Está en la página 1de 27

Universidade Federal Fluminense

Departamento de Engenharia Civil

Disciplina: Sistemas Estruturais 2

Professora: Eliane Maria Lopes Carvalho

Esta a conveno de sinais que devemos utilizar para elaborar os diagramas de esforos solicitantes. Ela referente ao sinal positivo, ou seja, se analisarmos a estrutura em questo vindo pela esquerda, olharemos na conveno o sentido da seta que vier em primeiro plano, se ela estiver no mesmo sentido que a reao apresentada na questo, ser positiva. Caso contrrio, ser negativa. Ex.: Ao olharmos num diagrama pela esquerda uma fora cortante barra vertical de uma estrutura em prtico que est com seu sentido para a esquerda, esta fora ser considerada positiva.

Tipos de Elementos Estruturais


a) Barra : possui duas dimenses reduzidas em relao terceira. Ex.: Vigas, pilares, barras de trelia, etc...

Seo Transversal da Viga

Viga

Eixo da Viga

Pilares

Obs.: Eixo da Viga: lugar geomtrico das centrides de suas sees transversais.

Seo Transversal do Pilar

b) Placa : possui uma dimenso reduzida em relao s outras duas.


Ex.: Lajes e cascas, sendo as lajes retas e as cascas curvas.

Laje

Vigas

c) Blocos : possui as trs dimenses considerveis.


Ex.: Blocos de fundaes, barragens, etc.

Barragem Bloco de Fundao

Pilar

Estacas

Tipos de Carregamentos Externos


a) Carga concentrada Ex.: Reao de uma viga apoiada em outra.

Representao esquemtica:

A
B A

P
B

b) Carga uniformemente distribuda :

Ex.: Peso prprio, peso de alvenaria apoiada em uma viga, reao de laje, etc. alvenaria alvenaria Representao esquemtica: R
q

laje

L R= q x L

viga

c) Carga triangular ou linearmente distribuda : Ex.: Presso hidrosttica atuante nas paredes de uma piscina.

L R

R= x Q x L

Apoios
Funo dos apoios : restringir graus de liberdade das estruturas, despertando com isso reaes nas direes dos movimentos impedidos.

Tipos de Apoios
a) Apoio de 10 gnero : impede apenas uma translao, permitindo translao na outra direo, bem como a rotao em torno dele. Exemplos:
Pino
Rolo

Representao esquemtica: ou

b) Apoio do 20 gnero, articulao ou rtula : impede as duas translaes, deixando livre a rotao. Exemplos : H H V V V pino Representao esquemtica : H

c) Apoio do 30 gnero ou engaste : impede as duas translaes e a rotao. estrutura Exemplos :

engaste H engaste Obs.: Neste caso a estrutura de apoio tem uma rigidez infinitamente maior.

estrutura
V

Representao esquemtica: H m H m

Aqui apresentamos uma estrutura bi apoiada, sendo o apoio da esquerda de 20 gnero e o da direita de 10. Colocamos ainda uma fora pontual de 50kN atuando no ponto mdio desta estrutura, que aqui possui 4,0m de extenso.

Como podemos ver, a fora pontual provocou reaes no eixo Y nos dois apoios da barra, sendo o somatrio destas reaes exatamente igual ao valor da carga em questo.

Neste caso no existem reaes no eixo X, j que no h carga horizontal atuando na barra ou mesmo carga inclinada com componente horizontal. Portanto, deduzimos que neste exemplo tambm no h diagrama de esforo normal.

Aqui demonstramos como seria o diagrama de esforo cortante do exemplo que demos baseado nas reaes do eixo Y. De acordo com a conveno, se analisarmos o diagrama a partir do lado esquerdo, a fora cortante ser positiva e no sentido da prpria reao de 25kN carga, tornando-se negativa aps ser somada carga pontual de 50kN e passando a ser zero quando somada novamente reao de 25kN.

Agora apresentamos o diagrama de momento fletor resultante do clculo das reas do diagrama de esforo cortante anteriormente demonstrado. Partindo do lado esquerdo do diagrama anterior, podemos calcular a rea como sendo: 25kNx2,0m , o que nos d um resultado de 50kNm como valor mximo de momento nesta questo. Este valor passa a ser zero quando somado segunda rea do diagrama de esforo cortante: -25kNx2,0m=-50kNm. Assim, passamos a ter +50kNm+(-50kNm)= 0.

Agora sugerimos uma estrutura em prtico com a atuao de duas cargas pontuais, sendo uma na horizontal e outra na vertical, como se pode observar.

