Está en la página 1de 5

CONSTITUCIONALIZAO DO DIREITO CIVIL

(DESPATRIMONIALIZAO E HUMANIZAO HIERARQUIA DAS LEIS)

1. ESQUEMA CRONOLGICO: PANORAMA EVOLUTIVO DOS PRINCIPIOS DO DIREITO IMPERIO GRECO-ROMANO:


MAIOR EVOLUO DO DIREITO PRIVADO (NASCEM: CONTRATOS, CASAMENTO, SUCESSES, DIREITO SOBRE AS COISAS ETC.).

QUEDA DO IMPERIO ROMANO


OBSTACULIZAO DO DIREITO CIVIL; DESENVOLVIMENTO DE TEORIAS PBLICAS.

SCULO XII:
SURGE A BURGUESIA. ( PODER ECONMICO SEM PODER POLITICO )

1787: CONSTITUIO AMERICANA:


CONSOLIDAO DA SUPREMACIA CONSTITUCIONAL; ADMISSO DO CONTROLE DA CONSTITUCIONALIDADE

1979- REVOLUO FRANCESA:


RENASCIMENTO DO DIREITO PRIVADO; TRIADE AXIONMICA: LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE.

CODIGO CIVIL NAPOLENICO 1804


LIBERDADE: AMPLA E IRRESTRITA LIBERDADE DE CONTRATAO POSSVEL; IGUALDADE: ISONOMIA FORMAL FRATERNIDADE: BOA F NOS ATOS DE COMRCIO.

CDIGO CIVIL BRASILEIRO DE 1916:


TRADE AXIOLGICA (PRIVILEGIANDO O CONTRATANTE, PROPRIETRIO, CHEFE DE FAMILIA E TESTADOR). SEM A PROTEO PESSOA.

1919: CONSTITUIO DE WEIMAR:


PRIMEIRA CONSTITUIO DIRIGENTE; APRESENTA NOVA ORDEM DE VALORES MAIOR PROTEAO AOS PARTICULARES: DIREITOS DE SEGUNDA GERAO.

1948 DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM:


MARCO NA NOVA VISO DO DIREITO CIVIL. FORA MATRIZ E MOTRIZ DO ORDENAMENTO JURDICO PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA REPUBLICA CLUSULA GERAL DE PROTEO DA PESSOA HUMANA. (NA CONSTITUIO BRASILEIRA NO ART. 1)

1949 LEI FUNDAMENTAL DE BONN:


CONSTRUO DO ESTADO DEMOCRATICO DE DIREITO; HARMONIZANDO COM SEUS PRINCIPIOS OS MAIS DIVERSOS UNIVERSOS LEGISLATIVOS

1988: CONSTITUIO BRASILEIRA:


INSTALAO DO DIREITO CIVIL CONSTITUCIONAL; HUMANIZAO; DILEMA ENTRE O SER HUMANO CONTRAPONDO COM O CDIGO CIVIL DE 1916 MODERNA TRADE AXIONMICA: LIBERDADE: AUTONOMIA PRIVADA DE CONTRATAO IGUALDADE: ISONOMIA SUBSISTENCIAL (TRATAR DESIGALMENTE OS DESIGUAIS NA PROPORO E MEDIDA DE SUA DESIGUALDADE) LEGISLAO PROTETIVAS FRATERNIDADE: SOLIDARISMO CONSTITUCIONAL; DEVER CONSTITUCIONAL PREVISTO COMO OBJETIVO FUNDAMENTAL DA REPUBLICA ART.3 CONSTITUIO.

2002: NOVO CDIGO CIVIL


ALTRERAO DA ORDEM PBLICA INSTALADA; DESPATRIMONIZAO; MODERNA TRADE AXIONMICA; INFRACONSTITUCIONAL; SUPERIORIDADE DA CONSTITUIAO HIERARQUIA DAS LEIS.

NORMAS CONSTITUCIONAIS

CF
ADCT EMENDAS CONSTITUCIONAIS TRATADOS/CONENOES SOBRE DIREITOS HUMANOS.

NORMAS INFRACONSTITUCIONAIS

LEI COMPLEMENTAR LEI ORDINRIA LEI DELEGADA MEDIDA PROVISRIA DECRETO ADMINISTRATIVO RESOLUO TRATADOS INTERNACIONAIS EM GERAL DECRETOS PORTARIAS INSTRUOES NORMATIVAS

