Está en la página 1de 2

Autoconhecimento Importncia do autoconhecimento para o desenvolvimento interior; obstculos mais comuns para a percepo de si mesmo.

A vida como feedback e a atitude do observador. No artigo de hoje vamos refletir um pouco sobre o processo de autoconhecimento. J sabemos que ele a chave de todo processo de desenvolvimento interior: a partir do autoconhecimento que ns identificamos as limitaes que precisamos eliminar e as potencialidades que precisam ser desenvolvidas. importante esclarecer as dificuldades que todo buscador interior vai encontrar, exatamente para que no alimente iluses e possa se preparar adequadamente. Existem alguns obstculos muito comuns para o trabalho de autoconhecimento: A maioria de ns acha que j se conhece o bastante; sei exatamente como sou, diz sinceramente a maioria das pessoas. O problema que a maior parte desse conhecimento formado por crenas limitantes ou por conceitos prontos que absorvemos de nossa sociedade ou de nosso crculo mais imediato de relaes; ele inclui idias do tipo sou assim e fim de papo, no consigo mudar, isso no para mim, nada d certo em minha vida, e etc. No lidamos bem com nossas deficincias; nossa sociedade nos ensina o tempo todo a falsear nossa realidade: precisamos o tempo todo parecer autoconfiantes, seguros, motivados, etc. Admitir fraquezas visto como sinnimo de incapacidade. Desenvolver uma autocrtica produtiva um grande desafio; o comum que algum saia do nvel de hipocrisia socialmente aceita para o extremo do no sirvo para nada, onde s v defeitos e est incapaz de identificar suas virtudes.

Uma de minhas clientes em Coaching de Vida est procurando trabalhar uma tendncia inata que ela possui de ser extremamente possessiva em relao s pessoas de seu crculo familiar mais imediato; ela o tipo de pessoa que quer carregar o mundo nas costas e que se culpa extraordinariamente quando outras pessoas no fazem o que ela acha que devem fazer. Quando iniciamos este trabalho ela estava tremendamente impaciente: j sei que tenho estes problemas, estou vendo; vamos mudar isso de uma vez, ela me dizia. Mas assim que ns comevamos a construir uma outra estratgia de relacionamento ela partia desesperada em defesa de seu modo de ser. Foi muito difcil fazer minha cliente entender que ela ainda tinha uma viso muito superficial do seu comportamento, e que a partir desse conhecimento superficial no era possvel construir nada muito duradouro. Quando ela admitiu isso ns iniciamos ento um processo de imerso muito proveitoso, onde ela foi lentamente identificando os traumas e situaes de vida que foram forjando esse comportamento. A cada nova descoberta surgia seu lado reacionrio querendo se defender, e ela quis em diversos momentos desistir do processo. Houve situaes em que fizemos alguns recuos estratgicos e aguardamos at que ela se sentisse forte o suficiente para seguir com a imerso.

Hoje ela sabe que embarcou num processo de conhecimento de si e mudana que vai durar toda sua vida. Autoconhecimento um modo de vida, no uma panacia que resolve todos meus problemas em alguns dias e me permite voltar para minha forma de vida anterior. A vida: um eterno feedback Para o buscador interior no existem fracassos: tudo que acontece em nossa vida um precioso feedback, uma lio sobre ns mesmos. A maneira como lido com meus problemas profissionais, como me relaciono com as pessoas, as esperanas e frustraes que experimento ao longo do dia constituem lies importantes sobre quem eu sou de fato. como se a vida fosse uma imensa escola, um enorme ginsio psicolgico onde posso aprender sobre mim mesmo e ir me desenvolvendo a partir deste conhecimento. Isso pode parecer um clich, mas a verdade que a mudana de paradigma faz toda a diferena: em minha vida comum tudo so fracassos e erros; as coisas acontecem e tudo que eu vejo culpa e frustrao: perdi um tempo enorme tentando fazer tal coisa e no consegui nada, digo para mim mesmo. Para o buscador tudo que acontece uma lio: seu foco est todo em compreender o que aconteceu e mudar o que for necessrio para tentar de novo; ele est aprendendo o tempo todo: passei um longo tempo tentando fazer tal coisa, e agora sei muito mais sobre isso do que quando iniciei o processo, vai dizer o buscador. O Observador Voltando ao exemplo de minha cliente, o que lhe permitiu iniciar de fato uma jornada interior foi uma mudana fundamental, a de exercitar a atitude de observadora; isso fundamental num processo de conhecimento interior: nossa atitude em relao vida de julgadores; nossa mente est o tempo todo rotulando as coisas, classificando tudo como certo ou errado. Sempre que julgamos algo partimos da falsa idia de que j sabemos tudo; isso o maior obstculo para um verdadeiro aprendizado de vida, achar que j sabemos tudo. Fulano um preguioso, beltrano no tem futuro, ciclano um exemplo de vida. Julgo as pessoas o tempo todo e perco a preciosa oportunidade de conhec-las de verdade; passamos dcadas casados com algum e no nos damos conta de que no a conhecemos !! Quando deixo de julgar e observo, tudo muda: como no sei o que , eu observo atentamente com a inteno de aprender. Algum me ofende e eu observo com ateno todo o processo que ocorre em meu interior: as associaes mecnicas que se produzem em minha mente, a identificao e irritao que se seguem. Estou vendo minha psique funcionando!! Isso aprendizado de verdade. No algo fcil: a mente quer o tempo todo voltar aos velhos hbitos de julgar. Mas quando insistimos nisso a observao torna-se tremendamente libertadora: a vida agora um processo constante de aprendizado! Palavras: 951 Data: 06/09/2012

También podría gustarte