Está en la página 1de 11

Simulado 158

Concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica

6 semanas! Elaborao das Questes: Robson Timoteo Damasceno Bons Estudos e Rumo ANP (novamente)! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BSICOS Os livros de histria natural descritiva e assuntos congneres, cujos autores observaram a natureza com os seus prprios olhos, tendo por isso o relato das suas 4 descobertas e o interesse de narrativas pessoais, parte o carter exato dos fatos que referem, podem ser considerados verdadeiras poesias em prosa, por assim dizer, que vo 7 beber a sua inspirao diretamente natureza e trasladam para o papel alguma coisa da sua frescura e novidade. Levam o leitor para alm dos bosques e fazem-no cuidar que ele que 10 faz as descobertas. O que eles viram tem o primor de observaes individuais, a superioridade do especfico sobre o genrico. Esses escritos, pois, tm certo valor permanente 13 do ponto de vista literrio: como o apreo em que so tidos vem mais da forma do que do assunto, so verdadeiras obras de arte; por outro lado, ningum lhes atribuiria mais do que um 16 pequeno lugar entre as obras de arte, isso porque, por perfeitas que sejam no seu gnero, no tm seno a diminuta importncia do gnero a que pertencem. So livros para as horas de 19 cio, e longe ficam dos pinculos ou das profundezas da emoo.
Henry Smith Williams. A literatura na cincia. Internet: <www.logoslibrary.eu> (com adaptaes).
1

No que se refere aos aspectos ortogrficos e de sentido do texto acima, avalie os prximos itens. 1 A expresso Esses escritos (L. 11) exerce a funo de sujeito da orao cujo ncleo so tidos (L. 13). 2 O pronome eles (L. 10) retoma leitor (L. 8). 3 Na linha 7, o emprego de sinal indicativo de crase em natureza deve -se presena, no perodo, de diretamente. 4 Seria mantida a correo gramatical do texto se o pronome a fosse introduzido imediatamente antes de trasladam (L. 7), caso em que esse pronome retomaria sua inspirao (L. 6). 5 A expresso alguma coisa da sua frescura e novidade (L. 7-8) complementa o sentido da forma verbal trasladam (L. 7). O torso arcaico de Apolo
1

No sabemos como era a cabea, que falta, De pupilas amadurecidas. Porm O torso arde ainda como um candelabro e tem, 4 S que meio apagada, a luz do olhar, que salta E brilha. Se no fosse assim, a curva rara Do peito no deslumbraria, nem achar 7 Caminho poderia um sorriso e baixar Da anca suave ao centro onde o sexo se alteara. No fosse assim, seria essa esttua uma mera 10 Pedra, um desfigurado mrmore, e nem j Resplandecera mais como pele de fera. Seus limites no transporia desmedida 13 Como uma estrela; pois ali ponto no h Que no te mire. Fora mudares de vida.
Rainer Maria Rilke. Torso arcaico de Apolo. Trad. Manuel Bandeira. In: Manuel Bandeira. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992, p. 361.

A respeito do texto acima, julgue os prximos itens.

6 Ao se referir diretamente ao leitor, o poeta alterna as pessoas gramaticais, o que se comprova pelo emprego da forma verbal sabemos (v.1), na primeira pessoa, pelo uso do pronome Seus (v.12), na terceira pessoa, e pelo emprego da forma pronominal te (v.14), na segunda pessoa. 7 No verso 8, o pronome onde, retoma, por coeso, a expresso anca suave. 8 Na expresso pele de fera (v.11), a locuo de fera poderia ser substituda, sem prejuzo para os sentidos do texto, pelo adjetivo feroz, tal como ocorre com via de ferro/via frrea. 9 No verso 1, o vocbulo como introduz orao de sentido comparativo, tal como nos versos 3 e 11. 10 A orao que falta (v.1), de funo adjetiva, est empregada com sentido explicativo.

Avalie os itens se trouxer uma ao necessria para a adequao ou manuteno do documento apresentado s normas gerais e especficas das correspondncias Oficiais. 11 O detalhamento do teor do documento, que foi expresso de forma muito resumida no item Assunto, em desacordo, portanto, com os princpios que orientam a redao de correspondncias oficiais. 12 O deslocamento do fecho, de modo a alinh-lo com o incio do pargrafo do corpo do texto. 13 A substituio de A Sua Excelncia o Senhor por A Vossa Excelncia o Senhor. 14 A insero, ao final do texto, do local e da data em que o documento foi assinado, com a seguinte forma: Em 10 de junho de 2012.

