Está en la página 1de 15

Faculdade de Medicina do ABC Santo Andr SP Bases Fundamentais da Enfermagem Enfermagem 1 Ano

LIDERANA
A liderana na vida e na Enfermagem

ndice

Introduo Conceitos de Liderana na Enfermagem O Papel do Lder na Enfermagem Conflitos no uso do Poder Tipos de Liderana na Enfermagem Relao entre Lder e Liderado Desafios do Enfermeiro-Lder Concluso Bibliografia

INTRODUO

A liderana tem sido necessrio em todas as atividades do enfermeiro, principalmente quando o profissional tem o interesse de exercer com competncia o seu trabalho, onde muitas vezes tem se encontrado dividido entre o desempenho de atividades assistenciais ao cuidado direto ao paciente, ou ento assumindo a funo administrativa que envolve a interao com o pessoal de enfermagem (KURCGANT, 2005). Diante de vrios estilos de liderana na enfermagem observa-se que no h um nico estilo de liderana que seja incorporado pelo lder previamente sem conhecer as caractersticas pessoais de seus liderados, dessa forma uma liderana eficaz, demanda primeiro conhecimento por parte do lder da situao administrativa do ambiente de trabalho assim como das virtudes e dificuldades enfrentadas por seus liderados (BALSANELLI, 2006). A liderana tem sido tambm uma preocupao importante por parte dos administradores das organizaes e instituies de sade, sendo indispensvel dar ateno relao de aumento da produtividade e de prestao de bens e servios, ainda por ser um processo de constante transformao tecnolgica, tendo a necessidade de orientar o pessoal de enfermagem para alcanarem objetivos e metas (KURCGANT, 2005). Os objetivos desta apresentao so o de identificar os estilos de liderana e sua influencia na qualidade da assistncia de enfermagem; analisar dificuldades enfrentadas na prtica da liderana em enfermagem.

Conceitos de liderana na enfermagem

A liderana um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os


lderes representam na eficcia do grupo e da organizao. Os lderes so responsveis pelo sucesso ou fracasso da organizao. Liderar no uma tarefa simples, pelo contrrio..., pois a organizao um "ser vivo", dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Dessa forma, pode-se definir liderana como o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas s tarefas dos membros de um grupo. Contudo, existem trs implicaes importantes nesta definio: Primeira: a liderana envolve outras pessoas, o que contribuir na definio do statusdo lder. Segunda: a liderana envolve uma distribuio desigual de poder entre os lderes e os demais membrosimples do grupo.

E terceira: a liderana a capacidade de usar diferentes formas de poder para influenciar de vrios modos os seguidores. De fato, os lderes influenciam seguidores. Por este motivo, muitos acreditam que os lderes tm por obrigao considerar a tica de suas decises. Apesar de a liderana ser importante para a gerncia e estreitamente relacionada a ela, liderana e gerncia no so os mesmos conceitos. Planejamento, oramento, controle, manuteno da ordem, desenvolvimento de estratgias e outras atividades fazem parte do gerenciamento. Gerncia o que fazemos. Liderana quem somos. Uma pessoa pode ser um gerente eficaz, um bom planejador, um gestor justo, organizado e, mesmo assim, no ter as capacidades motivacionais de um lder. Ou simplesmente pode ocorrer o contrrio. Uma pessoa pode ser um gerente ineficaz, porm, em contrapartida, ter as habilidades necessrias para um bom lder. Entre os desafios apresentados pelo ambiente mutvel, as organizaes esto valorizando cada vez mais os gerentes que possuem habilidades de liderana. Qualquer pessoa que aspire a ser um gerente eficaz deve tambm se conscientizar de praticar e desenvolver suas habilidades de liderana. Embora existam mltiplas definies para a liderana, possvel encontrar dois elementos comuns em todas elas: por um lado um fenmeno de grupo e, por outro, envolve um conjunto de influncias interpessoais e recprocas, exercidas num determinado contexto atravs de um processo de comunicao humana com vista obteno de determinados objetivos especficos. As funes de liderana incluem, portanto, todas as atividades de influencia de pessoas, ou seja, que geram a motivao necessria para pr em prtica o propsito definido pela estratgia e estruturado nas funes executivas.

