Está en la página 1de 19

05.

2 - Caractersticas dos Chakras - Viso Oriental:

05.2.1 - CHAKRAS MAGNOS:


05.2.1.1 - Muladhara Chakra
Chakra Bsico (Raiz): - Basicochakra (oua o mantra)
Significado do Nome: Estrutura da base, fecundao. Nome em Portugus: Chakra Bsico - Rdico. Localizao: Localizado nos rgos genitais e na plvis, relacionado com as gnadas (glndulas sexuais), governa o sistema reprodutor. Este chakra anima a substncia do corpo fsico, o poder e o instinto de sobrevivncia. a ligao com a terra. Concentra as energias da Kundalin, que uma vez despertadas progridem coluna acima, seguindo um padro geomtrico similar ao padro apresentado na dupla hlice das molculas de DNA que contm o cdigo da vida. Aspectos a serem compreendidos: Sobrevivncia, alimento, conhecimento, auto-realizao, valores (segurana financeira), sexo (procriao), longevidade e prazer.

Influncias:
Desequilbrio no Fsico: Anemias, resfriados, sexualidade reprimida ou excessiva, frigidez, impotncia, insuficincia renal, fadiga, dores nas articulaes, dores lombares e nas pernas, presso alta ou baixa, problemas de coluna, osteoporose, falta de energia, priso de ventre, diarria, colite, apendicite, etc. Emocional equilibrado: Impulso para agir, conscincia instintiva bsica, fora, agressividade controlada, coragem, afeio, criatividade, generosidade, capacidade de sentir prazer, pessoa sensata, segura e estvel, habilidade em prover o necessrio para vida e capacidade de cuidar de si. Emocional desequilibrado: Egocentrismo, agressividade, preocupao, inexatido, indolncia, extravagncia, no permite o prazer, pessoa sem vida, desanimada, confuso de interesses, insatisfao, medo, timidez, insegurana, histeria, paixes fortes, aspereza, dificuldade em lidar com finananas, medo de arriscar-se, apego material, tabus sexuais. Forma geomtrica: quadrado, possuindo grande relao ao conhecimento ligado terra, s quatro dimenses e s quatro direes. Fase da vida: Desde a unio do espermatozide com o vulo, at 7 ou 8 anos. Funes: Um indivduo dominado pelo chakra Muladhara geralmente dorme de dez a doze horas por noite, sobre o estmago. Este chakra Muladhara inclu os planos da origem, iluso, ira, avidez, desiluso, avareza e sensualidade. Estes aspectos do primeiro chakra so inerentes existncia humana. O desejo de mais experincia e mais informao age como fora motivadora, um mpeto bsico para o desenvolvimento individual.

O chakra Muladhara o local da Kundalini enroscada, da Shakti vital, ou fora energtica. A serpente Kundalini est enroscada em torno do Lingam Svayambhu. o chakra onde nasce e reside a energia kundalini que se movimenta em espiral, pelas nadis, rios internos conhecidos por Ida e Pngala que distribuem por todo o corpo energia e o impulso de vida. tambm o centro ertico do Ser. - Nadi Ida: canal esquerdo transportador das correntes lunares, natureza feminina visual e emocional, produo de vida, energia materna, respirao esquerda que proporciona estabilidade para a vida. A narina esquerda aberta durante o dia, equilibra a energia solar criando um equilbrio para si, tornandonos mais relaxados e mais alertas mentalmente. - Nadi Pngala: canal direito transporta correntes solares, natureza masculina, depsito de energia destrutiva, tambm purificador, a narina do lado direito de natureza eltrica masculina, verbal e racional. Torna o corpo fsico mais dinmico, (eficiente e ativo durante horas noturnas, aumentando a sade). Quando um casal tem um orgasmo sexual, sem represso e com conscincia; em algumas vezes, elevam a kundalini, nutrindo todos os chakras atravs de Sushumna, Ida e Pngala. Cores Bsicas: Vermelho (varia para roxo ou vinho). Bija-mantra: "LAM". o Responsvel pela absoro de energia da terra (energia telrica, geoenergia, kundalini). No aconselhado por alguns autores o desenvolvimento desse chakra. Iluso, clera, avareza, desejo, sensualidade, territorialidade, instinto de sobrevivncia desequilibrado, possessividade, temor e preocupao excessiva com o prprio corpo so algum dos desequilbrios ligados a esse chakra.

05.2.1.2 - Swadhishtana Chakra


Chakra do Bao ou Esplnico - Chakra Sexual : (oua o mantra)
Significado do Nome: Lugar-Morada do Ser ou o "Fundamento de si prprio". Nome em Portugus: Chakra Esplnico. Localizao: Localizado na lombar e abaixo do umbigo, est relacionado com as glndulas suprarenais, regendo a coluna vertebral e os rins. Rege os rins, sistema reprodutor, circulatrio e bexiga. As energias como a paixo, sensualidade e a criatividade so manifestadas atravs deste chakra. Aspectos a serem compreendidos: Poder de seduzir criatividade e relacionamento.