A respeito dos conceitos de Informtica, avalie os prximos itens. 15 Tanto a Internet quanto as intranets funcionam com base no modelo de comunicao chamado cliente-servidor, em que diversas mquinas se conectam a um servidor que possui uma funcionalidade especfica, seja a de correio eletrnico, a de transferncia de arquivos ou a de armazenamento de pginas web. 16 O Draw a ferramenta do BR Office destinada elaborao de apresentaes de slides. 17 O recurso de atualizao do Windows Update permite, entre outras coisas, baixar automaticamente novas verses do Windows, efetuar atualizao de firewall e antivrus, assim como registrar os programas em uso mediante pagamento de taxa de administrao para a empresa fabricante desse sistema operacional no Brasil. 18 Backup o termo utilizado para definir uma cpia duplicada de um arquivo, um disco, ou um dado, feita com o objetivo de evitar a perda definitiva de arquivos importantes. 19 O rudo, um dos principais obstculos comunicao de sinais, pode ser enquadrado em vrias categorias, entre elas a dos rudos trmicos, que so de eliminao impossvel em qualquer sistema de comunicao. 20 O Windows Explorer utilizado tanto para acesso aos diretrios e arquivos armazenados na mquina do usurio como para acesso a reas de armazenamento na rede, caso o computador esteja conectado a um ambiente de rede ou Internet. Utilizando raciocnio lgico, resolva os prximos itens. 26 Considere a seguinte proposio. A: Para todo evento probabilstico X, a probabilidade P(X) tal que 0 P(X) 1. Nesse caso, o conjunto verdade da proposio A tem infinitos elementos. 27 Considere como V as seguintes proposies. A: Jorge briga com sua namorada Slvia. B: Slvia vai ao teatro. Nesse caso, ~(AB) a proposio C: Se Jorge no briga com sua namorada Slvia, ento Slvia no vai ao teatro. 28 Se A e B so proposies, ento (AB) tem as mesmas valoraes que [(A)(B)][(B)(A)]. 29 A proposio p -> q v (r ^ s) equivalente a (~p v q v r) ^ (~p v q v s). 30 Um ladrilho branco quadrado com 8 cm de lado tem no seu interior um crculo cinza de 2 cm de raio.

A porcentagem da superfcie do ladrilho que est pintada de cinza , aproximadamente, 20%.

Acerca do Direito Administrativo, julgue os prximos itens. 31 Os recursos administrativos constituem mecanismos de controle interno, por meio do qual a administrao provocada a fiscalizar seus prprios atos, visando ao atendimento do interesse pblico e a preservao da legalidade. 32 Uma das hipteses de aplicao da pena de suspenso a reincidncia em faltas punidas com a pena de advertncia. 33 A lei que trata dos processos administrativos no mbito federal previu outros princpios norteadores da administrao pblica. Tal previso extrapolou o mbito constitucional, o que gerou a inconstitucionalidade da referida norma. 34 Para celebrar o aniversrio da cidade, o prefeito de um municpio brasileiro determinou que fossem tomadas as providncias para a contratao de um cantor consagrado pela crtica especializada e que comps uma famosa msica que enaltece a cidade. A apresentao ocorrer durante jantar em frente prefeitura. Em razo de sua notoriedade, o artista cobrou R$ 200.000,00 para se apresentar durante duas horas. Com base na situao descrita acima, para essa contratao, necessria a instaurao de processo em que o administrador justifique as razes de sua escolha. Com relao ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 Ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal. 36 O salrio-mnimo dever ser fixado em lei, sendo que nele se incluir o repouso semanal remunerado, preferencialmente aos sbados. 37 Qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural. 38 Ser impedido de concluir o curso fundamental o aluno que, matriculado em escola pblica ou particular, no curse, pelo menos, um semestre de disciplina voltada para a educao religiosa. No que se refere ao Direito Penal, julgue os prximos itens. 39 Com relao ao lugar do crime, aplica-se a teoria da atividade, considerando-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no onde se produziu ou deveria se produzir o resultado. 40 No crime de prevaricao, a satisfao de interesse ou sentimento pessoal, que motiva a prtica do crime, necessria para a existncia do crime. 41 O perdo judicial pode ser aplicado ao crime de leses corporais dolosas simples. 42 inadmissvel a ocorrncia de homicdio privilegiado-qualificado, ainda que a qualificadora seja de natureza objetiva. Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 Ao penal direito constitucional e abstrato de invocar o Estado-Juiz aplicao do direito penal objetivo ao caso concreto, tido como penalmente relevante. 44 Em regra, as partes devero apresentar os documentos necessrios comprovao de suas alegaes na primeira oportunidade que falarem nos autos, sob pena de precluso.

