Está en la página 1de 26

Mdulo 1 Unidade 1

Do qu somos feitos?
Para incio de conversa...
Lembra das mortes das mulheres que iam ter filhos na primeira Clnica Obstetrcia de Viena? Muitas das infeces que levaram morte, naquela poca, tinham causa na falta de assepsia e na ausncia de medicamentos capazes de combat-las. As suas causas s seriam descobertas 20 anos depois, por um professor de Qumica de uma universidade de Paris, Louis Pasteur.

Assepsia
Meios de impedir que um microorganismo cause doenas em um organismo. Alguns desses constituem hbitos de higiene, como lavar as mos e tomar banho. No entanto, como voc leu na situao inicial, mesmo sem saber exatamente as causas, Semmelweiss fez uma proposta simples que diminuiu muito o ndice de mortalidade. Ele props usar um desinfetante, o cloreto de clcio, para evitar que os mdicos contaminassem, com microorganismos nocivos, as mulheres que estavam dando luz. As pesquisas sobre os microrganismos levaram os cientistas a buscarem substncias que pudessem evitar e combater as doenas. Uma delas foi a penicilina, descoberta em 1928 por Alexander Fleming, que, no entanto, apenas fora produzida em escala industrial a partir de 1940. A descoberta da penicilina foi uma grande contribuio para a humanidade. Apesar de no curar todas as infeces, essa substncia propiciou a cura de diversas doenas que levavam milhares de pessoas morte. A penicilina ainda hoje o antibitico mais usado no mundo!

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

Esse apenas um exemplo de como uma descoberta cientfica pode trazer grandes benefcios para a humanidade. o desenvolvimento da cincia que propicia a criao de novos materiais e novas tecnologias. E a Qumica uma cincia que tem contribudo muito para a qualidade de vida dos seres humanos. Estudar do que feita a matria, ou seja, quais so seus constituintes possibilita manipul-las para uma determinada finalidade. Por exemplo, a substncia cloreto de sdio foi trabalhada de tal forma que pode ser usada para evitar infeces nos seres humanos. Mas o caminho das descobertas da Qumica, desde seus primrdios at as aplicaes diretas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, bem mais complexo... Por exemplo, para saber como criar substncias, preciso saber qual a sua composio. Em um nvel mais detalhado, necessrio conhecer tudo que existe e por isso, uma pergunta no saa das cabeas dos cientistas: do que feita toda a matria existente no universo? Foi a busca por respostas a perguntas como essa e os mtodos usados para respond-las que impulsionou a humanidade na direo de inmeras descobertas. Durante esse percurso cientfico, uma das maiores descobertas da histria fez-se: tudo feito de tomos! A partir da, muitas realizaes tornaram-se possveis, inclusive a chegada da tecnologia. Exemplos so: ver TV, ouvir rdio ou at mesmo se abrigar em um dia quente de vero num ambiente climatizado. um pouco sobre esse caminho da Qumica at a grande contribuio que ela faz para o nosso cotidiano que vamos conversar neste mdulo. Esse caminho percorrido foi rduo e repleto de equvocos, j que os pensadores e cientistas que o trilharam tentavam estabelecer relaes sobre objetos que no eram visveis a olho nu.

Figura 1: As descobertas cientficas permitiram-nos chegar era tecnolgica. No bom desfrutar de algumas horas de diverso na Internet?

Mdulo 1 Unidade 1

Objetivos da Aprendizagem
Identificar fatos histricos sobre as descobertas cientficas em relao composio da matria. Relacionar argumentos que permitiram refutar a Teoria dos Quatro Elementos e aceitar a Teoria Atmica. Reconhecer a importncia dos alquimistas na revoluo do conhecimento cientfico. Apresentar a evoluo da cincia Qumica ao longo dos sculos.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

Seo 1
Ser apenas uma fogueira?
Na pr-histria, o fogo servia para manter os animais afastados (e o frio tambm!). Mas esse elemento sempre pareceu provocativo humanidade.

Figura 2: O fogo... A humanidade tem um fascnio por esse elemento desde as pocas mais remotas.