Influncias:
Desequilbrio no Fsico: desarmonia dos rins, fgado, pncreas, vescula e bexiga. Alergias alimentares, problemas menstruais, distrbios gstricos e

intestinais, perda da vitalidade, dores lombares, no sacro e cccix. Emocional Equilibrado: Unio sexual prazeirosa, alegria instintiva, capacidade de planejamento, coragem de viver, paixo, habilidade em relacionar-se, jogo de cintura, flexibilidade, auto-aceitao e paixo pela vida. Emocional Desequilibrado: Medo, incapacidade de construir, distrao, raiva, dio, inveja, insegurana, falta de paixo, tristeza, manipulao e apego, dependncia emocional, vcios e auto-destruio. Forma Geomtrica: Crculo. Representa a forma crescente da lua. Cor: Laranja - tonifica; uma cor acolhedora e estimula a alegria. uma cor social que traz otimismo, expansividade e equilbrio emocional. Traz confiana e automotivao. Azul ou verde para sedar. Alimentos que estimulam o chakra: Abbora, cenoura, milho, laranja, manga, caqui.

Cores Bsicas: Laranja, Vermelho.

Fase da vida: de 8 14 anos. Funes: Energia de criatividade e impulso emocional; o centro da procriao, manifesta-se sexualmente, mas sob o aspecto de sensao e prazer; fantasias e desejos sexuais. representado por uma lua crescente. Neste chakra inicia-se a expanso da personalidade. Centro da purificao. Bija-mantra: "VAM". Responsvel pela irrigao energtica dos rgos sexuais. Desenvolvido estimula o funcionamento dos outros chakras. Desdm, abandono, indulgncia excessiva, desconfiana, medo, indiferena e sensualidade so alguns dos desequilbrios ligados a esse chakra.

05.2.1.3 - Manipura Chakra


Chakra Umbilical ou Plexo Solar Umbilicochakra : (oua o mantra)
Significado do Nome: Cidade das Gemas ou Cidade das pedras preciosas. Nome em Portugus: Chakra Plexo Solar. Localizao: Localizado um pouco acima do umbigo. Rege o pncreas. A rea de influncia deste chakra o sistema digestivo: estmago, fgado e a vescula biliar, alm do sistema nervoso. Aspetos a serem compreendidos: Escolhas do que voc quer. Individualidade e poder pessoal (como voc se v), sua identidade no mundo.

Influncias:
Desequilbrio no Fsico: M digesto, diabetes, toxinas, lceras e hrnias, gastrites e problemas de assimilao dos alimentos. Hipocondria, cncer no intestino e anorexia ou bulimia. Emocional Equilibrado: Impulso para vivenciar as emoes, colocar-se expressando suas prprias qualidades, vontade de liderar, amor a vida, aptido para experiment-lo com plenitude, propsitos definidos de aes, intuio, ternura e boa vontade. Auto-estima, confiana e alegria. Emocional Desequilibrado: Ansiedade, egosmo, vaidade, cime, preconceitos, ira, timidez, intransigncias, abuso de poder, impacincia, preocupao. No sabe dizer no. Desconfiana, arrogncia e baixa autoestima. Forma Geomtrica: Tringulo invertido, sugerindo o movimento descendente da energia. Cor: Amarelo dourado para tonificar. Cores Bsicas: Verde, Vermelho, Amarelo. Alimentos: Manteiga, gema do ovo, cenoura, batata doce, abbora, banana, abacaxi, melo, pssego, limo. Gemas: Citrino, topzio, cornalina amarela. Mantra: Ram (l-se o "R" com em vidro) - o principal ponto de concentrao durante a produo deste som o umbigo. Traz longevidade. Elemento: Fogo auxilia a digesto e a absoro do alimento fornecendo a energia vital. Fase da Vida: De 14 21 anos. Bija-mantra: "RAM". Responsvel pela irrigao energtica do sistema digestrio. Desenvolvido, facilita a percepo de energias ambientais. Raiva, irritabilidade, fascinao, dio, medo, timidez, crueldade, inveja, cime, apego cego, melancolia, letargia e nsia de poder so alguns dos desequilbrios ligados a este chakra.

05.2.1.4 - Anahata Chakra:


Chakra do Corao - Cardiochakra (oua o mantra)

Significado do Nome: "Intocado" ou "O Som no produzido" (batidas do corao). Nome em Portugus: Chakra Cardaco. Localizao: Situa-se na regio do trax e est conectado com a glndula timo, responsvel pelo funcionamento do sistema imunolgico. o chakra do corao, centro energtico do amor. A elevao das energias do chakra do plexo solar at o corao acontece em indivduos que esto desenvolvendo a capacidade de pensar e atuar em termos de coletividade. As doenas do corao, sistema circulatrio e sangue podem ser tratadas atravs deste chakra. Aspectos a ser Compreendidos: amor incondicional, compaixo, perdo, verdade e gratido.