45 O inqurito policial dever terminar no prazo de 20 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante ou estiver preso preventivamente. 46 A priso preventiva pode ser decretada para garantia da ordem pblica somente quando h indcio da existncia de crime e certeza sobre a sua autoria. Considerando o que estabelece a Legislao Especial, avalie os itens. 47 No Brasil, existem dois tipos de autorizao de porte de arma de fogo: uma a autorizao regional, limitada ao territrio de um estado ou do Distrito Federal, cuja expedio compete polcia civil da respectiva unidade da Federao; outra a autorizao nacional, cuja expedio compete Polcia Federal. 48 Qualquer medida privativa de liberdade imposta a adolescentes deve ter como pressuposto a brevidade e excepcionalidade da medida. 49 Conforme entendimento do STJ, imprescindvel, mesmo no caso de crimes hediondos, a demonstrao, com base em elementos concretos, da necessidade da custdia preventiva do acusado, incluindo-se os de trfico ilcito de entorpecentes presos em flagrante, no obstante a vedao da Lei n. 11.343/2006 Lei de Drogas. 50 O registro do estrangeiro deve ser mantido mesmo se o registrado obtiver naturalizao brasileira. CONHECIMENTOS ESPECFICOS A respeito dos conceitos da Fsico-Qumica, julgue os prximos itens. 51 A entalpia de reao menos negativa do que a energia interna da reao para reaes que geram gases. 52 Equaes termoqumicas para os passos individuais de uma sequncia de reaes pode ser combinada para fornecer a equao termoqumica para a reao total. 53 Entalpias padro de combusto so sempre valores negativos. 54 O calor absorvido ou liberado por uma reao pode ser tratado como reagente ou produto na relao estequiomtrica. 55 Entalpias-padro de formao podem ser combinadas para obter a entalpia-padro de qualquer reao. 56 A fora de interao entre ons determinada pela entalpia de rede, que pode ser calculada usando o ciclo de Born-Haber. 57 A fora de uma ligao medida pela entalpia de ligao, que a diferena entre a entalpia-padro molar da molcula e seus fragmentos onde as ligaes foram rompidas. 58 Entalpias de ligao so sempre valores negativos. 59 Uma mudana espontnea aquela que tende a ocorrer quando h influncia externa. 60 Um processo para ser considerado espontneo deve ocorrer em velocidade rpida.

Observe a figura abaixo, que ilustra a formao de orbitais moleculares para diversos tomos de sdio entrando em contato.

Com base na figura, julgue os prximos itens. 61 Para cada orbital atmico do sdio envolvido, haver meio orbital molecular resultante. 62 Os orbitais moleculares mais abaixo nos grficos so os LUMOs. 63 A regio da figura Nan onde os orbitais esto preenchidos chamada de condutividade. 64 A regio da figura Nan onde os orbitais esto desocupados chamada de valncia. 65 A ltima figura indica que o sdio tem alta condutividade. 66 Figuras como a mostrada ajudam a explicar as caractersticas dos metais. 67 Se fossem colocados tomos que fizessem a distncia entre o HOMO e o LUMO ficar maior, o sdio passaria a ser mais condutor de eletricidade. 68 Nos materiais semicondutores, os nveis de energia esto prximos em energia aos nveis completos. Ainda sobre os conceitos da Qumica Inorgnica, julgue os itens abaixo. 69 A amnio, NH3, se comporta em gua como uma base de Arrhenius. 70 A expanso do octeto, expanso da camada de valncia para mais de oito eltrons, pode ocorrer com os elementos do Perodo 3 e maiores e habilita-os a exibir covalncia varivel.

