Está en la página 1de 6

Aula 10 e 11 UNIDADE IV DA PERICLITAO DA VIDA E DA SADE 4.1 Perigo de Contgio Venreo artigo 130 do Cdigo Penal Art.

rt. 130 - Expor algum, por meio de relaes sexuais ou qualquer ato libidinoso, a contgio de molstia venrea, de que sabe ou deve saber que est contaminado: Pena - deteno, de trs meses a um ano, ou multa. 1 - Se inteno do agente transmitir a molstia: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. 2 - Somente se procede mediante representao. 4.1.1 Objetividade Jurdica Protege a vida e a sade da pessoa. Assim expor algum, por meio de relaes sexuais ou qualquer ato libidinoso, a contgio de molstia venrea, de que sabe ou deve saber que est contaminado: a pena de deteno, de 3 meses a 1 ano, ou multa. 4.1.2 - Classificao Doutrinria: - Crime Comissivo, porque ao se expor comete uma ao. Sendo dolo de perigo. - Crime de Forma Vinculada, s podendo ser cometido por meio de relao sexual ou ato libidinoso. - Crime Formal, no exigindo o resultado naturalstico. - Crime Instantneo, porque a consumao se opera de maneira instantnea, no se prolongando no tempo. - Crime Plurisubsistente, porque uma conduta integrada por vrios atos. - Crime Prprio, porque demanda sujeito ativo qualificado: pessoa contaminada com molstia venrea. 4.1.3 - Elemento Objetivo o dolo de perigo. No existe a forma culposa. Ao nuclear do tipo o verbo expor, que significa: colocar em perigo ou deixar descoberto. O objeto da conduta o contgio da molstia venrea. 4.1.4 - Sujeitos Ativo e Passivo O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa contaminada por doena sexualmente transmissvel (DST). O sujeito passivo pode ser qualquer pessoa, inclusive a pessoa que exerce a prostituio, pois tal profisso no a isenta dos seus direitos. A expresso relao sexual pode ser abrangente ao coito que a unio estabelecida entre duas pessoas, atravs da prtica sexual. Trata-se de expresso mais abrangente do que conjuno carnal, a qual se limita cpula (pnis/vagina), pois tambm abrange o sexo anal e oral. O ato libidinoso a ao que d ao autor prazer e satisfao sexual. Trata-se de expresso de mxima abrangncia, envolvendo desde conjuno carnal, passando pela relao sexual at atingir qualquer tipo de ato tendente a satisfazer a lascvia do agente, ex.: carcias corporais, beijos sensuais, entre outros. O tipo penal envolveu toda forma de ato sexual possvel de transmitir a doena venrea. Molstia Venrea toda doena transmissvel atravs de contato sexual e qualificada como venrea. Essa qualificao em venrea necessita ser conceituada pela medicina, no ficando a critrio do legislador definida ex.: Sfilis; Gonorria; Cancro Mole; etc

Obs: Com utilizao do preservativo no configura o delito, pois inexiste a conduta que colocar em perigo o sujeito passivo. Embora, seja crime abstrato, indispensvel que o ncleo do tipo se concretize. O que somente se d, se o agente atuar sem qualquer proteo. 4.1.5 Elemento Subjetivo. O ncleo do tipo expor um crime de perigo, quando expe a vtima. - Dolo Direto - na expresso que sabe o agente tem conhecimento pleno de seu estado de enfermidade e, ainda assim, mantm com a vtima relao sexual capaz de transmitir a doena. Neste caso, h dolo direto de perigo, que a vontade de expor outra pessoa ao perigo. - Dolo Eventual - j na expresso deve saber h dolo eventual, uma vez que diante do estado de sade que apresenta o agente deveria ter noo que est contaminado. Ao manter relaes sexuais ou praticar qualquer ato libidinoso com a vtima ele assume o risco de transmitir a doena. Objetos Materiais - a pessoa que mantm relao sexual com o contaminado. Objetos Jurdicos so a vida e a sade. Art. 130, 1 - Se inteno do agente transmitir a molstia: a pena de recluso, de 1 a 4 anos, e multa.