Influncias:
Desequilbrio no Fsico: Doenas cardacas, distrbios de presso, problemas pulmonares e bronquites. Sistema imunolgico ineficiente e dor de cabea. Emocional Equilibrado: Amor prprio e pela humanidade, verdadeira compreenso da compaixo e benevolncia, aceitao, bondade, disponibilidade para o perdo, ajuda ao prximo, sabedoria, conscientizao do outro, assentamento na estrutura terrena, d consistncia e vitalidade as aspiraes amorosas, pacificao, f na vida e nas pessoas. Emocional Desequilibrado: Depresso, angstia, desprezo, raiva e medo, apego ao apego, incapacidade de amar e se emocionar. Corao fechado, apego e depresso. Forma Geomtrica: Hexagrama - dois tringulos sobrepostos, um voltado para cima, simboliza Shiva, o princpio masculino. O outro tringulo, voltado para baixo, simboliza Shakti, o princpio feminino. Atinge-se o equilbrio quando estas duas foras esto unidas em harmonia. Cor: Rosa - amor incondicional / verde dilatador de veias, artrias e msculos, usado para presso alta, cateterismo. relaxante do sistema nervoso, principalmente simptico e muscular, auxiliando nos casos de esgotamento, irritao e insnia; regula a presso arterial, o sistema circulatrio e estimula a glndula pituitria, normalizando a funo das demais glndulas. Auxilia nos casos de febre, quando no se sabe a causa da infeco. Cria espao no corao como o frescor da primavera, fazendo sentir-se renovado. Violeta e magenta (falta de energia) para tonificar.

Cores Bsicas: Dourado, Verde, Rosa. Alimentos que estimulam o chakra: Frutas e verduras verdes (abacate, kiwi, ma verde, uva, agrio, alface, escarola, brcolis). Gema: Quartzo rosa, pirita, esmeralda.

Mantra: Yam - a concentrao dever estar centralizada no corao, desfazendo qualquer bloqueio na regio cardaca, proporcionando controle sobre a respirao. Elemento: Ar - Auxilia o funcionamento dos pulmes e do corao. A estrela de seis pontas simboliza o elemento ar. Fases da vida: 21 a 28 anos. Funes: Intermedia os chakras superiores e inferiores; impulso de se abraar a sua Verdade, ao Amor; reequilbrio; altrusmo; compaixo. Este chakra se expande em todas as direes e dimenses, como uma estrela de seis pontas.

Bija-mantra: "YAM". Responsvel pela irrigao energtica do corao. um canal de movimentao dos sentimentos. Desenvolvido, cria um canal de amor que pode ser utilizado para o trabalho assistencial, desenvolve a compaixo. Arrogncia, vaidade extrema, depresso, desespero, egosmo, avareza, hipocrisia, tendncia discusso, ansiedade, desgosto so alguns dos desequilbrios ligados a esse chakra.

05.2.1.5 - Vishuddha Chakra:


Chakra Larngeo - Laringochakra (oua o mantra)

Significado do Nome: Puro ou "Centro da Pureza". Nome em Portugus: Chakra Larngeo. Localizao: Localizado sobre a garganta, se comunica com a glndula tireide. Est ligado inspirao, a comunicao e a expresso com o mundo. Aspectos a serem Compreendidos: Comunicao interna e externa - esclarecimento que conduz ao estado de conscincia.

Influncias:
Desequilbrio no Fsico: Laringite, faringite, problemas de tiride e paratiride, doenas mentais, distrbios da fala, gagueira e surdez. Emocional Equilibrado: Sensibilidade, criatividade artstica, dom da palavra e do conhecimento, claraudincia, intelecto claro, independncia, idealizao, senso de planejamento, fora de vontade, capacidade de tomar decises. Emocional Desequilibrado: Fobias, covardia, falta de criatividade, mentalidade e expresso tacanha, rude e pobreza de esprito, criticismo, preconceitos, atitudes extremamente racionais, pessoa que reclama o tempo todo, agressividade verbal e apego a crenas limitantes.

Forma Geomtrica: Lua crescente. Cor: Azul - atua como tranqilizante na aura. calmante do sistema nervoso, e equilibrador nos casos de obsesso. Cores Bsicas: Azul-Celeste, Lils, Amarelo. Alimentos que estimulam o chakra: Ameixa preta, uva passa, amoras, peixes, aspargos, batatas. Gemas: Safira azul, lpis lazuli, sodalita, azulita, gata marinha, turquesa e calcita azul. Mantra: Ham (l-se o "H" como em help) - representa o som do corpo. Este som puro afeta o ouvinte, alterando os espaos de sua mente e de seu ser. Elemento: Ar (ter), mas num sentido mais sutil, associado ao som (Mantram). Fases da vida: 28 a 35 anos. Funes: Auto conhecimento; felicidade; O indivduo se eleva e se purifica de todos os carmas; morre-se para o passado e nasce-se novamente para a realizao da unidade". Bija-mantra: "HAM". Responsvel pela irrigao energtica da boca, garganta e rgos respiratrios. Serve de bloqueio para que as energias emocionais no cheguem ao chacras frontal e coronrio. Desenvolvido facilita a psicofonia e a comunicao em vrios nveis. Tristeza, desrespeito, descontentamento, lamento so alguns dos desequilbrios ligados a esse chakra.

05.2.1.6 - Ajna Chakra:


Chakra Frontal - Frontochacra (oua o mantra)

Significado do Nome: Autoridade, poder, comando intuitivo. Nome em Portugus: Chakra do 3 olho ou frontal. Localizao: Localizado entre as sobrancelhas, se relaciona com a glndula pituitria. Aspectos a serem Compreendidos: Intuio (fenmenos paranormais) e a conscincia. Capacidade de se observar sem julgamento.