E foi graas observao de uma fogueira que os filsofos gregos chegaram a uma possvel resposta pergunta que tanto os incomodava do qu somos feitos? Parece difcil acreditar, mas experincias simples como andar pela areia da praia ou ver um pedao de madeira queimando, ajudaram no avano da cincia. Elas foram cruciais para o desenvolvimento das duas principais teorias que tentaram explicar a matria que constitui todas as coisas de nosso mundo e, por que no, de todo o universo. Vamos entender como isso foi possvel. Empdocles (Figura 4), no sculo V a. C, foi o primeiro filsofo a defender a existncia de quatro elementos bsicos como as partculas fundamentais de constituio da matria. Para ele, tudo ao seu redor era constitudo a partir da combinao dos elementos terra, gua, fogo e ar.

Mdulo 1 Unidade 1

Figura 3: Os quatro elementos (terra, ar, fogo e gua) seriam os formadores de toda a matria do universo?

O objetivo desse filsofo grego era explicar os processos de transformaes, observadas na natureza. Veja um exemplo: a madeira, segundo Empdocles, era formada pelos quatro elementos. Por qu? Ora, quando se queimava um pedao de madeira, os mesmos elementos eram obtidos de forma isolada o que poderia ser observado visualmente. Em outras palavras, a queima representava-se, macroscopicamente, pelo aparecimento do fogo (elemento fogo), da fumaa (elemento ar), de um pouco de vapor (elemento gua) e de cinzas (elemento terra). Na verdade, pode-se afirmar que a teoria de Empdocles baseia-se na observao dos trs estados fsicos da matria - slido, gasoso e lquido - e os elementos terra, ar e gua. Podemos afirmar que o ltimo elemento fogo pode ser visto facilmente como energia. Aristteles (Sculo V a. C), utilizando-se das ideias concebidas por Empdocles, inseriu quatro qualidades distintas que estariam relacionadas aos quatro elementos: quente, frio, mido e seco. Esse grande filsofo argumentava que todas as transformaes ocorridas na natureza passavam pela retirada ou insero de uma ou mais dessas qualidades. No nosso exemplo anterior, a queima de um pedao de madeira permitiria a retirada das qualidades quente e mido. O que restaria? As qualidades frio e seco, ou seja, as qualidades do elemento terra que se manifestava na forma das cinzas.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

Aristteles acreditava que os quatro elementos eram feitos de um mesmo suporte ou um tipo de elemento fundamental (tambm chamado substrato). Ele era embebido em quatro qualidades primrias (quente, frio, mido ou seco), s quais, se combinadas duas a duas, formaria um dos quatro elementos. Por exemplo, se o substrato estivesse embebido em frio e seco, ele se transformaria em terra! Assim, os diferentes tipos de matria resultariam das diferentes propores em que os elementos e os substratos se combinariam entre si. As transformaes da matria dependeriam apenas das propores que estariam associadas as suas qualidades. Esta concepo filosfica prevaleceu at o sculo XVI e no admitia que a matria pudesse ser dividida e que as propriedades de um determinado material estendiam-se s suas menores partculas. Segundo Aristteles, quando o ar aquecido se expandisse era porque suas menores partculas (elementos) expandiam-se tambm. A esta viso, chamamos viso substancialista. Na verdade, hoje sabemos que no so as partculas do ar que se dilatam quando aquecidas e sim a separao entre elas que aumenta.

Figura 4: Empdocles ( esquerda) e Aristteles ( direita), no sculo V a. C, foram filsofos que tentaram responder questo: do qu somos feitos?

10

Mdulo 1 Unidade 1

O diagrama de transformao da matria


A teoria dos quatro elementos (gua, fogo, terra, ar) associada s quatro qualidades foi elaborada nas obras de Plato e Aristteles. As qualidades da matria seriam quatro, sendo cada par correspondendo a um elemento, como mostra o diagrama a seguir.

Podemos utilizar este diagrama para explicar as transformaes naturais como, por exemplo, o aquecimento da gua. Como o elemento gua possui as qualidades frio e mido, o aquecimento ir transformar a qualidade frio na qualidade quente. O resultado seria a obteno do elemento ar (qualidades quente e mido) o qual se manifestaria na forma de vapor de gua.

