Está en la página 1de 14

Eletricidade Aplicada

Universidade Metodista de Piracicaba

4 S. EGM Noturno

CURSO DE ENGENHARIA MECNICA

OSVALDO MELINDRES VIDOY

ELETRICIDADE APLICADA EFEITO JOULE

SANTA BRBARA DOESTE 2013


0

Eletricidade Aplicada

Universidade Metodista de Piracicaba

4 S. EGM Noturno

SUMRIO
1 INTRODUO ..................................................................................................... 2

BASE TERICA ................................................................................................... 3 2.1 2.2 2.3 EFEITO JOULE .............................................................................................. 3 PRIMEIRA LEI DE OHM ................................................................................. 5 RESISTIVIDADE ............................................................................................ 7

PRTICA .............................................................................................................. 8 3.1 MATERIAL UTILIZADO .................................................................................. 8 3.2 PROCEDIMENTO .......................................................................................... 8 3.3 RESULTADOS OBTIDOS .............................................................................. 9 3.3.1 FILAMENTO DE COBRE ............................................................................ 9 3.3.2 BASTO DE GRAFITE ............................................................................. 10 3.3.3 LPIS COM GRAFITE HB ........................................................................ 11

CONCLUSO ..................................................................................................... 12

BIBLIOGRAFIA .................................................................................................. 13

Eletricidade Aplicada

Universidade Metodista de Piracicaba

4 S. EGM Noturno

1 INTRODUO

A energia possui a caracterstica de poder existir sob vrias formas e ser transformada de uma forma para outra. Por exemplo, a energia mecnica que se transforma em energia eltrica numa usina hidreltrica ou a transformao de energia eltrica em energia trmica numa resistncia de chuveiro. A transformao de energia pode ser em alguns casos bem vinda, e em outros no. Por exemplo: para um automvel em movimento, a transformao da energia cintica em atrito, em funo da resistncia do ar no bem vinda. J a transformao de energia eltrica em calor na resistncia de um chuveiro num dia de frio, muito bem vinda. Este ltimo fenmeno denomina-se Efeito Joule: a transformao de energia eltrica em calor num material por onde passa uma corrente eltrica, fenmeno este o qual visamos entender melhor a partir do experimento em laboratrio.

Eletricidade Aplicada

Universidade Metodista de Piracicaba

4 S. EGM Noturno

2 BASE TERICA
2.1 EFEITO JOULE
O Efeito Joule explicado pelo aquecimento dos condutores, ao serem percorridos por uma corrente eltrica. Estando a corrente eltrica percorrendo o condutor, seus eltrons se chocam com os tomos sofrem contnuas colises com os tomos da rede cristalina desse condutor. A cada coliso, parte da energia cintica do eltron livre transferida para o tomo com o qual ele colidiu, e esse passa a vibrar com uma energia maior. O aumento no grau de vibrao dos tomos do condutor tem como consequncia um aumento de temperatura. Atravs desse aumento de temperatura ocorre o aparecimento da incandescncia que nada mais do que a luz emitida nessa temperatura. Para cada temperatura h um espectro de luz. Alguns dos equipamentos que possuem resistores e portanto produzem o Efeito Joule so: chuveiro eltrico, secador de cabelo, aquecedor eltrico, ferro de passar roupas, pirgrafos, etc. A energia eltrica transformada em energia trmica ao fim de um intervalo de tempo t dada por:

(1) Onde: E: R: i: t: Energia Resistncia Corrente eltrica Intervalo de tempo

Eletricidade Aplicada

Universidade Metodista de Piracicaba

4 S. EGM Noturno

Essa formula traduz a Lei de Joule, que pode ser enunciada da seguinte forma: A energia eltrica dissipada em um resistor, num dado intervalo de tempo t, diretamente proporcional ao quadrado da intensidade de corrente que o percorre.

Sendo

, a potncia eltrica dissipada pode tambm ser dada por:

(2)

A frmula anterior permite-nos concluir: Quando a diferena de potencial constante, a potncia eltrica dissipada em um resistor inversamente proporcional sua resistncia eltrica.

Eletricidade Aplicada

Universidade Metodista de Piracicaba

4 S. EGM Noturno

2.2 PRIMEIRA LEI DE OHM

Um cientista alemo, Georg Simon Ohm, aps observar os fenmenos intrinsecamente relacionados com a tenso e a corrente eltrica, enunciou sua lei: "Todo condutor ope uma resistncia ao movimento das cargas por ele; tal propriedade recebe o nome de resistncia eltrica e depende das dimenses geomtricas do condutor, do material que o constitui e da temperatura em que ele se encontra; a resistncia eltrica de um condutor limita a corrente eltrica que por ele pode circular sob a ao de uma dada diferena de potencial nele aplicada. " A unidade de resistncia eltrica no sistema MKS o ohm (n) e representa a resistncia de um condutor pelo qual circula uma corrente de 1 A, quando se lhe aplica uma ddp (diferena de potencial) de 1 V.

(3) Onde: R: V: i: Resistncia Diferena de potencial Corrente eltrica

A lei de Ohm pode ser ento enunciada da seguinte forma: "A intensidade de corrente eltrica I, permanente num condutor, a temperatura constante, igual diferena de potencial V, entre seus extremos, dividida pela resistncia R, do condutor."

