Está en la página 1de 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE HISTRIA

NORMAS DE APRESENTAO DA PESQUISA MONOGRFICA DO CURSO DE HISTRIA ICHS/UFOP

Mariana
2009

NORMAS TCNICAS DE APRESENTAO DA PESQUISA MONOGRFICA

1. APRESENTAO DA MONOGRAFIA O bacharelando dever entregar a sua monografia na secretaria do Departamento de Histria, em quatro cpias impressas trs sero encaminhadas ao orientador e aos dois leitores crticos e uma ser encaminhada biblioteca e uma verso digital (formato CD-ROM), que deve ser encaminhada ao LPH (Laboratrio de Pesquisa Histrica). Recomenda-se, como referncia, um texto monogrfico que contenha em torno de 50 laudas, excluindo as referncias documentais e bibliogrficas, anexos e apndices. O papel utilizado dever ser, obrigatoriamente, o de formato A-4 (21cm x 29,7cm). O texto ser digitado em fonte Times New Roman, espao 1,5, corpo 12 e as notas e citaes em espao simples. O alinhamento de pargrafo dever ser justificado. As margens devero ser as seguintes: superior e esquerda, 03 cm; inferior e direita, 02 cm. Ttulos e sees do documento so separados entre si por dois espaos. * Numerao: as pginas so contadas a partir da folha de rosto. A numerao, no entanto, inicia-se na introduo, em algarismos arbicos. Deve ser localizada a 2 cm das margens superior e direita. Apndices e anexos so numerados em continuidade ao texto, igualmente em arbicos. Os grficos, tabelas e/ou ilustraes devero estar contidos dentro da rea reservada para o texto, casos em que a posio do nmero das pginas no dever ser alterada.

2. COMPOSIO DA MONOGRAFIA Os elementos que compem o trabalho obedecero seguinte ordem:

2.1. CAPA (EXEMPLO NO APNDICE 1) A capa deve conter os seguintes elementos, dispostos nesta ordem: a) nome do aluno; c) ttulo/subttulo; d) local (cidade), instituio e data (ano).

2.2. FOLHA DE ROSTO (EXEMPLO NO APNDICE 2) A folha de rosto deve conter os elementos indispensveis identificao da monografia, nessa ordem: a) nome do aluno; b) ttulo/subttulo, c) a seguinte indicao: Monografia apresentada ao Curso de Histria do Instituto de Cincias Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto, como requisito parcial obteno do grau de Bacharel em Histria; d) orientador; e) local (cidade), instituio e data.

2.3. ERRATA (EXEMPLO NO APNDICE 3) Seu uso deve ser restrito a casos de extrema necessidade. Deve ser disposta em colunas, sem trao, com os seguintes dizeres (cada um ocupando uma coluna): pgina/ linha/ onde se l/ leia-se. feita em folha avulsa.

2.4. DEDICATRIA opcional. Dever aparecer em folha especfica, direita e ao final da folha. 2.5. AGRADECIMENTOS opcional. Deve-se incluir uma folha especfica para os agradecimentos. Sugere-se que apaream segundo a ordem de importncia institucional dos envolvidos com o trabalho: orientador, co-orientador, professores que contriburam de forma direta e indireta, pessoal da Instituio, famlia, amigos, etc.

2.6. EPGRAFE opcional. Deve ser includa em folha especfica. Alinha-se direita, ao final da folha. A autoria deve ser mencionada e constar nas Referncias Bibliogrficas.

2.7. RESUMO O resumo a apresentao concisa do contedo do trabalho, em seus pontos mais relevantes. Dever destacar os aspectos fundamentais do trabalho, incluindo o tema, as fontes e a metodologia utilizada, bem como a sntese de concluses ou resultados. Deve conter frases concisas e objetivas, e no uma enumerao de tpicos. O texto do resumo no dever ultrapassar 250 palavras.

2.8. ABSTRACT Verso em ingls do Resumo. O resumo e o abstract devero constar ambos na mesma pgina.

2.9. PALAVRAS-CHAVE Abaixo do Resumo devem ser acrescentadas 3 (trs) palavras-chave, isto expresses que sintetizam a temtica do trabalho. Tambm deve ser apresentada uma verso em ingls das palavras-chave (KEY-WORDS).