Acesse o link http://www.youtube.com/watch?v=HLAxYoLDO7E, onde voc encontrar uma excelente animao contando a evoluo das ideias defendidas pelo elementaristas.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

11

A teoria dos elementos nos dias de hoje


Como voc acabou de ler, a preocupao com a constituio da matria surgiu por volta do sculo V a. C., na Grcia. O filsofo grego Empdocles, estabeleceu a Teoria dos Quatro Elementos Imutveis, a qual acreditava que toda matria era constituda por quatro elementos: gua, terra, fogo e ar. Aristteles introduziu a ideia das quatro qualidades, quente, mido, frio e seco. Com base nesta teoria, identifique um fato comum do seu cotidiano que a relacione, como no exemplo da madeira citado no texto.

Seo 2
Dust in the Wind. All we are is dust in the Wind (Poeira no vento. Tudo que somos poeira ao vento. Msica do grupo Kansas)
No sei se isso acontece com voc, mas quando observo uma bela praia, com suas grandes extenses de areia, acabo me perguntando quantos gros de areia seriam necessrios para criar toda aquela extenso. Antes de mim, porm, muitos se perguntavam qual seria o menor gro de areia encontrado. Tambm se perguntavam se, depois de ach-lo, seria possvel dividi-lo mais ainda at um ponto onde no conseguisse mais enxerg-lo. Um filsofo grego, chamado Leucipo, no sculo V a.C. (Figura 5), imaginou que este padro de organizao da matria (diviso at a menor partcula possvel) existente na areia poderia se repetir para todos os corpos existentes no mundo. At aonde era possvel avanar, dividindo-se as coisas indefinidamente? Ou ser que chegaramos a um ponto onde isto seria impossvel?

12

Mdulo 1 Unidade 1

Leucipo chegou concluso que a segunda opo era a mais adequada e a estas partculas mnimas e indivisveis, ele chamou tomo.

Figura 5 Leucipo: o descobridor do tomo!

Muitos autores, hoje, creditam a autoria da teoria atmica a Demcrito (Sculo IV a. C.), discpulo de Leucipo. Se ele no foi o idealizador do atomismo, pelo menos desempenhou importante papel na sistematizao do pensamento atomista. Demcrito usava o conceito de tomos, para explicar as propriedades das substncias: a gua teria tomos agrupados compactamente e apresentavam forma esfrica (o que permitira uma melhor compactao e fluidez); j tomos de fogo teriam bordas agudas que possibilitariam seu espalhamento, como em um incndio.

Bodas agudas
Pontas afiadas como um caco de vidro!

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

13

Para os atomistas da Grcia Antiga (Leucipo e Demcrito), o tomo era uma partcula indivisvel, impenetrvel e invisvel. E isto significava que a matria era descontnua. Sendo assim, a grande variedade de materiais encontrados na natureza provinha dos diferentes tipos de tomos. Estes, ao se movimentarem, chocavam-se e formavam conjuntos maiores, gerando diferentes corpos, com caractersticas prprias.

O que dizem os filsofos de 400 a C. sobre a composio do universo?


Que propostas sobre nmero, variedade e comportamento dos tomos foram feitas por certos filsofos gregos, h cerca de 400 anos a. C.? Na mesma poca, outros filsofos defendiam outra ideia sobre a constituio da matria. Que alternativa era essa?

Seo 3
Os Alquimistas esto chegando
Apesar das ideias atomsticas, a teoria de Aristteles prevaleceu por mais de 2000 anos. A teoria dos Quatro Elementos propunha que a mudana na quantidade dos elementos constituintes da matria podia levar diferenciao das propriedades e aparncia dos corpos. Essa concepo foi a base terica para a crena na transmutao de metais menos nobres como o chumbo em ouro, metal cuja combinao de qualidades seria a mais perfeita possvel. Aqueles que perseguiam esta transformao eram chamados de alquimistas. Eles prosperavam na Idade Mdia, trabalhando em segredo, protegendo o seu conhecimento com cdigos e criptogramas.

14

Mdulo 1 Unidade 1

Verbete
Transmutao - Transformao de um elemento qumico em outro como, por exemplo, chumbo em ouro. Criptogramas - So textos cifrados que obedecem a um cdigo e a uma lgica pr-determinados para decifrar a mensagem. O criptograma pode ser montado, envolvendo nmeros; letras; nmeros e letras; smbolos grficos. muito usado nos dias atuais como passatempo em livros especializados, revistas e jornais.

