Está en la página 1de 15

1

O tratamento da informao nas sries iniciais: Leitura e criao de grficos e tabelas


Elizabete Zandonadi Meneguelli 1, Sidnei Pereira dos Santos2
Resumo - A experincia relatada foi realizada com alunos de 4 e 5 ano da Escola Paran, localizada
na rea rural do municpio de Presidente Mdici RO. A escola apresenta classe multisseriada de 1 ao 5 ano do Ensino Fundamental, a mesma participa do Programa de Educao no Campo Escola Ativa; de forma atrativa, interessante proporcionando aos educando forma de buscar o real sentido da informao, tornando-os mais crticos e pensantes. As entrevistas e pesquisas realizadas na comunidade, tabulaes e anlises dos dados, representaes, anlises grficas e uso de planilhas eletrnicas representaram um reforo, uma atividade complementar na resoluo de problemas apresentados no mbito escolar. Este trabalho tem como objetivo discutir como pensar o trabalho pedaggico do Tratamento da Informao de forma significativa aos nossos educando.

Palavras-chave: Tratamento da informao; Informtica; Impresso; Realidade do aluno;


Comunidade escolar.

Introduo
A cada dia que passa, aumenta a necessidade de as pessoas estarem preparadas para refletir a respeito das informaes, para analisar, interpretar e tratar dados oriundos de diferentes modalidades de publicaes, pesquisas e estudos. No passado, no tnhamos um volume to significativo de informaes. Poucas pessoas tinham acesso aos meios de comunicao, como televiso, jornais, revistas e, principalmente, Internet. Para conseguirmos compreender bem todas as informaes em que somos envolvidos, precisamos de mecanismos que nos auxiliem a coletar, organizar e interpretar dados utilizando diversos tipos de registros, tais como grficos e tabelas. Por isso, to importante que a criana, desde o incio do processo de letramento, esteja em contato com instrumentos que a ajudem a fazer uma boa leitura do mundo que a cerca. Ao propor esses contedos, espera-se que o aluno possa recolher dados sobre fatos e fenmenos do cotidiano e, utilizando-se de procedimentos de organizao, possa express-los com instrumentos que representem a organizao dos dados e facilitem sua visualizao. Espera-se, ainda, que o aluno inicie o processo de fazer previses das informaes que possui. O Tratamento da Informao um dos blocos de contedos propostos pelos Parmetros Curriculares Nacionais. Assim, a Estatstica, que um ramo da Matemtica Aplicada, est diretamente relacionada ao ensino de Matemtica no Ensino Fundamental, inclusive para as sries iniciais. Juntamente com a evoluo da humanidade, vem a necessidade da investigao de fenmenos no apenas sociais, mas tambm polticos, econmicos, financeiros e outros mais. Assim a Estatstica apresenta-se como um mtodo ou uma ferramenta no auxlio desses fenmenos. Para o segundo ciclo, os Parmetros avanam ainda mais em suas metas e propem para o 1 ciclo (1 e 2 sries) e 2 ciclo que atribudo as turmas de 3 e 4 sries, a coleta, a organizao e a anlise de informaes, a construo e interpretao de tabelas e grficos

1
2

betzandonadi@hotmail.com; Fundao Universidade Federal de Rondnia. sidps2608@yahoo.com.br ; Fundao Universidade Federal de Rondnia.