Influncias:
Desequilbrio no Fsico: Rinites, problemas de ouvido, de olhos, surdez,

tontura, enxaqueca. Cansao e confuso mental. Emocional Equilibrado: Percepo em relao ao universo que o cerca, entendimento do prprio caminho, percepo, intuio, f e devoo, carisma, magnetismo, fora, sabedoria, capacidade de concentrar-se e foco no objetivo. Emocional Desequilibrado: Desconcentrao, dogmatismo, v a vida com limitao, arrogncia, medo, perda da f e seduo, delrios, egosmo, obsesso, teimosia e apego a crenas impostas pela sociedade. Forma Geomtrica: Crculo (bindo). Cor: Dourado para concentrao, falta de memria. Violeta tranqilizante e calmante. Clareia e limpa a corrente psquica do corpo e mente, afastando problemas de obsesso mental e psicose. Cores Bsicas: ndigo, Amarelo, Verde, Branco Fluorescente. Alimentos que estimulam o chakra: Berinjela, beterraba, ameixa preta. Gemas: Cristais brancos, ametista, sodalita e lpis lazuli. Mantra: OM. Elemento: Presena de todos os cinco elementos, com trs gunas que so manas (mente), buddhi (intelecto), Ahankara e chitta (o ato de ser - o ser). Fases da vida: 35 a 42 anos. Funes: Austeridade; intuio; vidncia; serenidade; pureza. o chakra sede das Faculdades do Conhecimento: Buddhi (conhecimento intuicional), Ahankara (eu), Indriyas (sentidos) e Manas (a mente). representado por um tringulo branco simbolizando a yoni e no meio um lingam (rgo masculino). No centro do chakra est o yantra do som (smbolo) OM, o melhor objeto de meditao. Meditando nesse centro o praticante "v a luz"; como uma chama incandescente. Fulgurante como o Sol matutino claramente brilhante, reluz entre o "cu e a terra"- Satchakra Nirupana. glndula: hipfise (pituitria); Nas representaes indianas, no centro do ltus aparece um tringulo invertido vermelho, simbolizando a yoni (aspecto feminino) e no meio do tringulo, um lingam branco (aspecto masculino). Rodeando o chakra, duas ptalas luminosas representando os dois heminfrios cerebrais. Bija-mantra: "OM". o responsvel pela irrigao energtica dos olhos. Desenvolvido, facilita a clarividncia e a intuio. (s vezes palpita como um corao). Intelectualismo excessivo, manipulao de pessoas, questionamento excessivo so alguns dos desequilbrios ligados a esse chakra.

05.2.1.7 - Sahashara Chakra


Chakra Coronrio - Coronochacra: (oua o mantra)

Significado do Nome: Chakra das Mil Ptalas. Nome em Portugus: Chakra Coronrio. Localizao: Localizado no topo da cabea. E o portal da espiritualidade, do reconhecimento de Deus/Deusa em ns e no outro. Aspectos a serem Compreendidos: Iluminao. Forma Geomtrica: Crculo como a lua cheia. Mantra: Sham. Cor: Magenta e arco-ris. Cores Bsicas: Violeta, Branco Fluorescente, Dourado. Gemas: Ametista, quartzo branco, pirita. Elemento: Todos os elementos, inclusive o ter, em suas foras mais sutis. Funes: Iluminao; espiritualidade plena; transcendncia; manifestao do Divino. Segundo o Satchakra Nirupana: "O Ltus das mil ptalas a mais brilhante e mais branca que a lua cheia, tem a sua cabea apontada para baixo. Ele encanta. Seus filamentos esto coloridos pelas nuanas do sol jovem. Seu corpo luminoso, aqui o objetivo final de Kundalini aps ativar os outros chakras. O indivduo que atinge a conscincia do stimo chakra realiza os planos da irradiao (torna-se iluminado como o sol), das vibraes primordiais, da supremacia sobre o prana, do intelecto positivo, da felicidade, da indolncia". Glndula: ligado glndula pineal (epfise); Bija-mantra: Silncio - Este chakra no possui Bija-Mantra pois ele transcende a palavra e a expresso. o responsvel pela irrigao energtica do crebro e pelo controle de todos os outros chakras. Desenvolvido facilita a telepatia, a mediunidade, expande a conscincia. No tem desequilbrios.

05.2.1.8 - Prtica dos mantras dos chakras:


Prtica bsica: sente-se com a coluna ereta, as pernas cruzadas e as mos pousadas suavemente sobre os joelhos em jnn mudr, unindo os dedos indicadores e polegares com a palma para cima se for dia e com as palmas para baixo se for de noite. Entoe ou mentalize: Lam, Vam, Ram, Yam, Ham, Om e Sham nessa ordem vrias vezes.

Prtica intermediria: com a mesma postura acima entoe ou mentalize: Om Lam, Om Vam, Om Ram, Om Yam e Om Sham. Prtica adiantada: Om Lam (8x) - Om Vam (8x) - Om Ram (8x) -Om Yam (8x) - Om Ham (8x)Om (8x) - Sham (8x).

05.2.2 - OUTROS CHAKRAS:


05.2.2.1 - CHAKRAS GRANDES:
05.2.2.01 - Chakra Umeral:
Fica nas costas, na altura da omoplata esquerda (entre e sobre o pulmo esquerdo. Indicado pela letra D na figura acima). o chakra espiritual, pois atravs dele que as energias se conectam. o chakra medinico e de proteo, porque equilibra as energias positivas e negativas em excesso. um gerenciador energtico. atravs dele que recebemos, em primeiro lugar, todos os contatos espirituais. composto de 02 hlices ou ptalas que giram no sentido horrio quando captam energias (incorporao) e no anti-horrio quanto repelem energias (desincorporao). Tem colorao varivel, mas o azul claro e o verde so predominantes. Oscila entre as outras matizes de acordo com a energia que est sendo captada. Leia mais sobre este Chakra clicando aqui.

