Está en la página 1de 8

CAPTULO 5 FUSCAS MODIFICADOS

145

A potncia do veculo, porm, est disfarada, j que o Fusquinha mantm boa parte de sua esttica original, onde se percebe que as belas rodas, bem prximas das originais, foram cromadas. Mas reparando bem no vov nota-se um pequeno radiador de leo, que segundo o dono o corao do sistema. Sem ele a temperatura sobe muito, afirma Fbio. O motor refrigerado a ar agora gira a altas 6.200 rpm e estima-se que a potncia de 95 cavalos faa o carro atingir 180 km/h. Para manter a segurana e estabilidade do Fusca, a suspenso recebeu amortecedores TAG mais firmes e barra estabilizadora na traseira. O freio tambm recebeu modificaes, com os cilindros de rodas maiores: os dianteiros do Fusco e os traseiros, do Fusca 1300.
No interior quase tudo
permanece original, a no ser os mostradores adicionais embaixo do painel.

Se a casca pacata, o corao bate


forte com esse 1600 com direito a comando de vlvula, peas forjadas e dois carburadores.

Modificaes:
Carburador: dois carburadores Weber 40, com coletores de admisso. Pistes Mali forjados, motor com cilindrada de 1678 cm3 (graas adoo de um jogo de cilindros e pistes de SP2). Cabeotes rebaixados, chegando taxa de compresso de 11:1, com polimento nos dutos. Vibrabrequim balanceado e comando de vlvulas Engle. Suspenso com amortecedores TAG de maior carga e barra estabilizadora na traseira. Pneus 195/55-15 na frente e 195/65-15 atrs, montados nas rodas de Porsche 356 .

146

ALMANAQUE DO FUSCA

FUSCA TURBO, O BESOURO VOADOR: TURBINADO E LEGALIZADO, SIM, SENHOR!


Este modelo 1979, nico dono, com 98% de originalidade e apenas oitenta mil quilmetros rodados, realmente de dar inveja. O seu proprietrio, Ed Carlos Galbe, paciente e de extremo bom-gosto, foi comprando as peas aos poucos, e quando estava com tudo na mo, comeou a preparar o veneno. O motor 1.300 foi substitudo por um 1.600 turbo; o cmbio original deu lugar a um de SP2; a suspenso foi trocada por uma de catraca; os freios a tambor foram substitudos por discos e os traseiros por tambores maiores. Tambm foram feitos trabalhos nos cilindros para melhora da frenagem; os amortecedores foram substitudos por outros e preparados.
Turbinado e Legalizado. Esse liso vermelhinho est fuado, conta ainda com uma turbina, mas tudo documentado e legalizado, como manda o figurino.

CAPTULO 5 FUSCAS MODIFICADOS

147

Modificaes:
Carburador: dois Weber 40, alimentando em conjunto com o comando Engle de durao 276/286. Cabeote re-trabalhado em volume das cmaras, dutos polidos e vlvulas de admisso maiores com molas Engle duplas. Suspenso: amortecedores retrabalhados, bem como os freios e cilindros de roda. Conta ainda com um tambor de Braslia na traseira. Pneus 195/60-15 na frente, e 195/65-15 atrs. Com as modificaes, o motor chega a 195cv, faz de 4,5 a 5 km/litro e atinge os 200 km/h. Simplesmente um verdadeiro Besouro Voador.
A turbina fica bem guardada no cofre
do motor e alm de render mais alguns cavalos tambm garante um zumbido especial. Alm do volante no estilo TS mostradores monstros ajudam a monitorar o possante.

A busca pela manuteno da originalidade se reflete tambm na pintura do carro. O proprietrio passou trs anos procurando algum pra fazer a pintura, que estava queimada em virtude dos 24 anos de vida. Mesmo assim, o Fusca foi pintado apenas onde era extremamente necessrio, pois embaixo dos pra-lamas e na parte de dentro do Fusca foi mantida a pintura original, sendo feito somente um polimento. Vale mencionar que o carro legalizado, portanto, pode rodar tranqilamente pelas ruas. No documento indica que ele foi modificado e vistoriado pelo Inmetro. O visual externo impecvel, com as belas rodas aro 15 do Porsche 914, assim como o interior, que tambm no deixa a desejar, com volante de Passat TS, conta-giros e diversos manmetros. Mas no apenas a beleza que impressiona, porque o Fusca um canho equipado com seu turbocompressor IHI e ajustado para rodar com 1,2 bar de presso.