dando destaque especial para o tratamento da informao pelo fato de o aluno ter melhores condies de desenvolver pesquisas de acordo com sua realidade. A Estatstica destacou-se na Inglaterra, no sculo XVII, a partir das tbuas de mortalidade. Hoje, pode-se contemplar a Estatstica em trs reas: Descritiva, Probabilidade e Inferncia. A Estatstica Descritiva a que usa nmeros para descrever fatos e compreender a organizao, o resumo e, de modo geral, a simplificao de informaes. A Probabilidade enquadra-se nas situaes que envolvem o acaso, ou seja, para exprimir uma chance de ocorrncia de determinado evento. J a Inferncia diz respeito anlise e interpretao de dados de uma amostra. Pelo fato de que atualmente muito frequente a apresentao das informaes fornecidas pelos meios de comunicao por meio de dados estatsticos organizados em tabelas, grficos, medidas espaciais etc., imprescindvel o tratamento da Estatstica. O projeto em execuo, por meio de implementao e interveno pedaggica, ofereceu aos alunos oportunidades de reflexo, interpretao, organizao e anlises dos dados explorando a estatstica em situaes do mundo real do aluno, por meio da leitura de diferentes formas de apresentao da informaes que circulam socialmente, objetivando: identificar o uso de tabelas e grficos para facilitar a leitura e a interpretao de informaes e construir formas pessoais de registros para comunicar informaes coletadas; Coletar e organizar informaes; interpretar e elaborar listas, tabelas simples, diagramas, grficos de barras para comunicar a informao obtida; resolver situaes desafiadoras envolvendo o raciocino com as quatro operaes; observar o uso de grficos e tabelas nos jornais e revistas; construir corretamente uma tabela a partir de um levantamento de dados; construir e analisar, com os dados estatsticos, grficos de barras, colunas e setores, manualmente e atravs de planilhas eletrnicas e demais softwares da informtica.

1. Metodologia: desenvolvimento das atividades


A implementao ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paran, de Presidente Mdici, um dos municpios que margeiam a BR 364, em Rondnia, durante os meses de abril, maio e junho do corrente ano, nas turmas do 4 e 5 ano do Ensino Fundamental, num total de 16 alunos, oriundos da rea rural do Municpio, onde h pouco acesso a jornais, revistas e outros meios de comunicao social. Pensando nesta realidade, foram desenvolvidos vrios trabalhos para lev-los a obter informaes referentes ao seu cotidiano. O desenvolvimento do trabalho iniciou com uma conversa sobre nosso dia-a-dia e o contato com as diferentes formas de organizar informaes, a partir do ambiente escolar, considerado como oportunidade de aprender a observar e analisar esses instrumentos. Foi

proposta turma uma pesquisa sobre grficos em jornais e revistas, em grupos de quatro alunos, a partir da distribuio de materiais que contenham vrios tipos de grficos de barras, colunas, linhas, pizza e suas respectivas funes. J familiarizados com os contedos, realizaram uma pesquisa nas certides de nascimento, sobre os meses de aniversrio de cada aluno, calendrio de 2012, apostilas de datas comemorativas e outros documentos. Em seguida, realizaram a montagem de um calendrio marcando o recesso escolar, datas comemorativas, reunies de pais e aniversariante do ms. Apresentaram as informaes com grfico de colunas. So apresentados, a seguir, exemplos de atividades desenvolvidas pelos alunos:
Fig 1 Dom 3 10 17 24Padroeiro Seg 4 11 18-Dia do Evanglico 25 Ter 5 12 19 26 JUNHO/2012 Quar 6 13 20 - niver da Elen 27 Quin 7 14 21 28 Sex 1 8 15 22 29- Reunio de Pais Sb 3 9 16- niver da cidade 23 30

Fig 2

Os alunos realizaram essa pesquisa e apresentaram as informaes da figura 1 e 2, no caderno e a transposio, logo em seguida, para a planilha eletrnica Excel. Os estudos sobre a comunidade foram assim realizados: Em uma roda de conversa, os alunos foram questionados sobre quantidade de moradores da comunidade e, para obter essa informao, deveriam fazer uma pesquisa para saber ao certo qual populao do lugar onde vivem, alm de conhecer tambm, produo