Um aspecto importante neste conceito a palavra influncia em lugar de imposio. De fato, possvel impor determinadas aes a um subordinado quando se tem poder para tal. No entanto, impossvel impor a motivao com que cada um leva prtica essa mesma ao. esta motivao que a liderana procura melhorar. Para um lder no suficiente atingir os objetivos da organizao; necessrio que as aes desenvolvidas pelos subordinados sejam executadas por sua livre vontade. Entre os autores de maior respeito, Bennis (1996) aponta as diferenas de atitudes entre o lder e o gerente de forma bastante explcita. Para ele: O gerente administra; o lder inova. O gerente uma cpia; o lder original. O gerente mantm; o lder desenvolve. O gerente prioriza sistemas e estrutura; o lder prioriza pessoas. O gerente depende de controle; o lder inspira confiana. O gerente tem uma viso a curto prazo; o lder, perspectiva de longo prazo. O gerente pergunta como e quando; o lder pergunta o que e por qu. O gerente vive com os olhos voltados para o possvel; o lder com os olhos no horizonte. O gerente imita; o lder inventa. O gerente aceita o status quo; o lder o desafia. O gerente o bom soldado clssico; o lder o seu prprio comandante. O gerente faz certo as coisas; o lder faz coisas certas.

O papel do lder na enfermagem


Lder definido como algum que conduz um grupo social ou empresarial, algum que por suas especialidades tem competncia que o favorecem a chefiar e conduzir uma equipe ao sucesso, tendo desses o reconhecimento e o respeito. Ser lder ser assertivo, carismtico, motivador, investigador, energizado, persistente, corajoso, saber lder com a crise, dominar o ambiente de caos, ser mestre, aprendiz, cria desafios, saber conduzir seus liderados na busca constantes de objetivos comuns, com comprometimentos para com a organizao, sem esquecer a qualidade de vida.

E para que todos os profissionais estejam comprometidos com o crescimento da produtividade, qualidade e competividade da organizao preciso que estes sejam incentivados e orientados por um lder, que alm desses papis de equipe deve ter claro para si, e assim transferir para seus liderados os valores emisso da organizao, trazendo para si toda responsabilidade nos atos que influenciaram o modo de agir e pensar da equipe. Sendo assim um lder no manda, mais ajuda a tomar as decisses necessrias de forma a desenvolver pessoas para cada vez mais essas assumam riscos e possam inovar em suas atividades profissionais realizando trabalho de qualidade. Cada um de ns uma lder que merece investimento constante em desenvolvimento para aperfeioar-se nessa arte milenar, que inova a cada dia e certamente prprias a seus executores renovaes constantes. Quando ao liderado ele deve tambm perceber que o mundo esta mudando e no basta apenas as competies tcnicas mais acima de tudo a sua capacidade de auto liderar.

Conflitos no uso do poder


Pode ser definido como desacordo interno e externo, resultantes de diferentes idias, valores, culturas ou sentimentos de duas ou mais pessoas. Para se administrar os conflitos nas unidades assistenciais essencial conhecer a sua origem. Muitas vezes estes se originam de problemas de comunicao, de estrutura organizacional e comportamento individual. fundamental reconhecer estas diferenas entre as pessoas, pois a viso tradicional de conflitos estava associada sempre a situaes desagradveis, geralmente ocorridas devido a diferena de personalidade ou deficincia de liderana, acredita-se que os conflitos no deveria ser admitidos na organizao e que, caso ocorressem, normalmente demandavam interveno direto da gerencia contudo, a moderna abordagem relacionada a resoluo de conflitos, foi considera que estes so inevitveis da interaes entre as pessoas. sabemos que todo ser humano consiste um ser nico, ou seja, possui aptides, valores, cultura e experincias que o tornam diferente como indivduo e, por conseqncia, como profissional. Assim, no trabalho em equipe, devem ser aproveitadas essas diferenas, buscando aproveitar as desigualdades para que a organizao represente mais do que a soma das partes desse indivduo. A escolha da estratgia mais adequada depende deste aspecto, mas tambm de outros que devem ser considerados, tais