Neste o dolo de dano, consistindo uma exceo no contexto do delito de perigo, que o perigo de contagio venreo, pois se trata da hiptese em que o agente sabe estar contaminado e quer transmitir a doena. Note-se, que pela prpria pena o crime considerado mais grave, uma vez que o agente ficar em curso nas penas de 1 a 4 anos e multa. Semelhante leso corporal grave, um delito formal de dano, pune-se a conduta do agente de manter relao sexual ou praticar ato libidinoso com a vtima desejando-lhe contaminar. Havendo ou no o contagio, o agente responder pelo art. 130 1 - s engloba leso corporal de natureza leve. No caso de, ao transmitir a doena, causar leses graves na vtima, poder o agente responder por leso grave ou gravssima e at por leso corporal seguida de morte, dependendo o caso. Se houver leso corporal leve fica absorvida pelo delito mais grave, que aquele descrito no art. 130 1. Pode ocorrer 4 (quatro) situaes: 1 - Se o agente sabe estar contaminado e mantm relao sexual com a vtima, sem a pretenso de transmitir a doena, mas expondo o sujeito passivo a perigo, responder pelo art. 130, caput. 2 - Se o agente deve saber estar contaminado e pratica a mesma conduta descrita no item anterior, responder pelo art. 130, caput. 3 - Se o agente sabe estar contaminado e quer transmitir a doena no contato sexual conseguindo ou no o contagio, responder pelo art. 130, 1. 4 - Se o agente sabe estar contaminado e quer transmitir a doena com a inteno de afetar a sade da vtima, responder por leso corporal grave ou gravssima do art. 129, 1 e 2 do CP ou se for o caso, por leso corporal seguida de morte do art. 129, 3 do CP. Obs.: Se a vtima estiver com sade debilitada e o agente tiver inteno de contaminar a vtima e esta vem a morrer, responder pelo art. 121 do CP. 4.1.6 - Classificao Doutrinria Tentativa, que ocorre quando o agente no chega a consumao do crime por circunstncias alheia a sua vontade - Crime de Ao Penal Pblica Incondicionado. - crime de Dano, pois causa efetiva leso ao bem jurdico tutelado. - Crime de Efeitos Permanentes, uma vez consumado no h como desaparecer seus efeitos, pois so irreversveis. - Crime de Mo Prpria, s podendo ser cometido pela gestante, e no admite co-autoria.

- Crime Condicionado a representao pblica. - Crime Comissivo, porque se consuma por ao. - Crime Comissivo Instantneo, pois se consuma por ao de maneira instantnea. - Crime Comum, pois pode ser cometido por qualquer pessoa. - Crime de Forma Livre, porque pode ser cometido por qualquer forma eleito pelo agente.. - Crime Formal, no exigindo o resultado naturalstico. - Crime Instantneo, porque a consumao se opera de maneira instantnea, no se prolongando no tempo. - Crime Monosubjetivo, podendo ser cometido por uma pessoa e, eventualmente, ser cometido por mais pessoas - Crime Material, pois na consumao exige resultado naturalstico: dano, leso ou morte - Crime Omissivo, pois a consumao se d por omisso por parte do agente. - Crime Plurissubjetivo, porque a conduta , necessariamente, cometida por mais de uma pessoa. - crime plurisubsistente, uma vez que pode ser transmitido atravs de vrios atos. - Crime Prprio, porque demanda sujeito ativo qualificado. - crime prprio, pois demanda que ao sujeito ativo uma qualidade especial. - Crime Unisubjetivo, podendo ser praticado por um s agente. - Crime Unisubsistente, pois a consumao: transmisso da doena grave se d em um nico ato. 4.1.7 - Consumao No momento da prtica do ato que resulta em perigo concreto. 4.1.8 - Tentativa possvel. 4.1.9 - Ao Penal A ao penal pblica condicionada a representao, pois assim est expresso no art. 130, 2. Obs.: Quando a ao pblica condicionada representao, sempre vem expressa no tipo. 4.2 Perigo de Contgio de Molstia Grave Art. 131 do Cdigo Penal Art. 131 - Praticar, com o fim de transmitir a outrem molstia grave de que est contaminado, ato capaz de produzir o contgio: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. Praticar, com o fim de transmitir a outrem molstia grave de que est contaminado, ato capaz de produzir o contgio: a pena de recluso, de 1 a 4 anos, e multa. Apesar do tipo penal estar situado no capitulo referente aos crimes de perigo, o delito descrito no art. 131, da mesma forma que o previsto no art. 130, 1 formal e de dano, com dolo no dano. O agente pratica ato capaz de produzir o contagio de molstia grave da qual portador, com claro objetivo de transmitir o mal a outrem, portanto, causando-lhe dano a sade o que leso corporal. 4.2.1 - Objetividade jurdica.