05.2.2.02 - Chakras das Mos:


Localizados na regio central das palmas das mos. Caracterizados por estarem numa regio terminal do corpo, denotam ponto de entrada ou escape de energia. So os chakras de ativao mais fcil e seguro, sendo que sua ativao permite o desenvolvimento da capacidade de sentir energias sutis e tambm de sentir a aura. Manipulao energtica. So pontos de entrada ou escape de energia.

05.2.2.03- Chakras dos Ps:


Localizado nas solas dos ps, sua finalidade descarregar energia eltrica (esttica) gerada pelo corpo fsico (Um dos ps a energia aferente = Conduz de fora para dentro. No outro eferente = Conduz de Dentro para fora), como tambm a absoro prnica.Aterramento. Relao com a Me Terra. Estabilidade em geral.

05.2.2.04 - Chakra do Joelho:

Atua como um transformador, regulando a quantidade de corrente que deve entrar no corpo. Aprendendo e ensinando. Flexibilidade em lidar com grandes quantidades de energia.

05.2.2.05 - Os Chakras das Tmporas:


A flexibilidade para mudar seu ponto de vista, a perspectiva de julgar algo.

05.2.2.06 - Os Chakras do Bico do Peito:


Nutrio/Responsabilidade - Posio: Bicos do Peito: Esses chakras organizam energias que so relacionadas com a nossa nutrio - em todos os nveis possveis - e a nutrio das pessoas das quais gostamos. Tambm organiza a maneira com que lidamos com a responsabilidade.

05.2.2.07 - Os Chakras Yin/Yang (ombros):

Posio: No centro de cada ombro. A energia direcionada para o cu. No ombro direito fica o Chakra Yang. No ombro esquerdo fica o Chakra Yin. O Chakra Yang organiza o 1, 3 e 5 chakras principais. O Chakra Yin organiza o 2, 4 e 6 chakras principais. Os Chakras Yin/Yang trabalham com os respectivos chakras principais relacionados acima, de forma semelhante quela com a qual o 7 chakra trabalha com todos os chakras principais.

05.2.2.08 - Os Chakras dos Cotovelos:


Delimitao e engajamento. Algumas habilidades de luta.

05.2.2.09 - Os Chakras dos Tornozelos:


A flexibilidade de ficar centrado durante mudanas na vida. Flexibilidade em como ganhar a vida.

05.2.2.10 - O Pa Kua Superior:


Organiza o fluxo de energia para o trax, ombros, braos, pescoo e cabea.

05.2.2.11 - O Pa Kua Inferior:


Organiza o fluxo de energia para as pernas, plvis, espinha em geral e barriga.

05.2.2.12 - Chakra do Timo e Alta Major

O chakra do timo associado com a energia crstica (situa-se entre o chakra cardaco e o larngeo); e o "alta major" associado com a canalizao (situa-se na parte de trs das nossas cabeas, abaixo da nossa regio occipital).

05.2.2.13 - Chakra Void

Cercando os chakras: umbilical e o plexo solar, est o Void que representa o princpio do mestre dentro de ns. Quando a Kundalini despertada e passa atravs do Void, esse princpio do mestre estabelecido: Assim, como diz Shri Mataji, na Sahaja Yoga, voc se torna seu prprio guru. capaz de se livrar de tudo que o escraviza, tornando-se o seu prprio mestre.

05.2.2.14 - Cmara Secreta do Corao


Este o Chakra Secreto ligado ao oitavo raio, ele tem oito ptalas, situa-se atrs do chakra do corao. Este o lugar sagrado de Deus no homem, aqui que se encontra o altar secreto do nosso Santo Cristo Pessoal. Neste altar podemos colocar tudo o que nos mais sagrado como uma espada de luz ou um manto da invisibilidade.

05.2.2.15 - Chakra do Diafragma


Situa-se entre os chakras: cardaco e plexo solar. Por estar relacionado ao plexo solar, est intimamente ligado s emoes, sendo assim, ele atua no equilbrio das energias irradiadas e recebidas para os outros chakras. Fica no centro do peito, na linha dos mamilos e atravs dele podemos eliminar muito do lixo krmico que nos impede de atingir nossos objetivos.