2.10. LISTA DE IMAGENS Deve conter a relao e enumerao das figuras que acompanham o texto (gravuras, fotografias, mapas, etc.) na ordem em que aparecem no mesmo. Se houver um grande nmero de itens, recomenda-se uma lista para cada tipo de imagem. Cada item deve ser designado por seu ttulo especfico, acompanhado do nmero da pgina em que se encontram.

2.11. LISTA DE TABELAS OU DE GRFICOS Deve conter a relao e enumerao das tabelas ou dos grficos que acompanham o texto, conforme previsto no item anterior.

2.12. LISTA DE ABREVIATURAS E/OU SMBOLOS a relao das abreviaturas (arquivos, bibliotecas, peridicos) citadas e/ou smbolos utilizados no trabalho com a devida explicitao dos significados. Deve seguir a ordenao alfabtica.

2.13. SUMRIO (EXEMPLO NO APNDICE 4) O sumrio a enumerao das divises e sees do trabalho, na mesma ordem em que aparecem no texto, com exceo das pginas preintrodutrias. As divises ou sees do trabalho devem ser numeradas segundo o sistema de numerao progressiva, evitando-se, no entanto, uma excessiva subdiviso.

2.14. TEXTO Trata-se da exposio da pesquisa. Consta do texto:

1. Introduo tema, hipteses, objetivos, mtodos, fontes. 2. Desenvolvimento reviso bibliogrfica e discusso dos resultados da pesquisa; exposio pormenorizada do assunto. 3. Concluso - resultado final e contribuies do trabalho em funo dos objetivos e das hipteses; no se devem adicionar novos dados. * Citaes: As citaes de mais de 3 linhas devero aparecer destacadas do texto, em um pargrafo independente, recuado integralmente da margem esquerda em 4 cm (sem tabulao), em espao simples e com a mesma fonte do texto. As citaes de menos de 3 linhas devero ser inseridas no corpo do texto, entre aspas. * Imagens (exemplo no Anexo 1): So designadas pelo termo FIGURA (na forma abreviada FIG.) em maisculas e seguem numerao prpria, em algarismos arbicos. Os ttulos das figuras so postos abaixo das mesmas, dentro de suas margens, aps a designao e a numerao (FIG. x). A indicao da fonte/ provenincia vem abaixo do ttulo. As figuras so localizadas no centro da pgina, o mais prximo possvel do trecho ao qual se refere. A indicao pode integrar o texto (conforme mostra a figura x...) ou vir entre parnteses no final da frase [... etc, etc. (FIG. X)]. * Tabelas (exemplo no Anexo 2): So intituladas TABELA, em letras maisculas, centralizado acima do ttulo, seguido da numerao, que prpria e em algarismos arbicos. O ttulo deve vir acima da tabela, e deve indicar a natureza do assunto e as abrangncias geogrfica e temporal dos dados, quando for o caso. No se devem deixar clulas vazias na tabela, preenchendo informaes ausentes ou omissas atravs de smbolos prprios.1 As margens devem ser limitadas acima e abaixo por traos marcantes (com espessura), ou mesmo por traos simples. As subdivises internas devem ser elaboradas com traos simples. As tabelas no devem ser fechadas lateralmente, nem devem conter traos horizontais ou verticais para separao dos dados. A fonte/provenincia vem indicada abaixo da tabela.

2.15. NOTAS BIBLIOGRFICAS E EXPLICATIVAS As notas bibliogrficas e explicativas (de rodap) devem aparecer nas pginas correspondentes, em espao simples e sem pargrafo, fonte 10. As notas so separadas do texto por um trao contnuo de 3 cm e seguem numerao de chamada prpria.

Os smbolos mais usuais so [-] para dados inexistentes e [...] para dados indisponveis.

* Notas bibliogrficas. A primeira referncia de uma obra deve ser completa (exemplo: CERTEAU, Michel de. A inveno do cotidiano: artes de fazer. Traduo de Ephraim Ferreira Alves. 3 ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 1994. v. 1, p. 11). Quando mais de uma referncia for feita mesma obra, podem-se usar as expresses latinas de resumo, em itlico: ibidem ou ibid. (para um mesmo autor e obra ou mesmo documento, devendo ser seguida da pgina); idem ou id. (para uma obra diferente de um mesmo autor; expresso que substitui a indicao do autor, devendo constar, em seguida, os dados da nova obra); op. cit. (para indicar obra j citada, e substituir o ttulo e dados de edio, devendo constar as indicaes de autor e pgina); e loc. cit. (para indicar a mesma pgina de uma obra j citada, quando houve a insero de outras notas de referncia bibliogrfica), etc.2 Todas as referncias devero ser novamente listadas, completas, nas Referncias Bibliogrficas, ao final do texto da monografia (ver item 2.17, abaixo).