como: a situao em si, a urgncia da deciso, o poder e o status dos envolvidos, a importncia da questo e a maturidade dos envolvidos. comum encontrarmos insatisfao dos envolvidos ou de uma parte dos envolvidos com a deciso tomada. Lidar com pessoas funo que demanda uma sensibilidade constante e a complexidade do assunto exige um contnuo aperfeioamento tcnico. Muitos consideram as pessoas como recursos, alguns estudiosos preferem considerlas como talentos. Talentos humanos so o que temos para ser desenvolvido, aproveitado e incentivado nas organizaes. Mas, a sociedade os denomina humanos e, assim, temos de seguir pensando em pessoas como capital ou, em outras palavras, como recursos humanos. Na vivncia hospitalar cabe ressaltar que a necessidade e exigncia da capacidade administrativa devem ser aliadas a necessidade de desenvolvimento tcnico. Cabe ao enfermeiro tomar decises, controlar, administrar equipes, manter a equipe satisfeita e produtiva e evitar conflitos desconstrutivos. A Instituio espera que o enfermeiro seja um mediador de conflitos no s entre a prpria equipe, mas tambm em todo o contexto interdisciplinar. O enfermeiro dispe de exemplos marcantes de complexidade gerencial, de preocupaes constantes. Soma-se a isso a incerteza presente no ambiente interno e externo organizao, trazendo por vezes, experincias conflitantes, sabendo com isso, que o conflito faz parte do processo de gerenciar ou de viver em conjunto. A gesto de conflitos tende a crescer de importncia dentro das organizaes contemporneas, tendo em vista a importncia, cada vez maior, dada s pessoas que nelas trabalham; j que um dos pilares gerenciais atuais consiste no fato de os indivduos constiturem o fator diferencial entre as empresas, os conflitos que os envolvem passam a ser um problema, uma vez que podem reduzir a produtividade, consequentemente, afetando a lucratividade e rentabilidade da instituio. No contexto especfico da habilidade do enfermeiro em administrar conflitos, cabe refletirmos sobre o papel do enfermeiro nas Instituies de Sade. Vale lembrar que o enfermeiro tambm um lder da gesto de pessoas na medida em que, direta e continuamente, interage com a equipe de trabalho. Sendo assim, no s o gestor de enfermagem, mas cada enfermeiro, como lder, tambm responsvel pela administrao do capital humano. Entretanto, habilidades de liderana e administrao so necessrias mudana de gesto, alm da necessidade de interdependncia com os demais profissionais da rea da sade, o enfermeiro deve ser capaz de desenvolver durante suas atividades a capacidade de ajuste de necessidades de espao e interesses interdisciplinares.

O lder no deve utilizar decises individuais, considerando-se que o indivduo como processador de informaes tem seu comportamento mais baseado em suas percepes, do que em fatos objetivos e concretos. Diante disso, o profissional responsvel pela gerncia do processo deve fazer uso de formas de administrar os conflitos, assim como deve possuir habilidades baseadas para gerenciar a negociao. Existem diferentes formas de administrar os conflitos, so elas: 1. 2. 3. 4. Acomodao; Dominao; Barganha / compromisso; Soluo integrativa de problemas.

Porm, o gerenciamento de conflitos deve ter como protagonista, um profissional capaz e com as seguintes habilidades bsicas em negociao: 1. Pro atividade; 2. No aceitao das coisas como elas so, sem antes perguntar porque elas no poderiam ser feitas melhor; 3. Trabalhar o medo da perda e do ataque que surge diante do enfrentamento de situaes desconhecidas; 4. Quebrar resistncias e acreditar que possvel aprender a negociar. Alm disso, os profissionais gestores necessitam ter o conhecimento de que existem alguns estilos de negociao e que eles esto diretamente relacionados a tica presente em cada situao independentemente da rea de atuao. Nas instituies pblicas de sade, os enfermeiros tm importante papel sobre as decises relacionadas assistncia aos clientes. A equipe de enfermagem a que est mais prxima das necessidades humanas bsicas dos indivduos e suas famlias. Considerando-se a necessidade da implementao da sistematizao do cuidado.

Tipos de Liderana na enfermagem


Liderana autocrtica:
Favorece a centralizao do poder, promovendo um comportamento dependente e submisso aos membros do grupo, com sentimentos de tenso, frustrao e sobre tudo apresenta manifestao de conflito entre membros da equipe. O trabalho somente se desenvolve com a presena fsica dos lderes, tendo a qualidade do servio realizado inferior, mas produzindo em grande quantidade, sendo superior aos grupos de liderana democrtica (WEBBE, 2005).