A incolumidade fsica e a sade da pessoa humana. 4.2.2 - Sujeito ativo e passivo. Qualquer pessoa. O Sujeito passivo. Qualquer pessoa, desde que ainda no contaminada. 4. Tipo objetivo. O crime caracterizase pela prtica de qualquer ato, uma vez evidenciado que ele pode transmitir a molstia, exigncia feita pelo prprio tipo penal (beijo, aperto de mo, injees etc.). Trata-se de crime de ao livre, j que admite qualquer meio de execuo, desde que apto a efetuar a transmisso. A lei refere-se transmisso de molstia grave (que provoca sria perturbao da sade), pouco importando se incurvel ou no. Deve ser, entretanto, contagiosa, ou como exige a lei, transmissvel. As molstias venreas, sendo elas graves, podem tipificar o crime em tela, desde que o perigo de contgio no ocorra atravs de ato sexual, j que, nesse caso, aplica-se o art. 130 do Cdigo Penal. 4.2.3 - Elemento subjetivo. Trata-se de crime de perigo com dolo de dano que apenas se caracteriza quando o agente quer transmitir a molstia. Em razo disso, admite apenas o dolo direto, excluindo-se o dolo eventual. Como a lei no prev modalidade culposa, o fato ser atpico se o agente atua apenas de forma imprudente e no ocorre a transmisso da doena. Haver, entretanto, crime de leso culposa se acontecer a transmisso. 4.2.4 - Consumao. No exato instante da prtica do ato, independentemente da efetiva transmisso da doena. Trata-se, pois, de crime formal. Se, no caso, ocorre a transmisso de doena que implica leso leve, ficaro estas absorvidas, mas se implicarem leses graves ou morte, o agente ser responsabilizado apenas por crime de leso corporal de natureza grave ou homicdio. o entendimento de Damsio E. de Jesus, o qual nos parece mais adequado hiptese em tela. 4.2.5 - 7. Tentativa. possvel. 4.2.6 - Qualificao doutrinria. Crime formal, com dolo de dano, comum, simples, comissivo, de forma livre e instantneo. 4.2.7 - Ao penal. Pblica incondicionada. 4.3 - Perigo Para a Sade ou Vida de Outrem Art. 132 do Cdigo Penal Art. 132 - Expor a vida ou a sade de outrem a perigo direto e iminente: Pena - deteno, de trs meses a um ano, se o fato no constitui crime mais grave. 4.3.1 - Objetividade Jurdica A vida e a sade da pessoa. 4.3.2. - Sujeito Ativo Qualquer pessoa. 4.3.3 - Sujeito Passivo Qualquer pessoa. No se exige qualquer vinculao ou ligao jurdica entre autor e vtima. 4.3.4 - Tipo Objetivo