agrcola e pecuria, faixa etria dos moradores, sexo, tipo de moradia, meios de transporte e meios de comunicao mais usados. As turmas fizeram o levantamento das famlias e a distribuio entre eles para visita e coleta de dados. Com o questionrio em mos e o auxlio dos pais, os alunos realizaram a pesquisa e destacaram como ponto forte a acolhida e o apoio dos moradores para realizao das atividades. Ao trmino da pesquisa, foi realizada a tabulao dos dados, usando a planilha eletrnica e demais softwares, construram tabelas e grficos para apresentao das informaes coletadas. Inicialmente, os alunos no tinham nenhum conhecimento com o Software Excel, mas realizaram as tarefas sem muita dificuldade e com muito entusiasmo. O Municpio foi estudado e comparado com a comunidade da seguinte forma: Para conhecer melhor o Municpio de Presidente Mdici, foi realizado um estudo nos livros do IBGE disponibilizados para as escolas e pela a rede mundial de computadores para coletarmos dados referentes populao, por gnero, raa ou cor e residncia. As informaes foram apresentadas em tabelas e em grficos de colunas, e disco. Durante as aulas, surgiram dvidas sobre as diferentes raas ou cores existentes no Brasil, como a raa negra, branca, indgena e amarela, destacando-se, por isso, o interesse pela definio de cada raa ou cor e pela anlise da tipologia em que cada uma se enquadrava; foi verificado que, no texto, aparecia a palavra preto no lugar de negro, o que proporcionou a discusso sobre o preconceito racial ou racismo. So representados, por meio de grficos, exemplos de atividades realizadas com as turmas:

Grfico A O grfico A, apresenta a populao do Municpio de Presidente Mdici do sexo masculino e feminino, segundo dados do IBGE/2010.

Tabela A NEGRA BRANCA AMARELA INDGENA PARDA 1066 8687 261 27 12278

Grfico B A tabela A e o grfico B indicam a raa ou cor dos habitantes de Presidente Mdici- RO, conforme pesquisas feitas pelos alunos nos livretos e no site do IBGE/2010.

2. Referencial Terico
O Bloco Tratamento da Informao aparece pelo fato de que ao se lanar olhares para a sociedade atual, percebe-se que muitas informaes chegam at as pessoas ao mesmo tempo e, assim, necessrio que elas aprendam selecionar, analisar e interpretar estas informaes para que possam tomar suas decises. Nessa perspectiva, os Parmetros Curriculares Nacionais (1997, p. 25) apontam que a compreenso e a tomada de decises, diante de questes polticas e sociais, tambm dependem da leitura e interpretao de informaes complexas, muitas vezes contraditrias, que incluem dados estatsticos e ndices divulgados pelos meios de comunicao. Essa importncia atribuda ao tratamento da informao justificada, pela forte demanda social:
cada vez mais frequente a necessidade de se compreender as informaes veiculadas, especialmente pelos meios de comunicao, para tomar decises e fazer previses que tero influncia no apenas na vida pessoal, como na de toda a comunidade. Estar alfabetizado, neste de sculo supe saber ler e interpretar dados apresentados de maneira organizada e construir representaes, para formular e resolver problemas que impliquem o recolhimento de dados e a anlise de informaes. Essa caracterstica da vida contempornea traz ao currculo de Matemtica uma demanda em abordar elementos da estatstica, da combinatria e da probabilidade, desde os ciclos iniciais. (BRASIL, 1997, p. 131, 132)

O texto acima reflete opes metodolgicas adotadas nos PCN, que so influenciadas pelas teorias mais recentes de ensino e de aprendizagem. Nessas teorias, preconiza-se que se direcione o ensino escolar para a aquisio de competncias bsicas necessrias participao ativa e consciente do cidado na sociedade em que vive e no apenas para o preparar para etapas posteriores de sua escolarizao. A proposta de se abordar o tratamento da informao desde os anos iniciais resulta da concepo, hoje advogada por muitos, de que ao longo da aprendizagem escolar, os contedos devem ser abordados e retomados, de forma gradualmente mais extensa e aprofundada. Defende-se, tambm, que o aluno desempenhe um papel ativo na

construo de seu conhecimento; que se d nfase resoluo de problemas vinculados ao contexto social; e que sejam valorizadas as conexes entre os vrios ramos do saber abordados na escola. Como diz Paro (1997, p. 30),
Nessa perspectiva, a escola por sua maior aproximao s famlias constitui-se em instituio social importante na busca de mecanismos que favorea um trabalho avanado em favor de uma atuao que mobilize os integrantes tanto da escola, quanto da famlia, em direo a uma maior capacidade de dar respostas aos desafios que impe a essa sociedade. A escola deve utilizar todas as oportunidades de contato com os pais, para passar informaes relevantes sobre seus objetivos, recursos, problemas e tambm sobre as questes pedaggicas. S assim, a famlia ir se sentir comprometida com a melhoria da qualidade escolar e com o desenvolvimento de seu filho como ser humano.