Liderana democrtica:
A autonomia do grupo para decidir e implementar estratgias para resoluo dos problemas, para atingir metas, deixando o carter do lder intervir apenas quando o grupo solicita e necessita de orientaes tcnicas aconselhamento. A liderana democrtica apresenta maior qualidade no servio prestado, mas com menor quantidade de servios (CHIAVENATO, 1993). Segundo KURCGANT (1993), a grande desvantagem do estilo democrtico e que a descentralizao do poder influncia a independncia e o descomprometimento dos membros do grupo com os objetivos e medas da organizao, ameaando principalmente os lderes inseguros, cuja competncia profissional e desqualificada seja vtima das crticas de seus subordinados. Diante das dificuldades enfrentadas no trabalho questionam a liderana da enfermagem, muitas vezes, quando solicitando o desempenho duplo papel de supervisor ou coordenador do cuidar, no realizando nenhuma das funes com qualidade.

Liderana situacional:
Para o estilo de liderana situacional, parte a convico que no h um nico estilo ou caracterstica de liderana vlida para toda e qualquer situao, cada uma requer um estilo de liderana diferente para alcanar a eficcia no trabalho e promover o desempenho satisfatrio dos subordinados. Alm de oferecer ao lder a possibilidade de se ajustar a um grupo com caractersticas diferentes as suas convices (SILVA, 2007). Em uma equipe de enfermagem h pessoas com diferentes personalidades e de nvel tcnico variados, onde o enfermeiro tem que ter uma viso de grupo, ou seja, perceber em cada membro da equipe suas habilidades tcnicas e ao mesmo tempo a superao de suas dificuldades, em meio a uma inter-relao entre a qualidade da orientao do lder que dedica um tempo determinado a explicar os deveres e responsabilidades de uma pessoa ou de todo grupo (WEBBE, 2005). Segundo Webbe (2005) necessrio que o enfermeiro tenha boa avaliao da maturidade de seus subordinados sendo a capacidade e a disposio de cada indviduo do grupo assumir a responsabilidade do controle do seu prprio comportamento, visto que subdividido em maturidade de trabalho, que esta relacionado com a capacidade de executar tarefas devido a disponibilidade do conhecimento e capacidade tcnica e maturidade psicolgica que refere-se a disponibilidade e motivao no cumprimento e atividade estabelecida.

Relao entre Lder e Liderado


A liderana do Enfermeiro fundamental para o sucesso da relao com a equipe e com a organizao. Ao lder compete a qualidade deter uma viso ampla para percepo , necessidade de interveno e soluo dos problemas, afim de manter a harmonia dentro do ambiente de trabalho e avaliar sua influncia sobre a postura da equipe a qual lidera. Desta forma, cativar e conquistar a confiana da equipe caracteriza-se como um desafio. Cabe ao lder empregar em sua relao com os liderados o papel da comunicao, sabendo ouvir e aceitar sugestes para tomada de decises, no entrando assim na categoria do Lder Autoritrio, onde o lder toma decises individuais sem se importar com a opinio dos liderados. No se pode esquecer que o lder enfermeiro tambm um membro da equipe portanto, precisa de motivao para transmitir otimismo para sua equipe. O grupo liderado precisa sentir segurana no lder, que por sua vez, deve ser firme e capaz de transmitir essa segurana aos seus subordinados. A confiana que os liderados depositam no lder vista na prtica diria, pois o enfermeiro o espelho para sua equipe, sendo assim, se ele no for um bom lder para sua equipe, ela ir trabalhar descontente e assim tambm no ser uma boa equipe. Caso contrrio, se o enfermeiro for um bom lder empregando a comunicao, sendo respectivo as idias de seus subordinados, sua equipe trabalhar em harmonia e desempenhar um timo trabalho com bons resultados!

Desafios do Enfermeiro Lder


Ser um enfermeiro-lder de seu setor, no uma tarefa fcil como muitos pensam. O lder deve passar segurana a sua equipe, ser firme, decidido e capaz de transmitir essa segurana aos seus funcionrios. Alguns acreditam que se nasce lder como TOURINHO (1995) no h como negar que alguns j trazem do bero, mais capacidade de liderana, em razo de tendncias naturais. J RAMON; JOSEPH (2002) tm uma viso diferente sobre o lder e ressaltam, no se nasce lder, o lder se faz pela experincia, pela ajuda de orientadores e pelas oportunidades. O Enfermeiro deve ter habilidades de liderana, e no s na rea que diz respeito a assistncia, mas tambm na parte administrativa. MARQUIS; HUSTON (1999) afirmam que, todo enfermeiro um lder e administrador em algum nvel e o papel da enfermagem requer habilidades de liderana e administrao. E ainda citam que Administrao e liderana na enfermagem tm uma relao simbitica e fortes qualidades administrativas sempre foram mais valorizadas que fortes qualidades de liderana.