Expor algum a perigo significa criar ou colocar a vtima em uma situao de perigo de dano. Trata-se de crime de ao livre, que admite qualquer forma de execuo: fechar veculo, abalroar o veculo da vtima, desferir golpe com instrumento contundente prximo vtima etc. O crime em anlise pode tambm ser cometido por omisses como, por exemplo, o caso de patro que no fornece aparelhos de proteo a seus funcionrios, desde que disso resulte situao concreta de perigo, j que o no cumprimento das normas de segurana, visto por si s, caracteriza contraveno penal do art. 19 da Lei n. 8.213/91 (legislao referente a benefcios previdencirios e acidentrios). necessrio, ainda, que o perigo seja: Direto: aquele que atinge pessoa(s) certa(s) e determinada(s). Tratase, pois, de crime de perigo concreto, uma vez que exige prova de que o agente objetivava efetuar a conduta contra uma ou mais pessoas determinadas. Se o agente visa nmero indeterminado de pessoas, haver crime de perigo comum previsto nos arts. 250 e ss. do Cdigo Penal. . Iminente: aquele que pode provocar imediatamente o dano; o perigo imediato. 4.3.5 - Pena Ao tratar da pena desse delito, o legislador estabeleceu uma hiptese de subsidiariedade expressa, porque a lei diz que o agente somente responder pelo art. 132 do Cdigo Penal se o fato no constitui crime mais grave. At pouco tempo, o agente que efetuasse disparo de arma de fogo prximo vtima, na via pblica, respondia pelo crime em estudo; caso efetuasse o disparo para cima, sem expor pessoa determinada a perigo, responderia apenas pela contraveno penal do art. 28 da LCP. Atualmente, entretanto, a soluo no pode ser mais a mesma, j que houve alterao na legislao, com o advento do Estatuto do Desarmamento (Lei n. 10.826/03) que, em seu art. 15, tipificou como crime a conduta de disparar arma de fogo ou acionar munio em local habitado ou em suas adjacncias, em via pblica ou em direo a ela, desde que o fato no constitua crime mais grave. Nesse ltimo caso, de crime mais grave, afasta-se a aplicao do art. 132 do Cdigo Penal. Dessa forma, as hipteses passaram a ser as seguintes: . disparo prximo pessoa determinada para gerar risco a ela, ou disparo efetuado para cima (sem visar pessoa determinada), caracterizam o crime mais gravoso da lei especial, desde que o fato ocorra na via pblica ou em direo a ela; . disparo efetuado em recinto fechado se visa causar perigo pessoa determinada, caracteriza o crime do art. 132; se no visa, atpico; se o agente, em qualquer local, efetua o disparo com inteno de matar a vtima, mas no a atinge, responde por tentativa branca de homicdio. evidente tambm que, qualquer que seja o modo de execuo, deixa de haver o crime de perigo para a vida ou sade de outrem quando a vtima atingida e sofre leses graves ou morre. Nesses casos, o agente responder por leses corporais ou homicdio, doloso (dolo eventual) ou culposo, dependendo da hiptese. 4.3.6 - Causa de Aumento Pargrafo nico. A pena aumentada de um sexto a um tero se a exposio da vida ou da sade de outrem a perigo decorre do transporte de pessoas para a prestao de servios em estabelecimentos de qualquer natureza, em desacordo com as normas legais. ( Includo pela Lei n 9.777, de 29.12.1998) A Lei n 9.777/98 acrescentou um pargrafo nico ao art. 132, estabelecendo uma causa de aumento de pena, de um 1/6 a um 1/3, se a exposio da vida ou da sade de outrem decorrer do transporte da pessoa para a prestao de servios em estabelecimento de qualquer natureza, em desacordo com as normas legais. inegvel que a finalidade do dispositivo apenar mais gravemente os responsveis pelo transporte de trabalhadores rurais (bias-frias) que o fazem sem os cuidados necessrios para evitar acidentes com vtimas. Pelo texto da lei, somente haver aumento de pena se houver desrespeito s normas legais destinadas a garantir a segurana. Essas normas esto descritas no Cdigo de Trnsito Brasileiro. O aumento da pena pressupe tambm a ocorrncia de perigo concreto. 4.3.7 - Elemento Subjetivo. o dolo de perigo em relao a pessoa(s) determinada(s). No admite modalidade culposa. Havendo dolo de dano, o agente responder por outro crime. 4.3.8 Consumao. No momento da prtica do ato que resulta em perigo concreto.

4.3.9 Tentativa. possvel. 4.3.10 Concurso de crimes. Por se tratar de crime subsidirio, entende-se aplicvel o concurso formal. Assim, ainda que com uma s conduta o agente exponha vrias pessoas a uma situao de risco, haver crime nico.

4.3.11 Qualificao Doutrinria. Crime de perigo concreto, comum, doloso, de ao livre, comissivo ou omissivo, simples, instantneo e subsidirio. 4.3.12 Ao Penal Pblica incondicionada.

También podría gustarte