05.2.3 ESPECIAIS:

- CHAKRAS

05.2.3.01 - Chakra Umeral

Embora esse chakra seja imprescindvel para o funcionamento da Psicografia Mecnica, ele muito pouco conhecido e nem includo est na relao dos chakras. um chakra desenvolvido apenas em algumas pessoas. Seu formato o de uma Lemniscata ("s", um oito deitado) e os antigos o descreviam como asas de seres iluminados. Em equilbrio tem a cor azul celeste. Quando estamos enfraquecidos a cor predominante o amarelo. Esse chakra, tal qual todos os demais, situa-se na periferia do corpo fsicoque, por sua vez, envolve e extrapola o corpo fsico em cerca de 5 a 10 cm e, est localizado em nossas costas. ligado ao corpo fsico atravs do correspondente plexo solar, e deste para os membros superiores (braos, antebraos e mos) do corpo fsico. Localiza-se no tero mdio da omoplata esquerda e, desenvolve a capacidade do paciente estar em contato com vibraes mais sutis e filtra essas energias. Fica exatamente a 180 do Chakra Cardaco, ou seja, sai das omoplatas, enquanto que o Cardaco sai do Timo. Esse um chakra extremamente importante para avaliarmos se estamos com algum problema espiritual. Ele mantm a nossa individualidade e depende do desenvolvimento do chakra do plexo solar, ou seja, da proteo do bao. Ele rege todas as energias que habitam o nosso espao e as organiza. Ele tambm processa as energias do ambiente e, filtra as energias densas que transitam no nosso campo energtico. Quanto mais percebemos e desenvolvemos as nossas qualidades vibratrias, mais estaremos trabalhando o chakra umeral. Em uma leitura energtica ele serve como um parmetro para que possamos entender se o paciente est com algum tipo de contaminao energtica. Basicamente esse chakra se desarmoniza por trs fatores: 1) vivncia de padres pessimistas, negativos e derrotistas. Por exemplo: tudo na vida para mim difcil, ou esse tipo de coisa s acontece comigo, eu no mereo isso, eu no tenho capacidade para realizar essa tarefa, etc. 2) quando a pessoa est to desarmonizada (buracos uricos), que acaba ficando exposta, vulnervel energia dos ambientes ou pessoas com que se encontra, em que haja uma vibrao no muito boa. 3) por energias intrusas ou espritos obsessores. importante que saibamos diferenciar quando uma desarmonia espiritual est relacionada com o chakra coronrio que por onde recebemos a energia csmica ou com o umeral que conta o grau de vulnerabilidade que o paciente est em relao a energias negativas. Na Psicografia Mecnica, o guia ou mentor espiritual faz a indispensvel ligao magntica do seu corpo astral ao chakra umeral etrico do seu mdium mecnico, o que lhe possibilita assumir o controle total dos braos, antebraos e mos do corpo fsico daquele seu mdium. Conectado magneticamente dessa maneira ao seu mdium mecnico, o mentor ou guia medinico pode utilizar as mos do corpo fsico daquele seu mdium, para escrever o que quiser, souber e puder. Dependendo da competncia e da experincia tanto do guia medinico quando do mdium psicgrafo mecnico, a caligrafia dessa escrita medinica poder ser mais ou menos igual que tinha o guia medinico na sua ltima encarnao. atravs da unio deste chakra com os chakras:

larngeo, coronrio, plexo solar, umbilical e bsico, que se permitem e proporcionam as ligaes por fios, chamadas popularmente de incorporaes. Ele trabalha a proteo psquica e o responsvel por toda relao medinica entre os planos Fsico e Espiritual: 1 - Bsico - obsesses sexuais e possesses; 2 - Esplnico - vampiros; 3 - Umbilical - sofredores e obsessores; 4 - Cardaco passistas (mentores) e efeitos fsicos; 5 - Larngeo - mentores, por psicofonia; 6 - Umeral - mentores por psicografia automtica. 7 - Os chakras frontal e coronrio no permitem a incorporao de entidades espirituais, mas tm outras capacidades caractersticas, como vidncia direta ou mental, viso astral, clarividncia, etc. Ao escrevermos, a informao passa primeiramente pelo crebro. O mesmo no ocorre quando um mdium psicografa automaticamente, usando braos e mos, que esto sobre a influncia de uma entidade espiritual. A ao se d diretamente nos braos e nas mos. Somente depois que o mdium escreve, desenha ou pinta, que toma conhecimento do que fez.

05.2.3.02 - O Chakra do Anjo


Esse chakra tem a ver com luz. Ele est associado com a manifestao do esprito dentro do corpo. Essa a ltima rea que se fecha nos humanos quando eles se tornam almas incorporadas, mesmo depois que o coronrio e o frontal so fechados. Isso acontece com almas ou bebs ou entidades depois que eles nascem e conhecido como moleira ou fontanela. Em alguns seres especiais essa rea nunca se fecha. a luz que est fluindo para dentro e a luz que est fluindo para fora. Se o ser suficientemente evoludo, uma bela luz de arco-ris e cores texturizadas, fluem para fora Madre Tereza foi um exemplo disso. Poderia ser descoberto em seu crnio que havia reas onde os ossos no se fechavam, pois sua luz era tal, que ela carregava a Luz do Mundo dentro de si e ela veio a partir dela para o planeta, criando um halo sobre ela. Tal o caso de outros seres que esto recebendo ensinamentos de outras galxias, do logos solar, de diferentes entidades. Eles esto mantendo esse centro de energia aberto e utilizando esse chakra para puxar energia desses diferentes nveis, energia que os guia em seu trabalho intricado e interessante. por intermdio dele que recebemos todas as instrues, sobre as muitas posies a tomarmos em dados momentos de nossas vidas, quando nos voltamos a auxiliar no processo da evoluo planetria como um todo, ou seja, todos os cdigos que recebemos e que inclusive modificam por completo o rumo de nossas vidas, por meio de nosso Eu Superior. A funo primria desse chakra a codificao de mais luz no corpo, a manifestao do esprito. Uma funo menor ressoar os lobos frontais e outras pores do crebro. Podemos comear a expandir nossa capacidade cerebral, conforme a inteligncia aumenta e as conexes multidimensionais ocorrem. Em ltima anlise, ns usaremos 100 por cento do crebro, em nossa marcha evolutiva para uma conscincia superior. O chakra do anjo um centro energtico localizado na cabea entre o terceiro olho e a coroa. Fica na fontanela, a moleira da cabea dos bebs, e um centro