148

ALMANAQUE DO FUSCA

FUSCA AP: FUSCA COM SABOR DE GOLF


difcil acreditar que este belo Fusca 1980 j foi pura sucata. Verdadeira fnix de lata, o carro foi refeito quase completamente: tapearia, mecnica, funilaria, suspenso e diversos outros itens. Aqui, a necessidade foi, de fato, me da inveno. O Projeto AP, como foi batizado, nasceu da adversidade. Sem recursos para comprar um carro novo, o proprietrio teve a idia de montar um Fusca que fosse confortvel, moderno, diferente e silencioso. O resultado foi o projeto AP, que apesar de no ser indito bastante inovador e com configuraes que o tornam um bom exemplo da unio perfeita entre a modernidade e o estilo clssico. O AP tambm tem vantagens prticas. Alm de bonito, econmico e bastante silencioso.

Estilo liso e uma mecanica AP, modernidde e passado no mesmo carro.

CAPTULO 5 FUSCAS MODIFICADOS

149

E se a mecanica moderna o interior no fica para trs e acomoda com estilo e conforto seus ocupantes. O Ap silencioso, por isso o tpico barulhinho do motor refrigerado a ar no aparece nesse Fusca.

Reciclado
Um Golf batido foi o doador da mecnica. Para colocar esse motor na parte traseira do Fusca foi preciso realizar um bom trabalho de adaptao. O suporte de baixo do Gol gerao III. Outro item adaptado foi o escapamento, que faz uma volta por trs do motor para atingir o comprimento necessrio. O cmbio da Kombi com carcaa de embreagem maior e foi acoplado ao motor com um flange especial a parte mais complicada da adaptao. O radiador fica entre o cmbio e o motor, fixado com coxins
Pneus 195/65-15 com rodas de Golf 5 furos. Potncia de 110 cv.

Modificaes:
Discos de freio maiores com pina de Santana e atrs tambor original com lonas traadas.

do escapamento do Opala. A ventilao fica por conta de duas ventoinhas eltricas. O conjunto com timos resultados foi conseguido, porm, por conta da qualidade das adaptaes mecnicas. Uma incrvel combinao entre o design clssico de um mito automobilstico e a modernidade da mecnica de hoje.

150

ALMANAQUE DO FUSCA

O MNI ROYCE: ALEMO PARA INGLS VER


O carisma do Fusca vem da sua beleza rstica, da sua praticidade mecnica e principalmente do tradicional conceito de ser o carro mais amado do Brasil. Disso ningum duvida! No entanto, a Volkswagen, num lance divertido e ousado, decidiu fazer um Fusca mais sofisticado em suas linhas. E foi buscar a inspirao no mais luxuoso. O paradoxal projeto reuniu o carro mais caro do mundo (e um dos mais bonitos, tambm) e o mais popular: um hbrido entre o clssico e luxuoso Rolls-Royce e o Fusca.
De Rolls Royce s a cara, por que debaixo desse capo de fibra est um legtimo Fusca.

CAPTULO 5 FUSCAS MODIFICADOS

151

No s a frente que muda,


nesse mini Royce o cap do motor e as lanternas traseiras foram mudadas tambm.

Note como o capo dianteiro se encaixa bem no lugar onde antes estava o original do Fusquinha. Nesse modelo, os faris dianteiros foram colocados ao lado da grade.

Para criar o modelo que imitava o desenho do milionrio Rolls-Royce, os engenheiros da montadora tiveram de quebrar a cabea e logo foram obrigados a fazer algumas alteraes no besouro. As modificaes incluam um kit em plstico reforado com fibra-de-vidro com duas peas, cap dianteiro e cap do motor. O desenho d um aspecto bem diferente ao Fusca, ideal para os amantes dos famosos carros ingleses de luxo, mas que no possuam condies de importar um.

152

ALMANAQUE DO FUSCA

FUSCA V-8: MAIS DO QUE VOC ESPERAVA


noite. O carro turbinado pra no semforo. Verdadeira fera do asfalto, ronca sua potncia em marcha-lenta. sua direita est um carrinho da moda turbinado; esquerda, um pacato Fusquinha. O piloto, ensaiando um desafio, sequer considera o Volks. Acelera olhando para a direita, para o turbinado que teria condies de encarar o racha. Os dois motoristas sorriem cinicamente e se concentram. No entanto, quando o verde do semforo sinaliza a largada, os dois perplexos pilotos ouvem o barulho de um V-8 roncando alto. S ento percebem, atnitos, que o desprezado Fusquinha largou bem na frente. Acabavam de testemunhar um mito.
Um brinquedo para gente grande, um simptico fusquinha com uma mecanica de Maverick V8.

También podría gustarte