NORMAS INFRALEGAIS

Fenmeno denominado constitucionalizao do Direito Civil tem sua origem relacionada percepo da insuficincia dos instrumentos de Direito Privado na tutela plena do indivduo. A realidade social exigiu a reviso dos antigos institutos do Direito Privado que, embora concebido com a justificativa na promoo do individuo e, posteriormente do bem-estar social, mostram-se incapazes de proteger a dignidade da pessoa humana. O conjunto das principais caractersticas do movimento scio-politicoeconmico que influenciou o pensamento jurdico do inicio do Sculo XIX: liberalismo, racionalismo, voluntarismo, individualismo e patrimonialismo. O sistema do Direito Privado representava a constituio da vida privada, e o Direito Civil, identificado com o Cdigo, regula todas as questes afetas aos indivduos desde o nascimento ate sua morte. O Direito Civil ostentava nessa poca da historia a funo de assegurar e promover os direitos reconhecidos na Declarao de Direitos do Homem e do Cidado, concebida aps a Revoluo Francesa. Surgia o Estado Liberal apoiado na igualdade (formal) dos indivduos perante a lei. Face insuficincia dos cdigos, foram sendo criados microssistemas jurdicos informados por princpios diferenciados, disciplinando os novos fatos sociais no regulados pelas codificaes oitocentistas. Esse universo legislativo passou a ser mais aplicados que o Cdigo Civil que, assim, deixou sua posio central no ordenamento jurdico: aqui se reconhece o movimento designado como descodificador, diametralmente oposto quele verificado nas sociedades ps-revolucionrias do Sc. XIX.

A busca pela integrao dos estatutos jurdicos setorizados remete o intrprete Constituio, vista de seus princpios, de elevado contedo axiolgico. Nessa ordem de ideias, a Constituio passa a figurar como elemento centralizador do sistema jurdico, unificando-o, ordenando-o e, em suma, harmonizando, com seus princpios, os mais diversos universos legislativos. O modelo do Estado Democrtico de Direito, que vem acentuar a influncia das Cartas Constitucionais nos diversos ramos do Direito, especialmente no que se refere aos direitos fundamentais. Trata-se de um Estado de comprometido com a realizao mxima dos direitos da pessoa. (ESTADO SOCIAL) Como decorrncia da noo de unidade do sistema, e da hierarquia das normas, tem-se que os valores propugnados por essa norma fundamental influem em todos em todos os recantos do ordenamento jurdico, no podendo ser o Direito Privado considerado como imune a esta influncia. Deixando o Cdigo Civil de ocupar posio central da ordem privada, o requisito da unidade satisfeito pelas normas constitucionais, luz do reconhecimento da fora normativa e da supremacia da Constituio, fundamento de validade o ordenamento. No contexto atual- de aparente fragmentao do Direito Privado, constatvel facilmente no Brasil, o atributo da unidade apenas esta plenamente assegurado pela vigncia da Constituio rgida, que seja capaz de assumir a centralidade do sistema, de modo que os valores e interesses nela consagrados, sob a forma de princpios, possam funcionar tanto como fonte de legitimao da atividade legislativa, quando paradigma interpretativo das normas jurdicas (legais e contratuais) infraconstitucionais. Ao erigir como valor fundamental a proteo dignidade da pessoa humana a Constituio coloca a pessoa no lugar do individuo, no ordenamento brasileiro, se vem concretizando a superao do individualismo pelo personalismo (solidarismo) e o abandono do patrimonialismo como um fim em si mesmo. O Direito Civil passa a ser entendido como sistema regulador dos interesses do homem enquanto ser social e no mais do indivduo egocntrico nas codificaes liberais. o foco deixa de ser o patrimnio, que passa a ser visto como meio de desenvolvimento da pessoa humana e no ais como fim a ser tutelado. Reorientado pelo princpio da dignidade da pessoa humana e devidamente alinhado ao compromisso constitucional de construo de uma sociedade igualitria, justa e fraterna, uma mutao se ps em curso, desencadeando um Direito Civil renovado, cuja mobilidade a nica certeza, qual pode garantir um mnimo de instrumentalidade.

O Direito Civil-Constitucional uma corrente doutrinria dentro do direito civil que parte da premissa de que a Constituio, como norma hierarquicamente superior a todas as demais, portadora de uma determinada hierarquia de valores que devem ser observados por todo o ordenamento jurdico e, portanto, pelo prprio direito civil, que assim deixa de encontrar seu nico fundamento no Cdigo Civil e na legislao ordinria. A elevao dos institutos do Direito Civil categoria de normas constitucionais enseja uma mudana na tnica e apreciao destes. Todo o Direito Civil deve ser repensado e reinterpretado frente Constituio Federal, que delineia a dignidade da pessoa humana como principio fundamental. O novo Cdigo Civil de 2002 traduz no texto infraconstitucional os avanos delineados pela Constituio, mas traz ainda vrios preceitos do antigo Cdigo Civil 1916, sendo necessrias a analise e ateno do intrprete para a sua correta aplicao frente ao texto constitucional. CONCLUI-SE Analisando todo o processo conclui-se que, com a evoluo dos princpios dos direitos, resultante da demanda por proteo da dignidade da pessoa humana, o Cdigo Civil deixou seu carter patrimonialista, assumindo uma posio humanista, onde a proteo do ser humano esta acima dos interesses particulares e o bem estarem social objetivo fundamental, consolidando a viso do Estado Social. E estes princpios fundamentais norteiam e limitam os demais dispositivos legais e infraconstitucionais, condicionando sua validade a interpretao luz dessa nova viso humanista.

También podría gustarte