No que se refere s propriedades dos compostos orgnicos, julgue os itens. 71 Os anidridos de cido so obtidos por tratamento dos cidos correspondentes com um agente dessecante (P2O5, por exemplo). 72 Os anidridos so mais reativos que os haletos de cido. 73 Os steres cclicos recebem a designao de lactonas. 74 A hidrlise de steres em meio cido forma cido carboxlico e lcool. 75 Os steres sofrem reaes de transesterificao. A respeito das reaes dos compostos orgnicos, avalie os itens. 76 A nitrao a melhor maneira de introduzir um nitrognio em anis aromticos. As condies experimentais so determinadas pela reatividade do anel aromtico. A +. espcie reativa na nitrao o NO2 77 Somente anis muito reativos reagem com cloro na presena de cidos de Lewis. 78 A adio de um nuclefilo em um anel aromtico seguido pela eliminao de um substituinte, resulta em uma substituio nucleoflica. A etapa de adio facilitada por grupos retiradores de eltrons. 79 Para que a reao de substituio pelo Mecanismo de Adio/Eliminao ocorra deve haver a presena de um grupo de partida, como haletos, alcxi, ciano, nitro e sulfonila. 80 Substratos contendo grupos retiradores de eltrons no podem reagir por um mecanismo de adio/eliminao em aromticos. A expresso produtos qumicos sintticos utilizada pelos meios de comunicao para descrever substncias que geralmente no ocorrem na natureza, mas que foram sintetizadas por qumicos a partir de substncias mais simples. A grande maioria dos produtos qumicos sintticos comerciais so compostos orgnicos, e, na maior parte dos casos, o petrleo ou o gs natural so usados como fonte original de carbono. Na figura abaixo so mostrados alguns dos produtos sintticos mais citados quando se trata da questo ambiental. Julgue, tendo-os como base, os prximos itens.
Cl OH O Cl Cl Cl O Cl Cl Cl Cl Cl Cl Cl Cl Cl Cl Cl Cl O O Cl O Cl

Hexaclorobenzeno

para-Diclorodifeniltricloroetano

2,4,5-T

Dioxina

2,3',4',5'-Tetraclorobifenila

Dibenzof urano

81 Todos os compostos so aromticos. 82 O hexaclorobenzeno reage rapidamente em reaes de substituio eletroflica aromtica. 83 O 2,4,5-T apresenta a funo ster. 84 O para-diclorodifeniltricloroetano apresenta estereoismeros.

85 O Hexaclorobenzeno o produto final da reao do benzeno na presena de Cl 2 e radiao. 86 Os compostos mostrados so perigosos em parte por serem polares e assim se dissolverem com facilidade na gordura animal. 87 O dibenzofurano apresenta uma estrutura planar. 88 Um derivado do dibenzofurano pode ser formado por decomposio oxidativa da tetraclorobifenila mostrada. 89 O 2,4,5-T pode ser reduzido a lcool utilizando Metil Ltio. 90 A frmula molecular do Hexaclorobenzeno C 6H6Cl6. Acerca do tratamento estatstico e minimizao de erros em anlises, avalie os prximos itens. 91 A dimenso de uma amostra muitas vezes usada como critrio de classificao dos mtodos analticos. Assim, temos macroanlise (amostras superiores a 0,1g), -2 -4 semimicroanlise (amostras entre 0,01 e 0,1g), microanlise (entre 10 e 10 g) e -4 ultramicroanlise (menor do que 10 g). 92 Um problema central na anlise de amostras reais o efeito da matriz da amostra, que pode conter espcies com propriedades qumica similares s do analito, reagindo com os mesmos reagentes que o analito, ou mesmo provocando respostas instrumentais dificilmente distinguveis daquela do analito. Estes chamados efeito de matriz devem ser considerados na anlise. 93 Amostras so analisadas e constituintes e concentraes so determinados. 94 Geralmente se diferencia entre amostra bruta e amostra de laboratrio. A primeira tirada da populao total e levada para o laboratrio, onde reduzida para normalmente para uma quantidade menor que analisada a amostra de laboratrio. 95 Estatisticamente, os objetivos do processo de amostragem so obter um valor mdio que seja uma estimativa sem tendncia da mdia da populao e obter uma varincia que seja uma estimativa sem vieses da varincia da populao, para que os limites de confiana vlidos sejam encontrados e os testes de hiptese possam ser formulados. A respeito da espectroscopia no IV, avalie os itens. 96 Um espectrmetro baseado no princpio interferomtrico consiste basicamente de uma fonte, um interfermetro, um compartimento de amostra, um detector e um computador. 97 Os detectores mais usados na regio padro do IV so aqueles base do material piroeltrico sulfato de triglicina deuterada (DTGS). So utilizados, tambm, geralmente como opcionais, os detectores do tipo MCT (telureto de cdmio e mercrio). Os equipamentos mais sofisticados so munidos de detectores especiais, resfriados com N2 ou He lquidos, tais como o bolmetro de germnio (< 8K), e o de germnio:cobre (< 10K). O uso de detectores com resfriamento aumenta acentuadamente a sensibilidade destes detectores. 98 A calibrao e o alinhamento dos equipamentos com transformada de Fourier so feitos pela utilizao de um laser. 99 A Espectroscopia no infravermelho se baseia no fato de que as ligaes qumicas das substncias possuem frequncias de vibrao especficas, as quais correspondem a nveis de energia da molcula.