relacionado com o manifestar do esprito e da luz no corpo. Essa luz pode ser percebida tanto quanto energia quanto como informao, portanto o chakra do anjo um centro onde a orientao dos espritos ou anjos pode ser acessada. As informaes acessadas nele pertencem ao verdadeiro propsito de um indivduo de incorporar neste planeta. Esse chakra trabalha com as funes superiores do crebro; particularmente com os lobos frontais. Ativar o chakra do anjo pode aumentar a capacidade do indivduo para usar mais de seu crebro para a conscincia multidimensional telepatia com uma das capacidades semelhantemente miraculosas tais como a manifestao do pensamento na matria. A conscincia do chakra do anjo importante para todos que trabalham com mudana de freqncia. Sua ativao traz mais luz para nosso ser e nos ajuda a acessar a comunicao com os nossos nveis superiores de conscincia. A finalidade desse chakra trazer mais luz para os corpos sutil e fsico. Sua ativao tambm nos conecta com nossos guias e mentores espirituais. Quanto mais comearmos a trabalhar com esse chakra, mais iremos receber assistncia adicional, tanto nas mudanas de freqncia pessoais quanto planetrias. Esse chakra est associado s atividades superiores do crebro e ao acesso de diferentes freqncias de conscincia. Quando sintonizado o crebro, ativa-se atravs da malha sinptica, a glndula pineal, liberando substncias neuroqumicas especficas ativadas por harmonias especficas. Finalizando, este um novo chakra que nos possibilita, na medida em que o ativemos, muitas mudanas no que diz respeito ampliao de nossa sensibilidade e ao aclaramento da nossa viso psquica, facilitando assim nossa direo quanto ao nosso caminho de volta ao Lar. Ele facilita uma comunicao mais direta com os nossos mentores e com todas as sabedorias profundas. A ativao desse chakra incorpora muito mais luz ao nosso canal de luz, nos proporcionando a abertura de nveis de conscincia que sequer imaginamos existir e, que nos facilitam a comunicao com planos superiores, facilitando assim a nossa cura sob quaisquer circunstncias.

05.2.3.03 - CHAKRAS DA CABEA:


Outra viso espiritualista dos chakras da Cabea. Clique aqui

1 Chakra - Clice Energia Interrelacionamento de Universos


Sua cor verde esmeralda e prpura. Localiza-se aproximadamente 20 cm acima da cabea na direo da coluna. Ele filtra e purifica as energias csmicas dos 12 Raios, regulando-as e permeando-as para o uso nos campos energticos humanos. Funciona como um receptor de energias. Ajuda a tornar-se uno com o planeta e com o cosmos. Traz a conscincia de outras dimenses e reinos da natureza, como o reino elemental e expresses no fsicas do eu.

2 Chakra - Chispa Essncia Onipresena


Sua cor verde e azul. Localiza-se aproximadamente a 50 cm acima da cabea. Seu elemento AYAM - Eu Sou. Sua funo de irradiar o Amor Universal. Seu smbolo uma estrela de 6 pontas, contendo em essncia, todas as qualidades dos 12 Raios Sagrados.

No centro, reside a Chama Trina, representando a Trindade Solar ou Logos. Gera infinitas imagens criadas magneticamente em outras dimenses.

3 Chakra Plexo Logos Cosmos Transfigurao


Sua cor madreprola. Localiza-se aproximadamente a 70 cm acima da cabea. Sua funo trazer a Luz das dimenses superiores para os planos de energia mais densos. esse raio de Luz Divina que faz a conexo do Eu Superior, que a prpria Luz com a chama Trina, AYAM Eu Sou. Faz a perfeio das polaridades masculina e feminina.

4 Chakra - Superior Mnada Oniscincia O nvel do nosso Grupo de Alma


Sua cor laranja-rosado, localiza-se aproximadamente a 90 cm acima da cabea. Seu elemento o Eu Superior. Sua funo ancorar a prpria Luz Divina, alinhando todas as dimenses dos 4 corpos inferiores. Supera o trauma. Liga o corpo de luz do ser humano com a conscincia csmica.

5 Chakra - Fuso - Eterno Libertao - O nvel crstico e do nosso Eu Superior


Sua cor o dourado cintilante. Localiza-se a um metro e meio aproximadamente acima da cabea. Representa a conscincia csmica. Capta energias csmicas, mais sutis. transformativa, que transforma todas as formas e energias do corpo humano. Relaciona-se com o corpo Eterno e contm Tudo O Que , o UM.

