Está en la página 1de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof.

WAGNER LUIZ Aula 01 AULA 01:

SUMRIO A) LIGAES QUIMICAS B) GEOMETRIA E POLARIDADE DE MOLCULAS C) LEIS PONDERAIS DAS REAES QUMICAS D) EXERCCIOS PROPOSTOS

PGINA

AULA 01: LIGAES QUMICAS, POLARIDADE, GRANDEZAS

Caros alunos: Nesta aula trataremos de Ligaes Qumicas. No edital no h referncia ligao Inica ou Ligao Metlica. Mas farei uma breve introduo da Ligao Inica por julgar necessrio para melhor compreenso da Ligao Covalente. Mas, posso adiantar uma regrinha geral para diferenci-las (isto de uma maneira geral): Inica: metal + ametal (ou Hidrognio) Covalente : no se tem a presena de metais Sempre que voc se deparar com a frmula de um composto ou substncia, analise e pesquise se tem algum metal presente e use a regra acima mencionada.

A) LIGAES QUMICAS 1. Introduo Verifica-se, na natureza, que a maioria dos elementos qumicos encontram-se ligados a outros, e que somente alguns (os gases nobres) esto isolados. Isso levou os cientistas a conclurem que os tomos de gases nobres possuem uma configurao eletrnica que lhes assegura estabilidade. Os gases nobres apresentam 8 eltrons na ltima camada eletrnica, com exceo do hlio, que possui 2 eltrons, j que a camada K comporta no mximo 2 eltrons.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 1 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Essa anlise levou os cientistas Lewis e Kossel a criarem a chamada Teoria ou Regra do Octeto.

Configurao eletrnica dos tomos de gases nobres:

2. Teoria do Octeto Os tomos ligam-se a fim de adquirirem uma configurao mais estvel, geralmente com 8 eltrons na ltima camada. Os tomos, ao se ligarem, fazem-no por meio dos eltrons da ltima camada, podendo perder, ganhar ou compartilhar os eltrons at atingirem a configurao estvel. Surgem, assim, as ligaes qumicas.

3. Ligao Inica ou Eletrovalente Como o prprio nome j diz, a ligao inica ocorre com a formao de ons Ocorre com transferncia de eltrons do metal para o ametal, formando ctions (ons positivos) e nions (ons negativos), respectivamente. Ocorre entre metais e no metais e entre metais e hidrognio. A forte fora de atrao entre os ons dos tomos que formam o composto de origem eletrosttica. Sempre um dos tomos perde eltrons, enquanto o outro recebe. O tomo mais eletronegativo arranca os eltrons do de menor eletronegatividade.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 2 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Exemplos 1o) A ligao entre o sdio (11Na) e o cloro (17Cl) um exemplo caracterstico de ligao inica. Observe a distribuio dos eltrons em camadas para os dois elementos: Na 2 - 8 - 1 Cl 2 - 8 - 7 Para o cloro interessa adicionar um eltron sua ltima camada, completando a quantidade de oito eltrons nela. Ao sdio interessa perder o eltron de sua camada M, assim a anterior passar a ser a ltima, j possuindo a quantidade necessria de eltrons. ANTES DA LIGAO: TOMOS INSTVEIS

APS A LIGAO: ONS ESTVEIS ATRADOS FORTEMENTE

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 3 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01

Na representao da ligao, utilizamos somente os eltrons da ltima camada de cada tomo. Esta notao recebe o nome de Frmula Eletrnica de Lewis. Observe que o sdio possua inicialmente 11 prtons e 11 eltrons. Aps a ligao, a quantidade de prtons no se altera e a de eltrons passa a ser 10. O cloro que inicialmente possua 17 prtons e 17 eltrons tem sua quantidade de eltrons aumentada de uma unidade aps a ligao. Com isso o sdio se torna um on de carga 1+ e o cloro 1-. A fora que mantm os dois tomos unidos de atrao eltrica, ou seja, uma ligao muito forte. Como foram utilizados um tomo de cada tipo, a frmula do composto ser NaCl.

4. Estudo da Ligao Covalente Na aula anterior estudamos a natureza eletrosttica da ligao inica e sua influncia na determinao da estrutura e estabilidade dos retculos cristalinos dos sais. Voc viu que a ligao inica consiste essencialmente na atrao eletrosttica entre ctions (ons carregados positivamente) e nions (ons carregados negativamente) num slido inico. So exemplos de slidos inicos: NaCl, KBr, CaCl2, AgCl, MgO etc. Neste mdulo, a nfase dada a um outro tipo de ligao qumica: a ligao covalente. A teoria clssica de ligao covalente o tema principal deste mdulo. O termo clssica provm do fato de a teoria de ligao qumica tratada aqui ser baseada principalmente na Fsica clssica, embora ela incorpore alguns elementos da Fsica quntica, como a quantizao (ou discretizao) dos nveis de energia
Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 4 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 eletrnicos. Como consequncia, neste segundo mdulo no se falar em comportamento ondulatrio do eltron nem em orbital atmico, mas sim em comportamento corpuscular do eltron (eltron como carga puntiforme negativa em movimento orbital) e camada eletrnica. De fato, para descrever a estrutura dos tomos sero usadas as teorias de Rutherford (modelo planetrio) e Bohr teorias atmicas pr-qunticas fundamentadas na eletromagnetismo clssicos). importante ressaltar que Bohr lanou mo das ideias iniciais de quantizao de Planck e Einstein, incorporando em seu desenvolvimento a hiptese da existncia de nveis quantizados de energia para os eltrons num tomo, tambm chamados estados estacionrios. Para que voc entenda melhor as inspiraes e a Teoria de Valncia de Gilbert N. Lewis o pai da ideia de ligao covalente voc precisa estar sintonizado com os modelos atmicos (Rutherford e Bohr) de que ele dispunha na poca. Fsica clssica (eletrosttica e

Gilbert

Newton

Lewis

(1875-1946)

Veja a biografia de Lewis: http://www.biografiasyvidas.com/biografia/l/lewis_gilbert.htm Como foi definida por Lewis, a ligao covalente consiste no compartilhamento de um par de eltrons entre dois tomos vizinhos. Lewis props diagramas (ou estruturas) simples para representar os eltrons num determinado tomo e a ligao qumica entre dois tomos numa molcula.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 5 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Voc estudou na aula anterior que o tipo de ligao qumica determinado pela distribuio eletrnica (ou configurao eletrnica) dos tomos que esto sendo combinados. Um dado elemento tende a se combinar com outros para adotar uma configurao com oito eltrons (ou dois eltrons, no caso do hidrognio) em sua camada de valncia (Regra do Octeto). Ao longo deste mdulo voc vai ampliar seus conhecimentos de maneira a prever se dois tomos se conectaro atravs do compartilhamento de pares de eltrons (ligao covalente), formando uma molcula ou slido covalente, ou atravs da doao integral de um ou mais eltrons (ligao inica), formando um slido inico. A "fora" que mantm tomos ou ons conectados numa substncia depende intrinsecamente da natureza eletrnica dessas espcies. importante chamar sua ateno para o fato de que toda ligao covalente tem um carter eletrosttico pronunciado: os eltrons compartilhados sentem

simultaneamente a atrao eletrosttica dos dois ncleos (Figura abaixo). Esta hiptese sugere que a formao e a estabilidade das ligaes covalentes podem, de maneira superficial, ser explicadas por um modelo eletrosttico simples.

Figura: Viso simplificada das interaes eletrostticas entre os tomos de hidrognio na molcula de H2. Considere: linha simples: atrao eltron-ncleo; linha tracejada: repulso eltron-eltron e ncleo-ncleo.

A intensidade dos fenmenos eletrostticos depende da configurao eletrnica dos elementos ou de suas eletronegatividades, tema que ser abordado futuramente. A ligao covalente tem importncia nica na Qumica e , sem duvida, o tipo predominante de unio entre tomos, j que est presente em muitas molculas, sejam elas orgnicas ou inorgnicas ( comum um composto de natureza inica
Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 6 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 apresentar tambm ligaes covalentes). O carter inico prevalece nestes compostos. Exemplo: KNO3. Entender a natureza da ligao covalente dar a voc oportunidade de interpretar e compreender em tamanho microscpico os fenmenos que envolvem reaes qumicas entre molculas. Nesses casos, as ligaes covalentes que esto sendo quebradas e/ou formadas produzindo novas substncias, ou seja, transformando a matria. A compreenso da natureza da ligao covalente leva ao entendimento da essncia da Qumica como cincia. Lewis, em sua publicao clssica intitulada The atom and the molecule, de 1916, postulou algumas idias revolucionrias sobre estrutura atmica e ligao qumica. Segundo ele, na formao de compostos pouco polares ou apolares dois tomos com tendncias parecidas de ganhar eltrons se mantm conectados pelo compartilhamento de um par de eltrons, de modo que cada tomo complete seu grupo de oito eltrons na camada mais externa. Quais eltrons esto envolvidos na formao de uma ligao qumica? Lewis procurou responder a esta pergunta evocando o modelo atmico de Bohr (1913).

... the chemical bond is at all times and in all molecules merely a pair of electrons held jointly by two atoms. G. N. Lewis (1923)

Os eltrons envolvidos numa ligao qumica so os eltrons da camada de valncia, ou seja: os mais externos. Portanto, a ligao covalente ocorre quando os tomos ligados possuem tendncia de ganhar eltrons. No h transferncia de eltrons de um tomo para outro, e sim um compartilhamento de eltrons entre eles. A ligao covalente ocorre entre: hidrognio hidrognio hidrognio no-metal no-metal no-metal Obs.: Os semimetais tambm podem ser includos.