(4)

Eletricidade Aplicada

Universidade Metodista de Piracicaba

4 S. EGM Noturno

Das equaes (3) e (4), ainda podemos escrever:

(5)

A lei de Ohm no e uma lei fundamental da natureza, como as Leis de Newton, ou as leis da termodinmica, mas apenas uma descrio matemtica de uma propriedade emprica evidenciada por muitos materiais.

Eletricidade Aplicada

Universidade Metodista de Piracicaba

4 S. EGM Noturno

2.3 RESISTIVIDADE

Verifica-se que a resistncia eltrica de um resistor depende do material que o constitui, de suas dimenses e de sua temperatura. A partir de experincias os fsicos chegaram seguinte concluso:

A resistncia eltrica R de um resistor em dada temperatura : Diretamente proporcional ao comprimento do condutor (L) Inversamente proporcional sua rea de seo transversal (A) Dependente do material que o constitui.

Essas concluses podem ser traduzidas pela frmula:

(6) Onde: R: Resistividade eltrica : Coeficiente do material L: Comprimento do material A: rea da seco transversal do condutor Onde representa uma grandeza que depende do material que constitui o resistor e de sua temperatura, denominada resistividade do material. A unidade no Sistema Internacional da resistividade do material o (.m).

Eletricidade Aplicada

Universidade Metodista de Piracicaba

4 S. EGM Noturno

3 PRTICA

3.1 MATERIAL UTILIZADO


Em nossa prtica utilizamos dos seguintes materiais: Filamento de cobre 0,5 mm comprimento 25 cm Basto de grafite 0,9 mm comprimento 5,5 cm Lpis com basto de grafite de 2,0 mm comprimento 12 cm Variac (Variador de Tenso) Ampermetro Voltmetro Cabos com garras (Tipo Jacar)

3.2 PROCEDIMENTO
O experimento consiste em montar o sistema abaixo com os equipamentos do laboratrio a fim de estudar o comportamento de resistividade de cada um dos materiais estudados, dessa forma podemos analisar os diferentes comportamentos em resistividade.

Imagem 1 Esquema estudado com Variac

Eletricidade Aplicada

Universidade Metodista de Piracicaba

4 S. EGM Noturno

A experincia foi executada 3 vezes, uma com cada tipo de material estudado, conectando-os aos jacars e realizando a leitura do voltmetro, que est ligado em paralelo ao Variac, e leitura do ampermetro.

3.3 RESULTADOS OBTIDOS

3.3.1 FILAMENTO DE COBRE

Conforme a leitura dos equipamentos de medio pudemos analisar o comportamento do material: Grfico 1 Comportamento do filamento de cobre
Rompimento Capa isolante do cabo fundiu Incandescncia

Utilizando a Equao (6) temos a resistividade do cobre:

Eletricidade Aplicada

Universidade Metodista de Piracicaba

4 S. EGM Noturno

Analisando os resultados obtidos podemos verificar que a variao da corrente em relao tenso no linear, este efeito ocorre devido ao aumento de temperatura do filamento, que influencia em sua resistividade. A partir do calculo acima podemos verificar tambm que a resistividade do cobre um tanto quanto baixa, o que o torna um bom condutor eltrico.

3.3.2 BASTO DE GRAFITE

Conforme a leitura dos equipamentos de medio pudemos analisar o comportamento do material, porm diferente do filamento de cobre verificamos o fenmeno da combusto do grafite, o qual diminui sua seco transversal, fenmeno observado partir do ponto de 4V do grfico: Grfico 2 comportamento do basto de grafite
Incandescncia

A partir da base terica estudada acima podemos encontrar a seguinte resistividade:

10

Eletricidade Aplicada

Universidade Metodista de Piracicaba

4 S. EGM Noturno

A partir do calculo da resistividade do basto de grafite podemos verificar que a resistividade de cerca de 100 vezes maior que a do cobre, o que o torna um mau condutor eltrico.

3.3.3 LPIS COM GRAFITE HB

Conforme a leitura dos equipamentos de medio pudemos analisar o comportamento do material:

Grfico 3 comportamento do lpis

Combusto

Evaporao

A partir da base terica estudada acima podemos encontrar a seguinte resistividade:

11

Eletricidade Aplicada

Universidade Metodista de Piracicaba

4 S. EGM Noturno

4 CONCLUSO

Considerando os resultados obtidos, pudemos visualizar os fatores que influenciam na resistividade do matria (temperatura e rea), pudemos verificar tambm o efeito que a corrente causa na variao trmica do material, o cobre passou de sua temperatura de fuso (1084 C) e o grafite entrou em combusto. Verificamos tambm a diferena de um bom condutor e um mau condutor de corrente eltrica.

12

Eletricidade Aplicada

Universidade Metodista de Piracicaba

4 S. EGM Noturno

5 BIBLIOGRAFIA

BONJORNO, Regina A.; BONJORNO, Jos R.; BONJORNO, Valter. Fsica Fundamental, Volume nico, EDITORA FTP. So Paulo, 1993

Resistncia eltrica - Leis de Ohm, disponvel em:

<http://www.colegioweb.com.br/fisica/resistEncia-elEtrica--leis-de-ohm-.html> Acessado em 29/11/2012

13

También podría gustarte