Está en la página 1de 2

A LOAS Lei Orgnica da Assistncia Social, de n 8.742, de 7 de dezembro de 1993, dispe sobre a organizao da assistncia social no Brasil.

. o instrumento legal que regulamenta os pressupostos constitucionais, ou seja, aquilo que est escrito na Constituio Federal, nos seus Artigos 203 e 204, que definem e garantem o direito assistncia social. A LOAS institui benefcios, servios, programas e projetos destinados ao enfrentamento da excluso social dos segmentos mais vulnerabilizados da populao. Os pressupostos constitucionais de assistncia social tambm se concretizam por intermdio da Poltica Nacional de Assistncia Social.
Benefcio de Prestao Continuada da Assistncia Social BPC-LOAS ao idoso e pessoa com deficincia O Benefcio de Prestao Continuada da Assistncia Social BPC-LOAS, um benefcio da assistncia social, integrante do Sistema nico da Assistncia Social SUAS, pago pelo Governo Federal, cuja a operacionaliizao do reconhecimento do direito do Instituto Nacional do Seguro Social INSS e assegurado por lei, que permite o acesso de idosos e pessoas com deficincia s condies mnimas de uma vida digna. QUEM TEM DIREITO AO BPC-LOAS: - Pessoa Idosa - IDOSO: dever comprovar que possui 65 anos de idade ou mais, que no recebe nenhum benefcio previdencirio, ou de outro regime de previdncia e que a renda mensal familiar per capita seja inferior a do salrio mnimo vigente. - Pessoa com Deficincia - PcD: dever comprovar que a renda mensal do grupo familiar per capita seja inferior a do salrio mnimo, dever tambm ser avaliado se a sua deficincia o incapacita para a vida independente e para o trabalho, e esta avaliao realizada pelo Servio Social e pela Pericia Mdica do INSS. Para o clculo da renda familiar per capita considerado o conjunto de pessoas composto pelo requerente, o cnjuge, o companheiro, a companheira, os pais e, na ausncia de um deles, a madrasta ou o padrasto, os irmos solteiros, os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que vivam sob o mesmo teto. O benefcio assistencial pode ser pago a mais de um membro da famlia desde que comprovadas todas a condies exigidas. Nesse caso, o valor do benefcio concedido anteriormente ser includo no clculo da renda familiar. O benefcio deixar de ser pago quando houver superao das condies que deram origem a concesso do benefcio ou pelo falecimento do beneficirio. O benefcio assistencial intransfervel e, portanto, no gera penso aos dependentes.

Como requerer o Benefcio de Prestao Continuada da Assistncia Social BPC-LOAS nas agncias
o o o

Documentos Solicitados para pedir o benefcio assistencial Formulrio para requerimento do Benefcio de Prestao Continuada da Assistncia Social - BPC-LOAS / Lei n 8.742/93 Declarao sobre a composio do grupo e da renda familiar do idoso e da pessoa portadora de deficincia

Legislao especfica:

Reviso do BPC-LOAS, art. 21 da Lei n 8.742/1993

O trabalho apresenta as diversas expresses da questo social no Brasil, configuradas a partir da crise dos anos 1970. A anlise emprica destas expresses tem como referncia o governo Lula, cuja marca poltica na campanha eleitoral tinha como destaque o campo social. O foco so os processos sociais excludentes, referenciados por matrias de jornais e revistas de maior circulao Folha de So Paulo, O Globo, Veja publicadas entre 2001 e 2004. Para dar visibilidade s aes estatais para o campo social, o presente trabalho enfoca os diversos programas e projetos institudos pelo atual governo, com destaque para o Fome Zero, considerado o carro-chefe dos programas sociais. Apesar de sua importncia, o Fome Zero sofreu inmeras crticas, tanto em relao sua concepo quanto montagem institucional para operacionaliz-lo. O resultado foi a sua reestruturao. O Carto-Alimentao, principal ao do programa, foi incorporado ao Bolsa-Famlia, e o Ministrio da Segurana Alimentar e Combate Fome, criado exclusivamente para gerenci-lo, foi absorvido pelo do Desenvolvimento Social. A estratgia governamental foi unificar em um s programa Bolsa-Famlia todos os programas de transferncia de renda.

También podría gustarte