Alguns classificam os alquimistas como msticos iludidos, tentando transformar chumbo em ouro. Ou talvez golpistas, que usavam uma qumica simples para impressionar os crdulos. Mas as origens da investigao cientfica sobre a composio do mundo esto em seus laboratrios secretos Muitas destas tentativas foram empreendidas, durante o perodo medieval, usando-se vrios procedimentos e operaes que possibilitaram um grande avano das tcnicas de laboratrio.

Figura 6: Representao de um laboratrio da alquimia europeu. Os alquimistas trabalhavam escondidos em pores escuros das casas e dos castelos.

Com tantas experincias, tudo o que eles aprenderam tambm os levaram a outras conquistas. Lembra-se da busca por medicamentos que combatessem a febre pleural que matavam as mes no sculo XIX? Sabe como isso comeou? Com um alquimista chamado Philippus Theophrastus Bombast of Hohonheim ou simplesmente Paracelso. Foi o primeiro a produzir remdios e fez isso atravs de tcnicas da Alquimia, no incio do sculo XVI. Mas a alquimia daria ainda mais frutos: a cincia Qumica.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

15

A pedra filosofal e suas vrias estrias...


A pedra filosofal e a alquimia vm sendo retratadas, ao longo dos anos, em diversos livros, filmes e seriados. Para quem no sabe, a pedra filosofal era um objeto que possua diversos poderes, cujo mais famoso era a possibilidade da transmutao de chumbo em ouro. Podemos citar alguns exemplos de histrias, envolvendo a pedra. Um deles o livro de J.K. Rowling, Harry Potter e a Pedra Filosofal, lanado no Brasil, em 2000, e transformado em filme, em 2001, tornando-se um grande sucesso de bilheteria. Podemos falar tambm da novela Fera Ferida da Rede Globo de Televiso, em 1993. Um dos protagonistas da novela era um alquimista, chamado Flamel, representado pelo ator Edson Celulari. Acesse o link a seguir e lembre-se da novela: http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,2 7723,GYN0-5273-229898,00.html e assista a uma cena inesquecvel, quando Flamel provoca uma chuva de ouro na cidade, acessando: http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM16539277822-REVEJA+CENA+INESQUECIVEL+DA+NOVELA+FERA+FERIDA,00.html

Seo 4
Enfim a Qumica!
Um dos responsveis por iniciar a transformao da Alquimia em algo menos esotrico e mais cientfico foi o alquimista Boyle, em 1661. Ele achava que os alquimistas tinham descoberto segredos fundamentais da natureza, mas questionava os seus mtodos e a teoria dos Quatro Elementos.

16

Mdulo 1 Unidade 1

Diferente dos outros alquimistas, ele compartilhava seus mtodos e foi capaz de passar adiante as ferramentas necessrias para ajudar a desvendar os mistrios da matria. Foi uma verdadeira revoluo! Por toda a Europa, uma nova era de experimentao cientfica havia comeado, onde as antigas doutrinas gregas eram reavaliadas e novos conceitos introduzidos. Assim, ao adentrar o sculo XVIII, a cincia andava a passos largos e no dava mais para acreditar que tudo ao nosso redor era formado por apenas quatro elementos. Um cientista teve um papel fundamental nesta histria: Joseph Priestley. Suas pesquisas baseavam-se no estudo dos trs tipos de gases, conhecidos na poca: o ar comum (que respiramos), o ar inflamvel (hoje conhecido como hidrognio) e o ar fixo (o gs carbnico). Mas, graas a um feliz acidente, ele conseguiu produzir um novo tipo de gs: o gs oxignio. Embora Priestley soubesse que tinha descoberto algo especial, ele no percebeu que havia isolado um elemento. Mas a sua descoberta chegaria aos ouvidos de um dos qumicos mais brilhantes de todos os tempos, o francs Antoine Lavoisier. Lavoisier tinha o laboratrio melhor equipado da Europa, com vrios tipos de vidrarias e equipamentos de medidas de grande preciso (Figura 7). Nesse local, ele pesava, media, repesava e calculava com preciso todas as etapas dos seus experimentos. Dessa forma, repetindo e aperfeioando os experimentos de Priestley, ele compreendeu que o gs produzido era um novo elemento qumico: o oxignio. A Teoria dos Quatro elementos, ento, teve o seu fim, uma vez que a prpria gua poderia ser dividida em: oxignio (o novo elemento) e mais um (que foi chamado de hidrognio). Vrios outros elementos foram sendo descobertos pelos cientistas da poca o que derrubou a ideia da existncia de apenas quatro elementos. A gua era composta de hidrognio e oxignio, a terra e o ar eram uma miscelnea de diferentes elementos, e o fogo... Bem, este no era um elemento. Foi dessa maneira, ento, que a cincia Qumica entrava na era moderna, na qual os cientistas decifravam a matria e faziam grandes descobertas. E Lavoisier, graas a incansveis estudos, postulou que no eram mais 4 elementos e sim 33! Isso possibilitou que antigos nomes alqumicos para as substncias fossem substitudos. Enfim, tnhamos um vocabulrio cientfico. O aafro de marte adstringente virou xido de ferro, o leo de vitrolo - o cido sulfrico, o vitrolo azul - o sulfato de cobre, litargrio o xido de chumbo, branco de Troyes o carbonato de clcio...