4.1.

Ligao Covalente Normal

Ocorre entre dois tomos que compartilham pares de eltrons. Os tomos participantes da ligao devem contribuir com um eltron cada, para a formao de
Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 7 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 cada par eletrnico. Assim, na molcula de hidrognio (H2), cuja distribuio eletrnica : 1H = 1s1 falta um eltron para cada tomo de hidrognio para ficar com a camada K completa (dois eltrons). Os dois tomos de hidrognio se unem formando um par eletrnico comum a eles (compartilhamento). Desta forma, cada tomo de hidrognio adquire a estrutura eletrnica do gs nobre Hlio (He). Veja abaixo:

Quando o par compartilhado representado por um trao (), temos a chamada frmula estrutural. H H (frmula estrutural) H2 (frmula molecular)

frmula eletrnica ou de Lewis

Exemplo 2: formao do Cl2 (frmula molecular do gs cloro)

tendncia: ganhar 1e

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 8 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Resumindo temos:

Exemplo 3: HCl (frmula molecular do cloreto de hidrognio)

ganhar 1e

ganhar 1e

Assim, temos:

Exemplo 4: formao da substncia gua H2O (frmula molecular da gua)

ganhar 1e

ganhar 2e

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 9 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Resumindo temos:

Quando encontramos um nico par de eltrons compartilhado entre dois tomos, a ligao denominada de ligao covalente simples.

Para dois pares de eltrons compartilhados entre dois tomos, a ligao denominada de ligao covalente dupla.

Finalmente, para trs pares de eltrons compartilhados entre dois elementos, a ligao denominada de tripla.

Vale lembrar que esta denominao no depende de os tomos serem do mesmo ou de diferentes elementos qumicos.

4.2. Ligao Covalente Dativa ou Coordenada Na ligao covalente normal, o par de eltrons compartilhado proveniente um de cada tomo. Ou seja: cada tomo participa com um eltron para a formao do par.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 10 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Mas, para explicar certas estruturas das substncias, foi necessrio admitir a formao de pares de eltrons provenientes de um s tomo; assim, temos a chamada ligao covalente dativa ou ligao coordenada.

Exemplo 1: Formao do dixido de enxofre

Resumindo temos:

Vejamos alguns exemplos:

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 11 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Exemplo 2: Formao da molcula de oznio:

4.3. Anomalias do Octeto Grande parte dos elementos representativos respeita a regra do octeto na formao de molculas. Contudo, existem vrias excees a essa regra. Essas excees podem se dar devido a um nmero menor que oito eltrons na camada de valncia (contrao do octeto) ou a um nmero maior que oito eltrons (expanso do octeto). Exemplos de contrao do octeto so mais comuns em elementos do 2o perodo da classificao peridica, especialmente em molculas neutras de Be e B (exemplos: BeCl2 e BF3). Especialmente (no exclusivamente) alguns xidos neutros de nitrognio tambm podem se apresentar como excees regra do octeto, por exemplo: NO e NO 2. Esses casos formam espcies chamadas radicais, por apresentarem pelo menos um eltron desemparelhado. Compostos do tipo AlX3 (X = halognio) so exemplos de contrao de octeto em um elemento do 3o perodo (alumnio). Vejamos alguns exemplos:
a)

BeF2

b)

BF3

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 12 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 c) NO

d) Ocorrem casos em que se verificam camadas de valncia expandidas, ou seja, apresentam mais de oito eltrons, por exemplo: a) Pentacloreto de fsforo

b) Tetrafluoreto de Enxofre

c) Hexafluoreto de Enxofre

Para saber um pouco mais sobre os fenmenos eltricos e magnticos, acesse o site: http://efisica.if.usp.br/. Nele voc tambm pode revisar seus conhecimentos em
Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 13 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 outras reas da Fsica clssica, como Mecnica newtoniana e ptica, e ainda ler sobre Mecnica quntica e Fsica moderna.

Voc sabia que a presena ou no de eltrons desemparelhados (nmero mpar de eltrons) confere propriedades magnticas a uma molcula. Molculas que apresentam todos os eltrons pareados (ou acoplados) so chamadas

diamagnticas (no apresentam momento magntico); as espcies radicalares so chamadas paramagnticas (apresentam alto momento magntico).

VEJA: LIGAES QUIMICAS http://www.youtube.com/watch?v=vjETqU7-1RYo http://www.youtube.com/watch?v=BKPQPTEK5cc&feature=related

Formao do H2 http://www.youtube.com/watch?v=zRbjSnH3WV8&NR=1

B) GEOMETRIA E POLARIDADE DE MOLCULAS 1. Introduo Nas molculas, possvel distinguir dois tipos de pares de eltrons: Pares ligados (ou ligantes): pares compartilhados nas ligaes; Pares isolados (ou no-ligantes): pares no compartilhados.

A molcula da gua exibe dois pares ligados e dois isolados ao redor do tomo central (oxignio).

Na formao das molculas, os pares eletrnicos ligantes e no ligantes vo se arranjando espacialmente de maneira a minimizar as repulses entre si. Dessa

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 14 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 forma, a geometria molecular moldada em funo da minimizao da repulso entre os pares eletrnicos. O modelo que preconiza esse comportamento conhecido como teoria de repulso dos pares eletrnicos na camada de valncia (RPECV) ou VSEPR, em ingls (valence-shell electron-pair repulsion). O modelo RPECV considera que os pares ligados e isolados no se repelem entre si com a mesma intensidade. Segundo o modelo RPECV, pares isolados ocupam mais espao que pares ligados, provocando maiores distores nas geometrias. Considere a ordem crescente de intensidade de repulso eletrnica a seguir.

O uso da teoria RPECV na estimativa da geometria das mais variadas molculas o tema desta aula.

2. Teoria de repulso dos pares eletrnicos na camada de valncia (RPECV) A Teoria da Repulso dos Pares Eletrnicos da Camada de Valncia (Sidgwick, Powell e Gillespie) permite prever a geometria de molculas e ons poliatmicos. Nestas espcies, um tomo central est rodeado por dois, trs, quatro ou mais pares de eltrons. O modelo RPECV foi introduzido por Gillespie e Nyholm na dcada de 1950, com o intuito de auxiliar a previso de geometrias moleculares a partir de estruturas de Lewis. O modelo RPECV uma ferramenta extremamente poderosa na determinao de estruturas de molculas de elementos representativos. As estimativas de geometria providenciadas pela teoria RPECV tm sido confirmadas por dados experimentais. De acordo com o modelo RPECV, apenas a repulso entre pares isolados (p.i.) e pares ligados (p.l.) ao redor do tomo central so relevantes na determinao das geometrias. Pode ser estabelecida a seguinte ordem crescente de influncia na determinao de geometrias:

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 15 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 repulso p.l-p.l. < p.l.-p.i. < p.i.-p.i. Estes pares eletrnicos existentes ao redor do tomo central orientam a geometria da molcula, prevendo ngulos entre as ligaes e determinando a posio de outros tomos (representados por seus ncleos) em relao ao tomo central. Assim: os pares eletrnicos existentes ao redor do tomo central orientam a geometria da molcula; quem determina a geometria da molcula a posio dos ncleos dos tomos que constituem a molcula. Na molcula de amnia (NH3), a geometria piramidal triangular (Figura 1). Se o par isolado tivesse a mesma influncia que os pares ligados (as trs ligaes N-H), o ngulo de ligao HNH se assemelharia ao ngulo interno de um tetraedro regular: 109,5. Entretanto, o ngulo HNH = 107.

Figura 1. Molcula da amnia. ngulo:HNH = 107 (LP significa par isolado). O parmetro geomtrico mais importante no estudo das geometrias moleculares o ngulo de ligao. O ngulo de ligao definido por trs tomos.

2.1 Como usar a teoria RPECV? Seqncia para Determinao da Geometria Molecular Para utilizar a teoria RPECV, basta seguir o procedimento a seguir: 1. Desenhar a estrutura de Lewis para a molcula em estudo, de acordo com o procedimento geral estabelecido na aula de Ligaes covalentes. 2. Contar o nmero de pares de eltrons estereoativos (pares de eltrons isolados e ligados) ao redor do tomo central. Vale ressaltar que, para uma

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 16 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 ligao simples, dupla ou tripla, considera-se apenas um par estereoativo na contagem. Assim, por exemplo, no CO2 para cada ligao dupla C=O contase apenas um par estereoativo ligado. 3. Escolher uma figura geomtrica que corresponda mnima repulso entre os pares eletrnicos ao redor do tomo central, conforme o Quadro a seguir:

Veja a seguir alguns exemplos: 1o) A molcula BeH2

OBS: NO OBEDECE AO OCTETO COMPLETO

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 17 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 2o) A molcula BF3

OBS: NO OBEDECE AO OCTETO COMPLETO 3o) A molcula CH4

4o) A molcula NH3

5o) A molcula H2O

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 18 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01

6o ) A molcula CO2

7o) A molcula HCN

8o ) A molcula SO3

Resumindo: Teoria da Repulso dos Pares Eletrnicos da Camada de Valncia

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 19 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 20 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01

VEJA MAIS Video sobre geometria molecular http://www.youtube.com/watch?v=Cs2P3Bx2IyU http://www.youtube.com/watch?v=Wcmuxkx2zMk http://www.youtube.com/watch?v=jrGBIRjlwIM&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=6cDW-LnZD9M&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=p8QukyLeoWQ&feature=related

SAIBA MAIS: http://educacao.uol.com.br/quimica/geometria-molecular-distribuicao-espacial-dosatomos-em-uma-molecula.jhtm