2.16. REFERNCIAS DOCUMENTAIS Recomenda-se uma lista separada para as fontes documentais. Como a ABNT no trata especificamente das normas de referncia documental, deve-se reproduzir o modo usual de referncia do campo historiogrfico. A ordenao costuma ser alfabtica, dentro das divises tipolgicas ou de suporte. Por exemplo: 1. Fontes Manuscritas (cdices, avulsos, etc.) 2. Fontes Impressas (publicaes de documentos, peridicos) 3. Fontes Iconogrficas (imagens, mapas) 4. Fontes Orais * Formas usuais de referncia: 1. Fontes manuscritas: Instituio, nvel documental (fundo, srie, sub-srie com as respectivas datas-limite), notao ou cdigo de localizao do documento, tipo documental e ttulo (quando no houver ttulo ou quando o ttulo for extenso, pode-se propor um ttulo, mantendo-o entre colchetes), data.

2. Fontes impressas:

Para exemplos e outras ocorrncias, cf. FRANA, Jnia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas. 8 ed. . Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008. p. 143-148.

Jornais e peridicos Ttulo de jornal ou peridico. Local de publicao: data. Dados adicionais de peridico (ano, nmero). Documentos SOBRENOME, Nome. Ttulo do documento (se no houver autoria, inicia-se com o tipo/ttulo do documento). Cidade: instituio/editora, data.

3. Fontes iconogrficas: SOBRENOME, Nome (se o autor no for conhecido, inicia-se com o ttulo da imagem em maisculas). Ttulo da imagem (se no houver, pode-se indicar um ttulo, mantendoo entre colchetes), data (se no houver usa-se: s/d), dados adicionais (srie, coleo), descrio fsica (suporte, dimenses, etc.), instituio de guarda. 4. Fontes orais: SOBRENOME, Nome do entrevistado ou ENTREVISTA n x (ou qualquer outra indicao do depoimento trabalhado, quando a identidade do entrevistado for confidencial). Entrevistador(es): Nome(s) e sobrenome(s). Local e data da entrevista. Indicao do suporte [1 fita cassete, 60 min. (para suporte de udio) ou transcrio, 44 p. (para suporte manuscrito)], instituio de guarda.

2.17. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Devem conter apenas as obras efetivamente utilizadas no texto. So alinhadas esquerda, usando-se espao simples entre as linhas e duplo entre uma referncia e outra. A ordenao geral deve ser alfabtica. * Exemplos de elaborao das Referncias: 1. Livros na ntegra: SOBRENOME, Nome. Titulo do livro: subttulo. (Quando a obra for traduzida: Traduo de...). Edio. Cidade: Editora, data. (Indicar o nmero de tomos ou volumes, quando for o caso). 2. Captulos de livros: SOBRENOME, Nome. Ttulo do captulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome (apenas para autor diferente; se for o mesmo autor do captulo, segue-se depois do ttulo

In: ______.) Ttulo do livro: subttulo. (Quando a obra for traduzida: Traduo de...). Edio. Cidade: Editora, data. cap. x, p. y-z.

3. Artigos de peridicos: SOBRENOME, Nome. Ttulo do artigo. Ttulo do peridico, Cidade, ano x, volume y [abreviao v.], nmero z (abreviao n.), p. x-y, ms e ano.

4. Documentos em meio eletrnico: Referncia do documento conforme os dados acima, seguida de Disponvel em: <http://www.endereo completo da internet> Acesso em: dia/ms/ano.

2 .18. GLOSSRIO Elemento opcional que deve ser elaborado quando existirem termos tcnicos imprescindveis para a compreenso do texto. Deve ser feito em folha(s) especfica(s) e organizado em ordem alfabtica.

2.19. ANEXOS E APNDICES Devem ser feitos em folhas especficas e organizados na ordem em que a indicao aparece no texto. Anexos so os materiais de autoria alheia que poderiam contribuir para a compreenso do texto, mas que sobrecarregariam o corpo principal do trabalho. Apndices so materiais elaborados pelo prprio autor com finalidade de complementar ou enriquecer o trabalho.