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

17

Figura 7: Os equipamentos do laboratrio de Lavoisier. Utilizando diversos tipos de equipamentos com precises incrveis para a poca, Lavoisier derrubaria definitivamente a Teoria dos Quatro Elementos.

Lavoisier revolucionou a Qumica, mas outra revoluo o levou morte!


Antoine-laurent Lavoisier publicou o tratado elementar de qumica em 1789 o qual foi considerada uma obra revolucionria na poca. O termo revoluo, utilizado pelo prprio Lavoisier guarda uma relao com o sentido poltico da Revoluo Francesa, uma vez que Lavoisier, vivendo sob a sombra deste movimento, acabou sendo vitimado por ele. Dispondo de vrios recursos pessoais, pde introduzir na Qumica tcnicas de experimentao e medidas sofisticadas estabelecendo, em particular, o uso sistemtico de balanas precisas e sensveis. Lavoisier adquiriu uma participao na Ferme Gnral, o sistema utilizado na Frana para a

taxao de impostos. A Ferme Gnral no era um sistema muito popular na poca, principalmente entre aqueles que tinham de pagar os impostos. Lavoisier morreu decapitado em 1794 , aps julgamento sumrio.

18

Mdulo 1 Unidade 1

Quer ir ao laboratrio de Lavoisier?

Faa a uma visita ao laboratrio virtual do Qumico Antoine Lavoisier. O site est em Ingls,

mas voc pode dar uma olhada nos instrumentos desenvolvidos por ele em seus experimentos. Link: http://moro.imss.fi.it/lavoisier/

Caa-palavras Uma cincia chamada Qumica


Encontre as respostas das seguintes questes no caa-palavras: a) Filsofo grego que props a teoria dos Quatro elementos: _________________ b) Filosofia que buscava transformar qualquer metal em ouro: _______________ c) Os filsofos atomistas: ______________ e ___________ d) Os Quatro elementos: _____________, ___________, __________ e _________ e) Filsofo grego que introduziu quatro qualidades Teoria dos Quatro Elementos: _____________ f ) Partcula indivisvel, impenetrvel e invisvel a olho nu: ___________ g) Cincia que estuda os materiais: _____________ h) Cientista francs considerado por muitos como o criador da qumica moderna ___________ i) Cientista que descobriu o oxignio: __________

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

19

difcil olhar ao redor e no ter ideia do que o mundo composto; no saber o que continha em um pedao de madeira ou de ferro ou o porqu das suas diferentes propriedades. Por mais de dois mil anos, no tivemos meios para desvendar a natureza e no havia outra escolha, seno basear o conceito de elemento no que era visvel ao nosso redor. E foi assim que os filsofos gregos propuseram a ideia de quatro elementos bsicos para tudo o que existia ao redor. Mais tarde, essa teoria provaria ser um dos maiores erros do pensamento humano. Com os alquimistas, essa teoria provocou o surgimento de vrias tcnicas de laboratrio e deu origem a uma cincia que mudaria a relao do homem com o meio em que vive a Qumica. Mas o segredo da composio da matria ainda precisava ser desvendado... Na prxima unidade, voc estudar quais so as propriedades que nos permitem identificar uma substncia e que ajudar a continuar a nossa histria. At l!