3. POLARIDADE A eletronegatividade influencia na ligao entre os tomos, j que haver a possibilidade de maior ou menor atrao dos eltrons de um dos tomos ligados pelo outro tomo da ligao. O tomo com maior eletronegatividade atrai para si os eltrons

compartilhados na ligao covalente. A diferena de eletronegatividade entre os elementos determina se a ligao ser polar ou apolar. Se a diferena de eletronegatividade for igual a zero, a ligao ser apolar, do contrrio a ligao ser polar. Tal fato ocorre quando se combinam tomos de mesmo elemento qumico (portanto, substncia simples). A polaridade das ligaes qumicas explica fatores como o fato de gua e leo no se dissolverem. Em razo da polaridade das molculas da gua, uma das ligaes mais fortes conhecidas, o leo permanece em sua superfcie, j que, para que pudesse dissolver-se na gua seria necessrio o fornecimento de uma quantidade razovel de energia para quebrar suas molculas ou, ainda, que sua ligao fosse, tambm, polar, o que no ocorre, j que leos e gorduras so apolares.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 21 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Os hidrocarbonetos, molculas formadas por Hidrognio e Carbono, muitos deles derivados do petrleo, so, tambm, apolares. Uma substncia polar pode dissolver-se numa substncia polar, da mesma forma que as substncias apolares podem dissolver-se entre si. A eletronegatividade est, portanto, relacionada fora para rompimento de ligaes qumicas das molculas. Aps analisar o carter polar (ou inico) de uma ligao qumica, voc vai estudar nesta aula como julgar a polaridade de uma molcula poliatmica a partir da somatria dos vetores momento de dipolo de cada ligao covalente polar. Considere que o vetor momento de dipolo ( ) represente a polaridade de

uma ligao qumica. importante chamar sua ateno para o fato de que a polaridade de uma ligao ou molcula no pode ser medida; apenas o momento de dipolo mensurvel. Como uma entidade vetorial, caracterizado pelo seu

mdulo (seu tamanho), direo e sentido (o lado para onde o vetor aponta).

Vamos, portanto, fazer um estudo da polaridade das ligaes e das molculas.

3.1. Polaridade de Ligao A polaridade mostra como os eltrons que fazem a ligao covalente esto distribudos entre os dois tomos que se ligam.

3.1.1. Ligao Covalente Apolar (No-Polar) a ligao que ocorre quando os dois eltrons de ligao esto igualmente compartilhados pelos dois ncleos, ou seja, no h diferena de eletronegatividade entre os dois tomos que se ligam. Portanto, ocorre sempre que dois tomos idnticos se ligam.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 22 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Exemplos

3.1.2. Ligao Covalente Polar a ligao que ocorre quando os dois eltrons de ligao esto deslocados mais para um dos tomos, ou seja, a densidade da nuvem eletrnica maior em torno do tomo mais eletronegativo. A eletronegatividade a tendncia do tomo atrair o par eletrnico na ligao covalente. A fila de eletronegatividade para os principais elementos pode ser representada:

Exemplo

Como o cloro mais eletronegativo que o hidrognio, ele atrai para mais perto de si o par de eltrons compartilhado, originando a formao de um dipolo. O cloro, por ser mais eletronegativo, adquire uma carga parcial negativa ( hidrognio uma carga parcial positiva ( +). A formao do dipolo representada por um vetor mi ( ), chamado momento dipolar, e orientado no sentido do tomo menos para o mais eletronegativo. ) e o

Outros exemplos

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 23 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01

Resumindo temos:

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 24 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 3.2. A Polaridade de Molculas A polaridade de uma molcula depende do tipo de ligao (polar ou apolar) que ocorre entre os tomos e da geometria da molcula.

3.2.1. Molcula Apolar Ocorrer quando: a) todas as ligaes entre os tomos formadores da molcula forem apolares. Exemplo

b) a soma total dos momentos dipolares for igual a zero ( Exemplos

total

= 0).

Obs.: Todo hidrocarboneto molcula apolar.

3.2.2. Molcula Polar Ocorrer quando tivermos ligaes polares e a soma total dos momentos dipolares for diferente de zero ( Exemplos
total

0)

Resumindo temos:
Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 25 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 26 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01

VEJA MAIS: At o momento, a ligao covalente foi definida como sendo o compartilhamento de eltrons entre dois ncleos, sem levar-se em conta a natureza deles. Existe, no entanto, diferenas marcantes neste compartilhamento. Se for considerada a molcula do hidrognio, onde dois tomos de hidrognio compartilham um par de eltrons, tem-se este par sendo atrado com a mesma intensidade pelos dois ncleos. O mesmo acontece no caso da molcula de cloro. Por outro lado, quando tomos diferentes esto ligados, nem sempre este compartilhamento ser feito de forma simtrica. Por exemplo, considere-se a molcula do cido clordrico. Nesta molcula tem-se um tomo de hidrognio ligado a um tomo de cloro, sendo o par de eltrons atrado por ambos os ncleos. A grande diferena na eletronegatividade destes tomos resulta numa maior fora de atrao do par de eltrons pelo ncleo de cloro. Desta maneira, a nuvem eletrnica que forma a ligao estar distorcida, gerando uma falta de eltrons (ou carga parcial positiva) em torno ao hidrognio e um excesso deles (ou carga parcial negativa) em torno ao cloro.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 27 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Pode-se ento classificar as ligaes covalentes em dois tipos: aquelas onde a nuvem eletrnica no est polarizada, formada com tomos com

eletronegatividades semelhantes, e aquelas onde ela encontra-se polarizada, no caso de ncleos com eletronegatividades marcadamente diferentes. Estes dois tipos de ligao covalente so conhecidos como ligao polar e apolar. Como resultado da polarizao de ligaes covalentes, tem-se a formao de dipolos eltrico s. No caso do cido clordrico, pode-se representar a formao deste dipolo eltrico conforme a figura abaixo.

A formao de dipolos eltricos em molculas, como no caso do HCl, pode facilmente ser verificado experimentalmente. Ao aplicar um campo eltrico, as molculas iro girar de forma a alinhar-se com este campo, conforme mostrado no esquema abaixo.

HCl

Considere-se, por exemplo, a molcula do CO2. Neste composto, o carbono apresenta duas ligaes com cada oxignio, uma atravs de um orbital hbrido do

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 28 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 tipo sp e a outra com um orbital p puro. Desta maneira, a geometria da molcula linear, com ngulo de 180 entre as duplas ligaes. Dada a maior eletronegatividade do oxignio em relao ao carbono, sero formados nesta estrutura dois dipolos eltricos, conforme o esquema abaixo. Se os vetores que representam estes dipolos forem somados, ver-se- que a resultante nula. Em outras palavras, a molcula do CO2 , mesmo sendo formada por ligaes polares, ser apolar.

Na molcula da gua, H2O, o tomo de oxignio possui uma hibridizao do tipo sp3, onde dois orbitais hbridos esto com um par de eltrons e os outros dois formam ligaes com tomos de hidrognio. A geometria da molcula ento triangular planar, com um ngulo de 104,5. Dois dipolos so, ento, formados devido a grande diferena de eletronegatividade entre estes dois tomos. O somatrio destes dipolos no nulo, o que significa que a molcula da gua apresenta uma polaridade resultante, conforme pode ser visualizado no esquema abaixo.

O somatrio dos momentos de dipolo so realizados utilizando vetores. Para tal, devem-se transpor todos os vetores que representam os dipolos eltricos existentes na molcula, mantendo-se a inclinao original, de tal forma que o incio de um coincida com o final do outro. O vetor somatrio, que representa a polarizao resultante na molcula, ento obtido unindo-se o incio do primeiro

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 29 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 vetor da soma com o final do ltimo. Na figura abaixo, esta operao exemplificada para a molcula da gua. VEJA MAIS http://www.youtube.com/watch?v=-yLlhOmkvy4 http://www.youtube.com/watch?v=Wcmuxkx2zMk&feature=related

C) LEIS PONDERAIS DAS REAES QUMICAS A relao entre os reagentes numa reao qumica s foi objeto de interesse dos qumicos na metade final do sculo XVIII. Como os alquimistas, os qumicos consumavam seus experimentos visando exclusivamente os resultados qualitativos. A observao constante levou-os a tirar concluses quantitativas importantes, sobre os participantes das reaes qumicas. Neste perodo surgem as leis das reaes qumicas, porm ficaremos mais centrados em duas leis ponderais, a saber: Lei de Lavoisier (1774) e Proust (1797). Hoje, com o conhecimento cientfico acumulado as leis ponderais parecem muito bvias. Mas na poca em que foram enunciadas o conhecimento e os equipamentos disponveis eram exguos. S para se ter ideia, Dalton no havia, ainda, proposto seu Modelo Atmico, a partir do qual apareceram as frmulas moleculares, substncias e as reaes qumicas.

a) LEIS PONDERAIS No final do sculo XVIII, a Qumica se firma como Cincia, principalmente devido aos experimentos e observaes de cientistas, como Lavoisier, Proust e Dalton. Esses experimentos foram realizados com base nas observaes das massas das substncias que participavam dos fenmenos qumicos, da o nome Leis Ponderais.

