Está en la página 1de 1

O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o sculo XVIII na Europa, que defendia o uso da razo (luz)

contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econmica e poltica. Este movimento promoveu mudanas polticas, econmicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns. As crticas do movimento ao Antigo Regime eram em vrios aspectos como: - Mercantilismo. -Absolutismo monrquico. - Poder da igreja e as verdades reveladas pela f. Com base nos trs pontos acima, podemos afirmar que o Iluminismo defendia: - A liberdade econmica, ou seja, sem a interveno do estado na economia. - O Antropocentrismo, ou seja, o avano da cincia e da razo. - O predomnio da burguesia e seus ideais.

As ideias liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela populao. Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabea -, passaram a aceitar algumas ideias iluministas. Estes reis eram denominados Dspotas Esclarecidos, pois tentavam conciliar o jeito de governar absolutista com as ideias de progresso iluministas. Alguns representantes do despotismo esclarecido foram: Frederico II, da Prssia; Catarina II, da Rssia; e Marqus de Pombal, de Portugal. Alguns pensadores ficaram famosos e tiveram destaque por suas obras e ideias neste perodo. So eles: John Locke Considerado o pai do Iluminismo. Sua principal obra foi Ensaio sobre o entendimento humano, aonde Locke defende a razo afirmando que a nossa mente como uma tabula rasa sem nenhuma ideia. Defendeu a liberdade dos cidados e Condenou o absolutismo. Franois Marie Arouet Voltaire destacou-se pelas crticas feitas ao clero catlico, inflexibilidade religiosa e prepotncia dos poderosos. Charles de Secondat Montesquieu em sua obra O esprito das leis defendeu a tripartio de poderes: Legislativo, Executivo e Judicirio. No entanto, Montesquieu no era a favor de um governo burgus. Sua simpatia poltica inclinava-se para uma monarquia moderada. Jean-Jacques Rousseau autor da obra O contrato social, na qual afirma que o soberano deveria dirigir o Estado conforme a vontade do povo. Apenas um Estado com bases democrticas teria condies de oferecer igualdade jurdica a todos os cidados. Rousseau destacou-se tambm como defensor da pequena burguesia. Franois Quesnay foi o representante oficial da fisiocracia. Os fisiocratas pregavam um capitalismo agrrio sem a interferncia do Estado. Adam Smith foi o principal representante de um conjunto de idias denominado liberalismo econmico, o qual composto pelo seguinte: - o Estado legitimamente poderoso se for rico; - para enriquecer, o Estado necessita expandir as atividades econmicas capitalistas; - para expandir as atividades capitalistas, o Estado deve dar liberdade econmica e poltica para os grupos particulares. A principal obra de Smith foi A riqueza das naes, na qual ele defende que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura. O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o sculo XVIII na Europa, que defendia o uso da razo (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econmica e poltica. Este movimento promoveu mudanas polticas, econmicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns. As crticas do movimento ao Antigo Regime eram em vrios aspectos como: - Mercantilismo. -Absolutismo monrquico. - Poder da igreja e as verdades reveladas pela f. Com base nos trs pontos acima, podemos afirmar que o Iluminismo defendia: - A liberdade econmica, ou seja, sem a interveno do estado na economia. - O Antropocentrismo, ou seja, o avano da cincia e da razo. - O predomnio da burguesia e seus ideais.

As ideias liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela populao. Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabea -, passaram a aceitar algumas ideias iluministas. Estes reis eram denominados Dspotas Esclarecidos, pois tentavam conciliar o jeito de governar absolutista com as ideias de progresso iluministas. Alguns representantes do despotismo esclarecido foram: Frederico II, da Prssia; Catarina II, da Rssia; e Marqus de Pombal, de Portugal. Alguns pensadores ficaram famosos e tiveram destaque por suas obras e ideias neste perodo. So eles: John Locke Considerado o pai do Iluminismo. Sua principal obra foi Ensaio sobre o entendimento humano, aonde Locke defende a razo afirmando que a nossa mente como uma tabula rasa sem nenhuma ideia. Defendeu a liberdade dos cidados e Condenou o absolutismo. Franois Marie Arouet Voltaire destacou-se pelas crticas feitas ao clero catlico, inflexibilidade religiosa e prepotncia dos poderosos. Charles de Secondat Montesquieu em sua obra O esprito das leis defendeu a tripartio de poderes: Legislativo, Executivo e Judicirio. No entanto, Montesquieu no era a favor de um governo burgus. Sua simpatia poltica inclinava-se para uma monarquia moderada. Jean-Jacques Rousseau autor da obra O contrato social, na qual afirma que o soberano deveria dirigir o Estado conforme a vontade do povo. Apenas um Estado com bases democrticas teria condies de oferecer igualdade jurdica a todos os cidados. Rousseau destacou-se tambm como defensor da pequena burguesia. Franois Quesnay foi o representante oficial da fisiocracia. Os fisiocratas pregavam um capitalismo agrrio sem a interferncia do Estado. Adam Smith foi o principal representante de um conjunto de idias denominado liberalismo econmico, o qual composto pelo seguinte: - o Estado legitimamente poderoso se for rico; - para enriquecer, o Estado necessita expandir as atividades econmicas capitalistas; - para expandir as atividades capitalistas, o Estado deve dar liberdade econmica e poltica para os grupos particulares. A principal obra de Smith foi A riqueza das naes, na qual ele defende que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura.

También podría gustarte