20

Mdulo 1 Unidade 1

Resumo
A primeira ideia cientfica relativa constituio de tudo que nos cerca remonta da Grcia antiga acreditava que tudo que nos cerca montanhas, rvores, computadores, crebros, oceanos , de fato, constitudo de um punhado de entidades simples. Empdocles e Aristteles acreditavam que havia, somente, quatro elementos terra, gua, fogo e ar que poderiam produzir todas as outras substncias quando combinados em propores corretas. Em paralelo, desenvolvia-se a teoria atmica criada e defendida por Leucipo e seu discpulo, Demcrito ao se dividir um pedao de matria, qualquer que seja, chegaria- se a pequenssimas partculas que no poderiam mais ser divididas, mas que ainda manteriam as mesmas propriedades do corpo original. Para denominar esta partcula ltima utilizou-se a palavra tomo que significa, literalmente, indivisvel. Durante sculos, no entanto, a ideia que prevaleceu foi a de Empdocles e Aristteles (Teoria dos elementos), o que deu origem Alquimia e aos seus mistrios. Mas o pensamento cientfico mudaria, principalmente, com o incio do sculo XVIII e um francs teria um papel fundamental nesta histria: Lavoisier. O seu trabalho seria fundamental para a transformao da Qumica. Surgia agora uma cincia chamada Qumica, a partir da ligao entre as habilidades prticas dos alquimistas com a prtica da medio precisa, proposta por Lavoisier.

Veja Ainda...
Aprenda um pouco mais sobre a histria da Qumica, vendo os vdeos: A histria da qumica contada por suas descobertas Episdio: A Alquimia http://condigital.ccead.puc-rio.br/condigital/index.php?option=com_content&view=article&id=390&Itemid=91 o Episdio: Experimentos qumicos, que mostra no s a importncia de Lavoisier para a Qumica, mas tambm de outros qumicos que ainda aparecero em nossa histria. http://condigital.ccead.puc-rio.br/condigital/index.php?option=com_content&view=article&id=393&Itemid=91 E que tal uma boa leitura? Alguns livros bem interessantes abordam a Qumica de um modo que temos certeza de que voc ir gostar:

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

21

Alquimistas e Qumicos: o Passado, o Presente e o Futuro - Jose Atilio Vanin. Editora Moderna Barbies, bambols e bolas de bilhar: 67 deliciosos comentrios sobre a fascinante qumica do dia a dia - Joe Schwarcz. Editora Jorge Zahar O que Einstein disse a seu cozinheiro - vol. 1e 2 - Robert L. Wolke. Editora Jorge Zahar Os Botes de Napoleo - As 17 Molculas que Mudaram a Histria - Penny Le Couteur, Jay Burreson. Editora Jorge Zahar

Referncias
Bibliografia Consultada
QUIMICA, G. D. P. E. E. INTERAOES E TRANSFORMAOES, V.3 Livro do PROFESSOR : Edusp; 2002 QUIMICA, G. D. P. E. E. INTERAOES E TRANSFORMAOES, V.3 Livro do Aluno : Edusp; 2002 BRAGA, Marco; GUERRA, Andria & REIS, Jos Cludio. Breve Histria da Cincia Moderna: convergncia de saberes (Idade Mdia). Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2003. BRAGA, Marco; GUERRA, Andria & REIS, Jos Cludio. Breve Histria da Cincia Moderna: das mquinas do mundo ao universo-mquina (sculos Xv a XVII). Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2004. HUILLIER, Pierre. De Arquimedes Einstein: a face oculta da inveno cientfica, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1994. WYNN, C. M. CINCO MAIORES IDEIAS DA CIENCIA, AS: EDITORA PRESTIGIO ROBERTS, R. M. DESCOBERTAS ACIDENTAIS EM CIENCIAS: PAPIRUS; 1995 http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1554104,

acessado em 06/03/2012, s 17:31.