1. Lei de Lavoisier (Lei da conservao das massas) Antoine Laurent Lavoisier foi o primeiro cientista a dar conotao cientfica Qumica. No final do sculo XVIII, ele fazia experincias nas quais se preocupava em medir a massa total de um sistema, antes e depois de ocorrer a transformao qumica.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 30 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Exemplo:

Atravs da anlise dos dados obtidos em vrias experincias, chegou concluso que: Num sistema fechado, a massa total das substncias, antes da transformao qumica, igual massa total aps a transformao . Tal lei ficou assim conhecida: Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. Quando estudamos, hoje, a lei de Lavoisier muito simples, lgica, mas quando foi enunciada no era to clara como atualmente. Naquela poca nem sempre a massa conservava-se. Assim, quando os qumicos, por exemplo, queimavam papel, no final notavam que ocorria uma reduo na massa em relao ao incio dos experimentos; ao contrrio, se deixassem umas peas de ferro expostas ao tempo com o passar dos dias essas iam aumentando sua massa. A Lavoisier coube o esclarecimento desses fenmenos; a variao na massa que era observada devia-se absoro ou liberao de gases durante as reaes. Antoine Laurent Lavoisier mostrou que a massa s era conservada com certeza em sistemas fechados. No caso do enferrujamento da pea de ferro, a oxidao realizada com a retirada de oxignio do ar, ocorrendo um acrscimo de massa; porm, se isso acontecesse num ambiente fechado a massa ficaria constante. J na queima do papel, basicamente carbono, com a retirada do oxignio do ar forma-se um composto gasoso (gs carbnico), que se desprende e passa para a atmosfera, fato que no ocorreria em sistemas fechados. Na poca em que a lei de Lavoisier foi enunciada ainda no haviam surgido as equaes qumicas. Elas s apareceriam a partir da Teoria Atmica de Dalton (1808), como conseqncia da lei de Lavoisier. Devido a este fato, hoje essa lei parece bvia quando escrevemos a equao de uma reao qumica.

SAIBA MAIS: Veja a biografia de Lavoisier nos sites abaixo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_Lavoisier http://www.explicatorium.com/Antoine-Lavoisier.php
Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 31 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 2. Lei de Proust (Lei das propores fixas ou definidas) Esta lei denominada, tambm, lei das propores constantes ou lei das propores definidas. Foi enunciada pelo qumico francs Joseph Louis Proust, em 1797, com base em dados reais obtidos em seus experimentos. Proust analisou quantitativamente diversas substncias obtidas por diferentes processos oriundas de diferentes fontes naturais e percebeu que uma determinada substncia possua sempre a mesma composio quantitativa. Proust verificou que o cloreto de sdio (o conhecido sal de cozinha) possua sempre a mesma composio em termos de qualidade e quantidade, sendo ele obtido em laboratrio, em jazidas terrestres (salgema) ou ainda pela simples evaporao da gua do mar (salinas), ou seja, apresentava sempre a mesma combinao de sdio e cloro, a mesma proporo em massa. Uma mesma substncia apresenta sempre a mesma composio qualitativa e quantitativa, independente da origem ou forma de obteno. Assim que a lei de Proust foi estabelecida comearam a surgir as primeiras frmulas para as substncias qumicas; eram frmulas percentuais, em massa. Para melhor entendimento, s pegarmos o cloreto de sdio, que possui composio ponderal fixa com 39,3% de sdio e 60,7% de cloro, em massa. Podemos dizer que em cada 100 gramas de cloreto de sdio existem 39,3 gramas de sdio combinados com 60,7 gramas de cloro. Assim, dizemos que a razo existente entre as massas de sdio e de cloro no cloreto de sdio igual a 39,3/60,7 (proporo fixa). Proust se preocupava em analisar a composio das substncias. Trabalhando com amostras de gua de vrias procedncias (gua de chuva, gua de rio, gua de lago, previamente purificadas), e decompostas por eletrlise, ele verificou que:

Assim, Proust concluiu que: Independentemente da origem de uma determinada substncia pura, ela sempre formada pelos mesmos elementos qumicos, combinados entre si na mesma proporo em massa.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 32 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Uma das consequncias da lei de Proust a composio centesimal das substncias, que indica a porcentagem, em massa, de cada elemento que constitui a substncia. Exemplo No caso da gua, temos: 90 g de gua fornece 10 g de hidrognio e 80 g de oxignio.

x = 11,11% de hidrognio

x = 88,88% de oxignio

Outra conseqncia da lei de Proust o clculo estequiomtrico. Hidrognio + oxignio gua

Para 10 g de hidrognio precisamos de 80 g de oxignio para reagir, em 30 g de hidrognio precisamos de 240 g de oxignio. Logo, a proporo, em massa, com que o hidrognio reage com o oxignio a mesma nas duas reaes.

3. Lei de Gay-Lussac Essa lei trata da combinao de volumes. Foi uma das maiores contribuies de Gay-Lussac Qumica.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 33 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Nas mesmas condies de temperatura e presso os volumes dos gases participantes de uma reao qumica mantm entre si uma relao de nmeros inteiros e pequenos. Esta Lei gerou alguma controvrsia com a Teoria Atmica de Dalton, que foi solucionada por Amadeo Avogadro que estabeleceu a Hiptese de Avogadro: Volumes iguais de gases quaisquer, nas mesmas condies de temperatura e presso, apresentam o mesmo nmero de molculas. Bertholet, um dos mais famosos qumicos da poca, discordava da lei das propores definidas, pois os resultados de seus experimentos divergiam dos encontrados por Proust. A razo da discordncia estava nos mtodos de purificao das substncias que, at ento, eram rudimentares - e no no cerne da lei. Na poca, as substncias no eram suficientemente puras, o que proporcionava composies diferentes para as mesmas misturas. bom relembrar que a lei de Proust s se aplica s substncias puras. As divergncias perduraram por 15 anos, quando a polmica encerrou-se e a lei das propores fixas foi definitivamente aceita pela comunidade cientfica. Estas leis abriram caminho para os clculos estequiomtricos, que so clculos baseados na conservao e na proporo constante das massas existentes entre as substncias envolvidas em uma reao qumica.

SAIBA MAIS: Biografia de Proust: http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Louis_Proust

CLCULO ESTEQUIOMTRICO A previso de reaes qumicas nos diversos processos industriais de vital importncia na rentabilidade e na sobrevivncia de uma indstria ou at mesmo em nosso cotidiano. Nas indstrias, nota-se a preocupao de se otimizar produtos e processos para que se tenha a melhor relao custo/benefcio possvel. No nosso cotidiano, na maioria das vezes, no atentamos para esse conceito, mas ele fica claro, por exemplo, ao fazermos um bolo. Normalmente seguimos uma receita, escrita ou que j esteja gravada em nossa memria.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 34 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Estes procedimentos que, basicamente, consistem na mensurao e clculo de quantidade de substncias envolvidas em reaes qumicas chamado de estequiometria. Na relao da quantidade das substncias importante que se conhea as frmulas, os elementos e a proporo entre esses elementos e substncias.

1. Conceito o clculo das quantidades de reagentes e produtos que participam de uma reao. Podemos calcular essas quantidades em mol; em massa; em nmero de partculas (molculas ou tomos); em volume. Todo problema de clculo estequiomtrico est baseado na proporo em mol dos participantes da reao, seguindo a Lei de Proust ou Lei das Propores Constantes ("Numa reao qumica existe uma proporo constante entre as quantidades de reagentes e produtos). Isso nos permite utilizar a regra de trs simples para efetuar os clculos. A palavra estequiometria de origem grega e significa medida de uma substncia. Estquio: do grego Stoikheion (elemento ou substncia) Metria: do grego metron(medida)

Exemplo:

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 35 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Obs: O exemplo anterior nos permite ainda citar uma outra lei. A Lei da Conservao das Massas ou Lei de Lavoisier: Numa reao qumica a somatria das massas dos reagentes igual a somatria dasmassas dos produtos.

Note que para o experimentos 1 e 2 da reao anterior temos a conservao das massas dos reagentes e produtos:

2. A Importncia A estequiometria de extrema importncia no cotidiano, principalmente nas indstrias ou laboratrios, pois objetiva calcular teoricamente a quantidade de reagentes a ser usada em uma reao, prevendo a quantidade de produtos que ser obtida em condies preestabelecidas.

3. Revendo Conceitos sobre Relaes Bsicas Elementos

Portanto, 1 mol de tomos corresponde massa atmica expressa em gramas, um nmero igual a 6,0x1023 tomos, que, se forem de um gs e estiverem nas CNTP, ocuparo um volume de 22,4 L.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 36 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Substncias

1 mol de molculas corresponde massa molecular expressa em gramas, um nmero igual a 6,02.1023 molculas, que, se forem de um gs e estiverem nas CNTP, ocuparo um volume de 22,4 L.

4. Procedimento para resolver exerccios de Clculo Estequiomtrico Na estequiometria, os clculos sero estabelecidos em funo da lei de Proust e Gay-Lussac, neste caso para reaes envolvendo gases e desde que estejam todos nas mesmas condies de presso e temperatura. Devemos, portanto, seguir alguns passos abaixo enunciados:

A) Escrever a equao da reao qumica; B) Acertar os coeficientes (fazer o balanceamento = igualar o nmero de tomos); C) Em seguida, devemos tomar os coeficientes da reao devidamente balanceada, e, a partir deles, estabelecer a proporo em mol dos elementos ou substncias da reao. D) estabelecer entre o dado e a pergunta do problema uma regra de trs. Esta regra de trs deve obedecer aos coeficientes da equao qumica e poder ser estabelecida, a partir da proporo em mol, em funo da massa, em volume, nmero de molculas, entre outros, conforme dados do problema. Vejamos exemplo: Obteno da amnia:

A) Escrever a equao da reao de obteno da amnia.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 37 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 B) Acertar os coeficientes (balanceamento).

Fazendo o balanceamento, os nmeros de tomos de nitrognio e hidrognio antes e depois da seta so iguais.