3. AVALIAO DA MONOGRAFIA As monografias sero avaliadas segundo os seguintes critrios, sem prejuzo de outras consideraes quanto qualidade do trabalho: a) utilizao dos conceitos e de um referencial terico coerente; b) eficcia dos procedimentos metodolgicos utilizados; c) correo e pertinncia do aparato de erudio (referncias bibliogrficas e documentais); d) construo e fundamentao de hipteses; e) utilizao apropriada das fontes;

f) organizao, coeso e ordenao lgica do plano da obra (partes, captulos, subdivises, etc.); g) verificao dos aspectos gramaticais e normas de apresentao dos trabalhos acadmicos. 4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS FRANA, Jnia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas. 8 ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008. SANTOS, Carla Ins Costa dos; BRASIL, Eliete Maria Doncati. Elaborao de trabalhos tcnico-cientficos. So Leopoldo, RS: Editora UNISINOS, 2007. Disponvel em: <http://www.scribd.com/doc/264464/NORMAS-ABNT-2007>. Acesso em: 30 de maro de 2009. * Para orientaes especficas, confira: ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS - ABNT. NBR 14724. Informao e Documentao Trabalhos Acadmicos Apresentao. Rio de Janeiro: 2005. (Dispe sobre a apresentao e a composio da monografia) __________________________________________________________. NBR 10520. Informao e Documentao Apresentao de Citaes em Documentos. Rio de Janeiro: 2002. (Dispe sobre as regras de citaes) __________________________________________________________. NBR 6023. Informao e Documentao Referncias Elaborao. Rio de Janeiro: 2002. (Dispe sobre as referncias bibliogrficas e contm exemplos no contemplados nestas Normas) __________________________________________________________. NBR 6024. Informao e Documentao Numerao Progressiva das Sees de um Documento Escrito Apresentao. Rio de Janeiro: 2003. (Dispe sobre as regras de numerao progressiva - captulos e subcaptulos) __________________________________________________________. NBR 6027. Informao e Documentao Sumrio Apresentao. Rio de Janeiro: 2003. (Dispe sobre a elaborao do sumrio) __________________________________________________________. NBR 6028. informao e Documentao Resumos Procedimentos. Rio de Janeiro: 2003. (Dispe sobre a elaborao de resumos e oferece exemplos)

APNDICE 1: Capa

JOO DA SILVA

A ESCRAVIDO EM MINAS DO SCULO XVIII: O CASO DE MARIANA

Mariana Instituto de Cincias Humanas e Sociais/ UFOP 2009

10

APNDICE 2: Folha de Rosto

JOO DA SILVA

A ESCRAVIDO EM MINAS DO SCULO XVIII O CASO DE MARIANA

Monografia apresentada ao Curso de Histria do Instituto de Cincias Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto, como requisito parcial obteno do grau de Bacharel em Histria. Orientador: Prof. Pedro de Souza.

Mariana Instituto de Cincias Humanas e Sociais/ UFOP 2009

11

APNDICE 3: Errata

ERRATA

Pgina

Linha

Onde se l

Leia-se

14 34

21 09

1998 absorvido

1898 absolvido

12

APNDICE 4: Sumrio

SUMRIO Introduo ............................................................................................................. 9 1. Tema (problematizao) e objetivos ............................................................. 9 2. Metodologia e fontes ................................................................................... 12

A Escravido no Brasil do Sculo XVIII ............................................................ 31 1. Aspectos econmico-estruturais ................................................................. 31 2. Aspectos sociais .......................................................................................... 42

A Escravido em Mariana do Sculo XVIII ........................................................ 53 1. O quotidiano do trabalho escravo ............................................................... 53 1.1. O dia-a-dia do trabalho ....................................................................... 53 1.2. A alimentao ..................................................................................... 65 1.3. O lazer ................................................................................................ 78 1.4. Religio e cultura ............................................................................... 83 2. Formas de resistncia .................................................................................. 91 Concluso .......................................................................................................... 109 Referncias bibliogrficas ................................................................................. 114 Anexo 1: Descrio de um cronista sobre as formas de lazer dos escravos em Mariana ............................................................................................................. 113

13

ANEXO 1: Gravura

FIGURA 1: Representao de famlia do Brasil imperial. DEBRET, Jean Baptiste. Viagem pitoresca e histrica ao Brasil. Traduo de Srgio Milliet. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia Limitada / So Paulo: Ed. da Universidade de So Paulo, 1978. p. 184, prancha n 5.

14

ANEXO 2: Tabela

15

También podría gustarte