Seguindo este mesmo raciocnio da importncia entre a Assistncia e Administrao, temos KRON; GRAY (1998) que afirmam: a liderana, bem como a administrao necessria em toda atividade de enfermagem, caso se deseje que a enfermeira seja eficaz em seu trabalho. Para ADAIR (2001, p. 10), lderes precisam de tempo para pensar, tempo para os clientes e membros da equipe. A confiana que os liderados depositam no lder vista na prtica diria, mas o conceito de que o lder infalvel, precisa ser mudado. No se pode esquecer que o lder tambm um membro da equipe. Nesse sentido NAVARRO (2003, p. 144) afirma, o lder como qualquer um de ns, e ainda tem seu "pescoo" disposio da empresa, caso a equipe no consiga atingir suas metas. Portanto, o enfermeiro-lder precisa de motivao para transmitir otimismo a sua equipe; nimo e reconhecimento so essenciais atividade de liderana. Porm, comum encontrar enfermeiros queixando-se de salrios baixos, escassez de pessoal e falta de apoio dos superiores. Por isso essencial que ao exercer a liderana, o enfermeiro esteja ciente do nmero de funcionrios, carga horria, renda salarial, situao financeira da instituio, etc, para no ser pego de surpresa ao assumir esta determinada equipe. Ao exercer a liderana, os enfermeiros se deparam com diversas dificuldades dirias, alm das citadas anteriormente, e deve manter seu nimo. Vamos agora enumerar essas dificuldades, que inclusive, ns futuros lderes-enfermeiros, enfrentaremos no nosso dia-a-dia. A primeira dificuldade, se d principalmente em instituies pblicas.

Em instituies de sade pblica a administrao trabalha em simbiose com a poltica, alguns lderes de enfermagem, mesmo possuindo qualidades que lhe so inerentes, no so escolhidos para ocupar cargos de liderana. s vezes a escolha feita por um processo poltico e sem se importar com o planejamento da assistncia que ser dada ao paciente. O lder que escolhido atravs de processo poltico no poder caminhar com suas prprias pernas; ter sempre que trabalhar com as idias e objetivos daquele que lhe nomeou. Passemos agora, s principais reclamaes de enfermeiros, que lideram uma equipe: Pouco recurso financeiro. Falta de compreenso da direo Falta de apoio e reconhecimento Material sucateado/recursos escassos Baixos salrios

Sobrecarga de servio/carga horria elevada Falta de pessoal

O discurso dos enfermeiros revela as dificuldades por que passa o setor pblico de sade nos dias atuais. A crise da sade exposta na mdia e sentida nas instituies de sade mostra que o servio pblico, de uma forma geral, encontra-se em constante crise. Numa conjuntura de recesso, de desemprego, do aumento de pessoas doentes, de violncia urbana, o setor sade tambm afetado. A presena de pessoas nas urgncias dos hospitais, aguardando vagas para internao, quando os hospitais j esto superlotados, a prova de como esto trabalhando os profissionais de sade, isto , sob alto grau de estresse. Com o pessoal de enfermagem insuficiente para a assistncia direta aos pacientes e os baixos salrios oferecidos tornam o trabalho do lder uma misso quase impossvel de se realizar. Conclui-se da que os lderes usam de todas as suas habilidades para manter o trabalho equilibrado frente s dificuldades. De acordo com MARQUIS; HUSTON (1999), problemas aparentemente intransponveis, falta de recursos e desmotivao, tm sido e continuaro sendo questes enfrentadas pelos enfermeiros/lderes. Quanto a falta de reconhecimento da direo KRON (1978) afirma que, o elogio sincero faz com que a pessoa se sinta importante, estimulado-a a continuar o seu trabalho. E segundoHARDINGHAN (2002) no trabalho em equipe o lder precisa de flexibilidade; se este for rgido com relao ao modo como as coisas so executadas, a equipe no saber para onde ir. Os enfermeiros, ainda afirmam que no conseguem cumprir seus objetivos de trabalho, devido a estes problemas dirios que tem de enfrentar, afirmando que o planejamento fica apenas no papel.