Ou seja, a famlia exerce um importante papel no desenvolvimento da aprendizagem. A parceria da famlia com a escola e comunidade sempre ser fundamental para o sucesso da educao de todo indivduo. Quando se fala em vida escolar e sociedade, no h como no citar o mestre Paulo Freire (1999 p. 18), quando diz que:
A educao sozinha no transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se opo progressista, se no se est a favor da vida e no da morte, da equidade e no da injustia, do direito e no do arbtrio, da convivncia com o diferente e no de sua negao, no se tem outro caminho se no viver a opo que se escolheu. Encarn-la, diminuindo, assim, a distncia entre o que se diz e o que se faz.

Sabe-se que fenmenos e acontecimentos podem ser observados e descritos de vrias maneiras, conforme Nazareth (2003), [...] para tal, necessitamos de meios de comunicao claros, sintticos, objetivos. Sendo assim, a estatstica serve de ferramenta fundamental para compreendermos tantas informaes presentes no nosso dia-a-dia.

3. Consideraes finais
Quanto leitura e interpretao de grficos, os depoimentos dos discentes evidenciam que os contedos referentes ao bloco Tratamento da Informao integram o processo ensinoaprendizagem de Matemtica e demais disciplinas e os levaram a demonstrar interesse pelo tratamento e leitura da informao sobre fatos do cotidiano. Observamos tambm que, durante o desenvolvimento das atividades, na fase de interveno, os alunos demonstraram maior facilidade para compreender que os dados representados no grfico relacionavam-se com os da tabela. O trabalho com Tratamento da Informao, incluindo-se o uso do ambiente computacional para a organizao e anlise de informaes, foi uma experincia inovadora. Muitas foram as atividades realizadas no computador no desenvolvimento de conceitos estatsticos, podendo-se observar que os alunos acabaram por ter mais acesso ferramenta computador, uma vez que o projeto tambm tinha esse direcionamento.

Valente (2004), em uma anlise dos diferentes tipos de softwares utilizados na educao, discutiu a forma como muitos educadores vem o uso do computador na sala de aula. O autor afirma que muitos professores entendem que o computador, na educao, serve para motivar o aluno e uma ferramenta da atualidade que resulta em facilidade para a prtica educativa. A educao est intimamente ligada generalizao do fato de que o computador entrou em nossas vidas para facilitar as atividades desenvolvidas em sala de aula, alm de introduzir os conceitos bsicos do tratamento da Informao, proporcionando-nos a incluso digital. Para verificar se os alunos so capazes de ler informaes contidas em grficos e tabelas, foram propostas diversas atividades que os levavam a obter as informaes que necessitavam para realizao das tarefas. Os procedimentos de avaliao dos pontos positivos e negativos ocorreram durante as atividades realizadas, que, depois que aprenderam a realizar as atividades com a tecnologia, o interesse pelo caderno diminuiu, principalmente na construo dos grficos. O computador mais atraente e rpido por ser uma ferramenta de auxlio matemtico, o que era desconhecido pelos mesmos. Com a realizao dessa experincia pedaggica, verificou-se que os jornais, revistas, televiso e livros didticos serviram para relacionar o eixo temtico com as atividades do cotidiano dos alunos. Este projeto foi realizado de modo interdisciplinar, envolvendo Matemtica e demais disciplinas como: Geografia, Histria e Informtica.