05.2.4 - OS CHAKRAS: - Pela Viso de Arthur


Powel
CHAKRAS
A palavra Chakra snscrita e significa, literalmente, uma roda ou disco giratrio. usada para classificar o que amide se chama Centros-de-Fora do homem. H desses Chakras em todos os veculos do homem, e so pontos de conexo pelos quais a fora flui de um veculo para outro. Esto ainda intimamente associados com os poderes dos sentidos dos vrios veculos. Os Chakras do corpo etrico so amplamente descritos em O Duplo Etrico, e os estudantes devem recorrer a esse livro porque um estudo dos Chakras etricos os ajudar a compreender os Chakras astrais. Os Chakras etricos esto situados na superfcie do duplo etrico e so habitualmente indicados pelo nome do rgo fsico ao qual correspondem.

So eles: 1. Chakra da base da espinha . 2. Chakra do umbigo

3. 4. 5. 6. 7.

Chakra Chakra Chakra Chakra Chakra

do do da de do

bao corao garganta entre os olhos alto da cabea

Os Chakras astrais, que esto freqentemente no interior do duplo etrico, so vrtices em quatro dimenses (ver captulo XVIII), tendo assim uma extenso em direo bastante diferente dos etricos. Conseqentemente, embora correspondam aos Chakras etricos, nem por isso so limtrofes com eles, embora alguma parte seja sempre coincidente. Os chakras astrais recebem os mesmos nomes dos do duplo etrico, e suas funes so as seguintes:

1.

Chakra da base da espinha. Este o stio da Serpente de Fogo, Kundalini, a fora que existe em todos os planos e por meio da qual todos os demais Chakras so ativados.
Originalmente, o corpo astral era uma massa quase inerte, possuindo apenas a mais vaga das conscincias, sem poder definido para coisa alguma e sem um conhecimento ntido do mundo que o cercava. A primeira coisa que aconteceu foi o despertar de kundalini no nvel astral.

2.

Chakra do umbigo. - Kundalini, tendo sido despertado no primeiro Chakra, move-se para o Chakra do umbigo, que vivificado, despertando assim no corpo astral o poder de sentir - uma sensibilidade a todo tipo de influncias, embora ainda sem nada bem definido como a compreenso que vem do ver e ouvir. 3. Chakra do bao. - Kundalini passa, ento, ao Chakra do bao e, atravs dele, vitaliza todo o corpo astral, sendo uma das funes desse Chakra a absoro de Prna, a Fora Vital, que tambm existe em todos os planos. A vivificao do Chakra do bao capacita o homem a viajar em seu corpo astral, conscientemente, embora apenas com uma vaga concepo daquilo que encontra em suas viagens. 4. Chakra do corao. - Este Chakra permite ao homem compreender e simpatizar com as vibraes de outras entidades astrais, de uma forma que o leva a compreender instintivamente seus sentimentos. 5. 6. Chakra da garganta. - Este Chakra confere, no mundo astral, o poder que corresponde audio no mundo fsico. Chakra de entre os olhos. - Este Chakra confere o poder de perceber, com preciso, a forma e a natureza dos objetos astrais, em lugar de apenas vagamente ter a sensao de sua presena.
Associado com este Chakra aparece tambm o poder de aumentar vontade as mais diminutas partculas fsicas ou astrais para qualquer tamanho desejado, como por um microscpio. Esse poder capacita o pesquisador oculto a perceber e estudar molculas, tomos etc. O domnio completo dessa faculdade, contudo, pertence mais ao corpo causal.

O poder inerente aos siddhis, descrito nos livros orientais como " o poder de tornar-se grande ou pequeno, vontade". A descrio apropriada, porque o mtodo empregado o de usar um mecanismo visual temporrio, de inconcebvel pequenez. Inversamente, para minimizar a viso, entra em uso a construo de um mecanismo visual imensamente grande. O poder de aumentar muito distinto da faculdade de funcionar em plano mais elevado, tal como o poder de um astrnomo para observar planetas e estrelas bem diferente da capacidade para se mover ou funcionar entre eles. Nos sutras hindus se diz que a meditao em certa parte da lngua conferir viso astral. A declarao uma "venda", pois a referncia alude ao corpo pituitrio, situado exatamente acima dessa parte da lngua.

7. Chakra do alto da cabea. - Este Chakra completa e remata a vida


astral, dotando o homem com a perfeio de suas faculdades. Parece haver dois mtodos nos quais este Chakra trabalha. Em um tipo de homem, o sexto e stimo Chakras convergem para o corpo pituitrio, sendo este corpo para tal tipo, praticamente, o nico vinculo direto entre o plano fsico e os planos mais elevados. Em outro tipo de homem, contudo, embora o sexto Chakra fique ainda ligado ao corpo pituitrio, o stimo Chakra curvado ou inclinado at que seu vrtice coincida com a glndula pineal. Em pessoas desse tipo a glndula pineal assim vivificada e posta em linha de comunicao diretamente com o mental inferior, sem aparentemente passar atravs do plano astral intermedirio, como a forma comum. No corpo fsico, como sabemos, h rgos especializados para cada sentido: os olhos, para ver; os ouvidos, para ouvir; e assim por diante. No campo astral, entretanto, no esse o caso. As partculas do corpo astral esto fluindo e girando constantemente, como as da gua fervente: em conseqncia, no h partculas especiais que permaneam continuamente em qualquer dos Chakras. Pelo contrrio, todas as partculas do corpo astral passam atravs de cada um dos Chakras. Cada Chakra tem a funo de despertar um certo poder de resposta nas partculas que fluem nele; um dos Chakras faz isso com o poder da viso, outro com a audio, e assim por diante.

También podría gustarte