CONCLUSO
Conclumos portanto, que papel de enfermeiro/lder pode parecer fcil, mas requer competncia, pacincia, dinamismo, capacidade conduzir sua equipe passando segurana e confiana, responsabilidade, e ter jogo de cintura para passar por cima destas dificuldades sem perder o nimo. Ser lder e ser apenas um gerente, so coisas totalmente diferentes. Um completa o outro, no adianta ser apenas lder, ou apenas gerente, sem o complemento dos dois, nunca seremos lderes capazes de organizar e coordenar nossa equipe com eficincia. Gerenciar o que fazemos, liderar o que somos. Devemos usar conhecimento de gerencia, juntamente com a capacidade e intuio de lderes. No devemos carregar conosco um tipo de referncia pessoal de lder, sendo ele autoritrio, democrtico ou liberal. Segundo HARDINGHAN (2002) no trabalho em equipe o lder precisa de flexibilidade; se este for rgido com relao ao modo como as coisas so executadas, a equipe no saber para onde ir. Afinal, na enfermagem ningum trabalha sozinho, e todos devem ter seu papel na equipe, trabalhando para o bom funcionamento do setor e crescimento da instituio. O Lder deve dar espao tambm aos outros membros da equipe, na hora de fazer reunies, receber e aceitar opinies e sugestes, e etc, como complementa MEDEIROS (2000) preciso que todos embarquem no mesmo projeto que vital para a competitividade no mercado e que exigir sacrifcios de todos em funo da instituio e dos pacientes

Liderar no dominar, mas, sim, a arte de convencer as pessoas a trabalharem com um objetivo. - GOLEMAN (2001)

BIBLIOGRAFIA Referncias e citaes:


Adair J. - Como tornar-se um lder - So Paulo: Nobel; 2001. BALSANELLI, Alexandre - Liderana no contexto da enfermagem. Disponvel em: http//www.medline.com.br/pdf. BENNIS, W. - A formao do lder. So Paulo: Atlas, 1996 CHIVANATO, Idalberto. - Introduo teoria geral da administrao. 5 ed. So Paulo: Makdon Books, 1993. Galvo CM, Trevizan MA, SawadaNO.- LIDERANA DO ENFERMEIRO NO SCULO XXI Escola de Enfermagem de Ribeiro Preto - 1998 GolemanD. - Inteligncia emocional: a teoria revolucionria que redefine o que ser inteligente - Rio de Janeiro: Objetiva; 2001. Hardinghan, A - Trabalho em equipe - So Paulo: Nobel; 2002. Kron T, Gray A.- Administrao dos cuidados de enfermagem ao paciente - Rio de Janeiro: Interlivros; 1998. KURCGANT, Paulina. - Administrao em enfermagem - So Paulo: editora Pedaggica e Universitria LTDA, 1996. Loureno MR, Trevizan MA. - LDERES DA ENFERMAGEM BRASILEIRA SUA VISO SOBRE A TEMTICA DA LIDERANA E SUAPERCEPO A RESPEITO DA RELAO LIDERANA & ENFERMAGEM 2001 Liborio,G Graduando do 8 semestre de Enfermagem ESTILOS DE LIDERANA EM ENFERMAGEM 2009. Disponvel em: Webartigos. Marquis BL, Huston CJ. - Administrao e liderana em enfermagem - Porto Alegre: Artmed; 1999. Medeiros JR - O amor renovando o trabalho - Petrpolis:Vozes; 2000. Navarro L. - O lder abre o jogo. Revista Quociente - So Paulo: Q. I. Editora; 2003.

Ramon JA, Joseph B. - Liderana e viso: 25 princpios para promover a motivao - So Paulo: Publifolha; 2002. Santos SR, Moreira RC. - LIDERANA DO ENFERMEIRO: DESAFIOS DA PRTICA Especializao do Curso de Administrao dos Servios de Sade e enfermagem Universidade Federal da Paraba. SILVA, Marco AntonioDrandGalvao. - Aplicao da liderana situacional na enfermagem centro cirrgico. Disponvel em: http/www.lilaccs.com.br/pdf. Tourinho N. - Chefia, liderana e relaes humanas - So Paulo: IBRASA; 1995. WEBBER, Grasielaand Galvo. Aplicao da liderana situacional em enfermagem de emergncia. Disponivel em: http//scielo.com.br/pdf. Quinto, D. - Liderana Hospitalar. - 2008 Disponvel em: http://artigos.netsaber.com.br ou http://webartigos.com

También podría gustarte