5. Referncias
Livro Pr Letramento- Fascculo:Tratamento da Informao Matemtica orientao para o professor - SAEB/Prova Brasil BRASIL, Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais. (3 e 4 ciclo) Matemtica/ Secretaria de Educao Fundamental: Braslia MEC/SEF. 1998o Dirio CENSO 2010: http://www.censo2010.ibge.gov.br/dados_divulgados/index.php?uf=11 Acesso em: 30 de abril 201 BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais. 1 a 4 s r i e , Ministrio Educao,Secretaria de Educao Fundamental Braslia: MEC/SEF, 1997.CAZORLA, I. M. COSTA, N. & MAGINA, S. Interpretao de Diagramas em Ambiente Computacional por Professoras das Sries Iniciais do ensino Fundamental ANAL: Livro de Resumos do I SIPEM - Vol 1, pp.46. Serra Negra, So Paulo, Brasil. Novembro de VALENTE, J. A. Anlise dos diferentes tipos de software usados na educao. Disponvel em <http://www.educacao.rr.gov.br/valente.htm> Acesso em 05 de abril. 2012 CAZORLA, I. M. A relao entre a habilidade viso-pictrica e o domnio de conceitos estatsticos na leitura de grficos. Campinas, 2002. Tese (Doutorado em Educao), Universidade Estadual de Campinas.

APNDICE Primeira etapa: Leitura de Grficos e Tabelas Propor turma uma pesquisa sobre grficos em jornais e revistas. Dividir os alunos em grupos de quatro e distribuir materiais que contenham vrios tipos de grficos - barras, linhas, pizza etc. Certificar-se de que os grficos escolhidos tratam de temas que os alunos tm familiaridade, como nmero de alunos na escola, dados sobre desmatamento, populao etc. Colocar no quadro algumas perguntas norteadoras, como: - Que tipo de informao cada grfico apresenta? - Qual deles vocs julgam mais fcil de ler? Por qu? Pedir que os alunos registrem as informaes no caderno e, em seguida, abrir a discusso sobre as caractersticas e a adequao de cada formato s informaes nele contidas. Pedir que os alunos elejam o formato que lhes parece mais fcil. bem provvel que sejam escolhidos os grficos de barras verticais. Segunda etapa: trabalhando o calendrio. Explorar com os alunos como o tempo medido (horas, dias, meses, ano, etc.). Logo aps divida a turma em pequenos grupos e entregue a cada grupo um calendrio do ano completo, visitar o laboratrio de informtica e preparar um modelo do calendrio do ms em branco. O grupo deve preencher o calendrio, identificar e registrar, se houver, os feriados do ms. Em seguida, organizar um calendrio anual, utilizando os calendrios mensais que foram preenchidos por eles. Nesse calendrio, cada aluno deve registrar o seu aniversrio, os dias de provas, reunies de pais, frias e as datas comemorativas da escola. Exemplo: MAIO/2012 Domingo Segundafeira

6 13 20 27

7 14 21 28

Tera feira 1-dia do trabalho 8 15 22 29

Quarta feira 2 9 16 23 30

Quinta feira 3 10 17 24

- Sexta feira 4 11 18 25

- Sbado 5 niver da Elen 12 19 26

Terceira etapa: Os alunos devem fazer uma tabela no caderno com os meses e o aniversario de cada aluno e transpor para um cartaz. Exemplo:

ANIVERSARINATES DA CLASSE NOME Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Agos Set Out Nov dez Vitor Taiane Bianca Bruno M.Eduarda Ellen Diogo Mateus Leonardo Joana Carlos Paulo Gustavo Livia Geovana Luana Alexandre

Quarta etapa: Com organizar: - Um grfico com a quantia de aniversariante em cada ms. - Um grfico por idade. - Um grfico com o ano de nascimento dos alunos Quinta etapa: Pesquisa de campo Os alunos devero pesquisar, junto a sua famlia, quais os produtos agrcolas que cultivam em sua propriedade e fazer um comparativo de preos dos anos de 2011 e 2012. Organizar tabela com os dados colhidos. Exemplo PRODUTOS AGRCOLA VALOR DO PRODUTO 2011 2012 Caf Tomate Sexta etapa: Os alunos devero pesquisar, junto a sua famlia, quantidade de animais criados em sua propriedade com coleta de dados. Sexta etapa:

10

ANIMAIS Bovinos Sunos Equinos Bufalinos Caprinos Aves

QUANTIDADE MACHO FMEA

TOTAL

Organizar um grfico de barras para representar o tipo e a quantidade de animais. Stima etapa: Apresentar aos alunos os diferentes tipos de leitura infogrfica e suas respectivas funes. Solicitar que pesquisem em jornais, revistas ou livros didticos trs tipos de textos infogrficos (tabela, grficos e mapas). Descrever: - Tipo de texto. - Assunto: - Fonte de pesquisa: - Legenda: - Smbolos/cores Oitava etapa: Fazer uma pesquisa para saber a qual a populao da comunidade So Tiago por gnero, economia, faixa etria, meios de transporte e comunicao mais utilizados. Coletar e tabular os dados. Apresentar as informaes com diferentes tipos de grficos (barras, colunas, disco ou pizza). Organizar uma tabela e um grfico para tabulao dos dados. Nona etapa: Organizar uma tabela com a produo leiteira do ms de abril de 2012, com a quantidade de leite produzida por dia e o preo total no respectivo ms. Aps a coleta dos dados, digitar essa atividade usando o Excel. Dcima etapa: Pesquisar: - Populao de Presidente Mdici, IBGE 2010. - Preencher a tabela.

11

Populao de Presidente Mdici, IBGE 2010. Zona rural Masculino Feminino Zona urbana Total Masculino Feminino

1- H quantas mulheres em Presidente Mdici? 2- H quantas mulheres em Presidente Mdici? 3- Qual a populao de nosso municpio? Apresentar grficos de discos com as contendo informaes acima. Dcima primeira etapa: Anlise combinatria. Distribuir tabelas com figuras e solicitar que faam as combinaes possveis. Tais como sabores de sorvete, pecas de e cores de roupas, etc. Dcima segunda etapa: Solicitar que faam um levantamento das notas de Matemtica no 1 bimestre das turmas do 2, 4 e 5 ano, da Escola, e organizem estes dados em uma tabela. A partir dos dados dessa tabela, construir um grfico de linhas. Dcima terceira etapa: Fazer uma pesquisa para saber a qual a populao do Municpio de Presidente Mdici por gnero, zona rural e urbana, alfabetizados e no alfabetizados. Coletar os dados e apresentar as informaes com diferentes tipos de grficos (barras, colunas, disco ou pizza).

12

ANEXOS

Cada aluno digitou um ms e montaram calendrio do ano, marcando o recesso escolar, datas comemorativas, reunio de pais e aniversariante do ms. Para realizao dessa atividade, foram distribudos aos alunos calendrios do respectivo ano e foi realizada a pesquisa nas certides de nascimento de cada um para descobrir os aniversariantes de cada ms; com dados dos livros de datas comemorativas e no calendrio escolar, onde esto previstas as aulas e as reunio de pais e mestres, foram elaboradas tabelas com os dias e os meses. Aps, apresentaram as informaes com grfico de colunas.

13

Tabulao dos dados da pesquisa de campo realizada na Comunidade Pesquisa sobre a populao da Comunidade So Tiago. Em uma roda de conversa, os alunos foram questionados sobre quantas pessoas residiam na sua comunidade, arriscaram alguns palpites e foram instigados a realizar uma pesquisa para saber ao certo qual era a real populao do lugar onde moram, alm de conhecer tambm. Foi feita a contagem das famlias e a distribuio entre eles para visita e coleta de dados a serem levantados por meio de questionrio. Com auxlio dos pais, realizaram a pesquisa, cuja boa receptividade das famlias influenciou de forma positiva a realizao das atividades. Ao trmino da pesquisa, forram tabulados os dados. Usando a planilha eletrnica, apresentaram o trabalho com tabelas e grficos. Os mesmos no tinham nenhum conhecimento com o Software Excel, mas no tiveram dificuldade no decorrer das atividades.

14

Construo da tabelas e grficos sobre o meses dos aniversrios dos alunos

Ficha de frequncia escolar: tabela em planilha eletrnica.

15

Pesquisa realizada na Internet IBGE/2010 sobre a populao rural e urbana de Presidente Mdici.

También podría gustarte