C) Obter a PROPORO EM MOL atravs dos coeficientes estequiomtricos. Ao fazer o balanceamento da equao, automaticamente obtemos os coeficientes estequiomtricos que vo nos fornecer a proporo em mol.

Portanto:

Conhecendo as propores em mol, possvel montar algumas regras de trs para relacionar as quantidades de reagentes e produtos.
Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 38 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Exemplos: Baseado na proporo em mol fornecida pela equao qumica balanceada, temos:

Vejamos alguns exemplos: Dados para auxiliar as transformaes:

1) Quantos mol de nitrognio so necessrios para produzir 10 mol de amnia? a) Pela equao qumica balanceada temos que 1 mol de N 2 reage e forma 2 mol de NH3: 1mol de N2 2 mol de NH3 b) Portanto, para produzir 10 mol de NH3 sero necessrios x mol de N2: x mol N2 10 mol NH3 c) Escrevendo mol de N2 embaixo de mol de N2 e mol NH3 embaixo de mol NH3:

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 39 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 d) RESPOSTA: para produzir 10 mol de amnia so necessrios 5 mol de nitrognio (N2). 2) Quantos mol de hidrognio so necessrios para reagir com 0,5 mol de nitrognio? a) Pela equao qumica balanceada temos que 1 mol de N 2 reage com 3 mol de H2: 1N2(g) + 3 H2(g) 2 NH3(g)

b) Portanto, para reagir com 0,5 mol de N2 sero necessrios x mol de H2: 0,5 mol N2 x mol H2

c) RESPOSTA: para reagir com 0,5 mol de nitrognio necessrio 1,5 mol de hidrognio (H2). 5. Tipos de Clculos Estequiomtricos Dependendo da pergunta do problema, alm da relao MOL com MOL podemos ter as relaes das quantidades de reagentes e produtos na forma de 1. MASSA com MASSA 2. VOLUME com VOLUME 3. NMERO DE PARTCULAS com NMERO DE PARTCULAS e outras variaes, tais como: 1. MOL com MASSA 2. MOL com VOLUME 3. MASSA com VOLUME

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 40 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 e assim por diante.

Para

quaisquer

transformaes

das

quantidades,

sempre

utilizaremos

as

propores em mol. As relaes entre as grandezas que podem ser usadas, mais frequentemente so:

1. Relao Quantidade em MolOs dados do problema e as quantidades incgnitas pedidas so expressos em termos de quantidade em mol. Fazer a regra de tres.

2. Relao entre Quantidade em Mol e Massa Os dados do problema so expressos em termos de quantidade em mol (ou massa) e a quantidade incgnita pedida em massa (ou quantidade em mol).

3. Relao entre Massa e Massa Os dados do problema e as quantidades incgnitas pedidas so expressos em termos de massa.

4. Relao Entre Massa e Volume Os dados do problema so expressos em termos de massa e a quantidade incgnita pedida em volume. Caso o sistema no se encontrar nas CNTP, deve-se calcular a quantidade em mol do gs e, a seguir, atravs da equao de estado, determinar o volume correspondente. Por exemplo: Calcular o volume de CO2 produzido numa temperatura de 27C e presso de 1 atm, na reao de 16 g de oxignio com monxido de carbono. Dado: constante universal dos gases - 0,082 atm . L . mol1 . K1

5. Relao entre nmero de molculas (tomos) e massa, quantidade em mol ou volume Os dados do problema so expressos em termos de nmero de molculas ou nmero de tomos e a quantidade incgnita pedida em massa, quantidade em mol ou volume.
Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 41 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Conhecendo as propores em mol, possvel montar algumas regras de trs para relacionar as quantidades de reagentes e produtos.

OBS: PARA FAZER A TRANSFORMAO DA QUANTIDADE DE MATRIA (MOL) PARA MASSA (g), VOLUME (L) OU NMERO DE PARTCULAS, SEMPRE VAMOS MULTIPLICAR OS COEFICIENTES ESTEQUIOMTRICOS (PROPORO EM MOL) PELOS FATORES DE TRANSFORMAES CORRESPONDENTES.

Exemplos: 1) Para passar 1 mol de N2 para massa em gramas, basta multiplicar o coeficiente 1 pela massa molecular ou molar do N2:

2) Para passar 2 mol de NH3 para volume em litros nas CNTP, basta multiplicar o coeficiente 2 pelo volume molar de um gs nas CNTP:

3) Para passar 3 mol de H2 para nmero de molculas, basta multiplicar o coeficiente 3 pelo nmero de Avogadro:

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 42 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Resumindo:

OBS: volume medido nas CNTP. Lei de Gay-Lussac (1808) Os volumes das substncias gasosas participantes de uma reao qumica, estando nas mesmas condies de temperatura e presso, guardam entre si uma relao constante de nmeros inteiros e menores possveis.

VEJA MAIS: Exerccios resolvidos RELAO MASSA - MASSA Na reao gasosa N2 + H2 NH3, qual a massa, em g, de NH3 obtida, quando se reagem totalmente 18g de H2? Acerte os coeficientes da equao: 1N2 +3H2 ---------2NH3. Veja os dados informados (18g de H2) e o que est sendo solicitado (massa de NH3) e estabelea uma regra de trs. 3H2 -------------- 2NH3 3x2g-------------- 2x17g 18g -------------x= 102g x

Na reao gasosa N2 + H2 ------ NH3, qual a massa, em kg, de NH3 obtida, quando se reagem totalmente 280g de N2? Acerte os coeficientes da equao: 1N2 +3H2 ---------- 2NH3.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 43 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Veja os dados informados (280g de N2) e o que est sendo solicitado (massa de NH3 em kg) e estabelea uma regra de trs. 1N2 -------------- 2NH3 1x28g----------- 2x17g 280g -------------x

x= 340g ou x= 0,34 kg

RELAO MASSA - VOLUME Na reao gasosa N2 + H2 ------- NH3, qual o volume de NH3 obtido nas CNTP, quando se reagem totalmente 18g de H2? Acerte os coeficientes da equao: 1N2 +3H2 ----------2NH3. Veja os dados informados (18g de H2) e o que est sendo solicitado (volume de NH3 nas CNTP) e estabelea uma regra de trs. 3H2 -------------- 2NH3 3x2g-------------- 2x22,4L 18g -------------x= 134,4L x

Na reao gasosa N2 + H2 ------- NH3, qual o volume de H2 consumido nas CNTP, quando produzido 340g de NH3? Acerte os coeficientes da equao: 1N2 +3H2 --------- 2NH3. Veja os dados informados (340g de NH3) e o que est sendo solicitado (volume de H2 em L nas CNTP) e estabelea uma regra de trs. 3H2 -------------- 2NH3 3x22,4L--------- 2x17g x -------------- 340g x= 672L

RELAO MASSA - N MOLCULAS Na reao gasosa N2 + H2 --------- NH3, qual o nmero de molculas de NH3 obtido, quando se reagem totalmente 18g de H2? Acerte os coeficientes da equao: 1N2 +3H2 --------2NH3. Veja os dados informados (18g de H2) e o que est sendo solicitado (nmero de molculas de NH3) e estabelea uma regra de trs.
Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 44 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 3H2 -------------- 2NH3 3x2g................ 2x6,02x1023 molculas 18g -------------x= 18,06x10
23

x ou x= 1,806x1024 molculas

Na reao gasosa N2 + H2 --------- NH3, qual o nmero de molculas de H2 consumido, quando produzido 340g de NH3? Acerte os coeficientes da equao: 1N2 +3H2 --------- 2NH3. Veja os dados informados (340g de NH3) e o que est sendo solicitado (nmero de molculas de H2) e estabelea uma regra de trs. 3H2.......................................................... 2NH3 3x6,02x1023 moleculas--------- 2x17g x -------------------------- 340g x= 180,6x1023 ou x= 1,806x1025 molculas

veja mais: http://www.youtube.com/watch?v=VAvPCe6Bc24&feature=related

D) EXERCCIOS PROPOSTOS 1 Com base na distribuio de eltrons dos tomos de nitrognio e de iodo, prev-se que a molcula NI3 formada por a) b) c) uma ligao inica entre um on N3+ e trs ons I. uma ligao covalente tripla entre um tomo de nitrognio e trs de iodo. uma ligao covalente simples e duas ligaes duplas entre um tomo de

nitrognio e trs de iodo. d) duas ligaes covalentes simples e uma ligao dupla entre um tomo de

nitrognio e trs de iodo. e) trs ligaes covalentes simples entre um tomo de nitrognio e trs de iodo.

2 Na tabela abaixo esto relacionadas as estruturas de Lewis para alguns compostos:

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 45 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01

Esto INCORRETAMENTE representadas apenas as seguintes estruturas: a) b) c) d) I, II e III. I, IV e V. II, III e IV. II, IV e V.

3 A substncia formada exclusivamente por ligaes covalentes representada por a) b) c) d) e) K2SO4 NaCl H2S NaOH BaH2 4 A figura a seguir apresenta um modelo de representao da ligao qumica na molcula de gua (H2O).

Segundo as caractersticas do modelo apresentado, pode-se afirmar que a) a ltima camada dos tomos de hidrognio e oxignio apresenta dois eltrons

em comum. b) o tomo de oxignio passa a ter quatro eltrons a mais, aps o

estabelecimento da ligao. c) o ncleo do tomo de hidrognio no tem nenhum efeito sobre um dos

eltrons, na sua camada. d) os dois eltrons da camada mais prxima do ncleo do oxignio fazem

ligao qumica mais forte.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 46 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 5 Para o estudo das relaes entre o tipo de ligao qumica e as propriedades fsicas das substncias X e Y, slidas temperatura ambiente, foram realizados experimentos que permitiram concluir que: - A substncia X conduz corrente eltrica no estado lquido, mas no no estado slido. - A substncia Y no conduz corrente eltrica em nenhum estado. Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que: a) b) c) d) a substncia X molecular e a substncia Y inica. a substncia X inica e a substncia Y metlica. a substncia X inica e a substncia Y molecular. as substncias X e Y so moleculares.