CHASSOT, tico. Alquimiando a Qumica. Qumica Nova na Escola, n.1, 1995. P. 20-22. CHASSOT, tico. A Cincia atravs dos tempos. So Paulo: Moderna, 1994. 189 p. STHATHERN, Paul. O Sonho de Mendeleiev: a verdadeira histria da Qumica. 1. Edio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002. 264 p.

22

Mdulo 1 Unidade 1

Imagens
http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=1381517.

http://www.sxc.hu/photo/1260785 - Jakub Krechowicz

http://www.flickr.com/photos/28367511@N02/2714813027/.

http://www.flickr.com/photos/dskley/6015118153/in/photostream/; http://en.wikipedia.org/wiki/File:Empedocles _in_Thomas_Stanley_History_of_Philosophy.jpg - Dennis Skley

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Empedocles_in_Thomas_Stanley_History_of_Philosophy.jpg

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Aristotle_Altemps_Inv8575.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Leucippe_%28portrait%29.jpg.

http://www.sxc.hu/photo/410469 - Adam Korzeniewski

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Labo-Lavoisier-IMG_0501.jpg.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_Lavoisier

http://www.sxc.hu/985516_96035528.

http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=1024076 Michal Zacharzewski.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

23

Atividade 1
Um dos exemplos que voc pode citar o caso da chuva. As nuvens so constitudas do elemento ar, o qual possui as qualidades mido e quente. J o resfriamento destas nuvens transforma a qualidade quente na qualidade fria. Como a qualidade mida permanece, o ar transforma-se em gua.

Atividade 2
Para os atomistas da Grcia Antiga, em especial Demcrito e Leucipo, o tomo era uma partcula indivisvel, impenetrvel e invisvel. Para eles, a grande variedade de materiais na natureza provinha dos movimentos dos diferentes tipos de tomos, que, ao se chocarem, formavam conjuntos maiores, gerando diferentes corpos com caractersticas prprias. No entanto, um grupo encabeado por Empdocles e Aristteles defendia que a matria era contituida por quatro elementos bsicos. Este elementos poderiam converter-se entre si, dependendo das qualidades que possuiam, conforme descrito no quadro abaixo:

Elementos Terra Fogo gua Ar

Qualidades Frio e seco Seco e quente Frio e mida mido e quente

24

Mdulo 1 Unidade 1

Atividade 3
a) Empdocles d) gua, terra, ar e fogo g) Qumica b) Alquimia e) Aristteles h) Lavoisier c) Leucipo e Demcrito f ) tomo i) Priestley

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

25

Caia na rede!
A qumica no cotidiano...
Nesta unidade, voc aprendeu que, desde os primrdios, o homem observa o meio ao seu redor e v... Qumica! Ento, que tal entrar nesse site: http://www.cq.ufam.edu.br/quimica_cotidiano/index.html Nele, voc pode encontrar muita coisa interessante sobre o universo qumico. Em especial, poder ler sobre a histria da qumica e conhecer, inclusive, muitos cientistas que revolucionaram essa cincia. Para isso, s acessar esse link: http://www.cq.ufam.edu.br/historia_da_quimica/historia_principal.html

Encontre tambm, nesse site, algumas situaes cotidianas e como a Qumica pode ajud-lo a esclarec-las. Acesse: http://www.cq.ufam.edu.br/quimica_cotidiano/index.html

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

27

Megamente
Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma! A frase acima a mais famosa de um grande qumico: Lavoisier. O que ele quis dizer exatamente com esse dito, voc estudar mais frente. Mas que tal um pequeno exerccio de transformao das palavras? Apresento a voc a ideia de um anagrama. Esse termo parece difcil, mas nada mais do que uma modificao na ordem das letras de uma palavra ou de uma frase que a transforma em outra. Veja um exemplo: Elo, o Princpio da Vida. Se eu mudar a ordem das letras, posso criar a seguinte frase: Criado Pelo Pai Divino Observe que nenhuma letra foi adicionada ou retirada na frase transformada; apenas foi usado o material da frase original. Ou seja, nada se perdeu, nada se criou! Agora, tente voc. Veja a pequena expresso abaixo, modifique suas letras, conforme voc achar melhor e transforme-a em uma ou mais frases: Garoto Alpino.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

29

También podría gustarte