Neste caso temos reao horizontal no apoio de 20 gnero igual fora de 7kN e no sentido contrrio ela. As reaes verticais somam o valor da carga pontual relativa ao eixo Y, de 10kN. Aqui tambm demonstramos o diagrama de esforo normal. Podemos observar que a reao de 0,4kN normal barra vertical e, como est comprimindo a mesma, possui sinal negativo. Continuando a observar a estrutura, somando-se essa reao de 0,4kN fora pontual de 10kN, temos um resultado de 9,6kN no sentido de compresso da barra vertical direita, sendo, portanto, tambm negativa. Obs.: No h esforo normal na barra horizontal porque a soma da fora pontual de 7kN com sua reao igual zero.

Partindo-se agora para o diagrama de esforo cortante observamos que a reao de 7kN horizontal perpendicular, ou seja, cortante, barra vertical da esquerda. Iniciamos o diagrama, ento, no sentido desta fora, que se mantm com valor constante at encontrarmos a prpria carga de 7kN, quando este valor zera. A partir da notamos que a reao vertical de 0,4kN cortante barra horizontal da estrutura, valor que se mantm at ser somado fora de 10kN no sentido oposto, o que resulta num valor negativo de 9,6kN. Este valor ser zerado ao ser somado reao tambm de 9,6kN do apoio de 10 gnero.

Partindo do mesmo princpio do exemplo anterior, elaboramos o diagrama de momento fletor a partir das reas do diagrama de esforo cortante, j que M=F x d, sendo M= momento; F= fora; d= distncia. Temos, ento, a primeira rea do diagrama de 7,0kNx2,0m=14kNm, resultado positivo e que se mantm constante at o fim da barra vertical, j que no h nenhuma outra fora que altere este resultado. Ao olharmos agora para a barra horizontal temos como momento inicial o valor de 14kNm, que ser logo aps somado rea de 0,4kNx1,0m= 0,4kNm, passando a ser 14,4kNm. Esse valor ser zerado ao ser somado rea de -9,6kNx1,5m= 14,4kNm.

Apresentamos agora uma situao em que h carga distribuda e carga pontual na estrutura, estando ambas as extremidades em balano.

J se pode observar que no haver diagrama de esforo normal nesta estrutura, pois no existe fora no eixo x, ou seja, na horizontal.

Na figura a seguir apresentamos as reaes s cargas nos apoios da estrutura, sendo o somatrio das duas igual ao somatrio das cargas pontuais e das cargas distribudas.

Deve-se observar neste diagrama de esforo cortante que quando se tem uma carga distribuda a reta aparece inclinada e a diferena entre seus pontos o valor da resultante da seo.

No trecho de 3,0m, por exemplo, temos a diferena de 14,82,8=12,0, exatamente igual ao valor da carga distribuda (4,0kN/m) multiplicado pela distncia (3,0m).

Nesta figura demonstramos o diagrama de momento fletor, e uma questo importante a ser observada o fato de as reas onde h carga distribuda sua representao de uma parbola, e quando no h carga distribuda torna-se uma reta. Os pontos extremos desta parbola podem ser calculados a partir das reas do diagrama de esforo cortante, como j foi feito anteriormente, porm deve-se perceber que agora se trata de um trapzio, cuja rea : (B+b)x h/2.

O prximo exerccio nos traz novamente a estrutura em prtico, porm neste caso passamos a ter tambm a influncia das cargas distribudas, agora em relao ao eixo x.

No diagrama de esforo normal temos, partindo-se da esquerda, a reao no apoio de 2 gnero normal barra vertical e de valor igual a 36,3kN e de sinal positivo. Em relao barra horizontal temos a diferena entre a reao horizontal do apoio e a resultante da carga distribuda de 5,0kN/m [37,0kN (5,0 kN/m x 4,0m)]= -3,0kN.Na barra vertical da direita temos o somatrio da reao de 36,3kN fora pontual de 14kN, j que esto no mesmo sentido.

Agora, no diagrama de esforo cortante, a reao horizontal do apoio passa a ser cortante em relao barra vertical e este valor diminudo linearmente de acordo com a resultante da carga distribuda. Na barra horizontal devemos perceber que a fora cortante em relao ela a reao vertical do apoio da esquerda.

Agora apresentamos o diagrama de momento fletor da estrutura, devendo-se dar ateno construo de parbola quando se trata de atuao de carga distribuda e reta quando a carga pontual.

También podría gustarte