6 Os desenhos so representaes de molculas em que se procura manter propores corretas entre raios atmicos e distncias internucleares. Os desenhos podem representar, respectivamente, molculas de:

a) b) c) d) e)

oxignio, gua e metano. cloreto de hidrognio, amnia e gua. monxido de carbono, dixido de carbono e oznio. cloreto de hidrognio, dixido de carbono e amnia. monxido de carbono, oxignio e oznio.

7 Assinale a alternativa que apresenta, ao mesmo tempo, ligaes covalente e inica. a) b) c) d) e)


CC
4

CO2
NH 4 C
NaC

MgC 2

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 47 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 8 Com relao s ligaes qumicas dos compostos abaixo I. II. III. IV.
HC

LiF
C 2
KC

Assinale a alternativa correta. a) b) Os compostos II e IV apresentam ligaes covalentes. Os compostos I e II apresentam ligaes inica e covalente apolar,

respectivamente. c) Os compostos III e IV apresentam ligaes inica e covalente polar,

respectivamente. d) Os compostos I e III apresentam ligaes covalentes, apolar e polar,

respectivamente. e) Os compostos I e III apresentam ligaes covalentes, polar e apolar,

respectivamente.

9 O leite materno um alimento rico em substncias orgnicas, tais como protenas, gorduras e acares, e substncias minerais como, por exemplo, o fosfato de clcio. Esses compostos orgnicos tm como caracterstica principal as ligaes covalentes na formao de suas molculas, enquanto o mineral apresenta tambm ligao inica. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os conceitos de ligaes covalente e inica, respectivamente. a) b) A ligao covalente s ocorre nos compostos orgnicos. A ligao covalente se faz por transferncia de eltrons e a ligao inica

pelo compartilhamento de eltrons com spins opostos. c) A ligao covalente se faz por atrao de cargas entre tomos e a ligao

inica por separao de cargas. d) A ligao covalente se faz por unio de tomos em molculas e a ligao

inica por unio de tomos em complexos qumicos. e) A ligao covalente se faz pelo compartilhamento de eltrons e a ligao

inica por transferncia de eltrons.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 48 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 10 Considerando suas posies na Tabela Peridica, o hidrognio e o enxofre devem formar o composto de frmula: a) b) c) d) e) HS HS2 H2S H2S3 H3S2 11 O quadro abaixo mostra algumas propriedades fsicas de trs substncias representadas por A, B e C:
Substncia A B C Ponto de
o

fuso ( C) 800 40 10

Condutivid trmica Baixa Alta Baixa

ade

Dureza Alta Baixa Baixa

Solubilida em gua Alta Baixa Baixa

de

As substncias A, B e C so, respectivamente: a) b) c) d) e) metlica, molecular, inica. metlica, inica, molecular. molecular, metlica, inica. inica, molecular, metlica. inica, metlica, molecular.

12 Em relao aos compostos apresentados a seguir, quais no apresentam momento dipolar permanente, e so, portanto, molculas apolares? Dados de nmero atmico: H = 1; Be = 4; B = 5; C = 6; N = 7; O = 8; F = 9; H = 1;Cl = 17. 1) H2O 2) NH3 3) CO2 4) BF3 5) BeCl2 Esto corretas apenas: a) 1 e 2 b) 3 e 5 c) 1, 2 e 3
Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 49 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 d) 2, 3 e 4 e) 3, 4 e 5

13 As substncias qumicas constituem parte fundamental da nossa vida. A respirao, a alimentao, a ingesto de gua ou outros lquidos e o tratamento com medicamentos so alguns exemplos de atividades essenciais que envolvem compostos qumicos formados por tomos ou ons que se unem uns aos outros. Assinale a resposta INCORRETA. a) No sal (NaCl) que costumamos adicionar aos nossos alimentos, a ligao qumica inica. b) A molcula de gs oxignio que inspiramos composta de dois tomos que se unem atravs de ligao covalente polar. c) A molcula de gs carbnico que expiramos apresenta duas ligaes duplas. d) As molculas de gua se unem umas s outras atravs de ligao de hidrognio. e) A grande maioria dos medicamentos constituda de substncias orgnicas, nas quais o tipo mais comum de ligao qumica presente a covalente.

14 Algumas propriedades fsicas so caractersticas do conjunto das molculas de uma substncia, enquanto outras so atributos intrnsecos a molculas individuais. Assim sendo, CORRETO afirmar que uma propriedade intrnseca de uma molcula de gua a a) densidade. b) polaridade. c) presso de vapor. d) temperatura de ebulio.

15 Assinale a alternativa correta. a) A molcula CCl4 apolar e formada por ligaes apolares. b) Toda molcula polar formada por ligaes apolares. c) A molcula BCl3 possui geometria piramidal e polar. d) A molcula CCl3H tem a forma de um tetraedro irregular e polar.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 50 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 e) As molculas H2S e H2O so angulares e possuem o mesmo valor de momento dipolar.

16 O gs dixido de carbono (CO2), principal responsvel pelo efeito estufa, apresenta quatro ligaes covalentes _________ e uma _____________ . Assinale a alternativa que completa, corretamente, o enunciado acima. a) polares e molcula polar b) polares e molcula apolar c) apolares e molcula polar d) apolares e molcula apolar e) coordenadas e molcula apolar

17 A capacidade que um tomo tem de atrair eletrons de outro tomo, quando os dois formam uma ligao qumica, denominada eletronegatividade. Esta uma das propriedades qumicas consideradas no estudo da polaridade das ligaes. Consulte a Tabela Peridica e assinale a opo que apresenta, corretamente, os compostos H2O, H2S e H2Se em ordem crescente de polaridade. a) H2Se < H2O < H2S b) H2S < H2Se < H2O c) H2S < H2O < H2Se d) H2O < H2Se < H2S e) H2Se < H2S < H2O 18 Uma substncia slida X, de alto ponto de fuso bastante solvel em um solvente Y. O solvente Y no miscvel com CCl4. Podese concluir que X e Y so respectivamente, uma substncia ___ e um solvente ____. a) inica polar b) molecular e apolar c) inica apolar d) molecular polar e) apolar apolar

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 51 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 19 Uma substncia slida X, de alto ponto de fuso, muito solvel em um solvente Z. O solvente Z no miscvel com o CCl4. Uma concluso lgica, com respeito a X e Z, que so, respectivamente, uma substncia _____ e um solvente _____. a) molecular apolar b) inica apolar c) molecular polar d) inica polar e) apolar apolar

20 Assinale a alternativa onde s aparecem molculas apolares. a) BCl3, H2Se, CO2 e H2; b) NH3, CCl4, CH4 e HCl; c) CCl4, BCl4, CO2 e BeH2; d) H2, N2, H2S e O3; e) BCl3, BeCl2, CO2 e H2O 21 Observe as equaes qumicas, a seguir: 2NaOH(s) + H2SO4(l) Na2SO4(s) + 2H2O(l) NaOH(s) + H2SO4(l) NaHSO4(s) + H2O(l) A lei ponderal que se aplica s reaes representadas enunciada como: a) Em uma reao qumica, os volumes gasosos dos reagentes e dos produtos, medidos nas mesmas condies de presso e temperatura, guardam entre si uma relao constante de nmeros inteiros e pequenos. b) A soma das massas antes de ocorrer a reao qumica igual soma das massas aps a reao qumica. c) Os cidos reagem com as bases produzindo sal e gua. d) A proporo das massas que reagem permanece constante. e) Volumes iguais de gases quaisquer, sob a mesma temperatura e presso, encerram o mesmo nmero de molculas.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 52 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 22 Considere a reao de combusto completa do hidrognio gasoso, balanceada em menores nmeros inteiros. Comparando-se os reagentes com o produto da reao, pode-se dizer que eles apresentam igual I) nmero total de molculas; II) nmero total de tomos; III) massa. Dessas afirmaes, a) apenas I correta. b) apenas II correta. c) apenas I e II so corretas. d) apenas I e III so corretas. e) apenas II e III so corretas.

23 Os gases nitrognio (N2) e oxignio (O2) podem reagir em diversas propores, formando diferentes xidos de nitrognio (NxOy). Em uma determinada condio foram colocados em um reator 32,0 g de O 2 e 20,0 g de N2 . Terminada a reao, supondo a formao de apenas um tipo de xido, coerente afirmar que foram obtidos : a) 52,0 g deN2O3. b) 40,0 g de NO, restando 12,0 g de O2 sem reagir. c) 48,0 g de NO, restando 4,0 g de N2 sem reagir. d) 46,0 g de NO2 , restando 6,0 g de N2 sem reagir. e) 50,0 g de N2O3, restando 2,0 g de O2 sem reagir. 24 Os volumes de gs nitrognio e de gs oxignio necessrios para a sntese de 8 L de pentxido de dinitrognio, considerando que todos os gases esto nas mesmas condies de temperatura e presso, so, respectivamente, 2N2 + 5O2

2N2O5

a) 8 L e 20 L. b) 2 L e 5 L. c) 5 L e 2 L. d) 2 L e 2 L. e) 1 L e 1 L.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 53 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 25 O selnio e o enxofre pertencem famlia VI A da tabela peridica. Sendo assim, o seleneto e o sulfeto de hidrognio so representados,

respectivamente pelas frmulas: a) HSe e HS b) H2Se e HS c) HSe e H2S d) H2Se e H2S e) H3Se e H3S 26. As molculas de gua e dixido de carbono (CO 2) so triatmicas, porm a molcula de gua polar e a de CO2 apolar. Em relao ao tipo de ligao qumica e geometria dessas molculas, assinale a proposio correta. a) Na molcula de CO2 o momento de dipolo diferente de zero ( 0), pois as densidades eletrnicas do carbono e oxignio so deslocadas em sentidos opostos e os dois dipolos se anulam. b) A molcula de dixido de carbono estabilizada por ligao qumica covalente e, nesta ligao, o tomo de carbono compartilha 3 pares de eltrons com os oxignios. c) A molcula de CO2 apresenta duas ligaes duplas e geometria angular. d) A molcula de gua estabilizada por ligao qumica covalente e, nesta ligao, o tomo de oxignio compartilha 2 eltrons com os hidrognios e 2 pares de eltrons permanecem livres. e) A molcula de gua apresenta geometria angular e seu momento dipolar igual a zero ( = 0).

