , 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa . 29 Ed. So Paulo: Paz e Terra, 2009.

HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. 26 Ed. So Paulo: Universidade de Braslia, 2006.

PEREIRA, Marcos E.Psicologia Social dos Esteretipos. So Paulo: EPU, 2002.

RIBEIRO, Darcy. Os ndios e a civilizao: a integrao das populaes indgenas no Brasil moderno. Rio de Janeiro: Vozes, 1982. RODRIGUE, Joelza Ester. Histria em documento 6 srie So Paulo: FTD, S/D.

SCHMIDT, Mario Furley. Nova histria crtica da Amrica. So Paulo: Nova gerao, S/D.

_______________ Nova histria crtica 6 srie. So Paulo: Nova gerao, 2008.

SILVA, Aracy Lopes; GRUPIONI, Lus Donisete Benzi. A Temtica indgena na escola novos subsdios para professores de 1 e 2 graus. So Paulo: Global, 2004. SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionrio de Conceitos Histricos. 3 Ed. So Paulo: Contexto, 2010.

También podría gustarte