100 As ligaes podem vibrar de vrios modos: estiramento simtrico, estiramento assimtrico, tesoura, rotao, wag e twist. A respeito dos conceitos da Qumica Analtica ainda, julgue os itens. 101 A sensibilidade analtica, o limite de deteco e o limite de quantificao so medidas da preciso. 102 Slidos aquecidos so fontes importantes de radiao infravermelha, visvel e ultravioleta de comprimento de onda mais longo nos instrumentos analticos. 103 Prisma de slica fundida uma possibilidade para seletor de comprimento de onda na regio do IV. 104 Tubos fotomultiplicadores so usados como detectores na regio do IV. 105 Nos transdutores de fotocondutividade, a radiao absorvida por um semicondutor produz eltrons e lacunas, que levam ao aumento da condutividade. A respeito dos conceitos da Qumica Analtica Qualitativa, julgue os itens. 106 Os ons magnsio apresentam-se incolores em soluo, seus sais so inicos brancos ou incolores, a no ser que um nion que gere colorao esteja presente. 107 Os compostos de magnsio geralmente so insolveis em gua. 108 Os sais de clcio do chama do bico de Bunsen uma colorao vermelho-tijolo. 109 Os sais de brio gerar colorao vermelha no teste de chama. 110 Clcio, estrncio e brio formam carbonatos solveis em soluo alcalina. Nos itens abaixo, avalie como correto quando for listada uma exigncia necessria para obteno da autorizao especial para trabalhar com produtos sujeitos controle, de acordo com a Portaria 344. 111 Entregar uma cpia do DOU com a autorizao de funcionamento da empresa. 112 Entregar cpia do ato constitutivo da empresa. 113 Entregar estimativa de substncias que sero produzidas. 114 Entregar cpia do Manual de Boas Prticas da empresa. 115 Entregar preos praticados por empresas que fabriquem o medicamento no pas. A respeito do ajuste de preos de medicamentos, nos termos da Lei 10742, avalie as assertivas. 116 O ajuste de preos de medicamentos ser baseado em modelo de piso de preos calculado com base em um ndice, em um fator de produtividade e em um fator de ajuste de preos relativos intra-setor e entre setores. 117 O ndice considerado para os clculos do ajuste de preos a SELIC. 118 O fator de produtividade, expresso em percentual, o mecanismo que permite repassar aos consumidores, por meio dos preos dos medicamentos, projees de ganhos de produtividade das drogarias e farmrcias.

10

119 O fator de ajuste de preos igual a parcela do fator de ajuste de preos relativos intra-setor, que ser calculada com base no poder de mercado, que determinado, entre outros, pelo poder de monoplio ou oligoplio, na assimetria de informao e nas barreiras entrada. 120 Para o ajuste de preos de medicamentos, deve-se ouvir o Ministrio da Fazenda.

Para acessar mais provas e participar de discusses, s entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/
Acesso a outros materiais para estudo: http://www.scribd.com/ConcurseiroRobson

11

También podría gustarte