27 O sdio produzido reage imediatamente com o nitrato de potssio, produzindo mais nitrognio gasoso: 10Na(s) + 2KNO3(s) N2(g) + 5Na2O(s) + K2O(s)

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 54 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Considerando essa seqncia de reaes, a quantidade de matria de gs nitrognio produzida por 1 mol de azida de sdio de: a) 1,5 mol b) 1,6 mol c) 3,0 mol d) 4,0 mol

28 A decomposio do carbonato de clcio, por aquecimento, produz xido de clcio e dixido de carbono. A partir de 100 g de carbonato de clcio, e sabendo-se as massas molares: Ca (40 g/mol), C (12 g/mol) e O (16 g/mol), correto afirmar que: a) pode-se obter no mximo 40 g de xido de clcio. b) se tivermos este sistema em equilbrio, o mesmo ser deslocado no sentido de produtos, caso aumentemos a presso sobre o mesmo. c) pode-se obter no mximo 1 mol de dixido de carbono. d) pode-se obter no mximo 200 g de produtos. e) se forem consumidos 50 g de carbonato de clcio, sero produzidos 1 mol de xido de clcio.

29 cido clordrico de alta pureza pode ser obtido pela reao entre cloro e hidrognio, seguida pela dissoluo do cloreto de hidrognio em gua. Esses processos podem ser representados pelas equaes: Cl2(g) + H2(g) 2 HCl(g) HCl(g) HCl(aq)

Considere a situao em que 1,0 mol de Cl2 seja posto para reagir com 2,0 gramas de H2 e o cloreto de hidrognio obtido seja totalmente dissolvido em 1,0 L de gua. Nessa situao, a afirmativa FALSA a) a concentrao da soluo de cido obtida 2,0 mol/L. b) a massa de cloro que reage 71 g. c) a quantidade de HCl(g) produzida 73 g.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 55 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 d) o reagente em excesso H2(g). 30 O gs cloro (Cl2) muito utilizado na indstria qumica e, em laboratrio, pode ser obtido atravs da reao representada na seguinte equao balanceada:

KMnO 4 (aq) 8HCl(aq) MnCl 2 (aq) KCl(aq)

5/2Cl

2 (g) 4H 2 O(l)

Para se produzir 2,0 L de cloro, nas CNTP, a massa (g) necessria de KMnO 4 , aproximadamente, a) 11,4. b) 0,09. c) 2,5. d) 5,6.

GABARITO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 E D C A C D C E E C 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 E E B B D B E A D C 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 B E D A D D B C D D

QUESTES RESOLVIDAS 1. 46,0 g de sdio reagem com 32,0 goxignio formando perxido de sdio. Quantos gramas de sdio sero necessrios para obter 156 g de perxido de sdio?

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 56 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 a) b) c) d) e) 23,0 32,0 69,0 78,0 92,0

Alternativa e.

Sdio + oxignio perxido de sdio 46,0 g 32,0g x

Somando as massas dos reagentes, temos a massa do produto:

x = 46,0 g + 32,0 g = 78, 0g

Agora fazemos a regra de trs, pois, segundo a Lei de Proust, a proporo das massas deve ser mantida constante:

sdio + oxignio perxido de sdio 46,0g ----------------------- 78,0g y --------------------------156g y = 92,0g

2. Com o objetivo de se estudar a combusto de etanol, C 2H5OH , e de palha de ao, representada simplificadamente como Fe , foram realizados dois experimentos:

Experimento I - Uma certa quantidade de etanol foi colocada em uma lamparina, que, em seguida, foi pesada. Aps a queima parcial do lcool, pesou-se novamente o sistema (lamparina + lcool).

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 57 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Experimento II - Uma certa quantidade de palha de ao foi colocada em um cadinho de porcelana, o qual, em seguida, foi pesado. Aps a queima da palha de ao, pesou-se novamente o sistema (cadinho + palha de ao queimada).

Com base nos resultados desses dois experimentos, faa o que se pede. a) ESCREVA as equaes qumicas balanceadas das reaes de combusto completa de cada sistema. b) INDIQUE se a massa obtida, no final do Experimento I, ficou menor, igual ou maior que a massa inicial. JUSTIFIQUE sua resposta com base na lei de conservao da massa (lei de Lavoisier). c) INDIQUE se a massa obtida, no final do Experimento II, ficou menor, igual ou maior que a massa inicial. JUSTIFIQUE sua resposta com base na lei de conservao da massa (lei de Lavoisier).

Gab: a) Experimento I: CH3CH2OH(l) + 3O2(g) 2CO2(g) + 3H2O(g) Experimento II: 2Fe(s) + 3/2O2(g) Fe2O3(s) b) Indicao: Menor Justificativa: Como o sistema aberto, incorpora oxignio do ar nos reagentes e os produtos, ambos gasosos, so eliminados, contribuindo

para a diminuio da massa. c) Indicao: Maior Justificativa: Na queima da palha de ao h incorporao do oxignio na produo do cido.

3. Ao se analisar um slido desconhecido, observa-se que ele apresenta as seguintes propriedades:


I II III IV Temperatura de fuso baixa Praticamente insolvel em gua No conduz corrente eltrica relativamente macio

a)

Indique o tipo de ligao esperado entre as partculas dessa substncia.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 58 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 b) Com base no tipo de ligao esperado entre as partculas, explique por que o

slido desconhecido apresenta temperatura de fuso baixa. c) Gab: a) Disperso de London ou foras de Van der Waals, ou dipolo induzido ou Explique por que as partculas dessa substncia no conduzem eletricidade.

dipolo instantneo. b) A atrao entre suas partculas fraca, portanto necessita-se de pouca

energia para separ-las. Logo, a temperatura de fuso baixa. c) As partculas so apolares (insolveis em H2O). Para haver conduo de

eletricidade necessrio que haja partculas carregadas e mveis (eltrons livres ou ons).

4. Iodo e flor formam uma srie de compostos binrios que apresentam em suas anlises as seguintes composies: Composto A B C % massa de iodo 87,0 69,0 57,0 % massa de flor 13,0 31,0 43,0

a) Qual a concluso que pode ser extrada desses resultados com relao s massas de flor que se combinam com uma certa massa fixa de iodo? Demonstre essa concluso. b) possvel deduzir, usando apenas os dados fornecidos para o composto A, que sua frmula mnima IF? Justifique sua resposta. Gab: a) Fixando-se 100 g de iodo e com os dados fornecidos, pode-se construir a tabela abaixo:
Composto A B C massa de Iodo (g) 87 100 69 100 57 100 massa de flor (g) 13 x - 14,94 31 y - 44,93 43 z - 75,44

Portanto, para uma massa fixa de iodo (100 g), temos uma proporo de massas de flor de: 14,94 g : 44,93 g : 75,44 g

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 59 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 Dividindo-se pelo menor nmero (14,94 g), acha-se a proporo: 1 : 3 : 5, o que confirma o enunciado da Lei de Dalton: Quando se combinam dois elementos qumicos (no caso, iodo e flor), formando diferentes compostos, fixando-se a massa de um deles (iodo), as massas do outro (flor) mantm entre si uma proporo de nmeros inteiros e, em geral, pequenos. b) No, pois sendo conhecida a proporo em massa entre os dois elementos qumicos que formam um composto e desejando-se obter a frmula mnima (menor proporo em mol dos mesmos elementos no composto), necessrio saber a proporo entre as massas atmicas dos dois elementos. No sendo estas ltimas fornecidas, no se torna possvel deduzir que a frmula mnima IF.

5. Assinale a opo que contm a afirmao FALSA: a) NH3 tem trs momentos de dipolo eltrico cujo somatrio no nulo. b) CH4 tem quatro momentos de dipolo eltrico cujo somatrio nulo. c) CO2 tem dois momentos de dipolo eltrico cujo somatrio nulo. d) O momento de dipolo eltrico total do acetileno zero. e) A ligao H2C = CH2 tem momento de dipolo eltrico menor do que a ligao HC CH. Gab: E RESOLUO a) Verdadeiro geometria piramidal T 0 b) Verdadeiro geometria tetradrica T = 0 c) Verdadeiro geometria plana linear T = 0 d) Verdadeiro geometria plana linear T = 0 e) Falso no h diferena entre os momentos de dipolo, ambos so nulos T = 0. 6. Considere as molculas de HF, HCl, H2O, H2, O2 e CH4. a) Classifique essas molculas em dois grupos: polares e apolares. b) Qual a propriedade referente ao tomo e qual a referente molcula em que se baseou para classific-las? Gab:
Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 60 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 a) polares: HF, HCl, H2O; aporlares: H2, O2, CH4. b) tomo: eletronegatividade; molcula: geometria e simetria

7. Analise as afirmativas abaixo e indique se as mesmas so falsas ou verdadeiras, justificando cada caso. a) Slidos inicos so bons condutores de eletricidade. b) Compostos apolares so solveis em gua. c) Caso no sofresse hibridizao, o boro formaria a molcula BF. d) A estrutura geomtrica da molcula de hexafluoreto de enxofre tetradrica. Gab: a) Falsa. Os compostos orgnicos so bons condutores de eletricidade quando fundidos. b) Falsa. Compostos apolares so insolveis em gua, pois esta um solvente polar. c) Verdadeira. O boro tem um eltron desemparelhado no subnvel p da ltima camada que seria utilizado para a formao de uma ligao com o flor. d) Falsa. Bipiramidal quadrtica.

8. O dixido de carbono e o dixido de nitrognio so dois gases de propriedades bem diferentes. Por exemplo: no primeiro, as molculas so sempre monomricas; no segundo, em temperatura adequada, as molculas combinam-se duas a duas, originando dmeros. Com base nas frmulas de Lewis, explique esta diferena de comportamento entre o dixido de carbono e o dixido de nitrognio. Nmeros atmicos: C = 6; N = 7; O = 8. Gab: Configurao eletrnicas: C: 1s2|2s2 2p2; N: 1s2|2s2 2p3; O: 1s2|2s2 2p4 As molculas de CO2 so sempre monomricas, pois os tomos de carbono e de oxignio no tm eltron desemparelhado, ou seja, os tomos esto estabilizados.

As molculas de NO2 combinam-se duas a duas originando dmeros, pois o tomo de nitrognio tem um eltron desemparelhado disponvel para a ligao. A molcula de NO2 denominada molcula mpar.
Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 61 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01

A equao qumica do processo:


O 2 N NO2 O 2 N NO2

ou
2 NO2 N 2O 4

9. O selnio e o enxofre pertencem famlia VI A da tabela peridica. Sendo assim, o seleneto e o sulfeto de hidrognio so representados,

respectivamente pelas frmulas: a) HSe e HS b) H2Se e HS c) HSe e H2S d) H2Se e H2S e) H3Se e H3S GAB: D. A relao entre a posio na Tabela peridica e o nmero de ligaes estabelece que os componentes da famlia VI A possuam 6 eltrons na camada de valncia, sendo que apenas 2 eltrons podem ser usados para formar ligaes covalentes. Assim sendo, o Selnio e o Enxofre precisam compartilhar dois tomos em suas ligaes. Como o Hidrognio compartilha apenas 1 eltron, preciso dois tomos de H para formar o seleneto (H2Se) e o sulfeto de hidrognio (H2S).

10. A capacidade que um tomo tem de atrair eltrons de outro tomo, quando os dois formam uma ligao qumica, denominada eletronegatividade. Esta uma das propriedades qumicas consideradas no estudo da polaridade das ligaes. Considerando os trs compostos: SiCl4, AsH3 e SeH2, responda as perguntas abaixo: a) Demonstre o nmero de ligaes apolares nos trs compostos?
Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 62 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 b) Demonstre os pares eletrnicos livres existem nos trs compostos? c) Quais so os compostos apolares e quais so os polares? Justifique. Gab: a) Todas as ligaes entre Si e Cl, entre As e H e entre Se e H so ligaes polares devida diferena de eletronegatividade existente entre os diferentes elementos. Portanto, o nmero de ligaes apolares zero, todas so polares.. b) O Si pertence ao grupo IV e tem ento 4 eltrons de valncia. No composto SiCl4, o Si compartilha os seus 4 eltrons com os Cl para formar 4 ligaes covalentes. Portanto, no possui pares eletrnicos livres. O As pertence ao grupo V, tem 5 eltrons de valncia e formam 3 ligaes covalentes no composto AsH3, sobrando 2 eltrons livres. Portanto, o composto AsH3 possui 1 par eletrnico livre. O Se pertence ao grupo 6, tem 6 eltrons de valncia e formam 2 ligaes covalentes no composto SeH2, sobrando 4 eltrons livres. Portanto, no composto SeH2, h 2 pares eletrnicos livres. No total, so ento 3 pares eletrnicos livres. c) Considerando a geometria dos trs compostos determinada a partir da teoria VSEPR e dada abaixo, possvel dizer que um composto apolar, SiCl4, e dois so polares, AsH3 e SeH2.

11. Na obteno do cido sulfrico trs etapas se destacam: inicialmente, ocorre a obteno do dixido de enxofre e do xido de ferro (III), a partir da reao entre o dissulfeto de ferro (II) e gs oxignio; a seguir, o dixido de enxofre oxidado formando trixido de enxofre; finalmente, ao trixido de enxofre adicionada gua, para a formao do cido sulfrico. a) Escreva as equaes qumicas que representam as etapas descritas na obteno do cido sulfrico. b) Calcule a quantidade de cido sulfrico produzida a partir de 364 kg de dissulfeto de ferro (II). Gab:
Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 63 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 a) As equaes qumicas devem ser apresentadas balanceadas e com a descrio do estado de agregao das substncias, por exemplo, (l), (s), etc. 4FeS2(s) + 11O2(g) 8SO2(g) + 2Fe2O3(s) 2SO2(g) + O2(g) 2SO3(g) SO3(g) + H2O(l) H2SO4(l) b) 1 mol de FeS2 ----------120 g X ---------------------364000g X = 3033,33 mol de FeS2 1 mol de FeS2 --------------------------- 2mol H2SO4 3033,33 mol de FeS2----------------X X = 6066,66mol H2SO4 1 mol de H2SO4 -----------98,1 g 6066,66mol H2SO4------------------- X X = 595,14 kg de H2SO4 12. Uma mistura de carbonato de amnio e carbonato de clcio foi aquecida at a completa decomposio. Obteve-se 0,20 mol de um resduo slido, alm de uma mistura gasosa que, resfriada a 25 C, condensou-se parcialmente. A fase gasosa restante, a essa mesma temperatura e sob 1 atm de presso, ocupou 12,2 L. a) Escreva a equao que representa a decomposio do carbonato de amnio e a que representa a decomposio do carbonato de clcio, indicando o estado fsico de cada substncia a 25 C. b) Calcule a quantidade, em mol, de carbonato de amnio e de carbonato de clcio na mistura original. Dados: Volume molar dos gases a 25 C e 1 atm: 24,4 L/mol A presso de vapor d'gua, a 25 C, desprezvel. Gab: a) decomposio trmica do carbonato de amnio (NH4)2CO3(s) I. (NH4)2CO3(s) 2NH3(g) + H2O() + CO2(g)

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 64 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 decomposio trmica do carbonato de clcio CaCO3(s) II. CaCO3(s) CaO(s) + CO2(g)

(s) slido (g) gs () lquido b) Carbonato de amnio = 0,1 mol Carbonato de clcio = 0,2 mol

13. A azida de sdio, NaN3, quando inflamada sofre decomposio rpida fornecendo nitrognio gasoso que utilizado para inflar os sacos de ar ("airbags") de automveis, de acordo com a reao: 2 NaN3(s) 2 Na(s) + 3 N2(g). Quantos mol de azida de sdio so necessrios para gerar nitrognio suficiente para encher um saco de plstico de 44,8 L 0 C e presso atmosfrica? Dados: R = 0,082 L atm mol-1 K-1. Massa atmica (g mol-1): N = 14; Na = 23. Considere que o nitrognio gasoso tem comportamento ideal nas condies acima. a) 1/3 b) 2 c) 3 d) 2/3 e) 4/3 Gab: E Justificativa: A equao: 2NaN3(s) 2Na(s) + 3N2(g) j est balanceada e tem-se uma relao de 2:3 entre o nmero de mol da azida de sdio e do gs nitrognio. Sabe-se ainda que nas CNTP um gs ideal ocupa 22,4 L. Logo, 44,8 L corresponde a 2 mol de nitrognio gasoso. Por-tanto, o nmero de mol de azida de sdio : 2x2/3 = 4/3.

14. A Conferncia de Kyoto sobre mudanas climticas, realizada em 1997, estabeleceu metas globais para a reduo da emisso atmosfrica de CO 2.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 65 de 66

Qumica para ANVISA 2013 Teoria e exerccios Prof. WAGNER LUIZ Aula 01 A partir da, vrias tcnicas para o seqestro do CO 2 presente em emisses gasosas vm sendo intensamente estudadas. a) Uma indstria implantou um processo de seqestro de CO 2 atravs da reao com Mg2SiO4, conforme a equao representada a seguir: MgSiO4 + 2CO2 MgCO3 + SiO2 Determine, apresentando seus clculos, o nmero de mol do xido formado quando 4400 g de CO2 so seqestrados. b) Essa indstria reduziu sua emisso para 112.000 L de CO2 por dia nas CNTP. A meta emitir menos de 500 kg de CO2 por dia. Indique se a indstria atingiu a meta. Justifique sua resposta. Gab: a) 4400g de CO2 correspondem a 100 mol, pois a massa molar dessa substncia igual a 44 g/mol. Como 2 mol de CO2 so necessrios para produzir 1 mol de SiO2, formam-se 50 mol de SiO2. b) Uma emisso de 5000mol/dia. Logo, a emisso de 220kg/dia. Portanto, a emisso menor do que 500kg/dia, o que significa que a indstria atingiu a sua meta.

Prof. Wagner Luiz

www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 66 de 66

También podría gustarte